Conectar

Ver Versão Completa : ranger 4x2 2004,peças cardãn e cruzetas



maria aparecida
26/02/2009, 20:49
Ola pessoal,
minha ranger quebrou na estrada após alguns kms de viagem.
havia um tempo que ela estava com uma vibração aos 40 km/h mas não dei muita bola.
uma concessionária em Osório rs desmontou o cardãn, acho eu e deu um orçamento de R$ 3.500 falou em cruzetas, etc...
loucura
preciso de algumas explicações para entender o que fazer!
grata
maria

Daniel.Shimomoto
27/02/2009, 02:28
Ola pessoal,
minha ranger quebrou na estrada após alguns kms de viagem.
havia um tempo que ela estava com uma vibração aos 40 km/h mas não dei muita bola.
uma concessionária em Osório rs desmontou o cardãn, acho eu e deu um orçamento de R$ 3.500 falou em cruzetas, etc...
loucura
preciso de algumas explicações para entender o que fazer!
grata
maria

Maria;

Provavelmente falou em trocar o eixo cardã (que é de aluminio - não permite balanceamento), cruzetas (uma na saida do cambio e outra no eixo traseiro - esse conjunto de peças, grosso modo permite que o eixo transmita a força do cambio para o eixo, permitindo movimentos da suspensão, diferença de altura de saida do cambio com o a entrada do eixo - explicação a grosso modo...díficil explicar), enfim, o valor da brincadeira na autorizada é esse mesmo.

A boa noticia é que quase que certamente quem fornece cruzetas para a Ford seja a Spicer, do grupo Dana...Se for assim, fica mais fácil. Dê uma pesquisada nas autopeças.

Abraços!




http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7605
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27827

Dieselboy
27/02/2009, 11:34
Não faço a menor idéia como funcione na Ranger, mas na F-1000, essas cruzetas requerem engraxe constante!

Faço isso a cada 4 mil Km há mais de 7 anos, e NUNCA tive problemas! :dance: vai ver o que pode ter faltado, é manutenção :pensativo:

PS -Tbém tem que atentar mto bem para a forma correta de engraxar, não é de qquer jeito :discordo:

TylerNTL
27/02/2009, 12:52
Não faço a menor idéia como funcione na Ranger, mas na F-1000, essas cruzetas requerem engraxe constante!

Faço isso a cada 4 mil Km há mais de 7 anos, e NUNCA tive problemas! :dance: vai ver o que pode ter faltado, é manutenção :pensativo:

PS -Tbém tem que atentar mto bem para a forma correta de engraxar, não é de qquer jeito :discordo:


Até onde sei as cruzetas da Ragner não "requerem (ou permitem)" graxa.

Sou muito cismado com isso! Será que minhas cruzetas vão durar para sempre???!!!
Sou da opinião que tudo que se mexe e gera atrito precisa de manutenção!

dudu83
27/02/2009, 13:35
troquei as cruzetas da ranger cinza com 67.000 km rodados e coloquei as duas com graixera, custou R$60,00 cada da spicer...

um amigo mandou fazer um diferencial sobre medida saiu na faixa de R$900,00....o de aluminio original e bemmm mais caro

cbridi
27/02/2009, 13:56
Maria,
Entra em contato com o Sérgio ou com o Gattiboni na Superpeças (http://br.geocities.com/superpecas1/) de São Borja. Eles conseguem o cardã original completo (na Argentina) por muito menos que a concessionária está querendo te cobrar.

Sobre a lubrificação: todas as cruzetas da Ranger são blindadas, sem bicos graxeiros. Até agora duraram 9 anos e 205.000Kms, vamos ver até onde vão... :-)

[]'s

fredycoelho
27/02/2009, 18:18
>>Sobre a lubrificação: todas as cruzetas da Ranger são blindadas, sem bicos graxeiros. <<

As originais sim, porém existem cruzetas para Ranger com bicos graxeiros sim. Optei por esta quando precisei trocar a da traseira.

A minha Ranger começou a fazer um barulho semelhante à "areia no disco de freio" como se fosse do eixo traseiro bastava para isso andar com o carro com a marcha engrenada (em ponto morto fazia silêncio). Como estava 700 Km distante da minha oficina, levei à autorizada e os "meiocânicos" disseram que tinha areia no retetor do diferencial (mesmo sem vasar óleo) não deixei trocá-los (Só a peça - R$ 170,00) ... Ao chegar em casa levei a RANGEnalda no meu mecânico e o cara "matou" na hora: É A CRUZETA! Estava com 1 dos pontos da cruz danificados sem lubrificação. Gastei R$ 50,00 e resolveu. A nova agora tem o bico para lubrificação...

Anthoniusnikos
27/02/2009, 21:33
Engraxo as cruzetas periódicamente, mas coloco pouca graxa, porque espirra quase tudo no assoalho.
Quanto ao cardã, se começar a entrar em ressonância em alguma velocidade, é porque está na hora de ser verificado.
Abs
Anthon

Dieselboy
27/02/2009, 23:02
Engraxo as cruzetas periódicamente, mas coloco pouca graxa, porque espirra quase tudo no assoalho.

Nikos

A qtdade de graxa nova a ser aplicada, deve ser o tanto necessário para que te permita visualizar a saída dessa graxa nova.

Somente desta forma vc tem plena certeza que TODA a graxa velha saiu por completo :concordo:

PS - Aplicando pouca graxa, corre-se o risco de deixar graxa velha misturada com a nova, daí não adianta muita "coisa".

pcm
04/03/2009, 19:36
Conto o seguinte caso:
Ranger XL 2.8 2002/2002. Já rodou uns 120 mil KMe usa 4x4 om frequencia.
Recentemente, estourou a embreagem num passeio que a Natal/RN. No serviço de troca, o "mexânico" fez alguma merda que desbalanceou e desalinhou o eixo dianteiro, estourando a coifa do cardan dianteiro, que passou a vibrar e deixou de funcionar.
A Ford só vende o conjunto de tração do eixo dianteiro, que custa quase R$ 3 mil.
Optou-se por fazer uma retífica, na mecanica Cardan Recife. Trocou-se a peça por uma cruzeta com graxeiro. Tem funcionado 100%. O único incoveniente é botar graxa a cada 3 mil KM.

Walter L. L. Casitta
05/03/2009, 07:42
Conto o seguinte caso:
Ranger XL 2.8 2002/2002. Já rodou uns 120 mil KMe usa 4x4 om frequencia.
Recentemente, estourou a embreagem num passeio que a Natal/RN. No serviço de troca, o "mexânico" fez alguma merda que desbalanceou e desalinhou o eixo dianteiro, estourando a coifa do cardan dianteiro, que passou a vibrar e deixou de funcionar.
A Ford só vende o conjunto de tração do eixo dianteiro, que custa quase R$ 3 mil.
Optou-se por fazer uma retífica, na mecanica Cardan Recife. Trocou-se a peça por uma cruzeta com graxeiro. Tem funcionado 100%. O único incoveniente é botar graxa a cada 3 mil KM.

Se tivesse consultado o fórum antes saberia como comprar esse eixo por R$1400,00 na concessionária ou R$800,00 no paralelo...