PDA

Ver Versão Completa : servo freio na Rural Willys



RuralWillys75
20/10/2004, 22:53
Tenho uma Rural 4x2 ja tenho as pedaleiras suspensas do opala e o servo freio, gostaria de saber se posso mandar instalar estas peças sem colocar o freio a disco agora deixar para o futuro, se possivel como devo
fazer aligação do freio visto que o cilindro original tinha uma saida e este do opala tem duas saidas. meu e-mail ruralwillys75@yahoo.com.br

caso algum participante ja tenha feito desta maneira me passe o e-mail
para futuras perguntas


abraço

capote
21/12/2005, 02:13
Tenho uma Rural 4x2 ja tenho as pedaleiras suspensas do opala e o servo freio, gostaria de saber se posso mandar instalar estas peças sem colocar o freio a disco agora deixar para o futuro, se possivel como devo
fazer aligação do freio visto que o cilindro original tinha uma saida e este do opala tem duas saidas. meu e-mail ruralwillys75@yahoo.com.br

caso algum participante ja tenha feito desta maneira me passe o e-mail
para futuras perguntas


abraço

oLA aMIGO, TENHO A MESMA DUVIDA?
AJUDE-NOS.
MARCOS PAULO CAPOTE

BrunoBB
21/12/2005, 10:52
Tenho um jipe e uma rural, ambos com hidrovácuo. Bastou fazer a instalação física do equipamento, mandar fabricar nova tubulação para o fluido de freios, conectar a primeira saída do cilindro no flexível que está ligado ao T que fica na tubulação do eixo dianteiro e a outra flexivel que está ligado ao T que fica na tubulação do eixo traseiro, completar o fluido, sangrar e pronto.

Ovelha
28/12/2005, 15:36
Minha F-75 ta com bolachas 33", não sei se faz diferença o servo freio, mas antes de colocar decidi averiguar com vcs...

O servo freio do Opala + pedaleras suspensas segurariam a criança? Qual pedalera usar? Mais comprida ou de Opala?

Estou num poço de dúvidas... :(

dalmo cruz torres
25/01/2006, 18:19
Aí ovelha, tudo em cima?
Eu coloquei na minha f-75 a pedaleira completa da D-20. Ficou ótima, coloquei com o hidrovácuo da F-1000, aquele mais fininho, e cil mestre com ciecuito duplo. Os pedais ficaram perfeitos para a parede corta fogo.
Eu já vi rural e F-75 com tudo quanto é tipo de pedaleira e a que me pareceu ficar melhor foi sem dívida a da D-20.
Sobre o hidrovácuo, eu nao arriscaria um subdimensionado.

rafaelsouza
25/01/2006, 23:47
Amigo Ovelha e companheiros de dúvida, o hidrovacuo é realmente uma beleza, mas quando for colocar preste atenção em alguns detalhes, 1º já que vai por põe logo cilindros de maior volume como o da D-20, veraneio, etc, pois os do opala se vc for colocar por exemplo kits SBD nas 4 rodas ele não aguenta encher os pistões das pinças com uma unica bombada ou se conseguir o pedal vai ficar super baixo já vi caras ficarem quase loucos por causa disso.
2º o comprimento dopedalinfluencia muito principalmente no conforto,pois pedais que ficam longe do assoalho são super desconfortaveis pois vc não consegue ficar com o calcanhar apoiado.
bom não sei se ajudei ou desanimei,mas que o danado do servo freio ajuda, AJUDA VIU !!!!!!

COLOMBO1
26/01/2006, 09:49
Ai, pessoal, to instalando o conjunto do opala, pedaleira e hidrovacua, assim que estiver pronto eu posso colcar umas fotos, se interessar.

Agora to atras do freio estacionário da ranger, aquele pedalzinho, vou tirar a alavanca de freio de mao original da minha rural.

dalmo cruz torres
26/01/2006, 10:19
Ovelha, preste atenção no que o Rafale falou, a distancia do pedal para o assoalho altera muito o conforto do carro,na minha camionete essa distancia ficou com 17 cm apenas, é menos que com a pedaleira original.

