Ver Versão Completa : Mapa da Garmin ou Tracksource?
wsmarcel
25/02/2009, 16:10
Tenho um Nuvi 200 e um Nuvi 205W.
Os mapas City Navigator v4 são melhores ou piores que os mapas v6.0 da Tracksource?
Uso somente em grandes cidades (centros urbanos).
Ola,
Eu tenho um Nüvi 760 e um garmin 76CS, em ambos uso os mapas do projeto tracksource, a maior vantagem q vejo é o fato de serem gratuitos e terem várias atualizaçoes disponiveis a toda hora para baixar, enquanto o City Navigator que é pago (R$ 540,00) e tem somente estas coberturas:
Navegue nas ruas do Brasil com confiança usando o City Navigator Brazil NT v4. Com estes dados detalhados, você pode literalmente viajar para uma nova cidade, procurar hóteis, restaurantes, e outros serviços, e use o seu GPS Garmin compatível para guiá-lo sem parar para pedir informações. Estes dados incluem mapas inteiramente roteirizáveis e vêm preprogramados em cartão microSD. Veja a tabela de cobertura do produto.
Cobertura Detalhada:
São Paulo
-- São Paulo
-- Campos do Jordão
(http://www.fschmidt.com.br/publicidade/Mapa-G.html) -- Carapicuíba
-- Diadema
-- Itaquaquecetuba
-- Osasco
-- Santo André
-- São Caetano do Sul
Rio de Janeiro
-- Rio de Janeiro
Minas Gerais
-- Belo Horizonte
Cobertura Com a Maioria das Rodovias
Bahia
-- Salvador
Distrito Federal
-- Brasília
Minas Gerais
-- Betim
-- Contagem
Paraná
-- Curitiba
Rio Grande do Sul
-- Porto alegre
São Paulo
-- Barueri
-- Campinas
-- Cubatão
-- Guarujá
-- Guarulhos
-- Hortolândia
-- Indaiatuba
-- Itapevi
-- Jandira
-- Jundiaí
-- Mauá
-- Paulínia
-- Santana de Parnaíba
-- Santo André
-- Santos
-- São Bernado do Campo
-- São Vicente
-- Sumaré
Cobertura de Conexão das Rodovias
-- SP-330 de Campinas, SP a Ribeirão Preto, SP.
-- SP-330/BR-040 de Ribeirão Preto, SP a Brasília, DF.
-- BR-116/BR324 do Rio de Janeiro, RJ a Salvador, BA.
-- BR-116 de São Paulo, SP a Curitiba, PR.Mais de 51.000 km de estradas cobertas.
Mais de 500.000 pontos de interesse (POIs) : hotéis, restaurante e outros serviços.
abraço!
Tenho um Nuvi 200 e um Nuvi 205W.
Os mapas City Navigator v4 são melhores ou piores que os mapas v6.0 da Tracksource?
Uso somente em grandes cidades (centros urbanos).
Acho que você vai precisar dos dois....o City Navigator é melhor na cidade e o Tracksource na estrada...
ArthurPaladini
02/03/2009, 18:33
Já que a questão foi levantada, vou aproveitar a carona.
Agora no começo do ano fui a Transamazônica e nessa viagem usei os 2 mapas. Com o Tracksource, apesar de não ser tão "completo" sempre consegui chegar onde precisei. Agora com o City Navigator, era impressionante como a estrada por onde eu transitava estava desenhada bem fora por onde eu realmente estava passando. Eu não sei se é assim mesmo, ou se tem algum erro, parece que ele não estava "calibrado". Em cidades era terrível, pois como o mapa estava sempre mostrando a estrada real longe de onde eu estava passando, o GPS entendia que eu estava passando numa rua, quando na verdade estava na rua ao lado, epor aí vai.
Eu não sei ao certo, mas creio que isso se deva pelo fato de o mapa ser desenhado numa escala não detalhada, fazendo que ele fique "distorcido".
Iwakura, ou os outros profissionais, o que vocês tem a falar a respeito?
Agora no começo do ano fui a Transamazônica e nessa viagem usei os 2 mapas. Com o Tracksource, apesar de não ser tão "completo" sempre consegui chegar onde precisei. Agora com o City Navigator, era impressionante como a estrada por onde eu transitava estava desenhada bem fora por onde eu realmente estava passando. Eu não sei se é assim mesmo, ou se tem algum erro, parece que ele não estava "calibrado". Em cidades era terrível, pois como o mapa estava sempre mostrando a estrada real longe de onde eu estava passando, o GPS entendia que eu estava passando numa rua, quando na verdade estava na rua ao lado, epor aí vai.
Eu não sei ao certo, mas creio que isso se deva pelo fato de o mapa ser desenhado numa escala não detalhada, fazendo que ele fique "distorcido".
É Arthur, acredito que o City Navigator só funciona mesmo em grandes centros...como os citados no post do Gian.f acima...
