PDA

Ver Versão Completa : radiador selado



kmoretto
08/12/2003, 10:12
Pessoal,

Estou interessado em adaptar no Garoto o sistema selado do radiador, aquele onde tem um reservatório de expansão, alguma vez li algo a respeito aqui no forum de terem colocado na parte de cima a mesma da parte de baixo do radiador :| , gostaria de fazer algo mais simples :lol: como por exemplo conectar o respiro do radiador ao reservatório, retirar a mola da tampa e fazer a vadeção na parte de cima da tampa do radiador.

Alguem já fez isto :?: :?:
Funciona :?: :?:
Vale a Pena :?: :?:
O amor existe :?: :lol:
E o Papai Noel :?: :lol:

leopoldo
08/12/2003, 18:33
Otima idéia.

Porém, só vale a pena dependendo se é uma instalação prevista no motor do seu CJ ou se voce tem problemas de refrigeração no seu motor.

Basicamente é oque voce já sabe. Não precisa modificar o radiador. troque o tipo de tampa para a tampa do sistema selado, mas voce tem que ter um derivação do bloco ou da bomba para o tanque de expansão, ida e retorno do tanque para o radiador ou mangueira , a volta. O tanque deve ser instalado ligeiramente acima da linha superior do radiador (se não, não enche o reservatório). Veja lado direito do CJ, vaso de expansão do fiat.

Voce pode ainda colocar um tanque coletor conectado ao radiador, de forma a manter o respiro sempre cheio de aditivo. Veja lado direito do CJ, recipiente coletor do opala.

No meu caso, foi o jeito que eu arrumei para acabar com os problemas de refrigeração.

kmoretto
10/12/2003, 08:45
Leopoldo,

Obrigado pela resposta, porém nao entendi muito bem oque vc falou sobre a derivação e que pode ser do bloco ou da bomba, perguntas:

- esta derivação é na pressão posivitiva ou negativa da bomba :?: (só pode ser negativa, a positiva leva direto para o radiador, certo :?: )
- os vazos de expansão atuais já não fazem o papel do reservatório :?:
- seria possivel vc fazer um rascunho das conexoes :?: :oops:
- Você é feliz :?: :lol:

Obs: meu motor é um BF161 ( o óleo que não vaza, ele queima :oops: )

ferraz
19/10/2004, 17:17
Boa tarde andei pesquisando este tema e irei selar meu radiador, alguem aqui já fez como fica ralmente, e como foi feito, pois muitos criticam esta adapitação mas nunca a fizeram

Elmer_Jeep
19/10/2004, 17:56
não sei se é o q estou pensando.

Quando vc fala em selar seria instalar um reservatório de expansão ?

elcio
19/10/2004, 17:56
eu nunca selei radiador, nem nunca vi fazerem isso, o meu eh selado, mas mandei fazer assim.
se vc for selar o radiador, precisa do reservatorio externo de agua e as devidas conexoes que ligam este ao radiador e no radiador a(s) saida(s)correspondente(s).
vou tirar umas fotos do meu sistema (F1000) e posto aki pra vc ver como ficou.
na minha opiniao, fica melhor, refrigera com mais eficiencia e nao tem aquela encheçao de saco da tampa com muita ou pouca pressao.

[]´s

Afonso Carlos
20/10/2004, 00:03
Vc não precisa selar o radiador, mas sim instalar um sitema com vaso expansor que é muito mais barato e bem funcional.
Basta somente trocar a tampa do radiador por uma com valvula de retorno (Comum, Opala, F1000, D-20, Etc...) e instalar o vaso expansor que pode ser dos mesmos carros citados.

O sistema funciona da seguinte maneira: Quando o motor entra em funcionamento a temperatura aumenta, com isso dilatando suas partes inclusive a água que tem um consideravel aumento em seu volume, a qual parte dela é expulsa do sistema de refrigeração e é colhida pelo vaso expansor.

Como a agua retorna? Pelo sistema inverso, ou seja, quando o motor esfria se contrae, sulgando a água de-volta ao sistema de refrigeração.

Um abraço Afonso Carlos.

ferraz
20/10/2004, 10:22
Este sistema pode ser feito em casa mesmo ou requer esperiencia e conhecimento mais apurado.
Não havera com este sistema perda de àgua como no original, ja instalei uma ventoinha eletrica, assim ficará mais eficiente a refrigeração.
Esta é a melhor forma de se efitar a perda d'agua e ternar a arrefrigeração mais eficiente

Afonso Carlos
20/10/2004, 10:29
Ok, pode ser feito em casa sim, não exige nenhum conhecimento mais profundo. É só seguir as explicações ácima.

Com este sistema não há mais vazamentos de água.

Vou postar fotos.

Um abraço Afonso Carlos.

Elmer_Jeep
20/10/2004, 11:49
É isso mesmo q o Afonso falou, instalei no meu CJ o reservatório de expansão do opala que é o mesmo da C20. :D
Pra fixar ele usei um suporte de extintor, bastou refazer algumas dobras e passar uma abraçadeira longa, depois encaixa uma mangueirinha do radiador pra tampa do reservatório e pronto.

Depois que instalei esse reservatório raramente eu completo a água do radiador, fica muito bom mesmo e ainda tem o marcador do nível. :wink:

kmoretto
20/10/2004, 13:15
Elmer,

Pergunta de ignorante, a mangueira entra por cima do reservatório, ela chega até a parte de baixo dele ????

Presumo que sim, senão não teria como a água voltar quando o motor esfriar, certo????

[]´s

Pavani
20/10/2004, 14:49
Kleber...
É assim mesmo....

EU tenho uma dúvida... Uma vez eu fiz no jeep isso, porém não troquei a tampa do radiador....
QUe diferença a tampa faz nesse caso?!? Originalmente o radiador vem com um caninho do lado da tampa que a água sai por ali quando ela esquenta de mais.... Pensei em continuar esse cano e colocar uma reservatório.... Será que dessa maneira daria certo?!?
Valeu...
Abraço...
Pavani

Danniel Pizatto
20/10/2004, 15:14
A Cherokee tb é desse jeito..


E como fazer pra ficar sem tampa no radiador, só do reservatório?? do jeito que é nos carros mais novos?

[ ]'s curiosos

Elmer_Jeep
20/10/2004, 15:42
Elmer,

Pergunta de ignorante, a mangueira entra por cima do reservatório, ela chega até a parte de baixo dele ????

Presumo que sim, senão não teria como a água voltar quando o motor esfriar, certo????

[]´s

É assim mesmo kmoretto, a tampinha do reservatório tem uma entrada onde se põe a mangueirinha do radiador e outro pedaço de mangueira da tampa pro fundo do reservatório. :D



EU tenho uma dúvida... Uma vez eu fiz no jeep isso, porém não troquei a tampa do radiador....
QUe diferença a tampa faz nesse caso?!? Originalmente o radiador vem com um caninho do lado da tampa que a água sai por ali quando ela esquenta de mais.... Pensei em continuar esse cano e colocar uma reservatório.... Será que dessa maneira daria certo?!?

Pode manter a mesma tampa, mas como é uma peça barata vale a pena trocar por uma nova.




E como fazer pra ficar sem tampa no radiador, só do reservatório?? do jeito que é nos carros mais novos?

Pode mandar isolar a boca original, o abastecimento do radiador passa a ser pelo reservatório.

Danniel Pizatto
20/10/2004, 16:53
Isso mesmo Elmer, o enchimento é pelo reservatório..

Não só da VW, mas GM, Ford, hj todos vem assim...
Inclusive alguns com sensor de nivel (Omega, Vectra, A3..)

ferraz
21/10/2004, 13:43
Muito obrigado pelas dicas neste final de semana já tenho diverção

Rogério Sales
25/10/2004, 16:39
Elmer e Danniel,

Tem alguma influência a altura em que o reservatório extra será instalado? Será que tem que ser um pouco mais alto ou mesmo no nível do furo do radiador ou não tem nada a ver pq a água volta para o motor por "sucção"??

Abraços!

