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Ver Versão Completa : Diferencial não está alinhado com o câmbio



cristiano
18/10/2004, 18:20
Gente,

Estou com um problema, o antigo proprietário do Jeep tirou o 4x4 do meu Jeep, não me perguntem o porque... e colocou um câmbio de 4 marchas + ré... só que ele não alinhou com o diferencial, está reto... quando no meu entender, deveria estar um pouco deitado para que o cardã saia na direção do diferencial... não sei se fiz me entender... vou arrumar uma máquina para tirar umas fotos... me deram algumas soluções...

1) Trocar os calços do câmbio ou tirá-lo.

2) Aquecer o suporte para ver se ele desce um pouco mais

3) Tentar fazer com que o diferencial traseiro suba um pouco para ajudar no alinhamento.

Sandro Tannuri
18/10/2004, 19:42
O certo seria fazer como na ilustração abaixo.

leopoldo
18/10/2004, 20:07
Pérai

essa história está muito mais esquisita;

que jeep é
que ano é
que motor tem e
que diabos de cambio tem aí.
tá com reduzida?
e o eixo traseiro......é de jeep mesmo?

manda a foto quando puder

cristiano
19/10/2004, 10:29
leopoldo

Jeep Willys 1962
Motor do Maverick 4cc
Câmbio 4 marchas + ré
Tá sem reduzida e 4x4...

Sandro

Acho que está mais inclinado que isso, o mecânico me falou que se ficar assim é trocar a cruzeta e estragar novamente..

Vou tirar uma foto e postar aqui...

leopoldo
19/10/2004, 13:48
Cristiano.......... Pode parar por aí..........Nem mexe na cruzeta ainda.

Em 1º lugar ,

vais ter que achar uma reduzida e pelo menos a carcaça do câmbio ford 4 marchas para esse jeep e um eixo entalhado do câmbio.

Com isso você monta o kit câmbio + reduzida.

Ou compra um kit completo câmbio + reduzida num desmanche.

Mas preste atenção......

tem que ser o câmbio 4 marchas do 4 cilindros OHC .

Não é o da rural 6 cilindros. As relações são diferentes.

Depois é só colocar os coxins de câmbio e reduzida na travessa, e esticar o cabo da embreagem ......... se é que essa travessa que está no seu jeep hoje é de jeep mesmo.

Você tem o potencial de colocar então a caixa seca do jeep 82-83, com pedaleira flutuante e embreagem com chapeu chinês.

Aproveita e quando montar a caixa sêca faça vedação e tampe a lateral da caixa sêca para evitar entrar lama + água pois esse motor gosta de engolir lama pelo mancal traseiro.

e o eixo dianteiro??????? tá completo??????????

Fabio Cortez
19/10/2004, 14:54
Aproveitando este tópico:

Alguém sabe me dizer as relações das caixas 4m da Rural e do Jeep 4cc??
Será que as diferenças são tão grandes?

Scacca
19/10/2004, 14:59
Hehehe, gosto do Leopoldo por isso, o cara ja ta careca de ver merda na vida.

Não é mais facil comprar o conjunto completo do OHC?

Aliás, pelo relatado a travessa do cambio nao é do jeep.

Se esse jeep ta 4x2 pode ser q o eixo dianteiro nao esteja completo mesmo.

[]'s

Fabio Cortez
19/10/2004, 15:10
Concordo com o Scacca.

Vai dar uma mão de obra danada para achar essas peças separadas. É mais fácil arrumar o conjunto todo.

cristiano
19/10/2004, 16:01
Eu arrumei uma câmera digital e amanhã eu posto algumas fotos do câmbio...

Primeiramente o eixo dianteiro está sem o diferencial, só a barra mesmo...

Pergunta de leigo, posso colocar a reduzida do jeito que ele está hoje ?? só com a tração traseira ?? claro que preparando-o para o 4x4 ?? aí depois partiria para a compra do eixo dianteiro e o resto ?? será que eu aproveito o mesmo cambio ??

Vou tirar as dúvidas com vocês e nesse final de semana vou no desmanche orçar quanto fica o resto das peças...

Danniel Pizatto
19/10/2004, 16:24
O Cristiano ja disse em outro tópico que o diferencial dianteiro ta so a carcaça, sem o miolo...


