PDA

Ver Versão Completa : Caí no buraco e a roda ficou bamba

Riptide
03/03/2009, 23:16
:???:Pessoal,
vejam se vcs podem me ajudar.:concordo:
Há duas semanas, cada vez que meu jeep passava num buraquinho, a roda dianteira direira ficava bamba fazendo um monte de barulho:roll:. Eu parava o Jeep e voltava a andar tranquilo, mas a cada buraco no caminho da oficina (que graças a deus tava perto) a roda ficava bamba novamente e parecia que ia quebrar. Cheguei na oficina e o mecânico falou que o rolamento estava quebrado e tive que trocar.:parede:

Bom... hj fui até a praia, dei uma boa volta e quando estava chegando em casa, cai num grande buraco e novamente a roda dianteira direita ficou bamba:parede:. Parei o jeep, e fui andando de vagar até em casa sem passar em nenhum buraco, mas o jeep foi normalmente.

Minhas dúvidas:
- Será que o problema realmente era o rolamento?:pensativo:
- Se o problema era o rolamento e foi trocado, ele pode ter soltado no buraco e voltado pro lugar? :pensativo:Eu já estava andando com o Jeep há duas semanas e não dava problema algum. Antes de trocar o rolamento, a cada curvinha e buraquinho a roda bambeava.
-Que outro tipo de problema pode estar acontecendo?:pensativo:

Desde já agradeço pela ajuda de vcs.:concordo:
abração,

Baria
04/03/2009, 00:26
Riptide,

Quando trocar os rolamentos também é necessário verificar as mangas de eixo, onde o rolamento cônico é fixado, assim como deve-se verificar se a arruela de trava foi posicionada e travada corretamente após aperto do rolamento. Como não consegui colocar foto da peça abaixo tem o site da empresa que normalmente compro estas peças. Na busca digite "manga" que trará todas as peças que compõem o conjunto.

http://www.garra4x4.com.br/ (http://www.garra4x4.com.br/)

Abs.

aareal
04/03/2009, 00:42
O que seria a roda ficar bamba???

Isso tá com cara de shimmy!!

Dá uma olhada nos terminais e caixa de direção, rolamentos de munhão e roda (inclusive pré-carga), ângulo de cáster (trocou os jumelos por maiores?).

Boa sorte!

Riptide
04/03/2009, 00:55
Riptide,

Quando trocar os rolamentos também é necessário verificar as mangas de eixo, onde o rolamento cônico é fixado, assim como deve-se verificar se a arruela de trava foi posicionada e travada corretamente após aperto do rolamento. Como não consegui colocar foto da peça abaixo tem o site da empresa que normalmente compro estas peças. Na busca digite "manga" que trará todas as peças que compõem o conjunto.

http://www.garra4x4.com.br/ (http://www.garra4x4.com.br/)

Abs.

Baria,
o mecânico deveria ter conferido essas mangas tb não?
De qualquer forma, já é uma informação pra eu bater lá com ele. Obrigado.
abs,
Bernardo

Riptide
04/03/2009, 01:03
O que seria a roda ficar bamba???

Isso tá com cara de shimmy!!

Dá uma olhada nos terminais e caixa de direção, rolamentos de munhão e roda (inclusive pré-carga), ângulo de cáster (trocou os jumelos por maiores?).

Boa sorte!

AAreal,

a roda bamba é tipo isso: [ame=http://www.youtube.com/watch?v=KxvIGjs8j1Q]YouTube - Roda um pouco empenada[/URL]
Mas no meu caso, a roda não está empenada, é como se deslocasse e ficasse folgado num eixo e com isso rodava bambeando, mas a sensação e visão é parecida com a do vídeo.
Os jumelos são novos, mas já estavam no jeep quando comprei e ele não dava este problema. Começou a dar o problema quando deixei no mecanico pra trocar a tampa do cambio, os calços e tirar a folga da direção. Será que ele pode ter feito alguma coisa que ocasionou esse problema?

abs,
Bernardo

edgar
04/03/2009, 17:39
Veja só...se foi tirar a folga da direção, provavelmente a criatura fez algum ajuste com a talhadeira...