Elmer_Jeep
25/10/2004, 16:45
Elmer e Danniel,

Tem alguma influência a altura em que o reservatório extra será instalado? Será que tem que ser um pouco mais alto ou mesmo no nível do furo do radiador ou não tem nada a ver pq a água volta para o motor por "sucção"??

Abraços!

Sinceramente, sinceramente não sei te dizer, mas por via das dúvidas quando instalei tive a preocupação de deixar na mesma altura do radiador. 8)

leopoldo
25/10/2004, 16:59
O reservatório tem de ser instalado acima do nível do radiador ou o radiador corre o risco de trabalhar com uma região seca !

ou seja:

o nível mínimo do vaso de expansão deve equivaler ao máximo do radiador.

Vaso comunicantes.....lembrem das lições do colegial.

ojaneri
25/10/2004, 17:10
Isso mesmo Elmer, o enchimento é pelo reservatório..

Não só da VW, mas GM, Ford, hj todos vem assim...
Inclusive alguns com sensor de nivel (Omega, Vectra, A3..)

O sensor desses carros é no reservatorio de expansão ? To pensando em adaptar um no Samurai.

Afonso Carlos
25/10/2004, 17:36
Ok, se puder insta-le no nivel do radiador é melhor, mas se não tiver espaço, pode instalar abaixo, a agua retorna normalmente, apenas com mais lentidão.

Lembre-se estou falando de vaso expansor e não de sistema selado.

No sistema selado é obrigatório o reservátorio ficar acima ou no mesmo nivel do radiador, pelos motivos citados pelo colega Leopoldo.

Um abraço Afonso Carlos.

Luca
25/10/2004, 18:44
...o nível mínimo do vaso de expansão deve equivaler ao máximo do radiador.... Leopoldo, "disconcordo" :D. Sei que cê tem muita janela, mas uma pequena diferença de altura é possível, sim. O flúido que tinha saído por expansão, retorna ao radiador por sucção ao esfriar. Aliás, nunca vi um reservatório de expansão que fosse mais elevado do que o radiador.

Afonso Carlos
25/10/2004, 19:11
Leopoldo, "disconcordo" :D. Sei que cê tem muita janela, mas uma pequena diferença de altura é possível, sim. O flúido que tinha saído por expansão, retorna ao radiador por sucção ao esfriar. Aliás, nunca vi um reservatório de expansão que fosse mais elevado do que o radiador.

Concordo, inclusive em alguns CJ militares antigos da segunda guerra o vaso expansor era externo (em frente a grade lado direito) e abaixo do radiador.


Um abraço Afonso Carlos.

Danniel Pizatto
25/10/2004, 22:36
Isso mesmo Elmer, o enchimento é pelo reservatório..

Não só da VW, mas GM, Ford, hj todos vem assim...
Inclusive alguns com sensor de nivel (Omega, Vectra, A3..)

O sensor desses carros é no reservatorio de expansão ? To pensando em adaptar um no Samurai.

é sim osvaldo...

o do omega é uma bóia vertical que fica na tampa...

Do vectra e A3 ficam na parte de baixo...

Eu só conheço "pessoalmente" esses três, mas devem existir em outros carros mais incrementados.

Se quiser posso te passar fotos ;)

Rogério Sales
25/10/2004, 23:05
Ok, andei verificando o espaço e acho que vou aproveitar os furos que tem no radiador pra fixar o defletor (que não tem mais espaço para existir) hehe... e vou deixar um pouco mais alto por via das dúvidas, só não vai dar pra ser mais alto por causa do capô!

Abraços!

Asterix
25/10/2004, 23:22
PessoALL

Caso alguém opte por trocar a tampa por uma de outro carro lembrem-se de verificar a pressão estampada na tampa, senão as mangueiras podem não aguentar a pressão e estourar. A original do jeep é para 7 qc.
Não sei de quanto é a do opala ou outros.

PS: qc é uma unidade de pressão. 7 Qualquer Coisa :D

ferraz
26/10/2004, 20:46
Qual a perssão que trabala o expansor pois realmente a pressão do sistema de refrigeração do Willys/Ford é de 7 libras e dos veiculos modernos é de 13 libras, esta tambem é a pressão no expansor, qual tipode mangeira devo utilizar

Marcelo
27/10/2004, 07:44
Pessoal,

Mais algumas dúvidas:

- Essas tampas (Opala, C-20) tem a rosca igual ao do radiador do CJ? :?:

- Pelo que li, como esse sistema não é selado o reservatório de expansão não precisa ficar no mesmo nível, certo? Já que a água volta para o radiador por sucção. Qual a diferença desse sistema para o selado? :roll: :roll:

- Aquela saída existente junto à tampa do radiador do CJ, com esse sistema, ela deve ser tampada? :?: :?:

- Ultima pergunta: qual o nível de água de devemos mater? Encher o radiador, e deixar o vaso de expansão vazio? Encher ambos? :roll: :?: :roll: :?:

[s] cheio de dúvidas e querendo fazer o sistema no jeep,

leopoldo
27/10/2004, 10:24
- Pelo que li, como esse sistema não é selado o reservatório de expansão não precisa ficar no mesmo nível, certo? Já que a água volta para o radiador por sucção. Qual a diferença desse sistema para o selado? ............. e qual o nível de água de devemos mater? Encher o radiador, e deixar o vaso de expansão vazio? Encher ambos?


Marcelo,

1- Que eu saiba, a rosca do bocal do radiador é PADRÃO. Até a rosca dos recipientes de expansão são padronizadas.

2- Antes do advento dos sistemas selados, existia, como no opala, um sistema de recirculação do fluido, que nada mais era que coletar o fluido que saia pela válvula............no jeep tem só a saída do bocal do radiador e o líquido que sai, perde-se na atmosfera.
Quando o motor esquenta expulsa parte do fluído e ao resfriar a tampa abre a válvula da tampa suga de volta, mantendo sempre o radiador cheio atá a boca.
Neste sistema, o recipiente pode ficar um pouco abaixo do nível do radiador, mas quanto mais baixo fica pior para sugar.

3- já no sistema selado, enche-se o radiador pelo vaso de expansão e esse então TEM que estar ACIMA do nível do radiador, senão fica um bolha de ar lá dentro do radiador. Como já escreví antes, a linha do fundo do vaso deve estar igual ou acima da linha da boca do radiador. Nesse caso, a tampa do radiador pode ser trocada por uma de 14 Lbs, ao invez de soldar o bocal. A tampa que vai funcionar é a do vaso de pressão, que também tem válvula.

No meu CJ, coloquei uma tampa de 14 lbs, a manqueira de saída do bocal do radiador conectei à um recipiente coletor do opala e ainda fiz um desvio do bloco para um vaso de espansão do fiat, assim ficou um sistema selado com recipiente coletor. O radiador está sempre cheio.......é o que interessa.

A dificuldade no jeep é, no caso do sistema selado, de onde tirar e devolver a água, pois não tem saída no bloco e nem entrada no radiador, isto é, entrada e saída adicional.

Então, na maior parte dos CJ's, o que dá para fazer é o recipiente coletor, que já ajuda bastante.

