Ver Versão Completa : Ranger engasgando ajuda!!
Moisés S.M
02/03/2009, 18:06
E ai pessoal,to com um probleminha na v6,é assim: Todo dia quando ligo ela não importa a hora ela da aquela subida d giro normal só q dpois quando o giro cai ela fica ameaçando a morrer, e se pisar no acelerador o giro não responde tipo parece q o carro perde toda a força só q se esperar uns 15 a 20 seg depois d bater o arranque ela fica normal é só pisar e ir embora,o meu problema é pq ela não tem ganho d força assim q ligo,será q é o sensor da lenta????ou bico injetor entupido???o motor tá em dia,troquei velas,óleo,filtro de ar,filtro d óleo,fiz limpeza com aqueles produtos da STP,me falaram q dá pra tentar limpar o sensor da lenta isso procede????se alguem souber d algo to na espera...valeu!!!
João Fellipe
02/03/2009, 19:01
Meu camarada aki em casa tem uma ranger dessas, nao é minha é um otimo carro pena q ela é 4x2 pra mim nao serve, mas ela tava assim e trocaram o motor de passo da injeção e melhorou ... nao entendo nada de motor a gasolina nem sem se existe motor de passo da injeção mas q trocaram isso trocaram ...
LEONARDORAZO
03/03/2009, 00:04
Moisés, tem GNV na tua Ranger ???
Moisés S.M
03/03/2009, 17:03
Ela tem sim,mas uso muito pouco ele,pra falar a verdade faz tempo q não uso,é q veio com ela mas não so muito fã do gnv!!!Hj fui no meu mecanico e ele limpou a o sensor da lenta com um produto em spray e saiu muita sujeira e dpois ficou bom,vou testar amanha com o motor frio.
Anthoniusnikos
03/03/2009, 21:07
Moises. Melhor limpar antes os bicos de injeção. Quando se usa gasolina batizada com solventes, tem incrustração (carbonização) que não sai com esses aditivos.
Após essa verificação, se o problema persistir, pode ser a bomba de gasolina, também.
Abs
Anthon
AloisioGardingo
03/06/2013, 15:08
Minha Ranger 3.0 Power Stroke ano 2005, está engasgando quando estou de 4ª e 5 ª marcha com pouco rotação, toda momento em q retiro o pé do acelerador ela da uma espécie de soco no motor, e a mesma coisa ocorre quando coloco o pé de volta no acelerador, porém ao colocar o pé ela começa a engasgar, tendo q tirar o pé do acelerador e reduzir marcha. Alguém ja passou por um defeito parecido? Espero q possam me ajudar. Abraço!
miguelcps
03/06/2013, 15:41
Minha Ranger 3.0 Power Stroke ano 2005, está engasgando quando estou de 4ª e 5 ª marcha com pouco rotação, toda momento em q retiro o pé do acelerador ela da uma espécie de soco no motor, e a mesma coisa ocorre quando coloco o pé de volta no acelerador, porém ao colocar o pé ela começa a engasgar, tendo q tirar o pé do acelerador e reduzir marcha. Alguém ja passou por um defeito parecido? Espero q possam me ajudar. Abraço!
Se isto estiver ocorrendo com a rotaçao do motor muito baixa nao é defeito algum e sim caracteristica do motor, lembre-se que este motor aciona a turbina acima dos 1500RPM, se isto estiver acontecendo abaixo desta rotaçao é normal pois é um motor HSD (Motor de alta rotaçao).
Artilheiro
03/06/2013, 21:46
Aloisio..
Tiro na testa !! Valcula PCV... vai acoplada na bomba de alta..
Faz o seguinte teste... no meio do motor em cima.. bem no meio dos bicos.. tem um plug.. se não me engano verde... desliga ele e anda com ela... vê se melhora.. mas é quase 100% de certeza..
A original é Siemens.. mas vendem valvula importada.. não sei qual fabricante.. mas o ideal é tentar comprar Siemens mesmo...
É esta valvula Valvula Pcv Ranger 3.0 Bomba Diesel X39-800-300-005z Ouro - R$ 528,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476414539-valvula-pcv-ranger-30-bomba-diesel-x39-800-300-005z-ouro-_JM)
Veja certinho... não vai na conversa se alguém te falar que é bomba... bico.. etc etc ..
Valewww
Imperador!
04/06/2013, 07:50
Se isto estiver ocorrendo com a rotaçao do motor muito baixa nao é defeito algum e sim caracteristica do motor, lembre-se que este motor aciona a turbina acima dos 1500RPM, se isto estiver acontecendo abaixo desta rotaçao é normal pois é um motor HSD (Motor de alta rotaçao).
