Ver Versão Completa : servo freio na Rural Willys
RuralWillys75
20/10/2004, 22:53
Tenho uma Rural 4x2 ja tenho as pedaleiras suspensas do opala e o servo freio, gostaria de saber se posso mandar instalar estas peças sem colocar o freio a disco agora deixar para o futuro, se possivel como devo
fazer aligação do freio visto que o cilindro original tinha uma saida e este do opala tem duas saidas. meu e-mail ruralwillys75@yahoo.com.br
caso algum participante ja tenha feito desta maneira me passe o e-mail
para futuras perguntas
abraço
Tenho uma Rural 4x2 ja tenho as pedaleiras suspensas do opala e o servo freio, gostaria de saber se posso mandar instalar estas peças sem colocar o freio a disco agora deixar para o futuro, se possivel como devo
fazer aligação do freio visto que o cilindro original tinha uma saida e este do opala tem duas saidas. meu e-mail ruralwillys75@yahoo.com.br
caso algum participante ja tenha feito desta maneira me passe o e-mail
para futuras perguntas
abraço
oLA aMIGO, TENHO A MESMA DUVIDA?
AJUDE-NOS.
MARCOS PAULO CAPOTE
Tenho um jipe e uma rural, ambos com hidrovácuo. Bastou fazer a instalação física do equipamento, mandar fabricar nova tubulação para o fluido de freios, conectar a primeira saída do cilindro no flexível que está ligado ao T que fica na tubulação do eixo dianteiro e a outra flexivel que está ligado ao T que fica na tubulação do eixo traseiro, completar o fluido, sangrar e pronto.
Minha F-75 ta com bolachas 33", não sei se faz diferença o servo freio, mas antes de colocar decidi averiguar com vcs...
O servo freio do Opala + pedaleras suspensas segurariam a criança? Qual pedalera usar? Mais comprida ou de Opala?
Estou num poço de dúvidas... :(
dalmo cruz torres
25/01/2006, 18:19
Aí ovelha, tudo em cima?
Eu coloquei na minha f-75 a pedaleira completa da D-20. Ficou ótima, coloquei com o hidrovácuo da F-1000, aquele mais fininho, e cil mestre com ciecuito duplo. Os pedais ficaram perfeitos para a parede corta fogo.
Eu já vi rural e F-75 com tudo quanto é tipo de pedaleira e a que me pareceu ficar melhor foi sem dívida a da D-20.
Sobre o hidrovácuo, eu nao arriscaria um subdimensionado.
rafaelsouza
25/01/2006, 23:47
Amigo Ovelha e companheiros de dúvida, o hidrovacuo é realmente uma beleza, mas quando for colocar preste atenção em alguns detalhes, 1º já que vai por põe logo cilindros de maior volume como o da D-20, veraneio, etc, pois os do opala se vc for colocar por exemplo kits SBD nas 4 rodas ele não aguenta encher os pistões das pinças com uma unica bombada ou se conseguir o pedal vai ficar super baixo já vi caras ficarem quase loucos por causa disso.
2º o comprimento dopedalinfluencia muito principalmente no conforto,pois pedais que ficam longe do assoalho são super desconfortaveis pois vc não consegue ficar com o calcanhar apoiado.
bom não sei se ajudei ou desanimei,mas que o danado do servo freio ajuda, AJUDA VIU !!!!!!
COLOMBO1
26/01/2006, 09:49
Ai, pessoal, to instalando o conjunto do opala, pedaleira e hidrovacua, assim que estiver pronto eu posso colcar umas fotos, se interessar.
Agora to atras do freio estacionário da ranger, aquele pedalzinho, vou tirar a alavanca de freio de mao original da minha rural.
dalmo cruz torres
26/01/2006, 10:19
Ovelha, preste atenção no que o Rafale falou, a distancia do pedal para o assoalho altera muito o conforto do carro,na minha camionete essa distancia ficou com 17 cm apenas, é menos que com a pedaleira original.
