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Ver Versão Completa : Eixo traseiro desalinhado. Alguém já teve esse problema?



nepomuk
18/10/2004, 07:49
Amigos do 4x4 Brasil!

Comprei um VItara Metal 97 fazem umas 3 semanas e o Bixinho está show :D , com excessão de que à altas velocidades o carro fica instável de traseira e em qualquer velocidade tenho que andar com o Volante um pouco para a direita.

Após trocar os 4 pneus e esperar que o problema fosse solucionado pela Rede Zacharias (suposto entenderem TUDO sobre alinhamento :roll: ), eles fizeram o alinhamento e balanceamento e continuou a mesma instabilidade. Fui na Zacharias aqui de sorocaba e me disseram que o Eixo traseiro está com 1,5º de cáster (desalinhamento) para cada lado, o que eu suponho se tratar de um eixo torto.
A maior surpresa foi quando levei numa loja especializada em carros importados na qual o "maluco" me cobrou míseros R$500,00 :shock: :shock: para alinhar o coitado, alegando ter o risco de danificar o eixo e ele ter que arcar com os custos :? .
Minha pergunta é:
Existe algum lugar que faça esse serviço por um preço mais justo? tem como eu mesmo fazer isso ou é muito complexo?

Agradeço à aqueles que puderem me dar uma Luz!

Abraço,
Paulo

Pinhal
18/10/2004, 09:28
Nepo,
Acho que você precisa levar seu vitara em alguém que faça alinhamento técnico!!!
Conheço um lugar que só faz esse tipo de serviço, fica aqui em São Paulo, na AV. Domingos de Moraes, depois do Shopping Metrô Santa Cruz. É um japonês que trabalha com isso a anos, meu pai já levou dois carros dele lá e ficaram muito bons! O serviço é bem feito e o cara é honesto. Esse tipo de serviço é meio caro mesmo, lembro que paguei em torno de 400 reais para alinhar a Ranger do meu pai.
Não tenho o telefone do lugar porque fica muito perto aqui do escritório, se eu não me engano a oficina chama Konygame, ou algo parecido, é bem conhecida aki em Sampa.
Se tiver dificuldades para achar o telefone, manda uma MP, de repente posso até ir com você no meu horário de almoço, ou qualquer Sábado desses.

[]'s

hugo.morais
18/10/2004, 09:42
Nepomuk,

O eixo traseiro do Vitara é rígido, certo? Não me lembro agora se a suspensão traseira do Vitara é com barra Panhard (Tipo engesa) ou triângulo (Tipo JPX).

Se for com barra panhard, um barra que liga o eixo ao chassis (paralela ao eixo) evitando que o eixo tenha jogo lateral o problema pode estar nela e não eixo, pois se ela ou os suportes estiverem empenados o eixo mudará de posição. Outro ponto que pode dar diferença são as buchas.

Antes de verificar se o eixo está torto, verifique se os tirantes ou barra Panhard estão com algum empeno e aproveite e verifique o estado das buchas de suspensão.

[ ]s,

nepomuk
18/10/2004, 09:58
Fala Hugo,

Realmente, o eixo traseiro é rígido com barras Panhard (90º com o eixo).

EU já levei ele num daqueles lugares que conserta caminhões e o cara falou que as buchas estavam boas, que o problema deve ser mesmo as barras ou até mesmo o Eixo.

Como faço pra verificar o empenamento da barra? Caso esteja mesmo é só eu retirá-la e levar para um "balanceador"?

Não querendo abusar, mas o que posso fazer para evitar que isso volte a acontecer (sou um cara precavido.. hehe :roll: )?

nepomuk
18/10/2004, 10:06
Nepo,
Esse tipo de serviço é meio caro mesmo, lembro que paguei em torno de 400 reais para alinhar a Ranger do meu pai.
[]'s

Fala Pinhal!
Na verdade acabei de gastar $1800,00 com pneus e amortecedores novos e a grana ACABOU :( .