Pode ser que esse cambio seja Willys, mas de alguma f100 4x2...

daí seria tirar a parte traseira e trocar o entalhado, ne?

cristiano
20/10/2004, 14:38
Olhem só as fotos do cambio...

cristiano
20/10/2004, 14:44
Olha o eixo dianteiro...

Danniel Pizatto
20/10/2004, 15:12
:shock: Eu pensei que só o meu fosse 1/2 Rural!!

Achei que tinha o diferencial dianteiro... mas isso aí é o eixo dianteiro de alguma Rural / pickup 4x2..

pelas outras fotos parece que o traseiro tb é..

cristiano
20/10/2004, 15:20
Putz!!! Colocaram os eixos da Rural no meu Jeep ?? :shock: :shock:

e agora ?? dá para colocar o diferencial dianteiro da rural na configuração dele atual ?? o que teria que fazer à mais ??

Danniel Pizatto
20/10/2004, 15:27
Poder pode, mas não sei se vai ficar mais largo que o atual..

Deixo pros especialistas de plantão..

Ainda tem o dierencial traseiro... se a bola for no centro, o cardan vai trabalhar muito "atravessado"

cristiano
20/10/2004, 15:44
Poder pode, mas não sei se vai ficar mais largo que o atual..

Deixo pros especialistas de plantão..

Ainda tem o dierencial traseiro... se a bola for no centro, o cardan vai trabalhar muito "atravessado"

Dá uma olhada no diferencial traseiro...

Mauro B.
20/10/2004, 15:51
Oi Cristiano! :D

Jipe diferente hein?

:arrow: O diferencial está deslocado para e esquerda, e não para a direita como é normalmente
:arrow: Os suportes dos feixes traseiros não tem no mesmo o suporte para o cabo do freio-de-mão. Mas acredito que esteja assim porque talvez no teu jipe o freio-de-mão fique na saída da caixa
:arrow: Teus amortecedores dianteiros estão fixados por dentro da longarina, quando normalmente são por fora.

Fora que tá sem diferencial na frente e sem transferência! :D

O que eu diria para ti fazer de imediato é colocar cunhas entre o feixe e sapata do eixo traseiro, para alinhar o cardan. Posteriormente, com a colocação do eixo dianteiro tracionado e transfêrencia, daí é outra história! :D

Flw!

[]'s

cristiano
20/10/2004, 16:04
Oi Cristiano! :D

Jipe diferente hein?

:arrow: A diferencial está deslocado para e esquerda, e não para a direita como é normalmente



isso é bom ou ruim ?? vantagens ou desvantagens ??




:arrow: Os suportes dos feixes traseiros não tem no mesmo o suporte para o cabo do freio-de-mão. Mas acredito que esteja assim porque talvez no teu jipe o freio-de-mão fique na saída da caixa



Ele veio sem freio de mão, deve ser por isso que ele está sem esse suporte... porque será que ele fez isso ?




:arrow: Teus amortecedores dianteiros estão fixados por dentro da longarina, quando normalmente são por fora.



Bom ou ruim ??




Fora que tá sem diferencial na frente e sem transferência! :D

O que eu diria para ti fazer de imediato é colocar cunhas entre o feixe e sapata do eixo traseiro, para alinhar o cardan. Posteriormente, com a colocação do eixo dianteiro tracionado e transfêrencia, daí é outra história! :D

Flw!

[]'s


Esse "diferente" foi de tremer as canelas... :shock: assustei...

Você acha então que o ideal era levantar o diferencial e não abaixar o cambio ?? todos que conversavam comigo falavam em mudanças do cambio, como arrumar um calço menor, dar calor no suporte para baixar...

Então você acha que o eixo traseiro tá baixo ?? Ou entendi errado ??

Mauro B.
20/10/2004, 16:30
O diferencial está deslocado para e esquerda, e não para a direita como é normalmente

isso é bom ou ruim ?? vantagens ou desvantagens ??

Se tu instalares a transferência é ruim, bem ruim! A saída da tranferência é do lado direito, e a entrada do teu diferencial é do lado esquerdo. Entaun o cardan ficará de lado, criando um ângulo para a cruzeta trabalhar.


Ele veio sem freio de mão, deve ser por isso que ele está sem esse suporte... porque será que ele fez isso ?

