PDA

Ver Versão Completa : MEXER NA BOMBA DE DIESEL DA RANGER PARA ANDAR MAIS?



FabricioSoares
20/10/2004, 17:46
Alguém saberia me dizer se é possível mecher na bomba de diesel da ranger (motor power stroke 132CV) para ela andar mais?
Além de aumentar o consumo estraga algo?
Como fazer?
Efeitos colaterais?
Reduz Durabiliade?
Vale a pena?

Alguma outra modificação (simples) que valha a pena neste motor?

Queria mais potência, sacrificando um pouquinho do consumo, mas sem prejudicar a durabilidade do equipamento, é possível?

Fabricio Soares

Aurélio
20/10/2004, 18:13
Fabrício,

Tá rolando uma discussão nesse sentido em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6016&highlight=

[]'s

FabricioSoares
22/10/2004, 09:59
Fabrício,

Tá rolando uma discussão nesse sentido em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6016&highlight=

[]'s


Tchê, obrigado, tô indo lá olhar!

Ari Roberto
26/10/2004, 11:03
Bom dia pessoal,
Acabo de cadastrar-me, mas já vinha visitando este forum a algum tempo.
Com relação ao tópico, eu já vi dois sites de oficinas que mexem com moteres diesel.
São eles: www.projetorally.com.br e www.motortecdiesel.com.br
Espero que estes sites possam ajudar-lhes.


Ari Roberto.

ArthurC
26/10/2004, 18:44
Alguém saberia me dizer se é possível mecher na bomba de diesel da ranger (motor power stroke 132CV) para ela andar mais?
Além de aumentar o consumo estraga algo?
Como fazer?
Efeitos colaterais?
Reduz Durabiliade?
Vale a pena?

Alguma outra modificação (simples) que valha a pena neste motor?

Queria mais potência, sacrificando um pouquinho do consumo, mas sem prejudicar a durabilidade do equipamento, é possível?

Fabricio Soares

Fala Fabricio!

Resolveu mandar a garantia pro espaço foi? :lol:

[]s!

FabricioSoares
27/10/2004, 10:01
Alguém saberia me dizer se é possível mecher na bomba de diesel da ranger (motor power stroke 132CV) para ela andar mais?
Além de aumentar o consumo estraga algo?
Como fazer?
Efeitos colaterais?
Reduz Durabiliade?
Vale a pena?

Alguma outra modificação (simples) que valha a pena neste motor?

Queria mais potência, sacrificando um pouquinho do consumo, mas sem prejudicar a durabilidade do equipamento, é possível?

Fabricio Soares

Fala Fabricio!

Resolveu mandar a garantia pro espaço foi? :lol:

[]s!

Mas será assim que só uma abridinha.. de leve..rss.. eles iriam notar?

Walter L. L. Casitta
27/10/2004, 10:42
Fabrício, pra uma “abridinha” na bomba, tem que quebrar o lacre. Sugiro a você, aumentar a pressão da turbina dos 1,1Kg para 1.4Kg...

FabricioSoares
27/10/2004, 12:41
Fabrício, pra uma “abridinha” na bomba, tem que quebrar o lacre. Sugiro a você, aumentar a pressão da turbina dos 1,1Kg para 1.4Kg...

Booa... aumentando a turbina não mexe na originalidade? A Garantia notaria isso? Vc fez? qual o resultado?

Desculpa a chuva de perguntas.. é que gostei de idéia.

Walter L. L. Casitta
27/10/2004, 13:31
Eu mesmo fiz, e consegui chegar em 1.4Kgf encurtando a haste da válvula Waste-Gate dando 9 voltas. Não sei se na sua Ranger seriam as mesmas 9 voltas.
Eles não vão perceber, a menos que você reclame algum problema no motor, e em ultimo caso é só voltar como era antes.
Também instalei um manômetro de pressão p/ saber até onde chegar. Se não quiser instalar um manômetro pra não chamar a atenção do pessoal da assistência técnica, leve para um profissional em turbinas, que ele vai fazer o serviço com o pé nas costas.
No meu caso a Ranger ficou bem mais esperta, acelera bem melhor, já que agora ela alcança os 1,1Kgf bem mais rápido que antes e voltou a manter a velocidade nas subidas em quinta marcha, mais ou menos como era antes de instalar os BF33. Valeu a pena!