Elmer_Jeep
27/10/2004, 10:46
Pessoal,

Mais algumas dúvidas:
- Essas tampas (Opala, C-20) tem a rosca igual ao do radiador do CJ? :?:
- Pelo que li, como esse sistema não é selado o reservatório de expansão não precisa ficar no mesmo nível, certo? Já que a água volta para o radiador por sucção. Qual a diferença desse sistema para o selado? :roll: :roll:
- Aquela saída existente junto à tampa do radiador do CJ, com esse sistema, ela deve ser tampada? :?: :?:
- Ultima pergunta: qual o nível de água de devemos mater? Encher o radiador, e deixar o vaso de expansão vazio? Encher ambos? :roll: :?: :roll: :?:
[s] cheio de dúvidas e querendo fazer o sistema no jeep,

Se vc der uma boa lida na página anterior já encontra resposta pra muitas das suas dúvidas. :wink:

1 - É a mesma rosca, só que pra adaptar o reservatório de expansão vc tem q comprar uma tampa sem válvula de pressão. :)
2 - Realmente não precisa ficar no mesmo nível pois na C20 o reservatório fica na metade da altura do radiador. Não sei a explicação correta sobre os dois sistemas. :)
3 - A saída que vai na lateral do bocal do radiador vc queria tampar pra usar qual dos dois sistemas? Se for pra usar reservatório de expansão ela não pode ser tampada! Como a água iria passar pro reservatório e vice-verso? :?
4 - Sobre o nível é o seguinte. Encher o radiador todo e no reservatório completar até a marca MIN. :D
Respeitar a marca estampada no reservatório. Eu já experimentei uma vez, andar com ele seco, depois andar cheio até a tampa, deu merda :shock: . No final das contas foi só respeitar o nível MIN. :idea:
No dia que vc notar que com o motor frio o nivel está abaixo da marca MIN complete até o MIN. Isso raramente acontece, eu rodo com meu jeep todo dia e quando lembro de olhar se precisa completar é a mais ou menos cada dois meses chega a consumir menos de 1 litro. :D

[]'s tentando esclarecer dúvidas.

Marcelo
27/10/2004, 14:04
Se vc der uma boa lida na página anterior já encontra resposta pra muitas das suas dúvidas. :wink:
Grande Elmer,

Eu li, mas é que algumas coisas não tinha entendido direito... :roll:


1 - É a mesma rosca, só que pra adaptar o reservatório de expansão vc tem q comprar uma tampa sem válvula de pressão. :)
No caso, seria igual à tampa do radiador do CJ só que sem válvula, certo? E a válvula vem junto no reservatório de expansão? É isso? :roll:


3 - A saída que vai na lateral do bocal do radiador vc queria tampar pra usar qual dos dois sistemas? Se for pra usar reservatório de expansão ela não pode ser tampada! Como a água iria passar pro reservatório e vice-verso? :?
Eu tinha imaginado que a mangueira que sai do reservatório e vai até o radiador entrasse direto na tampa do radiador, mas pelo visto ela entra naquela saída lateral. :wink: :wink:


4 - Sobre o nível é o seguinte. Encher o radiador todo e no reservatório completar até a marca MIN. :D
Eu nem sabia que tinha um medidor de nível lá no reservatório. Agora sim!! :wink: :wink:

Pessoal, obrigado pelas dicas e explicações.
[s] com bem menos dúvidas,

Elmer_Jeep
27/10/2004, 14:21
blz irmão.

só mais uma coisa, a tampa do radiador é sem válvula e o reservatório de expansão também não tem válvula na tampa.
Pelo menos o da C20/opala, esse q eu uso. O da band(96 em diante) é uma tampinha simples também.

A tampa é o seguinte, ela tem duas conexões(externamente) uma que recebe a mangueirinha vinda da lateral do bocal do radiador. Do lado interno(da tampinha do reservatório) tem um caninho que é a continuação dessa entrada onde vc põe outro pedaço de mangueira que vai daí até o fundo do reservatório. Ainda na parte exterior da tampa a outra conexão é a saída, serve apenas pra aliviar a pressão, não precisa por mangueirinha nela.

Outra coisa, no pedaço de mangueira que vai ficar dentro do reservatório vc pode cortar a ponta inferior. Faz o corte em diagonal, em V ou deixa faltando 1cm de distancia pra não tocar no fundo do reservatório.

[]'s 8)

Marcelo
27/10/2004, 14:33
Beleza Elmer!

Mais uma vez, obrigado pelas explicações!! :P :P 8) 8)

[s] refrigerados,

leopoldo
27/10/2004, 16:36
Opa, Elmer - pode ser que nosso colega esteja meio confuso com essa história de recipientes.

São sistemas diferentes e que fique claro o seguinte:

1- o sistema do opala não é selado, apenas contém um recipiente coletor de dreno do radiador; e como não é pressurizado, possui esta tampinha plástica comum. Como funciona Marcelo, veja aí em cima a explicação.

2-a tampa dos recipientes de espansão (veja linha VW, FIAT, etc...), eu chamaria vaso de pressão dos sistemas selados, esses possuem uma tampa que contém as mesmas válvulas das tampas dos radiadores normais, só que embutidas no plástico. Esse é outro sistema Marcelo, veja a explicação também lá em cima.

Essas tampas de plástico nada tem uma coisa a ver com a outra e nem são intercambiáveis.

Só a tampa do vaso de pressão tem a funcionalidade da tampa do radiador mas também não é intercambiável.

Marcelo
27/10/2004, 17:05
Lepoldo,

Minha confusão já passou!! :D

Minhas perguntas foram direcionadas ao sistema com vaso expansor, igual ao Opala. E é esse que pretendo fazer no meu jeep. :wink:
O tipo selado já descartei. :wink:

[s] agradecidos,

Luis Assis
02/11/2004, 02:47
Bom, por fim nao entendi nada... :lol:

Vamos de novo...

Eu to usando o radiador da rural 6 cil no meu motor powertech, mas percebo que na estarada, com giro alto durante longos periodos, o motor esquenta um pouco... A ventoinha é do vectra e é bem forte... Na trilha e na cidade, nao tenho problema nenhum com ele...

Estava vendo o que o Giovani fez no Trex, ele pegou um radiador igual ao meu, e mandou soldar outra parte de baixo nele, ficando portanto com um radiador sem tampa...

Dai vem as perguntas...

1- Qual a vantagem ou desvantagem de se ter um radiador selado?!

2- Se for selado, esse treco em caso de super aquecimento nao pode explodir, igual a uma panela de pressão com valvula entupida???

3- A tampa do sistema fechado, é valvula como a tampa do meu radiador atual, ou é uma tampa apenas, que segura a pressão seja lá qual for??!! ( até que estoure :? )

4- Caso seja vantagem eu optar por esse sistema, onde ligo o vazo de expansao?? Tenho que fazer outro furo no radiador para conecta-lo?

5- Os radiadores que se vendem para jeeps, da marca pinguim, são feitos para serem usados com tampa, ou sejam 7 Libras de pressão, se eu selar este treco, e subir a pressão de trabalho dele, ele não pode dar problema???

6- Isso tudo vai minimizar o problema de aquecimento em alta rotação do meu motor??

[]´s confusos...
Gustavo

Se alguem tiver uma foto detalhada ai de como foi feita a instalação, eu agardeceria enormemente....

leopoldo
02/11/2004, 13:37
Eu to usando o radiador da rural 6 cil no meu motor powertech, mas percebo que na estrada, com giro alto, durante longos periodos, o motor esquenta um pouco... A ventoinha é do vectra e é bem forte... Na trilha e na cidade, nao tenho problema nenhum com ele

Ótimo, então o problema não é a ventoinha, pelo menos no seu caso. Em velocidade, quem refrigera o motor é o ar de impacto .... e nessa hora, a ventoinha está desligada.

Só o fato de na cidade e trilha estar trabalhando OK quer dizer que, nessa parte, está bem dimensionado.

Se esquenta em altas velocidades, pode indicar um estrangulamento no fluxo de água devido a uma válvula termostática que abre só em parte, por exemplo.



Estava vendo o que o Giovani fez no Trex, ele pegou um radiador igual ao meu, e mandou soldar outra parte de baixo nele, ficando portanto com um radiador sem tampa...Dai vem as perguntas...

1- Qual a vantagem ou desvantagem de se ter um radiador selado?!

A vantagem de usar o sistema selado, desde que bem montado, é preencher o radiador por completo.
A desvantagem é que tem + coisa para montar, então é + caro e maior a possibilidade de dar problemas.

Por exemplo, no meu V8, com o sistema normal o motor sempre super-aquecia, pois depois de quente, o sistema expulsava muita áqua. Depois de frio, o motor não repunha essa a água perdida.......não tinha como.....e na próxima vez que eu ligava o motor, já ia pro vermelho rápidinho.
Com o sistema do Opala - com recipiente coletor, ou expansor como chamam - melhorou bastante, pois a água expulsa voltava para o radiador. Como o motor tem a saida para a água quente do ar condicionado, coloquei lá um desvio e fiz um sistema "selado" com o retorno do vaso de expansão (de pressão), na junção da mangueira superior do radiador.
A gora tem um bom equilíbrio lá com os 2 sistemas trabalhando junto.