Não não, o suporte do cabo do freio-de-mão forma uma peça única com o suporte fixo do feixe. Esse teu modelo é diferente, igual ao dos cj3A e cj3B, que são mais antigos. Repito: talvez o teu jipe, quando original, possuísse o tambor do freio-de-mão na saída da caixa. :wink:



Teus amortecedores dianteiros estão fixados por dentro da longarina, quando normalmente são por fora.

Bom ou ruim ??

Do jeito que está tens uma menor ação do amortecedor em curvas, porém é mais difícil de ele dar fim de curso numa trilha cheia de erosões por exemplo...Mas eu falei do teu amortecedor só pra constar, nem te grila!



Você acha então que o ideal era levantar o diferencial e não abaixar o cambio??

Sim, eu acho que enquando tu não instalares a transferência (ou sobre-caixa ou reduzida, tanto faz o nome), acho que deves mexer no diferencial, apontando-o para cima. As cunhas de que falei são exatamente para isso! É uma coisa simplíssima de se instalar: não vai solda não vai nada! Tu apenas as coloca entre o feixe e o eixo. Simples assim. Com isso tu resolves o problema do angulo das cruzetas. :wink:



Então você acha que o eixo traseiro tá baixo ?? Ou entendi errado ??

Eu acho até que não é o diferencial traseiro que está apontando para o lugar errado. Pra mim ele está no ângulo correto, mas quando está tudo original. Acontece que tu não tens a tranferência, e a saída dessa tua caixa é mais alta que a saída da tranferência do jipe. Acho que é por isso que o angulo das cruzetas está ruim.

Como medida imediata colocaria cunhas, o que elevará a ponta do diferencial e elinhará as cruzetas! :D

[]'s

Danniel Pizatto
20/10/2004, 16:58
O problema do diferencial mais pra esquerda vai ser qdo vc for instalar a cx. de traçao..

Se com a bola no meio já fica complicado, imagina mais pra esquerda..

ramiro_eli
20/10/2004, 17:45
Qual carro saiu com eixo traseiro D44 com a bola deslocada p/ a esquerda?

cristiano
21/10/2004, 07:31
Ele veio sem freio de mão, deve ser por isso que ele está sem esse suporte... porque será que ele fez isso ?

Não não, o suporte do cabo do freio-de-mão forma uma peça única com o suporte fixo do feixe. Esse teu modelo é diferente, igual ao dos cj3A e cj3B, que são mais antigos. Repito: talvez o teu jipe, quando original, possuísse o tambor do freio-de-mão na saída da caixa. :wink:



Você teve certeza disso ?? Será que para ele ter o freio de mão eu vou ter que achar esse tambor ?? será que é fácil de achar ?? bom, fácil não deve ser, mas encontra ?? :?











Teus amortecedores dianteiros estão fixados por dentro da longarina, quando normalmente são por fora.

Bom ou ruim ??

Do jeito que está tens uma menor ação do amortecedor em curvas, porém é mais difícil de ele dar fim de curso numa trilha cheia de erosões por exemplo...Mas eu falei do teu amortecedor só pra constar, nem te grila!



Putz... sabe que eu tive essa impressão, que se eu fizer uma curva muito rápido vai fazer igual a coração de macho, capotar... :D

cristiano
21/10/2004, 08:39
O mecânico disse que essa parte não deveria ficar do lado de fora, é verdade ?? Que o cardã está curto, será que colocando as cunhas resolve um pouco ??

elcio
21/10/2004, 11:20
Cristiano

esse seu carda ta meio curto.

[]´s

leopoldo
21/10/2004, 11:27
Não a cunha não resolve. o que esta acontecendo ai é que o cambio está deslocado para frente e então a luva fica exposta.

O que indica também que como o cambio tem o tunel, o motor também deve ter sido instalado para frente da posição original.

Você não tem um jeep. Tem um buggy. O que o antigo dono do jeep fez é uma incrível burrice.

O certo seria agora você remover o motor e o cambio e começar a refazer o jeep.

Dependendo do caso, é melhor vender esse e comprar um jeep mesmo.