dalmo cruz torres
26/01/2006, 10:22
e muuuuuuitomais confortável

Walther PPK
26/01/2006, 11:20
Pessoal,

Instalei, na minha Rural 1.965 4x2, a pedaleira suspensa do Opala com o hidrovácuo e cilindro mestre da F1000, mais freio-à-disco na frente (SBD);
Ficou muito bom. O freio está bem progressivo, isto é, começa macio e vai ficando firme com a pressão do pé;
O cilindro mestre da F1000 já possui duas saídas, uma para as rodas da frente e outra para as rodas traseiras;
Optei pelo conjunto da F1000 (hidrovácuo e cilindro mestre) pois dizem que o conjunto do Opala fica meio "xoxo". É o que dizem alguns mecânicos;
Se alguém quiser fotos, da adaptação, envie-me uma mensagem particular com e-mail para envio. As fotos têm tamanho mínimo maior que o permitido aqui no site, por isso fica impossível postá-las aqui;
Tenho fotos, também, de outras adaptações (motor Opala 4cc com caixa Clarck 5 marchas, embreagem hidráulica para este conjunto);

Abraços e saudações Ruralinas,

Walther PPK

Ovelha
26/01/2006, 13:50
acho que vou de cuica e cilindro da F1000 então... :twisted:

As pedaleiras de D 20 para conforto,,, 8)

e mais tarde discos traseiros com pinças de kadet ou opala... :D

Agora, só estou tendo problemas em encotrar essas peças, ja fui em 3 lojas e 1 ferro-velho bons aqui da ZN, mas ainda não tive nem expectativas...

Alguém indica onde posso achar as mesmas? :pensativo:

Obrigado

rafaelsouza
26/01/2006, 21:14
Ovelha vou conversar com um amigo que talvez tenha essas peças, mas só poderei te dar resposta na segunda pois não o encontrarei amanhã.
tambem moro na ZN mas esse amigo é da ZL e só vou encontra-lo na segunda
valeu :concordo:

Wilson Oliveira Santos
26/01/2006, 22:17
Caro Walter PPK,


Quanto as fotos voçê pode abrir imagem, seleciona a foto que quer enviar. Ela vai abrir visualização. Você aperta Ctrl+E. vai abrir no paint.
voçê vai em arquivo e salva como. vai abrir uma caixa de diálogo. Nesta caixa,voçê nomeia a foto para formar novo aquivo e embaixo voçê aperta a setinha para baixo e seleciona o salvar como tipo Gif.Aperte Salvar. vai diminuir a qualidade, mas dá prá ver bem.
Vai uma foto da minha rural, na qual coloquei pedaleiras de opala, e hidrovácuo da caravan, pois este tem uma válvula, para dosar os freios de trás. porque a rural é pesada na frente e leve na traseira. Quanto às rodas mantive os tambores originais. a melhora foi incrível. penso futuramente esperimentar freio a disco dianteira e traseiro com eixo flutuante na traseira. :D

Walther PPK
26/01/2006, 23:10
Ao Wilson:
Você têm toda razão, os arquivos GIF são bem menores e com qualidade razoável. Vou transformar as imagens e colocarei neste tópico. Muito obrigado pela dica;

Ao Ovelha:
Tenho o kit de freio traseiro da MDS e não estou conseguindo as pinças. Nas concessionárias o preço é proibitivo (+- R$ 400,00 cada pinça), e nos desmanches que fui só encontrei do sistema ATE (do Monza) que não bate com o tamanho da furação do suporte. Pelo que já pesquisei devem ser usadas as pinças da TRW-Varga com os códigos RCFD2595-4 direita e RCFD2594-6 esquerda. Sendo original GM (fabricada pela Varga) os códigos são 93336257 esquerda e 93336258 direita.
Estas tais pinças tão parecendo môsca branca.
Se alguém souber de um par destas pinças em algum ferro-velho de Sampa ou de outra parte do país me avise. Quero deixar minha Rural com freio-à-disco nas quatro rodas;

Abraços e saudações Ruralinas para todos;