Se não for o que o Miguel falou, apostaria no sensor de embreagem. Mas não é recomendado dirigir em baixa rotação nesse motor na configuração original, força bastante o conjunto.
VitorBarbon
06/07/2016, 17:54
Conseguiu resolver, Aloisio? Estou passando pelo mesmo problema na minha 3.0 06/07.
Gabriel Vieira
06/07/2016, 20:55
Vitor, q minha teve o mesmo problema! Tirava o pé do acelerador era um soco, coloca dava outro.
Era o sensor de embreagem, ele é uma espécie de pistão, vê se ele não travou! O meu travou e destravei com a mão. Nunca mais tive esse problema!
antoniomcfilho
06/07/2016, 22:50
Se não for o que o Miguel falou, apostaria no sensor de embreagem. Mas não é recomendado dirigir em baixa rotação nesse motor na configuração original, força bastante o conjunto.
Eu tenho uma ranger 3.0 2010/2011 com o mesmo problema de não desacelerar o motor. O que influencia esse sensor de embreagem para ela apresentar esse defeito? Eu removi o conector que o outro colega comentou e a minha piorou o defeito. Não sobe o giro e no log da injeção apareceu o erro desse sensor que desconetei e tem aparecido o erro do sensor da embreagem!
-> Estou com o mesmo "problema", ou quase, em baixa rotação, tipo 1800giros em 5ª marcha ela da umas "soluçadas" (não chega a ser um tranco no motor, mas vários suaves soluços), daí quando reduzo p/ 4ª ela suaviza e anda normal, será esta "Valvula PCV" ? Desde já obrigado !
cleitomregis
02/05/2018, 14:52
Tenho uma Ranger 3.0 XL PSE 2009/2009 e também está apresentando o mesmo problema. Engasga geralmente da 3ª marcha em diante. Dá soco quando pisa no acelerador e quando tira o pé. Mecânico recomendou a troca do sensor do acelerador. Resolveu por um tempo, mas voltou o problema logo em seguida. Além dos trancos, o velocímetro sobe e desce a velocidade bruscamente, como se tivesse em pane. Já levei em dois mecânicos diferentes e não descobrem. Já levei em eletricista também e não é o caso. Este último disse que pode ser problema com o sensor de rotação. O que me dizem?
Venerando
16/05/2018, 12:21
olá amigos.
talvez nao seja bem o assunto do topico, mas tenho uma ranger 2006 3.0 e ate o motor atingir a temperatura de trabalho normal (esquentar) ela nao tem um bom rendimento, fica engasgando se passo de 2.300 rpm ou proximo de 100 km/h.
depois q ela esquenta ai fica normal.
vcs sabem me dizer o q pode ser?
obrigado
lelecoseixas
25/06/2021, 15:48
Tenho uma Ranger 3.0 XL PSE 2009/2009 e também está apresentando o mesmo problema. Engasga geralmente da 3ª marcha em diante. Dá soco quando pisa no acelerador e quando tira o pé. Mecânico recomendou a troca do sensor do acelerador. Resolveu por um tempo, mas voltou o problema logo em seguida. Além dos trancos, o velocímetro sobe e desce a velocidade bruscamente, como se tivesse em pane. Já levei em dois mecânicos diferentes e não descobrem. Já levei em eletricista também e não é o caso. Este último disse que pode ser problema com o sensor de rotação. O que me dizem?
Estou como o mesmo problema, iniciou depois que foi trocada a embreagem e o mecânico quebrou o sensor da embreagem. Troquei o sensor e continuou, como o meu velocímetro tambem esta assim e quando eu desligo o sensor de velocidade que vai na transmissão ela volta ao normal, estou economizando para trocar esse sensor de velocidade.
emersonrta
26/01/2022, 13:07
-> Estou com o mesmo "problema", ou quase, em baixa rotação, tipo 1800giros em 5ª marcha ela da umas "soluçadas" (não chega a ser um tranco no motor, mas vários suaves soluços), daí quando reduzo p/ 4ª ela suaviza e anda normal, será esta "Valvula PCV" ? Desde já obrigado !
Olá Luiz, vc conseguiu resolver o problema? Eu estou com o mesmo!
cambio power shift todos tem problemas
Boa tarde
Faz tempo que não posto por aqui.
Tenho uma ranger 2006 diesel e a algum tempo ela apresenta um problema.
A primeira ligada do dia, mesmo fria como já quente, ela fica engasgando como se tivesse dando falta de combustível ou falha elétrica.
Isso em qualquer marcha por volta de 60 a 80 km. São uns solavancos como se estivesse desacelerando e voltando a acelerar.
