PDA

Ver Versão Completa : Substituição Completa do Fluido de Freio nas SW4 1997/2002

dpab
27/02/2009, 13:21
Caros amigos,
Quero substituir todo o fluido de freio da minha SW4, 3.0 TDI, 1999. Contudo, fui numa oficina mecânica, onde tem um daqueles aparelhos que são acoplados ao reservatório do fluido, para bombear o fluido no sistema, mas o cara me disse que eles não tem a conexão para o tipo de reservatório da minha viatura... Será que só nas concessionárias eles tem isso? É uma coisa simples, mas lá eles vão me cobrar os olhos da cara pra fazer o serviço... Alguém já fez isso fora das concessionárias? Alguma sugestão? Obrigado, Delfim.

Onezimo Ribeiro
27/02/2009, 14:31
Caros amigos,
Quero substituir todo o fluido de freio da minha SW4, 3.0 TDI, 1999. Contudo, fui numa oficina mecânica, onde tem um daqueles aparelhos que são acoplados ao reservatório do fluido, para bombear o fluido no sistema, mas o cara me disse que eles não tem a conexão para o tipo de reservatório da minha viatura... Será que só nas concessionárias eles tem isso? É uma coisa simples, mas lá eles vão me cobrar os olhos da cara pra fazer o serviço... Alguém já fez isso fora das concessionárias? Alguma sugestão? Obrigado, Delfim.

Caro Delfim, não é verdade que somente as autorizadas são capazes de realizar esse serviço. Algumas oficinas no paralelo possuem estes aparelhos que com adptadores para acoplar na tampa do reservatório do fluido de freio da SW4. É só pesquizar em outras oficinas.
Eu mesmo, aqui em Belém fiz esse serviço e gastei R$ 50,00 incluído o óleo desctron II, recomendado pelo manual Toyota. Achei um pouco "salgado", mas vale a pena.
um abç. Onézimo Ribeiro

dpab
27/02/2009, 21:14
Obrigado pela resposta !!!
Pretendo executar exatamente o mesmo trabalho que vc executou na sua viatura, ou seja, regular as lonas e substituir completamente o fluido de freio do sistema.
Amanhã vou percorrer algumas oficinas pra v er se eles tem a conexão que serve no bocal das SW4. Um abração, Delfim.

dpab
28/02/2009, 14:26
Andei lendo sobre o assunto, na internet, e vi algumas recomendações para se "lavar" a tubulação do sistema com álcool isopropílico (99%), antes de se colocar o fluido novo...
Alguém sabe se esse procedimento é correto? É necessário fazer isso? Obrigado, Delfim.

Dieselboy
28/02/2009, 15:35
Andei lendo sobre o assunto, na internet, e vi algumas recomendações para se "lavar" a tubulação do sistema com álcool isopropílico (99%), antes de se colocar o fluido novo...
Alguém sabe se esse procedimento é correto? É necessário fazer isso? Obrigado, Delfim.

Olha :pensativo: levando em consideração os conceitos básicos de química, lembro que, "semelhante dissolve semelhante", ou seja como pode o álcool que é uma substância Polar dissolver/diluir/remover uma substância Apolar (óleo)? :pensativo:

Meus professores de química teriam um "piripaque" se ouvissem/lessem isso em algum lugar :mrgreen:

Engels Kbça
02/03/2009, 17:57
Caros amigos,

Caro Delfim
Eu mesmo troquei o fluido do freio em casa, é muito simples. Sabe como faz para extrair ar do freio? Sabe aquele extrator de ar que tem nas rodas? Se sabe então é fácil.
Coloquei uma pequena mangueira no extrator e direcionei para um vasilhame, para não sujar o chão da garagem.
Folguei o extrator de uma das rodas e fui bombando, no pedal, até que o reservatório de óleo de freio, quase se esgotasse.
Coloquei óleo novo e bombei até que o novo óleo surgisse no extrator, repeti a operação em todas as rodas. Não esqueça de ir completando o reservatório, para não entrar ar no sistema.
Boa sorte !!