Não tem uma alternativa mais econômica (caso for só as barras Panhard como o Hugo citou)?

hugo.morais
18/10/2004, 10:13
Nepomuk,

Acho que vc vai ter de comparar sua panhard com uma original. :) Na minha camper tive um problema parecido, mas no meu caso era o suporte que era preso no chassis que estava torto. Verifica os suportes das barras no chassis, depois verifica as barras em si.

No meu caso, estou pensando em adaptar um "regulador" na barra panhard, tipo barra de direção. Pois, eu vou poder regular o comprimento da barra e com isso o deslocamento lateral do eixo. Vc tmb pode fazer uso dessa solução desde que se eixo não esteja empenado.

[ ]s,

nepomuk
18/10/2004, 10:52
Eu não sei porque as montadoras já não pensaram em algo tão simples.
Ou até mesmo adaptar um sistema tipo rosca-furo como nas barras de direção dianteiras.

O grande problema é que não tenho "local" para eu mesmo fazer essa inspeção. Vou ter que ir num mecânico mesmo.

Pinhal
18/10/2004, 11:17
Fala Pinhal!
Na verdade acabei de gastar $1800,00 com pneus e amortecedores novos e a grana ACABOU :( .
Não tem uma alternativa mais econômica (caso for só as barras Panhard como o Hugo citou)?
Nepo,
O Japonês, dono desse lugar que eu te indiquei, é bem gente boa e honesto, se mesmo assim você quiser passar lá e trocar uma idéia com ele, se for só as Panhard mesmo, melhor pra você..........
Qualquer coisa me avisa!

[]'s

Luca
18/10/2004, 11:55
...fica aqui em São Paulo, na AV. Domingos de Moraes, depois do Shopping Metrô Santa Cruz. É um japonês que trabalha com isso a anos, ... Marcelo,
Se você puder dar uma indicação mais precisa eu agradeceria, pois gente honesta que trabalha direito, é sempre bom conhecer. Como terei problemas para terminar o Encrenca, acho que vou necessitar da mãozinha de um especialista.
[]´s

Beto Lacerda
18/10/2004, 13:56
No meu caso, estou pensando em adaptar um "regulador" na barra panhard, tipo barra de direção. Pois, eu vou poder regular o comprimento da barra e com isso o deslocamento lateral do eixo. Vc tmb pode fazer uso dessa solução desde que se eixo não esteja empenado.

[ ]s,
como regular o comprimento da panhard ??? para alterar o comprimento da mesma não precisa alterar todos os suportes ????qual a vantagem de um maior deslocamento lateral do eixo ???
[]'s

Pinhal
18/10/2004, 13:58
Nepomuk e Luca,
Acabei de passar na frente da oficina que mencionei peguei todos os dados:

Kinigame - Alinhamento Técnico
Av. Domingos de Moraes, 3105
tel: 577-6066 / 577-2464

Para chegar lá é bem fácil: indo na Domingos de Moraes, sentido bairro (Jabaquara), depois que passar o Shopping Metrô Sta Cruz, no terceiro farol vai ver uma rua chamada Luis Goes, esse rua é uma travessa da Domingos de Moraes. A Konigame fica quase na esquina da Domingos de Moraes, com a Luis Goes, só que no sentido oposto (bairro-centro). A oficina fica ao lado de uma padaria grande.
Parece complicado, mas na verdade é bem fácil de achar......... o problema sou eu que não fui muito claro na explicação! :oops:
Espero ter ajudado!!!
Qualquer coisa........ avisem.

[]'s

Luca
18/10/2004, 14:34
Valeu, Marcelo! Sei exatamente onde fica. Boa dica. Obrigado. []´s

hugo.morais
18/10/2004, 14:40
como regular o comprimento da panhard ??? para alterar o comprimento da mesma não precisa alterar todos os suportes ????qual a vantagem de um maior deslocamento lateral do eixo ???

Beto,

Imagine este exemplo bem simplista. Pegue a barra panhard do engesa, corte-a no meio e coloque um parafuso varão ligando as duas partes. então quando vc apertar o parafuso o comprimento da barra diminuíra e vice-versa, certo?