Depois que desligo e volto a ligar após alguns minutos, ela melhora 80%, mas ainda mantém esses solavancos, mas muito mais fracos.
Em velocidades maiores é menos perceptível.
Alguma ajuda dos amigos?
Obrigado
Pedro Sylvestre
29/03/2023, 21:38
Boa tarde
Faz tempo que não posto por aqui.
Tenho uma ranger 2006 diesel e a algum tempo ela apresenta um problema.
A primeira ligada do dia, mesmo fria como já quente, ela fica engasgando como se tivesse dando falta de combustível ou falha elétrica.
Isso em qualquer marcha por volta de 60 a 80 km. São uns solavancos como se estivesse desacelerando e voltando a acelerar.
Depois que desligo e volto a ligar após alguns minutos, ela melhora 80%, mas ainda mantém esses solavancos, mas muito mais fracos.
Em velocidades maiores é menos perceptível.
Alguma ajuda dos amigos?
Obrigado
Fala amigo, como esse motor é eletrônico, existem várias possibilidades para o seu problema. O primeiro passo é sempre levar a algum mecânico que trabalhe com injeção common rail para ele passar o Scanner no seu motor. Vale lembrar que nem todas as falhas geram o acendimento da luz de injeção no painel.
Eu chuto que o problema é a válvula PCV pq esse é o componente que mais da problema na injeção do motor 3.0 e os sintomas que você falou são compatíveis com os que ela causa quando estraga. Mas, novamente, pra ter certeza, só passando o Scanner.
Passei o scanner e não acusou nada.
Pode ser que uma limpeza nos bicos ajude?
Pedro Sylvestre
10/04/2023, 10:41
Passei o scanner e não acusou nada.
Pode ser que uma limpeza nos bicos ajude?
Fala amigo. Se no scanner não acusou nada, significa que todos os parâmetros como pressão no rail, tensão dos sensores, etc... estão dentro da tolerância.
Os bicos do motor 3.0 possuem regulagem, então se você for tira-los para apenas fazer uma limpeza, já aproveite a mão de obra e peça para também fazer a equalização. É super simples, fiz no meu Troller 3.0 (mesmo motor da sua Ranger) há uns 2 meses atrás e me cobraram 400 reais. TALVEZ (não é certeza) resolva o seu problema. Mal não vai fazer.
Este vídeo mostra como é feita a equalização:
Ranger Falhando Mesmo Com os Bicos Reparados - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=pQozba4vS3o)
Obrigado Pedro, amanhã já agendei a limpeza, depois posto o resultado
Abs
Pedro, boa noite.
Depois de um tempo e uma graninha gasta, resolvi o problema.
Como sempre, 3 mecânicos apostaram em bicos. Fiz a limpeza, reparos e equalização, mas o problema piorou. Mesmo quente apresentava o problema e mais forte.
No final era realmente a válvula pcv .
Foi trocar e resolver, parabéns.
Fica o registro.
Abraços e agradecimento a todos
pdemartine
15/12/2023, 09:31
Aloisio..
Tiro na testa !! Valcula PCV... vai acoplada na bomba de alta..
Faz o seguinte teste... no meio do motor em cima.. bem no meio dos bicos.. tem um plug.. se não me engano verde... desliga ele e anda com ela... vê se melhora.. mas é quase 100% de certeza..
A original é Siemens.. mas vendem valvula importada.. não sei qual fabricante.. mas o ideal é tentar comprar Siemens mesmo...
É esta valvula Valvula Pcv Ranger 3.0 Bomba Diesel X39-800-300-005z Ouro - R$ 528,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476414539-valvula-pcv-ranger-30-bomba-diesel-x39-800-300-005z-ouro-_JM)
Veja certinho... não vai na conversa se alguém te falar que é bomba... bico.. etc etc ..
Valewww
Ressuscitando o tópico, minha ranger 3.0 2006 (133.000km originais) apresentou o incômodo das falhas citadas no tópico e fiz o teste que o @artilheiro recomendou, e batata, deu certo!! ficou mais frouxa com o sensor desconectado, porém, sem engasgos.
Minha dúvida é, a peça que devo trocar não é a que eu desconectei, certo? A que devo trocar é a PCV da bomba (gordinha), isso mesmo ne?
Abraços e obrigado.
fsxdiego
26/12/2023, 21:13
Boa tarde pessoal. Faz mais de um ano tenho problema com a 3.0.
No motor frio ela liga na primeira partida e o funçoamento e normal. Ao tomar temperatura o motor comenza a engasgar e a unico jeio e usar ela acima das 1500rpm. Na marcha lenta ela parece os motor perkins oscilando a pressao do rail em 180 a 320 bar