FabricioSoares
28/10/2004, 08:47
Eu mesmo fiz, e consegui chegar em 1.4Kgf encurtando a haste da válvula Waste-Gate dando 9 voltas. Não sei se na sua Ranger seriam as mesmas 9 voltas.
Eles não vão perceber, a menos que você reclame algum problema no motor, e em ultimo caso é só voltar como era antes.
Também instalei um manômetro de pressão p/ saber até onde chegar. Se não quiser instalar um manômetro pra não chamar a atenção do pessoal da assistência técnica, leve para um profissional em turbinas, que ele vai fazer o serviço com o pé nas costas.
No meu caso a Ranger ficou bem mais esperta, acelera bem melhor, já que agora ela alcança os 1,1Kgf bem mais rápido que antes e voltou a manter a velocidade nas subidas em quinta marcha, mais ou menos como era antes de instalar os BF33. Valeu a pena!

Tchê! Boa! Boa não..otima dica!

Vou fazer isso logo após o feriado e posto aqui o resultado, visto que vou dar uma viajada e aproveito para amaciar um pouco mais o motor antes de fazer isso, ele esta com 900Km.

Realmente... os BF 33 parece que consumiram com o torque em baixa, as vezes empresto a Ranger para minha namorada, e ela vive apagando, quem não é acostumado apaga em subidas, pq tem que acelerar p arrancar.

Vou fazer mesmo e te digo.

Pergunto mais uma coisa, Body Lift. vc tem né? Além de dar problema grave na garantia (já me informei) vejo como uma mudança meio drástica, mas queria dar mais curso na suspensão da frente.. e levantar mais, não estou vendo outras maneiras, como foi a sua experiencia, gostou? quanto gastou? efeitos colaterais?

Obrigado...

amithai
28/10/2004, 12:03
Primeiro vc se deu mal comprarndo esse carro...devia ter esperado o modelo 2006 ou entao vc vai troca-la pelo 2006?
Pq quer aumentar a potencia do powerstroke, ele eh bom para caramba....vc botou um 33?
Dane-se a garantia!!! Os caras sao burrros...eles nem vao olhar se vc mexeu ou nao na bomba...eh so fazer tudo direitinho sem deixar marca de chave...se quebrar o lacre...sei la...vc jura q nunca teve e q nem sabe o q eh isso....falar q vc ja passou com ela em uma autorizada antes p qq problema...mas se nao der problema na bomba ninguem vai sair olhando o lacre de bomba!! Entendeu? Leve em alguem q entenda eu pessoalmente so conheço burros que so entendem de motores diesel antigos e nao sabem nem o q eh TGV...
Abraços
Amithai

Walter L. L. Casitta
28/10/2004, 15:17
O Amithai ta meio nervosão hoje! :D

Gastei R$1070,00 na época. 1 ano atrás. Os efeitos colaterais são quase todos conhecidos:
1- Ajuste entre o console alvanca do câmbio que ainda não resolvi. Já tenho a solução, falta tempo. :roll: Que vergonha ta fazendo um ano! Os instaladores da Keto devem ter uma também.
2- Perda de estabilidade. Muito pequena. O BF33 piora bem mais e agente acustuma logo. :wink:
3- Minha mãe e minha sogra sofrem ao embarcar e desembarcar. :roll:
4- Olho gordo... :shock:

amithai
28/10/2004, 15:48
Tô nervoso, tô nervoso, isso passa.... PASSA???!
De repente a gente tá com uma pontinha de inveja desse tal dono de ranger 2005, eh, he!!! Mas realmente vc devia ter esperado. Será q vai ser muito mais cara? Ela já eh a mais cara.... EU PESSOALMENTE COMPRARIA UMA L200, pq? Pq ela é liinda!!!
Mas esse negocio de mexer no Powerstroke eh besteira(cara n faz isso, pq vc comprou esse carro, pq nao comprou o v6?)...ele eh forte p cacete...agora nao tenho culpa se vc vai querer ficar andando por ai de 33(olha ai o olho gordo)...já sei....ta vendo ninguem te ajuda nesse forum, so eu! Poe o 33 e poe uma relacao mais curta de diferencial tipo o 1:4,1 e ta resolvido o problema de torque(era vc q queria botar o 33 e ta com medo do torque..se for tudo bem, se nao eu nao vou ficar relendo tudo de novo)...so q ai vai haver um problema......O FAMOSÍSSIMO TRANCO!!!...ah, ja sei ...so acontece comigo, tudo bem.....
Walter tua mãe e tua sogra ou tua vó DETESTAM andar no seu caminhão de dois andares, eh eh eh!!!
Q absurdo essa historia de alavanca hein?
Abraços e desculpe a sinceridade.
Amithai