2- Se for selado, esse treco em caso de super aquecimento nao pode explodir, igual a uma panela de pressão com valvula entupida???

Não se estiver instalada a tampa no vaso de expansão (de pressão), aquela de plástico com as válvulas embutidas.



3- A tampa do sistema fechado, é valvula como a tampa do meu radiador atual, ou é uma tampa apenas, que segura a pressão seja lá qual for??!! ( até que estoure :? )

Não, é uma tampa que possui as 2 válvulas da tampa do radiador normal, uma para expulsar o excesso no motor quente e uma para ventilar o motor quando frio.



4- Caso seja vantagem eu optar por esse sistema, onde ligo o vazo de expansao?? Tenho que fazer outro furo no radiador para conecta-lo?

Vantagem, só se seu motor esta sempre trabalhando "muito quente", e para colocar, tem que ter uma saída disponível no bloco para sangrar agua para o vaso de pressão e uma entrada no radiador, para o retorno. Essa entrada tem de estar na posição + elevada do radiador.



5-Os radiadores que se vendem para jeeps, da marca pinguim, são feitos para serem usados com tampa, ou sejam 7 Libras de pressão, se eu selar este treco, e subir a pressão de trabalho dele, ele não pode dar problema???

Poder, pode, então que tal dar uma ligada para o pinguim e perguntar se aguenta trabalhar com o dobro de pressão, já que a tampa do vaso de pressão que eu coheço é de 14 lbs?



6- Isso tudo vai minimizar o problema de aquecimento em alta rotação do meu motor???

Não na minha opinião!

Deve estar ocorrendo:
1-restrição de fluxo que pode ser na termostática,
2-encolhimento de mangueira
3-empobrecimento de mistura em alta ou outro poblema de regulagem do motor - que pode ser relacionado com a sonda lambda ou o catalizador - apresença o não dêle.
4-dimensionamento do sistema de escapamento - em altas, a ressonância do sistema prejudica o fluxo para fora dos cilindros.

Luis Assis
03/11/2004, 00:18
Leopoldo, obrigado por suas explicações, realemnte voce é muito solicito, isso que dá gosto de participar de fóruns como esse...

Vontando ao radiador...
Em suma, caso eu queira ter um sistema de arrefecimento selado, como proceder...

1- Ligar no fabricante e ver se ele aguenta as 13 libras
2- Comprar uma tampa universal, para substituir a tampa com válvula original do radiador.
3- Adquirir uma caixa de expanção, de um carro qualquer, que tenha uma tampa com valvula de 13 libras
4- Instalar a caixa de maneira, que seu nivel minimo esteja acima do radiador, de preferencia...
5- Conectar o radiador a caixa, pode ser feito pela saida lateral uasada para vazar a pressão excedente no radiador original?? Sendo ele pequeno, vou conseguir encher todo o radiador, apenas colocando água na cx de exp.?

é só isso?? Ou tem algo errado??
[]´s
Gustavo

Dmark
03/11/2004, 01:05
Hummm, acho que vou encarar esta...

Bom, cultura inutil: no Mith Busters, ovo tapa qualquer furo de radiador em segundos... eu vi e quase nao acreditei... o melhor produto para limpeza de radiador testado pelos caras: detergente liquido domestico, tira ate encosto!

leopoldo
03/11/2004, 01:21
1- Ligar no fabricante e ver se ele aguenta as 13 libras certo
2- Comprar uma tampa universal, para substituir a tampa com válvula original do radiador. certo, mas pode ser também uma tampa de 14 lbs
3- Adquirir uma caixa de expansão, de um carro qualquer, que tenha uma tampa com valvula de 13 libras. certo, pode ser fiat, pampa, etc...com a tampa
4- Instalar a caixa de maneira, que seu nivel mínimo esteja acima do radiador, de preferência. certo, preste atenção nesse detalhe: o nivel máximo deste novo tanque tem de estar acima da tampa do radiador do jeep
5- Conectar o radiador a caixa, pode ser feito pela saida lateral usada para vazar a pressão excedente no radiador original?? Sendo ele pequeno, vou conseguir encher todo o radiador, apenas colocando água na cx de exp.? errado, lá não dá vazão. Ao comprar o vaso de pressão você vai notar que a mangueira é de +/- 3/4". Seu motor não tem no bloco uma saida bujonada ou outra qualquer (grande)? e o retorno, é uma mangueira menor, de uns 5/16", que deveria ser conectada ao topo do radiador, mas não naquele tubo que sai do encaixe da tampa, o dreno. Talvez tenha que furar e soldar um nipple

Estava olhando as fotos do seu motor no chassis no tempo que ainda era sonho. Lá tem mangueiras de sobra para fazer um T. Por exemplo, pegue uma mangueira que seja retorno do bloco para a bomba, naquele circuito de by-pass da válvula termostática.

Boa adaptação.

Luis Assis
03/11/2004, 02:50
Leopoldo,
tava lembrando que meu motor, tem saida de agua para aquecimento interno do veiculo, e que foi inutilizada, será que dá pra usar???
[]´s
Gustavo

Luis Assis
03/11/2004, 02:52
Hummm, acho que vou encarar esta...

Bom, cultura inutil: no Mith Busters, ovo tapa qualquer furo de radiador em segundos... eu vi e quase nao acreditei... o melhor produto para limpeza de radiador testado pelos caras: detergente liquido domestico, tira ate encosto!

Interessamte, mas continuando a cultura inuril, como usar o ovo??
[]´s
Gustavo

leopoldo
03/11/2004, 07:52
tava lembrando que meu motor, tem saida de agua para aquecimento interno do veiculo, e que foi inutilizada, será que dá pra usar???

Então, é isso que eu uso para conectar uma das entradas .......... um desvio da água do ar condicionado !

elcio
03/11/2004, 10:28
pessoal:

eu to postando umas fotos do sistema selado que fiz, utilizando, o maximo possivel, as peças originais do motor, com excessao do radiador que mandei fazer com as colmeias do mercedes benz.

elcio
03/11/2004, 10:39
mais algumas...

elcio
03/11/2004, 10:42
agora o reservatorio...

Dmark
04/11/2004, 01:07
Báh! Esta do ovo é dez... acho que vou limpar meu radiador pra ver se não tem furos e testar. O cara vez assim: pegou uma chave de fenda e enfiou no radiador... parecia um anjinho de chafariz, aí pegou um ovo, quebrou e derramou o conteúdo dentro da boca do radiador... e segundos depois a água foi parando de sair até estancar. Eu acho melhor que o conselho de levar farinha dentro do jeep.

chapolin colorado
15/11/2004, 20:33
Após ler estes tópico instalei no vermelinho o sistema com reservatório de expannsão , utilizei o do Corcel 2 , minha dúvida é com relação a tampa que devo utilizar no radiador, pedi na casa de autopeças a tampa sem válvula e é a que estou utilizando, esta tampa é completamente lisa na parte que vai dentro do radiador, somente a tampa estampada e uma vedação para a agua, esta correto a utilização desta tampa ......
Minha duvida é com relação a pressão de trabalho deste sistema, se a tampa não tem válvula e o reservatório tambem não, qual é a pressão de trabalho do sistema de refrigeração.......(atmosférica )
Se a pressão for a atmosférica a agua não tende a ferver com menor temperatura, por volta de 100 graus Celsius....
A utilização de uma pressão maior que a atmosférica não é para a agua ferver a uma maior temperatura.....

leopoldo
15/11/2004, 21:25
no radiador pode ser sem válvula ou e no mínimo 14 lbs.

agora , tem que ter no vaso de pressão se não BUUUUUUUMMMMMMMMM!

o motor vai ganhar uma ducha quente!

e ferve a 100ºC na praia, aqui em sampa lá pelos 96ºC

tem que ter válvula em num ou noutro lugar.