Pra que serve isso, pra você poder alinhar as rodas dianteiras e traseiras :) Na minha camper o suporte da barra panhard dianteira soltou do chassis, ele foi ressoldado, mas as rodas dianteiras não alinham com a traseira, a diferença é muito pouco mas existe.

Se minha panhard fosse regulável eu iria a um alinhador eletrônico e vericaria o alinhamento das rodas traseiras e dianteiras e iria regulando a barra panhard até que elas se alinhassem, certo?

Quando o spider tinha a suspensão 2-links o Bill fez um esquema de regulagem, pelo menos entendi assim pelas fotos. :D

billj
18/10/2004, 17:55
Sim, o comprimento do panhard era regulável atravez da rosca no terminal de direção que usei numa ponta da barra. Aquele da foto em cima era apenas uma gambi temporário durante a montagem. A montagem que usei foi esta aqui:

Sandro Tannuri
18/10/2004, 19:25
Tem certeza que e 1,5 de caster??
Seu eixo traseiro é algum modelo especial com direção traseira?
Não seria cambagem?


Panhard ajustavel serve para centrar o eixo embaixo da viatura. Quando se levanta uma viatura com panhard o eixo corre para o lado dai e necessario alongar a panhard para voltar o eixo para o centro.


Abraços,

Beto Lacerda
18/10/2004, 19:40
huuuuuuuum , entendi :lol:
valeu a todos
[]'s

nepomuk
19/10/2004, 07:37
Sandro,

É Caster mesmo pois as rodas não estão com inclinação superior e sim inclinação lateral, tanto que chega a atrapalhar a estabilidade do carro pois a traseira tende a ir p/ o lado e tenho que corrigir com as rodas da frente pra direção contrária. Digamos que se a inclinação fosse maior o carro iria andar "de lado" em diagonal :shock: (hehehe...).
Esse problema é muito comum ver em chevettes e Fiorinos bem antigos :( .

Agora, pela foto desse Samurai ví que minhas barras não são panhard pois elas saem a 90º do eixo e se prendem no chassis ao lado da transmissão (Original do Vitara 97).

Sandro Tannuri
19/10/2004, 09:47
Não existe caster traseiro!!!!!!!!!!!!!!!
A não ser em eixos traseiros com direção, que não é o caso.
Você tem outro problema mas não é caster!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ou você tem um problema de convergência ou desalinhamento do eixo em relação a viatura, o que pode ser causado por empeno no eixo ou nos links que o localizam.

Abraços,

nepomuk
19/10/2004, 10:18
" informo que o desentendimento entre eu e o Sandro já foi resolvido."

Sandro,

Sua dica resolveu meu problema...

Sandro Tannuri
19/10/2004, 10:45
Para se resolver um problema e necessario saber qual e o problema.
Não entendi sua gracinha ja que estou aqui tentando ajudar a resolver o seu problema, se me disser como as rodas estao tortas eu sou capaz de te dizer o que esta torto no carro e como consertar.
E não estou cobrando nada por isso então faça menos gracinhas e mande mais informações.

Abraços,

nepomuk
19/10/2004, 11:27
Eu não estou fazendo gracinhas.

Acontece é que os "técnicos" da Zacharias me informaram que eu estou com um problema de desalinhamento de 1,5º de CÀSTER (medido com os alinhadores).
Se você afirma que não existe Cáster em eixo traseiro, tudo bem, então algum dos dois está errado, mas isso não é relevante pois saber o nome não vai indireitar o eixo (ou roda).

Desculpe se peguei pesado no comentário. Tenho certeza que vc está querendo ajudar como todos os outros aqui.

Abraços,

Sandro Tannuri
19/10/2004, 19:47
Da para ver que as rodas estão desalinhadas?
Elas estão desalinhadas entre elas?
As duas estão alinhadas entre si mas desalinhadas com a viatura?
O entre eixos esta igual dos dois lados?

