Ver Versão Completa : Termometro digital Guster - Instalação
Moçada,
Ja tentei de dodas as formas instalar o tal sensor de água na minha sport (gasolina) e até agora não consegui.
- Primeiro eu comprei um T hidraulico, fiz muitos ajustes e nao consegui instalar, pois as roscas eram diferentes, o tamanho dele nao permitia que girasse para roscar e o sensor original é longo, o que poderia acarretar mal funcionamento do conjunto.
- Logo abaixo do sensor original, tem uma mangueira. Comprei outro T, agora de ar, consegui roscar o sensor, mas o diametro da magueira é menor que o original, o q pode restringir fluxo de água que alimenta todo o circuito de injeção...desisti.
- Olhando todos os possiveis locais, encontrei uma rosca nao usada na carcaça do cabeçote. Fixei ali e ficou bom, mas andando com o carro a temperatura chega a 115 graus facilmente.
- Pensei em usar a saida da água que resfria o oleo (filtro), mas tb terá restrição...
- Tem tb um selo mecanico na carcaça da valvula termostatica, pensei em por ali...
Alguem pode passar a receita para medir de forma eficaz a temperatura da água?
Nava,
No meu caso também, custei para arranjar as conexoes. Tive na loja duas vezes, mas fui combinando as peças até encontrar um "T". Instalei proximo ao sensor original usando a base e mesma rosca, conforme indicado pelo Robson, "Trojão". Viajei e a temperatura subindo ou descendo fixa entre 70 e 74. Somente em transito urbano ou quando desligo chega a 80 a 82. Coloquei para disparar o alarme a 95.
MarcSport
02/03/2009, 14:31
Veja onde instalei o meu...
Abri rosca na "tampa" da válvula termostática.
Pois é cara, mas esse T não consegue aparafusar no local da minha. Vc fez um furo na tampa da carcaça da valvula e montou lá...só fico com dó de meter furo lá sabe...mas é a melhor opção ainda...
Alguma outra sugestão pessoal?
kiabiker
04/03/2009, 19:31
Oi, Nava
Comprei o sensor de você em Dez/08 e eu mesmo fiz a instalação - muito simples.
Usei um "T" e um prolongar. Tentei usar o sensor que veio junto com o reloginho porém não marcou temperatura direito. Estão estou usando 2 sensores idênticos e originais do carro ($ 25 na Kia).
A faixa de temperatura está entre 77 a 84ºC. Só chega perto do 90 quando o trânsito tá muito ruim e ar ligado - está faixa me parece normal!!
Trabalho na CIC, perto do Ceasa e passo em frente da tua loja sempre. Se quiser posso levar meu carro até ai pra você olhar. Precisamos combinar, pois não vou trabalhar de carro normalmente!
Amigo, que conexão é essa e onde comprou?
Veja, vc tirou foto do sensor original e é isso que eu farei.
Mas lembre-se que o guster foi calibrado usando o sensor fornecido e um avez vc usando outro, poderá haver diferneça significativa na marcação da temperatura.
kiabiker
06/03/2009, 08:38
Usei por um tempo o sensor que veio com o Guster, mas a marcação não me pareceu correta!. Ficava entre 64 e 70ºC e 73 com o ar ligado. Pelas mensagens aqui do forum a marcação deveria ficar em torno de 78 +/- 5º, que é que marca agora com o sensor Kia.
Vou ver o nome da loja onde comprei a conexão e te passo, ok
Beleza! Ah, aquele esquema de qdo vc liga o farol reduz a iluminação do led funciona no seu carro?
imoveisbranco
13/03/2009, 19:30
Olá
a próxima semana vai chegar o Guster
estou pensando de ligar ele á ventoinha do ar condicionado, caso supere a temperatura.
Vai funcionar ou devo colocar mais uma ventoinha adicional ?
Olhe, falei com o KiaBiker hoje mas to achando que gastar mais 30 conto (ja gastei em peças que nao deram certo 60!) e mais um sensor kia novo...vou meter furo e abrir rosca na carcaça mesmo e boa...ali vai pegar a agua certinho e nao mexo no sistema original.
Tb pensei em fazer esse esquema da ventoinha, mas eu vou ligar ela em separado e com um aproteção que se ligar ela automatica, isola o sistema de ar, poi sto achando que pode gerar contra fluxo de corrente e ativa o sistema de ar inteiro...
Na trilha, com o carro desligado, fica a ventoinha ligada, resfriando todo o sistema.
Beleza! Ah, aquele esquema de qdo vc liga o farol reduz a iluminação do led funciona no seu carro?
Nava, no meu mostrador eu liguei junto ao terminal do relogio digital original do carro e funciona normalmente, porque a noite se não baixar, a intensidade da luz prejudica bastante.
CarlinBC
15/03/2009, 10:46
Onde se vê fotos, preço e especificações deste sensor/marcador/indicador/etc... de temperatura Guster? É o Nava que representa?
ô Robson,
Tava de férias né? sumiu pô. Quanto a sua msg a respeito da instalação do reloginho da Guster, eu copiei. Agora te pergunto se o seu marcador ou de mais alguem dá pau em parte dos digitos de vez em quando, precisando adivinhar qual é o algarismo que tá marcando. A sorte é que tem o alarme com sinal sonoro, senão não dava para confiar.
o meu ta perfeito...le-se os numeros claramente.
imoveisbranco
18/03/2009, 19:41
Nava,
No meu caso também, custei para arranjar as conexoes. Tive na loja duas vezes, mas fui combinando as peças até encontrar um "T". Instalei proximo ao sensor original usando a base e mesma rosca, conforme indicado pelo Robson, "Trojão". Viajei e a temperatura subindo ou descendo fixa entre 70 e 74. Somente em transito urbano ou quando desligo chega a 80 a 82. Coloquei para disparar o alarme a 95.
Que tipo de lojas se encontra este "T" ?
obrigado
Materiais hidraulicos ou pneumaticos.
Eu liguei no sensor original e começou a marcar 135 graus!
Resumo, o guster ta calibrado com o sensor original VW enrão vou ter de meter rosca na carcaça do motor mesmo e se exploda tudo...cancei de comprar T de 30 conto e depois TE de jogar fora...
Materiais hidraulicos ou pneumaticos.
Eu liguei no sensor original e começou a marcar 135 graus!
Resumo, o guster ta calibrado com o sensor original VW enrão vou ter de meter rosca na carcaça do motor mesmo e se exploda tudo...cancei de comprar T de 30 conto e depois TE de jogar fora...
Nava,
Eu havia postado anteriormente justamente isso, quando liguei no sensor original a temperatura chegou a 114, e no que é enviado pela guster marca cerca de 74.
Onde se vê fotos, preço e especificações deste sensor/marcador/indicador/etc... de temperatura Guster? É o Nava que representa?
Carlin, postei fotos de onde instalei o marcador. Da adaptação de instalação do sensor, tem fotos anteriores.
CarlinBC
19/03/2009, 19:21
Carlin, postei fotos de onde instalei o marcador.
Olá João...
:palmas:Ficou espetacular. Muito boa a localização visual. Não tem como não ver.
Em outra resposta sua, disse que saindo de férias, vai trocar os tambores do seu carro. Está com problemas?
Abraço e obrigado pelas fotos...
MarcSport
20/03/2009, 12:19
Carlin, postei fotos de onde instalei o marcador. Da adaptação de instalação do sensor, tem fotos anteriores.
Seu motor está sem válvula termostática...
Seu motor está sem válvula termostática...
Marcelo,
Se a msg for pra mim.
Postei anteriormente que a valvula que se encontrava no meu carro era da gasolina, troquei pela especificada pela Kia, ou seja para Diesel e realmente a temperatura não passa de um "pau" para o palito chegar no meio e no marcador digital muito dificil chega nos 81. Vou postar as fotos da que eu retirei e da que coloquei.
MarcSport
20/03/2009, 12:51
Marcelo,
Se a msg for pra mim.
Postei anteriormente que a valvula que se encontrava no meu carro era da gasolina, troquei pela especificada pela Kia, ou seja para Diesel e realmente a temperatura não passa de um "pau" para o palito chegar no meio e no marcador digital muito dificil chega nos 81. Vou postar as fotos da que eu retirei e da que coloquei.
Vc mesmo trocou ou foi o mecânico? Será que ele não fez um furo nela? Com a válvula instalada, a temperatura não fica abaixo de 86ºC...
Marcelo,
Foi eu mesmo que a trocou. Inclusive já debati com o Robson "Trojão" a respeito disso por que fiz a instalação do sensor no memso local que o dele e no meu caso a temperatura fixa entre 74 e 77. Quando desligo vai a 81.
Robinho da Jaguatirica
26/03/2009, 15:29
ô Robson,
Tava de férias né? sumiu pô. Quanto a sua msg a respeito da instalação do reloginho da Guster, eu copiei. Agora te pergunto se o seu marcador ou de mais alguem dá pau em parte dos digitos de vez em quando, precisando adivinhar qual é o algarismo que tá marcando. A sorte é que tem o alarme com sinal sonoro, senão não dava para confiar.
Oi João,
Estava salgando as nádegas na Bahia...:mrgreen:
Meu reloginho de óleo é uma peleija, não dá pra saber qual a temperatura, já fiz contato com o pessoal da Guster e eles prontamente indicaram para enviar o reloginho que eles arrumariam tudo, o de água tá normal, se quiser podemos enviar juntos para a guster.
Boa lama!
Robinho
imoveisbranco
27/03/2009, 14:24
hoje montei o Guster
o alarme liga o relé externo que liga a ventuinha do ar condicionado
imoveisbranco
27/03/2009, 14:27
mais fotos
imoveisbranco
27/03/2009, 14:36
mais fotos
Consegui instalar igual ao sensor dokiabiker.