Klendatu
28/10/2004, 16:28
A RAnger 3.0 não vei ser modelo 2006, vai ser 2005 "e 1/2", por isso que complica a vida da 2005

FabricioSoares
29/10/2004, 15:42
Tô nervoso, tô nervoso, isso passa.... PASSA???!
De repente a gente tá com uma pontinha de inveja desse tal dono de ranger 2005, eh, he!!! Mas realmente vc devia ter esperado. Será q vai ser muito mais cara? Ela já eh a mais cara.... EU PESSOALMENTE COMPRARIA UMA L200, pq? Pq ela é liinda!!!
Mas esse negocio de mexer no Powerstroke eh besteira(cara n faz isso, pq vc comprou esse carro, pq nao comprou o v6?)...ele eh forte p cacete...agora nao tenho culpa se vc vai querer ficar andando por ai de 33(olha ai o olho gordo)...já sei....ta vendo ninguem te ajuda nesse forum, so eu! Poe o 33 e poe uma relacao mais curta de diferencial tipo o 1:4,1 e ta resolvido o problema de torque(era vc q queria botar o 33 e ta com medo do torque..se for tudo bem, se nao eu nao vou ficar relendo tudo de novo)...so q ai vai haver um problema......O FAMOSÍSSIMO TRANCO!!!...ah, ja sei ...so acontece comigo, tudo bem.....
Walter tua mãe e tua sogra ou tua vó DETESTAM andar no seu caminhão de dois andares, eh eh eh!!!
Q absurdo essa historia de alavanca hein?
Abraços e desculpe a sinceridade.
Amithai


Pessoal, como novato por aqui, antes de mais nada gostaria de expressar o quanto estou gostanto desse forum, algo útil, prático e que se aprende coisas novas. Nem para responder e-mail tenho saco, mas agora tô sempre por aqui.

A minha ainda não é tão alta e minha mãe e minha vó odeiam subir, altura bom mesmo pra guri solteiro que carrega menininhas de saia, se for educado daqueles que vai abrir a porta melhor ainda, infelizmente não é meu caso.

Para comprar essa camionete teve também a infuencia do meu sogro que tem uma Ranger 2001 CD PS com penus 33, que sempre achei linda, posto abaixo uma foto dela tirada na praia com a sogrinha na pilota.
E sabem como é né.. pilha de sogro pesa em dobro...

Não imaginei que daria tanta polêmica com relação a ser mico ou não.. bem, tá feito, sem volta pelo menos pelos próximos 2..3..anos.. então o negócio é ama-la e ser feliz...rss.. nem quero saber dos detalhes dos novos motores Common Rail, é melhor não saber (nem andar em um).

Posto aqui mais uma foto da mimosa, já de parachoques e alargadores pintados a espera da frente cromada (ganhei de brinde mas não chegou ainda) e aproveito para comentar o fato que analisando todos os posts aqui de suspensão de ranger reparo que só se fala em arquear as molas traseiras (o q pode ceder ou deixar um pouco mais duro...)é então que notei que não era necessário subir a suspensão traseira da minha pq já veio bem alta, analisando melhor ví que tem um calço (parece uma bigorna) entre o eixo do diferencial e o feixe de molas (veja foto abaixo) e daí pergunto, a de vcs também tem? do mesmo tamanho? Para ergue-la sem mexer na originalidade não é só por um calço mais alto com grampos maiores? lanço essa ideia no intuito de tentar colaborar com algo..pq até agora tô prestando nó p fazer perguntas. Posso estar falando besteira e ser algo que todas as rangers tem.. o q acham?

