Ver Versão Completa : Como evitar a ferrugem no chassis e carroceria?
Júlio C. A. Santos
05/03/2009, 18:46
Todos os veículos Off-Road tem ferrugem em algum ponto, principalmente aqueles que rodam no litoral, mas como evitar? Pulverizar com óleo? Com Diesel? Óleo de mamona? Ou o quê? Meu mecânico disse que diesel pode prejudicar as borrachas existentes ao longo do chassis e suspensão. Esse tópico exclusivo está aqui à disposição, por favor, comentem. :concordo:
Abraço
Olhe, na minha opinião de engenheiro , só existe uma solução pra evitar oxidação que é a proteção que ja vem de fábrica, o tal "zarcão" tinta fundo e tinta. Ainda podem haver outros tipos como a oxidação negra, cromo e demais, mas no caso de um apeça grande como um chassi, se torna inviável.
O que acontece é que o chassi com o tempo, começa a fadigar nos pontos de solda, e isso vai abrindo a camada de tinta que vai se enrijecendo com o tempo e expondo o aço ao ar e ambiente iniciando a corrosão.
Para tratar isso o ideal era eliminar a oxidação inicial e selar novamente com tinta.
Existem ainda no mercado alguns produtos "covertedores" de ferrugem ou cromação a frio que são bons. Mas aind acredito que o ideal é lavar tudo e pintar o chassi, mais barato e eficiente que ficar passando diesel, que nao impede a oxidação, somente deixa tudo lambuzado e nao primeira lavagem ou trilha vc perde tudo.
Abraço
CarlinBC
15/03/2009, 18:50
Todos os veículos Off-Road tem ferrugem em algum ponto,...Esse tópico exclusivo está aqui à disposição, por favor, comentem. :concordo: Abraço
Olá Júlio...
Ferrugem nescessita de oxigênio para corroer.
O ideal é que se jateie (jato de areia ou similar) as peças antes de se aplicar camadas impermeabilizantes de fundo (primer) e tinta.Esta operação seria o ideal mas é quase impossível para todo o carro.
Existem vários tipos de diferentes qualidades de tintas para: chassi, partes que batem pedras, altas temperaturas, emborrachadas, acabamento, etc...
Abraço...
cRiPpLe_rOoStEr
20/03/2009, 23:29
O que acontece é que o chassi com o tempo, começa a fadigar nos pontos de solda, e isso vai abrindo a camada de tinta que vai se enrijecendo com o tempo e expondo o aço ao ar e ambiente iniciando a corrosão.
a pintura eletrostática reduz esse problema de descascamento da pintura... mas caso ja esteja enferrujado o jeito é jatear ou usar um daqueles convertedores de ferrugem mesmo... a propósito: alguem ja usou hammerite?
Todos os veículos Off-Road tem ferrugem em algum ponto, principalmente aqueles que rodam no litoral, mas como evitar? Pulverizar com óleo? Com Diesel? Óleo de mamona? Ou o quê? Meu mecânico disse que diesel pode prejudicar as borrachas existentes ao longo do chassis e suspensão. Esse tópico exclusivo está aqui à disposição, por favor, comentem. :concordo:
Abraço
Fora as sugestões abaixo e outras que virão, há dois erros muito comuns:
Erro 1:
Muitos trilheiros têm o hábito de manter o carro sujo durante dias, talvez para que os demais vejam que o carro andou na lama :putz:. A sujeira retém a umidade, quanto mais tempo o carro ficar sujo, mais se está colaborando para que, a médio/longo prazo, a ferrugem ataque. Isto não acontece em um carro limpo (Sim, sei que isto é um sacrilégio, e que jipe limpo é contra as boas regras do 4x4 :mrgreen: ), no qual a água irá escorrer, sem ficar retida.
Erro 2:
A maioria dos proprietários de carros, ao mandar lavar o carro por baixo, manda também pulverizar o chassis (muitas vezes, a sugestão parte do funcionário do posto de gasolina/lava-rápido. Esta pulverização NÃO deve ser feita com óleo mineral (derivado de petróleo), pois este ataca as borrachas, deve ser feita com óleos vegetais (a mamona, na maioria das vezes), pois estes não atacam as borrachas. MAS o piro é que, ao mandarem pulveriza o chassis logo após a lavagem, com o chassis ainda úmido ou molhado, estarão isolando a água que ainda não secou, impedindo a sua evaporação/secagem, o que, também a médio/longo prazo, irá causar a ferrugem.
O correto é rodar com carro por uns dias, para que não só o chassis seque bem, como acumule alguma poeira. Depois, pode-se mandar pulverizar o chassis, sendo que esta poeira que, eventualmente, se acumulou no chassis, irá "chupar" o óleo pulverizado, ajudando a retê-lo por mais tempo.