Rodei hojhe com ela. Temp ambiente em torno de 30 graus. Transito normal 88 graus. Ar ligado bateu até 95. O pónteiro da kia nao sai da posição dele normal...fiquei assustado com isso. Tem algo de errado. Agora farei a limpeza do barro qu evi que tem na frente, pode ser que seja isso, mas ainda acho que a sportage ta gerando muito calor. A chapa de proteção que tirei dois dias da semana notei tb que refrescou bastante o carro, mas agora que voltei com ela a ventoinha anda quase o tempo todo acoplada...vamos ver na trilha como vai andar...
imoveisbranco
28/03/2009, 17:59
eu fiz um teste antes de ligar o guster a ventoinha do ar
andei bastante em subidas e transito urbano e notei que como a temperatura
chegava a 90-91º assim baixava a 89-88 assim entendi que acoplava a 90º
liguei o guster com o alarme e o relê a 90º
a temperatura nunca aumento mais disso
a próxima semana vou comprar uma ventoinha adicional do mesmo tamanho
do ar condicionado assim estou mais seguro ainda
hoje coloquei a mão na massa
a tampa do cabeçote tinha um pequeno vazamento
desmontei tudo e limpei e coloquei silicone de alta temperatura para junta
de motores, ja li no fórum de um colega que trocou duas vezes a junta e
não resolveu,com silicone resolveu o problema
sou cansado ma feliz :)
Então, resuiltados:
- levei na oficina e lavei o radiador, bati uma água na frente e no visual todo o barro que tinha saiu.
- peguei estrada e a temperatura nao saia de 86.
- na trilha a temperatura chegava, andando até 93. Sem ar.
- quando parava o carro e voltava a ligar, bateu até 115! O ponteiro original sempre marcando normal. andava um pouco e caia para 95/93...dependendo da parada ia para 80.
- em nenhum momento ferveu or borbulhou o radiador. Nao baixou um mm de água.
E ai pessoal, o q vcs acham, ta marcando certo?
kiabiker
29/03/2009, 19:43
Oi Nava
Voce instalou o sensor original do Guster ou da Kia??
A minha tá marcando quase igual :
Transito normal/estrada: 78 (sem ar)
Transito complicado: 82 (sem ar)
Quando ligo ar o sensor se perde na marcação e chega a 92 na velocidade 1 do ventilador, e vai subindo quando aumento o ventilador, na vel. 4 passa de 100. Mas acho que a ligação elétrica que eu fiz é que causa a distorsão. Onde você ligou o seu?? Eu liguei no isqueiro.
Quando desligo o motor e ligo de novo vai a 112-115, mas é só por alguns segundos, depois desce pra 77.
Kiabiker,
Se vc estiver falando da fonte de alimentação para o marcador digital, no meu caso puxei um fio da caixa de fusivel. E o fio que diminui a intensidade da iluminação eu fui testando até que achei na terminal do relogio digital o fio que faz diminuir e então o liguei ali. Não há interferencia.
Eu liguei no fio que aciona a bomba de gasolina. O outro fio, que nao reduz P nenhuma a iluminação (levei na guster e disseram que era SÓ aquilo mesmo...ou seja nada!) direto no fio positivo, instrução guster.
Qto ao sensor, usei um T, sendo um aponta o original e na outra o VW que veio junto.
Sei não, acho que o sensor da kia é mais lento pra respostas, ou seja, permite que esta variação seja sentida de forma mais lenta, e isso explicaria o motivo pq ele não mostra que o motor ta pra ferver e sim quando ja ferveu.
Ou seja, se o VW estiver certo e a guster realmente calibrar o sistema, o motor da sportage ta fritando no normal.
Se alguem tiver como levar o carro em algum lugar que usem termometros sem contato (com laser e tal) seria interessante medir a temperatura e comparar com o guster. Nao sei quem tem aqui esse aparelho,mas vou descobrir.
Até la, acho que vou mudar o alarme para 110 graus...
Robinho da Jaguatirica
30/03/2009, 09:00
Então, resuiltados:
- levei na oficina e lavei o radiador, bati uma água na frente e no visual todo o barro que tinha saiu.
- peguei estrada e a temperatura nao saia de 86.
- na trilha a temperatura chegava, andando até 93. Sem ar.
- quando parava o carro e voltava a ligar, bateu até 115! O ponteiro original sempre marcando normal. andava um pouco e caia para 95/93...dependendo da parada ia para 80.
- em nenhum momento ferveu or borbulhou o radiador. Nao baixou um mm de água.
E ai pessoal, o q vcs acham, ta marcando certo?
Oi Nava,
Bem vindo ao mundo dos que não precisam olhar o pau do painel!!!
Pelo que você e o Imoveisbranco descrevem, tá normal, igualzinha a minha mesmo e de alguns outros que já tem o sistema aixiliar. Se for mesmo reprogramar os alarmes programe entre 95º e 100º, te garanto que os 110º é alto, só vai alarmar depois que a caca já estiver acontecendo, lá pelos 95º alarma antes da caca acontecer (segundos antes), e se alarmar só por picos de temperaturas será por um instante, já irá voltar ao normal, sem stress.
Boa lama!
Robinho
imoveisbranco
30/03/2009, 12:13
Oi Nava,
Bem vindo ao mundo dos que não precisam olhar o pau do painel!!!
Pelo que você e o Imoveisbranco descrevem, tá normal, igualzinha a minha mesmo e de alguns outros que já tem o sistema aixiliar. Se for mesmo reprogramar os alarmes programe entre 95º e 100º, te garanto que os 110º é alto, só vai alarmar depois que a caca já estiver acontecendo, lá pelos 95º alarma antes da caca acontecer (segundos antes), e se alarmar só por picos de temperaturas será por um instante, já irá voltar ao normal, sem stress.
Boa lama!
Robinho
Olá Robinho
Eu programei para 90° porque acredito que 95° seja meio tarde faltado poucos graus para atingir a temperatura de ebulição 100°
Pena que o guster não da para programar 1 grau por vezes, teria programado para 92-93°
Robinho da Jaguatirica
30/03/2009, 12:31
Olá Robinho
Eu programei para 90° porque acredito que 95° seja meio tarde faltado poucos graus para atingir a temperatura de ebulição 100°
Pena que o guster não da para programar 1 grau por vezes, teria programado para 92-93°
Acho que o start para ventoinha elétrica dá pra programar em unidades, mas nem me lembro bem, nunca tive necessidade de ligar o start do relé do reloginho para acionar a ventoinha do ar, mas é uma excelente opção, ele desarma quando abaixa 2 graus.
Boa lama!
Robinho
imoveisbranco
30/03/2009, 14:14
Acho que o start para ventoinha elétrica dá pra programar em unidades, mas nem me lembro bem, nunca tive necessidade de ligar o start do relé do reloginho para acionar a ventoinha do ar, mas é uma excelente opção, ele desarma quando abaixa 2 graus.
Boa lama!
Robinho
programa so' de 5 em 5 graus infelizmente
Boa lama
Mattia
Gente, vcs sabem que o sistrema é pressurizado e temperaturas de 95 a 100 graus é normal acontecer, em virtude da pressão. claro que não deveria chegar nisso.
Pq qdo paro na garagem ou na trilha atinge temperarturas aciam de 110 graus?
Nava, é normal chegar a essa temperatura, afinal quando vc para a viatura não tem circulação de ar dentro do cofre do motor que vira um forno. Se vc abrir o capô percebera que a temperatura cairá mais rapido e talvez nem atinja os 110°.
Essa é outra vantagem que vejo na elétrica, mesmo parado ela refrigera pelomenos o cofre do motor.
[]s
(DU)
Gente, vcs sabem que o sistrema é pressurizado e temperaturas de 95 a 100 graus é normal acontecer, em virtude da pressão. claro que não deveria chegar nisso.
Pq qdo paro na garagem ou na trilha atinge temperarturas aciam de 110 graus?
Nava,
Tô é com desconfiança deste sensor da VW que acompanha o marcador digital. Será que é calibrado para o marcador? A minha não passa de 81. Trabalha sempre na faixa dos 74 aos 77. Foi instalado basicamente no memso local em que o Robson instalou o dele. A dele me parece que trabalha na casa dos 84. Fiz um teste colocando no sensor original e foi a 110, enquanto que no que foi enviado VW marcava 77.
imoveisbranco
31/03/2009, 21:52
eu não sei se marca certo o errado
mas a coisa mais importante, que descobri a temperatura que acopla a ventoinha original,90º(temperatura do guster) assim a mesma temperatura esta programada a ventoinha adicional elétrica
eu não sei se marca certo o errado
mas a coisa mais importante, que descobri a temperatura que acopla a ventoinha original,90º(temperatura do guster) assim a mesma temperatura esta programada a ventoinha adicional elétrica
Intão a minha pode estar marcando certa, pois pelo guster nunca chegou aos 90 e nunca ouvi ou vi o acoplamento da ventoinha original.
Já começo a pensar em excesso de liquido refrigerante no radiador:parede:
Marcus Pereira
31/03/2009, 22:15
Nava,
Tô é com desconfiança deste sensor da VW que acompanha o marcador digital. Será que é calibrado para o marcador? A minha não passa de 81. Trabalha sempre na faixa dos 74 aos 77. Foi instalado basicamente no memso local em que o Robson instalou o dele. A dele me parece que trabalha na casa dos 84. Fiz um teste colocando no sensor original e foi a 110, enquanto que no que foi enviado VW marcava 77.
Prá quem tá com dúvida sobre a calibração de medidores de temperatura, peço licença :lol: pra dar um "parpite".:idea:
Sugestão:
Retire o sensor do motor e o mergulhe em água fervendo ( 100ºC ) se estiver ao nível do mar. Em locais de maior altitude valores pouco menores, talvez 96, 97 ºC etc... pode comparar com um termômetro de mercúrio mergulhado na mesma lata.:idea::idea:
Para ferver a água em uma lata próximo ao motor pode usar um aquecedor elétrico (antigamente chamavam de "rabo quente" ) acho que isso ainda existe no comércio.
Acho que isso elimina qualquer dúvida.:concordo:
Sds.
Eu sinceramente não sei se são calibrados para este motor.
lembram do motor do tempra? Ele trabalhava sempre a 95-100. Tinh aum e ele dava quase vermelho ante de ligar o primeiro estágio da ventoinha. Uma sduas vezes ele ligou o segundo estágio...imagine o panico...e isso era normal!
Na cidade não passa dos 85, se forçar bate 90-93 e só.
O ponteiro original não mexe da posição normal, as vezes qdo ta mais frio, tipo uns 78, dai ele fica coisa pouca abaixo da marcação normal.
Sei la...acho que o guster é mais sensivel e o kia é mais estável a variações,igual ao ponteiro do combustivel, tem inercia.
