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Ver Versão Completa : TR4 na Serra da Canastra



cacostamato
25/02/2009, 15:30
Estive na Serra da Canastra com minha recém adquirida TR4 automátia 2003, acompanhado de um grupo de amigos com diversos veículos. Foi a primeira trilha que enfrentei com esta viatura, que está equipada apenas com pneus Geninho 1001 recapados no pneu original do carro. De resto está original. Lá, para quem não conhece, enfrenta-se muito chão de pedra, com erosões, pouquinho de lama, terra bem arenosa, travessias de rio, muita poeira e estradas de chão batido bem esburacadas. Seguem minhas pimeiras impressões do carro em trilhas:
1) fui com esposa e 2 filhos, na prática +- 3 adultos e uma criança + bagagem = bastante peso.
1) a TR4 enfrentou tudo sem raspar a lata ou o fundo nas pedras. Às vezes raspava o pára-barro traseiro, sem quebrar. Também amassei o estribo. A minha está com o peito de aço, mas sem a proteção do câmbio. Recomendo.
2) relativamente confortável. Há pouco espaço atrás para pernas, mas meus filhos aguentaram e mesmo minha esposa em alguns trechos. Porta-malas surpreendeu.
3) Devido à carga a suspensão traseira dava batente com frequência. Como não troquei amortecedores e molas pergunto se isto é normal ou se devo investir nas trocas, incluindo um liftzinho e as tais molas de courrier atrás?
4) O ar-condicionado desligava com muita frequência nos deixando no calor, por causa do esforço do motor. Percebi que sem a reduzida ele aguentava mais tempo sem desligar, o que para mim foi surpresa, pois pensei que a reduzida exigisse menos do motor.
5) Nos mesmos pontos com e sem reduzida o carro passou quase da mesma forma, ou seja, passei a usar menos a reduzida.
5) Para esta carga falta força para rodovia em subidas. Como o maior torque vem com giro mais alto, em alguns casos de subidas muito íngrimes no asfalto, acabei ficando para trás.
6) Média de consumo na estrada +-100km/h = 8,3Km/l. Nas trilhas mais travadas (muito anda e pára) caiu bastante, mas não marquei.
Resumindo: carro muito versátil, aguentou tudo na estrada e na trilha e lavou tá novo! Muito bom!
abç,
Caco

robertokbc
26/02/2009, 14:53
Olá Caco, como vai

Com relação aos estribos, ajudaram a proteger o carro ou só atrapalharam?
Agora quanto a reduzida concordo que a tr4 fica pouco reduzida, mas a ponto de a tração normal ficar igual a reduzida é :parede:

Poste as fotos do passeio pra galera....

Grande abraço

cacostamato
26/02/2009, 16:37
robertokbc, concluo que os estribos ajudaram a não marcar a lata. Talvez fosse diferente em outras situações, com passagens estreitas.
Quanto a reduzida era só para checar com mais alguém. Dá pra sentir a redução mas é pequena. Como é automática o câmbio se virou muito bem em várias situações sem ela.
As fotos postarei assim que puder.
Abraço,

PauloJ
02/03/2009, 17:57
Caco, eu sou o maior fã de usar a reduzida pra conservar o equipamento. Fiquei surpreso de vc sentir o motor sobrecarregado. Não estava rodando muito depressa (acima de 40Km/h), ou limitado manualmente às marchas mais baixas?

Me interessou essa hipótese de recapar os pneus originais para um desenho off-road. Vc que mandou fazer? Recomenda?

Abraços,

Paulo

cacostamato
03/03/2009, 17:51
Oi Pauloj, quanto à reduzida várias coisas me chamaram a atenção:
1) com a reduzida engatada, em algumas passagens o ar-condicionado desligava automaticamente para ceder força ao torque. Como algumas vezes os trechos difíceis eram longos, o ar permanecia desligado por muito tempo. Incomodou.
2) acabei passando mais de uma vez por vários obstáculos. Na primeira vez com reduzida e na segunda sem reduzida. Para minha surpresa passei quase da mesma forma e não senti, sem a reduzida, o ar desligando tanto, nem a temperatura subindo tanto.
3) como o TR4 é 16 válvulas o torque vem com giro mais alto e acho que na reduzida em aclives com erosões nunca alcançamos este giro do torque "ótimo".
4) acho que a reduzida no TR4 "reduz" proporcionalmente menos que outros jeeps que já tive.
5) sua colocação de velocidade acima de 40km/h (no D) e mantendo marcha baixa manualmente (L) procede. Realmente isso pode ter forçado e aquecido a caixa de transferência.
6) como é automática, a transferência faz um trabalho muito interessante de liberação paulatina do torque. No meu caso com pneu lameiro andando em erosões acho até muito bom que isso aconteça.

Quanto aos pneus, vai uma foto. Recomendo para trilhas e passeios off-road. Se for usar muito na cidade e asfalto, chia muito alto. Pelo preço (paguei 240 cada pneu), se vc tiver um jogo original em bom estado, sugiro pensar em montar um jogo extra. No meu caso eu adquiri completo da Geninho, sem fornecer as minhas carcaças, pois fica mais prático e a diferença de preço não compensa muito a diferença de frete.