Kim
27/01/2006, 00:09
Caros amigos!
Não deixei de ler as mensagens e, tanto sendo pedaleiras da d20 ou do opala, verificar a distância do fundo, para não ficar com pouco curso, principalmente a embreagem, quanto a altura do assoalho, para não ter o incômodo de se erger o pé para embrear ou frear, pensa em um dia de uso, vai acabar com cãimbras.
O servo como dito, tem que ter cilindro de bom diâmetro, independente de ser freio a disco ou tambor, pois sendo sub dimencionado, terá que ficar bombando, o que não é bom, use f1000, d20, veraneio...
Um item iportante, que muitos desconhecem e, tive problemas no meu engesa é a válvula equalizadora que vai na linha do freio trazeiro, sendo que a mesma evita o travamento daquele sistema evitando que a viatura "rode".
Nas camionetes modernas, como no uno, montana e similares há uma válvula que evita a frenagem quando vazia (não freia mesmo), comforme se carrega, há um sistema de mola prezo no eixo e no monobloco que vai liberando pressão e melhorando a eficiencia. É somente uma explicação, não é o caso em questão.
No Engesa que possuo, a válvula equalizadora travou aberta (velha) e qualquer toque no pedal as rodas trazeiras arrastavam.
fui na autopeça, pedi uma, o cara me vendeu a do opala, ficou jóia. Se tranca o pé no freio as trazeiras não arrastam e não perco o controle, se a pressão no pedal é leve, para legal.
Assim sendo, observem a ergonometria ao montarem suas viaturas, para que se sintam bem ao dirigir e, prestem atenção nos detalhes, como se há três saidas do cilindro mestre, um para a linha dianteira, outro para a linha trazeira e o ultimo para colocar a cebolinha da luz do freio, usando a original.
Sendo somente duas, use a saida que há no próprio cilindro original, aquela peça que distribui o fluido, sem problemas.

Um abraço a todos!!

Gentil Filho.

Nelson Maia
27/01/2006, 08:47
Bom dia,

Usei na rural, hidrovácuo do opala, cilindro mestre de D20, freio a disco dianteiro. E na traseira, substitui o flange da rural pela de C-10, colocando todo o sistema de c-10, burrinho, sapata, etc. Ficou bom, até o freio de mão ficou instalado.
Para a adaptação do cilindro mestre no hidrovácuo, necessitou prolongar o eixo, uns quatro cm e adapatar um anel de vedação para não escapar o ar.
Será que esta válvula no circuito do freio de trás se faz mesmo necessária ?

abraços

dalmo cruz torres
29/01/2006, 14:35
Caro amigo Nelson, alguns amigos aqui da cidade não colocaram a válvula equalizadora para o freio traseiro, e eles ficaram travando fácil, fácil. Aí a rural fica ` rebolando` perigosamente nas frenagens mais bruscas no asfalto. Agora eu não sei que válvula v/c vai ter que usar, mas, com certeza, alguém aqui do tópico vai poder te informar isso com mais exatidão.
Meu pai não colocou a válvula equalizadora na rural dele, ela rebola feito a Grethi no asfalto, mais o homem é teimoso feito uma mula, e acha que do jeito que está tá ótimo.

Ed
30/01/2006, 11:02
galera da ZN, tem vários "desmanches" na Av. Engenheiro Caetano Alvares, perto da Império da Casa verde!!!

na av. Imirim, tem bastante casa de peças!!!

ah, já q falei da Av. Engenheiro, passa no china, é uma loja grande de peças, na esquina da av. imirim e engenheiro, se não tiver lá, vai ser difícil encontrar!!! :concordo:

[]'s da ZN

Ovelha
30/01/2006, 13:13
Já fui lá, não tinha peças de opala, nem f 1000, mas tem de ranger... :concordo:

Alguém sabe se a cuica, o cilindro mestre e as pedaleiras ficariam boas numa F75??? :pensativo:

Ovelha
07/02/2006, 18:28
Aewwww!!!! amanhã chegam as peças da D20: servo cilindro e pedais :dance:

Só queria perguntar se o pessoal que usa as pedaleiras da D20 tem o esquema dos suportes de pedal, ou fotos, só para eu e o mecanico não quebrarmos a cabeça a toa... :parede:

Valeu a a juda de todos !!! :D :concordo:

cangu
02/03/2007, 08:49
pessoal vcs tem fotos de como fica instalada a embreagem e como é op passo a passo de ssa in
stalação

Kerosene
15/03/2007, 20:32
Boa noite pessoal....

estive vendo a conversa da turma, e eu num tive esses problemas.

uso pedaleira e hidrovácuo do opala e cilindro mestre da f100 antiga, só com 2 saídas.
Esse cilindro mestre assim como os outros, tem um esquema de ligação onde a roda dianteira é acionada primeiro e somente depois de atingida a pressurização é que aciona a traseira, e como num tinha ligação pra luz de freio, usei a cebolinha de freio do fusca que é com acionamento hidraulico instalada no circuito de freio.... e utilizo o cilindro de roda antigo (pequeno) na dianteira e o moderno (grande) na traseira. Então só quando atolo o pé no freio mesmo que a roda traseira chega a travar.

é bom utilizar cilindros de roda novos, porque com a troca do cilindro mestre por um de maior capacidade, irá aumentar a pressão no circuito, e conexões antigas ou mal debroadas e cilindros maio cansados abrem o bico rapidinho....