Luis Assis
10/12/2004, 12:10
Elcio ou Leopoldo,
Estou montando o meusistema... Mandei fazer um radiador novo, com mais canaleta, e com as aletas em zigziga, ao inves de somnete as horizontais...
O Fabricante me farantiu, que guenta as 13 libras do sistema selado, e ainda me da 1 ano de garantia....

Ultima duvida...
Na ultima fota postada pelo elcio, a mangueira de baixo, a mais grossa que sai do seu reservatorio, vai pra onde?? Mangueira de baixo do radiador com um T?
[]'s
Gustavo

Luis Assis
10/12/2004, 12:18
Outra... Em relacao a altura da caixa, em relacao ao radiador....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0cb96a5abee8f344d75097c4e367dce0.jpg

Percebam que nessa foto do motor do T-Rex, o vazo parece nao estar completamente acima do nivel maximo do radiador...

Será que o importante nao seira que ela tivesse seu nivel maximo ( o vazo ), maior do que o nivel maximo do radiador?? Assim, eu encho ela de maneira que fique sempre acima do nivel ( maximo ), do radiador, garantindo que ele irá ficar sempre 100% cheio...

Alguem entendeu alguma coisa do que eu escrevi ai??? :lol:
[]'s
Gustavo

leopoldo
10/12/2004, 12:34
Sim Gustavo, é isso.

Enche-se pelo vazo e garante-se que o radiador está sempre cheio, até a boca, que é o que interessa, afinal é ele quem refrigera.

Mas não precisa ser exatamente assim, se não houver espaço, que pelo menos metade do vazo esteja acima da linha máxima do radiador

leopoldo
10/12/2004, 12:36
Na ultima fota postada pelo elcio, a mangueira de baixo, a mais grossa que sai do seu reservatorio, vai pra onde?? Mangueira de baixo do radiador com um T?

A mangueira grande sai do bloco. E a entrada do vaso.

A mangueira pequena VAi para o topo do radiador. É o retorno.

Luis Assis
10/12/2004, 13:11
Entedi...
Alguem faz idéia, qual é o vaso de expansao que esta sendo usado ai no caso do T-REX, ele parece sero ideal pra mim tb....
[]'s
Gustavo

elcio
10/12/2004, 16:00
Luiz, vc pode usar qquer vaso d´agua disponivel no mercado, desde que observado a sua posiçao em relaçao ao radiador, o reservatorio tem que estar pouco acima deste.
eu me ralei pra achar o meu pois queria o original do motor que conforme se ve nas fotos, fica certinho na parede do jeep.


e por falar em radiador, alguem sabe o que devo fazer pra me livrar de uma vez por todas dessa agua barrenta que fica dentro do sistema?
sera que devo retirar e colocar agua ate que esta fique limpa? :shock:

[]´s

Thiago Rodeghel
10/12/2004, 23:29
e por falar em radiador, alguem sabe o que devo fazer pra me livrar de uma vez por todas dessa agua barrenta que fica dentro do sistema?
sera que devo retirar e colocar agua ate que esta fique limpa? :shock:

[]´s

O certo é isso mesmo, compre um radiex e siga as instruções :wink: , no meu fiz isso, cuidado com outras marcas q só borbulham e vaza tudinho pelo respiro :evil: ... Após um certo tempo de uso :evil: , sei disso pq já aconteceu comigo!!!

Bom solte a mangueira, abaixo do radiador, escoa todo o sistema, encha de novo o radiador, e deixa o motor funcionando uns 5min, solta de novo a água, repita o processo :wink: . Depois só encher e colocar o Radiex

Fiz esse processo, e nem baixar a água do radiador baixava, durante 1 ano eu e um outro camarada meu não colocamos água no radiador mais 8) , só checagem mesmo. E a água ficava normal!!!

[s]

elcio
13/12/2004, 09:39
ok Thiago, muito obrigado.

[]´s

Luis Assis
20/12/2004, 00:35
PessoALL,
Fiz um novo UpGarde no Tornado...
Troquei o radiador... Mandei fazer um radiador especial, nas medidas do radiador da F-75, pois os suportes da ventoinha ja estavam feitos para essa medida, com a diferença que ao invés de 3 fileiras de coméias, coloquei 5. Alem do aumento na capacidade do radiador, mandei selar a tampa original dele, e instalei um vazo de exapnação do Corsa. ( foi o que melhor se adaptou ).

Vejam o reservatorio...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/3282e126f241b8cd7990689374f69c09.jpg

E aqui o radiador sem tampa...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/03a4efe593c7f75f701ef0742969820e.jpg

Agora com o radiador novo, e selado, o problema de aquecimento em alto giro na estrada sumiu... O ponteiro nao sai dos 95ºC.

Obrigado a aqueles que contribuiram para tirar as duvidas em relação a esse tópico...

André-4WD
11/11/2005, 22:21
Ok, pode ser feito em casa sim, não exige nenhum conhecimento mais profundo. É só seguir as explicações ácima.

Com este sistema não há mais vazamentos de água.

Vou postar fotos.
.

Tenho curiosidade em saber como fizeste... utilizaste o cano do dreno do radiador, na lateral do bocal??

Sds, andre

André-4WD
11/11/2005, 22:32
5- Conectar o radiador a caixa, pode ser feito pela saida lateral usada para vazar a pressão excedente no radiador original?? Sendo ele pequeno, vou conseguir encher todo o radiador, apenas colocando água na cx de exp.? errado, lá não dá vazão. Ao comprar o vaso de pressão você vai notar que a mangueira é de +/- 3/4". Seu motor não tem no bloco uma saida bujonada ou outra qualquer (grande)? e o retorno, é uma mangueira menor, de uns 5/16", que deveria ser conectada ao topo do radiador, mas não naquele tubo que sai do encaixe da tampa, o dreno. Talvez tenha que furar e soldar um nipple


Isso serve para o tal sistema do opala/C20? Ou desses veiculos da para fazer como o afonso e o Jipeiro falaram. Nao queria mexer demais p/ botar um reservatorio para o radiador.. :mrgreen:

[ ]s radiados...

Elmer_Jeep
12/11/2005, 01:21
5- Conectar o radiador a caixa, pode ser feito pela saida lateral usada para vazar a pressão excedente no radiador original?? Sendo ele pequeno, vou conseguir encher todo o radiador, apenas colocando água na cx de exp.? errado, lá não dá vazão. Ao comprar o vaso de pressão você vai notar que a mangueira é de +/- 3/4". Seu motor não tem no bloco uma saida bujonada ou outra qualquer (grande)? e o retorno, é uma mangueira menor, de uns 5/16", que deveria ser conectada ao topo do radiador, mas não naquele tubo que sai do encaixe da tampa, o dreno. Talvez tenha que furar e soldar um nipple


Isso serve para o tal sistema do opala/C20? Ou desses veiculos da para fazer como o afonso e o Jipeiro falaram. Nao queria mexer demais p/ botar um reservatorio para o radiador.. :mrgreen:

[ ]s radiados...

Rato, seguinte, essa explicação do mestre Leopoldo seria pro sistema selado. :mrgreen:

Já que vc quer um sistema simples usa o reservatório de expansão do opala como eu fiz, apenas conectar uma mangueirinha e substituir a tampa do radiador.

Sinceramente, é um sistema simples e eficiente. Raramente eu completo a água/aditivo do sistema. :concordo:

abração.

André-4WD
14/11/2005, 13:17
Mestres!!!!
Fui nas lojas de auto-peças pela manhã e descobri que é mais facil encontrar pêlo em ovo do que o reservatório do opala/C20. O bujãode plastico até encontrei mas a tampa não...

Resolvi ir no ferro-velho e encontrei o reservatório completo do opala. Falando com o pessoal de lá eles me ofereceram o reservatório do Corcel/Belina:

vantagens seriam:
- É do mesmo estilo do de opala (garrafa), capacidade similar
- Apenas um cano de saída na tampa ( inves de dois como no opala)
- Na própria tampa já tem uma válvula de segurança
- Tampa rosca (opss...) ao invés de tampa de pressão como do opala.

