PDA

Ver Versão Completa : Vazamento manga de eixo



ddr54
20/10/2004, 19:27
Pessoal ,

Mandei a maquina para o mec pois na ultima trilha vazou um oleo verde na ponta do eixo dianteiro lado motorista ( não é freio ).

O mec disse que amassou e eu vou ter que levar em outro mec que trabalha com caminhão para tentar corrigir o problema .

Amanhã vou na oficina tentar entender melhor o caso , mas se alguém já passou por isto , ou tem alguma sugestão .

Por favor , mande ...

Danilo

Eduardo Velo
20/10/2004, 20:34
Danilo , se não foi de freio , foi do diferencial , qdo inclina a viatura se o retentor não estiver bom , vaza mesmo ..., mas é só completar o óleo ...
o problema é que como sai óleo pode entrar água , então abri já esse diferencial que provavelmente tem água nele ...
Amassou o que ??? esse mechanico que mandou em outro ... foge dele ...
Veja se consegue identificar pela foto , onde amassou ...
Onde tem o Retentor segura pra não entrar água e sair óleo do diferencial , na ponta de eixo mesmo vão os rolamentos e o engate 4x4 , só usa graxa , então não pode ter saído daí ...

[]s...

ddr54
20/10/2004, 21:11
Eduvelo ,

Exatamente ,

Vazou quanto cai numa valeta com a roda , o carro ficou travado e bem inclinado .

Vi o oleo escorrendo pelo lado externo da roda e parece que saiu onde entra a cruzeta no eixo .

Também não entendi o que amassou mas ele disse que isto acontece muito com caminhões e oficinas especializadas em caminhões podem recuperar mas ele não tem como fazer .

Amanhã vou até lar ver do que se trata e se der vou tirar umas fotos .

Danilo

ddr54
21/10/2004, 12:08
Eduvelo ,

O mec trocou os retentores , resolveu os vazamentos e mostrou o problema.

Nào sei o nome da peça mas parece uma mão dentro da outra .

Na foto anexa da para ver a peça que abriu , dando uma folga de 10 mm aproximadamente na parte de baixo .

Ele disse que vai tentar consertar mas não sei qual a solução .

Alguma sugestão .

Danilo

Eduardo Velo
21/10/2004, 12:38
Caramba , deve ter sido uma bela pancada heim ...?
Pelo que percebe , bateu com muita força a parte de baixo do pneu e forçou a abertura do Munhão , qdo voltou pra posição normal , a parte inferior ficou aberta ...
Solução mais simples , troca do munhão ...
Como iria ter que trocar mesmo , não custa tentar voltar pro lugar com pouco calor , posicionar numa bela prensa e ir dando pressão aos poucos , se não resolver ... aí troca ...
Acho melhor aproveitar pra trocar esse rolamento , deve ter trabalhado forçado depois da entordada no munhão ...
Aproveita a troca dos retentores pra dar uma geral no diferencial , tira a tampa , troca óleo , examina folga das estrias , cx sat/plan e coroa/pinhão ...

[]s e boa diversão ...

ddr54
21/10/2004, 17:33
Eduvelo ,

A peça que enpenou ( abriu ) é a manga de eixo .

Todos os retentores e rolamentos já foram trocados mas tem uma folga na manga de aprox. 9,5 mm .

Até agora já fomos a três empresas que disseram que faziam o serviço , mas chegando lá eles pulam fora .

Parece que o jeito é trocar a manga mas onde se compra isto ?

Danilo

ddr54
21/10/2004, 19:24
Corrigindo , a peça é mesmo o munhão lado direito conforme vi no manual de manutenção .

Você sabe onde encontro esta peça em SP ?

Danilo

Eduardo Velo
21/10/2004, 19:29
Danilo , ainda não entendi onde abriu ...
O munhão do meu Engesa está bem mais fechado naquela parte de baixo , (indiquei na foto) , pensei que foose ali ..
Tem como indicar na foto onde exatamente está essa folga de 10 mm ???

[]s...

ddr54
21/10/2004, 20:06
Eduvelo ,

Desculpe , foi exatamente onde você indicou na foto .