é menos dor de cabeça.

ou, fazendo com calma, compre :

um eixo dianteiro completo, idem traseiro e de relação 44/9.
uma caixa de transferência (reduzida)
um cambio 4 marchas do OHC ou a carcaça do cambio + entalhado
cadãns
travessa e coxins.

e mãos á obra.

não esqueça de arrancar essa tubulação de cobre do freio !

cristiano
21/10/2004, 11:32
leopoldo, faz isso não meu !!!

será que o cara colocou esse motor para frente ?? tem como eu tirar algumas fotos para você ter certeza ?? me ajuda aê...

O mecânico me disse que esse cardã não é dele... o que é bem mais provável...

Ronaldo B.
21/10/2004, 12:27
O certo seria agora você remover o motor e o cambio e começar a refazer o jeep.

ou, fazendo com calma, compre :

um eixo dianteiro completo, idem traseiro e de relação 44/9.
uma caixa de transferência (reduzida)
um cambio 4 marchas do OHC ou a carcaça do cambio + entalhado
cadãns
travessa e coxins.

e mãos á obra.

não esqueça de arrancar essa tubulação de cobre do freio !

Cristiano,

Comprei um jeep a 4 meses e ele ficou 3 meses na oficina trocando motor, câmbio, freio e sistema de direção entre outras coisas. Quando estava procurando um câmbio para comprar (o original era 3 marchas e eu troquei por um de 4 marchas) o mecânico me recomendou procurar um câmbio do Maverick que era usado no 4 cilindros, que provavelmento eu encontraria um câmbio em muito melhor estado que um de jeep usado e foi realmente o que aconteceu, comprei um câmbio de maverick em um desmanche que estava em excelente estado, só foi necessário trocar o eixo entalhado, a tampa e mais uns itens não muito caros. O câmbio ficou muito bom depois de instalado, as vezes é difícil achar um câmbio 4 marchas do jeep inteiro para comprar e um revisado a base de troca aqui me SP me pediram R$ 1.300,00. Não gastei isso no meu.

Concordo plenamente com o Leopoldo quando ele disse que que o melhor seria remover o motor e o câmbio e começar do zero. Dá mais trabalho, mas você terá a certeza de fazer o serviço apenas uma vez e bem feito e pagando uma mão de obra só para remover motor e câmbio.

Prá você ter uma idéia de preços, aqui em Sampa uma caixa de reduzida a base de troca tá saindo por volta de R$ 680,00 e o câmbio do maverick eu paguei R$ 500,00 mais as peças e mão de obra prá revisar e instalar. No final deve ter saido mais ou menos por R$ 1.000,00. Outra vantagem de desmontar tudo e começar do zero é que você gasta com mão de obra uma vez só.

Boa sorte e não desanima, no começo é assim mesmo.

[]´s

cristiano
21/10/2004, 12:48
O certo seria agora você remover o motor e o cambio e começar a refazer o jeep.

ou, fazendo com calma, compre :

um eixo dianteiro completo, idem traseiro e de relação 44/9.
uma caixa de transferência (reduzida)
um cambio 4 marchas do OHC ou a carcaça do cambio + entalhado
cadãns
travessa e coxins.

e mãos á obra.

não esqueça de arrancar essa tubulação de cobre do freio !

Cristiano,

Comprei um jeep a 4 meses e ele ficou 3 meses na oficina trocando motor, câmbio, freio e sistema de direção entre outras coisas. Quando estava procurando um câmbio para comprar (o original era 3 marchas e eu troquei por um de 4 marchas) o mecânico me recomendou procurar um câmbio do Maverick que era usado no 4 cilindros, que provavelmento eu encontraria um câmbio em muito melhor estado que um de jeep usado e foi realmente o que aconteceu, comprei um câmbio de maverick em um desmanche que estava em excelente estado, só foi necessário trocar o eixo entalhado, a tampa e mais uns itens não muito caros. O câmbio ficou muito bom depois de instalado, as vezes é difícil achar um câmbio 4 marchas do jeep inteiro para comprar e um revisado a base de troca aqui me SP me pediram R$ 1.300,00. Não gastei isso no meu.

Concordo plenamente com o Leopoldo quando ele disse que que o melhor seria remover o motor e o câmbio e começar do zero. Dá mais trabalho, mas você terá a certeza de fazer o serviço apenas uma vez e bem feito e pagando uma mão de obra só para remover motor e câmbio.