luz
02/03/2009, 23:35
Caro Delfim
20 Dias Atras Fiz Esse Serviço Na Toyomec (estrada Dos Bandeirantes,4835-curicica-jacarepagua ).fluido +/- 25,00 (os Caras So Trabalham Com Toyota).vale Uma Pesquisa.
Espero Ter Ajudado.luiz

J.Carlos
09/03/2009, 17:56
Fiz isso na minha sw4 1999 sem nenhuma dificuldade. Bastou procurar uma oficina especializada em freios, aonde sangraram o sistema, limpando as pinças, lixando e limpando tudo, sendo desmontada roda por roda (acompanhei o serviço), sendo adicionando meio litro de fluído varga dot4. Demorou cerca de hora e meia, a R$ 120,00. ficou muito bom.
JCarlos

Casa da transmissão4x4
09/03/2009, 18:32
Caros amigos,
Quero substituir todo o fluido de freio da minha SW4, 3.0 TDI, 1999. Contudo, fui numa oficina mecânica, onde tem um daqueles aparelhos que são acoplados ao reservatório do fluido, para bombear o fluido no sistema, mas o cara me disse que eles não tem a conexão para o tipo de reservatório da minha viatura... Será que só nas concessionárias eles tem isso? É uma coisa simples, mas lá eles vão me cobrar os olhos da cara pra fazer o serviço... Alguém já fez isso fora das concessionárias? Alguma sugestão?

Amigo eu trabalho com essas maquinas a muito tempo, elas vem com diversos tipos de tampas e tem uma que é universal inclusive tem um cabo de aço adicionado junto a ela, eu gosto mais da sangria de maguina por que ela linpa muito bem ate mesmo o reservatorio do oleo, esse serviço chama-se sangria automatizada. Apos a realização do serviço peça para o mecanico te mostrar o oleo velho para vc ter uma noção da sujeira que estava no sistema.

A questão do alcool e por que o fluido de freio e dissolvido quando se joga agua nele, ele "desmancha" perde sua ação e desaparece, quando ultilizamos alcool e por que ele tambem faz a mesma função da agua, mas com uma vantagem, ele não deixa enferrujar imediatamente, ja com agua logo apos a secagem da peça fica a enferrujada(aonde o fluido passa).
Mas minha experiencia me mostra que não e nescessario limpar com alcool, basta apenas a maquina e pronto, e lembre-se deve ultilizar no minimo FLUIDO DOT4.
Recomendação para todos: deve-se trocar o fluido de freio a cada 10.000 km ou 12 meses, eu ja tive cliente que andou muito tempo com fluido e do nada perdeu o freio, o fluido virou agua!!! E teve que trocar cilindro, burrinhos de freio traseiros e revisar os dianteiros, esse simples descuidado quase resultou em acidente e ainda gastou em um monza R$350,00!!!!

dpab
09/03/2009, 22:41
Obrigado por suas considerações...
Fiz hoje o serviço em uma ótima oficina, fiquei muito satisfeito. Eles possuem a tampa com o cabo de aço e borboletas e fizeram o serviço tal e qual vc exemplificou. Ficou ótimo !
Tiraram os tambores traseiros, lixaram as lonas e os tambores, regularam as sapatas e tudo o mais. Eu acompanhei todo o serviço e vi a diferença na cor do fluido velho em relação ao novo, vermelhinho... Aproveitei e mandei fazer tb a sangria automatizada do fluido da embreagem.. Usaram Fluido Varga, DOT 4, em ambos (freio e embreagem). A propósito, a embreagem ficou super macia !!! Obrigado a todos, Delfim.

Marcelo_Taz
10/03/2009, 08:18
Obrigado por suas considerações...
Fiz hoje o serviço em uma ótima oficina, fiquei muito satisfeito. Eles possuem a tampa com o cabo de aço e borboletas e fizeram o serviço tal e qual vc exemplificou. Ficou ótimo !
Tiraram os tambores traseiros, lixaram as lonas e os tambores, regularam as sapatas e tudo o mais. Eu acompanhei todo o serviço e vi a diferença na cor do fluido velho em relação ao novo, vermelhinho... Aproveitei e mandei fazer tb a sangria automatizada do fluido da embreagem.. Usaram Fluido Varga, DOT 4, em ambos (freio e embreagem). A propósito, a embreagem ficou super macia !!! Obrigado a todos, Delfim.