dalmo cruz torres
26/01/2006, 10:22
e muuuuuuitomais confortável
Walther PPK
26/01/2006, 11:20
Pessoal,
Instalei, na minha Rural 1.965 4x2, a pedaleira suspensa do Opala com o hidrovácuo e cilindro mestre da F1000, mais freio-à-disco na frente (SBD);
Ficou muito bom. O freio está bem progressivo, isto é, começa macio e vai ficando firme com a pressão do pé;
O cilindro mestre da F1000 já possui duas saídas, uma para as rodas da frente e outra para as rodas traseiras;
Optei pelo conjunto da F1000 (hidrovácuo e cilindro mestre) pois dizem que o conjunto do Opala fica meio "xoxo". É o que dizem alguns mecânicos;
Se alguém quiser fotos, da adaptação, envie-me uma mensagem particular com e-mail para envio. As fotos têm tamanho mínimo maior que o permitido aqui no site, por isso fica impossível postá-las aqui;
Tenho fotos, também, de outras adaptações (motor Opala 4cc com caixa Clarck 5 marchas, embreagem hidráulica para este conjunto);
Abraços e saudações Ruralinas,
Walther PPK
acho que vou de cuica e cilindro da F1000 então... :twisted:
As pedaleiras de D 20 para conforto,,, 8)
e mais tarde discos traseiros com pinças de kadet ou opala... :D
Agora, só estou tendo problemas em encotrar essas peças, ja fui em 3 lojas e 1 ferro-velho bons aqui da ZN, mas ainda não tive nem expectativas...
Alguém indica onde posso achar as mesmas? :pensativo:
Obrigado
rafaelsouza
26/01/2006, 21:14
Ovelha vou conversar com um amigo que talvez tenha essas peças, mas só poderei te dar resposta na segunda pois não o encontrarei amanhã.
tambem moro na ZN mas esse amigo é da ZL e só vou encontra-lo na segunda
valeu :concordo:
Wilson Oliveira Santos
26/01/2006, 22:17
Caro Walter PPK,
Quanto as fotos voçê pode abrir imagem, seleciona a foto que quer enviar. Ela vai abrir visualização. Você aperta Ctrl+E. vai abrir no paint.
voçê vai em arquivo e salva como. vai abrir uma caixa de diálogo. Nesta caixa,voçê nomeia a foto para formar novo aquivo e embaixo voçê aperta a setinha para baixo e seleciona o salvar como tipo Gif.Aperte Salvar. vai diminuir a qualidade, mas dá prá ver bem.
Vai uma foto da minha rural, na qual coloquei pedaleiras de opala, e hidrovácuo da caravan, pois este tem uma válvula, para dosar os freios de trás. porque a rural é pesada na frente e leve na traseira. Quanto às rodas mantive os tambores originais. a melhora foi incrível. penso futuramente esperimentar freio a disco dianteira e traseiro com eixo flutuante na traseira. :D
Walther PPK
26/01/2006, 23:10
Ao Wilson:
Você têm toda razão, os arquivos GIF são bem menores e com qualidade razoável. Vou transformar as imagens e colocarei neste tópico. Muito obrigado pela dica;
Ao Ovelha:
Tenho o kit de freio traseiro da MDS e não estou conseguindo as pinças. Nas concessionárias o preço é proibitivo (+- R$ 400,00 cada pinça), e nos desmanches que fui só encontrei do sistema ATE (do Monza) que não bate com o tamanho da furação do suporte. Pelo que já pesquisei devem ser usadas as pinças da TRW-Varga com os códigos RCFD2595-4 direita e RCFD2594-6 esquerda. Sendo original GM (fabricada pela Varga) os códigos são 93336257 esquerda e 93336258 direita.
Estas tais pinças tão parecendo môsca branca.
Se alguém souber de um par destas pinças em algum ferro-velho de Sampa ou de outra parte do país me avise. Quero deixar minha Rural com freio-à-disco nas quatro rodas;
Abraços e saudações Ruralinas para todos;
Caros amigos!
Não deixei de ler as mensagens e, tanto sendo pedaleiras da d20 ou do opala, verificar a distância do fundo, para não ficar com pouco curso, principalmente a embreagem, quanto a altura do assoalho, para não ter o incômodo de se erger o pé para embrear ou frear, pensa em um dia de uso, vai acabar com cãimbras.
O servo como dito, tem que ter cilindro de bom diâmetro, independente de ser freio a disco ou tambor, pois sendo sub dimencionado, terá que ficar bombando, o que não é bom, use f1000, d20, veraneio...
Um item iportante, que muitos desconhecem e, tive problemas no meu engesa é a válvula equalizadora que vai na linha do freio trazeiro, sendo que a mesma evita o travamento daquele sistema evitando que a viatura "rode".