[]´s
Cara, não sei, nunca fui até a Transamazônica...:pensativo:
[]
Mário
Fabricio Pascon
07/03/2009, 16:17
Arthur,
Aqui em Ribeirão Preto - SP o city navigator chega a dar erros de 500 metros em algumas rodovias da região. Ja no tracksource os mapas são exatos...
Ronaldo Andrade
08/03/2009, 10:52
Mas o Tracksource nao funciona dentro de Sao Paulo. So' tem as avenidas principais.
Entao acabo usando os dois.
Ronaldo
Mas o Tracksource nao funciona dentro de Sao Paulo. So' tem as avenidas principais.
Ronaldo
Ronaldo,
Tente pegar o TRU do seu municipio.
[]´s
André-4WD
09/05/2009, 23:03
Pessoal,
Tenho um Nuvi 750 e uso apenas o City Nav. 4.0.
Estou até desanimado com o desempenho do GPS, pois fui para o litoral pela BR290 (conhecida como freeway) e dava erro monstruoso. Se fosse guiar a rota traçada eu deveria trafegar pelo meio da lagoa dos barros (a 3a.maior lagoa do estado), que é a rodovia circunda..:putz:
Fui numa cidade da regiao metropolitana, via rodovia BR290, e dentro da cidade de gravatai funcionou muito bem mas quando estava na rodovia mandava fazer algo absurdo, do tipo cruzar a rodovia e entrar numa rua que era inexistente...
Dentro de Porto Alegre, nem tenho usado o GPS mais, pois ele dá erro em mão e contra-mão de ruas. E essas alterações de transito em Porto Alegre não são recentes não, tem 3 a 4 anos de alteração.
Nem tenho usado o Nuvi por conta disso..
Nao testei o Tracksource ainda..
abraços desorientados
Andre
mecamaniaco
10/05/2009, 00:41
Fala pessoal,
Recentemente adquiri um NUVI 250W e de cara tentei usar o TrackSource por ser gratuito!
Me decepcionei muito ao ver que ele não possui todas as ruas da minha cidade (Curitiba). Para quem não quer gastar dinheiro e o utilizará em estradas principalmente ele é ótimo, mas geralmente para usar na cidade ele está desatualizado.
Foi então que comprei o mapa Brazil 2010 v5, segundo a Garmin esta versão foi totalmente revisada e acaba de vez com os problemas de rotas fora do ponto. Usei o mapa dentro da cidade e na estrada e até agora não deu problema algum de rota! Tudo perfeito até mesmo nas estradas rurais. A grande desvantagem é que esse mapa é pago e custa $ 99,00 dólares.
Já que a questão foi levantada, vou aproveitar
Arthur nao precisa ir a amazonia para ter esse problema! Qdo vou ao litoral norte de sp, utilizando a rodovia de mogi das cruzes, eu trafego no espaco (a estrada nem aparece as na tela) por muito tempo de acordo com o city navigator 4
abs,
lp
Tive o mesmo problema!!!
Fui para a etapa MMS de Ribeirão Preto e o Tracksource ficou perdido.... não estava nem batendo as ruas, ele me mostrava no meio dos quarteirões, como se eu estivesse atravessando entre as ruas.
Só vi funcionando bem, em São Paulo e Belo Horizonte até agora...
CarlãoBH
12/05/2009, 11:33
Olá pessoal, tenho um Nuvi 200 e um e-trax e vou para os EUA nos próximos dias. Minha intenção seria usar o Nuvi para dirigir por lá, existe maneira de conseguir o City Navigator sem aquela "facada" de 60 dólares (um download free)? Caso contrário, o trackmaker no meu e-trax funcionaria bem? Agradeço a ajuda desde já!
Os mapas do projeto Tracksourse são feitos pelos usuários, como todos sabem. Têm muitas falhas que precisam ser corrigidas.
Mas um problema pode ocorrer quando se instalam vários mapas no aparelho, o GPS pode se confundir. No meu 60csx só tenho o urbano de São Paulo, e o problema que identifiquei é que ao traçar o caminho, às vezes, há a indicação para entrar em uma rua que é contra-mão. Isso já ocorreu várias vezes.
Foi então que comprei o mapa Brazil 2010 v5
Ele tem o mapa urbano de todas as cidades do Brasil?
Os mapas do projeto Tracksourse são feitos pelos usuários, como todos sabem. Têm muitas falhas que precisam ser corrigidas.
Mas um problema pode ocorrer quando se instalam vários mapas no aparelho, o GPS pode se confundir. No meu 60csx só tenho o urbano de São Paulo, e o problema que identifiquei é que ao traçar o caminho, às vezes, há a indicação para entrar em uma rua que é contra-mão. Isso já ocorreu várias vezes.
