Ver Versão Completa : Filtro de ar a Óleo
Ola pessoal, sou novo por aqui e gostaria de umas dicas...
Tenho uma band ano 1989, curta com motor MB-608 e ele usa filtro de ar original a óleo, gostaria de saber se alguem trocou por um que use elemento de filtro seco.
Qual modelo seria o mais aconselhavel a se usar?
se tiverem fotos tambem ajuda!
desde já obrigado!
Primeiramente bem vindo ao forum...
Isso é simples, é só trocar o filtro pelo do OM364 ou do 14B q filtro com elemento seco.
E a mangueira do filtro para o motor.
Valeu
AlexandreJB
05/03/2009, 16:24
Giam,
Não é tão simples não, tenho uma Band 88 com motor 608 com snorkel, direção hidraulica e ar concionado e o filtro seco do 709 não deu.
Um abraço,
Alexandre Corrêa
fabioabe
05/03/2009, 17:11
Como assim naum deu? Eu Coloquei do caminhao 608 de foi legal.
Att
Fabio
Giam,
Não é tão simples não, tenho uma Band 88 com motor 608 com snorkel, direção hidraulica e ar concionado e o filtro seco do 709 não deu.
Um abraço,
Alexandre Corrêa
Eu acho q não deu por causa de tanta coisa q tem, porem já vi uma band com todos esses itens q vc citou e deu tranquilo, mas bem apertado.
Mas se a band do gian não tiver esses itens creio eu q dê...
Valeu
estyvybeykr
05/03/2009, 19:32
Seja bem vindo Gian ao Forum 4x4 Brasil.
As dicas do Onduty e do Fabio são muito boas, pode acrescentar tambem o filtro da S10 2.4 , na minha band estou usando este a principio com o motor aspirado, pôrem irei substitui-lo por um maior apôs turbina-la.
Veja pela foto que ele caberá certinho na posição do filtro original da band.
Forte abraço e qualquer duvida de hoje poderá ser a solução de amanhã.:concordo:
Ola! Primeiramente agradeço a todos pela atenção!
bom:
onduty... realmente eu não tenho todods os itens mencionados pelo Fabio, alias nenhum ... heheheh (ainda!), então creio não ter grandes problemas para esta adaptação!
acho que deve ser mais simples do que imaginava esta adaptação!
Obrigado meus amigo!
GERALDOMS
06/03/2009, 09:13
Eu optei por não trocar o filtro, por causa da perda de espaço e estou satisfeito.
Um abraço
Ola Geraldo, não sei como esta na sua band, mas na minha o filtro de ar a óleo esta sempre pingando, babado e por mais manutenção que eu faça, que por sinal sempre suja tudo, não consigo admitir que um sistema destes (óleo) possa ser mais eficiente que um mais atual como o caso dos elementos filtrantes secos, usados em todos os veículos modernos, quanto ao espaço creio que não deva ocupar uma área maior que a usada atualmente pelo original!
grande abraço!
Fe_jipeiro
06/03/2009, 10:03
Opa Gian !!!
Tudo blza?!!?
Seguinte, pode colocar sim o do 709..... Tenho uma band 91 com OM 364 turbo intercooler, snorkel, DH e agora AC ... e tem espaço sim, fica meio apertado mas cabe tudo certinho.... Vc fará uma otima troca !!
Alexandre,
Tudo blza? Entao, tem certeza que era o filtro certo ??? pq é estranho ...
Abs,
Francisco Bicalho
06/03/2009, 10:13
Alexandre, tem sempre um jeitinho de encaixar as coisas no Toyota. Meu carro tem DH, AC, um coletor de admissão grande, e intercooler Garrett da 914 com dutos de 3" e cabe tudo lá dentro. Inclusive o cilindro do filtro seco. Se bem que o meu compressor do AC fica do lado oposto do alternador, o que ajudou a distribuir a tralha.
O Certari (Barba Ruiva) adora dizer que se virar um balde de água no cofre do meu motor não cai um pingo no chão... mas se olhar no lado esquerdo da foto, perto da corneta, ainda tem um espacinho sobrando... pelo menos pra escoar a água. Fica apertado mas tudo encaixado.
Abraço;
Chico
Alexandre, tem sempre um jeitinho de encaixar as coisas no Toyota. Meu carro tem DH, AC, um coletor de admissão grande, e intercooler Garrett da 914 com dutos de 3" e cabe tudo lá dentro. Inclusive o cilindro do filtro seco. Se bem que o meu compressor do AC fica do lado oposto do alternador, o que ajudou a distribuir a tralha.
O Certari (Barba Ruiva) adora dizer que se virar um balde de água no cofre do meu motor não cai um pingo no chão... mas se olhar no lado esquerdo da foto, perto da corneta, ainda tem um espacinho sobrando... pelo menos pra escoar a água. Fica apertado mas tudo encaixado.
Abraço;
Chico
hahahahah pois é meu amigo!!
Naquele espaço da pra coclocar a sirene pro alarme s evc ainda não tem...
]hahahahahahah:dance::D
Olá companheiros,
Minha antiga Band (1980) tinha filtro de ar banhado a óleo como o citado neste tópico. Procurei em várias lojas o elemento filtrante para efetuar a troca, mas não consegui encontrar. Acabei por lavá-lo com jatos de água quente com alta pressão e troquei o óleo do recipiente. Pensei na adaptação do filtro de ar seco (como o da atual 1992), mas pela falta de tempo acabou ficando assim mesmo. Gostaria de deixar claro que confio mais no seco, mas que o antigo banhado a óleo também funciona relativamente bem, se não for esquecido.
Abraços a todos.
Francisco Bicalho
07/03/2009, 17:14
A vantagem do seco é que o ar flui melhor, e o carro anda mais.
A vantagem do seco é que o ar flui melhor, e o carro anda mais.
pois é Francisco, anda mais e com a garantia de que o ar esta sendo bem filtrado, preservando o motor por mais tempo!
este foi o principal argumento q esta me levando a fazer a adaptação...
ja encomendei as peças, assim que estiver adaptado mando as fotos!
abraços!
:palmas:
Olá companheiros,
Minha antiga Band (1980) tinha filtro de ar banhado a óleo como o citado neste tópico. Procurei em várias lojas o elemento filtrante para efetuar a troca, mas não consegui encontrar. Acabei por lavá-lo com jatos de água quente com alta pressão e troquei o óleo do recipiente. Pensei na adaptação do filtro de ar seco (como o da atual 1992), mas pela falta de tempo acabou ficando assim mesmo. Gostaria de deixar claro que confio mais no seco, mas que o antigo banhado a óleo também funciona relativamente bem, se não for esquecido.
Abraços a todos.
Olá
Gostaria de dicas de como lavar corretamente o filtro de ar banhado a óleo, (água, gasolina, querosene, jato de ar ...). Que produtos utilizar?
Em relação aos filtros secos na minha opinião são melhores dependendo do local em que a viatura trafega.
Pois se boa parte é em ruas pavimentadas OK, mas se você trafega muito em ruas empoeiradas ou areia da praia, melhor o sistema antigo.
Ainda falando no filtro a óleo, qual é a periodicidade de troca deste?, troca-se apenas a parte inferior?
Bem vi que o filtro seco é melhor o que concordo. Acabei de adquirir uma Band 83 e pretendo colocar AC, DH e Turbo então considerando a vazão de ar qual seria o mais adequado, o do 709 o do 14B ou uma outra sugestão Felipe tem como colocar umas fotos do cofre do motor da sua Band tô com a Band na revisão e sefor o caso já coloco logo Abçs.
Opa Gian !!!
Tudo blza?!!?
Seguinte, pode colocar sim o do 709..... Tenho uma band 91 com OM 364 turbo intercooler, snorkel, DH e agora AC ... e tem espaço sim, fica meio apertado mas cabe tudo certinho.... Vc fará uma otima troca !!
Alexandre,
Tudo blza? Entao, tem certeza que era o filtro certo ??? pq é estranho ...
Abs,
hercilio.neto
21/09/2014, 21:07
Bem vi que o filtro seco é melhor o que concordo. Acabei de adquirir uma Band 83 e pretendo colocar AC, DH e Turbo então considerando a vazão de ar qual seria o mais adequado, o do 709 o do 14B ou uma outra sugestão Felipe tem como colocar umas fotos do cofre do motor da sua Band tô com a Band na revisão e sefor o caso já coloco logo Abçs.
Se colocar turbina, terá que substituir o filtro a óleo.
Então se está pensando nesse up-grade, já pode adiantar essa troca.
Tudo bem Hercílio imaginei qua sim agora entre esses 14B ou 709, qual você recomendaria sendo que entrarão AC e DH e a turbina
Abraços
Se colocar turbina, terá que substituir o filtro a óleo.
Então se está pensando nesse up-grade, já pode adiantar essa troca.
hercilio.neto
21/09/2014, 22:34
Tudo bem Hercílio imaginei qua sim agora entre esses 14B ou 709, qual você recomendaria sendo que entrarão AC e DH e a turbina
Abraços
No Intrépido eu coloquei o do 14B, mas não tinha turbina. No imortal que tem turbina, o filtro do OM364 (original do modelo) dá conta.
Tem que planejar bem a colocação (que no caso do OM314 fica no lado do passageiro) para não atrapalhar os futuros up-grades, como DH, AC, turbina, intercooler, snorkel, etc.
estyvybeykr
22/09/2014, 12:47
Na minha Band instalei um muito grande vejam as fotos:
478148478149
478150478151
Não sei se é de caminhão ou maquina, a entrada e saída são de 04 pol.
Excelente pro turbo e instalação fácil.
Só terei que reposiciona-lo devido a instalação do compressor de AC.
478152478153
Mas caberá com certeza.
jsuttili
23/09/2014, 08:34
Loja Puroar - PAC 11607 Filtro de Ar (http://www.lojapuroar.com.br/index.php?produto=316&t=PAC+11607+Filtro+de+Ar)
Essa loja tem tudo o q vc precisa... e baratinho
Alguém indica outra loja essa não vende mais para pessoa física
Loja Puroar - PAC 11607 Filtro de Ar (http://www.lojapuroar.com.br/index.php?produto=316&t=PAC+11607+Filtro+de+Ar)
Essa loja tem tudo o q vc precisa... e baratinho
Carlo Pecca
26/10/2014, 09:25
Inner, veja na GUANTRAN, fica em S.Cristovão, tel 2589-8326 ou 2589-6437 . Tem também o site da tracaomania , lá de Friburgo, mandam pelo correio e aceitam cartão e boleto.
Vende para pessoa física sim, fala com o Marcelo. Comprei um no mês passado ( modelo PAC 11605 ), mas não vou colocar na minha Band, pois acho que vai ficar um pouco apertado por causa dos tubos do ar condicionado.
Sou do RJ também, e se te interessar vc pode dar uma olhada nele. Paguei no filtro R$200,00 com frete e tudo.
Seria ótimo me mande um email o meu mlopes1013@gmail.com abraços
Vende para pessoa física sim, fala com o Marcelo. Comprei um no mês passado ( modelo PAC 11605 ), mas não vou colocar na minha Band, pois acho que vai ficar um pouco apertado por causa dos tubos do ar condicionado.
Sou do RJ também, e se te interessar vc pode dar uma olhada nele. Paguei no filtro R$200,00 com frete e tudo.
Te mandei um e-mail.
Um Abraço.
Wanderband
02/11/2014, 18:31
Instalei um filtro de ar seco na minha, do motor 14B. Fiz umas alterações e deu certo..
482431 482432 482433 482435
Werner Wollmann
12/11/2014, 14:39
Senhores, para o pessoal que mora no Rio e estão procurando filtros, meu carro trabalha com um filtro de ar que equipa alguns tratores. A caixa do filtro é Donaldson e equipa tratores e veículos pesados. O único lugar que achei o filtro compatível com a caixa do filtro foi na Teknofil, lá em Bonsucesso, Teknofil :: Filtros de Ar, Óleo e Combustível :: Aqui você encontra qualidade!! (http://www.teknofil.com.br).
Utilizo no meu um modelo Fleetguard, da Cummins modelo AF409K, com ciclonador de ar igual o da foto do amigo ai de cima (segue foto do filtro) e um filtro de segurança semelhante também ao da foto acima. Inclusive achei o filtro RACOR lá nessa loja.
Saliento que não ganhei um real com esse post... hehehhehe
Abraço a todos,
Werner