Nas camionetes modernas, como no uno, montana e similares há uma válvula que evita a frenagem quando vazia (não freia mesmo), comforme se carrega, há um sistema de mola prezo no eixo e no monobloco que vai liberando pressão e melhorando a eficiencia. É somente uma explicação, não é o caso em questão.
No Engesa que possuo, a válvula equalizadora travou aberta (velha) e qualquer toque no pedal as rodas trazeiras arrastavam.
fui na autopeça, pedi uma, o cara me vendeu a do opala, ficou jóia. Se tranca o pé no freio as trazeiras não arrastam e não perco o controle, se a pressão no pedal é leve, para legal.
Assim sendo, observem a ergonometria ao montarem suas viaturas, para que se sintam bem ao dirigir e, prestem atenção nos detalhes, como se há três saidas do cilindro mestre, um para a linha dianteira, outro para a linha trazeira e o ultimo para colocar a cebolinha da luz do freio, usando a original.
Sendo somente duas, use a saida que há no próprio cilindro original, aquela peça que distribui o fluido, sem problemas.
Um abraço a todos!!
Gentil Filho.
Nelson Maia
27/01/2006, 08:47
Bom dia,
Usei na rural, hidrovácuo do opala, cilindro mestre de D20, freio a disco dianteiro. E na traseira, substitui o flange da rural pela de C-10, colocando todo o sistema de c-10, burrinho, sapata, etc. Ficou bom, até o freio de mão ficou instalado.
Para a adaptação do cilindro mestre no hidrovácuo, necessitou prolongar o eixo, uns quatro cm e adapatar um anel de vedação para não escapar o ar.
Será que esta válvula no circuito do freio de trás se faz mesmo necessária ?
abraços
dalmo cruz torres
29/01/2006, 14:35
Caro amigo Nelson, alguns amigos aqui da cidade não colocaram a válvula equalizadora para o freio traseiro, e eles ficaram travando fácil, fácil. Aí a rural fica ` rebolando` perigosamente nas frenagens mais bruscas no asfalto. Agora eu não sei que válvula v/c vai ter que usar, mas, com certeza, alguém aqui do tópico vai poder te informar isso com mais exatidão.
Meu pai não colocou a válvula equalizadora na rural dele, ela rebola feito a Grethi no asfalto, mais o homem é teimoso feito uma mula, e acha que do jeito que está tá ótimo.
galera da ZN, tem vários "desmanches" na Av. Engenheiro Caetano Alvares, perto da Império da Casa verde!!!
na av. Imirim, tem bastante casa de peças!!!
ah, já q falei da Av. Engenheiro, passa no china, é uma loja grande de peças, na esquina da av. imirim e engenheiro, se não tiver lá, vai ser difícil encontrar!!! :concordo:
[]'s da ZN
Já fui lá, não tinha peças de opala, nem f 1000, mas tem de ranger... :concordo:
Alguém sabe se a cuica, o cilindro mestre e as pedaleiras ficariam boas numa F75??? :pensativo:
Aewwww!!!! amanhã chegam as peças da D20: servo cilindro e pedais :dance:
Só queria perguntar se o pessoal que usa as pedaleiras da D20 tem o esquema dos suportes de pedal, ou fotos, só para eu e o mecanico não quebrarmos a cabeça a toa... :parede:
Valeu a a juda de todos !!! :D :concordo:
pessoal vcs tem fotos de como fica instalada a embreagem e como é op passo a passo de ssa in
stalação
Kerosene
15/03/2007, 20:32
Boa noite pessoal....
estive vendo a conversa da turma, e eu num tive esses problemas.
uso pedaleira e hidrovácuo do opala e cilindro mestre da f100 antiga, só com 2 saídas.
Esse cilindro mestre assim como os outros, tem um esquema de ligação onde a roda dianteira é acionada primeiro e somente depois de atingida a pressurização é que aciona a traseira, e como num tinha ligação pra luz de freio, usei a cebolinha de freio do fusca que é com acionamento hidraulico instalada no circuito de freio.... e utilizo o cilindro de roda antigo (pequeno) na dianteira e o moderno (grande) na traseira. Então só quando atolo o pé no freio mesmo que a roda traseira chega a travar.
é bom utilizar cilindros de roda novos, porque com a troca do cilindro mestre por um de maior capacidade, irá aumentar a pressão no circuito, e conexões antigas ou mal debroadas e cilindros maio cansados abrem o bico rapidinho....
