Ver Versão Completa : Pneu furou.... e agora?
MarcosAguiar
18/10/2004, 10:57
Bom dia a todos.
A dúvida é a seguinte, estou fazendo trilha com um pneu 225/75/15 e fura um pneu, meu estepe é um 205/75/15.
Segundo alguns, vou ter que tirar o 4x4 pois a diferença de altura dos pneus pode estragar alguma coisa??!!
Tem algum fundamento isso??
Grato.
:twisted:
A direfença é pequena, talvez o diferencial consiga resolver, mas o ideal é trocar o estepe.
Rafael_Reis
18/10/2004, 12:43
Realmente a diferenca é pequena... talvez em terreno de baixa aderencia nao tenha problema. Agora o risco de quebra existe sim, o ideal é andar em 4x2. Essa de usar estepe menor é burrada!!!
Econoiza uns pilas na hora de comprar pneus mais fica pendurado no pincel quando mais precisa. Ja imaginou se isso acontece numa trilha longa? Onde mais ninguem tem penu da medida do seu?
Aproveita e compra um estepe do mesmo tamanho e roda tranquilo.
Abracos,
MarcosAguiar
18/10/2004, 13:17
A direfença é pequena, talvez o diferencial consiga resolver, mas o ideal é trocar o estepe.
Ok! Valeu!
MarcosAguiar
18/10/2004, 13:17
Aproveita e compra um estepe do mesmo tamanho e roda tranquilo.
Abracos,
Ok! Valeu! :twisted:
bom.. o ideal é ter 5 pneus da mesma medida... mas equanto vc nao tem, no seu lugar eu faria o seguinte..
só colocaria o pneu menor na frete ( é, se furar o traseiro, vai ter que passar o dianteiro p/ tras), desligo as roda-livres e ando em 4x2, dessa maneira nao tem risco de quebrar nada....
T+
Marcos, eu tive o mesmo problema que você, mas foi um problema "de loja". O cara que me vendeu o VItara tinha colocado um 215/75-15 zerado de um lado e outro em fim de vida no outro, e ainda colocou no eixo traseiro :shock: !!!!
Enquanto eu não trocava os pneus murchei o que estava novo (que devia estar quase 1" maior na altura). Temporariamente resolve e equilibra as rotações e o diferencial não terá um trabalho extra pra compensar isso. O unico porém é que se vc rodar por muito tempo no asfalto poderá desgastar não-uniforme o Pneu.
Eu usava 23psi no novo e 26 no velho.
equipeminas4x4
19/10/2004, 08:49
Já fiz 02 trilhas com 1 205/75-15 na traseira e o resto 235/75-15, uma trilha muito pesada e a outra foi num Raid, que inclusive não economizei devido ao atraso. Depois deste Raid, rodei com o estepe por 3 semanas em asfalto e nada aconteceu.
[]´s
Rafael_Reis
21/10/2004, 23:47
Já fiz 02 trilhas com 1 205/75-15 na traseira e o resto 235/75-15, uma trilha muito pesada e a outra foi num Raid, que inclusive não economizei devido ao atraso. Depois deste Raid, rodei com o estepe por 3 semanas em asfalto e nada aconteceu.
[]´s
Fator sorte não vale... :lol:
Sejamos técnicos ok?
Pneus de diametros diferentes PODEM dar zica.
É uma possibilidade... e se possível, deve ser evitada.
Abração
Periquitooffroad
22/10/2004, 12:32
Bom dia a todos.
A dúvida é a seguinte, estou fazendo trilha com um pneu 225/75/15 e fura um pneu, meu estepe é um 205/75/15.
Segundo alguns, vou ter que tirar o 4x4 pois a diferença de altura dos pneus pode estragar alguma coisa??!!
Tem algum fundamento isso??
Grato.
:twisted:
Nesse caso a diferença seria apenas de 4,3% na altura final do pneu, pode ser resolvido facilmente para asfalto na calibragem maior de um em relação ao outro. Na trilha o pneu menor terá sempre mais torque devido ao maior coeficiente de atrito ou maior área de contato. Também pode ser corrigido na calibragem mas leva em conta o fator área de contato adicionado a altura do pneu.