CarlinBC
21/03/2009, 00:27
Fora as sugestões...Muitos trilheiros têm o hábito de manter o carro sujo durante dias, talvez para que os demais vejam que o carro andou na lama :putz:... óleos vegetais (a mamona, na maioria das vezes), pois estes não atacam as borrachas.
:oops: Sou o "king" desses aí. Enquanto a cidade inteira não ver o barro...
Boa dica do óleo.
Valeu...:palmas:
Entao, eu faço assim, 90 dias sujo...15 dias limpo..pode ser? kkkkkkkkkkkkkkkkk
E a economia de agua fica onde?
Costa Junior
22/03/2009, 21:59
Esse assunto é polemico. Como proteger contra ferrugem? Eu tinha um toyota bandeirantes e apliquei uma poucas vezes o oleo de mamona. Estava satisfeito, quando um dia, me disseram que nãoa prestava. Pensei naquela apalicação que chamam batida de pedra, que vem em alguns carros. Assim foi tambem com a batida de pedra. Perguntei ao meu mecanico e ele me aconselhou lavar com agua.
Afinal o que fazer?
Acho que vou voltar mesmo pra mamona.
Costa Junior
Esse assunto é polemico. Como proteger contra ferrugem? Eu tinha um toyota bandeirantes e apliquei uma poucas vezes o oleo de mamona. Estava satisfeito, quando um dia, me disseram que nãoa prestava. Pensei naquela apalicação que chamam batida de pedra, que vem em alguns carros. Assim foi tambem com a batida de pedra. Perguntei ao meu mecanico e ele me aconselhou lavar com agua.
Afinal o que fazer?
Acho que vou voltar mesmo pra mamona.
Costa Junior
O "bate pedra" realmente protege a pintura contra as pedras (o nome diz tudo...:mrgreen:), mas tem um defeito: pode esconder a ferrugem, que só será descoberta, debaixo da espessa camada que este produto forma, quando já estiver em estado adiantado. É, portanto, uma faca de dois gumes: se, por um lado ajuda a proteger, por outro lado também pode ajudar a estragar :putz: :parede:
Cara, passa tinta spray nos pontos de ataque que ja vai melhorar muito. E outra né, o carro nao é pra durar a vida inteira...nada nada ja vai mais de decada de uso ne...
O negocio é ir pra trilha que cura tudo isso...
gente, achei um video no youtube muito irado: test drive sportage (extremo). sportage detonando as trilhas...
Júlio C. A. Santos
23/03/2009, 02:58
Nava,
Esse video é de um amigo meu lá de Gaspar/SC, e membro (sumido) deste fórum. Atualmente essa é a Sportage dele.
Abraço
Que motor ele colocou? Nao é original...parece de toyota?
Que motor ele colocou? Nao é original...parece de toyota?
Nava,
Tá parecendo motor de 4 cilindros de opala. Tinha verde e azul de 4 e amarelo e vermelho de 6 canecos.
ALEXANDRE MIETTI
24/03/2009, 23:10
Nava,
Tá parecendo motor de 4 cilindros de opala. Tinha verde e azul de 4 e amarelo e vermelho de 6 canecos.
É motor de opala sim, já vi um vídeo dela no youtube, procurem como "sportage com motor de opala", ou coisa assim...
Até.
Júlio C. A. Santos
24/03/2009, 23:54
Correto galera,
Motor do Chevrolet Opala 2.5 a álcool. Era de um Opala de arrancadão, se eu não me engano esse motor está com o cabeçote rebaixado (aumenta a compressão: mais potência). Mas para caber esse motor, foi necessário tirar o radiador do ar-condicionado. Isso mesmo, é uma Sportage sem ar-condicionado.:putz: Acho que um motor maior do que 2.5 não cabe numa Sportage. Será? :pensativo:
Abraço
fernando lo bianco
05/12/2012, 08:06
Depois de tratar a ferrugem com tinta o melhor é usar um produto da IMPERTECH, é uma borracha líquida que se aplica com pinçél, rolo, ou no compressor, além de proteção contra úmidade protege contra batidas de pedra e tem uma acustica de 90% aplicando uma camada de 2mm, eu vou passar na minha toyota no chassi e no interior, tem gente que já esta usando como protetor de caçamba em pick up. Impertech Borracha Líquida - Alta tecnologia em impermeabilização, revestimentos protetivos e anticorrosivos (http://www.hmrubber.com.br/impertech/) tem todas as explicações no site. É MUITO BOM
Murillus
26/08/2013, 18:08
Acompanhando o topico... e tirando algumas duvidas...
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