Abraço a todos....
Pessoal.
Estive dando uma espiada no assunto e gostaria de resaltar a minha experiência com o negócio.
Já faz uns bons 14 meses que coloquei a pedaleira do opala com servo de kombi e cilindor mestre de f-1000 na Rural e o que notei foi o seguinte:
1) Diferênça gritante na frenagem da joinha, apesar de continuar com freios a tambor nas 4 rodas, a Rural freia muito melhor do que antes - ainda pode melhorar um pouquinho.
2) Não tive problemas com a cebolinha de freio porque uso a do opala no seu sistema original mesmo. A cebolinha fica na pedaleira.
3) com o motor ligado, parece que o pneu está furado tendo um som de ar saindo bem de leve. Na verdade isso é o servo funcionando, ele utiliza da sucção do coletor de admissão para dar mais "leveza" para o freio.
4) embreagem muito dura, a ponto de deixar a perna doendo para manobrar no pátio de casa.
Pretendo, com o tempo, por freio a disco na frente para deixa-la freiando igual a um celta. Mas isso são mehlorias que, por enquanto, não se fazem necessárias.
Queria sabe dos companheiros se a embreagem com pedaleira de opala de vocês também ficou dura e se trocando pela pedaleira de algum carro maior tipo: D-20, S-10, etc... a embreagem pode ficar mais macia.
Aguaardo respostas.
Valeu
José Augusto
15/03/2007, 21:31
Lama, para uma embreagem leve e macia, use o sistema hidráulico do MB-608, bem feito dá para empurrar a embreagem com o dedo mindinho.
José Augusto.
Sabe se é muito difícil a adaptação? Conhece alguém que tenha? Preciso mudar a pedaleira inteira do opala para a do MB-608?
Abraços e obrigado pela dica!
Pessoal.
3) com o motor ligado, parece que o pneu está furado tendo um som de ar saindo bem de leve. Na verdade isso é o servo funcionando, ele utiliza da sucção do coletor de admissão para dar mais "leveza" para o freio.
Valeu
Caro amigo!
Sinto que o servo freio está furado, esse aí já foi!!!!
Ele trabalha com "sucção", mais não suga igual a um aspirador de pó.
Fica "um vácuo" no sistema.
No seu caso o diafragma do servo furou.:putz:
Abraços.
Kim.
José Augusto
18/03/2007, 21:36
José Augusto.
Sabe se é muito difícil a adaptação? Conhece alguém que tenha? Preciso mudar a pedaleira inteira do opala para a do MB-608?
Abraços e obrigado pela dica!
Lama, esse sistema vc instala em qualquer pedaleira, são 2 cilindros, um inferior adaptado próximo a caixa seca que aciona o disco/platô (este deve ser bem fixado pois é ele que faz o esforço), um reservatório para o fluído (é o mesmo usado no freio) que deve ser posicionado mais alto possível em relação aos 2 cilindros, uma mangueirinha que liga o reservatório ao cilindro superior, outro tubo metálico que liga o cilindro superior ao inferior.
O único cuidado é no cilindro superior que deve ser instalado de modo que se tenha todo o curso do embulo casando com o curso total do pedal, quando acionamos a embreagem, o ideal é fazer uma adaptação que permita um ajuste fino.
É um sistema de funcionamento simples, mas que exige uma certa habilidade, tentar enteder ou imaginar como deve ficar adaptação pronta, que permita uma fácil manutenção é o ideal.
Concordo com o Kim, seu sistema de freio deve ter algum vazamento ou o diafragma da cuica está furada, se for cuica vc pode pegar outra ou mandar recondicionar.
Valeu José Augusto, agora acho que vou procurar este sistema para saber quantas latinhas vou precisar para fazer a adaptação e, quando po$$ível, irei estudar a melhor maneira de fazer o serviço.
Acho que o maior problema vai ser achar este sistema pra vender em algum ferro-velho. Na loja deve ser meio caro de mais!!!
Em relação ao meu servo, acho que vou verificar se a mangueira que liga a cuica ao niple do cabeçote não está com vazamento porque o servo foi posto novo e logo que eu retirei a Rural do mecânico percebi o som de "pneu furado". Ou seja, acho meio difícil ser o servo.
Mando notícias.
Abraço.
Valeu também pela dica Kim, quase esqueci de você!!! Hehehehehe.