Blz Delfim, agora me fala aonde se encontra essa ótima oficina pois nunca é demais saber de bons profissionais. :dance:

Marcelo

dpab
10/03/2009, 11:39
A Oficina chama-se LUDAMAR e é aqui na Tijuca, na Rua Barão de Mesquita, na esquina da rua Dep. Soares Filho, próximo ao Colégio Militar. O dono é meu amigo, joga tênis comigo.
Não é uma oficina de 4x4, nem tampouco especializada Toyota, mas em nossas viaturas há muito serviços que só precisam de um bom profissional para executá-los, desde que compremos as peças originais e acompanhemos os serviços. Os freios são um bom exemplo disso. A propósito, quando desmontaram os tambores traseiros para lixar e regular as lonas, verificamos que havia um vazamento no retentor de óleo da bengala, que vem do diferencial pra roda. Assim, fui na Green (Toyota) e comprei o retentor, o qual foi trocado. Também foi na oficina desse amigo que resolvi o vazamento de óleo que havia aparecido no diferencial traseiro... O mecãnico só precisou reapertar os parafusos que estavam frouxos e ficou resolvido.

Mudando de assunto, mas que tem relação com o anterior:

Esse serviço de troca do tal retentor havia sido (mal) feito na Toyomec há um ano exatamente e, examinando o tal retentor no local, vimos que havia sido mal colocado, estava torto, o que provocou novo vazamento.
Aliás, essa história do retentor mal colocado não é o primeiro vacilo que constato, em relação aos serviços da Toyomec. Estou muito chateado tb com outras coisas que foram mal feitas lá, no ano passado, quando comprei a minha SW4 e fiz a revisão geral, mas só descobri na medida em que fui conhecendo mais o carro e aprendendo com vcs aqui no fórum. Eles sempre foram muito simpáticos no atendimento, posando de "amigos", mas hoje percebo que faltou honestidade e, porque não dizer, competência em alguns aspectos. Me sinto enganado pela Toyomec e, pior, inocentemente indiquei o trabalho deles pra muita gente... Mas Deus é justo e não se faz o mal sem que a verdade um dia apareça... Desculpem o desabafo !!! Um abração, Delfim.

Engels Kbça
11/03/2009, 12:45
Fiz isso na minha sw4 1999 sem nenhuma dificuldade. Bastou procurar uma oficina especializada em freios, aonde sangraram o sistema, limpando as pinças, lixando e limpando tudo, sendo desmontada roda por roda (acompanhei o serviço), sendo adicionando meio litro de fluído varga dot4. Demorou cerca de hora e meia, a R$ 120,00. ficou muito bom.
JCarlos

O fluido recomendado pela Toyota é DOT3.

F. Oliveira
19/06/2012, 20:50
Olá, galera!!!

Ressuscitando mais um tópico...e ae? Qual fluido usar numa sw4 2002 TD?
Não estou longe da próxima troca completa, dae que gostaria de saber com os senhores, pois vi no manual fluido Esso HD 400 que é dot 4, no entanto, o ultimo post aqui indica uso de fluido dot 3.

O que os mestres têm a dizer?

Sds a todos.

jorge.duarte
19/06/2012, 21:02
Olá, galera!!!

Ressuscitando mais um tópico...e ae? Qual fluido usar numa sw4 2002 TD?
Não estou longe da próxima troca completa, dae que gostaria de saber com os senhores, pois vi no manual fluido Esso HD 400 que é dot 4, no entanto, o ultimo post aqui indica uso de fluido dot 3.

O que os mestres têm a dizer?

Sds a todos.

Oliveira,
DOT 3 era o recomendado na época de fabricação do veiculo, só que as coisas evoluem e hoje o DOT 5 é o mais atual. Recomendo esgotar todo o óleo e usar o DOT5. Não use o método de sangria habitual, procure alguma loja que façam o serviço por máquina!

Abs!

F. Oliveira
19/06/2012, 21:07
Ok, caro Jorge.

Obrigado pela elucidação. Vou me atentar em especial ao procedimento com uso de máquina.
só mais uma pergunta...seriam quantos ml necessários?