Já 235 x 205 são 6,5% na altura final. Rodar no asfalto com essas diferenças sem tentar corrigir, vai fazer com que o diferencial trabalhe o tempo todo. Sabemos que o diferencial só trabalha quando em curvas ou deslisamento de um dos pneus. Enquanto não muda a trajetória as engrenagens satélite permanecem quase que paradas circulando ao redor das planetárias.
Com pneus diferentes, tem-se o tempo todo as satélites girando ao redor delas mesmas e ao redor das planetárias, isso vai provocar um desgaste mais acentuado além de que todo o torque está indo para o lado do pneu menor podendo haver uma falha por sobrecarga dinâmica.
Fatal na trilha é ter um pneu lameiro e outro street no mesmo eixo, ai realmente Fde tudo, a viatura não traciona bem, fica deslisando o tempo todo pelo pneu liso.
diogo ludovico
07/01/2007, 21:58
O antigo dono do meu samuka rodou muito tempo com peneus 205/75/15 na frente e 215/75/15 atras, tanto em 4x2 quanto em 4x4, assim até hoje sofro para tentar arrumar meu diferencial traseiro "moido". Não recomento usar peneus diferentes, mesmo corrigindo na calibragem, pois nesta o barato pode sair caro.... como no meu caso!
Daniel Engelbrecht
08/01/2007, 16:46
Certa vez um de meus antigos pneus dianteiros, medida 205/75R15, furou na estrada. O estepe era 205/70R15. Troquei e não dava para passar de 40km/h, por causa da vibração no volante (shimmy).
Depois disso, quando comprei pneus novos, troquei também o estepe para não passar mais por esse tipo de inconveniente.
lostensos
02/05/2007, 20:47
Pessoal
Trocar 4 pneus tipo mud e colocar um estepe na mesma medida, mas
modelo de pneu street, dá tanta diferença na dirigibilidade?
Não sei se a economia compensa...
Na verdade, não vejo tanta gente dizer que trocou "5 pneus"...
Grato
davilsantos
02/05/2007, 23:18
no meu caso eu tenho um bloqueio no diferencial traseiro. eu acho que assim mesmo sendo o step um 205/70/R15 e os pnues uns mud 31" n teria problema, teria????
Márcio Rodrigues
03/05/2007, 12:21
a primeira medida dos pneus se refere a largura e não altura. a segunda se refere a altura e a terceira ao diâmetro.
a primeira medida dos pneus se refere a largura e não altura. a segunda se refere a altura e a terceira ao diâmetro.
Marcio,
Salvo engano a segunda medida não se refere a altura absoluta do pneu e sim a um percentual em relação a largura, por exemplo um pneu 235-70-15 terá:
235 de largura e a altura é 70% desta largura. :???: :???:
Exatamente, segunda medida se refere a um percentual em relação a largura!
abraço
leocarioca
03/05/2007, 20:58
Marcio,
Salvo engano a segunda medida não se refere a altura absoluta do pneu e sim a um percentual em relação a largura, por exemplo um pneu 235-70-15 terá:
235 de largura e a altura é 70% desta largura.
Exatamente!!!!
Joao Baeta
12/05/2007, 20:49
:arrow:Qnd eu tive o meu Jimny... Já tinha 215/75 15r e o estepe de 205/70 15r.... Qnd furava eu colocava o estepe até o borracheiro... Mas aparencia é horrível!
:concordo:
Abssssssssssss
Pergunta aos mais experientes do fórum:
Um jipe com pneus 35" tem que andar com um bolachão de 35" tampando toda a visibilidade, além de ser pesado pra caramba?
Qual o tamanho mínimo para se ter como estepe nesse caso?
Abraços.
Antonio.
Bruno Machado
15/05/2007, 21:49
Pergunta aos mais experientes do fórum:
Um jipe com pneus 35" tem que andar com um bolachão de 35" tampando toda a visibilidade, além de ser pesado pra caramba?
Qual o tamanho mínimo para se ter como estepe nesse caso?
Abraços.
Antonio.
35", principalmente se vc tem bloqueio...
Ou então se arriscar a quebrar alguma coisa na transmissão com um estepe menor, pelas razões já discutidas um monte de vezes neste e em outros tópicos.
[ ]'s