É bom contar com pessoas mais experiêntes como vocês para dar uma mão de vez em sempre!!!
Abraços!!!
Caro amigo!!
Sempre que precisar é só postar!!!:concordo:
Ajudar sempre é bom.:mrgreen:
Abraços.
Kim.
WAGNER F
17/04/2007, 21:33
Bom dia,
Usei na rural, hidrovácuo do opala, cilindro mestre de D20, freio a disco dianteiro. E na traseira, substitui o flange da rural pela de C-10, colocando todo o sistema de c-10, burrinho, sapata, etc. Ficou bom, até o freio de mão ficou instalado.
Para a adaptação do cilindro mestre no hidrovácuo, necessitou prolongar o eixo, uns quatro cm e adapatar um anel de vedação para não escapar o ar.
Será que esta válvula no circuito do freio de trás se faz mesmo necessária ?
abraços
ola nelson. desculpe a invasão na converssa mas me tire uma duvida.
os furos do cilindro da d20 bate com os 2 parafuso do hidrovacuo do opala
obrigado
marcosmoscz
20/04/2007, 17:12
Alguem sabe qual valvula eu uso no cilindor mestre da f-1000 para não travar os freios traseiros?
marcosmoscz
20/04/2007, 17:23
Para explicar melhor é valvula equalizadora que to procurando
ADRIO DIAS
21/04/2007, 15:12
Se possivel gostaria de saber se é necessario aumentar o diametro daquele parafuso que fica no pé do carburador (para conectar a mangueira do servo freio)?E em caso positivo qual deve ser o diametro certo?
Alfredo_Lobo
01/08/2007, 22:33
Olá Pessoal,
Opções de Servo freio e cilindro Mestre, estou pesquisando de qual carro ficaria ideal para adaptar na AzulMira, já está com os pedais suspenso, tenho em vista a do SANTANA QUANTUM.
Obrigado.
Alfredo Lobo
Barueri-SP
AzulMira (Rural 4x4 ano 1977)
Albert figueiroa
06/11/2013, 10:28
pode por gentileza enviar as fotos da adaptação para " albert.figueiroa2010@gmail.com" por algum motivo nao posso enviar mensagem particular ...
antonio umino
10/11/2013, 14:32
Albert....
Para poder enviar Mp ou receber, vc tem que ter mais de 50 postagens no fórum.
Embora sua entrada seja de 29/12/2011....
vc tem somente 3 postagens....
Mas, com certeza se vc pesquisar vai achar muitas fotos da colocação do Servo freio e cilindro mestre...
Um abraço....
speedmotos
02/12/2013, 21:36
ola pessoal . estou querendo adaptar o servo freio na minha laranja... pesquisei aquele kit completo alguém ja colocou??]
Kit pedaleira suspensa com servo freio Jeep 4 & 6cc - JIPEPAR (http://jipepar.com.br/loja/products.php?2730&sid=1aebd3f758fcc39b58e13e15579f7ad9)
antonio umino
02/12/2013, 22:55
Coloca a pedaleira do Opala.
Tem muito em FV.
O bom é que vc mesmo coloca.
Precisa ter uma Furadeira. uma lima redonda. e ter disposição para encarar ..
A Pedaleira do Opala depois de retirado. Tira um molde dos furos no painel de fogo..Mais ou menos de 15x28.
Depois, com a coluna de direção original. faz com que o pedal do freio fique o mais proximo da coluna. ou melhor dizendo, é bom dar uma entortada neste pedal para que a pedaleira se desloque mais para a esquerda, assim o hidrovacuo e o cilindro mestre fica numa posição melhor dentro do compartimento do motor....
Tenho uma Rural já adaptada com a pedaleira do Opala e hidrovácuo e cilindro mestre da Ford F 1000.441716441720
Precisando é só perguntar.
Ok.
Abraços.
groselha
23/04/2015, 22:10
ola amigo,
Estou com o mesmo poblema do ovelha, to adptando pedaleira de um opala na minha rural e agradeço se vc e mais alguem q poder mim dar umas dicar se possivel com fotos.
abç groselha
Denilsom
24/04/2015, 10:33
Colegas gostaria de saber se alguem usa valvula equalizadora para não travrar as rodas trazeiras, minha rural tem discos na dianteira e lonas trazeiras hidrovacuo do opala com cilindro da bandeirante otimo freio mas se pisar forte arasta a traseira. grato