Abraço a todos....

Lama
15/03/2007, 21:14
Pessoal.

Estive dando uma espiada no assunto e gostaria de resaltar a minha experiência com o negócio.

Já faz uns bons 14 meses que coloquei a pedaleira do opala com servo de kombi e cilindor mestre de f-1000 na Rural e o que notei foi o seguinte:

1) Diferênça gritante na frenagem da joinha, apesar de continuar com freios a tambor nas 4 rodas, a Rural freia muito melhor do que antes - ainda pode melhorar um pouquinho.

2) Não tive problemas com a cebolinha de freio porque uso a do opala no seu sistema original mesmo. A cebolinha fica na pedaleira.

3) com o motor ligado, parece que o pneu está furado tendo um som de ar saindo bem de leve. Na verdade isso é o servo funcionando, ele utiliza da sucção do coletor de admissão para dar mais "leveza" para o freio.

4) embreagem muito dura, a ponto de deixar a perna doendo para manobrar no pátio de casa.

Pretendo, com o tempo, por freio a disco na frente para deixa-la freiando igual a um celta. Mas isso são mehlorias que, por enquanto, não se fazem necessárias.

Queria sabe dos companheiros se a embreagem com pedaleira de opala de vocês também ficou dura e se trocando pela pedaleira de algum carro maior tipo: D-20, S-10, etc... a embreagem pode ficar mais macia.

Aguaardo respostas.

Valeu

José Augusto
15/03/2007, 21:31
Lama, para uma embreagem leve e macia, use o sistema hidráulico do MB-608, bem feito dá para empurrar a embreagem com o dedo mindinho.

Lama
17/03/2007, 10:18
José Augusto.

Sabe se é muito difícil a adaptação? Conhece alguém que tenha? Preciso mudar a pedaleira inteira do opala para a do MB-608?

Abraços e obrigado pela dica!

Kim
18/03/2007, 10:54
Pessoal.


3) com o motor ligado, parece que o pneu está furado tendo um som de ar saindo bem de leve. Na verdade isso é o servo funcionando, ele utiliza da sucção do coletor de admissão para dar mais "leveza" para o freio.


Valeu

Caro amigo!

Sinto que o servo freio está furado, esse aí já foi!!!!

Ele trabalha com "sucção", mais não suga igual a um aspirador de pó.

Fica "um vácuo" no sistema.

No seu caso o diafragma do servo furou.:putz:

Abraços.

Kim.

José Augusto
18/03/2007, 21:36
José Augusto.

Sabe se é muito difícil a adaptação? Conhece alguém que tenha? Preciso mudar a pedaleira inteira do opala para a do MB-608?

Abraços e obrigado pela dica!

Lama, esse sistema vc instala em qualquer pedaleira, são 2 cilindros, um inferior adaptado próximo a caixa seca que aciona o disco/platô (este deve ser bem fixado pois é ele que faz o esforço), um reservatório para o fluído (é o mesmo usado no freio) que deve ser posicionado mais alto possível em relação aos 2 cilindros, uma mangueirinha que liga o reservatório ao cilindro superior, outro tubo metálico que liga o cilindro superior ao inferior.
O único cuidado é no cilindro superior que deve ser instalado de modo que se tenha todo o curso do embulo casando com o curso total do pedal, quando acionamos a embreagem, o ideal é fazer uma adaptação que permita um ajuste fino.
É um sistema de funcionamento simples, mas que exige uma certa habilidade, tentar enteder ou imaginar como deve ficar adaptação pronta, que permita uma fácil manutenção é o ideal.
Concordo com o Kim, seu sistema de freio deve ter algum vazamento ou o diafragma da cuica está furada, se for cuica vc pode pegar outra ou mandar recondicionar.

Lama
18/03/2007, 23:35
Valeu José Augusto, agora acho que vou procurar este sistema para saber quantas latinhas vou precisar para fazer a adaptação e, quando po$$ível, irei estudar a melhor maneira de fazer o serviço.

Acho que o maior problema vai ser achar este sistema pra vender em algum ferro-velho. Na loja deve ser meio caro de mais!!!

Em relação ao meu servo, acho que vou verificar se a mangueira que liga a cuica ao niple do cabeçote não está com vazamento porque o servo foi posto novo e logo que eu retirei a Rural do mecânico percebi o som de "pneu furado". Ou seja, acho meio difícil ser o servo.

Mando notícias.

Abraço.