Abração

jorge.duarte
19/06/2012, 21:19
Ok, caro Jorge.

Obrigado pela elucidação. Vou me atentar em especial ao procedimento com uso de máquina.
só mais uma pergunta...seriam quantos ml necessários?

Abração

Cara vou ficar te devendo essa informação. Mas como o fluido não é caro, sugiro comprar 2 frascos.

Abs

F. Oliveira
19/06/2012, 21:52
Na hora....vou já deixar guardadim ali..

Obrigado pelas notas

feitosac
19/06/2012, 22:58
F. Oliveira,
Com dois frascos voce aproveita e troca o de embreagem tambem utiliza o mesmo fluido.
Abs.

F. Oliveira
20/06/2012, 08:56
Opa, farei isso....só aguardar ela fechar os 160mil

Abracos

Zani
21/06/2012, 18:44
Oliveira,
DOT 3 era o recomendado na época de fabricação do veiculo, só que as coisas evoluem e hoje o DOT 5 é o mais atual. Recomendo esgotar todo o óleo e usar o DOT5. Não use o método de sangria habitual, procure alguma loja que façam o serviço por máquina!

Abs!

Onde tem essa máquina em SP, alguém já fez por aqui??
Abraço.

sandro_ventania
22/06/2012, 18:03
QUal o nome do processo? Ou simplesmente pergunta de troca óleo de freio com máquina?
Afinal, qual é a diferença no final das contas entre o processo manual e o com máquina?

dpab
22/06/2012, 19:18
Zani e Sandro,
Hoje em dia a maioria das oficinas (decentes) possui uma máquina para a substituição do fluido de freio.
O que acontece é que há mecânicos que por pura preguiça ou mal costume, preferem fazer a sangria bombeando o pedal de freio, o que força e danifica os cilindros e o hidrovácuo. A pergunta que deve ser feita é justamente essa: "Por favor, vcs fazem a troca do fluido de freio com a máquina?".
Se disserem que sim, perguntem o preço e se for justo (algo em torno de R$ 80,00 ou R$ 100,00, incluído o fluido novo)mandem fazer. Tal procedimento, no caso das Hilux, deve ser efetuado a cada 40.000 Km. Um abraço, Delfim.

jorge.duarte
22/06/2012, 20:43
QUal o nome do processo? Ou simplesmente pergunta de troca óleo de freio com máquina?
Afinal, qual é a diferença no final das contas entre o processo manual e o com máquina?
Reforçando o que o amigo Delfim, falou. Em operação normal o curso do pistão dentro do cilindro mestre é certa de 1/3 ou 2/3. Quando sangramos no modo tradicional, bombeamos o pedal e um cabeçudo fica nas rodas soltado a pressão, consequentemente saindo o óleo velho. O problema é que nesse processo o pedal do freio vai até o final, quando liberado a pressão nas rodas. Isso faz com que ele avance no 1/3 no final de curso onde existe a sujeira ou corrosão do óleo antigo, quando os anéis de borracha tocam nessa sujeira. já era! as vezes fissura ou fica sujeira entre a parede do cilindro e o anel!

Abs

Zani
22/06/2012, 21:17
Maravilha...entendi perfeitamente...vou atrás ver se acho...valeu Delfim e Jorge.
Abraço.

sandro_ventania
23/06/2012, 11:46
Maravilha...entendi perfeitamente...vou atrás ver se acho...valeu Delfim e Jorge.
Abraço.

Tambem entendi...valeu turma!

Zani
23/06/2012, 20:25
Jorge ou Delfim, mais perguntas, para aprender com quem entende: 1. essa mesma máquina troca o óleo da embreagem hidráulica, pelo recipiente também???? 2. Tirando o óleo do freio que está lá, DOT 3, posso colocar DOT 5, mesmo que o carro não tenha ABS? 3. Na embreagem o óleo que está também é DOT 3, na substituição também vai DOT 5? Desculpa o incomodo, mas é para aprender. Obrigado.
Abraço.

jorge.duarte
23/06/2012, 20:49
Jorge ou Delfim, mais perguntas, para aprender com quem entende: 1. essa mesma máquina troca o óleo da embreagem hidráulica, pelo recipiente também???? 2. Tirando o óleo do freio que está lá, DOT 3, posso colocar DOT 5, mesmo que o carro não tenha ABS? 3. Na embreagem o óleo que está também é DOT 3, na substituição também vai DOT 5? Desculpa o incomodo, mas é para aprender. Obrigado.
Abraço.
Zani,
Acredito que no caso da embreagem, não tem com usar a máquina. Mas na embreagem, não ocorre o mesmo do freio, pois quando pisamos no pedal vai até o fundo, e ai não tem como pegar sujeira. Use DOT5 também.

