Ver Versão Completa : Faróis apagando
Amigos,
Estou com um problema no acionamento do farol. As vezes ele pisca apagando totalmente e com um leve toque na chave de acionamento a luz volta, sempre tem acontecido com o farol alto. Alguém pode me dar uma LUZ...
Um abraço
Francisco
Paulo Nascimento
26/02/2009, 19:59
Muniz,
você ainda tem a chave original? Ela dá problemas e precisa ser substituída...
Eu coloquei uma "genérica" que é de puxar ao invés de empurrar como a original, mas é muito mais barata e cumpre a função.
No meu Defender começou assim, até que não acendia mais as luzes, e então, procurei um eletricista e fiz a troca. Ficou muito bom.
Abraços,
Paulo
Pode ser simplesmente mau contato ou oxidação ..
Segue uma foto da peça em questão :
Herculano
26/02/2009, 20:25
Vc já instalou o relê para os farois
poeckster
26/02/2009, 20:55
a minha original quebrou prestes a entrar na argentina, o contato de farol ligado se foi, não segurava no ligado, coloque a de puxar generica, tipo botão, funcionou 8000km beleza, depois procura a original com calma, nem sei se vou trocar.
Francisco,
Comigo aconteceu da mesma forma. Passa muita corrente pela chave e ela não aguenta. Antes de mais nada, instale um relé para os faróis em qualquer auto-elétrico, antes mesmo de substituir a chave. Use limpa contatos na chave original, e tente evitar a substituição. Pode ser que resolva. Se não for suficiente, substitua por uma alavanca original (em torno de R$ 100 na landcenter) ou por uma de puxar (tipo de fusca ou de caminhão) que caiba no console (vc vai gastar em torno de R$ 20 por esta última).
Amigos , sem atrapalhar o tópico do Francisco , mas alguém teria o esquema elétrico deste relê ??
Tive o mesmo problema de farol falhando , e foi só mau contato ..
Agora essa dica de instalar relê é bem interessante !!:concordo:
Desde já agradeço ,
Zé Marrara
Obrigado pelas respostas,
Vou instalar o relé e limpar os contatos, depois eu digo como ficou, OK.
Um abraço a todos.
Francisco
Zé Marrara,
Não sei dizer sobre o esquema elétrico, mas é um relé bem comum, instalado geralmente no compartimento do motor próximo aos faróis. Custa uns R$ 50, e qualquer auto-elétrico instala sem maiores dificuldades.
Vale a pena.
Abs,
Gustavo
Arthur Makoto
10/03/2009, 23:08
Amigos , sem atrapalhar o tópico do Francisco , mas alguém teria o esquema elétrico deste relê ??
Tive o mesmo problema de farol falhando , e foi só mau contato ..
Agora essa dica de instalar relê é bem interessante !!:concordo:
Desde já agradeço ,
Zé Marrara
A chave de luz queima porque não aguenta sustentar a corrente pro farol, ela começa a isolar os contatos internos até falharem por completo, a instalação de um relé auxiliar nos faróis acaba com esse problema, a não instalação do relé danificará a nova chave mais cedo ou mais tarde sendo ela original ou genérica.
Um eletricista caprichoso talvez consiga recuperar a original, dependendo do estado dela.
mauromosc
10/03/2009, 23:43
Se prepara para a bica: uma original custa uns bons 500 biro-biros.
A minha já tive que trocar e agora é a chave da seta que tá indo para o saco.
Um abraço,
Mauro Mosczynski
Prezados,
se alguém tiver uma chave de farol quebrada, ou só aquela borracha dela, que puder me doar, eu agradeço, pois estou fazendo umas experiências.
Mauro, acho que não é tudo isso, a chave de farol deve ser uns 120 (a marília é 30), e a do pisca uns 350 no mercado livre..
absss
caique
mauromosc
11/03/2009, 10:45
Caique,
eu tenho uma aqui, mas ele não tá muito legal, os contatos estão frouxos. Se quiser ela, me ligue que vemos um jeito de você pegar aqui em Osasco.
Com relação ao preço, se eles baixaram, melhor, mas eu paquei por volta disso numa original que mandei trazer de fora. Tomara que não tenha tomado um chapéu, mas agora é tarde.
Um abraço,
Mauro, passa o tel., estou com uma solução praticamente definitiva a um custo bem menor.
caique
rafaelfernandez
11/03/2009, 19:40
Mauro, passa o tel., estou com uma solução praticamente definitiva a um custo bem menor.
caique
Nao esconde o jogo nao :discordo: hehehe Passa a bola pra gente.
