PDA

Ver Versão Completa : Conduzindo com Towbar



Eduardo Velo
02/07/2003, 19:05
Galera da lama , será que tem alguém que saiba códigos de trânsito :idea: pra responder a essa questão :?: ?
Qdo um carro é puxado por Towbar , é necessário que haja um condutor no veículo traseiro :?: ? e esse condutor tem que ser habilitado :?: ?
Pergunto por que tenho um colega que traz seu Bonanza puxado por Towbar com uma Engesa F1 de Sorocaba A SP , só dirigindo a Engesa sem ninguém na Bonanza e não tem nenhuma adaptação especial pra auxiliar na frenagem , ele anda devagar e paga pedágio por 2 carros , cansou de passar pela Rodoviária e nunca encrencaram com ele .
Mas na Dutra um colega de Willys rebocando outro Willys que era seu tbm e sem ninguém no jipe rebocado foi parado multado e só saiu de lá depois que veio um colega habilitado pra conduzir o jipe rebocado .
Alguém conhece algum caso semelhante :?: ?

:D Grato pela atenção . :D

Leandro
02/07/2003, 23:22
Grande Edu e PessoALL.
Ja ouvi falar que é proibido, agora não sei se é verdade. O grande problema é o seguinte, tomamos como exemplo as carretas, é obrigatório q nelas estejam instalados as lanternas traseiras (com pisca, luz de freio, etc, etc, funcionado). No caso do uso do Tow bar, o veiculo traseiro estará sem essa sinalização, ou melhor, não estará em funcionamento. No caso, se a viatura da frente freiar, as luz de freio desse, vai acender, mas o veículo q estará sendo puxado, estará obstruindo que o veículo que vem atras, a visualize. Não sei se fui claro, qualquer coisa, pode perguntar qeu tentarei explicar melhor. Se estiver errado podem me corrigir. Espero ter colaborado.
Abraços

Cícero Franco
03/07/2003, 10:06
Eu acho que, tendo conexão elétrica entre o veículo puxado e o puxador, não tem problema. O towbar dá dirigibilidade ao 'comboio', pois é fixado em dois pontos do veículo, diferentemente do cambão, que é preso somente num ponto. Havendo a conexão elétrica, comanda-se os piscas, a lanterna e a luz de freio a partir do puxador.

Agora se os home quiserem encrencar, ah, aí eles encrencam mesmo!!!! Sabem por qu, né?

[]s

Leandro
04/07/2003, 13:36
Eu acho que, tendo conexão elétrica entre o veículo puxado e o puxador, não tem problema. O towbar dá dirigibilidade ao 'comboio', pois é fixado em dois pontos do veículo.....

E aí Cícero e PessoALL.
E como poderia ser feito esse esquema de conexão elétrica??? Creio q é o mesmo sistema das carretas, mesmo assim, acho q teria q fazer uma "tomada" móvel, para não ficar pendurada na frente da viatura.
Bom, aguardo as respostas.
Abraços

Eduardo Chaves
04/07/2003, 14:25
PessoALL,

:idea: :idea: :idea:

Ou, utilizando uma travessa, de madeira ou ferro ou alumínio, com as lanternas fixas nela, prende-a na traseira do veículo a ser puxado, e com uma extensão liga-se à tomada do veículo da frente, como se fosse um para-choque destacável...

[]'s parpiteiros... :lol: :lol: :lol:

Cícero Franco
04/07/2003, 14:39
Pode ser como o Eduardo falou ou então com tomadas. As mesmas de reboque. É só colocar uma na frente da viatura e fazer um cabo com dois plugues. Um amigo meu tem um cabo dentro do capô do CJ dele, enrolado e amarrado com uma cordinha.

monge
06/07/2003, 12:26
Salve galera :D :D

Viajo sempre rebocando uma gaiola (autocross) com meu jeep. Sempre que tem encontro levo os 2.

Tenho o esquema da tomada de força, e um parachoque de encaixar na gaiola, passo a fiação e conecto no jeep. Pronto, sem problemas. :D

Já viagem com ela sem gente e com 2 passageiros. Apenas fiz os 2 colocarem os cintos e os capacetes... rodei tranquilo passando por policiais, trafegando dentro da cidade... sem problema mesmo :D

[]'s

Eugênio

Giovani
06/07/2003, 17:25
:D Salve Galera!