Abraços,

zecabaeta
19/10/2004, 21:37
Oi Sandro....................

não aguentei de saudades suas.............

hehehe

Sandro Tannuri
19/10/2004, 21:41
Oi Sandro....................

não aguentei de saudades suas.............

hehehe

Quequeisso?
Ta doido?

Abraços,

andre
19/10/2004, 22:06
Caro amigo, também tenho um vitara além de outros 4x4 e o que mais acontece é o desalinhamento do eixo, normalmente por pancadas. O que deve estar acontecendo é que uma roda está mais à frente que a outra. No caso do vitara se não me engano ele usa um triangulo como o do JPX que permite também a regulagem do angulo de inclinação do diferencial traseiro. Outra causa pode ser empeno da ponta do eixo ou mesmo do semi-eixo . Não te aconselho a tentar resolver em casa, busque um especialista honesto; normalmente lojas de venda de pneus não são experts em problemas de alinhamento, principalmente em veículos offroad.
No meu carro as barras longitudinais são regulaveis o que permite ajustes em diversas situações .

nepomuk
21/10/2004, 07:33
Fala André,

As barras do vitara fazem um "U" no chassis. elas saem a 90° na ponta de cada lado do eixo e são fixadas no Chassi, no meio do carro (um sistema bem simples).

Eu levei numa loja chamada Monobloco (Sorocaba) e o cara me cobrou R$500,00 pra consertar, pois ele não sabia ao certo de onde es´tá vindo o desalinhamento e tem medo de danificar o eixo.

Na minha opinião de semi-leigo eu digo que o eixo está inteiro desalinhado (torto) muito provavelmente por função do empenamento de alguma das barras, pois o desalinhamento é igual em abos os lados e apontam para a mesma direção, entretando não é possível ver "a olho". É necessário medir no Laser.

Se alguém conheçe algum lugar em SP que faça esse serviço por um preço sensato, eu agradeço. O Pinhal me indicou o Japonês, mas ainda vou ligar lá pra verificar.

Obrigado à todos.

leovalle
21/10/2004, 11:55
Oi Sandro....................

não aguentei de saudades suas.............

hehehe
Que meigo Zeca :roll: http://community.the-underdogs.org/smiley/happy/love.gif
.
.
.
.

Me manda a foto do seu avatar em boa qualidade, pq achei duca. leovalle@superig.com.br

[]'s

zecabaeta
21/10/2004, 13:00
HEHEHE

sou um cara carinhoso...............

Vem cá, vc não consegue ver as fotos no meu álbum pessoal?

Eu coloquei algumas fotos lá, mas devido a minha total falta de experiência e tempo pra saber como essas coisas funcionam, nem sei se vc consegue ver essas fotos (do álbum) e também não sei como se coloca aquela chamada de visita ao álbum que o Sandro, por exemplo, tem no rodapé das mensagens dele.......

Abraços

billj
21/10/2004, 13:27
Caro Nepomuk,

O Sandro tem muito mais paciência que eu. Se tivesse feito aquela gracinha comigo, teria mandado você e o seu eixo torto para PQP ou qualquer outro lugar igaulmente desagradável. Então já se considere avisado que estou te AJUDANDO aqui, então se comporta de acodro....... :wink:


Os experts da Zach-sei-lá-o-que não sabem do que fala, porque não existe caster num eixo traseiro (que não esterça), bem como o Sandro explicou. E de saber o nome das coisas ajuda sim na resolução de problemas, então o seu cometário não tem fundamento.

Há basicamente duas possibilidades:

1) A carcaça do eixo está torta em si.
2) A carcaça do eixo está reta em si mas torta em relação a linha de centro do carro.

O primeiro passo é de determinar qual é destas duas possibilidades. Dá para fazer isso com uma trena, uma régua e uma bobina de linha de pedreiro. É uma questão de puxar a linha entre diversos pontos e verificar o paralelismo do eixo referente estes pontos. E antes que fala que não dá, precisa de laser coisa e tal, considere que a suspensão inteira do Spider foi montada deste maneira......... :wink:

Então resumindo, antes de pular diretamente para a solução, é preciso antes definir o problema........