Já me falaram isto mesmo! Inclusive acho que está na pagina do Tracksource, eu não tenho varios mapas não. Só baixei o urbano de SP, MG e PR...isto já é muito?
mecamaniaco
15/05/2009, 01:02
Não folgado, ele tem o mapa urbano apenas das principais cidades e suas cidades satélites.
As demais cidades ele só tem as principais avenidas.
Fala pessoal,
Recentemente adquiri um NUVI 250W e de cara tentei usar o TrackSource por ser gratuito!
Me decepcionei muito ao ver que ele não possui todas as ruas da minha cidade (Curitiba). Para quem não quer gastar dinheiro e o utilizará em estradas principalmente ele é ótimo, mas geralmente para usar na cidade ele está desatualizado.
Foi então que comprei o mapa Brazil 2010 v5, segundo a Garmin esta versão foi totalmente revisada e acaba de vez com os problemas de rotas fora do ponto. Usei o mapa dentro da cidade e na estrada e até agora não deu problema algum de rota! Tudo perfeito até mesmo nas estradas rurais. A grande desvantagem é que esse mapa é pago e custa $ 99,00 dólares.
vc poderia me informar onde e como adquiriu o mapa Brazil 2010 v5 ??
Obrigado !!
Moçada, eu não falei nada.... mas tem todos os mapas que voces estão querendo na comunidade GPS Garmin do Orkut(e o melhor, free), inclusive com muitas dicas de como enviar arquivos para o GPS, como usar o MapSource, como colocar os POI's de radares, arquivos de voz com o portugues tupiniquim, enfim, tudo o que a gente necessita para tirar o máximo de proveito dos equipamentos.
[]'s com meu GPS recheado de mapas.
mas o tracksource nao funciona dentro de sao paulo. So' tem as avenidas principais.
Ronaldo
ronaldo,
o trc dos ultimos meses ja tem todas as ruas...porem o roteamento dessas ruas e avenidas ainda tem alguns pequenos problemas.....alem disso o tracksource nao aceita numeros das ruas ....vc tem que sempre procurar por numero 0...
Eu acho que por enquanto a melhor receita é usar o novo garmim 2010 nos grandes centros e o tracksource em outras regioes
abs
Pessoal, vou desenterrar um pouco o tópico, pois estou com uma dúvida chata aqui... tenho instalado no PC o TRC - Brasil 6.04 e o City Navigator Brazil NT 2010.1, eu destravei o City Navigator no Map Source (modo off line), no qual ele está funcionando perfeitamente, mas quando fui gravar alguns mapas no cartão MicroSD do meu GPS (60 csx), apareceu a mensagem de bloqueio do mapa "Can´t unlock map" ou coisa parecida... Tenho q desbloquear online no site da Garmin com o GPS plugado no PC? Outra coisa, os mapas TRC, como são gratuitos, ja aparecem direto no GPS, sobrepostos ao mapa original q está gravado na memória interna do GPS... isso costuma dar muito conflito, já q fica um mapa "por cima" do outro, como se fossem camadas?
Quanto ao assunto do tópico propriamente dito, tbm notei q nos mapas do City Navigator as trilhas q eu tinha gravadas aparecem meio erradas, tanto as estradas de terra como algumas partes de BRs... no TRC bate certinho... já nos mapas das ruas da minha cidade, parece q o City Navigator tem boa precisão.
felipecota
29/07/2009, 15:54
Adquiri um Vista HCx mes passado e por enquanto a precisão é muito boa! Peguei o TRU de São José dos Campos e ficou muito bom! São Paulo também marca muito certo (TRC)! Agora, roteamento ainda precisa melhorar um pouco... precisamos contribuir com o tracksource também, quando encontrarem alguma falha é só mandar um mail para o responsável pelo mapa. Pelo site mesmo você vê quem é. Já mandei contribuição de SP e SJC e os dois foram muito atenciosos!
O show dos mapas do tracksource é que a galera carregou muita trilha lá! Coisas que os outros mapas não tem. Não vejo a hora de pegar logo um jipe para conhecer esses cantos! rss
Viking, lendo no tracksource eles recomendam vc carregar 1 mapa de cada lugar, porque se não vc tem que ficar entrando na configuração do GPS e ativar/desativar o conjunto que você quer para ficar só 1 ativo. No meu caso por exemplo, selecionei pelo mapsource o estado de São Paulo inteiro do TRC. Ai São José dos Campos como ainda não está no TRC, só no TRU, eu desmarquei e marquei o do TRU. Ficou muito bom! Mas eles recomendam não usar os TRU porque são de teste.
Abraços!! Tracksource na cabeça!
Eduardo Alemão
06/05/2012, 07:52
Reativando o velho tópico....
Comprei um Garmin GPSMap 60CSx há 15 dias. Tasquei o mapa Tracksource nele e testei por vários dias aqui pela região do DF. Funcionou perfeito tanto na cidade como em regiões rurais onde até pequenas estradinhas de terra apareciam no mapa. Tenho usado o tracklog para mapear fotografias com absoluto sucesso (e é muito ducaraleo!).