Pergunto se alguém sabe de alguém que usa esse do Corcel. Ou entao se existe algum incoveniente em usar o do corcel? Paguei L$ 10.

Abraços,
André

Elmer_Jeep
14/11/2005, 13:35
Fala rato.

O sistema do corcel é semelhante ao do opala.

Se não me engano o reservatório do Corcel 1 é de vidro.

Sem problemas.

[]'s

p.peleje
16/11/2005, 14:31
Como coloquei AP na minha viatura, selei o radiador com a tampa da bomba d'agua do FORD CHT, ela tem o mesmo diametro da boca do radiador do jeep, ñ tem aquela molinha e faz a vedação perfeita.

Da saída de respiro do radiador original do jeep coloquei um mangueira indo direto pro vaso expansor original do AP e de lá vai denovo pra bomba d'agua do AP. Tá funcionando perfeitamente. Não precisei mexer em nada no radiador, ficou original.

O cebolão pra ligar a ventuinha é original do AP conectada no "T" que é usado no Tempra. Esse cebolão ficou entre a saida do radiador e a entrada da bomba d'agua.

[]s

Peleje

Elmer_Jeep
17/11/2005, 00:07
p.peleje, falae, então a máquina já tá rodando de coração novo :?: :?:

[]'s :concordo:

p.peleje
17/11/2005, 00:53
p.peleje, falae, então a máquina já tá rodando de coração novo :?: :?:

[]'s :concordo:

Fala Elmer,

Tá de coração novo sim, foi o marcel que achou esse motor pra mim, saiu de um santana ano 2003. Só falta ajustes mais finos...passar no scanner pra ver como o bichinho tá.

Só tô com probleminha na embreagem, mas nada grave.

[]s

Peleje

Marcelo
23/11/2005, 11:16
Obs: A tampa do radiador tem q ser trocada pelo modelo "sem válvula".
Elmer,

Qual ano do Opala que tem essa tampa?! A que eu encontrei é do Opala 85~92 e a princípio ela é igual do do CJ, tem aquela válvula com a mola e tudo mais, a diferença que na tampa está escrito "Radiador Selado". Seria essa mesma? Ou tem alguma outra, dos Opalas mais antigos (abaixo de 85) que não tem esse válvula??? Ou essa válvula permite retorno???
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

obs.: estou me referindo ao sistema igual ao do Elmer, ou seja, com o vaso expansor, não o selado. :wink:

[s] ainda com dúvidas,

Elmer_Jeep
23/11/2005, 13:17
Marcelo,

:arrow: A tampa q eu uso é do radiador do chevette. :concordo:

Essa do CHT que o Peleje falou ali em cima serve também. :concordo:

É uma tampa de radiador sem aquelas orelhas e sem nada dentro só uma folha de borracha na parte interna.

abração (to trabalhando no jeep, entrei na net por acaso) :mrgreen:

je.ep@hotmail.com
13/02/2008, 16:21
Como coloquei AP na minha viatura, selei o radiador com a tampa da bomba d'agua do FORD CHT, ela tem o mesmo diametro da boca do radiador do jeep, ñ tem aquela molinha e faz a vedação perfeita.

Da saída de respiro do radiador original do jeep coloquei um mangueira indo direto pro vaso expansor original do AP e de lá vai denovo pra bomba d'agua do AP. Tá funcionando perfeitamente. Não precisei mexer em nada no radiador, ficou original.

O cebolão pra ligar a ventuinha é original do AP conectada no "T" que é usado no Tempra. Esse cebolão ficou entre a saida do radiador e a entrada da bomba d'agua.

[]s

Peleje



fiz essa mesma adaptaçao, porem fui fazer trilha esse fds meu jipe ferveu, vc tem alguma sugestao do que pode ter sido, ou o que devo fazer:

[]´s

jeep78
13/02/2008, 17:29
Pessoal Deculpem A Ignorancia Mas Acho Que Ficou Meio Confusa A Explicação Do Vaso Expansor Misturada Com A Do Radiador Selado.
No Vaso Expansor:
1 Quando Eu For Completar A água Devo Completar Pelo Vaso Ou Pelo Radiador????
2 A Tampa Do Vaso Já Vem Com A Mangueira Que Vai Até O Fundo?, Pois Muitos Carros Não Tem Isso
3 Posso Utilizar A Tampa De Qual Carro Para Adaptar No Radiador Do Cj?
4 Devo Utilizar Uma Mangueira Que Agunte Quantos Psi?
5 Para Fazer Esta Adaptação Não é Preciso Escoar A Agua Do Sistema?
Obrigado
Rafael

Tchê 4x4
20/03/2009, 12:40
:pensativo: Amigos, desculpem ressucitar o tópico, mas após ler e reler as dicas de como instalar o reservatório de expansão ainda restam duvidas...

Comprei o reservatório do Gol, com a tampa original com valvula. Minhas duvidas são:

No reservatório tem duas saidas, uma em cima menor e outra embaixo maior. O cara da autopeças me deu uma tampa de borracha p/tampar a menor, ou seja a de cima, dizendo que a mesma não deve ser utilizada. Sendo assim, só funciona a de maior diâmetro (De baixo) ligando apenas uma mangueira??? A outra ponta da mangueira deve ser ligada no suspiro do radiador (Cano lateral onde sai o excesso dàgua)???...

:concordo: Valeu!!!

CAMPOSW
20/03/2009, 21:53
caro tche ,
Eu tambem vou instalar no meu jeep esse reservatorio do gol , estou usando o radiador do jeep mesmo 4 comeias , a principio vou ligar a mangueira de baixo do reservatorio em uma entrada que tem no meu motor , a outra fina tem que soldar um tubinho no radiador na parte de cima . vou usar a tampa de 2 bar no radiador , porque com certeza ele não vai aguentar a pressao de 7 bar igual a do gol . então eu vou ter um sistema selado , mas com a pressao de 2 bar por segurança , já estou usando o vaso expansor do monza antigo .

abraço !

Zé Renato
21/03/2009, 21:36
Tenho motor AP no meu jipe :mrgreen:, acredito que se desejar fazer o mesmo sistema no original é simples :shock:.
Usando o reservatório de expanção do gol, instale o mesmo com a marca(nível) um pouco acima do radiador, ele possui dois orifícios, o menor é entrada de àgua vinda do radiador( no caso do JEEP, ele virá do ladrão do radiador, que deve ser cortado 5cm prox da tampa do mesmo, puxa-se uma mangueira até o resrvatório de expanção, liga-se na entrada sup pequena. A saída inf, mais grossa no AP, é ligada na carcaça da bomba d'agua, mas no JEEP terá que ser ligada ao mangote inf ( saída do rad p/ bd'agua) atravéz de uma conexão tipo " T " Deu pra intender? é facil! :putz:

Kim
21/03/2009, 22:11
Tenho motor AP no meu jipe :mrgreen:, acredito que se desejar fazer o mesmo sistema no original é simples :shock:.
Usando o reservatório de expanção do gol, instale o mesmo com a marca(nível) um pouco acima do radiador, ele possui dois orifícios, o menor é entrada de àgua vinda do radiador( no caso do JEEP, ele virá do ladrão do radiador, que deve ser cortado 5cm prox da tampa do mesmo, puxa-se uma mangueira até o resrvatório de expanção, liga-se na entrada sup pequena. A saída inf, mais grossa no AP, é ligada na carcaça da bomba d'agua, mas no JEEP terá que ser ligada ao mangote inf ( saída do rad p/ bd'agua) atravéz de uma conexão tipo " T " Deu pra intender? é facil! :putz:

Caro Zé Renato!

Matou a pau Juvenallllllll!!!!

É isso mesmo!:concordo:

Caro CAMPOSW!

Desculpe-me, mais discordarei de você, E ISSO VALE PARA TODOS!
No radiador, deve-se colocar uma "tampa sega", igual as que sairam nas últimas D20, ou nos motores CHT, aquela que fica na frente do cabeçote.

A tampa deve ser somente para vedar o radiador, pois o fluxo de água deve ser livre, para quando completar o sistema, o ar ir para a mangueira "fina" do reservatório!