Com relação a pneus 33 x torque, não sei se é pq não tá amaciada, ou pq não tem TGV ou pq to mal acostumado, mas não tem um buraco e sim uma CRATERA no torque dos 1000 a 2000 RPM.

Ah.. mais uma perguntinha.. como faço um album aqui no foum p aparecer o link nas minhas mesagens?

Atenciosamente,

Fabricio Soares
http://www.vigillare.com.br/4x4/rangerFernando.jpg

http://www.vigillare.com.br/4x4/rangerFA1.jpg

http://www.vigillare.com.br/4x4/calco.jpg

Walter L. L. Casitta
29/10/2004, 19:48
Fabrício,
Levantar a suspensão traseira é o de menos. Essa idéia que você teve é conhecida lá no USA como”add a block”e funicona. Tem também a mais simples chamada de “add a leafs” que basicamente se adiciona uma lâmina mais curta ao feixe de molas e pelo que andei lendo não endurece a suspensão como andaram dizendo por aqui. Mas como eu nunca testei, não poderia afirmar isso também. Só nunca arqueai as molas. Isso é pra dono de Rural e jipe que de 6 em 6 meses tem que arquear de novo.
Se fosse para uma S10 alongaria os jumelos. Isso sim eu já fiz e funcionou anos e anos sem problema, mas na Ranger é mais complicado.

Agora, já que você insiste em apertar os parafusos das molas dianteiras, tente o seguinte (com a Ranger no chão, não use macacos ou cavaletes ainda), para modificar 2 itens:
1-Ali no braço inferior, aonde vai aparafusada a haste do amortecedor (com 2 parafusos), solte os parafusos coloque alguma coisa para servir com espaçador entre suporte do amortecedor e o braço inferior, pode usar duas porcas pra isso desde que tenham no Maximo 10mm de espessura.
Parafuse tudo junto de vota. Só que agora vai ter que usar parafusos mais compridos (use parafusos decentes, de aço 8.8 pelo menos).
Isso eu espero, vai te dar mais uns 3cm de curso para baixo na suspensão dianteira. Levante com um macaco e dá uma olhada na cara da junta homocinética (escreve assim?) pra ver se está tudo OK.

2- Agora, isso é diferente entre a minha e a sua Ranger e eu não sei bem o que fazer no seu caso. O que tem que ser feito é abaixar os batentes da suspensão na mesma proporção a dos espaçadores que usou na haste do amortecedor. A minha Ranger usa batentes quadrados de borracha e a sua são bem maiores, redondos de poliuretano, e não sei com são fixados. Ache a solução e me fale.
A intenção aqui e limitar o curso da suspensão para cima diminuindo a possibilidade dos 33 peguem no para lamas.
Resumindo: com isso mudamos os limites superiores e inferiores da suspensão, é uma gambi sim, mas é o que se pode arranjar e talvez muito melhor que só aperta os parafusos, é um lift de pobre mesmo.

Agora Atenção: Isso é uma teoria, nunca fiz isso na Ranger, então não sei como vai ficar a geometria da suspensão ou a durabilidade das juntas Homocinéticas. Ja fiz algo bem mais complicado num Samurai 97 que ficou perfeito com 31 e algo parecido numa Hilux 4x2 e o sujeito ficou satisfeito, pelo menos os pneus dele não pegaram mais nos pára-lamas quando passava nos quebra-molas. O mais doido que teste e nos conte...

Quanto ao buraco a que se refere no torque entre 1000 e 2000RPM é normal. É que a turbina só enche o motor a partir do 1800RPM, acontece isso com a minha também e esse efeito deve ser menor com o TGV que enchem o motor em rotações mais baixas. O 33 só piora.

amithai
22/12/2007, 23:40
Galera, eu devia ta num dia ruim mesmo...lendo isso hoje!! Agora EU to querendo aumentar a potencia do meu PS. Q q eu faço, abro a bomba e rodo o parafuso do TGV???

Edintruder
23/12/2007, 16:01
Galera, eu devia ta num dia ruim mesmo...lendo isso hoje!! Agora EU to querendo aumentar a potencia do meu PS. Q q eu faço, abro a bomba e rodo o parafuso do TGV???