:D Essa de ter uma pessoa no veículo rebocado não procede... O Policial estava equivocado. Isso só se faz quando o reboque é com cambão de único ponto. Com Towbar não é preciso ninguém lá atrás. O que existem, são normas que definem peso e dimensões dos veículos e sistema de frenagem. Via de regra, um Jeep rebocando o outro, simplesmente não é permitido, pois o rebocador deve pesar 1,75 vezes mais que o rebocado. Abaixo disso é preciso pôr um sistema de freio no rebocado, ou então quando ele ultrapassa um peso determinado. :wink:
:shock: Se alguém tiver as normas à mão, envie pra cá!
:D Enquanto isso dêem uma olha nesses tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=96
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=74
:D Quanto à parte elétrica, tenho no meu Jeep um conector, dentro do capô, onde ligo um chicote que vai até o outro veículo, fazendo funcionar as sinaleiras traseiras. :wink:

marco cruz
07/07/2003, 18:53
Prá variar o Giovani detonando...

Na verdade, a infração é rebocar em cordas ou cabos flexíveis. O towbar não é proibido.
Ocorre que, como disse o Giovani, o peso do rebocado será igual ou até maior do que o rebocador, o que não é permitido.
Quanto às luzes, o jeito é fazer um pára-choque portátil com as luzes e ligar no rebocador.
[]'s recorrendo a multas.

monge
08/07/2003, 00:33
Ospra... :D
Óh... é até feio o que vou dizer, mas é a verdade.

Tenho uma prancha para levar veiculos, ela deve pesar mais ou menos uns 800 kg, ela é trucada, e geralmente levo o jeep nela, e rebocado por um santana. :shock:

Ela tem tudo, luzes, faixas reflexivas, só não tem freio nela. Quando freio ela empurra o carro, mas quando estou rebocando alguma coisa, raramente passo dos 80 km. :)

Agora eu coisa eu digo, é bicho feio. Estou esquematizando o freio pra ela, pois mesmo vazia ela empurra o carro. Só para terem uma noção, ela tem 2 metros de largura por 6 de comprimento. :)

Já fiz longas viagens nela, e só tive problema de quebra de rodas, dela, 2 vezes. No mais nunca tive amolação.

Estou até anexando uma foto dela para vcs terem idéia. No meu caso, só a gaiola que tem towbar, quando tenho que levar o jeep vai na prancha mesmo. E olha que já rodei muito (grandes distâncias) levando o jeep, e só tive 2 rodas quebradas da carreta como problema. :D

Ah, ela também reboca a furreca de um amigo meu. E ele também nào teve problema com ela, nenhum. Tirando a dificuldade de manobrar. :D

[]'s

Eugênio

Cícero Franco
08/07/2003, 08:29
Para colocar freio é preciso fazer uma conexão hidráulica entre o sistema do veículo que está puxando com o do outro. Não deve ser tão difícil assim, só colocar mangueiras e uma conexão de engate rápido que não vaze.

billj
08/07/2003, 09:36
Para colocar freio é preciso fazer uma conexão hidráulica entre o sistema do veículo que está puxando com o do outro. Não deve ser tão difícil assim, só colocar mangueiras e uma conexão de engate rápido que não vaze.

O melhor é de ter na carreta seu prório sistema de freio, completamente distinto do sistema do veículo puxador. São comuns esses sistemas, acionados por um cilindro mestre montado no engate e acionaodo pela inércia da carreta durante a frenagem........

Leandro
11/07/2003, 12:08
Ola PessoALL.
Estive dando uma olhada no Código de Trânsito Brasileiro, e a única coisa q encontrei foi isso:

Art. 236. Rebocar outro veículo com cabo flexível ou corda, salvo em casos de emergência:

Infração - média;

Penalidade - multa.

Agora, não sei tem algum outro artigo que fale sobre rebocar com cambão, etc.
Se alguém encontrar algo diferente, manda pra ca.
Abraços

Giovani
13/07/2003, 12:58
Estive dando uma olhada no Código de Trânsito Brasileiro, e a única coisa q encontrei foi isso:
Art. 236. Rebocar outro veículo com cabo flexível ou corda, salvo em casos de emergência:
Infração - média;
Penalidade - multa.