Abs!

Ezahn
23/06/2012, 22:49
Reforçando o que o amigo Delfim, falou. Em operação normal o curso do pistão dentro do cilindro mestre é certa de 1/3 ou 2/3. Quando sangramos no modo tradicional, bombeamos o pedal e um cabeçudo fica nas rodas soltado a pressão, consequentemente saindo o óleo velho. O problema é que nesse processo o pedal do freio vai até o final, quando liberado a pressão nas rodas. Isso faz com que ele avance no 1/3 no final de curso onde existe a sujeira ou corrosão do óleo antigo, quando os anéis de borracha tocam nessa sujeira. já era! as vezes fissura ou fica sujeira entre a parede do cilindro e o anel!

Abs
É exatamente isto, quando sangra do modo tradicional , principalmente se as trocas não foram efetuadas rigorosamente no prazo, então ai o pistão do cilindro mestre trabalha na zona do cilindro que esta corroída e acaba estragando o reparo.

Meirelles
29/06/2012, 14:09
Vivendo e aprendendo. Gostei das informações. Vou ver se levo nessa oficina q o Delfim leva para efetuar essa troca de fluidos.

Abraços.

dpab
29/06/2012, 14:26
Jorge,
No caso da minha viatura, sempre troco o fluido da embreagem também usando a máquina.
Nunca usei o DOT5, tenho usado o DOT4, quem sabe na próxima eu experimente...
Um abraço, Delfim.

Zani
29/06/2012, 15:22
Fui numa loja ontem aqui em SP, eles tem a máquina, mas o camarada explicou que a máquina empurraria o óleo do freio pelas rodas.....disse-me ainda que o cilindro mestre tem um reparo que não permite o óleo voltar, etc......nem discuti, agradeci e vim embora...vou em outro ver se consigo essa troca por cima. Abraço.

Leonardo Dic
29/06/2012, 21:35
Vou contar uma arte que fiz.
Quando fui trocar do freio e embreagem da HDJ80, a tampa da maquina não tava vedando bem e não deu certo. Aí peguei aquela maquina de troca de óleo de motor a vacuo, abria a sangria, encaixava a mangueira de sucção e ia colocando o óleo novo no reservatório, e não é q o negócio deu certo. Rapidinho troquei td.

Abraço

dpab
29/06/2012, 23:39
Zani,
Mas o procedimento é assim mesmo, a máquina vai colocando fluido novo no reservatório e empurrando o fluido velho da tubulação, saindo pelas rodas !
Um abraço, Delfim.

Zani
30/06/2012, 15:11
Agora entendi, Delfim, eu imaginei que o a máquina ia sugar o fluído pelo reservatório do cilindro mestre e depois ia colocar outro.
Obrigado pela explicação,
Vou fazer o serviço.
Abraço.

Leonardo Dic
30/06/2012, 16:32
A maquina de troca de óleo de freio vai injetando óleo novo no reservatorio sob pressão (tem uma tampa especifica para os modelos diferentes de reservatório) e a gente abre a sangria em cada roda para o oleo sair.

No sistema q fiz com o vácuo é diferente (porque a tampa da máquina não deu certo no meu reservatório), uma pessoa ia despejando óleo novo com a garrafinha no reservatório e eu ia sugando com o vacuo (maquina de troca de óleo a vácuo de motor) pelo parafuso de sangria em cada roda.
Deu certo tb, mais com o sangrador é bem mais rápido.

Entendeu.

Ezahn
30/06/2012, 20:59
Quando fui trocar a máquina não serviu também. A tampa do reservatório da hilux é diferente da maioria dos carros.