Danilo

Eduardo Velo
21/10/2004, 20:22
Ah , então tá bão ...
Já que tá perdido , TRUCO ... tira esse Munhão fora e faz como falei anteriormente , leva numa prensa , posiciona bem e da um pouco de calor , com o maçarico de longe , vai dando pressão na prensa e ve se fecha - Como abriu deve fechar tbm - o problema é que ninguém quer ter trabalho pra ficar posicionando a peça , talvez tenha até que fazer algum gabarito ...
Se não conseguir ... , tenta achar nos auto peças da lista aqui do Forum .
Esse Munhão é exclusivo Engesa , se não achar mesmo ... , aí muda os 2 pra F75 ...

[]s... e boa sorte ...

hugo.morais
22/10/2004, 09:09
Danilo e Edu,

Se o problema foi a manga de eixo, ver foto 4, basta você arrumar uma manga de eixo de jipe. Verifique antes, mas tenho "quase" :) certeza que é igual.

Se foi o munhão... ai é bronca, pois além do vazamento que você percebeu você tmb está com a cambagem da roda alterada. Não sei se você conseguirá deixá-la zerada novamente, mas não custa nada tentar.

Na minha camper eu troquei os munhões pelo da E34, ver foto 1, 2 e 3. Pois eles pegam se adaptação o sistema de freio da D10/D20 que é muito mais forte do que o do engesa.

Então, eu procuraria nos desmanches de material militar os munhões da E34, pois aproveita e melhora os freios da viatura, agora tem que alterar aa barra de direção e os terminais, mas fica show.

Agora se você quiser manter a originalidade... tenho uma par de munhões que foram retirados da camper. Qualquer coisa me manda uma MP, blza?

[ ]s,

ddr54
22/10/2004, 10:57
Hugo Morais

Prefiro manter o original .

No meu caso só enpenou do lado do motorista .

Quanto vale os seus ?

Danilo

ddr54
22/10/2004, 15:56
Eduvelo ,

Depois de verdadeira peregrinação por mais de uma dezena de mecanicas aqui na roça de BH , finalmente conseguimos uma que disse que vai tentar desenpenar o munhão externo .

Só que disseram que o eixo também está empenado .

Estou muito preocupado com o custo disto e pergunto se não seria melhor trocar o diferencial completo ?

Se , por exemplo , resolver trocar , quais opções são recomendadas além do Dana original ?

Sds

Danilo

Eduardo Velo
22/10/2004, 18:52
No Engesa , como está o seu , só Dana 30 Engesa com as mesmas ptas de eixo (algumas ACD 10/20 4x4) , sem mencionar relações ...
Agora pra trocar eixo dianteiro completo , pode optar pelo original em desmanches , ou susbstituir por Dana 44 Rural/F75 , aí teria que trocar os 2 , diant. e tras.
Não deve ficar caro esse trampo pra desentortar munhão e eixo , a desmontagem e montagem é simples , a dúvida é ... será que fica bom ??? é pagar pra ver , eu tentaria endireitar antes de partir pra troca definitiva ...
Esse meca que vai fazer o trampo mexe com linha pesada ???

[]...

ddr54
22/10/2004, 19:25
Sim ,

Lá tem eixo de todo tipo , até caminhão , Trator , etc ...

Amanhã vou lá com mais calma conversar com o cara e programar o serviço .

Danilo

Eduardo Velo
22/10/2004, 21:14
Se é oficina de linha pesada ta em casa , os caras tem a manha ...
Como vai mexer no munhão deve tirar o ajuste dos rolamentos sup. e inf. de viragem , não pode ter folga nem ficar muito justo , acho que no manual tem qtas gramas tem que ter de torque , se não me engano são entre 200 e 400 gr ...

[]s...

Edward Wasinski
22/10/2004, 21:46
Danilo,
Os munhões do dif. Engesa para A/C/D-10/20, servem perfeitamente no dif. do jipe Engesa, porém, não são mais resistentes do que o do jipe, como escreveu o caro colega Hugo, são mais frágeis devido às furações da manga. Tenho uma D20 que já quebrou os dois lados, e se vc conversar com o Adenilson da Zanesco, ele pode te falar a mesma coisa, pois ele vende bastante destes munhões para pick-up´s, principalmente do lado direito.
O meu Jipe Engesa usa estes munhões D20, e eu nunca tive problemas por que meu carro não é diesel, ou seja, é bem mais leve....
Qualquer dúvida... tenho um esquema de montagem do dif. dianteiro, na parte dos munhões com todos os códigos de rolamentos, retentores, guarda pó, etc..
Abraços.