Prá você ter uma idéia de preços, aqui em Sampa uma caixa de reduzida a base de troca tá saindo por volta de R$ 680,00 e o câmbio do maverick eu paguei R$ 500,00 mais as peças e mão de obra prá revisar e instalar. No final deve ter saido mais ou menos por R$ 1.000,00. Outra vantagem de desmontar tudo e começar do zero é que você gasta com mão de obra uma vez só.

Boa sorte e não desanima, no começo é assim mesmo.

[]´s

Valeu Ronaldo, tinha dado uma desanimada...

O meu cambio também é 4 + ré, será que é o do Maverick também ? igual ao seu ??

Tem alguma possibilidade do mecanico estar certo e ser o cardã que está curto ?? O mecanico cogitou que o cardã utilizado na dianteira estar na traseira...

Vou tirar uma foto da caixa do motor e postar aqui para vocês verem se ele está para a frente...

Mesmo colocando o motor mais para trás não resolve o problema de angulação, terei que colocar as cunhas mesmo assim, não ?!

leopoldo
21/10/2004, 12:48
leopoldo, faz isso não meu !!!

será que o cara colocou esse motor para frente ?? tem como eu tirar algumas fotos para você ter certeza ?? me ajuda aê...

O mecânico me disse que esse cardã não é dele... o que é bem mais provável...


Vamos tentar ver o que é que esse chupa cabra fez no seu jeep.

Abre o capô e tira umas fotos do chassis, lados direto e esquerdo onde o motor está fixado (suportes) e também da hélice da bomba até o radiador, de longe.... para ver o motor junto e de perto, só a distância entre os 2 .......talvez de pra ter uma ideia. .

Mas vê se acerta o foco e põe o jeep num lugar iluminado !

Ronaldo B.
21/10/2004, 14:10
Valeu Ronaldo, tinha dado uma desanimada...

O meu cambio também é 4 + ré, será que é o do Maverick também ? igual ao seu ??

Tem alguma possibilidade do mecanico estar certo e ser o cardã que está curto ?? O mecanico cogitou que o cardã utilizado na dianteira estar na traseira...

Vou tirar uma foto da caixa do motor e postar aqui para vocês verem se ele está para a frente...

Mesmo colocando o motor mais para trás não resolve o problema de angulação, terei que colocar as cunhas mesmo assim, não ?!

Cristiano,

O câmbio que era usado no maverick com motor 4 cilindros é praticamente o mesmo do jeep, muda o eixo entalhado, a tampa e mais uns itens que não me lembro, mas a carcaça é igual, porém é mais fácil de encontrar e normalmente tá em melhor estado, então se o seu câmbio for original do jeep 4 marchas, ele tem a carcaça igual ao do maverik.

Com relação ao tamanho do cardã, não se preocupa agora, acho que o melhor é verificar se o motor que está no seu jeep é o OHC e se está instalado na posição correta. depois verificar qual câmbio está instalado, pode ser que o seu câmbio seja de opala, por isso o tamanho do cardã pode estar diferente. Caso o seu jeep esteja com o motor OHC e você for mudar o câmbio, primeiro faz isso e depois, se necessário, manda fazer os cardãs no tamanho certo. Isso não é tão caro. Mas como eu disse anteriormente, continuo concordando com o Leopoldo.... desmonta tudo, vai revisando parte por parte e montando tudo começando pelo motor, depois câmbio/reduzida, cardãs e finalmente os diferenciais traseiro e dianteiro. Dá trabalho, mas depois de pronto, compensa.

No feriado consegui dar o primeiro role com o meu jeep depois de tudo pronto... ainda tem algumas coisas prá ajustar, afinal ele foi desmotado e remontado inteiro, mas valeu a pena ter esperado !!!


[]´s

cristiano
21/10/2004, 14:33
dêem uma olhada...

Thiago Rodeghel
21/10/2004, 17:00
Pelas fotos o "camarada" te vendeu uma bela bomba, mas dá pra arrumar :wink:

Bom o cardan nem é dele, as estrias dele estão fora da luva... se vc passar em uma lombada mais forte, pode até cair o cardan :shock: .

Bom o eixo traseiro acho que dá pra resolver, acho que está com os tubos invertidos, tem que inverter os tubos(isso quando for colocar a caixa de transferência, 4x4) Já me disseram que dá pra inverter eles.

Outra é os amortecedores, como o pessoal já falou aqui, trocar a posição dos amortecedores e suportes.

Diferencial dianteiro, algumas edições do Jeep saíram 4x2, era mais para atrair o público Jovem... algo assim. Talvez seja esse diferencial. Arrumar outro não deve ser difícil, algo em torno de 600,00 vc pode até comprar os 2, dianteiro e traseiro.

[s]

leopoldo
21/10/2004, 18:18
Cristiano.....sem querer ser chato....é porque é difícil sem estar ai in loco vendo o jeep, dá um close no suporte do motor soldado ao chassis

estou achado meio estranho porque o suporte é o certo, só não sei se está na posição certa. Parece que o motor está muito perto do radiador, inclusive o motor parece muito inclinado, mas pode ser só aparencia.

outra coisa ...já que o jeep é 62, não tinha esse motor nem esses suportes nessa época portanto acho que o kra comprou o motor e os suportes e soldou, mas acho que foi + pra frente por causa do cambio mais comprido.

o pior é que eu não tenhoa medida da travessa até o suporte, assim voce poderia tirar a dúvida

Peça para os presentes do forum....com uma trena meçam a distancia da frente do parachoque ao suporte.

Ai tiramos a duvida.

Mauro B.
22/10/2004, 15:57
Não não, o suporte do cabo do freio-de-mão forma uma peça única com o suporte fixo do feixe. Esse teu modelo é diferente, igual ao dos cj3A e cj3B, que são mais antigos. Repito: talvez o teu jipe, quando original, possuísse o tambor do freio-de-mão na saída da caixa. :wink:

(1)Você teve certeza disso ??
(2)Será que para ele ter o freio de mão eu vou ter que achar esse tambor ?? será que é fácil de achar ?? bom, fácil não deve ser, mas encontra ?? :?

(1)Os jipes que tinham freio de mão nos tambores de roda tinham o suporte do cabo junto com suporte do feixe. Como o teu não é assim, acredito que o tambor do freio-de-mão seja no saída da raduzida. :wink:
(2)Sim. É difícil de achar. Talvez encontre...talvez não! :?


Não a cunha não resolve. o que esta acontecendo ai é que o cambio está deslocado para frente e então a luva fica exposta.

A cunha resolve o problema do ângulo acentuado da cruzeta, alinhando o cardan com o diferencial, e de quebra já deixa o espigão mais para dentro da luva, pois levanta a ponta do diferencial, aproximando-o da saída da caixa. :) Claro, é uma medida provisória, mas enquando não é colocado tudo como é num jeep de verdade, acho uma boa alternativa para que ele possa rodar tranquilo por aí. :P Concordo que o melhor é fazer tudo de uma vez como é no jeep, mas nem todos tem "disposição" imediata para fazer tudo direitinho numa tacada só. Não sei se é o caso...eu, por exemplo, sou um desses. :D

[]'s

Duda Lopes
22/10/2004, 18:36
Cristiano,

Alguns pontos importantes:

1) O seu mecânico conhece de Jeep??

2) Tem certeza do que esta falando e fazendo??

Digo isso pelo seguinte, meu Irmão comprou um Jeep e logo de cara teve que encostar para fazer o câmbio que estava todo Fudid&¨#%$#.

Ele encostou num Mané qualquer que disse que conhecia e o cara (acredito Eu) nunca tinha visto um câmbio de Jeep na vida.

Conclusão: Faz 5 meses que o meu Irmão tá tendo dor de cabeça com o Câmbio e com o Mecânico.

Abraco,

leopoldo
23/10/2004, 00:51
Cristiano.

Estive revendo suas fotos e surgiram algumas dúvidas:

1- me confirme se existe uma placa de aço bi-cromatizada entre o cambio e a caixa seca. Parece que tem algo lá com espessura de 10 a 15 mm.

2 que modelo de jeep é o seu? eu sei que é 62 mas tô começando a achar que você tem um CJ6. Porque? poruqe num CJ5 não cabe um cardã daquele tamanho entre o cambio com tunel e o diferencial. Manda uma foto da lateral do jeep.