Agora outra coisa. Li na net o seguinte:

".............. DOT-4, DOT-5 e DOT-5.1. O DOT-5 é baseado em silicone, e os demais (5.1 incluído), compostos por óleos minerais, ésteres e ésteres de glicol. Os veículos militares americanos usam sempre DOT-5, enquanto os fabricantes de automóveis recorrem normalmente aos demais tipos. Misturar fluidos de diferentes padrões nunca é recomendável, mas é especialmente desaconselhado no caso de mistura do DOT-5 aos demais tipos.

O fluido à base de glicol tem sobre o de silicone a vantagem da resistência bem maior à compressão, o que deixa mais firme o pedal de freio. Sua desvantagem é ser higroscópico, isto é, absorver umidade do ar. Isso reduz o ponto de ebulição (que, se muito baixo, pode levar o fluido a perder suas propriedades sob intenso aquecimento), prejudica sua eficiência de transmitir força hidráulica e, por causa da umidade, pode causar corrosão nos componentes metálicos do sistema. Por isso é necessário substituir o fluido periodicamente, em geral a cada dois anos, a não ser o do tipo DOT-5. Pela mesma razão, o fluido a ser colocado no sistema deve ser sempre novo, nunca de uma embalagem aberta há muito tempo.

Informações Complementares Importantes:

1°: Nunca miture fluidos DOT-3, 4 e 5.1 com fluidos DOT-5, pois além a incompatibilidade entre glicol e silicone, descrita no texto acima, também, em teoria e pelo que pesquisei na Internet, os fluidos DOT-5 são mais espessos e não são compatíveis com os sistemas de freios projetados para os fluidos a base de glicol (mangueiras, cilindros, servo, etc), podendo ocorrer vazamentos e entupimentos que provocarão a ineficácia do sistema.

2°: Referente aos fluidos DOT-5.1, além da vantagem de terem um ponto de ebulição mais elevado, eles também possuem menor viscosidade, praticamente a metade da viscosidade se comparados aos fluidos DOT-3 e 4, o que representa melhor fluidez ao líquido por todo o sistema."

Duvidas:

Primeiro fala que não pode por DOT 5 no nosso carro. Será verdade?

Depois, se usar o dot 5 mesmo, então não precisa substituir com 2 anos pois ele não é higroscópico? Sera que procede tb?

Vamos ver se alguém tem mais informações sobre isto.

jorge.duarte
30/06/2012, 21:46
Quando fui trocar a máquina não serviu também. A tampa do reservatório da hilux é diferente da maioria dos carros.

Agora outra coisa. Li na net o seguinte:

".............. DOT-4, DOT-5 e DOT-5.1. O DOT-5 é baseado em silicone, e os demais (5.1 incluído), compostos por óleos minerais, ésteres e ésteres de glicol. Os veículos militares americanos usam sempre DOT-5, enquanto os fabricantes de automóveis recorrem normalmente aos demais tipos. Misturar fluidos de diferentes padrões nunca é recomendável, mas é especialmente desaconselhado no caso de mistura do DOT-5 aos demais tipos.

O fluido à base de glicol tem sobre o de silicone a vantagem da resistência bem maior à compressão, o que deixa mais firme o pedal de freio. Sua desvantagem é ser higroscópico, isto é, absorver umidade do ar. Isso reduz o ponto de ebulição (que, se muito baixo, pode levar o fluido a perder suas propriedades sob intenso aquecimento), prejudica sua eficiência de transmitir força hidráulica e, por causa da umidade, pode causar corrosão nos componentes metálicos do sistema. Por isso é necessário substituir o fluido periodicamente, em geral a cada dois anos, a não ser o do tipo DOT-5. Pela mesma razão, o fluido a ser colocado no sistema deve ser sempre novo, nunca de uma embalagem aberta há muito tempo.

Informações Complementares Importantes:

1°: Nunca miture fluidos DOT-3, 4 e 5.1 com fluidos DOT-5, pois além a incompatibilidade entre glicol e silicone, descrita no texto acima, também, em teoria e pelo que pesquisei na Internet, os fluidos DOT-5 são mais espessos e não são compatíveis com os sistemas de freios projetados para os fluidos a base de glicol (mangueiras, cilindros, servo, etc), podendo ocorrer vazamentos e entupimentos que provocarão a ineficácia do sistema.