Achei estranho ler um tópico aonde dissesses que discordavas, mas como o mundo dá voltas e quando cospe pra cima cai na cara (parei de falar mal de L200! Ahahahah!.
Respondi no teu tópico...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35288

amithai
23/12/2007, 17:23
Mas ai Walter, vc diminui o curso da suspensão ....e fica legal????

Edintruder
23/12/2007, 21:23
Amithal, ele não mexeu na suspensão não. Apenas deu uma sujestão de solução.

amithai
23/12/2007, 23:53
eu sei..ele botou o BL...mas será que não fica muito curto o curso e dar pobrema(neste caso)?

Edintruder
24/12/2007, 10:19
Na verdade não altera o curso da suspensão. Fica igual a original.

amithai
24/12/2007, 15:24
Entã o estresse seria só em cima das homocinéticas? O que limita o curso da suspensão pra baixo é o amortecedor?

Edintruder
24/12/2007, 18:00
Isso mesmo. O aortecedor ainda pode ser recuado cerca de 3 cm se calçar a haste rosqueada por baixo, porém se forçar pode quebrar a homocinética por trabalhar em ângulo maior do que o normal ou pode soltar uma trizeta de dentro das tulipas.

Pequeno jr
27/12/2007, 23:14
Galera,

Como tinha falado antes, pela primeira vez foi feito o serviço de bomba injetora na RAnger após os 280.000km/rodados. Andando na rua, muitos ja chamavam a RAnger como veículo de combate a dengue. (Jorge T Sa -- Essa tem volta)

A brincadeira não ficou muito barata, mas valeu a pena. O custo ficou em R$2400 e foi feito os seguintes serviços:
- Troca da carcaça completa da bomba devido a corrosão das paredes da original do veículo;
- Troca dos 4 bicos injetores (Se eu soubesse que teria que fazer isso tinha encomendado os do Rasch)
- limpeza do sistema;
- Colocação da bomba no ponto correto (A Ranger estava completamente fora do ponto)
- Verificação dos itens correia dentada, poliV, tensores;
- Limpeza do intercooler e do sistema de arrefecimento;

Resultado após tudo isso. Ela voltou a andar normal e talvez um pouco a mais do que ja foi um dia. Retomadas de velocidades estão bem mais rápidas como tbm saindo parado até os 80 por hora esta bem rapida.

Fumaça .. acabou quase completa voltando a normalidade de veículo Diesel.

E o consumo que estava na casa de 8,2 a 9 voltou a casa dos 10,8 na primeira medição até o momento.

Amanhã vou para a estrada para o Rio de Janeiro e vamos ver como ela vai se sair na estrada, consumo e desempenho.

amithai
27/12/2007, 23:29
Meio caro...alguém sabe quais as diferenças dos bicos originais pelos do Rasch? Ele próprio os desenvolve?

Edintruder
28/12/2007, 00:13
No Ariel da Bareta tinha a bomba e bicos da 2.8 semi novos por esse preço. Ia ficar com um rendimento bem superior do que uma 2.5.
Mas então, parece caminhonete nova de novo???
A minha está com os bicos fumados, e a primeira coisa que se nota é que tá com "pegada" boa em regime baixo pois abri a bomba, mas quando o giro sobe o torque desaparece... Por exemplo, de 0 a 80km/h com 33" vai junto com 2.8, mas até 100 o troço se arrasta pois foge do giro que está com melhor torque. De 0 a 100 to perdendo pra 1.0, mas de 0 a 80km/h to passando por cima! Vai entender...
A final dela nesse momento com pneus 33", 3 passageiros e bicos fumados está em 138km/h no painel e cerca de 155km/h no painel de um Gol 1000 G3 que andava comigo. O vexame foi que o golzinho abriu e me passou, com muito custo, mas passou. (tive que aturar muita piada depois).
Vou ter que parar a minha obra em casa e fazer uma caixinha para o Rasch, pois até Ecasport vai me podar assim...

amithai
30/12/2007, 17:46
Hehe, chega a 80 o carro se toca, percebe que tá de salto alto e pisa no freio...carro inteligente!!!