:D Olá Leandro!

:D Cara, esse assunto tá rolando em dois tópicos ao mesmo tempo, lá no "guincho", no Fórum Geral e aqui... Pelo nome o desvio foi lá... :lol:
:D Bom, fazendo constar aqui, é preciso encontrar as Normas do CONTRAN, que definem essa situação, se é que elas existem. A Legislação só diz o que "deve" ser feito, o "como" é o CONTRAN que define. Muitas coisas ainda não foram feitas, aliás, nem sei se alguma coisa mudou... Alguém sabe onde encontrar??? :(

monge
13/07/2003, 13:21
Fala Gente :D

Vou voltar o assunto um pouco atrás só pra responder o sistema de freio da prancha. :D

Não precisa ser hidráulico, muito menos depender do carro pra freá-la como nas carretas. :shock:

O trem é mas façil que entortar minhoca. :D

Imaginem um amortecedor. Pois então. o sistema é parecido. Depois da mão de amigo. (a peça que engata no carro) vai uma especie de amortecedor, com um cabo de aço ligado às rodas.

Quando se freia o carro, o amortecedor encolhe, dæ puxa o cabo que aciona os freios da prancha. :D

Simples assim :D

Só que o esquema não é com amortecedor, apenas ilustrei para vcs terem uma idéia como seria o princípio básico. :D

O sistema em si é mais parrudo, tem molas aspirais e tudo mais. :D

É parecido com o sistema de freios das carretas agrícolas.

[]'s ainda sem freios.

Eugênio

Leandro
13/07/2003, 13:29
:D Olá Leandro!

:D Cara, esse assunto tá rolando em dois tópicos ao mesmo tempo, lá no "guincho", no Fórum Geral e aqui... Pelo nome o desvio foi lá... :lol:
:D Bom, fazendo constar aqui, é preciso encontrar as Normas do CONTRAN, que definem essa situação, se é que elas existem. A Legislação só diz o que "deve" ser feito, o "como" é o CONTRAN que define. Muitas coisas ainda não foram feitas, aliás, nem sei se alguma coisa mudou... Alguém sabe onde encontrar??? :(

Grande Giovani.
É esse assunto está nos dois mesmo :P , tentei dar uma puxada nele pra ca de volta, pra deixar o tópico "guincho", mais direcionado às mensagens sobre os guinchos :wink: .
Vamos ver, quando estiver bem disposto, só não sei quando, vou dar uma olhada se encontro alguma coisa nas Normas do CONTRAN, mas se alguém tiver essa disponibilidade e encontrar alguma coisa, manda pra cá.

Grande Monge, sobre esse esquema de freio, ja vi numa carreta, e acho q é muito funcional mesmo.
Bom, era isso.
Abraços

Giovani
13/07/2003, 17:07
:D Salve Galera!

:D Achei umas resoluções na página da Polícia Rodoviária Ferderal, mas lá não tem nada sobre cambão ou Towbar... :( Continuamos sem saber...
:arrow: http://www.dprf.gov.br/codigo/resolucoes.asp
[]'s

Eduardo Velo
13/07/2003, 19:19
Galera , jé pesquisei um bocado e não achei nada , perguntei para esse meu colega q foi multado o q tinha na multa , ele disse q foi multado por " Direção Perigosa " , poderia causar um acidente por não ter um condutor no carro rebocado , ele alegou q com o Towbar não precisava , mas não adiantou , o P.R. só liberou depois que um colega seu (habilitado) veio pra ir no volante do rebocado .
Esse meu colega falou que já tinha feito várias viagens carregando seu jipe com o towbar sózinho pela Dutra mesmo , mas que dessa vez o P.R. se invocou e multou ele , vai saber o que passa na cabeça dos caras , a gente não tem uma lei definida aí eles tiram proveito né ...
Qdo for usar o towbar , vou deixar um camarada no volante até ter uma lei que regulamente isso , paciência ...

Marcelo
14/07/2003, 10:52
Pessoal,

Enviei uma mensagem para o DENATRAN (denatran@mj.gov.br), mas até agora não tive resposta. :cry:
Acho que se todos nós mandássemos, talvez um eles devam responder. O que acham? :?: :idea: :?:

Assim que eu tiver alguma resposta, ou posto aqui. :wink:

[s] regulamentados

Cícero Franco
14/07/2003, 11:03
Eu já fiz consulta por e-mail no Detran de SC e não recebi resposta tb.