Porém ontem fui usa-lo pela primeira vez em uma viagenzinha a um lugar que não conhecia: Buraco das Araras, em Formosa GO (foto abaixo), 115 km do Plano Piloto. Bom, se não fossem as placas na estrada não teria encontrado o lugar pois o GPS pirou a partir de Planaltina DF na BR-020. No mapa do GPS a estrada serpenteava de um lado para outro no meu caminho e os cruzamentos sempre apareciam em lugar diferente daquele real.... Ridículo. Vendo agora no Google Earth parece que o erro é exatamente como esse da imagem abaixo, onde a imagem de satélite não corresponde as estradas plotadas, e de fato o caminho que fiz, em azul, é exatamente a estrada na foto do satélite.
Pergunto: isso é normal??
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/Screen Shot 2012-05-06 at 7.27.11 AM.png
Buraco das Araras, GO: S 15°23'1.25" W 47° 6'55.14"
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_05-2012_06563.jpg
felipecota
06/05/2012, 11:49
Fala Eduardo, isso é normal... muitos dos trajetos (estradas, trilhas, etc) são gravados utilizando o gps pessoal... devido o tempo ou a fonte nem sempre o traçado vai coincidir com o real. Nem mesmo os mapas pagos possuem tanta precisão pois para isso seria necessário um carro percorrer todas as vias usando um gps de alta precisão com céu aberto, etc... na cidade até tem, mas em vias rurais, estradas de terra, etc, é mais complicado.
Os mapas do tracksource são gratuitos e os dados fornecidos voluntariamente... eu só utilizo os mapas do tracksource. O gps é uma ferramente para te auxilar, jamais deve-se confiar nele totalmente. O correto é verificar o caminho antes de sair de casa, comparar com o google earth, marcar pontos interessantes ou de atenção e ai sim sair de casa. rs.
Já fiz vários caminhos de terra pelo sul, vale do paraiba, jalapão... tudo sozinho, só pelo garmin com tracksource... sem o tracksource jamais teria conseguido sem um guia, teria que achar outro mapa, pegar tracks com o pessoal... lá no projeto já tem quase tudo!
Abraços!!
Eduardo Alemão
06/05/2012, 20:53
Valeu Felipe. Na verdade to achando muito massa esse negócio de GPS. Por enquanto em especial o "pós": referenciar minhas fotos geograficamente via tracklog e horário, conferir a rota percorrida no GEarth também via tracklog, etc. Só fiquei decepcionado (profundamente :( . . . ) com essa primeira tentativa de achar um local exclusivamente via GPS e não conseguir.... foi frustrante. Vivendo e aprendendo, enfim. Valeu as dicas.
Fala Eduardo, isso é normal... muitos dos trajetos (estradas, trilhas, etc) são gravados utilizando o gps pessoal... devido o tempo ou a fonte nem sempre o traçado vai coincidir com o real. Nem mesmo os mapas pagos possuem tanta precisão pois para isso seria necessário um carro percorrer todas as vias usando um gps de alta precisão com céu aberto, etc... na cidade até tem, mas em vias rurais, estradas de terra, etc, é mais complicado.
Os mapas do tracksource são gratuitos e os dados fornecidos voluntariamente... eu só utilizo os mapas do tracksource. O gps é uma ferramente para te auxilar, jamais deve-se confiar nele totalmente. O correto é verificar o caminho antes de sair de casa, comparar com o google earth, marcar pontos interessantes ou de atenção e ai sim sair de casa. rs.
Já fiz vários caminhos de terra pelo sul, vale do paraiba, jalapão... tudo sozinho, só pelo garmin com tracksource... sem o tracksource jamais teria conseguido sem um guia, teria que achar outro mapa, pegar tracks com o pessoal... lá no projeto já tem quase tudo!
Abraços!!
:palmas::palmas::palmas: falou tudo...
e cuidado, porque GPS pode levar a cada buraco !
Já ví cada coisa !!!
Tenho 2 e ainda uso muitos mapas :news-coffee:
Abração procêis,
Eduardo Alemão
06/05/2012, 21:11
:palmas::palmas::palmas: falou tudo...e cuidado, porque GPS pode levar a cada buraco !Já ví cada coisa !!!Tenho 2 e ainda uso muitos mapas :news-coffee:Abração procêis,
Na próxima vou marcar uma série de waypoints no caminho antes de sair de casa..... No mínimo senti que o GPS se acha legal quando mando traçar rota no modo off road, e a agulinha da bússola fica sempre apontando, corretamente, para a direção desejada.
marcelo_henrique
31/10/2015, 18:27
Atualizei meu garmin com o tracksource. Não sei se acostumei com o waze, ou é só impressão, mas não lembro de ter cores vermelha, laranja, amarelo nas ruas.
O que significa essas cores?
Será que eu coloquei isso quando optei por mais detalhes no mapsource?
ecoperegrino
31/10/2015, 20:15
Nas grandes cidades e centros urbanos os mapas da Garmin são mais completos.
Nas trilhas fora de estrada não sei responder
Tenho 2 e ainda uso muitos mapas :news-coffee:
mapa digitais +oziCE ou similar
marcelo_henrique
02/11/2015, 19:47
Encontrei o mapa garmin América Latina 2015 no Torrent.
Consegui instalar ambos, o garmin e a ultima versão do tracksource.
Sigma4x4
03/11/2015, 11:31
Atualizei meu garmin com o tracksource. Não sei se acostumei com o waze, ou é só impressão, mas não lembro de ter cores vermelha, laranja, amarelo nas ruas.
O que significa essas cores?
Será que eu coloquei isso quando optei por mais detalhes no mapsource?São os tipos das vias, maior ou menor
marcelo_henrique
03/11/2015, 12:32
São os tipos das vias, maior ou menor
Sigma,
onde eu altero esse parâmetro? No gps ou no mapsource?
Sigma4x4
04/11/2015, 15:03
Que eu me lembre essa formatação no mapa fonte tem a ver com algumas coisas como velocidades das vias e cada mapa tem que ter meio que uma % de cada tipo de via para ajudar o algorítimo de roteamento. Assim se você tem como alterar o mapa fonte para o mapsource não recomento.
Onde vai visualizar, no GPS ou no MapSource talvez tenha como alterar a visualização, mas ai muda para cada GPS.
Mas não adianta alterar a visualização no MapSource e ai mandar para o GPS.
Tinha um GPS nautico, acho que era o 162C que permitia mudar a visualização de cada tipo de item individualmente.
marcelo_henrique
05/11/2015, 10:17
Obrigado Sigma.
Vou manter assim como está... é só uma questão de se acostumar.
SavioBatista
08/01/2016, 23:45
So para dar minha opinão, no meu Garmin tenho um plano de atualizações nos mapas, sempre uso os dois no meu mesmo aparelho, para uso urbano o Garmin e um pouco melhor mas para off-road, interior, estradas e etc o Tracksource e muito melhor, tanto que hj mesmo tendo o mapa pago e atualizado da Gamin no meu aparelho eu prefiro usar o TS 90% do tempo.
Laranjinha
21/02/2017, 11:09
Bom dia pessoal, vou movimentar um pouco o tópico com uma dúvida.
Comprei na gringolandia um Garmin nuvi 57. Ele vem com os mapas dos EUA e o vendedor me informou que precisaria adquirir os mapas da minha região por U$54,00.
Na cidade eu sempre utilizei o waze ou o google maps e comprei o garmin para utilização em em viagens, principalmente fora dos grandes centros e passeios off road.
Não sou familiarizado com o manuseio desse aparelhos e tenho interesse em aprender a utilizá-lo. Li algumas coisas sobre o track source, inclusive neste tópico, e pude ver que ele é bastante útil.
Minha dúvida é a seguinte, como iniciante, qual o passo a passo para começar a utilizar o meu novo garmin com os mapas do track source?
Li que preciso de um programa da garmin para fazer a transição do arquivo do pc para o gps. Alguém sabe me informar um site ou canal do youtube que tenha esse tutorial?
Abraço
ivancgbsb
21/02/2017, 15:19
Boa tarde Léo.
Li que preciso de um programa da garmin para fazer a transição do arquivo do pc para o gps. Alguém sabe me informar um site ou canal do youtube que tenha esse tutorial?
Sei que tem, mas o processo é simples. Primeira providência, comprar um cartão para o Nuvi. Um cartão de 8 mega dá e sobra (melhor sobrar para colocar outros mapas).
Crie no cartão uma pasta chamada MAP.
Baixe o mapa completo do Brasil daqui: http://www.tracksource.org.br/desenv/tabela_mapsets.php
terceira opção: Cartão SD. Ele vem com o nome de gmapsupp.img. Renomeie-o para TRC-Brasil1702.img ou outro nome.
Copie esse arquivo para a pasta MAP do cartão.
Pronto.
Ao ligar o Nuvi vai aparecer mais um mapa nas opções. Lembre-se de só deixar um mapa ativado por vez.
Supercharger
21/02/2017, 15:34
Boa tarde. Apenas alguns comentários e pequenas correções.
Primeira providência, comprar um cartão para o Nuvi. Um cartão de 8 mega dá e sobra (melhor sobrar para colocar outros mapas).
8 GB.
Ele vem com o nome de gmapsupp.img. Renomeie-o para TRC-Brasil1702.img ou outro nome.
Como está no cartão de memória e não na memória interna do aparelho, não precisa preocupar em renomear. Eu normalmente plugo o Nuvi ao computador, baixo o arquivo mais atual do tracksource e já mando descompactar direto na pasta do cartão de memória.
Outra coisa é pegar também os POI (pontos de interesse) e alertas para incluir no Nuvi. São indicações de radar, lombada, perigo, marcos da Estrada Real, etc. Com os pontos de interesse dá para fazer uma coisa que acho bem legal, que é em uma cidade que não conhece, alguém te fala que o Restaurante XYZ é bom para almoçar. Aí você vai no GPS nos POI e manda procurar Restaurante XYZ, assim, pelo nome mesmo. Ele acha pois a maioria dessas coisas está cadastrada e já traça o caminho para chegar lá.
Laranjinha
21/02/2017, 16:25
Ivan e Supercharger,
muito obrigado pelas informações. Farei como orientado e volto para relatar sobre o uso do gps.
Abraço
Eduardo Alemão
22/02/2017, 12:50
Tracksource é super bom, gratuito e colaborativo. O chato é que o sistema de instalação da Garmin não é muito intuitivo, e da mesma forma o download dos mapas Tracksource pode ser bem chatinho.
Vou descrever como procedo:
Eu costumo baixar o arquivo .gmapi aqui:
Portal GPS - Indice (http://www.portalgps.com.br)
Meu GPS é um antigo 60CSX (na foto abaixo), aparelho de mão bastante útil pois pode ser usado em caminhadas, passeios de bike, etc. Fundamental também pra sicronizar fotos com sua localização durante a viagem. Uso Macintosh (não se se é vantagem ou desvantagem nesse caso, mas tem funcionado!) Costumo baixar a versão dedicada do arquivo, instalo no computador via aplicativo oficial Garmin MapManager, e envio pro GPS (conectado pela USB) através do Garmin MapInstall. A vantagem é que posso selecionar partes do mapa, e não sei se isso é possível via cartãio de memória. Costumo ter no GPS somente a região que pretendo viajar. E isso vale também pro Proyecto Mapear da Argentina.
Então em resumo:
1. download do arquivo .gmapi da Tracksource (normalmente tem entre 300 e 400mb compactado);
2. instalação do mapa no computador via Garmin MapManager;
3. transferência do(s) mapa(s) para o GPS via USB usando o Garmin MapInstall;
4. GPS pronto para uso!
543875
543876
Laranjinha
18/04/2017, 11:12
Bom dia pessoal.
Atualizando minhas impressões do garmin Nuvi 57:
Eu consegui baixar e instalar os mapas da tracksource no meu nuvi e ele funcionaram bem na cidade e na estrada. O único inconveniente dele é que o ETA (previsão de chegada) não é nada preciso, mas na cidade ele foi preciso até na numeração das casas.
Um ponto negativo, que pode ser por falta de conhecimento, não conseguir fazer o upload de trilhas que marquei no google Earth. Eu consigo carregar as trilhas no meu etrex 10 e seguí-las, mas não consegui incorporar ao tracksource para utilizar no nuvi 57.
Caso alguém tem alguma instrução de como fazer isso eu ficarei grato.
Abraço a todos.
Boa noite Laranjinha.
Qual software você usa para enviar para o Nuvi 57, é que eu sou desenvolvedor do Projeto Tracksource, só conseguimos fazer a transferência dos arquivos por meio do trackmaker, e depois de compilado para uso nos Gps Garmin.
Att; Lima.
Laranjinha
06/07/2017, 12:44
Fala Lima,
desde o último post que não peguei no gps, para ser sincero, não me lembro qual dos softwares eu utilizei para fazer a gestão dos arquivos.
Hoje a noite eu olho eu te dou um retorno amanhã.
Muito obrigado pela resposta.
Boa noite Laranjinha.
Qual software você usa para enviar para o Nuvi 57, é que eu sou desenvolvedor do Projeto Tracksource, só conseguimos fazer a transferência dos arquivos por meio do trackmaker, e depois de compilado para uso nos Gps Garmin.
Att; Lima.
SavioBatista
04/08/2017, 09:37
Vc pode baixar a versão para copia direto do SD Card do mapa TS, basta baixar o arquivo descompactar e colocar no SD Card ou Memória do GPS,
obs. Alguns modelos de gps permite vc ter os dois mapas, Dai eu deixo o CN (Garmin) na memoria do dispositivo e o TS no SD Card e vou mudando de acordo com a minha necessidade, ressaltando que uso 90% o TS e só ainda tem o CN pq tenho a assinatura anual.
Olá pessoal, vou dar uma de "coveiro" e vou desenterrar esse tópico!
Comprei um garmin nuvi 2415 usado, e pelo que estou vendo, parece que este garmin foi comprado fora do Brasil, se eu vou em mymaps, aparecem dois tipos de mapas, TS (tracksource) versão 13.04 e um outro CN Europe NTU. Pelo que estou entendendo, o mapa CN deve ser o "original", e o TS deve ter sido instalado posteriormente pelo dono, é isso?
O garmin express servirá apenas para atualizar o aparelho, mas ele não vai atualizar mapas que não são próprios da garmin, certo? No caso dos mapas TS, sempre que eu quiser ter eles atualizados, terei que atualizar manualmente baixando no site da TS e instalando via mapinstall/basecamp ou img no sdcard?
Outra dúvida que tenho é se as informações de transito via receptor FM da garmin funcionam com mapas TS? Última dúvida (por enquanto, rsrs), nos "waze" podemos dar preferência para rotas não pavimentadas (para quem curte pegar uma terra), mas e no caso desses garmins da vida, como isso funciona? Vi que algumas pessoas comentaram que as vias não pavimentadas do TS são muito boas e queria saber se tem algum macete para configurar isso no garmin, considerando que irei manter apenas os mapas TS nele!
Se alguém puder esclarecer minhas dúvidas, agradeço, já pedindo desculpas se elas forem básicas demais!
ivancgbsb
23/04/2020, 07:34
Bom dia Paulorl.
Pelo que estou entendendo, o mapa CN deve ser o "original", e o TS deve ter sido instalado posteriormente pelo dono, é isso?
Isso mesmo.
O garmin express servirá apenas para atualizar o aparelho, mas ele não vai atualizar mapas que não são próprios da garmin, certo?
Correto !.
No caso dos mapas TS, sempre que eu quiser ter eles atualizados, terei que atualizar manualmente baixando no site da TS e instalando via mapinstall/basecamp ou img no sdcard?
Correto novamente !.
Outra dúvida que tenho é se as informações de transito via receptor FM da garmin funcionam com mapas TS?
Não funcionam. Acho que essas informações de trânsito da Garmin vão acabar desaparecendo. Faz tempo que não vejo uma atualização. Que eu saiba só Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília tem.
nos "waze" podemos dar preferência para rotas não pavimentadas (para quem curte pegar uma terra), mas e no caso desses garmins da vida, como isso funciona?
Nas configurações do Garmin você pode pedir para evitar estradas pavimentadas. Assim ele vai procurar as estradas de terra. Em alguns Garmin você pode até criar uma hierarquia de estradas.
Valeu Ivan! Me ajudou bastante!
Sobre as vias não pavimentadas, fucei bastante mas não encontrei nada no meu modelo 2415LT. Talvez se eu usar o basecamp pra planejar alguma rota eu tenha essa opção, mas no aparelho infelizmente não encontrei! Mas já está de bom tamanho, já atualizei os mapas TS, retirei partes do país pra não ocupar muito espaço e também atualizei os POIs. Agora é fuçar e esperar a pandemia passar pra poder ir para a rua testar na prática!
Abraços
ivancgbsb
23/04/2020, 14:39
Talvez se eu usar o basecamp pra planejar alguma rota eu tenha essa opção
Toda vez que vc envia uma rota para o Nuvi ele a recalcula. Então se vc escolher estrada de terra, na hora que enviar para o Nuvi ele recalcula a rota e lhe tira da rota que vc planejou no Basecamp. A não ser que vc coloque pontos intermediários passando pela estrada de terra.
Mas, achei isso aqui:
To locate the Avoidance menu:1
Touch Tools
Skip this step on some devices
Touch Settings
Skip this step on some devices
Touch Navigation
Touch Avoidances
Touch Enabled for some devices
Touch the desired Avoidance to enable it
Touch Save or OK
Repeat the steps above to disable the checked Avoidance.
Available avoidances:
U-Turns – Avoids calculating routes that require a U-turn
Highways or Motorways – Avoids highways, interstates, freeways, motorways, and other major routes
Toll Roads or Tolls and Fees – Avoids toll roads and certain specified congestion zones
Traffic – Avoids traffic if a quicker route is available
Requires a Traffic Receiver and subscription (not available on all models)1
Ferries – Avoids routes that require a ferry crossing
Carpool Lanes or Car Share Lanes – Avoids lanes designated specifically for carpooling
Unpaved Roads – avoids unpaved roads (gravel, dirt, etc.)
Assim vc pode mandar o Nuvi evitar "highways".
Veja também a figura anexa. Tem uma opção de "Evitar"
Perfeito Ivan! Encontrei as duas opções, a segunda tenho que testar na prática pq parece que vc marca manualmente o início e fim da rodovia que quer evitar, mas a primeira é exatamente o que eu estava acostumado com o waze, rsrs! E valeu pela dica do basecamp, eu não sabia que quando joga no nuvi ele pode recalcular, pelo visto os aparelhos parecem simples mas tem muita opção! Vou fuçar mais para poder aproveitar bastante o poder do aparelho, novamente valeu pela força!
Eu tenho um Garmin nuvi mais antigo.
Se quiser selecionar estradas alternativas, incluindo não pavimentadas, tem que setar a opção de "percurso mais curto".