Abç,
Caco

PauloJ
04/03/2009, 11:24
Olá Caco,

Outra coisa sobre aquecimento: radiador limpo vs radiador sujo muda muuuito - e tem um radiadorzinho só para o câmbio, já reparou? Não sei se as duas passagens que vc fez longo/reduzido estavam na mesma condição de limpeza...

Que pneus bacanas! Acho que vou aproveitar que os meus originais estão pra lá da meia-vida, comprar novos e recapar os velhos na Geninho. Foi isso que vc fez? A banda off-road não é mais espessa, não aumentou o diâmetro do pneu?

Afinal, com uma viagem pra Ilhabela marcada pra dia 20/3, e outra pra Cananéia dia 28, não dá pra bobear...

Saudações a Vinhedo. Já morei em Campinas e tenho saudade.

Abraços,

Paulo

cacostamato
04/03/2009, 14:35
Obrigado pelas dicas. O radiador principal foi limpo e o líquido trocado pouco antes de viajar, mas vou verificar no visual. Não sabia deste outro só para o câmbio, também vou verificar.
Comprei os pneus completos, pois teriam que avaliar as minhas carcaças e descontariam 20,00 por pneu se fossem fazer nas minhas. Como teria que mandar para eles em Sorocaba este seria exatamente o frete que eu pagaria. Preferi pegar os pneus completos feitos nas carcaças deles. Aumenta o diâmetro sim, provavelmente uns 2 a 3cm (diâmetro) pois além dos "gomos" tem uma capa de borracha que é vulcanizada na banda de rodagem. Cuidado com a velocidade pois não sei como se comporta. Qual modelo de Pajero vc tem?
abç, e manda fotos das viagens.
Caco

PauloJ
04/03/2009, 21:54
Legal Caco,

Já me provou que não vai vale à pena recapear os originais. Custa igual e aumenta o diâmetro. O jeito vai ser procurar rodas menores que com pneus maiores tenham aproximadamente o mesmo diâmetro. Alguma dica de onde comprar as rodas? Quanto mais simples, melhor.

Sobre o radiador estava pensando em sujeira por fora mesmo. Alguns carros juntam muito barro no radiador e se não lavar entre uma trilha e outra, sobreaquecimento na certa! Pergunte aos donos de Willys, de Defender...

Meu carro é uma Full 2006 a diesel, longa. Antes eu tinha uma Full 2001 curta a gasolina, com ângulo de saída melhor mas sem eletrônica anti-patinação nas rodas. Essa nova faz uns truques interessantes no atoleiro, pena ser limitada nas erosões...:parede:

Bom, vou atrás das rodas e pneus. Seguem-se uma foto de cada carro.

Abraços,

Paulo

Padeiro
04/03/2009, 23:36
Também estive na Serra da Canastra durante o carnaval, tenho uma tr4 cinza chumbo 07/08 e estava andando com um monte de dendender do pessoal do Terra Extrema. Cheguei a ver algumas tr4 por lá provavelmente nos cruzamos em algum ponto. Conseguiu fazer algum roteiro mais interessante? Eu como estava em boa companhia passei por alguns atoleiros e uns dois rios mas só fui pq tinha um monte de maluco dizendo q dava e se não desse eles me rebocavam. Mas nem precisou, o carrinho é valente mesmo. Até eles ficaram impressionados com o carro, não esperavam tanto dele. Mas sou humilde em dizer q defender é defender. Foi bem legal e pra quem puder o passeio é ótimo vários lugares pra visitar e muitas cachoeiras. O visual é espetacular.
Abç e boa lama!

cacostamato
07/03/2009, 11:42
Paulo, parabéns pelas viaturas. Acho que eu teria dó...
Recapar tem prós e contras. Não vejo o aumento no diâmetro como um contra, mas sim como neutro, pois é mínimo e nas trilhas é comum baixar a calibragem e anular isto. Um verdadeiro contra no seu carro é a perda de segurança pois vc não pode andar nas mesmas velocidades que usa nos pneus originais. De qualquer forma acho que vc acharia fácil algum MUD novo na sua medida: BF, Yokohama, etc. As rodas de ferro acho que são mais eficientes pois amassam mas não quebram como as de liga, mas isso já é pra uso mais extremo.
Vc faz trilhas na região?
Abç e segue mais uma foto.

cacostamato
07/03/2009, 12:04
Também estive na Serra da Canastra durante o carnaval, tenho uma tr4 cinza chumbo 07/08 e estava andando com um monte de dendender do pessoal do Terra Extrema. Cheguei a ver algumas tr4 por lá provavelmente nos cruzamos em algum ponto. Conseguiu fazer algum roteiro mais interessante? Eu como estava em boa companhia passei por alguns atoleiros e uns dois rios mas só fui pq tinha um monte de maluco dizendo q dava e se não desse eles me rebocavam. Mas nem precisou, o carrinho é valente mesmo. Até eles ficaram impressionados com o carro, não esperavam tanto dele. Mas sou humilde em dizer q defender é defender. Foi bem legal e pra quem puder o passeio é ótimo vários lugares pra visitar e muitas cachoeiras. O visual é espetacular.
Abç e boa lama!


