PDA

Ver Versão Completa : Chapeação - dicas

gabardo
18/10/2004, 10:30
alguém entende aí sobre chapeação e tem dicas pra dar?
qual a massa devo usar, como tapar um furo na lata, acabamento, "manhas" pra pintar (já vi uns caras colocando fogo na lata), enfim... tô querendo fazer em casa uns detalhes de chapeação e não sei nem que materiais comprar.
quanto à dificuldade de fazer, não dá nada. eu aprendo.
valeu.

elcio
18/10/2004, 10:48
eu acho que a melhor forma de aprender eh na pratica mesmo.
observe um profissional trabalhando, pergunte a ele, pentelhe o cara, observe.
vc vai ver que ao vivo e a cores vc aprende mais rapido e facil.
va a um desmanche compre e treine numa lata plana (porta, capo, teto)
antes de transformar o jeep em cobaia.
vc vai precisar de um maçarico de acetileno, bicos de varios tamanhos, massa acrilica, martelo de funileiro, mini retifica, paciencia, um bom repertorio de palavroes,material de segurança,etc.
mas nao se aprende isso da noite pro dia, mas eh bem legal como hobby mas como profissao nao sei...

[]´s

gabardo
18/10/2004, 11:43
minha intenção não chega a tanto a ponto de comprar um maçarico de acetileno. não quero fazer disso a minha profissão, só quero arrumar detalhes do meu jeep, com massa. não vou usar solda ou chapa.

tu falou em massa acrílica. não creio que seja essa a que eles utilizam.
se eu soubesse pelo menos qual a massa (aquela cinza) e que cuidados devo tomar na aplicação já me ajudaria. pretendo fazer sozinho pois não creio que seja um bixo de sete cabeças.

elcio
18/10/2004, 12:22
ok
entao vc precisa de massa poliester, e lixa d´agua 150, e uma espatula de plastico, pra espalhar.
essa massa precisa ser misturada com catalisador (uma bisnaga por lata)
mas tome cuidado, essa massa seca muito rapido e se demorar pra usar, vc nao vai conseguir modela-la e tem que jogar fora.entao misture um pouco por vez e va espalhando sobre a superficie e modele com a espatula e deixe secar. depois de estar bem seca (+- 24 horas) vc faz o acabamento com lixa d´agua sempre tomando o cuidado de molhar a superficie qdo lixar.
use o bom senso, se usar uma camada muito grossa de massa, ela vai trincar e cair com uma vibraçao ou solavanco muito fortes.
uma vez lixada (lixa 150)ela ja da o acabamento para o fundo pu.
mas tome cuidado para que o fundo (lata) nao esteje enferrujado nem sujo com graxa, ou oleo, ou outra camada de massa por exemplo, senao ela racha e nao fixa. o fundo tem que estar muito limpo.cuidado com bolhas de ar.
no mais eh habilidade pra nao fazer lombadas disformes na lata.

[]´s

gabardo
18/10/2004, 15:08
valeuuuuuuuu!
acho que era isso que eu queria saber...