A outra opção, que pegará rodovias, é "mais rápida".
Não sei se no seu aparelho aparecem estas alternativas, ou se são escritas de outra forma.:concordo:
Valeu Glaicon! Encontrei estas opções no meu aparelho também!
Ontem pude fazer um teste, fui buscar um lanche no drive true porque a filhota estava ficando doente de vontade de um hamburger, e usei o GPS só para ver ele em funcionamento. Houve duas situações para se destacar:
1a- POIs. Peguei a lista de POIs do site do TS, mas a parte de radares aqui da minha cidade está MUITO bagunçada/desatualizada. Tem muito ponto que não existe radar a mais de 10 anos mas que ainda estão lá na lista, e tem alguns novos que não estão na lista. Também peguei os POIs de lombadas, e eu estava na via expressa e ele me alertou de uma lombada que tinha na via paralela interna... achei estranho! Enfim, vou ter que procurar por uma lista de POIs mais confiável, alguém tem sugestão?
2o - Meu percurso foi curto, foi uns 15km ida mais 15 volta. Porém, chegando ao drive true, ele estava do outro lado da avenida, e o GPS mandou um fazer um retorno totalmente proibido, era proibido na placa e até mesmo se eu resolvesse violar a lei não daria pra fazer o retorno, eu tentasse teria que embicar e manobrar o carro. Vou verificar no projeto da TS se tem algum editor de mapas ou algo do tipo que eu possa entrar e identificar que aquele acesso é proibido (no passado já fiz correções no editor de mapas do waze, imagino que tenha algo igual no TS).
Foi apenas um teste rápido, mas a questão dos POIs vou ter que achar outra fonte mais confiável, e o retorno proibido do mapa me fez acender uma luzinha de alerta, espero que tenha sido uma mera coincidência pois esse tipo de erro é complicado, ele foi em uma das avenidas mais movimentadas aqui da cidade. Mas tenho fé que seja um detalhe!!
[]s
Valeu Glaicon! Encontrei estas opções no meu aparelho também!
Ontem pude fazer um teste, fui buscar um lanche no drive true porque a filhota estava ficando doente de vontade de um hamburger, e usei o GPS só para ver ele em funcionamento. Houve duas situações para se destacar:
1a- POIs. Peguei a lista de POIs do site do TS, mas a parte de radares aqui da minha cidade está MUITO bagunçada/desatualizada. Tem muito ponto que não existe radar a mais de 10 anos mas que ainda estão lá na lista, e tem alguns novos que não estão na lista. Também peguei os POIs de lombadas, e eu estava na via expressa e ele me alertou de uma lombada que tinha na via paralela interna... achei estranho! Enfim, vou ter que procurar por uma lista de POIs mais confiável, alguém tem sugestão?
2o - Meu percurso foi curto, foi uns 15km ida mais 15 volta. Porém, chegando ao drive true, ele estava do outro lado da avenida, e o GPS mandou um fazer um retorno totalmente proibido, era proibido na placa e até mesmo se eu resolvesse violar a lei não daria pra fazer o retorno, eu tentasse teria que embicar e manobrar o carro. Vou verificar no projeto da TS se tem algum editor de mapas ou algo do tipo que eu possa entrar e identificar que aquele acesso é proibido (no passado já fiz correções no editor de mapas do waze, imagino que tenha algo igual no TS).
Foi apenas um teste rápido, mas a questão dos POIs vou ter que achar outra fonte mais confiável, e o retorno proibido do mapa me fez acender uma luzinha de alerta, espero que tenha sido uma mera coincidência pois esse tipo de erro é complicado, ele foi em uma das avenidas mais movimentadas aqui da cidade. Mas tenho fé que seja um detalhe!!
[]s
Eu estou com o mapa atualizado e ele indica estes mesmos erros.
Quanto à informação de lombadas nas marginais ou até radares fixos, ele acusa porque o GPS é programado para ler até 30 metros para os lados.
Por isso ele alcança esses aparatos, nos induzindo ao erro.
Quanto às manobras ou retornos inexistentes/proibidos, isto não é exclusivo do tracksource.
Vários aplicativos fazem isso.
Já peguei dois Uber´s num mesmo caminho curto para casa, e o aplicativo deles jogou os dois motoristas numa rua sem saída.
Eu que tive que alertá-los do erro.
Enfim, eu sempre digo: "GPS não é seu amigo; apenas, um mero colega.":concordo:
Sergio c
27/04/2020, 08:28
GPS dá p confiar uns 70%, os outros 30% tem que ficar com um olho aberto, p não se meter em enrascada heheheh.
ivancgbsb
09/02/2021, 07:59
Bom dia pessoal
O grupo Tracksource (que faz mapas para GPS Garmin) https://tracksource.org.br/ agora tem Pix para receber doações: contato@tracksource.org.br