Entendamos: A tampa do jeep tem três vedações, uma que é a externa, onde a tampa se prende ao radiador (não há pressão), outra que é a parte do radiador, onde tem o gargalo, que se abre conforme a pressão indicada na tampa e a última, é a que fica dentro desta segunda, não tem pressão de abertuta. Ela abre quando o motor efsria, para a entrada de ar, então funciona de fora para dentro.
Portanto, nesta última, quanto maior a pressão, mais ela tranca (quando está boa.

Essas válvulas tem em todas as tampas, então, não adianta nenhum frentista idiota apertar a tampa até estragar, pois se a pressão subir, vazará pelas quatro aberturas que existem na rosca.

Sobre o motor aguentar as 7 libras, aguenta, pois já fiz num CJ original, e em meu engesa.
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/MeuEngesa#5120253707568446402
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/MeuEngesa#5120253441280473922

Abraços.

Kim.

Tchê 4x4
22/03/2009, 18:22
Caro Zé Renato!

Matou a pau Juvenallllllll!!!!

É isso mesmo!:concordo:

Caro CAMPOSW!

Desculpe-me, mais discordarei de você, E ISSO VALE PARA TODOS!
No radiador, deve-se colocar uma "tampa sega", igual as que sairam nas últimas D20, ou nos motores CHT, aquela que fica na frente do cabeçote.

A tampa deve ser somente para vedar o radiador, pois o fluxo de água deve ser livre, para quando completar o sistema, o ar ir para a mangueira "fina" do reservatório!

Entendamos: A tampa do jeep tem três vedações, uma que é a externa, onde a tampa se prende ao radiador (não há pressão), outra que é a parte do radiador, onde tem o gargalo, que se abre conforme a pressão indicada na tampa e a última, é a que fica dentro desta segunda, não tem pressão de abertuta. Ela abre quando o motor efsria, para a entrada de ar, então funciona de fora para dentro.
Portanto, nesta última, quanto maior a pressão, mais ela tranca (quando está boa.

Essas válvulas tem em todas as tampas, então, não adianta nenhum frentista idiota apertar a tampa até estragar, pois se a pressão subir, vazará pelas quatro aberturas que existem na rosca.

Sobre o motor aguentar as 7 libras, aguenta, pois já fiz num CJ original, e em meu engesa.
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/MeuEngesa#5120253707568446402 (http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/MeuEngesa#5120253707568446402)
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/MeuEngesa#5120253441280473922 (http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/MeuEngesa#5120253441280473922)

Abraços.

Kim.

:concordo: Muito obrigado gurizada!!! Estava com dúvida onde ligar cada saída/entrada das mangueiras, pois achava que só tinha que fechar com um tampão a saida (Maior) do reservatorio e ligar a entrada superior (Menor) direto no ladrão do radiador...

:pensativo: Agora minha dúvida é outra, pois meu motor não é original e tem na entrada da bomba d'agua uma mangueira bem mais grossa, se preciso ligar as 2 conexões do reservatório, como vou achar um T pra ligar ali essa saida do mesmo, visto que a mangueira e bem mais fina???...

Kim
22/03/2009, 22:54
Caro Tchê 4x4!

É o seguinte.

No reservatório existem duas conexões para mangueira, sendo um na parte inferior (maior), e, outro na parte superior (menor).

O inferior, deve ter comunicação com a parte inferior do radiador, sendo com um "T" na mangueira (como no opala), na bomba (quando possível) ou direto no radiador (adaptação).

A superior deve ser ligado na parte superior do radiador, para que se elimina todo o ar do sistema.
Pode ser ligado no caninho do suspiro, como dito anteriormente, mais a tampa não pode ter o sistema de pressão.

Como dito, o reservatório deve ficar levemente mais alto que o radiador, para que não fique ar em nenhuma hipótese no radiador.

Seguindo esse roteiro, fica muito bom.

Abraços.

Kim.

Tchê 4x4
23/03/2009, 12:48
:concordo: Valeu Kim!!! Entendi que tenho que ligar as duas mangueiras do reservatório, mas realmente acho que vou ter que adaptar no meu radiador essa entrada do cano inferior, pois certamente não vou achar a mangueira que entra na bomba com esse T...

:pensativo: Mais uma perguntinha: Na parte traseira, embaixo do radiador tem um parafuso tipo borboleta, seria outra válvula ou saída???... Tem como ligar a mangueira inferior do reservatório ali???...

:concordo:

Kim
23/03/2009, 13:15
Opa Tchê 4x4!

Sobre a "borboleta", pode sim!:concordo:

Retire a mesma desroscando, compre uma casa de ferragens um adaptador para mangueira de ferro (um lado tem as garra para mangueira, de outro, rosca), levando a borboleta para amostragen de rosca.

O registro de borboleta que há em alguns radiadores e no bloco do BF 161, serve para drenar a água em lugares extremamente frios, para evitar a quebra do bloco por congelamento.

Hoje há aditivos.

Boa sorte na empreitada!

Abraços.

Kim.

Zé Renato
23/03/2009, 19:28
:concordo: Valeu Kim!!! Entendi que tenho que ligar as duas mangueiras do reservatório, mas realmente acho que vou ter que adaptar no meu radiador essa entrada do cano inferior, pois certamente não vou achar a mangueira que entra na bomba com esse T...

:pensativo: Mais uma perguntinha: Na parte traseira, embaixo do radiador tem um parafuso tipo borboleta, seria outra válvula ou saída???... Tem como ligar a mangueira inferior do reservatório ali???...

:concordo:

:mrgreen: O "T" que foi mencionado é uma conexão de ferro galvanizado,latão,cobre ou alumínio. Essa conexão terá que ser feita por vc (adptação) não existe no sistema do veículo :parede:. OK! :pipoca:

Kim
23/03/2009, 19:59
Caro Zé Renato!

Se for possuidor de sorte, muita sorte, coisa de ganhar na mega-sena, poderá achar a original do opala/A/C/10/20, que tem já pronta.

Como não disponho de tanta sorte, peguei um cano de escapamento na medida da mangueira, chanfrei a ponta (bate no corte do cano com um martelo e vai entortando para fazer uma rebarba para a mangueira não escapar quando com pressão), fiz um furo e soldei um caninho (com solda de vareta amarela, que veda melhor e esquenta menos o material a ser soldado).

Ficou original!!!

Abraços.

Kim.

Tchê 4x4
23/03/2009, 21:26
:concordo: Agora sim, entendi tudo!!!...

:pensativo: Agora vou quebrar a cabeça pra achar o melhor jeito de adaptar esse tal T pra ligar o caninho na entrada da bomba...

Zé Renato
24/03/2009, 09:33
Valeu Kim ! :concordo:
Agora sabendo que já existe um "T" pronto que dá certo, é só procurar.:palmas:

edwint
24/03/2009, 12:47
pq vc vai fazer isso? eu pelo ao contrario uso motor ap, com o radiador original, e eliminei o vaso espansor... deixo o radiador uns 2 dedos vazio, nunca tive nenhum problema nesse quase 3 anos...

Tchê 4x4
24/03/2009, 13:07
:dance: Amigos Kim/Zé Renato, achei o T do opala!!! E se quiser a loja tem mais 5 aqui, por 20 pilas!!!... Hehehehe...

:wink: Agora é por a mão na massa!!!...

:concordo: Amigo Edwint, acho que o que estamos fazendo é aperfeiçoando um sistema que é bom, mas tem seus probleminhas como ferver, secar, sujar todo o motor com aquela agua tipo barrenta e ter que completar toda semana... Sendo assim no meu ponto de vista também posso aperfeiçoar o sistema de arrefecimento do Jeep/Rural, fazendo como todos os motores de hoje, usando reservatório de expansão e liquido de arrefecimento, fazendo assim o motor trabalhar na temperatura ideal, sem perigo de ferver ou congelar...

megadeth
25/08/2009, 09:18
Bom, sei que as dúvidas aqui foram sanadas e a galera já está selada ( ops! ).
Porém, como eu tb resolví fazer essa bagaça, acabei documentando os procedimentos e acredito que pra alguém que futuramente possa vir a ter dúvidas, as fotos possam ajudar em algo.