2°: Referente aos fluidos DOT-5.1, além da vantagem de terem um ponto de ebulição mais elevado, eles também possuem menor viscosidade, praticamente a metade da viscosidade se comparados aos fluidos DOT-3 e 4, o que representa melhor fluidez ao líquido por todo o sistema."

Duvidas:

Primeiro fala que não pode por DOT 5 no nosso carro. Será verdade?

Depois, se usar o dot 5 mesmo, então não precisa substituir com 2 anos pois ele não é higroscópico? Sera que procede tb?

Vamos ver se alguém tem mais informações sobre isto.

Ezahn,
Tive carros preparados por muitos anos(turbo). E posso afirmar, DOT5 é muito superior. Antes de usar DOT5, quando andava em velocidades elevadas ou mesmo descendo uma serra onde constantemente exigimos do freio, sempre ficava com o freio "borrachudo", podia pisar com os 2 pés que não parava. Depois do DOT5, tudo mudou. Sempre usei e vou usar, nunca tive problema, pelo contrario nas trocas sempre percebia que não tinha mais aquela corrosao chata ou cor diferente.

Abs

sandro_ventania
12/08/2012, 23:23
A maquina de troca de óleo de freio vai injetando óleo novo no reservatorio sob pressão (tem uma tampa especifica para os modelos diferentes de reservatório) e a gente abre a sangria em cada roda para o oleo sair.

No sistema q fiz com o vácuo é diferente (porque a tampa da máquina não deu certo no meu reservatório), uma pessoa ia despejando óleo novo com a garrafinha no reservatório e eu ia sugando com o vacuo (maquina de troca de óleo a vácuo de motor) pelo parafuso de sangria em cada roda.
Deu certo tb, mais com o sangrador é bem mais rápido.

Entendeu.

Esse sistema de usar vácuo para trocar o fluido de freio me interessou, pois posso fazer em casa.
Me digam...basta abrir o parafuso da sangria e puxar o fluido por ali que o óleo desce normalmente? Não existe nada que impeça o óleo de descer?
Se houver mas algum detalhe, por favor me digam!

sandro_ventania
14/08/2012, 19:23
Ninguém???

Leonardo Dic
14/08/2012, 20:37
Sandro fiz esse sistema na LandCruiser e em uma Doblo. Deu certo nas 2. Encaixei o caninho de nylon da maquina de vacuo na sangria abri e foi sugando. Mas primeiro suguei todo fluido velho do reservatorio dei uma limpada nele e enchi de fluido novo, pra depois começar a sugar. É só não deixar faltar fluido no reservatorio q não tem perigo de pegar ar. É mais demorado mais vai. Agora comprei uma maquina de sangrar nova da Planatc é outro papo.

jorge.duarte
15/08/2012, 21:37
Sandro fiz esse sistema na LandCruiser e em uma Doblo. Deu certo nas 2. Encaixei o caninho de nylon da maquina de vacuo na sangria abri e foi sugando. Mas primeiro suguei todo fluido velho do reservatorio dei uma limpada nele e enchi de fluido novo, pra depois começar a sugar. É só não deixar faltar fluido no reservatorio q não tem perigo de pegar ar. É mais demorado mais vai. Agora comprei uma maquina de sangrar nova da Planatc é outro papo.

Foi essa que vc comprou?

Bomba de Vacuo Manual - R$ 167.35 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/20556/3/148/bomba-de-vacuo-manual)

Abs

Leonardo Dic
15/08/2012, 22:07
Comprei esse aqui. Com as tampas para varios carros.

Sangrador de freios por controle de fio - R$ 286.51 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/2187/3/53/sangrador-de-freios-por-controle-de-fio)

sandro_ventania
15/08/2012, 23:04
Leonardo, obrigado pelo retorno.
A máquina que voce comprou até que é barata...pensei que vc mais caro.

EvandroSTM
19/11/2013, 11:52
Boa tarde, precisei sangrar o freio da minha por duas vezes no modo manual, e todas as dus vezes tive que trocar o cilindro mestre, não sangre no manual, corre-se muito risco de perder dinheiro.