PDA

Ver Versão Completa : Qual a melhor suspensão Trazeira para baja?



Nanico Ajuru
04/03/2009, 12:40
Olá amigos, estou com uma duvida: Quero erguer um baja e não sei direito qual suspensão eu uso? IRS ou da Kombi 1500 com redução nas rodas????? Onde consigo adaptações pra colocar irs no fusca?

fag.online
04/03/2009, 14:37
Na minha opnião, eu colocaria a com redução de ponta de eixo, ela levanta um pouco e ainda fica reduzida, com uma força legal. Ve se você consegue colocar umas molas na canelinha pra tentar levantar um pouco, eu coloquei as do monza.
Abracos

Nanico Ajuru
04/03/2009, 17:32
Olá fag, pensei em colocar um facão oscilante??? Qual a altura da sua gaiola?

fag.online
04/03/2009, 17:41
Facao oscilante? que é isso? rssss
A minha está com 38cm de vão livre.
Abracos

Nanico Ajuru
05/03/2009, 11:05
Olá Fag, segue uma foto do facão, gostaria de chegar aos 40 cm de altura do solo, pretendo colocar um pneu 255 75 R15 na trazeira e um 225 75 R15 na frente, por isso preciso de uma caixa bem reduzida, aki onde moro as trilhas são bastante travadas, por isso preciso de altura e uma boa rdução!!!

fag.online
05/03/2009, 11:13
Vou medir em casa, dai a tarde posto a altura.
Abracos

pflouis
05/03/2009, 12:23
Olá amigos, estou com uma duvida: Quero erguer um baja e não sei direito qual suspensão eu uso? IRS ou da Kombi 1500 com redução nas rodas????? Onde consigo adaptações pra colocar irs no fusca?

Cara eu uso o sistema original do fusca só os facões com mair pressão e regulagem negativa...fiz um trabalho nos batente para diminuir o curso e um calço nos fações com cantoneiras para n deixar as rodas muito \-/ , ficou com 35 cm do chão a traseira. Uso pneus 225 70 r15 e caixa do 1300 35x8 , não tenho do que reclamar, não enrosca em nada e sobe ate paredes hehe. Claro que o IRS voce conseguira mais altura e caixa mais curta por caixa da relação da kombi 7/36 mas o custo é muito maior. redução nas rodas eh viagem porque alem de ser um sistema bastante pesado, encomoda e a manuntenção eh cara. Procure o meu topico aki no forum e de uma olhada no meu baja para ver como ficou a altura.

Abraço

bajeiro do sul
06/03/2009, 10:53
Olá amigos, estou com uma duvida: Quero erguer um baja e não sei direito qual suspensão eu uso? IRS ou da Kombi 1500 com redução nas rodas????? Onde consigo adaptações pra colocar irs no fusca?
Oi Amigo
No meu baja tenho a IRS da variant, mais macia que da kombi, a relaçao da caixa é da Kombi. pneus 255 x 75 , 40 cm do solo, para mim é a melhor configuração, apesar de ser um pouco mais cara

thiago pupo fonseca
06/03/2009, 13:04
fala pessoal ; coloquei a irs da kombi no meu buggy e nao senti tanta diferenca, a suspensao nao trabalha tanto , mais a frente empina , entao as rodas trazeiras permanecem no chao ,com o auxilio do bloqueio de rodas , facilita tbm.sem contar q o meu , ainda nem esta na regulagem maxima do facao e esta bem alto , abracos

Nanico Ajuru
09/03/2009, 11:36
:pensativo:
Eu tenho um chassi de Variante II completo, com caixa suspensão e tudo, gostaria de dicas de como adaptar essa suspensão no fusca, onde faz, qt custa, só lembrando que eu moro em Aiuruoca-MG cidade pequena e com pouca estrutura, se alguém puder me ajudar fico grato!

Flávio Cadore
09/03/2009, 21:47
:pensativo:
Eu tenho um chassi de Variante II completo, com caixa suspensão e tudo, gostaria de dicas de como adaptar essa suspensão no fusca, onde faz, qt custa, só lembrando que eu moro em Aiuruoca-MG cidade pequena e com pouca estrutura, se alguém puder me ajudar fico grato!

Nanico, a suspensão que vc tem (VarianteII) é melhor do que a do Fusca...é só dar uma levantada nela....

marcelo cenora
10/03/2009, 11:05
desmonta o chassi da variant e desmonta tbm o do fusca, troca a barra de torção do fuca pela da variant, aproveita e deixa regulado com uma altura legal, use o facão da variant que é duplo, aproveita e troca tbm as buchas, dá uma chegada no seu banco, faça as sédes pra alojar os braços de suporte das homocinéticas, solde uma base nova pro amortecedor, faça as cavas das bolachas das homocinéticas, fala pro seu gerente liberar o limite do cheque especial, cuidado com a medida dos pneus pois a suspa da variant II tem a barra de torção mais comprida e o cano externo pode pegar no pneu, lembre-se que tem q mexer na dianteira tbm e se o gerente ainda não liberou o limite esqueça a IRS e faz tudo com o do fusca mesmo, com eixo rígido, só levantando o facão e colocando pneus com altura 75 ou 80, esclareça suas dúvidas no tópico IRS a missão e chega de escrever que já tô cansado.

Flávio Cadore
10/03/2009, 20:18
HiIIIiiiiiiiiiiii, não sei de onde tirei que o cara queria fazer uma gaiola...IRS no Fusca? precisa de "pilas" ou precisa de mão na massa... e uma gaiola????

Lucas Baja
31/01/2012, 15:26
isso que eu iria falar, pra colocar irs no fusca só tendo muito dinheiro mesmo, eu gastei 8 mil no meu fusca e ainda nao terminei, isso por que nao tem irs

Lucas Baja
31/01/2012, 15:59
Nanico Ajuru, tem o site de onde comprou os amortecedores, se voce ja colocou no seu fico, se sim ficou com uma altura boa e sem as roda \/

lucas_moller
31/01/2012, 20:56
ola
Esto montando uma gaiola e pretendo colocar a irs da kombi 94 com a reduçao da kombi antiga, amortecedores da silverado, só me falta escolher q molas usar. Qais os amigos recomendam?

abraço

genhero
31/01/2012, 22:19
amigo lucas, use as molas da kombi mesmo, são as melhores. Dependendo do peso da gaiola ajuste elas no torno. em torno de 600kg, usine elas pra 26mm de diametro.

lucas_moller
01/02/2012, 16:34
ola genhero
Sim vou usar as molas da kombi, oq me falta é saber se tenho q botar umas molas aspirais para ajudar. Meu projeto esta mais focado em ter altura e força, as trilhas daqi sao bem violentas e muito mas muito atolero ehhehehe.
O qe o amigo recomenda?

abraço

FUKETEIRO
01/02/2012, 22:01
Olá amigos, estou com uma duvida: Quero erguer um baja e não sei direito qual suspensão eu uso? IRS ou da Kombi 1500 com redução nas rodas????? Onde consigo adaptações pra colocar irs no fusca?
Olá, na minha gaiola vou colocar da Kombi 98 com as barras usinadas pra 26mm por causa do peso da gaiola, os bajas top de linha que eu vi usam IRS da Kombi, vc tera mais estabilidade e curso na suspensão...hehe, abraço.

Leocoimbra
06/03/2013, 10:30
Pessoal, eu tenho um baja e nao consigo ninguem pra adaptar a suspensao traseira da kombi pra mim. Sou de Divinopolis-MG, nao entendo muito bem dessas coisas e gostaria que alguem me ajudasse nisso.
Obrigado!

Gomes Pride
07/03/2013, 09:12
Então galera ja estive pensando, e gostaria da ajuda de vcs quero fazer uma suspensão duplo A na traseira tbm ja cheguei a ver algo na net acho que foi ate no Youtube, quero eliminar fação e barra de torção, trabalhar com esquema de molas e amortecedor e cambio com homocinética, só preciso de um pouco de tempo e algumas medidas pra começar a fazer um projeto no CAD.
Alguém tem alguma critica sobre essa ideia me ajudem ai vou fazer alguma coisa que sirva para todas as gaiolas para disponibilizar o projeto aqui depois.

Abrs

largadao
29/09/2013, 19:31
boa noite estou montado o meu para fazer trinha ele esta com 60 cm do chao

Diego_Muralha
01/01/2015, 23:59
Bom Dia
Acabei de comprar um Fusca e vou mexer nele para fazer trilhar, gostaria de saber se posso trocar o freio a tambor na dianteira por um a disco de Kombi, a gostaria de sabe se tenho que instalar um sistema de Hidrovácuo, servofreio, como vi em alguns vídeos no youtube, tem um q o cara instala o do palio?E também como posso instalar um sistema com amortecedor em molas em suspensão traseira como na foto a baixo, se tiro o facão ou posso deixar. 488334

digobrazil
02/01/2015, 09:12
Bom Dia
Acabei de comprar um Fusca e vou mexer nele para fazer trilhar, gostaria de saber se posso trocar o freio a tambor na dianteira por um a disco de Kombi, a gostaria de sabe se tenho que instalar um sistema de Hidrovácuo, servofreio, como vi em alguns vídeos no youtube, tem um q o cara instala o do palio?E também como posso instalar um sistema com amortecedor em molas em suspensão traseira como na foto a baixo, se tiro o facão ou posso deixar. 488334


1º - da sim para tirar o freio a tambor da dianteira, mas o da kombi não serve. Teria que ser da brasilia
para ser os discos da kombi, voce teria que trocar a suspensão inteira, alem de ter que trocar as rodas, pois os disco de freio da kombi são 5 furos.

2º è possivel sim colocar um sistema de freio com hidrovácuo. porem requer uma boa adaptação devido a falta de espaço, mas sim, é possivel

3º o sistema utilizado na suspensão traseira do fusca da foto é IRS. As suspensões mais faceis de adaptar é da Variant 2 ou da Kombi, sendo esta ultima mais dura pelo fato da Kombi ser um veiculo de carga e sua barra de torção é muito mais grossa. A maneira mais facil de fazer isso é cortando a suspensão inteira do fusca fora e colocando a outra no lugar.
Lembrando que se colocar IRS, voce tambem tera que trocar o cambio para um que usa homocinetica

basicamente é isso

Bruno Nery
02/01/2015, 20:18
eae blz, entao to construino um baja,ja tenho uma gaiola nesse esquema q vc fez mais com mola e amortecedor do gol,mais achei q levantou pouco, vc saberia me dizer uma outra forma pra deixar mais alta,as trilhas daki sao meio pessadas as erosoes..

vlw desde ja agradeço.

CAPT GOTTLIEB
29/09/2016, 19:36
Meu BAJA está com vão livre de 16 cm (medido do bujão do cárter ao chão). Gostaria de aumentar o vão livre para 22 cm ou quem sabe 25 cm. Os pneus são 185/65/R15. Estou pensando em levantar mais o facão e colocar pneus 185/80/R15. Alguém poderia me dizer quanto vou ganhar em altura? Ajudaria colocar mola espiral nos amortecedores traseiros? Agradeço muito quem souber me informar isto.
536710 536711 536712

FUKETEIRO
29/09/2016, 20:39
Meu BAJA está com vão livre de 16 cm (medido do bujão do cárter ao chão). Gostaria de aumentar o vão livre para 22 cm ou quem sabe 25 cm. Os pneus são 185/65/R15. Estou pensando em levantar mais o facão e colocar pneus 185/80/R15. Alguém poderia me dizer quanto vou ganhar em altura? Ajudaria colocar mola espiral nos amortecedores traseiros? Agradeço muito quem souber me informar isto.
536710 536711 536712
Olá, vc vai ter que partir para pneus 235/75R15 ou recapados com desenho agressivo na medida 215 ou 225/75R15 e deixar a regulagem dos facões com uns 21° aí vc terá em torno de 30cm do cárter ao chão, além de que terá que fazer mangas duplas na dianteira, aí fica top, meu Gurgel está assim, vou anexar umas fotos, hehe, abraço536714536715536716

CAPT GOTTLIEB
30/09/2016, 10:01
Olá, vc vai ter que partir para pneus 235/75R15 ou recapados com desenho agressivo na medida 215 ou 225/75R15 e deixar a regulagem dos facões com uns 21° aí vc terá em torno de 30cm do cárter ao chão, além de que terá que fazer mangas duplas na dianteira, aí fica top, meu Gurgel está assim, vou anexar umas fotos, hehe, abraço536714536715536716