Eu tive esse problema, resolvi somente dando uma lixada nas conecções da chave e de lambuja aproveitei e coloquei logo os reles (alta e baixa). Assim resolvi o problema e tambem preveni futuras broncas.
[]´s
Rafael
hehe, não há segredo, adaptei uma chave marília com o acionador da chave original, assim tenho uma chave muito mais robusta com o aspecto da original, breve ponho fotos...
mauro, cade vc?
aproveitanto, o que vc achou dos amortecedores monroe?
abçs
rafaelfernandez
12/03/2009, 09:42
hehe, não há segredo, adaptei uma chave marília com o acionador da chave original, assim tenho uma chave muito mais robusta com o aspecto da original, breve ponho fotos...
Beleza, fico no aguardo das fotos. Esse tipo de adaptação é sempre muito interessante. Nao esqueça de colocar uma estimativa de quanto gastou na brincadeira.
[]´s
Rafael
mauromosc
12/03/2009, 10:50
mauro, cade vc?
aproveitanto, o que vc achou dos amortecedores monroe?
abçs
Caique,
a chave tá lá em casa, é só passar e pegar. Te passei uma MP com o meu endereço.
Os amortecedores são muito bons, tá parecendo até um carro normal. :-D
Não conheço os OME, mas o custo/benefício destes da Monroe está sendo muito satisfatório.
Um abraço,
A chave de farol original custa em torno de R$ 120 na landcenter.
A chave de setas, uns R$ 300.
É caro, mas vale a pena manter original.
Se colocar o relé, o problema não volta.
Eu também havia feito uma gambi com o interruptor de farol da Marília, mas sem o relé já estava indo pro saco... Os contatos perdem o tratamento muito rápido e oxidam. A isolação vai derretendo aos poucos.
Pessoal .. tem o esquema do relê no site www.cgauer.com.br (http://www.cgauer.com.br) (dica do Portela num outro tópico)..
segue o link : http://www.cgauer.com.br/lr/farol/F189FA3A-BC2D-45E9-A188-891ACFBEDAEF.html (http://www.cgauer.com.br/lr/farol/F189FA3A-BC2D-45E9-A188-891ACFBEDAEF.html)
Espero que o Clemente não se importe e obrigado ao Portela indiretamente ..
Zé Marrara
Prezados, aí está o serviço. Trata-se de uma chave marília, que é muito mais resistente que a original, com cara de original...
para isso, basta reirar a parte plástica da chave original, fixar uma porca na medida do encaixa da chave marília, e rosqueá-la no local.
custo da chave marília: R$ 30.
o acionamento, obviamente, é igual o do chave marilia, puxando.
absss
foto 1: separando a parte plástica
foto 2: chave marilia
foto 3: porca adaptada na chave original
foto 4: Gambi montada e funcioinando.
Prezados, aí está o serviço. Trata-se de uma chave marília, que é muito mais resistente que a original, com cara de original...
para isso, basta reirar a parte plástica da chave original, fixar uma porca na medida do encaixa da chave marília, e rosqueá-la no local.
custo da chave marília: R$ 30.
o acionamento, obviamente, é igual o do chave marilia, puxando.
absss
foto 1: separando a parte plástica
foto 2: chave marilia
foto 3: porca adaptada na chave original
foto 4: Gambi montada e funcioinando.
Senhores, apenas para as estatísticas, sábado foi a minha vez de ter o problema com os faróis. Nem teve a lenga lenga de piscar - primeiro estágio (lanternas dianteiras + traseiras + iluminação interna e de painel) funcionando OK, segundo estágio (farol dianteiro) morto. Alavanca do farol alto funcionando ok.
Abri, limpei o contato, pontinho de solda e instalação de rele 40A.
Total R$ 55,00 (R$ 30 do relê na correria, direto no eletricista, domingo a tarde + R$ 25 da mão de obra).
A instalação do relê ficou dentro da "coluna" da direção mesmo - optei por deixar dentro e não perto dos faróis para evitar a água.
PS: Dica pra quem trocou a lâmpada (ou "vela") original pelas chamadas "cool blue" ou outras similares - apesar da potência ser a mesma (55W/65W baixo e alto respectivamente), a chave original do farol não aguenta a tensão e capuft. Portanto quem ainda não teve o problema, sugiro instalar logo o relê (40A dá) pra ficar na mão longe de casa (ou ainda em um domingo chuvoso...).