Hugo Morais

Prefiro manter o original .

No meu caso só enpenou do lado do motorista .

Quanto vale os seus ?

Danilo 8)

Eduardo Velo
23/10/2004, 11:28
Falae Xara , Não sabia que munhão de ACD 10/20 era menos resistente que o Engesa , pra mim era a mesma coisa ...
Então o Zanesco tem esse munhão ?? Blz ... , ae Danilo se não conseguir voltar pro lugar já tem onde pegar o munhão novo ...
Xará , tem algum motivo para quebar o munhão ?? falta de graxa nos rolamentos ... , esforço em manobra ... ou simplesmente fadiga ???

[]s...

ddr54
23/10/2004, 14:37
Na terça vamos na oficina ver o custo do serviço .

De qualquer forma já procurei por diferenciais neste sabado , encontrei varios , sendo pelo menos 2 de F75 .

Um é traseiro e completo .
O outro o dianteriro e só tem a carcaça .

Vocês sabem qual DANA são eles .

No local é muita bagunça e não dá para ver nada .

Danilo

Marcelo R. A. da Cunha
23/10/2004, 15:10
Se forem da F-75 sao Dana 44.

um abraco Marcelo

ddr54
23/10/2004, 15:51
Ok !

O que tenho que fazer para adpatar o dianterio no Engesa ?

Danilo

Eduardo Velo
24/10/2004, 08:42
Danilo , vc não pode adaptar o eixo de F75 na dianteira e manter o eixo traseiro Engesa , principalmente por diferença de bitola ...
Teria que trocar diant. e tras. por F75 , fica muito bom , se vc tiver quem faça essa adaptação bem feita , manda bala ...

[]s...

NeRo
24/10/2004, 11:09
Danilo...

Aqui tem muita coisa sobre eixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1429

Abraços!

hugo.morais
25/10/2004, 10:38
Danilo,
Os munhões do dif. Engesa para A/C/D-10/20, servem perfeitamente no dif. do jipe Engesa, porém, não são mais resistentes do que o do jipe, como escreveu o caro colega Hugo, são mais frágeis devido às furações da manga.

Edward,

Eu falei que o freio da D20 é muito mais forte do que o do Engesa ;) Não que o munhão era mais forte :)

Acho que na D20 tmb tem o problema do Eixo ser bem mais pesado do que o do Engesa e além do peso do motor. Por isso que os munhões da Pickup E34 quebram tanto... Os meus mesmo vieram quebrados e eu recuperei-os e fiz os devidos reforços para evitar que quebrem novamente, até agora estão perfeitos, mas se ficaram bons realmente só o tempo dirá :D

[ ]s,

ddr54
26/10/2004, 13:51
No meu caso empenou a do lado do motorista .
Quem sabe a gente faz uma composição .
Eu compro o par e te repasso a que você precisa ?

Liquei para a Rota4x4 , eles disseram que tem .
Como moro em Belo Horizonte fica dificil checar a qualidade e se realmente estão oferecendo o que estou precisando .

Porque você não vai lá e verifica in loco , já que esta em SP .

Ai vou ter mais confiança se precisar comprar pois hoje vão tentar desenpenar a peça e o eixo .

Danilo

Giovani Oliveira
02/11/2004, 20:04
E aí, Danilo??!! Como ficou o serviço? O que foi resolvido??

ddr54
03/11/2004, 11:49
A viatura voltou ao combate .
Vou usar por uma semana e sentir a situação .
Pretento levar em um alinhamento para verificar o resultado mas, como disse , vou usar pelo menos uma semana para ter minha propria opinião .

A oficina desempenou o munhão , teve alguns outros pequenos problemas mas enfim só usando para saber .

Danilo

Giovani Oliveira
03/11/2004, 16:40
Estou de olho em um dana 44...se vc precisar, e eu realmente efetuar o negócio, posso vender pra vc. :D :idea: