PDA

Ver Versão Completa : Alavanca da 4x4 - Ranger 2001!!

MadMax 93/93
25/02/2009, 18:25
Pessoal, meu pai tem uma ranger 2001 4x4, esse feriado de carnaval a 4x4 dele não ligou. Não fazia nada, nem a luz acende. Verifiquei o interruptor, as conexões de um modulo que fica atras do som, fusiveis...aparentemente tudo normal. Hoje mandamos a viatura para a Ford, amanhã devem nos dá uma posição. Sempre tivemos 4x4 em casa, a ranger e o troller são os unicos elétricos. O troller tb é 2001 e um dia desses deu um pau e era o sensor de embreagem. Conversando com meu pai estamos dispostos a tentar colocar uma alavanca de 4x4. Não queríamos aquele que roda no painel, como ja vi em discussões pelos forum's da vida. Queria uma alavanca mesmo no assoalho. Solicito a presteza dos expert's do nosso fórum a me darem uma luz. Desde já agradeço as opiniões que estão por vir!!

Abs,
Vladimir Lucena
João Pessoa - PB
L200 93/93 - MadMax

Walter L. L. Casitta
25/02/2009, 18:40
Pessoal, meu pai tem uma ranger 2001 4x4, esse feriado de carnaval a 4x4 dele não ligou. Não fazia nada, nem a luz acende. Verifiquei o interruptor, as conexões de um modulo que fica atras do som, fusiveis...aparentemente tudo normal. Hoje mandamos a viatura para a Ford, amanhã devem nos dá uma posição. Sempre tivemos 4x4 em casa, a ranger e o troller são os unicos elétricos. O troller tb é 2001 e um dia desses deu um pau e era o sensor de embreagem. Conversando com meu pai estamos dispostos a tentar colocar uma alavanca de 4x4. Não queríamos aquele que roda no painel, como ja vi em discussões pelos forum's da vida. Queria uma alavanca mesmo no assoalho. Solicito a presteza dos expert's do nosso fórum a me darem uma luz. Desde já agradeço as opiniões que estão por vir!!

Abs,
Vladimir Lucena
João Pessoa - PB
L200 93/93 - MadMax

Vladimir,

Já existem 2 tópicos iguais em andamento e você acaba de criar um terceiro.

Mesmo assim ninguém aqui fez isso até hoje simplesmente porque trocar o motor da tração defeituoso por um novo é mais simples, dura pelo mesmos mais uns 7 anos que é o deve ter durado seu e preserva o valor de revena da sua Ranger. Um caro que no fim sai mais barato...

MadMax 93/93
26/02/2009, 10:51
Vladimir,

Já existem 2 tópicos iguais em andamento e você acaba de criar um terceiro.

Mesmo assim ninguém aqui fez isso até hoje simplesmente porque trocar o motor da tração defeituoso por um novo é mais simples, dura pelo mesmos mais uns 7 anos que é o deve ter durado seu e preserva o valor de revena da sua Ranger. Um caro que no fim sai mais barato...

Walter,
concordo com as ponderações. O problema é que voce so descobre o defeito na hora de usar. e pode ser varios. Com a marcha vc elimina uma seria de pontos a serem verificados. Tenho uma L200 com roda-livre manual e marcha, apesar de ser simples tb pode dá problemas mas a probabilidade é bem menor e quando acontecer é bem mais facil de se verificar e ate solucionar o problema.
Voce falou em 2 maneiras, so conheço a da roldana no painel. Qual seria a outra? com relação a preço de revenda não me preocupo muito, pois, o carro é muito bem tratado e apresenta um grande leque de modificações disponiveis, assim como voce está fazendo...risos...levando em consideração que gostamos de mecher, axo que vamos passar muito tempo com ela. Na verdade o proposito é nao ter problemas na hora H.
Desde ja agradeço as ideias!!

Abs,
Vladimir Lucena
João Pessoa - PB
L200 93/93 - MadMax

Walter L. L. Casitta
26/02/2009, 11:21
...Voce falou em 2 maneiras, so conheço a da roldana no painel. Qual seria a outra?

Não me lembro de ter falado sobre isso. Foi em outro tópico?

MadMax 93/93
26/02/2009, 14:22
Não me lembro de ter falado sobre isso. Foi em outro tópico?

Desculpa. Quando li "2 topicos" entendo 2 tipo. Foi mal. Desculpa também ter criado um 3...vou consultar os outros.

Edintruder
26/02/2009, 17:55
Eu fiz um sistema com alavancas (tem fotos em outro tópico já aberto) e quando descobri o mal contato no rabicho do motor logo desfiz o sistema mecânico e voltei para o elétrico.
O melhor a fazer para passar para mecânico é fazer um sistema de hastes de ferro direto dentro da CT e por sistema mecânico faz o acoplamento por alavanca. Por roldanas o sistema começa a ficar pesado com água e poeira. Fora isso, o sistema necessita de travas de posição, o que com roldanas dificulta, pois quando menos espera acaba soltando a transmissão...
Outra hipótese é colocar a CT da L200-RS que é a mesma da Ranger porém com sistema de acionamento por alavancas. Tem uma CT pra vender da L200 RS na SP Imports ou no Bareta Auto Peças.

MadMax 93/93
26/02/2009, 21:05
Eu fiz um sistema com alavancas (tem fotos em outro tópico já aberto) e quando descobri o mal contato no rabicho do motor logo desfiz o sistema mecânico e voltei para o elétrico.
O melhor a fazer para passar para mecânico é fazer um sistema de hastes de ferro direto dentro da CT e por sistema mecânico faz o acoplamento por alavanca. Por roldanas o sistema começa a ficar pesado com água e poeira. Fora isso, o sistema necessita de travas de posição, o que com roldanas dificulta, pois quando menos espera acaba soltando a transmissão...
Outra hipótese é colocar a CT da L200-RS que é a mesma da Ranger porém com sistema de acionamento por alavancas. Tem uma CT pra vender da L200 RS na SP Imports ou no Bareta Auto Peças.

Valew Edin...vou dá uma olhada no topico....muito obrigado pela atenção e ate mais!! Novidades posto no forum!!

Abs,
Vladimir Lucena
L200 93/93 - MadMax
João Pessoa - PB.

Daniel.Shimomoto
26/02/2009, 23:41
Só para facilitar tua busca....

Tenho quase certeza que a Nissan Frontier MWM também usa a CT Borg Warner 1354 versão mecanica da 1354 da Ranger.

ABs!!!

Walter L. L. Casitta
27/02/2009, 08:15
Só para facilitar tua busca....

Tenho quase certeza que a Nissan Frontier MWM também usa a CT Borg Warner 1354 versão mecanica da 1354 da Ranger.

ABs!!!

Não é não. Até a relação da redução é diferente...

Edintruder
27/02/2009, 09:06
Em relação à redução, pelo que eu noto, a ranger é a que possui a reduzida "mais reduzida"...
Comparando com Frontier, L200 e S-10, eu acho a Ranger com a transmissão mais curta que as outras quando em Low.
No caso da L200 RS acredito que seja similar.

Walter L. L. Casitta
27/02/2009, 10:10
Em relação à redução, pelo que eu noto, a ranger é a que possui a reduzida "mais reduzida"...
Comparando com Frontier, L200 e S-10, eu acho a Ranger com a transmissão mais curta que as outras quando em Low.
No caso da L200 RS acredito que seja similar.

Na verdade a S10 é a mais reduzida.

Mais ou menos assim:
S10 2.7:1
Ranger 2.5:1
L200 2:1
Frontier 1,5:1

MadMax 93/93
27/02/2009, 10:26
É pessoal o problema da minha realmente é o motorzinho...a Ford me cobrou 2.000,00 reais, como ainda não sou totalmente louco, não autorizei o serviço. Vou pegar o carro hoje a tarde e pedi para que me mandassem já sem o motorzinho. Andei vendo alguns preços e achei na faixa de 500,00 usado e 1000,00 novo. To na duvida o que fazer, mas to mais para colocar a alavanca, sei que vai desvalorizar o carro, mas toda vez que esse trem parar o cara gastar isso e ainda ficar atolado é fogo.

Vladimir Lucena
L200 93/93 - MadMax
João Pessoa - PB

MadMax 93/93
27/02/2009, 10:59
[QUOTE=Edintruder;819212]Eu fiz um sistema com alavancas (tem fotos em outro tópico já aberto) e quando descobri o mal contato no rabicho do motor logo desfiz o sistema mecânico e voltei para o elétrico.

Edin,
porque vc desistiu das alavancas? a sua ficou tão bem feita!! Quanto vc acha que gastaria para fazer isso? Acredito eu que 200,00 conto no maximo!!

Abs,
Vladimir Lucena
L200 93/93 - MadMax
João Pessoa - PB

Daniel.Shimomoto
27/02/2009, 17:19
Não é não. Até a relação da redução é diferente...

Ah sim Walter, a relação de redução da Ranger em relação a Frontier são diferentes. Mas o fabricante e o modelo eu tenho quase certeza que é o mesmo - BW 1354. A S10 se não estou errado usa a New Process Gear, mesmo fabricante que faz a CT da F-250 4x4.

Abs!!!

MadMax 93/93
27/02/2009, 17:38
Ah sim Walter, a relação de redução da Ranger em relação a Frontier são diferentes. Mas o fabricante e o modelo eu tenho quase certeza que é o mesmo - BW 1354. A S10 se não estou errado usa a New Process Gear, mesmo fabricante que faz a CT da F-250 4x4.

Abs!!!

Shimomoto,
pode ate ser o mesmo modelo e fabricante, mas não é muito atrativo, pois, a relação da frontier é uma das mais longas entre as pickup's.

Abs,
Vladimir Lucena

cbridi
27/02/2009, 17:42
Se tiveres certeza que o problema é no motorzinho (veja se não é problema nas "pistas" de contato de acionamento - procure no fórum que tem fotos e mais detalhes) e que não há solução a não ser a troca, procure nos sites gringos (ebay, rockauto) que deve ficar em torno dos 120 dólares um motor novo.

[]'s

Daniel.Shimomoto
27/02/2009, 20:04
Shimomoto,
pode ate ser o mesmo modelo e fabricante, mas não é muito atrativo, pois, a relação da frontier é uma das mais longas entre as pickup's.

Abs,
Vladimir Lucena

Vladmir;

Se for do mesmo modelo (BW 1354), deve mudar apenas as engrenagens da redução...Os demais componentes deve permanecer o mesmo, até porque teoricamente eles tem que ser intercambiáveis como forma de baratear processos de produção.

Abs!!!

Walter L. L. Casitta
27/02/2009, 22:46
Vladmir;

Se for do mesmo modelo (BW 1354), deve mudar apenas as engrenagens da redução...Os demais componentes deve permanecer o mesmo, até porque teoricamente eles tem que ser intercambiáveis como forma de baratear processos de produção.

Abs!!!

Não é a BW1354. Mesmo as caixas de marchas que são as mesmas FSO2405 não são intercambiáveis. Os flanges, pilotos, eixos de saída e até a posição das alavancas são completamente diferentes...

Daniel.Shimomoto
28/02/2009, 03:10
Não é a BW1354. Mesmo as caixas de marchas que são as mesmas FSO2405 não são intercambiáveis. Os flanges, pilotos, eixos de saída e até a posição das alavancas são completamente diferentes...

É Walter....realmente eu não sabia que a Frontier NÃO usava a 1354. Neste caso tem que recorrer a L-200 RS....Ir na Mitsubishi mesmo.

Agora tem uma coisa que na minha cabeça é estranha. Porque a Mit usa o conjunto câmbio/Caixa de transferencia/Eixo traseiro da Ranger na L-200 RS? Se alguém souber a resposta, mataria uma curiosidade minha.

Abs!!!

Renato Fraga
28/02/2009, 13:35
Só pra constar:

Tcase da Frontier/Xterra/Pathfinder não tem nada a ver com as da Ranger, S10, L200 entre outras.

A tcase das Nissan utiliza sistema de carretel de engrenagens ao contrário das outras citadas que utilizam sistema de planetárias e satélites.

E a relação de redução é de 2,01:1 e não 1,5:1 como foi dito anteriormente.

Finalizando, é uma tcase excelente, extremamente robusta, porém é enorme comparada com as demais.

Abraços a todos

TylerNTL
28/02/2009, 17:02
Uma dúvida quanto ao motor elétrico de acionamento da tração da Ranger:

No ebay qual dessas "Ford Ranger 4x4 Transfer Case Shift Motor" podemos comprar?

As fotos são basicamente as mesmas. Não consigo perceber diferenças.
Aparentemente eles tem um modelo para os anos de 90 a 94 e outro de 95 a 00.

É isso mesmo? Qual deles é compatível com as "nossa" Ranger?
(Só para confirmar) Esse motor é o mesmo na Ranger brasileira desde 1998 até a atual?

MadMax 93/93
28/02/2009, 17:15

No ebay qual dessas "Ford Ranger 4x4 Transfer Case Shift Motor" podemos comprar?

(Só para confirmar) Esse motor é o mesmo na Ranger brasileira desde 1998 até a atual?

Realmente Thelmo, também não consigo ver a diferença.

Abs,
Vladimir Lucena
L200 93/93 - MadMax
João Pessoa - PB

Walter L. L. Casitta
28/02/2009, 18:23

As fotos podem não condizer com a realidade, mas as diferenças estão basicamente nos conectores. Existe uma versão com o conector quadrado, outra redondo e outras com um fio a mais para as Ranger que têm roda livre e o engate 4x4 sincronizado.

TylerNTL
01/03/2009, 08:13
Ok! Agora entendi pq algumas fotos que tem detalhe de um conetor redondo.

Salvo engando a minha tem um conetor quadrado. Todas Ragner "brasileiras" tem conctor quadrado?

Considerando a possibilidade de adatar os conectores. Podemos comprar qualquer um deles?

Walter L. L. Casitta
01/03/2009, 20:40
Ok! Agora entendi pq algumas fotos que tem detalhe de um conetor redondo.

Salvo engando a minha tem um conetor quadrado. Todas Ragner "brasileiras" tem conctor quadrado?

Considerando a possibilidade de adatar os conectores. Podemos comprar qualquer um deles?

Eu não me lembro qual é o conector e acho melhor tentar comprar o motor correto. Acho que é possível trocar os conectores, mas é melhor não arriscar.

Quando roubaram o meu motor, comprei o primeiro que encontrei com o mesmo conector e ta OK.

Guilherme A. Araújo
02/03/2009, 14:32
Esses dias na oficina de um amigo meu aki, eu vi uma CT dakelas F1000 com sistema de alavanca, por dentro é por fora é a mesma CT, inclusive nas q sao automaticas vem até o lugar pra fazer o furo e colocar o sistema de alavanca, composto por uma peça que faz a mudança e uma especie de um arame que vai dentro dela e faz esta peça se mover em 4 posiçoes, (4x2 - N - 4x4 e 4x4L).

Portanto acho q nao é tao dificil fazer esta mudança, basta somente achar essas peças q vao dentro, ou uma carcaça de CT da F1000, acho q até 94 q era assim...

Edintruder
02/03/2009, 21:52
Guilherme, as coisas não são bem assim não. Dá para fazer o sistema por alavancas, mas tem que fabricar muitas pecinhas e vedar muito bem tudo para não entrar água ou sair óleo.

MadMax 93/93
09/03/2009, 16:22
Pessoal,
como disse no inicio do tópico a ranger é de meu pai. Eu teria optado pela alavanca como fez o edin, porem ele consegui o motor de uma 2008 capotado com o meca da ford e pagou 600 latinhas no lugar. O mecânico so fez se deitar debaixo do carro e trocar, coisa de 5 min...fomos testar e está tudo okei.....ja que a instalação foi simples isso quer dizer que a ranger do meu pai nao tem roda-livre? digo isso por ter lido antes que meu motor teria mais um fio que leva a informação para o motorzinho da roda livre...algo assim!!
Bem o fato é que está funcionando e todos estão felizes:dance::dance::dance::dance::dance:

Walter L. L. Casitta
09/03/2009, 16:32
Pessoal,
como disse no inicio do tópico a ranger é de meu pai. Eu teria optado pela alavanca como fez o edin, porem ele consegui o motor de uma 2008 capotado com o meca da ford e pagou 600 latinhas no lugar. O mecânico so fez se deitar debaixo do carro e trocar, coisa de 5 min...fomos testar e está tudo okei.....ja que a instalação foi simples isso quer dizer que a ranger do meu pai nao tem roda-livre? digo isso por ter lido antes que meu motor teria mais um fio que leva a informação para o motorzinho da roda livre...algo assim!!
Bem o fato é que está funcionando e todos estão felizes:dance::dance::dance::dance::dance:

Foi a melhor solução.

Agora a aproveita que é simples trocar, tenta consertar o antigo de deixa de reserva...

MadMax 93/93
09/03/2009, 17:01
Foi a melhor solução.

Agora a aproveita que é simples trocar, tenta consertar o antigo de deixa de reserva...

É Walter talvez. O que penso com relação ao motor elétrico é o fato de ser mais propicio a problemas. Vou dá uma olhada no velho e fazer o que você disse. Colocar debaixo do banco traseiro e pronto.

Edintruder
09/03/2009, 19:55
Se quiseres vender é só botar um brecim de brima e me mando uma MP.
Mas os problemas no sistema ocorre apenas na placa de circuito que gira dentro da parte plástica cinza aonde entram os fios. O motor dificilmente dá problemas.