Fuketeiro, muito obrigado pelas suas informações, pois ajudaram muito. Eu uso o meu BAJA 80% no asfalto e 20% na terra. Já o reboquei com um jipe Band até a Serra da Canastra e ele se saiu melhor do que o jipe! Mas realmente está muito baixo e o cárter raspa na terra, quando é muito irregular (tomo cuidado de não bater o cárter). Eu vendi o jipe, pois minha mulher não se adaptou a ele e estou com uma caminhonete idosa, porém confiável. Eu preciso que o BAJA tenha mais de 20 cm de vão livre e se chegar perto de 25 cm seria uma maravilha. Tive uma boa experiência com pneus Genius 1001, em outro off-road e pela sua informação com pneus maiores e regulagem do facão vou conseguir o que desejo. A suspensão dianteira não me traz maiores preocupações, pois se usar mangas de eixo sobrepostas tudo se resolve.
Vou começar a programar o meu projeto. Quando ficar pronto vou postar aqui, com fotos. Muito obrigado.

536736 Meu BAJA tem towbar e assim foi levado para a Serra da Canastra. Pesa apenas 650 Kg, o que para este Jipão foi mera brincadeira. Mas o desempenho dele nas estradas de terra péssimas da canastra foi melhor do que o Jipão e sem judiar tanto do motorista e passageiro. Mas o vão livre precisa mesmo ser mais elevado. O motor 1600 retificado e a relação coroa/pinhão 33x8 permite a ele um bom desempenho no asfalto (rodo a 100 Km/h ou pouco mais) e tem um torque razoável na terra, desde que não tracione nada nem esteja sobrecarregado. É um carrinho muito valente e de manutenção relativamente fácil e barata. Nem penso em me desfazer dele.

536737 E ainda puxa uma velha e prática carretinha Karmann-Ghia (máximo 300 Kg de carga).
Êta carrinho valente! Só falta deixá-lo um pouco mais alto.
Obrigado.

FUKETEIRO
30/09/2016, 13:27
Fuketeiro, muito obrigado pelas suas informações, pois ajudaram muito. Eu uso o meu BAJA 80% no asfalto e 20% na terra. Já o reboquei com um jipe Band até a Serra da Canastra e ele se saiu melhor do que o jipe! Mas realmente está muito baixo e o cárter raspa na terra, quando é muito irregular (tomo cuidado de não bater o cárter). Eu vendi o jipe, pois minha mulher não se adaptou a ele e estou com uma caminhonete idosa, porém confiável. Eu preciso que o BAJA tenha mais de 20 cm de vão livre e se chegar perto de 25 cm seria uma maravilha. Tive uma boa experiência com pneus Genius 1001, em outro off-road e pela sua informação com pneus maiores e regulagem do facão vou conseguir o que desejo. A suspensão dianteira não me traz maiores preocupações, pois se usar mangas de eixo sobrepostas tudo se resolve.
Vou começar a programar o meu projeto. Quando ficar pronto vou postar aqui, com fotos. Muito obrigado.

536736 Meu BAJA tem towbar e assim foi levado para a Serra da Canastra. Pesa apenas 650 Kg, o que para este Jipão foi mera brincadeira. Mas o desempenho dele nas estradas de terra péssimas da canastra foi melhor do que o Jipão e sem judiar tanto do motorista e passageiro. Mas o vão livre precisa mesmo ser mais elevado. O motor 1600 retificado e a relação coroa/pinhão 33x8 permite a ele um bom desempenho no asfalto (rodo a 100 Km/h ou pouco mais) e tem um torque razoável na terra, desde que não tracione nada nem esteja sobrecarregado. É um carrinho muito valente e de manutenção relativamente fácil e barata. Nem penso em me desfazer dele.

536737 E ainda puxa uma velha e prática carretinha Karmann-Ghia (máximo 300 Kg de carga).
Êta carrinho valente! Só falta deixá-lo um pouco mais alto.
Obrigado.
Opa, esse pneu VJ 1001 vai bem também, ainda mais se vc pega asfalto hehe