[]s

Marcelo
15/07/2003, 13:42
Pessoal,

Recebi uma resposta do DENATRAN. :P Segue abaixo:

Em atenção à sua consulta informamos que somente constitui infração de trânsito o ato de rebocar outro veículo com cabo flexível ou corda (art. 236 do CTB).

Atenciosamente,

Central de Atendimento ao Cidadão - DENATRAN

O Leandro já postou essa informação nesse tópico, mas como obtive a mesma informação do DENATRAN acredito que podemos confiar nisso, já que não há nada mais específico para towbar, além da multa ser aplicada somente para cabo ou corda.
Acho que podemos rebocar nossos jipes com towbar sem problemas. 8) :lol:

Abraços,

Cícero Franco
15/07/2003, 13:55
Marcelo, tu tens isto por escrito? É bom sempre termos isto junto com os documentos do carro. Quando um policial quiser encrencar, se mostra o documento.

[]s

Eduardo Chaves
15/07/2003, 14:49
PessoALL,

O Marcelo poderia scaneá-lo :roll: e enviar para a área de downloads, para que assim, pudéssemos imprimí-lo e trafegar com ele na viatura...

Você teria esta facilidade Marcelo ??? :wink:

[]'s parpiteiros... :lol: :lol:

Marcelo
15/07/2003, 19:32
Galera,

Recebi essa informação através de um e-mail direto do DENATRAN.
Estou anexando a mensagem como TXT, mas não sei se será de alguma utilidade. :roll:
Como não é um documento oficial, talvez o guarda não dê muita importância para ele. :?:

De qualquer forma, ai está o e-mail completo. :lol:

[s] legalizados,

Cícero Franco
16/07/2003, 08:23
Melhor que nada!!!! O guardinha vai ter que se explicar, né?

[]s

Guilherme Crazy
27/12/2003, 21:14
bem eu acho q c naum tiver condutor e nem sinalizaçao no veicule q estiver atras ele nap podera transitar

Thiago Rodeghel
27/12/2003, 23:06
É galera é meio complicado esse negócio de Towbar :roll:

Ele é permitido :D ,mas vc tem q adaptar a sinalização, q seriam freios, luz de ré e setas, no veículo q está sendo rebocado :wink: , ou seja, teria q ser como se fosse uma daquelas carretinhas :wink: Tem um cara q conheço ele fez isso, ligou uma tomada no jipe rebocador, passou um chicote por baixo do jipe rebocado, e prendeu no parachoque desse rebocado uma tábua de madeira e mandou ligar ali um jogo de lanternas, com as setas, freio e ré :wink: aí quando não precisa rebocar mais ele só tira do jipe rebocado aquela tábua 8)

E outra, tem uma categoria de CNH específica para trafegar assim, não sei qual é... Mas pode trafegar se for um resgate do veículo, ou seja, pequenos trajetos, para quem não possui essa CNH específica :roll:

[s]

Giovani
29/12/2003, 20:50
Tem um cara q conheço ele fez isso, ligou uma tomada no jipe rebocador, passou um chicote por baixo do jipe rebocado, e prendeu no parachoque desse rebocado uma tábua de madeira e mandou ligar ali um jogo de lanternas, com as setas, freio e ré

:D Salve Galera!!!

:D No meu Jeep e em muitos outros por aqui, ligamos uma tomada na frente do jeep, direto na fiação das sinaleiras traseiras... 8) Não precisa de tábua e outras sinaleiras... :?
[]'s

Cícero Franco
30/12/2003, 08:16
Ao lado da bola do reboque se tem já uma tomada. Basta ter a flecha (ou plugue) com cabo no veículo que tenha o towbar. Ele pode ficar enrolado e preso dentro do cofre do motor.

[]s

Polvora
30/12/2003, 08:38
E outra, tem uma categoria de CNH específica para trafegar assim, não sei qual é... Mas pode trafegar se for um resgate do veículo, ou seja, pequenos trajetos, para quem não possui essa CNH específica :roll:


Fala Thiago tudo beleza ?

Não existe categoria para "rebocar" outro veículo e sim o peso e quantidade de pessoas que você pode transportar dê uma "olhada" aqui : http://www.detran.ce.gov.br/habilitacao_maisinformacoes_categoriasdehabilitaca o.asp


E se você se encaixa aqui, o resto é interpretação da Autoridade Policial, nada que vc não possa argumentar, o melhor nestes casos é conhecer a lei.
No caso de puxar o carro com towbar não é uma infração - se vc estiver na categoria C - porque aqui entra outra lei que seria a de proibição de rebocar com cordas...

Até mais

Thiago Rodeghel
02/01/2004, 00:34
:D Salve Galera!!!

:D No meu Jeep e em muitos outros por aqui, ligamos uma tomada na frente do jeep, direto na fiação das sinaleiras traseiras... 8) Não precisa de tábua e outras sinaleiras... :?
[]'s

Fala aí Giovani :D

Bom, ele só fez isso pq :roll: , bom um M38 1942 todinho original 8) com placa preta e tudo, nem merece nenhuma modificação...
Não lembro se era 6v ou 24v esse M38 dele, por isso ele nem mexeu 8)

Só roda com ele assim, por isso não modificou nem instalação elétrica :D
Só colecionador mesmo :wink:

[s]

Thiago Rodeghel
02/01/2004, 00:54
E se você se encaixa aqui, o resto é interpretação da Autoridade Policial, nada que vc não possa argumentar, o melhor nestes casos é conhecer a lei.
No caso de puxar o carro com towbar não é uma infração - se vc estiver na categoria C - porque aqui entra outra lei que seria a de proibição de rebocar com cordas...

Até mais

Fala Polvora BLZ :D

Agora tá certo, com cordas só para um resgate, achei q valia para Tow-Bar... :roll: :D

Agora, o rebocado tem q estar sinalizado, com as funções das lanternas funcionando :roll: isso é certeza :wink:

[s]

Giovani
03/01/2004, 00:26
Bom, ele só fez isso pq :roll: , bom um M38 1942 todinho original 8) com placa preta e tudo, nem merece nenhuma modificação...
Não lembro se era 6v ou 24v esse M38 dele, por isso ele nem mexeu 8)


:D Grande Thiago!!!

:D Ah bom, essas relíquias não devem mesmo ser modificadas. :wink:

[]'s

Polvora
05/01/2004, 14:40
Olhem isso :

http://www.inmetro.gov.br/kits/port6996.pdf

valmor
19/06/2005, 00:07
Caros amigos minha duvida é a segunte : Posso rebocar um jeep ( cj 5 ) com aqueles engates comuns que qquer loja instala , pois no meu indica que o peso max. de carga é de 350 kg !!!!

abraço

valmor

Thiago Rodeghel
19/06/2005, 00:15
Caros amigos minha duvida é a segunte : Posso rebocar um jeep ( cj 5 ) com aqueles engates comuns que qquer loja instala , pois no meu indica que o peso max. de carga é de 350 kg !!!!

abraço

valmor

Tome cuidado com esses reboques comuns :roll: ... a maioria deles são enfeites :shock:

O ideal para reboque, é com especificação para trailer... Ou seja os famosos reboques Karmman Guia :wink: Custa mais q o normal, mas é o melhor :)

[s]

valmor
19/06/2005, 00:29
e meu medo é parece enfeite mesmo pois é bem barato e as soldas nao inspiram confiança !
Onde encontro um reboque de confiança ( em S.Paulo ) e qual preço ?

Thiago Rodeghel
19/06/2005, 00:34
e meu medo é parece enfeite mesmo pois é bem barato e as soldas nao inspiram confiança !
Onde encontro um reboque de confiança ( em S.Paulo ) e qual preço ?

Para instalar em uma Blazer, eu comprei na Classic... em Santo André, em SP sei q tem mais lojas, mas precisa pesquisar na net.

As vezes nessas lojas onde vc encontra esses de enfeite tbm acha da karmman guia :wink:

[s]

Marcelo
19/06/2005, 19:31
Valmor,

No Tatuapé tinha (ou tem ainda) uma fábrica de carretas que também faz reboques pra carros. São de excelente qualidade, e os locais de fixação são nas longarinas do carro, próprio para reboque mesmo. :wink: Inclusive eles até ligam a tomada nas lanternas e luz de freio. :wink: Fica na R. Diamante Negro.

[s] indicados,

wandermendes
14/03/2006, 23:51
Pessoal,

Recebi uma resposta do DENATRAN. :P Segue abaixo:

Em atenção à sua consulta informamos que somente constitui infração de trânsito o ato de rebocar outro veículo com cabo flexível ou corda (art. 236 do CTB).

Atenciosamente,

Central de Atendimento ao Cidadão - DENATRAN

O Leandro já postou essa informação nesse tópico, mas como obtive a mesma informação do DENATRAN acredito que podemos confiar nisso, já que não há nada mais específico para towbar, além da multa ser aplicada somente para cabo ou corda.
Acho que podemos rebocar nossos jipes com towbar sem problemas. 8) :lol:

Abraços,

Marcelo, poderia me enviar um fax com esta resposta que recebeu? É um bom documento para levarmos conosco...

Rogério Tortato
15/03/2006, 00:14
gente, não precisa desse documento.

é só comprar o CTB (código de trãnsito brasileiro) que deve custar uns 20,00 reais e deixar na viatura. se o guarda abordar e encrespar, é só mostrar pra ele o que diz o art. 236 - que ele tem obrigação de conhecer.

é a lei.

abraços

José Augusto
22/03/2006, 03:27
Só mais uma informação, segundo um policial rodoviário me informou, também se faz necessário alem de tudo o que foi comentado (sinalização freio e seta interligados), que exista uma corrente que ligue o veículo rebocado no veículo rebocador como um dispositivo de segurança.

folgado
09/12/2007, 11:05
também se faz necessário ... uma corrente que ligue o veículo rebocado no veículo rebocador como um dispositivo de segurança.

Muito bem lembrado...

brun0bin0
18/12/2007, 11:19
falei com um amigo qe policial rodovairio federa ele disse qe se tiver sinalizzaçao
pode levar tranqilo

ou seja te qe ter os farois atras e de preferencia ate aqelas faixas refletivas

FIDELIS
21/12/2007, 21:35
Senhores,


Reboquei com Towbar uma Bicudinha SW (+/-2000kg) com uma Toyota Bandeirante Curta (+/-2.100kg) de Curitiba-PR até Campos-RJ (+/-1.200km), passei por SP/RJ e MG, pois optei passar pela BR 116 Muriaé-MG para depois vir direto para Campos-RJ, fui parado diversas vezes, apresentei os documentos dos 2 carros e o meu, os policiais sempre me enchiam o saco com perguntas sobre os carros..., mas em momento algum fui ameaçado de multa, vale lembrar que a parte traseira do veículo rebocado tinha uma tábua zebrada com sinaleiras interligadas ao carro da frente através de cabo elétrico, uma super corrente ligando o towbar ao ponto de ancoragem do veículo rebocador.

Sempre faço trajetos de +/- 200km puxando outros carros fazendo o mesmo procedimento, inclusive à noite e nunca tive problemas, onde já fui parado diversas vezes e nunca fui multado.

Mas amigo se faltar sinalização, documentos atrazados, corrente, com certeza você vai ser multado.

Temos no nosso Jeepclub diversos jeeps que disputam indoor que sempre são multados e apreendido por não ter os documentos em dia, falta de sinalização traseira interligada ao carro da frente, vale lembrar que estes veículos quando são artesanais e sem documentos não podem ser rebocados por towbar, só podem ser transportados sobre outros veículos ou carretas onde neste caso os mesmo precisam de documentos desde que sejam veículos de competição devidamente legalizados através da federação.

Murillus
28/12/2007, 17:07
...


disse tudo...

FGarcia
05/09/2013, 21:58
Pessoal, alguém tem tow bar instalado num Troller ? Qual o modelo ideal ? Quais lojas vendem ?
Valeu pela ajuda !