Apenas para constar, os motores a gasolina possuem dois sensores, que pelo que entendi um mede a temperatura antes da valvula e o outro depois, dando diferença nas temperaturas, o correto é no TEMPERATURE GAUGE SENDING UNIT. Seria interessante verificar em que ponto cada um instalou o sensor da guster pra fazer um comparativo mais preciso.
[]s
(DU)
kiabiker
01/04/2009, 18:01
Isso mesmo! O meu tá instalado exatamente neste ponto "TEMPERATURE GAUGE SENDING UNIT" lado esquerdo de quem tá na frente do carro. Pus um T e dois sensores Kia originais (não usei o VW que veio no Guster).
Tá marcando assim:
Transito normal/estrada: 78 (sem ar)
Transito complicado: 82 (sem ar)
Usei T nest emesmo ponto. VW e kia.
Tenho chapa de proteção grande por debaixo e marca:
transito normal- 82
pé no bucho- 90
trilha 90 a 95
Noto que a 90 do guster a ventoinh acopla e em um min ela derruba uns 10 graus a temperatura.
imoveisbranco
02/04/2009, 15:36
Usei T nest emesmo ponto. VW e kia.
Tenho chapa de proteção grande por debaixo e marca:
transito normal- 82
pé no bucho- 90
trilha 90 a 95
Noto que a 90 do guster a ventoinh acopla e em um min ela derruba uns 10 graus a temperatura.
Então esta igual a o meu :concordo:
80/88° andando normal
90° acopla nas subidas o pisando muito
Ate agora nunca foi mais de 91/92° porque tem a ventoinha adicional do ar que liga junto a ventoinha original a 90° e não permite subir mais disso
Mattia
imoveisbranco
15/04/2009, 16:10
Estou volta voltando de ver um imóvel,peguei a rodovia BR 101 estava com pressa andando 120/130 km por um 10/15 km e a temperatura subiu ate 105° :???: :shock: mesmo tendo ventoinha adicional
E normal ?
Abçs..
Mattia
Robinho da Jaguatirica
15/04/2009, 17:38
Estou volta voltando de ver um imóvel,peguei a rodovia BR 101 estava com pressa andando 120/130 km por um 10/15 km e a temperatura subiu ate 105° :???: :shock: mesmo tendo ventoinha adicional
E normal ?
Abçs..
Mattia
Mattia,
Normal não é, mas é uma viatura a diesel, pra rodar a 130km/h o giro vai lá nas alturas, daí a temperatura também vai nas alturas, ainda bem que não ferveu, mas foi sorte.
Boa lama!
Robinho
A minha tá afinada com a do Kiabiker
MarcSport
15/04/2009, 21:28
E normal ?
Abçs..
Mattia
A minha, também TD, não passa de 95ºC, talvez o seu indicador de temperatura não esteja ok, o meu hoje está com problema, chegou a indicar 100 ºC, eu parei o carro achando que tinha algum problema e ao abrir o capô percebi que o motor não estava excessivamente quente, fui à oficina onde costumo levar o carro e ao medir a temperatura com um termômetro aferido, o motor estava em 86ºC, após isso medi com um termômetro infra-vermelho e o motor estava em cerca de 15ºC abaixo do indicado no painel, vou mandar o medidor para conserto.
Nosso motor deve trabalhar de 86 a 95ºC e entra em sobre-aquecimento em 105ºC (considerando-se a proporção correta de aditivo)
imoveisbranco
15/04/2009, 22:27
Uma duvida
Quando se troca o fluido do radiador precisa fazer alguma sangria para expulsar eventual ar no circuito?
Dias atrás truquei o fluido do radiador
Marc, medir a carcaça do motor é bem dierente de medir a temperatura da água...Dá para se ter um aideia, mas o valor certo, não.
A minha na trilha, anndao forte, fica em 95. Ponteiro normal. Qdo páro por um tempo, mesmo deixando na lenta um pouco, na hora que ligo já ta em 105 até 115 ja peguei...meu alarme alrte em 110. E o ponteiro normal. Abri o capo, tudo ok, nem sinal de superaqueciemnto. Ligo o carro, umas aceleradas e volta tudo aos 95...90...
No transito, se normal, 85 a 88. Se puxar forte com ar, vai a 95 facil...
Então acho que ta tudo certo mesmo...a ventoinha ta acoplando, e qdo ela aciona a temperatura cai fácil uns 10 graus. O ponteiro do painel parece que sempre fica um pouco abaixo do normal, tipo meio milimetro...só sobe isso até ligar a ventoinha de novo.
O que eu fiz que melhorou muito na ultima trilha foi tirar aquelas proteções anti-barro de borracha da lateral das caixas de roda dianteiras. A parte mais frontal que se ve o radiador, joga o ar quente tudo pra fora, visto que tenho a chapa por debaixo que fica tudo fechado...isso melhorou fácil uns 8 graus na ultima trilha. Como eu nunca lavo nemo carro nem o motor, pra mim nao faz diferença e nem dá pra ver que ta faltando os tocos de borracha.
Façam o teste...
Basta deixar o motor em lenta e completar a agua, devagar.
imoveisbranco
15/04/2009, 22:37
A minha, também TD, não passa de 95ºC, talvez o seu indicador de temperatura não esteja ok, o meu hoje está com problema, chegou a indicar 100 ºC, eu parei o carro achando que tinha algum problema e ao abrir o capô percebi que o motor não estava excessivamente quente, fui à oficina onde costumo levar o carro e ao medir a temperatura com um termômetro aferido, o motor estava em 86ºC, após isso medi com um termômetro infra-vermelho e o motor estava em cerca de 15ºC abaixo do indicado no painel, vou mandar o medidor para conserto.
Nosso motor deve trabalhar de 86 a 95ºC e entra em sobre-aquecimento em 105ºC (considerando-se a proporção correta de aditivo)
Que mais me incomoda e o fato que mesmo com o guster acionando a ventoinha do ar condicionado a temperatura subiu do mesmo jeito :putz:
Amanha vou comprar mais uma ventoinha para adiciona na lado
Vou trocar também a tampa do radiador
imoveisbranco
15/04/2009, 22:59
Basta deixar o motor em lenta e completar a agua, devagar.
obrigado :concordo:
Tampa do radiador se ta vedando,não é.
Acho que ta tudo normal...
MarcSport
16/04/2009, 11:20
Marc, medir a carcaça do motor é bem dierente de medir a temperatura da água...Dá para se ter um aideia, mas o valor certo, não.
O mecânico mediu a temperatura da água e deu a diferença de 15ºC, eu medi com um termômetro infra vermelho diretamente na carcaça da válvula termostática e com um outro reloginho cujo sensor está no mesmo local e as temperaturas bateram.
Meu reloginho mede a temperatura junto a válvula termostática e a temperatura da água com a carcaça da mesma se equalizam após algum tempo...
imoveisbranco
16/04/2009, 16:25
Outra duvida
Alguém sabe a que temperatura a válvula Termostatica abre ?
obrigado
Mattia
Robinho da Jaguatirica
16/04/2009, 18:06
Outra duvida
obrigado
Mattia
inicia a abertura a 79º
Boa lama!
Robinho
Outra duvida
obrigado
Mattia
Não sei se diesel é igual, mas a gasolina a abertura inicial da valvula primaria é entre 83~87 ºC e a principal entre 87~89 ºC, e abertura total é a 100 ºC.
[]s
(DU)
imoveisbranco
16/04/2009, 18:10
inicia a abertura a 79º
Boa lama!
Robinho
Obrigado Robinho
aqui falam que abre com 86° http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19090 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19090) em oultro site falam que abre com 90°
Abçs...
Mattia
Robinho da Jaguatirica
16/04/2009, 18:17
Obrigado Robinho
aqui falam que abre com 86° http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19090 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19090) em oultro site falam que abre com 90°
Abçs...
Mattia
A informaçãoé da própria kia, sei que abre a sub-válvula a 79º
e completamente aberta a 100º
[]s
imoveisbranco
16/04/2009, 18:21
obrigado a todos
domingo vou desmontar ela por ver se esta tudo certo o tem algum problema
Abçs.
Mattia
Mattia,
Na valvula que retirei, pois estava errada ou seja, a valvula era da spt a gasolina tem as inscrições nela de 88ºC e 80ºC, na valvula da diesel estava inscrito se nao me engano 84ºC.
imoveisbranco
16/04/2009, 18:33
Mattia,
Na valvula que retirei, pois estava errada ou seja, a valvula era da spt a gasolina tem as inscrições nela de 88ºC e 80ºC, na valvula da diesel estava inscrito se nao me engano 84ºC.
obrigado jgneves
vou desmontar ela e ver se abre certinha
se tem algum problema troco ela para uma que abre mais cedo
como fez o "Amostradeiro" http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19090 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19090)
Abçs..
Mattia
MarcSport
16/04/2009, 22:22
A informaçãoé da própria kia, sei que abre a sub-válvula a 79º
e completamente aberta a 100º
[]s
A informação da Kia está errada, eu também recebi essa informação, dizendo que tinha uma sub válvula e uma principal.
Nas TD a válvula se abre a 86ºC, inclusive essa temperatura está gravada na válvula e "bate" com meu medidor de temperatura que também monitora o funcionamento da válvula.
imoveisbranco
17/04/2009, 09:30
Não agüentei esperar ate domingo, desmontei a válvula e parece ok
Este e o tipo de válvula que tem
http://static.summitracing.com/global/images/prod/large/sum-360160.jpg (http://static.summitracing.com/global/images/prod/large/sum-360160.jpg)
Mas estou pensando de montar uma que começa abrir a 71°
Abçs...
Mattia
A informação da Kia está errada, eu também recebi essa informação, dizendo que tinha uma sub válvula e uma principal.
Nas TD a válvula se abre a 86ºC, inclusive essa temperatura está gravada na válvula e "bate" com meu medidor de temperatura que também monitora o funcionamento da válvula.
Marcelo, não seria "começa" a abrir a 86ºC e fica "totalmente" aberta a 100°C? Pois a valvula não abre de uma vez.
[]s
(DU)
MarcSport
17/04/2009, 10:43
Marcelo, não seria "começa" a abrir a 86ºC e fica "totalmente" aberta a 100°C? Pois a valvula não abre de uma vez.
[]s
(DU)
Como toda válvula termostática, a temperatura gravada na mesma indica o início de abertura.
Já fiz um teste com a minha, colocando em uma panela com água no fogão e ela se abriu totalmente antes da água ferver, não sei qual a temperatura que estava pois não medi.
imoveisbranco
17/04/2009, 18:16
Desmontei de novo a válvula termostatica,ela tem um parafuso de dois mm mais o menos tirei ele assim ficou um buraco de 2 mm mais o menos,agora a temperatura não supera 95°,vou fazer mais teste andando na BR
Robinho da Jaguatirica
19/04/2009, 23:09
Continuo acreditando que sua temperatura subiu por causa de Giro alto x muito tempo.
Boa lama!
Robinho
Desmontei de novo a válvula termostatica,ela tem um parafuso de dois mm mais o menos tirei ele assim ficou um buraco de 2 mm mais o menos,agora a temperatura não supera 95°,vou fazer mais teste andando na BR
imoveisbranco
19/04/2009, 23:54
Continuo acreditando que sua temperatura subiu por causa de Giro alto x muito tempo.
Boa lama!
Robinho
Robinho
Eu não sei, 15km de distancia no maximo a 3000 rpm 120 km com pocas pontas a 130 km todo Maximo 5/6 minutos de trajeto,não pode subir tanto a temperatura,imagina fazer 100 km de trajeto
Abçs...
Mattia
A minh abri dois furos de 4 mm. Demora muito para esquentar. Fechei um deles e isso nao resolve nada a questão de alta temperatura.
Fiz trilh ano fds de novo e a temperatura do painel ficou sempre ok, mas o guster chegou algumas vezes a 103 em regime pesado, mas se andando em giro a temperatura semrpe tende a cair...
Agora o que fico Pluto é que vinh ana pista, andando a 80km/h, ar ligado, guster marcando 83 graus. Parei no pedágio, sol a pino e fila. A temperatura sobe, sobe, sobe e não pára: bateu fácil 110 graus que é meu limite de disparo do guster. O painel...normal. Deixava o carro acelerado a 2 mil rpm, a ventoinha urando forte, a do ar cond ligada e nada de baixar a temp.
Sai do pedágio, andei cerca de 1km e temperatura caiu de novo para os 85/88 graus..
E dai? meto fogo nessa M?
Robinho da Jaguatirica
20/04/2009, 00:18
Tenho algumas teorias pre essas cacas:
Viatura quente, cruzeiro, acaba que o bloco está pelando, qualquer paradinha a água absorve mais lentamente a temperatura do bloco que claro, continua pelando, como a ventoinha é de acoplamento viscoso depende muito do giro pra resfriar, como o resto do motor está super quente (inclusive a lata, mangueiras, peças e tal) tudo ajuda a aquecer muito,.
Outra, furos na termostática acaba por não reter água no radiador, passando mais fácil pelo radiador a água não resfria como de fato deveria, então consequentemente a temperatura média acaba ficando mais alta.
Podem meter a ripa, mas é o que acho até que me provem o contrário.
Boa lama!
Robinho
A minh abri dois furos de 4 mm. Demora muito para esquentar. Fechei um deles e isso nao resolve nada a questão de alta temperatura.
Fiz trilh ano fds de novo e a temperatura do painel ficou sempre ok, mas o guster chegou algumas vezes a 103 em regime pesado, mas se andando em giro a temperatura semrpe tende a cair...
Agora o que fico Pluto é que vinh ana pista, andando a 80km/h, ar ligado, guster marcando 83 graus. Parei no pedágio, sol a pino e fila. A temperatura sobe, sobe, sobe e não pára: bateu fácil 110 graus que é meu limite de disparo do guster. O painel...normal. Deixava o carro acelerado a 2 mil rpm, a ventoinha urando forte, a do ar cond ligada e nada de baixar a temp.
Sai do pedágio, andei cerca de 1km e temperatura caiu de novo para os 85/88 graus..
E dai? meto fogo nessa M?
Tenho algumas teorias pre essas cacas:
Viatura quente, cruzeiro, acaba que o bloco está pelando, qualquer paradinha a água absorve mais lentamente a temperatura do bloco que claro, continua pelando, como a ventoinha é de acoplamento viscoso depende muito do giro pra resfriar, como o resto do motor está super quente (inclusive a lata, mangueiras, peças e tal) tudo ajuda a aquecer muito,.
Outra, furos na termostática acaba por não reter água no radiador, passando mais fácil pelo radiador a água não resfria como de fato deveria, então consequentemente a temperatura média acaba ficando mais alta.
Podem meter a ripa, mas é o que acho até que me provem o contrário.
Boa lama!
Robinho
concordo com vc em grau e gênero,se a ventoinha fosse elétrica talvez melhorasse isso,mas a válvula influencia e muito.
Pouts, discordo!
Primeiro, se a venotinha viscosa nao prestasse, não tinha em outros carros mais novos. O que percebi é que da mit e da land rover, que eu vi, são muito firmes com o carro frio. Mas mesmo assim, não fazem barulho. Com o motor na lenta puxam muito ar. Ja a da sportage faz baruilho pakct e só refrigera em alta.
Então acho que o problema é o desenho da ventoinha, como postei em outro topico, deveria encontrar ummodelo diferente, e o gel trvar mais com ela a baixas temperaturas...alguam coisa assim.
Qto a valvula: o motor a 90 graus, que seri abem quente, ja tem a valvula totalmente aberta. O q um furo de 4 mm iria aumentar o fluxo em relação ao furo de 30 mm da valvula aberta? Não acho que influencia em nada. Só uma segurança da porcaria trvar fechada. Mas acho que é bobagem...nao precisa,mas agora que furei...
Abraço
Robinho da Jaguatirica
22/04/2009, 12:40
Pouts, discordo!
Primeiro, se a venotinha viscosa nao prestasse, não tinha em outros carros mais novos. O que percebi é que da mit e da land rover, que eu vi, são muito firmes com o carro frio. Mas mesmo assim, não fazem barulho. Com o motor na lenta puxam muito ar. Ja a da sportage faz baruilho pakct e só refrigera em alta.
Então acho que o problema é o desenho da ventoinha, como postei em outro topico, deveria encontrar ummodelo diferente, e o gel trvar mais com ela a baixas temperaturas...alguam coisa assim.
Qto a valvula: o motor a 90 graus, que seri abem quente, ja tem a valvula totalmente aberta. O q um furo de 4 mm iria aumentar o fluxo em relação ao furo de 30 mm da valvula aberta? Não acho que influencia em nada. Só uma segurança da porcaria trvar fechada. Mas acho que é bobagem...nao precisa,mas agora que furei...
Abraço
Eu já usei a termostática furada, hoje uso sem furo, com furo a temperatura média fica mais alta na faixa dos 90º, e em descidas mais longas a temperatura abaixa muito, às vezes abaixo de 65º, sem furo isso já não acontece, raramente abaixa dos 84º e às vezes vai a 94º por poucos instantes, mas na média trabalha sempre entre os 86º e 89º. Quando furei foi por meda de travar fechada, mas eu não preciso mais ficar de olho no pau do peinel, então é besteira esse medo.
A ventoinha de outras viaturas me parece mais eficientes que das nossas mesmo, (menos as das l200), quando a minha virar lixo vou tentar adaptar alguma melhor.
Boa lama!
Robinho
Na proxima ve que eu abrir ela, fecharei o outro furo pra ver...
Agora a questão da ventoinha seria de invetarmos mesmo algo diferente...é muito chocha.
Júlio C. A. Santos
22/04/2009, 20:34
Só uma dúvida, se eu retirar a ventoinha original para instalar uma elétrica, aquela polia onde a correia passa na ventoinha deve ser retirada também? Ou essa polia é necessaria para fazer funcionar alguma coisa?
Abraço
imoveisbranco
22/04/2009, 23:32
Na proxima ve que eu abrir ela, fecharei o outro furo pra ver...
Agora a questão da ventoinha seria de invetarmos mesmo algo diferente...é muito chocha.
O que você acha ?serve para as nossa Sportage ?
vai ajudar ?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5287 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5287)
Julio, ela toca o alternador. Mas é só colocar ela devolta sem a ventoinha e boa.
Imovies, este sistema de vaso expansor já tem aqui no noso forum, para sportage. Não acho que pode melhorar a questao da temperatura. O beneficio é selar o radiador e então não precisar mais comprtar água, pois este sistema perde pouquissa água. Agora a refrigeração não é alterada.
Júlio C. A. Santos
26/04/2009, 18:26
É verdade, esqueci do alternador, nenhuma das correias pode ser retirada, senão alguma coisa vai parar de funcionar.
Achei uma ventoinha de 10 pas no ebay por 25 dolares, nova, com o suporte incluso. Dá pra colocar no lugar da viscosa de boa pois tem 14 polegadas.
Srs, depois do ultimo fds onde subindo um morro de pedras muito lega, onde a temperatura do guster mostrava 110 e o ponteiro da sport normal, pensei o seguinte:
Será que o sensor da guster, como tá instaldo ali fora da cuba da termostatica, ´~ao tá recebendo calor da ventoinha e marcando a mais?
O sensor original é b em longo, medindo somente água.
Farei um teste: vou comprar daquela espuma em tiras para isolar tubos de aquecimento e proteger os sensores deste ar superaquecido que vem da ventoinha e depois postarei aqui para vcs.
O ponteiro do painel abaixo do normal e o guster apitando...dai só abri o capo e dei umas aceleradas que diminui a temperatura do guster...nada a ver isso...
Ainda, tenho um amigo que instala muitos destes relogios em Lands, e disse que de cada 5 instalado 2 dá problema....
....cada 5 instalado 2 dá problema....
O meu é um deles, preciso mandar devolta.
[]s
(DU)
Robinho da Jaguatirica
26/05/2009, 13:40
O meu de água até que funciona bem, mas o de óleo queimou alguns palitos, então não dá pra saber ao certo a temperatura, mas já fiz contato com a Guster e eles pediram para eu enviar o reloginho, acho que vou juntar com o João que tem o mesmo problema e aproveitar o frete.
O sensor acaba captando calor externo mesmo, no meu de água não acontece, mas o de óleo quando era instalado próximo da turbina ia nas alturas, maquiagem pura pelo calor do turbo.
O pior de tudo é que os Guster são os mais em conta que possuem alarmes, o resto vai nas alturas...
Boa lama!
Robinho
Oi Robinho
Que bom que teve resposta da guster, mandei uns tres emails pra eles e não obtive nenhuma resposta. Vou tentar denovo.
[]s
(DU)
Robinho da Jaguatirica
26/05/2009, 17:30
Oi Robinho
Que bom que teve resposta da guster, mandei uns tres emails pra eles e não obtive nenhuma resposta. Vou tentar denovo.
[]s
(DU)
Na época mandei e-mail para a wolloko, eles repassaram para a Guster. o pessoal da Guster me retornou.
Boa lama!
Robinho
Srs, liguem direto pq email eles nao leem...ou leem e nao tao nem ai.
É mais provavel que não estejam nem ai Nava, a mer* é que o barato vai sair caro, fazer ligação DDD e deve demorar pois vão ficar transferindo a ligação, pagar sedex pra enviar pra eles, depois pagar sedex pra mandarem devolta, mas fazer o que né, que assim seja.
[]s
(DU)
Costa Junior
27/05/2009, 22:42
O meu de água até que funciona bem, mas o de óleo queimou alguns palitos, então não dá pra saber ao certo a temperatura, mas já fiz contato com a Guster e eles pediram para eu enviar o reloginho, acho que vou juntar com o João que tem o mesmo problema e aproveitar o frete.
O sensor acaba captando calor externo mesmo, no meu de água não acontece, mas o de óleo quando era instalado próximo da turbina ia nas alturas, maquiagem pura pelo calor do turbo.
O pior de tudo é que os Guster são os mais em conta que possuem alarmes, o resto vai nas alturas...
Boa lama!
Robinho
O meu tambem, queimou dois pauzinhos inferiores dos dois digitos. Acho que vou entrar em contato tambem, com a wolloko. Só tenho medo é de mandar o relogio e ficar desprotegido das altas temperaturas. Estou com o do óleo aki e ainda não instalei, esperando que o robinho se compadeça deste pobre nordestino e poste a foto de onde ele puxou a instalação do dele.rsrsrsrsrs
Abraços
Costa Junior
Robinho da Jaguatirica
28/05/2009, 07:19
O meu tambem, queimou dois pauzinhos inferiores dos dois digitos. Acho que vou entrar em contato tambem, com a wolloko. Só tenho medo é de mandar o relogio e ficar desprotegido das altas temperaturas. Estou com o do óleo aki e ainda não instalei, esperando que o robinho se compadeça deste pobre nordestino e poste a foto de onde ele puxou a instalação do dele.rsrsrsrsrs
Abraços
Costa Junior
Oi Costa Júnior,
Devo pegar minga câmera hoje, então poderei te enviar as fotos, até nem sei se conseguirei pegar bem o local, que é bem escondido, mas de qualquer forma, compadecendo pelo amigo "rico" nordestino, farei o possível.:mrgreen:
Forte abraço!
Robinho
Olhem, se vcs quiserem enviar os relogios para mim, posso fazer um pacote e deixar tudo lá na Guster.
A fabrica é perto da empresa e conheço o pessoal.
Qq coisa me avisem.
Costa Junior
29/05/2009, 23:35
Oi Costa Júnior,
Devo pegar minga câmera hoje, então poderei te enviar as fotos, até nem sei se conseguirei pegar bem o local, que é bem escondido, mas de qualquer forma, compadecendo pelo amigo "rico" nordestino, farei o possível.:mrgreen:
Forte abraço!
Robinho
Valeu Robinho, aguardo as fotos.
...amigo rico nordestino? Nordestino é pobre de Jó. Quando não sofre pela seca, sofre pelas enchentes.è mesmo sina de nordestino , que só compra sportage financiada e a longo prazo.
Mas espero que Deus te ouça, e me faça corretor de imóveis nas Minas Gerais.ahahahahaha
Olhem, se vcs quiserem enviar os relogios para mim, posso fazer um pacote e deixar tudo lá na Guster.
A fabrica é perto da empresa e conheço o pessoal.
Qq coisa me avisem.
Oi Nava, eu vou querer sim, estava mesmo pensando em te pedir isso.
[]s
(DU)
Então, seria até bom juntar o de todos pq assim o "estrago" é maior e a reclamação levada mais a sério. Além disso fazer eles pagar o frete de volta para vcs.
dcgomes_bh
01/06/2009, 06:55
Complicado comprar esse reloginho da Guster, heim... O treco ainda nem é barato e fica dando pau.
É uma pena, pois parece que não temos alternativa no mercado nacional.
Achei uns nos EUA, mas parece ser meio xing ling:
http://www.glowshiftdirect.com/blue-digital-led-celsius-water-temperature-gauge.aspx
Tem uma lista grande aqui mas nenhum me chamou atenção:
http://www.nextag.com/digital-water-temperature-gauge/search-html
Quando eu estava na graduação fiz um software para uma placa de aquisição de dados para o pessoal da eng. mecânica. Lia mais de 32 sensores ao mesmo tempo... eles tucharam num motor de Marea Turbo que tinha lá na PUC. Ficou massa. Ainda tenho o software aqui, só não lembro a marca do DAQ... mas já está ulteapassado, já era velho em 2001.
Deu até vontade de comprar um módulo DAQ USB barato (86 doletas http://www.hytekautomation.com/Products/IUSBDAQ.html?gclid=CMTTmsjm6JoCFQOuFQod6jl2CA) e fazer um projeto de computador de bordo. O que pega é a interface eletrônica dos sensores com a placa de aquisição de dados... mas se tiver algum eng. eletrônico aí disposto a ajudar, podemos tentar.
Imagine que legal, usando aqueles notebookzinho barato da Asus que não tem HD... ainda dá pra adaptar um modulo de pontencia e fazer um MP3/DVD player. :P
Júlio C. A. Santos
02/06/2009, 00:13
Eu ainda não instalei marcador auxiliar de temperatura, mas uma coisa eu decidi, Guster jamais. Esse Guster tá perdendo até pro marcador original, que m...
Costa Junior
02/06/2009, 10:54
Eu ainda não instalei marcador auxiliar de temperatura, mas uma coisa eu decidi, Guster jamais. Esse Guster tá perdendo até pro marcador original, que m...
Acho que devemos todos fazer a reclamação junto a Guster, pra ver se eles resolve o problema dos numeros se apagando. Mas estes relogios tem uma coisa que acho muito importante, que é o alarme. Pra nossas viaturas isso é vital. Já me alertou duas vezes e, não fosse o alarme, não teria percebido.
Fico em duvida quanto a enviar o relogio , pois tenho até medo de nesse pediiodo, a temperatura subir e eu perder o cabeçote outra vez.
Costa |Junior
O mais interessante é que quando eu meti a ripa na Guster e no seu representante ha tempos atrás, tinha muita gente aqui defendendo. Acho que tava rolando uma comissão aí. A melhor coisa que existe é a concorrencia, mas neste caso não a temos.
Até acho que o relógio marca certo, mas se estiver calibrado com este sensor ai e com o motor que ele vai ser instalado. Vejo meu mecanico que instala isso em Land e vive reclamando. Detalhe que a Land não passa de 80 graus nem f...pq a ventoinha dela é bem firme e puxa ar com vontade mesmo em lenta...imagina acelerada...e nao faz barulho como as nossas.
Marcelo-HPE
17/06/2009, 22:29
Salve amigos , estou pensando em instalar um termometro digital desses na minha guerreira !!
achei esses daí da beastracing, alguem conhece ???
e essas conecções são faceis de encontrar ??? a rosca do sensor que vem nele é M14x 1,5 mm de passo .
http://www.beastracing.com.br/ (http://www.beastracing.com.br/)
abs.
Marcelo,
Se vc ver nos contatos é de Curitiba tb.
Tá uma cara de ser algum ex-socio guster com os mesmos protudos...mas em venda separada.
Ainda: são bem práticos para instalar - abra um furo de 14 mm no seu motor para enfiar o sensor...faça um furo de 14 mm no seu carter! Ah, se o seu carter for fino, solde uma porca! Hahahahahaha...vejam no manual deles!
Mas se forem mais baratos, dai muda tudo...risos
Marcelo-HPE
18/06/2009, 19:13
Obrigado pelas dicas Nava !!
estou querendo instalar como o de vcs ,com um "T" juntamente com original como a instalação das fotos tenho que descobrir qual a rosca do sensor original para comprar o T. espero que tb seja 14mm x 1,5mm de passo .
Acho que vou compar esse mesmo . , não achei outra alternativa.
abs.
O da sport é passo 1mm e se eu nao me engano diametro de 10mm.
Olhe, pega a viatura e leva numa loja de conexões hidraulicas. Não perca tempo em torneiros...lá eles tem de tudo em conexão, medidas, qq fazem uma peça na hora pra vc. Vc gasta tempo e grana uma vez só.
Eu comprei umas 5 peças até fazer isso e tudo na faixa de 15 a 20 reais...joguei tudo fora...
Marcelo-HPE
19/06/2009, 01:33
O da sport é passo 1mm e se eu nao me engano diametro de 10mm.
Olhe, pega a viatura e leva numa loja de conexões hidraulicas. Não perca tempo em torneiros...lá eles tem de tudo em conexão, medidas, qq fazem uma peça na hora pra vc. Vc gasta tempo e grana uma vez só.
Eu comprei umas 5 peças até fazer isso e tudo na faixa de 15 a 20 reais...joguei tudo fora...
Então a minha tb é M10 x 1mm de passo . Valeu mesmo amigo .!!
Vou correr atras de um "T" com com extremidade Macho de rosca M10 x 1mm e duas saídas fêmeas de M10x 1mm para o sensor original e uma outra saída de M14 x 1,5 mmm para o têrmometro digital .
Valeu mesmo ,agora já tenho uma base .
abs.
Mande ver......e depois conta pra gente.
Ola pessoal, estou interessado em colocar esses termometros para monitorar a temperatura, bem como o sensor e com isso ativar a ventoinha do ar condicionado, andei pensando em instalar logo abaixo do radio, naquela tampinha retangular um dos modelos da GUSTER ou o modelo IT84 ou IT74, eles seriam bons para essa finalidade?
NAVA vc vende esses termometros ou algo assim? Pelo que li nos topicos parece que vc é "THE BEST" nesse assunto, não desmerecendo é claro os outros parceiros do forum que tb ja quebraram a CUCA em cima desse assunto.. ehehehe
Hj estive em uma oficina de instrumentos aqui em Sampa e ao conversar com proprietario, e ao tocar nesse assunto ele disse:
"A esse kit de termometro e T com sensor que vc esta falando deve ser o KIT VERÃO que o pessoal colocava nos carros da FIAT que sairam com problemas de aquecimento"
Ele ate chegou a complementar que tem um 4x4 desses novos que esta com esse problema de aquecimento e o pessoal tb esta fazendo algo parecido..
Bom minha ideia é essa.. fora os 2 que citei acima tem algum outro que possa ser colocado naquela Tampa?
Ai pessoal.. ninguem nunca usou nenhum digital? Ou fez alguma adaptação na tampinha que eu mencionei??
Hj vou buscar a criança na firma especializada em Ar e Radiador. Mandei verificar todo o sistema, num quero correr riscos.. Sabado andei 150 km com ela em um bom trecho congestionado (maldita marginal Tiete), o ponteiro ficou entre o meio e o proximo risco de cima, percebi que ao parar, ela jogava agua pra fora pelo reservatorio. Fiquei meio preocupado e encostei.. vamos ver o que vira.
Marcus Pereira
06/04/2010, 17:20
Ai pessoal.. ninguem nunca usou nenhum digital? Ou fez alguma adaptação na tampinha que eu mencionei??
Hj vou buscar a criança na firma especializada em Ar e Radiador. Mandei verificar todo o sistema, num quero correr riscos.. Sabado andei 150 km com ela em um bom trecho congestionado (maldita marginal Tiete), o ponteiro ficou entre o meio e o proximo risco de cima, percebi que ao parar, ela jogava agua pra fora pelo reservatorio. Fiquei meio preocupado e encostei.. vamos ver o que vira.
Olá Wladybr.
De uma olhada no tópico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30085&page=75
A minha história começa na página 73 deste tópico. Fiz minha instalação exatamente nesta tampa que vc citou, tem algumas fotos da instalação.
Se precisar de mais alguma informação, é só perguntar.
Boa sorte
Olá Wladybr.
De uma olhada no tópico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30085&page=75
A minha história começa na página 73 deste tópico. Fiz minha instalação exatamente nesta tampa que vc citou, tem algumas fotos da instalação.
Se precisar de mais alguma informação, é só perguntar.
Boa sorte
Ola Marcus Boa tarde..
Obrigado pela sua citação... Eu entrei em contato com a Casa Ferreira que é representante para São Paulo da NOVUS ele tem os seguintes preços:
Novus N321 -- R$114,00 modelo 110 Vts
R$125,00 modelo 12 Vts
Sensor PT100 Rosca com eixo sensor de 5mm x 80mm -- R$67,00
Vo continuar na cotação esse preço deve cair..:concordo:
Ai pessoal, estive cotando, recotando, checando e prechecando, e achei em uma feira de materiais eletricos aqui em Sampa e pra minha surpresa a FULL-GAUGE estava la espondo.
Comprei o Controlador de temperatura 12/24Vlts
Modelo TIC17RGTi ----- R$ 96,90
melhor que o de R$125,00 da NOVUS.
E a FULL-GAUGE estava lançando um sensor de silicone de rosca que comporta ate 200°C compativel com o PT100 estou na caça dele deve sair uns R$ 35,00 sendo que o PT custa R$67,00...
Assim que tiver tudo posto as fotos..
:dance:
Nisito BH-MG
14/04/2010, 13:47
Ontem instalei o marcador de temperatura na minha Sport.
Comprei da marca ODG, fabricada aqui em Contagem (Cidade vizinha de BH).
Procurei pela Cronomac, modelo Racing, que é o modelo da pressão do turbo, que veio na minha quando comprei. Até achei, mas procurei o pessoal das arrancadas aqui e todo mundo falou super bem da ODG, o design é bem tosco, parece brinquedo de criança, mas segundo relatos é muito melhor que Cronomac.
Marcador com sensor e copo $100,00 Loja Balass Av. Francisco Sá. Prado
Adaptador usinado sob medida $20,00 Loja HidrauTony R. Pampas 56 Prado
Instalação elétrica e do sensor 45,00 Elétrica de um amigo não sei o nome da firma.
Usei o carro em um trajeto de 10Km com muito transito. O marcador colou no 70c e de lá não saiu. Enquanto o marcador do painel não chegava no 1/4 da escala.
Agora é achar algum lugar para aferir a marcação do novo marcador para depois olhar a termostática que me parece não está das melhores e voltar com a ventoinha nova (A instalada está travada por segurança)
DouglasMac
14/04/2010, 23:20
Procurei pela Cronomac, modelo Racing, que é o modelo da pressão do turbo, que veio na minha quando comprei. Até achei, mas procurei o pessoal das arrancadas aqui e todo mundo falou super bem da ODG, o design é bem tosco, parece brinquedo de criança, mas segundo relatos é muito melhor que Cronomac.
Instalação elétrica e do sensor 45,00 Elétrica de um amigo não sei o nome da firma.
Usei o carro em um trajeto de 10Km com muito transito. O marcador colou no 70c e de lá não saiu. Enquanto o marcador do painel não chegava no 1/4 da escala.
Agora é achar algum lugar para aferir a marcação do novo marcador para depois olhar a termostática que me parece não está das melhores e voltar com a ventoinha nova (A instalada está travada por segurança)
Valeu Nisito, ficou blz.
Passando por Bh vou colocar uns desses ái, ficou bonito e dá mais info pro motorista.
Tem iluminação interna?
Pescador4x4
15/04/2010, 08:02
Nisito,
Instalei na minha o marcador Guster, a marcação média fica entre 79º e 84º(sempre com o ar ligado), já teve pico de 91º em subida de serra com carga máxima. Acredito que 70º está muito baixo, nessa temperatura nem abriria a termostática.
Diferente de vc optei por instalar o sensor no mangote de saída com o T do tempra.
Abs,
Eric.
Nisito BH-MG
15/04/2010, 10:47
Testei o carro ontem a tarde, algumas coisas que notei durante o teste.
Saindo do Anel rodoviário sentido Rio de Janeiro até o posto Chefão. São um pouco mais de 10KM de subida entre 10º e 20º . Com o ar ligado:twisted: e subindo de 4ª entre 3k e 3,5k de giro o motor não passou de 91º :dance:Pra mim ficou aprovado. :concordo:
Ainda não troquei a termostática, mas pelo comportamento da temperatura ela está com alguma passagem direto, pois o carro demora umpouco a esquentar, e não passa em transito normal sem ar dos 85º.
Agora o que mais legal é que o ponteiro de temperatura original está reguladinho com o novo marcador.
Quando comprei a ventuinha o mecanico da kia me falou que ela acopla em 80º, depois de instalar e testar com o carro parado, Ela travou quando o ponteiro chegou em 83º e desacoplou em 79º. Na estrada fiquei comparando os doi marcadores. O Original chega na escala quando está a 70º e fica ali nos primeiros milimetros. Ao chegar a 80º ele começa a se mover com qualquer alteração minima da temperatura. E chaga ao meio com 90º. Resumindo, funciona muito bem, mas não confio nele não.
Lembrando que o painel da minha é o novo, com odometro digital.
Nisito BH-MG
15/04/2010, 10:50
DouglasMac.
Tem iluminação sim. Não chega a incomodar por muito brilho, isso na cidade na estrada, sem iluminação externa não sei ainda.
Pescador 4x4.
Optei por colocar nesse local para pegar a temperatura antes da termostática. Ajuda se caso travar a termostática fechada. Mesmo o relógio não tendo alarme, pela posição da instalação não tem como ficar sem olhar ele por mais de 1 minuto. E como dono de sportage a 5 anos, já acustumei a ficar de olho nas temperaturas. Só fico igual uma sarna quando alguem vai dirijir ela pra não tirar o olho da temperatura:shock:
AndréCam
21/04/2010, 12:42
Saudações a todos. Iniciamos a postagem neste forum, dirigindo-nos em especial ao Nava, solicitando informações quanto ao data logger MF 30 da Guster.
Comprei recentemente uma STP TDI 02, e, estamos estudando umas melhorias nos periféricos do motor, para o que precisamos de aquisição de dados...temperatura principalmente.
Eles tem o que preciso, mas disponibilizam informações...
Podes auxiliar?
DouglasMac
21/04/2010, 22:49
Testei o carro ontem a tarde, algumas coisas que notei durante o teste.
Saindo do Anel rodoviário sentido Rio de Janeiro até o posto Chefão. São um pouco mais de 10KM de subida entre 10º e 20º . Com o ar ligado:twisted: e subindo de 4ª entre 3k e 3,5k de giro o motor não passou de 91º :dance:Pra mim ficou aprovado. :concordo:
Ainda não troquei a termostática, mas pelo comportamento da temperatura ela está com alguma passagem direto, pois o carro demora umpouco a esquentar, e não passa em transito normal sem ar dos 85º.
Agora o que mais legal é que o ponteiro de temperatura original está reguladinho com o novo marcador.
Quando comprei a ventuinha o mecanico da kia me falou que ela acopla em 80º, depois de instalar e testar com o carro parado, Ela travou quando o ponteiro chegou em 83º e desacoplou em 79º. Na estrada fiquei comparando os doi marcadores. O Original chega na escala quando está a 70º e fica ali nos primeiros milimetros. Ao chegar a 80º ele começa a se mover com qualquer alteração minima da temperatura. E chaga ao meio com 90º. Resumindo, funciona muito bem, mas não confio nele não.
Lembrando que o painel da minha é o novo, com odometro digital.
Nisito, onde encontrou o acoplamento? Na Kia da Tereza Cristina? Pode por favor informar quantas "latinhas" pagou?
Seguinte, estarei em Bh dia 29/30, dá tempo de instalar o kit (marcador de temperatura) que voce instalou?
O Robin bem que podia aparecer para uma trilha que esta "devendo"!!!:concordo:
LAMA!!
Nisito BH-MG
23/04/2010, 22:28
Nisito, onde encontrou o acoplamento? Na Kia da Tereza Cristina? Pode por favor informar quantas "latinhas" pagou?
Seguinte, estarei em Bh dia 29/30, dá tempo de instalar o kit (marcador de temperatura) que voce instalou?
LAMA!!
Foi na Kia da Tereze cristina sim. Demorou uma semana para chegar aqui em BH. Mesmo minha Sport sendo 2001 comprei a da 1995 que tinha antes foram 285,00 no conjunto acoplamento e hélice. Se tivesse comprado pelo chassi da nova ia se não me engano para 520,00 o conjunto.
Qnato ao marcador é bem tranquilo, gastei uma manhã pra instalar tudo.
Robinho da Jaguatirica
24/04/2010, 10:04
LAMA!!
Oi Douglas,
Na quinta e sexta não dá pra mim, alguém ainda tem que poduzir neste país pra Dilma acabar de dar PT no Brasil (Perda Total), mas no sábado estamos na área, é só falar. No dia 02 haverá um encontro enorme no Alpenhose, é a resenha da translamazônica, da pra ir até de 4x2 tranquilo, estarei lá, se interessar me fale, pode levar a família toda que a turma vai adorar.
Boa lama!
Robinho da Jaguatirica
Ai pessoal conforme eu tinha dito anteriormente coloquei o termometro da FULLGAUGE e o MEDIDOR do GNV no painel abaixo do CDplayer, achei que ficou otima a visualização tanto do GNV que estava debaixo do volante (So contorcionista conseguia ver), e o Termometro tb ficou bem visivel e o LED de alerta da ventoinha ligada tb da pra notar bem..
Ainda não coloquei o Sensor pois não ainda não cheguei mas encontrei ele por R$43,00 + Controlador de Temperatura TIC17RGTi R$ 96,90....
Falta acrescentar nisso o T e finaliza..
Por enquanto ele esta somente monitorando a temperatura interna do veiculo.. programei ele pra disparar a ventoinha aos 40° (nota-se na foto dos 46° e dos 54° que o leds de alerta ta aceso).
DouglasMac
24/04/2010, 22:02
Foi na Kia da Tereze cristina sim. Demorou uma semana para chegar aqui em BH. Mesmo minha Sport sendo 2001 comprei a da 1995 que tinha antes foram 285,00 no conjunto acoplamento e hélice. Se tivesse comprado pelo chassi da nova ia se não me engano para 520,00 o conjunto.
Qnato ao marcador é bem tranquilo, gastei uma manhã pra instalar tudo.
OK Nisito, vou ligar e ver se tem no estoque ou encomenda.
Guardei o endereço para ver o medidor e etc...VALEU!!!
Vamos aparecer no convite do Trojão?8)
LAMA!!
DouglasMac
24/04/2010, 22:11
Oi Douglas,
Na quinta e sexta não dá pra mim, alguém ainda tem que poduzir neste país pra Dilma acabar de dar PT no Brasil (Perda Total), mas no sábado estamos na área, é só falar. No dia 02 haverá um encontro enorme no Alpenhose, é a resenha da translamazônica, da pra ir até de 4x2 tranquilo, estarei lá, se interessar me fale, pode levar a família toda que a turma vai adorar.
Boa lama!
Robinho da Jaguatirica
Então Jagua!? Blz? Na quinta e sexta tumen vou tá ralando, mas em BH e deixo o danado instalando o dito medidor. A Dilma num vai dá PT (Perda Total) no Brasil, o Lula já fez isso!!!
Até convidei de tabela o Nisito pra ir na resenha da Trans, mas vendo a agenda aqui num vai dar.:putz: Dia 03 as 8:00hs tem de ralar em Sampa.
Fica pra outra, mas umas latinhas pode rolar na sexta a noite ou sábado.
Vou sem "família", tem muito lobo nessa floresta aí.:twisted:
LAMA!!!
Lucena04
04/05/2010, 23:42
Ai pessoal conforme eu tinha dito anteriormente coloquei o termometro da FULLGAUGE e o MEDIDOR do GNV no painel abaixo do CDplayer, achei que ficou otima a visualização tanto do GNV que estava debaixo do volante (So contorcionista conseguia ver), e o Termometro tb ficou bem visivel e o LED de alerta da ventoinha ligada tb da pra notar bem..
Ainda não coloquei o Sensor pois não ainda não cheguei mas encontrei ele por R$43,00 + Controlador de Temperatura TIC17RGTi R$ 96,90....
Falta acrescentar nisso o T e finaliza..
Por enquanto ele esta somente monitorando a temperatura interna do veiculo.. programei ele pra disparar a ventoinha aos 40° (nota-se na foto dos 46° e dos 54° que o leds de alerta ta aceso).
Valeu a dica Wladybr, a próxima coisa que preciso fazer é instalar um medidor, lembrei de uma oficina boa que mexe com velocímetros e inclusive é representante da Guster.
De acordo com que andei lendo seria bom um medidor que disparasse um alarme em uma temperatura pré-programada, que tivesse um sinal para acionar uma ventoinha elétrica (auxiliar da original).
Será que a Ventoinha do ar condicionado refresca alguma coisa sem estar com o ar condicionado ligado?
Minha preocupação maior é em trilhas que acabam sujando o radiador, qualquer ventilação a mais já ajudaria até poder lavar, outra coisa que atrapalha é que a ventoinha original não funciona com o carro desligado.
Vou ver se faço um teste com a ventoinha do ar condicionado, se bem que se fosse tão fácil e simples assim eu acredito que já viria de fábrica :pensativo:
:concordo:
Esse que eu tenho tem um led de alerta e vc programa o rele dele que ira acionar a ventoinha, ele programa tudo qdo ligar, qdo desligar eu achei a melhor opção.. depois se quizer te passo o manual dele ok :concordo:
E pode ter ceterza que não é dificil não, é ate ligeiramente facil de fazer.. e pode ter certeza que comporta ate colocar outra do lado se quizer e ajuda sim acionar a do ar. Tudo pra ficar mais protegido..
André Slaski
05/05/2010, 16:06
Wladybr; gostei da montagem, boa ideia , ficou super legal.
Se possivel, dps passa onde vc comprou os itens.
valeu :concordo::concordo:
Abraço
Wladybr; gostei da montagem, boa ideia , ficou super legal.
Se possivel, dps passa onde vc comprou os itens.
valeu :concordo::concordo:
Abraço
Ola André bom dia..
Como vc é de Sampa.. vai aqui alguns locais que vc encontra os itens que eu usei..
Casa Ferreira
Antonio L. Ferreira S.A.
Fone: (11) 3326-3099
Rua Florencio de Abreu, 160
vendas@casaferreira.com.br (vendas@casaferreira.com.br)
Marechal
Refrigeração Marechal Ltda.
Fone: (11) 3331-7866
Alameda Glete, 766 - Centro
EDMARCAS
Edmarcas Refrigeração Comercial Ltda
Fone: (11) 2914-5404
Rua Leais Paulistanos, 274 - Ipiranga
edmarcas@edmarcas.com.br (edmarcas@edmarcas.com.br)
Capital
Capital Comercio de Refrigeração Ltda.
Fone: (11) 2090-9300
Rua Guaiauna, 380 - Penha
sac@capitalrefrig.com.br (sac@capitalrefrig.com.br)
Eu comprei na Capital pela proximidade da minha casa mas ate tinha achado em outra por umas latinhas a menos Mas fique ligado e peça exatamente por esse modelo e esse sensor que esta no meu topico pois foi indicado com exclusividade por um dos engenheiros da FULLGAUGE que estavam em um evento ao qual eu participei.
Qualquer coisa se vc quizer ligar pra mim pra tirar algumas duvidas ésóligá 97545441 e a gente se fala..:concordo:
André Slaski
07/05/2010, 12:54
Wladybr;
Valeu, vou cotar e dps posto aqui.
Blz, qq coisa te ligo... cel anotado ... :concordo:
Abraço
Frans Prijkel
20/10/2010, 17:25
Comprei recentemente um sportage 2001 turbodiesel com 140.000km, unico dono, so andou na cidade. O dono anterior nunca ouvi falar de super aquecimento e diz que o carro nunca deu problemas.
Bem, vou instalar o medidor digital, ja que vou fazer viagens longos.
Vi no forum que o medidor da Guster da problemas e a assistencia tenica nao é grande coisa.
Alguem ja uso o modelo do fabricante race tronix (seperado, racetronix é outra empresa) e qual foi o resultado ?
Grato,
Supercharger
31/01/2011, 10:25
Marcelo,
Se vc ver nos contatos é de Curitiba tb.
Tá uma cara de ser algum ex-socio guster com os mesmos protudos...mas em venda separada.
Beastracing é uma empresa idônea, independente, com produtos próprios, circuitos desenvolvidos por eles mesmos. Sempre usei produtos deles em meus carros turbo e nunca tive problemas. Conheci os produtos pessoalmente em Curitiba e não me restaram dúvidas a respeito.
Saudações,
Gustavo
BH/MG
claudinho10001
01/02/2011, 18:12
Ainda estou meio que sem entender essa "instalação" de sensor de temperatura da marca Guster na Sportage, mesmo por que ela vem com o tal marcador de temperatura do líquido de arrefecimento, que, controversamente ou não, funciona, desde que haja água no circuito.
Bom, de qualquer forma, resolvi instalar uns intrumentos (Wiltec) para acompanhar o que anda acontecendo debaixo do capô e, é claro, dar uma incrementada no cockpit.
Entre sensor de temperatura de óleo (nesse caso tive que solicitar a ajuda de um torneiro para abrir a rosca no carter para alojar o sensor), pressão da turbina, voltímetro, amperímetro, o mais importante foi o que mede variações de temperatura em metais específicos, no caso, o cabeçote onde foi instalado. Ou seja, se ficar sem água, pelo menos vc vai ficar sabendo que tem algo errado com o metal do seu motor.
Pesquisei no Mercado Livre e encontrei, não só esses sensores, como um dispositivo bastante interessante que faz tudo isso e mais o que sua imaginação desejar, relatando tudo em um painel LCD. Não sei se posso postar o link aqui.
Quanto á questão da sirene/cigarra de aviso, vou estudar uma alternativa simples e funcional. Não entendi muito as alternativas dadas aqui por falta de detalhes técnicos. Vi também a dificuldade com as conexões, mas posso garantir que qualquer bom torneiro mecânico faz milagres. Eu mesmo tenho um que fez uma peça do cambio da Galloper que custava R$ 900,00 e com R$ 50,00 ele ficou rindo. Incluindo material.
Lucena04
27/08/2011, 19:44
Faz tempo que não posto aqui no fórum, mas tenho acompanhado, estou me preparando para instalar um termômetro digital e dei uma lida novamente nesse nesse tópico porém deu pra perceber que não ainda não tem uma solução definitiva de onde e como instalá-lo (tanto o o sensor como o mostrador).
