PDA

Ver Versão Completa : Cortar curvada a ponta do tubo para soldar.



cacanakagi
03/03/2009, 12:15
Pessoal, o que vcs usam para cortar a ponta do tubo para soldar???
Já vi usarem aquelas brocas tipo freza, mas pelo q vi, é necessário ter a máquina também... O que fazer para cortar de forma correta a ponta do tubo para soldar melhor?

Marcelo A. Marchiodi
03/03/2009, 15:33
Amigo, se você esperar um pouco (dentro de um mês + ou - terei o custo) logo estarei com o meu projeto finalizado, veja na foto anexa. Farei sob encomenda, assim como faço com os dimples dies.

Nos EUA tem muito desse tipo, liga-se uma furadeira comum na ponta da haste onde vai a serra copo no diâmetro do tubo a ser soldado, prende-se o tubo na morsa e seja feliz! Corta até 60° e tubos de até 2" 1/2 de diâmetro.

Flávio Cadore
03/03/2009, 19:27
Marcelo, muito legal e útil esta sua máquina...
Vou te dar uma dica: a serra copo deve ficar o mais próximo possível do tubo a ser serrado porque a serra vibra muito. E a rotação da furadeira deverá ser baixa também, o problema é que não é qualquer furadeira que tem baixa rotação.
Um abraço.

Marcelo A. Marchiodi
03/03/2009, 20:16
Valeu Flávio!:concordo:
Esse era um problema que ia enfrentar no meu projeto, aí vendo o que os americanos fazem, resolvi "nacionalizar"!:mrgreen: Assim como fiz com os dimple!
Quanto a vibrar, tá tranquilo, serão usados 2 rolamentos lineares e haste cromada. A rotação não interfere tanto (claro, desde que não seja muito alta), pode ser usada uma boa furadeira normal, geralmente elas não passam de 2500 rpm.

cacanakagi
04/03/2009, 09:03
Cara... òtimo o seu projeto... muito bom mesmo... mas se for pra fazer isso, é mais fácil colocar a morsa baixa (igual a de Polikorte) na base de uma furadeira de bancada... Não disse que seria melhor, apenas mais fácil/barato...

Fabio.LS
05/03/2009, 10:17
Alô Marcelo!

Tenho interesse nesta ferramenta.
Quando tiver o custo dela definido, não esqueça de avisar a nós aqui!

Abração a todos!

Marcelo A. Marchiodi
06/03/2009, 15:38
Alô Marcelo!

Tenho interesse nesta ferramenta.
Quando tiver o custo dela definido, não esqueça de avisar a nós aqui!

Abração a todos!


Ok Fábio, fique tranquilo, logo colocarei um tópico aqui.:concordo:

leobnaval
07/03/2009, 01:10
A rotação não interfere tanto (claro, desde que não seja muito alta), pode ser usada uma boa furadeira normal, geralmente elas não passam de 2500 rpm.

É não interfere quase nada é a toa que se usa certa rotação para cada tipo de material a ser furado, usinado, etc.:parede::parede::parede::parede:

Abraços

Marcelo A. Marchiodi
07/03/2009, 15:43
É não interfere quase nada é a toa que se usa certa rotação para cada tipo de material a ser furado, usinado, etc.:parede::parede::parede::parede:

Abraços


Já que você sabe tanto... brinde-nos com um pouco de sua extensa experiência profissional e vasto conhecimento. E não esse comentário medíocre que não acrescentou nada ao tópico...:rolleyes:

Alvaro Pereira
07/03/2009, 20:20
Tenho interesse nesta ferramenta.
Quando tiver o custo dela definido, não esqueça de avisar a nós aqui!(caramba copiei do fabio)



Alô Marcelo!

Tenho interesse nesta ferramenta.
Quando tiver o custo dela definido, não esqueça de avisar a nós aqui!

Abração a todos!

leobnaval
08/03/2009, 11:27
Marcelo não tenho tanta experiência na área, não...

Inclusive gostaria de parabeniza-lo pela confecção dos dimple dies, exelente produto se usado com critérios a maioria dos procedimentos industriais são normatizados vizando a segurança e não no olhometro como andam fazendo...(eu acho que se usar a 10 mm da borda).

Vou lhe dar um brinde então:

Diâmetro da serra copo x rotação (RPM) para aço rápido ex. aço 1020

14-25 mm______________580 a 350 RPM
27-51 mm______________325 a 170 RPM
52-76 mm _____________165 a 115 RPM

Marcelo como pode ver a rotação é bem próxima dos 2500 RPM simplesmente sem comentários (a minha furadeira manual atinge 2800 RPM)...

E este serviço pode ser muito bem efetuado com uma furadeira de bancada com regulagem de RPM (até as mais baratas posuem).

Abraços, Leo

leobnaval
08/03/2009, 11:34
Cara... òtimo o seu projeto... muito bom mesmo... mas se for pra fazer isso, é mais fácil colocar a morsa baixa (igual a de Polikorte) na base de uma furadeira de bancada... Não disse que seria melhor, apenas mais fácil/barato...


X2 !!!!!!!

Abraços, Leo

leobnaval
08/03/2009, 11:37
E Marcelo seu projeto aparenta ser realmente muito bem elaborado, vale a pena verificar se o custo final compensa será uma exelente ferramenta se possuir a regulagem de rotação e outras melhorias que vem com o tempo e utilização.

Abraços, Leo