3 climas
30/10/2017, 11:04
Salve galera aventureira, bom dia! Pessoal além daqui eu participo também de outros fóruns, entre eles um de buggys, planetabuggy.com.br e lá surgiu um comentário sobre o possível risco de o ato de rebocar outro carro possa eventualmente atingir ou ultrapassar o limite de PBT (PESO BRUTO TOTAL) permitido para a CNH B e isso dividiu e criou um pouco de dúvida na galera que estão participando da discussão do tópico em em questão, será que alguém aqui já foi importunado quanto a isso pelos agentes de trânsito, ou sabe ou já consultou os órgãos de trânsito sobre isso? Pela minha opinião eu não vejo motivo disso acontecer pois tudo que eu li sobre PBT nas resoluções e deliberações do DENATRAN se referem somente a veículos de carga e não a veículos leves e que o ato de rebocar outro veículo não implicaria em computar o peso do carro rebocado pois o peso arrastado seria exercido pela CMT (carga máxima de tração) porém na resolução que trata das habilitações existe um anexo dizendo que o PBT permitido para a categoria B é de até 3.500kg com exceção para motor home que pode chegar a 6.000kg, portanto se alguém aqui tiver algum informativo que esclareça essa dúvida e poder postar aqui eu agradeço pois será de grande valia para os que tem essa dúvida.

CAPT GOTTLIEB
07/05/2019, 10:58
Usando towbar com bom senso e prudência.
566092 566093 566094 566095
VW-BAJA (650 Kg) sendo rebocado de Amparo-SP para Serra da Canastra-MG (475 Km). Towbar, engate robusto, luzes de sinalização e corrente de segurança. Documentação dos veículos em dia. Nenhum problema com fiscalização.

566096 566097
Porsche réplica (500 Kg) do meu irmão sendo rebocado com towbar de Amparo para a Capital. Towbar, engate bom, luzes de sinalização e corrente de segurança. Documentos em dia. Nenhum problema com fiscalização.

566098 566099 566100 566101
Hilux rebocando Gaiola(450 Kg) e Buggy (500 Kg) com towbar. Equipamento adequado, documentação em dia. Sem problemas com fiscalização.

Acho importante considerar o peso do carro trator e do carro rebocado. O Baja, o Buggy e a Gaiola pesam entre 450 a 650 Kg e a Hilux e o JIPÃO Bandeirante por volta de 1.900 Kg. Isto significa que a grosso modo rebocam algo que pesa um quarto do seu peso (1/4). Além de rebocarem sem esforço, nas descidas sofrem pouco empurrão dos veículos rebocados (leves). Porém um dia coloquei o towbar no JIPÃO Bandeirante (meu towbar serve em todos os carros, exceto a Hilux) e engatei na Hilux para levá-lo à oficina... e aí deu medo! Os dois veículos pesam quase duas toneladas e o percurso foi de 4 Km, porém com uma descida um tanto inclinada medindo 500 metros. E aí, mesmo descendo em segunda marcha, sem quase pisar no freio e bem devagar foi horrível, pois dava para sentir aquelas duas toneladas empurrando o rabo da caminhonete. Brecar nem pensar, pois o risco de dar um L e capotar seria alto. Graças a DEUS cheguei no plano são e salvo, mas prometi a mim mesmo que nunca mais cometeria tamanha imprudência. Rebocar um Jipe com outro Jipe ou Caminhonete tipo Hilux a meu ver só seria indicado em curto trajeto e sem ter que enfrentar declives pronunciados. O ideal é o veículo trator rebocar um veículo bem mais leve, com 1/3 ou 1/4 do peso do carro trator. Se for metade (1/2) já vai ser problemático, não no plano, mas nas descidas. Tenho mais de 25 anos de experiência rebocando meus carros com towbar, por trajetos relativamente longos (500 Km) e não teria coragem de rebocar um Jipe com outro Jipe ou Caminhonete, exceto num curto trajeto e sem declives importantes.
A legislação já foi bem falada acima, mas lembro que no caso de carretas e trailers é obrigatório o uso de freio inercial se o peso for acima de 750 Kg. Seria possível colocar um freio inercial num Jipe que seria rebocado? Teoricamente sim, mas na prática não, pois seria uma tarefa hercúlea e onerosa. Quem desejar transportar (com certa frequência) um Jipe ou veículo com 1,5 ou 2 toneladas pode usar uma carreta com freio inercial, pois nas descidas com o empurrão o freio é acionado e a carreta diminui a velocidade, evitando-se o temido L.