Primeiramente fui na casa de peças e pedí o reservatório de expansão do Gol G3, pois o bico que foi instalado no radiador seria dessa bitola. Garfei dois suportes do varão da cortina de casa ( que a patroa não leia isso ) pra usar de suporte do reservatório no cofre do motor do Jeep.
Mandei trocar a colméia do radiador com um especialista aqui do Ipiranga, eliminar o bocal superior e já instalar o bico de saída da água superior.
Por sorte, meu mecânico na reforma inicial do Jeep, já tinha deixado o T no cano da parte de baixo do radiador, então não tive que ir em busca disso.
Comprei as mangueiras superior e inferior ( 1 metro de cada ), e as 4 braçadeiras.
Meia horinha depois, estava colocando água de novo no radiador via reservatório. Muito bacana!

Seguem as fotos:
Foto 1 -> Suportes na parede corta-fogo;
Foto 2 -> Reservatório Instalado;
Foto 3 -> Ligação da mangueira superior no radiador.

megadeth
25/08/2009, 09:24
Continuando..

Foto 4 -> Suportes na parede corta-fogo;
Foto 5 -> Close no reservatório já devidamente conectado;
Foto 6 -> Instalação no T da mangueira inferior do radiador;
Foto 7 -> Reservatório.

[]s
Caio

Jacimar
11/02/2010, 21:47
Continuando..

Foto 4 -> Suportes na parede corta-fogo;
Foto 5 -> Close no reservatório já devidamente conectado;
Foto 6 -> Instalação no T da mangueira inferior do radiador;
Foto 7 -> Reservatório.

[]s
Caio

Boa noite prezado ! comprei hoje um radiador menor para colocar no CJ64, utilizo hoje o sistema de vaso de expansao, similar ao da C-20, quando cheguei em casa eh que percebi que ele eh para o sistema selado, nao tem como colocar uma valvula nele :parede:, nao vou trocar porque suas dimensoes sao perfeitas para o que quero, estou ciente do que tenho que fazer mas gostaria de ver suas fotos, como faco para acessa-las ?

Tchê 4x4
11/02/2010, 22:19
Não tá dando pra visualizar as fotos megadeth... Se der posta de novo que certamente vai ajudar muita gente.

Abraço!!!

megadeth
12/02/2010, 07:41
É, as fotos se foram... deixa eu ver o que consigo aqui:

megadeth
12/02/2010, 07:43
O resto das imagens. Acredito estar na mesma ordem de quando eu tinha postado.

Jacimar
12/02/2010, 07:52
Bom dia prezado ! obrigado pelas fotos, foram muito esclarecedoras . . . um abraço !

GalegoFerrari
17/02/2010, 21:21
Caro Jacimar estive em sua cidade de passagem, minha hilux soltou uma mangueira do intercooler e um meca chamado Celso me ajudou. Nesta oportunidade ele me falou deste sistema selado para a hilux q eu não teria nunca mais problemas de aquecimento e a durabilidade do motor seria muito aumentada. O telefone dele é 97446054, entre em contato com ele e pergunta o passo a passo, depois posta aqui. ok.

PS.: minha viatura é uma hilux sw4 97, até agora não tive o famoso problema de aquecimento, porém não vou arriscar. Fica a pergunta esse sistema para os cjs ficaria bom para a hilux? tenho q mudar alguma coisa no radiador, tamanho etc?

Jacimar
18/02/2010, 12:22
Caro Jacimar estive em sua cidade de passagem, minha hilux soltou uma mangueira do intercooler e um meca chamado Celso me ajudou. Nesta oportunidade ele me falou deste sistema selado para a hilux q eu não teria nunca mais problemas de aquecimento e a durabilidade do motor seria muito aumentada. O telefone dele é 97446054, entre em contato com ele e pergunta o passo a passo, depois posta aqui. ok.

PS.: minha viatura é uma hilux sw4 97, até agora não tive o famoso problema de aquecimento, porém não vou arriscar. Fica a pergunta esse sistema para os cjs ficaria bom para a hilux? tenho q mudar alguma coisa no radiador, tamanho etc?

Bom dia prezados ! GalegoFerrari eu confirmei com o Celso mecânico, ele é amigo de longa data e muito prestativo, conversando com ele sobre essa questão dos sistemas refrigeração, ele me esclareceu porque foi feita essa evolução de sistema de vaso expansão para sistema totalmente selado, até então eu achava que era apenas modismo mas existem vantagens para se fazer a alteração, apenas para refrescar a memória vamos voltar um pouco no tempo :

Antigamente o motorista toda manhã antes de ligar o carro completava a água do radiador, recolocava a tampa, e andava normalmente, a medida que o motor aquecia, a água expandia e o excesso era jogado fora, mesmo que ele ficasse algum tempo sem completar a água não tinha problema porque o topo do radiador e a tampa ficavam acima do nível máximo em relação ao motor, não havia o risco de uma bolha de ar ficar presa dentro do bloco e criar problema na refrigeração.

A medida que os projetistas foram melhorando a aerodinâmica e abaixando a frente dos carros, esse sistema já não era adequado e passou-se a utilizar o sistema de vaso de expansão ( parece que é o seu caso ) nesse sistema a água a invés de ser jogada fora ela vai para um reservatório ( abaixo do radiador ) devido a pressão positiva dentro do sistema, a medida que o motor esfria cria-se um “vácuo” ( na realidade uma pressão negativa ) dentro do sistema, e a água do reservatório retorna para dentro do radiador, tudo controlado pela tampa do radiador, o problema é que se houver uma falha na tampa ou uma entrada de ar, o sistema não funciona direito, e o que acontece ? você olha o vaso de expansão para completar a água e ele está normal mas dentro do seu radiador tem ar, podendo queimar a junta de cabeçote e outros problemas . . .

No sistema selado, o reservatório fica em nível superior ao radiador e motor, a pressão é controlada pela tampa do reservatório e não mais pela tampa do radiador que agora é cega, em caso de problema a detecção é mais fácil, pois, você olha o reservatório e se ainda tiver pelo menos um pouquinho de água, com certeza seu radiador está cheio.

No meu CJ64 vou mudar de vaso de expansão para selado porque estou trocando o radiador e ele não tem como colocar válvula, infelizmente prezado GalegoFerrari, não conheço a Hilux, talvez alguém do fórum ou o seu mecânico de confiança saiba como fazer a alteração, se você julgar interessante, o Celso inclusive comentou que está com um Pajero na oficina com problema no motor devido a essa questão, espero ter ajudado, quando passar por Ipatinga novamente dê uma ligada, podemos almoçar na Dª Conceição, o restaurante é referência aqui na região, meu nº é 31 9988 4850, boa sorte e um abraço !

GalegoFerrari
18/02/2010, 20:49
:mrgreen:Caro Jacimar, pelo visto o Celso é mesmo fera, o sistema da minha hilux é mesmo o de vaso de expansão, e ele me explicou q para transformar o sistema em selado tinha q retirar a parte inferior da tampa do radiador, creio q é a tal válvula, tendo esta a função apenas de selar o radiador. Em seguida a mangueira q vai para o vaso de expansão iria para o novo reservatório (gol g3, fiat, etc), e seria instalada uma segunda mangueira mais grossa na saida inferior do novo reservatório direto p/ motor. Na época nossa conversa foi muito rápida pois estava em transito e já haiva perdido mais de 4h de viagem. Acho q lembrei dos passos básicos e seguirei seu conselho e falar com meu mecanico. Agradeço a prestesa e qdo passar por Ipatinga ( cidade muito agradável) te ligo para o almoço.

PS.: Peço desculpas pela intromissão no tópico dos amigos, e se alguém conhece o sistema da hilux sw4 97 e puder confirmar os passos acima e acrescentar informações eu agradeço,pois minha intenção é não ter q abrir um novo tópico com o mesmo assunto na seção Toyota.

[]´s agradecidos:mrgreen: