PDA

Ver Versão Completa : Roda traseira travando do nada!!

wcas
01/03/2009, 14:08
Esta acontecendo uma coisa meio estranha com uma das rodas traseira do meu jeep, levantei ele pra verificar outra coisa e sem querer tentei girar uma das rodas traseiras e ela tava travada, a principio achei que o freio estava puxado mais não estava, tentando mexer com a mão dando uma balançada na roda ela fez um barulho como um "tec" e a roda volta a girar normalmente, depois de uns minutos giro novamente e esta normal.
Agora quando deixo o carro mais de um dia parado, vou girar novamente e ela esta travada de novo, dou uma forçada e depois de um estalo volta a girar normalmente. Isso testei sempre com ele suspenso, giro um pouco deixo parado de um dia para o outro e no outro dia esta travada, e acontece somente em uma das rodas.

Alguem tem uma suspeita do que pode ser???

leopoldo
01/03/2009, 17:08
ou o rolamento foi para o espaço, ou quebrou a lona de um dos patins.

De qualquer forma, não rode na rua sem desmontar e verificar.

wcas
01/03/2009, 18:08
O estranho é que se ficar pouco tempo sem mexer na roda ela fica solta.
Ela só trava se eu deixar uns 2 dias sem mover a roda, e nem puxei freio nunhum, apenas rodo com a mão o pneu e deixo ele parar.

leopoldo
01/03/2009, 22:05
não perde tempo.

sobe o eixo no macaco, remove a roda, saca a panela e olha dentro.

vc pode ver rolamento e patins ao mesmo tempo.

Rafaminc
02/03/2009, 11:58
Olha, a rural do meu velho tinha o problema nas mangueiras flexíveis que vão para a roda. Estavam todas entupidas devido a idade avançada, ocasionando a dificuldade do óleo retornar p/ o cilindro mestre. Mas no seu caso o problema parece ser diferente.
Se vc ñ pisou no freio e ela travou do nada...Deve ser o que o Leopoldo falou.

wcas
02/03/2009, 21:10
Amanhã cedo ja vou desmontar pra ver o que pode ser e posto aqui.

wcas
03/03/2009, 11:06
ou o rolamento foi para o espaço, ou quebrou a lona de um dos patins.

De qualquer forma, não rode na rua sem desmontar e verificar.

Assim fica sem graça, voce acerta na primeira,.rsssss.
Da uma olhada na foto.O estranho é que o pedaço não estava la solto.

É só tirar a lona e colocar outra ? ela parece que é rebitada, é isso mesmo ??

Marcelo Cunha
03/03/2009, 14:12
Aproveita e revisa o rolamento da roda também, o meu estava ruim e não dava sinais. Descobrimos dando manutensão nos freios .

Rafaminc
03/03/2009, 15:50

Wcas, é só passar uma broca, 3 ou 4mm para arrancar os rebites, escovar bem as sapatas e depois instalar as novas, que normalmente já são vendidas com os rebites para você reinstalar. Observe que a lona nova tem um chanfro em um dos lados e deve ser montada na posição correta.
Vai precisar de uma ponteira redonda no diâmetro da cabeça do rebite (que pode ser a parte traseira de uma broca Ø10mm) para forçar a lona contra a sapata enquanto bate no rebite pelo lado interno da sapata.

wcas
03/03/2009, 16:30
isso que eu ia perguntar, não precisa tirar a sapata dali daquela panela ??? olhei de tudo que é jeito, e não descobri como faz pra tirar a sapata dali, nem as molas consegui tirar,.rsssss

wcas
06/03/2009, 14:13
não perde tempo.

sobe o eixo no macaco, remove a roda, saca a panela e olha dentro.

vc pode ver rolamento e patins ao mesmo tempo.

Leopoldo, duas perguntas:

1 -como faço pra ver os rolamentos, tem que remover aqueles parafusos que indiquei pelas setas(em verde da imagem) ???

2 - Li o topico "Ajuste dos rolamentos de munhão e de roda." e se eu remover e olhar os rolamentos no eixo traseiro, tem algum ajuste de pré carga ou algo assim como os da frente ??? ou é só tirar e depois parafusar de novo ??

leopoldo
06/03/2009, 23:25
em 1º lugar, eu estou vendo uma lona quebrada. cade o resto dela ?

em 2º lugar, este rolamento não admite regulagem

Para verificar, vc tem que puxar e empurrar a parte redonda externa para dentro e para fora do eixo e para cima e para baixo e procurar notar se tem folga.

veja o tópico cuidado, seu eixo semiflutuante pode matar.

devo ter escrito alguma coisa mais detalhada lá;

Kim
06/03/2009, 23:37
Grande Leopoldo!

Sobre a lona, a que está com um circulo na parte superior da foto, a própria lona não é menor mesmo?

No caso em questão, não seria somente uma quebrada?

Abraços.

Kim.

leopoldo
06/03/2009, 23:56
lona quebrada encavala e trava a roda. Esse sintoma é clássico.

A lona não termina no meio de rebites. Não fica no padrão serrilhado e se vc observar bem, há dois rebites cravados no fim do patim.

porém, não vamos dormir no ponto e deixar um rolamento detonar .... se ele já apresenta sinais

valdir rainer
07/03/2009, 00:11

wcas da uma olhada com carinho nesse cilindro de roda,porque parece que ele esta vasando oleo,pela foto da lona, ela esta com oleo,se tiver com oleo ,mesmo vc trocando a lona vai continuar travando.

abs...

leopoldo
07/03/2009, 07:44
1- Agora que eu ví a foto de novo, a mola inferior esta montada errada ! ele tem que ficar por trás da orelha, na trava inferior. Isso é fácil de corrigir, mas tem que tirar as travas dos patins.

2- Verifique as outras 3 rodas.

3- É esse o link para o assunto - rolamentos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915

4- Lona com óleo escorrega. Esse óleo pode ter sido exagero de lubrificação da lateral do patim (graxa no espelho).

5- As lonas dos patins são de tamanho diferente em uma mesma panela: a lona do patim de tras é mais curta. A do patim da frente usa todos os rebites para ser fixada ao patim, portanto é mais comprida.

wcas
07/03/2009, 10:00
Valdir, acho que ta vazando alguma cois sim, porque a lona estava toda suja de oleo ou fluido, sei la, mais tava molhada.

Leopoldo, então, tentei mexer nessa peça redonda onde em os parafusos de roda e tem um jogo minimo, mais pra ver o rolamento eu preciso somente remover os parafusos que estão atras ?? quem mexeu aqui antes colocou junta de silicone pra travar isso, ta certo ??

wcas
07/03/2009, 12:15
Folga não tem não, acabei de verificar, não mexe um mm sequer. isso significa que o rolamente teoricamente esta ok ??

valdir rainer
07/03/2009, 12:56
1- Agora que eu ví a foto de novo, a mola inferior esta montada errada ! ele tem que ficar por trás da orelha, na trava inferior. Isso é fácil de corrigir, mas tem que tirar as travas dos patins.

2- Verifique as outras 3 rodas.

3- É esse o link para o assunto - rolamentos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915

4- Lona com óleo escorrega. Esse óleo pode ter sido exagero de lubrificação da lateral do patim (graxa no espelho).

5- As linhas dos patins são de tamanho diferente em uma mesma panela: a lona do patim de tras é mais curta. A do patim da frente usa todos os rebites para ser fixada ao patim, portanto é mais comprida.

Olá Leopoldo,o oleo junto com o pó da lona vira uma pasta fazendo com que trave.

abs...

leopoldo
07/03/2009, 15:04
O travamento da panela deve ser a lona quebrada encavalando com o próprio patim.

A mola desencaixada (inferior) possibilita o patin envergar dentro do kit e piora o encavalamento.

A lona não está tão contaminada assim.

O teste de folga mínima parece estar OK> falta o de rolar: gire com a mão a flange da roda.

O certo é não haver aspereza ou tranquinhos de roletes. Se rolar macio e sem ruidos estranhos, o rolamento deve estar OK,

Porém,

Nunca se esqueça do problema da possibilidade do semi-eixo romper em serviço.

Isso não dá para "ver".

A montagem com silicone vermelho não é previsto no manual mas, se bem feito, mal não faz.

wcas
07/03/2009, 17:24
O travamento da panela deve ser a lona quebrada encavalando com o próprio patim.
A mola desencaixada (inferior) possibilita o patin envergar dentro do kit e piora o encavalamento.
O teste de folga mínima parece estar OK> falta o de rolar: gire com a mão a flange da roda.
O certo é não haver aspereza ou tranquinhos de roletes. Se rolar macio e sem ruidos estranhos, o rolamento deve estar OK,

é verdade o patins fica meio solto dentro do kit, vi isso logo quando desmontei.

Girando com a mão, ele não faz aquele barulho de rolamento ruim, tipo roncando, mais faz um barulho de engranagem, tipo, eu consigo sentir na mão a engrenagem girando, como se não tivesse oleo na engrenagem do diferencial, mais ja olhei la e ta com oleo sim e as marcas de encaixe na engrenagens parece normal pelos desenhos do manual.
De todo modo, amanha vem um conhecido que trabalha numa loja de freios aqui pra dar uma olhada com mais experiencia que eu,.rssss.