Bota um zequinha dentro do jeep, manda ele girar a direção para os lados. Olha primeiro a caixa de direção, ve se ela não esta se mexendo, vai que esta solta da longarina.....
Da caixa de direção sai o braço pitman que é encaixado ali. N ponta do pitman tem uma barra que vai la para frente do jeep. Nas dua pontas desta barra tem um sistema de encaixe que tem que estar bem firme. Em quanto o zequinha mexe a direção voce olha se não tem folgas ali.
Depois vai pra o sistema de braços que interligam as rodas....olha se tem folga nos terminais, um em cada roda em um terminal central.....tem que estar tudo justo !
Tambem tem o pino de centro...ali tem uma bucha de bronze que é especial para fazer folga...com certeza tem folga ali ! Olhe bem para o parafuso e veja se ele não rebola pros lados.
Depois, bota o macaco, levanta a roda e pega o pneu com uma mão na parte de cima e uma mão na parte de baixo....faz um movimento alternado como se tentasse arrancar a roda fora....se tiver folga grande é quaser certo que é rolamento dos tocos. Movimenta a roda com a mão como se fosse fazer curva e sente se não faz um ruido/vibração ....tambem é rolamento de toco moido ou mau instalado.
Gira a roda com a mão (como se fosse andar) e escuta o barulho...não deve roncar ou fazer tuc tuc tuc.....se muito um chiado bem baixo e muito uniforme.

Aproveita e troca o mecanico....tem umas criaturas que pensam que jeep é assim mesmo, é normal dar problema...
Pensa em meter a mão na massa, esta parte de direção não é um bicho tão feio assim

Riptide
04/03/2009, 19:53
Veja só...se foi tirar a folga da direção, provavelmente a criatura fez algum ajuste com a talhadeira...

Bota um zequinha dentro do jeep, manda ele girar a direção para os lados. Olha primeiro a caixa de direção, ve se ela não esta se mexendo, vai que esta solta da longarina.....
Da caixa de direção sai o braço pitman que é encaixado ali. N ponta do pitman tem uma barra que vai la para frente do jeep. Nas dua pontas desta barra tem um sistema de encaixe que tem que estar bem firme. Em quanto o zequinha mexe a direção voce olha se não tem folgas ali.
Depois vai pra o sistema de braços que interligam as rodas....olha se tem folga nos terminais, um em cada roda em um terminal central.....tem que estar tudo justo !
Tambem tem o pino de centro...ali tem uma bucha de bronze que é especial para fazer folga...com certeza tem folga ali ! Olhe bem para o parafuso e veja se ele não rebola pros lados.
Depois, bota o macaco, levanta a roda e pega o pneu com uma mão na parte de cima e uma mão na parte de baixo....faz um movimento alternado como se tentasse arrancar a roda fora....se tiver folga grande é quaser certo que é rolamento dos tocos. Movimenta a roda com a mão como se fosse fazer curva e sente se não faz um ruido/vibração ....tambem é rolamento de toco moido ou mau instalado.
Gira a roda com a mão (como se fosse andar) e escuta o barulho...não deve roncar ou fazer tuc tuc tuc.....se muito um chiado bem baixo e muito uniforme.

Aproveita e troca o mecanico....tem umas criaturas que pensam que jeep é assim mesmo, é normal dar problema...
Pensa em meter a mão na massa, esta parte de direção não é um bicho tão feio assim

Valeu pelas dicas Edgar,
suas palavras foram bem encorajadoras. Vou chegar em casa agora e fazer todos esses procedimentos pra tentar identificar o problema.
Abração,
Bernardo Riptide

Riptide
11/03/2009, 15:02
O mecânico me ligou e falou que o problema eram as buchas do jumelo que estavam moídas.
Falou que trocou e parou o shimmy.
Quero só ver. Quando eu pegar o Jeep eu posto aqui o resultado.

edwint
24/03/2009, 13:12
tome cuidado, tem um jg de parafusos se nao me engano 6 , que prende o flange no munhao, eles as vezes se soltam o mesmo roçam, da uma olhada, visualmente vc pode ver...

leopoldo
24/03/2009, 18:46
A regra de bom senso manda que:

Após a queda ou impacto considerável, o jeep passe por uma verificação por danos ocultos.

Esses danos podem ser classificados em: empenamentos (torções) e/ou trincas/fraturas/rupturas.

O shimmy é consequencia de que algo não está bem.

Em um posto de alinhamento pode-se ver se o eixo não entortou ou se a roda não entortou. Esse é o 1º passo.

Depois, a inspeção minuciosa é em casa ... remover as rodas do eixo dianteiro e verificar folga de munhão, recalibrar a carga dos rolamentos, e verificar se os parafusos de fixação das mangas estão todos lá;

O ideal seria magnaflux nos parafusos e na manga.

Verificar também o chassis.

Isso é o mínimo.

Menos que isso é chutômetro ou pagar para ver.