Abraços,

leovalle
21/10/2004, 13:31
HEHEHE

sou um cara carinhoso...............
Vem cá, vc não consegue ver as fotos no meu álbum pessoal?
Eu coloquei algumas fotos lá, mas devido a minha total falta de experiência e tempo pra saber como essas coisas funcionam, nem sei se vc consegue ver essas fotos (do álbum) e também não sei como se coloca aquela chamada de visita ao álbum que o Sandro, por exemplo, tem no rodapé das mensagens dele.......
Abraços

Seu álbum tá ok, vi as fotos lá.

Pra fazer o rodapé, copie o abaixo, clique no botão perfil e cole no campo assinatuta:


Zeca Baêta
Samurai JF/Racing
Defender 90
[Xurl=http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=2491]Conheça meu álbum[/url]

http://community.the-underdogs.org/smiley/happy/lol.gif veja que acima logo depois de Defender90 tem uma chave com um X. está assim[Xurl...., senão vc não consegue copiar do jeito necessário. Apague esse X pra ficar assim [url...... e aparecerá como abaixo depois de colado lá no perfil.


Zeca Baêta
Samurai JF/Racing
Defender 90
Conheça meu álbum (http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=2491)

[]'s

Martin Melcop
21/10/2004, 13:34
Abusando do topico,


Zeca mande mais fotos.......

Nunca fiz Super Bonder, parece ser muito interessante....

[]´s

nepomuk
21/10/2004, 15:16
O Sandro tem muito mais paciência que eu. Se tivesse feito aquela gracinha comigo, teria mandado você e o seu eixo torto para PQP ou qualquer outro lugar igaulmente desagradável. Então já se considere avisado que estou te AJUDANDO aqui, então se comporta de acodro....... :wink:

Eu considero IGUALMENTE mal-educado um cara que não tinha nada a ver com a discussão assumir as dores de um problema (que envolvia exclusivamente o Sandro e eu) em que já havia sido colocado um ponto final e ainda por cima vir com ameaças e agressão verbal.

Vamos ser mais adultos aqui.
Já pedí desculpas ao Sandro e acredito que o mesmo já compreendeu.

Abraços e obrigado àqueles que contribuiram com suas idéias.

billj
21/10/2004, 15:35
:roll:

Obviamente não entendeu. Estive apenas lhe avisando que não aceitaria as mesmas gracinhas em resposta à minha tentativa de TE ajudar. Gastei tempo escrevendo os primeiros capítulos da receita e vem você falando besteira........ :roll:


Então leva esse seu atitude e mais 500 paus para aquele mecânico. Poderia ter tirado de graça as informações necessárias para resolver o SEU problema.........

What a retard...........

nepomuk
21/10/2004, 16:17
Ó Senhor!!! Dê-me paciência… :( :(

Bill, faça o que você estiver com vontade de fazer, só não baixe o nível. Por favor.

Mesmo assim, agradeço por ter tentado me ajudar.

Abraço,

billj
21/10/2004, 16:35
Eu abaixei o nível?!? É incrível como consegue destorcer a realidade, mesmo quando está tudo escrito bem aqui......

Eu lhe dei um aviso de leve, até que terminei o parágrafo com um desses "emoções"....( ........:wink: .......)


Daí, você retorna com palhaçada.......


Quem abaixou o nível foi você, meu caro. E se depender de mim, a próxima coisa que vai abaixar é o saldo da sua conta bancária, pois a minha ajuda não receberá mais........

No aguardo do ataque,

marcaleyard
15/12/2007, 17:40
Faça um orçamento sem compromisso na chassisforce tenho certeza que vc vai sair satisfeito de la veja no site deles www.chassisforce.com.br (http://www.chassisforce.com.br) entre eles ficam na paralela a radial perto da entrada da Av Aricanduva, eu fiz na minha ford Explorer Alinhamento de chassis e alinhamento de carroceria, e olha que demorei uns 6 meses pra escolher eles e não me arrependo, fizeram um otimotrabalho e o principal cobraram 40% mais barato que todos os outros que cotei