Lama
18/03/2007, 23:36
Valeu também pela dica Kim, quase esqueci de você!!! Hehehehehe.

É bom contar com pessoas mais experiêntes como vocês para dar uma mão de vez em sempre!!!

Abraços!!!

Kim
19/03/2007, 00:00
Caro amigo!!

Sempre que precisar é só postar!!!:concordo:

Ajudar sempre é bom.:mrgreen:

Abraços.

Kim.

WAGNER F
17/04/2007, 21:33
Bom dia,

Usei na rural, hidrovácuo do opala, cilindro mestre de D20, freio a disco dianteiro. E na traseira, substitui o flange da rural pela de C-10, colocando todo o sistema de c-10, burrinho, sapata, etc. Ficou bom, até o freio de mão ficou instalado.
Para a adaptação do cilindro mestre no hidrovácuo, necessitou prolongar o eixo, uns quatro cm e adapatar um anel de vedação para não escapar o ar.
Será que esta válvula no circuito do freio de trás se faz mesmo necessária ?

abraços

ola nelson. desculpe a invasão na converssa mas me tire uma duvida.
os furos do cilindro da d20 bate com os 2 parafuso do hidrovacuo do opala
obrigado

marcosmoscz
20/04/2007, 17:12
Alguem sabe qual valvula eu uso no cilindor mestre da f-1000 para não travar os freios traseiros?

marcosmoscz
20/04/2007, 17:23
Para explicar melhor é valvula equalizadora que to procurando

ADRIO DIAS
21/04/2007, 15:12
Se possivel gostaria de saber se é necessario aumentar o diametro daquele parafuso que fica no pé do carburador (para conectar a mangueira do servo freio)?E em caso positivo qual deve ser o diametro certo?

Alfredo_Lobo
01/08/2007, 22:33
Olá Pessoal,
Opções de Servo freio e cilindro Mestre, estou pesquisando de qual carro ficaria ideal para adaptar na AzulMira, já está com os pedais suspenso, tenho em vista a do SANTANA QUANTUM.

Obrigado.

Alfredo Lobo
Barueri-SP
AzulMira (Rural 4x4 ano 1977)

Albert figueiroa
06/11/2013, 10:28
pode por gentileza enviar as fotos da adaptação para " albert.figueiroa2010@gmail.com" por algum motivo nao posso enviar mensagem particular ...

antonio umino
10/11/2013, 14:32
Albert....
Para poder enviar Mp ou receber, vc tem que ter mais de 50 postagens no fórum.

Embora sua entrada seja de 29/12/2011....
vc tem somente 3 postagens....
Mas, com certeza se vc pesquisar vai achar muitas fotos da colocação do Servo freio e cilindro mestre...
Um abraço....

speedmotos
02/12/2013, 21:36
ola pessoal . estou querendo adaptar o servo freio na minha laranja... pesquisei aquele kit completo alguém ja colocou??]

Kit pedaleira suspensa com servo freio Jeep 4 & 6cc - JIPEPAR (http://jipepar.com.br/loja/products.php?2730&sid=1aebd3f758fcc39b58e13e15579f7ad9)

antonio umino
02/12/2013, 22:55
Coloca a pedaleira do Opala.
Tem muito em FV.
O bom é que vc mesmo coloca.
Precisa ter uma Furadeira. uma lima redonda. e ter disposição para encarar ..
A Pedaleira do Opala depois de retirado. Tira um molde dos furos no painel de fogo..Mais ou menos de 15x28.
Depois, com a coluna de direção original. faz com que o pedal do freio fique o mais proximo da coluna. ou melhor dizendo, é bom dar uma entortada neste pedal para que a pedaleira se desloque mais para a esquerda, assim o hidrovacuo e o cilindro mestre fica numa posição melhor dentro do compartimento do motor....
Tenho uma Rural já adaptada com a pedaleira do Opala e hidrovácuo e cilindro mestre da Ford F 1000.441716441720

Precisando é só perguntar.
Ok.
Abraços.

groselha
23/04/2015, 22:10
ola amigo,
Estou com o mesmo poblema do ovelha, to adptando pedaleira de um opala na minha rural e agradeço se vc e mais alguem q poder mim dar umas dicar se possivel com fotos.

abç groselha

Denilsom
24/04/2015, 10:33
Colegas gostaria de saber se alguem usa valvula equalizadora para não travrar as rodas trazeiras, minha rural tem discos na dianteira e lonas trazeiras hidrovacuo do opala com cilindro da bandeirante otimo freio mas se pisar forte arasta a traseira. grato