Pensei em aproveitar o sinal do mostrador original (que não serve pra nada mesmo...) e mandar para um mostrador digital que dispare um alarme e em uma temperatura pré determinada, anulando o mostrador original. O ideal mesmo seria instalar no próprio painel, será que daria certo? Teria que ter um mostrador que combinasse medidor de temperatura e de combustível que fica na mesma "bola" do painel.
E ae Lucena, blz?
O sensor tem que ficar no mesmo lugar do original, isso é ponto passivo, agora o marcador vai do gosto de cada um, colocar no lugar do marcador original não acho uma boa ideia, pois vai estragar o painel e é irreversivel.
O meu coloquei em sima do painel bem no meio, junto com vacuometro e inclinometro, e ele dispara um alarme em uma temperatura programada.
[]s
(DU)
Lucena04
28/08/2011, 13:08
Blz, quanto tempo, né? Espero poder voltar logo para as trilhas. Esses dias eu conheci o Tiago, que comprou recentemente uma Sportage vermelha, encontrei ele por acaso na rua desfilando com a sua Sportage levantada e uns pneus nervosos, ele mora aqui perto da minha casa. Ele pode ser o "adulto responsável" que estava faltando para acompanhar a gente nas trilhas, ou não, rs. Pelo que eu conversei com ele também está para instalar um marcador de temperatura.
Ficar no mesmo lugar do original você quer dizer tirar o sensor original e coloca o sensor do guster (anulando o original), ou instalar os dois no mesmo lugar? será que não dá para aproveitar o sinal que vem do sensor original que vai para o painel e mandar para o marcador direto? já que mostrador original não serve pra nada mesmo... curiosidade, essa posição do sensor original pega a temperatura da água que entra ou que sai do motor? Que temperatura vc colocou para disparar o alarme?
[]´s
Vc escolhe, deixa os dois sensores ou um só.
Não da pra usar o sensor original pq o marcador é calibrado pro sensor dele mesmo, vc pode tirar o seu e mandar pra fabrica do marcador que eles fazem a calibragem, mas acho q não vale a pena.
Ele pega a temperatura que sai do motor, se pegasse a que entra não ia adiantar nada.
Coloquei pra disparar com 95º, a media que fica é entre 84º e 90º.
[]s
(DU)
Lucena04
30/08/2011, 18:03
Estou pensando em usar esse daqui:
Medidor Temperatura de agua Display vermelho digital lente preta - Racetronix | Dellavia Pneus (http://www.dellavia.com.br/DetalheProduto/63958/Medidor-Temperatura-De-Agua-Display-Vermelho-Digital-Lente-Preta-Racetronix/)
DouglasMac
01/09/2011, 20:54
Uaí, Lucena.... mais barato do que Guster com as mesmas funcões. Perguntei lá se tem led em verde, tô nessa!
Preciso de dois semi eixos traseiros 26 estrias...
Lucena04
02/09/2011, 08:22
comprei no final do dia que eu postei a mensagem e chegou ontem, me surpreendi pq eu achei que ia demorar 15 dias úteis.
Esqueci de tirar foto, depois eu tiro, se bem que é igual ao do site. Pelo que eu li na embalagem dá para programar para disparar um alarme acima de uma determinada temperatura e dá para acionar um dispositivo auxiliar, o que não foi claro é se dá para fazer os dois ao mesmo tempo. Eu queria que ele acionasse a ventoinha do ar condicionado acima de uma temperatura pré programada, eu sei que não deve refrescar muito, mas se der uma pau na ventoinha principal eu acho que deve dar para andar uns kms até resolver o problema.
Até mais, Saudades das trilhas
Lucena04
02/09/2011, 19:17
Foto do medidor na embalagem
Lucena04
02/09/2011, 19:20
O anexo não foi na mensagem de cima
Djalma colombo
03/09/2011, 15:25
Lucena quanto pagou no medidor?
Lucena04
03/09/2011, 21:08
73,90 reais mais 5,91 do frete, devo instalá-lo daqui umas duas semanas
Djalma colombo
03/09/2011, 21:15
Valeu, tom pensando em dar uma esticada mais longe e a patroa ta com medo da vtr dar pua na estrada!
Lucena04
31/10/2011, 20:42
No sábado eu estava acompanhando a instalação do medidor auxiliar de temperatura na minha Sportage e durante os testes (ainda estava instalando) eu percebi que a iluminação do relógio diminui um pouco quando liga a lanterna, da mesma forma que o relógio do painel, isso é bom pq em ambiente com pouca iluminação a luz do relógio não incomodaria. Pedi para ele tentar ligar no reostato, que regula a intensidade da luz do painel, para ter controle da iluminação porém eu vi ele testando e aparentemente não deu certo, a luz do medidor auxiliar ficava piscando piscando bem rapidamente, nessa situação iria incomodar com certeza. Pedi para deixar sem o reostato mesmo. Vocês sabem se isso é normal ou tem alguma manha para ligar o reostato no medidos auxiliar?
georgevalle
01/11/2011, 08:00
Lucena04 quando você diz iluninação do relógio esta se referindo ao brilho dos numeros certo? Neste caso é muito complicado pois os numeros deste indicador são led's e o brilho deles depende do resistor que esta em série a eles e para ter este controle de intensidade variável precisaria fazer um sistema mais complexo internamente, pois provavelmente deve ser um transistor que faz o "liga-desliga" de um resistor de menor valor para deixar a brilho com mais ou menos intensidade e para variar com certeza iria deixar o projeto com muito mais componentes e consequentemene mais caro.
Lucena04
01/11/2011, 08:33
Por isso ($$$) que eu tinha pedido para deixar diminuindo a intensidade só quando liga a lanterna mesmo.
É que aparentemente é uma coisa simples, mas pelo jeito não é tão simples assim.
Obrigado pelo comentário
:concordo:
Carlos Humberto Buniotto
07/11/2011, 13:56
Desculpem estou chegando agora estou com problemas no marcador de temperatura original da minha SPT MRDI 99 como faço e onde compro este marcador digital:bye:
Djalma colombo
07/11/2011, 14:57
Mais fácil e mais barato, abandonar ele e instalar um auxiliar assim como o Lucena tá fazendo com a sptg dele!
rpetrucci
10/05/2012, 22:53
Pessoal estou com vontade de instalar 3 relogios, temperatura da água, temperatura do óleo e pressão do óleo, o que acham ?
Robinho da Jaguatirica
11/05/2012, 08:24
Pessoal estou com vontade de instalar 3 relogios, temperatura da água, temperatura do óleo e pressão do óleo, o que acham ?
rpetrucci,
uso exatamente esta configuração.
boa lama!
Robinho
rpetrucci
19/05/2012, 18:04
rpetrucci,
uso exatamente esta configuração.
boa lama!
Robinho
Robinho, tens alguma foto pra mostrar onde vc instalou ?
Valeu
Rodolfo
Claudio_Mag
21/09/2012, 19:44
Veja onde instalei o meu...
Abri rosca na "tampa" da válvula termostática.
Prezado MarcSport
Achei excelente a sua opção. . . .só não sei se terei coragem de abrir rosca no corpo do suporte da válvula termostática.. . . me parece que a espessura é muito reduzida . . . vc fez algum tipo de reforço, soldou uma porca, etc ?
Outra dúvida que tive é que a foto do seu motor mostra o reservatório do limpador do pára-brisa do lado esquerdo. . .e não do direito, como usual. Vejo que parece que existe um tanque de expansão no lugar original do reservatório do pára brisa, aparentemente conectado ao radiador. Seria isto mesmo ? Desculpe as dúvidas . . . mas graças as boas dicas do forum, estou iniciando no fascinante mundo SUV - Sportage Usada Velha . . . rs. . rs . . . a que comprei agora de um amigo já está chegando aos 400.000 km . . .
ph.rigon
09/10/2013, 22:13
Pessoal, a minha Sportage esta com um problema no sensor de temperatura da água, estou com dificuldades de encontrar a peça para reposição. Desculpem a ignorância mas, esse sensor digital tem a mesma serventia do marcador do painel?
Eu poderia simplesmente colocar um digital e não arrumar o original dela?
Caso não, alguém sabe se é possível adaptar algum sensor de temperatura de algum outro carro na Sptg?
filipezanrosso
10/10/2013, 10:40
Pessoal, a minha Sportage esta com um problema no sensor de temperatura da água, estou com dificuldades de encontrar a peça para reposição. Desculpem a ignorância mas, esse sensor digital tem a mesma serventia do marcador do painel?
Caso não, alguém sabe se é possível adaptar algum sensor de temperatura de algum outro carro na Sptg?
Muita gente instala e recomenda estes marcadores de temperatura de água utilizados em jeeps e caros de competição pq são bem mais precisos que das nossas sptg, creio que não teria problema utilizar um destes marcadores e deixar o teu como está. Tem inclusive vários tópicos explicando as várias formas de instalar... (ainda não coloquei na minha por isso não vou te indicar nenhuma fórmula, mas logo algum expert aqui do fórum te explica direitinho, inclusive sugerindo a marca do medidor)
Abraço
O meu não é digital, mas é de mercurio ,fiz a instalação assim, mantendo o original, e sem furar o bloco,
o T preto é do tempra, é na medida da mangueira da sportage, (comprei da besta parte inferior). Ai ele está medindo a corrente de agua antes da valvula termostatica, mas da para acompanhar muito bem, eu não acho vantagem substituir um termômetro original elétrico por outro elétrico.
434462
434466
434470
434471
Luiz Gaucho
10/10/2013, 19:27
Ficou muito bom... Acho que vou por esta linha também.
Luiz
Rafa-CWB
02/01/2014, 16:11
O meu não é digital, mas é de mercurio ,fiz a instalação assim, mantendo o original, e sem furar o bloco,
o T preto é do tempra, é na medida da mangueira da sportage, (comprei da besta parte inferior). Ai ele está medindo a corrente de agua antes da valvula termostatica, mas da para acompanhar muito bem, eu não acho vantagem substituir um termômetro original elétrico por outro elétrico.
434462
434466
434470
434471
Somente fiquei com uma dúvida....
Você esta utilizando valvula termostática ou retirou a mesma?
Pois neste caso, se a válvula travar fechada, não vai continuar medindo a temperatura da água fria do radiador?