Oi Padeiro, eu também cruzei com várias TR4 por lá, mas não lembro de um grupo com várias lands. Eu estava num grupo bem variado, Trollers, Vitaras, Caminhonetes e 2 TR4s. Também passamos por tudo sem dificuldades e me surpreendi com o carro. Olha que já fui pra lá de Engesa!

No primeiro dia saímos de Franca e entramos na Serra por Delfinópolis (pelo lado contrário em relação a onde estamos). Passamos o dia todo na serra até chegar à pousada à noite.

No segundo dia foi mais pesado, tivemos um problema com uma F250 que travou numa subida ensaboada perto da Vanda durante a chuva. Chegamos na pousada às 3 da manhã...

Visite o site do jeep clube de vinhedo que já colocaram um relato por lá:
http://www.jeepclubedevinhedo.com.br/ (http://www.jeepclubedevinhedo.com.br/)

Anexe algumas fotos do seu passeio!
Seguem mais fotos da nossa turma.
abraço,
Caco

PauloJ
08/03/2009, 23:24
Olá Caco,

He he dó eu tenho. Mas andando devagar, evitando os piores lugares, não tem problema não. O carro tem uma estrutura forte, é razoavelmente alto (tolera 50cm) e barro a gente lava. E os riscos, bom os riscos... os riscos riscam. Também adesivar as laterais seria exagero, não?

Não tinha pensado nesse ponto da pressão mais baixa. Talvez caiba mesmo uma polegada a mais de diâmetro nessa condição... aí o recape dos originais fica ok.

Obrigado pela dica do asfalto, não vou abrir mão das rodas e pneus originais pois com frequencia cubro distâncias rodoviárias grandes. Estou pensando em levar comigo rodas e pneus de reserva mesmo, para colocar só na hora de brincar.

Vamos marcar uma trilha ou viagem de fds qqer dia desses. Por ora tenho Ilhabela na agenda de 20-22/3, que acha?

Abraços,

Paulo

cacostamato
09/03/2009, 14:29
Beleza, Paulo, Ilhabella está na lista de espera, mas não será desta vez, pois tenho compromisso nestes próximos finais de semana até meados de abril.
Obrigado pelo convite. Às vezes vamos para Amparo que tem uns passeios legais em fazendas, às vezes para o Japi. Quando tiver alguma coisa por aqui te aviso, aí vc mata a saudade da região.

abç,
Caco

PauloJ
09/03/2009, 23:10
Tem uma piscina no Japi que eu nunca consegui atravessar, preciso voltar lá e tirar a prova com esse carro novo. O antigo só guinchando.

cacostamato
13/03/2009, 16:06
Não me lembro de ter passado por esse lugar. Vc entra por onde? Vai até a torre quadriculada?
Faz um tempo que não vou. Vamos ver como estará da próxima vez...
abç
Caco

edilsoneras
13/03/2009, 16:24
Não havia visto este tópico antes!!

Show de bola, comentários sobre o sistema de tração do TR-4 pertinentes, tive as mesmas sensações utilizando o meu.

Abraço.

PauloJ
13/03/2009, 18:12
Olá Caco,

Nas duas vezes que fui ao Japi fiz exatamente o mesmo caminho. Entrei por Cabreúva (fazenda que cobra ingresso) e saí por Jundiaí. Da primeira fui sozinho (ok, isso não se faz) e da segunda levei uns amigos (3 samucas). Aí enfrentei a tal piscina que precisou de guincho.

Mas depois dela logo tivemos que voltar, as erosões ficaram altas e a Pajero começou a pegar, além disso um dos carros se jogou na piscina (ok o motorista jogou o carro) e perdeu o filtro de ar (sorte perder só isso) etc. Tive que comprar um filtro de Scenic e amassar até caber na caixa do Samurai do meu amigo he he :roll:

Veja os tracklogs para Google Earth anexos, o lugar da tal piscina é o "atoleiro" onde começa o segundo trecho...

Se você conhece bem por lá, vamos voltar um dia e explorar melhor... a tal torre quadriculada por exemplo...

Abraços,

Paulo


Não me lembro de ter passado por esse lugar. Vc entra por onde? Vai até a torre quadriculada?
Faz um tempo que não vou. Vamos ver como estará da próxima vez...
abç
Caco

Mitsubixo Pará
13/03/2009, 18:38
Não havia visto este tópico antes!!

Show de bola, comentários sobre o sistema de tração do TR-4 pertinentes, tive as mesmas sensações utilizando o meu.

Abraço.

Com certeza show de bola..uma coisa que esqueceram de falar que acho importante citar, eh que a reduzida não deve ser usado com muita velocidade, nem com aceleração tão alta, pois os resultados não serão bons...algém reclamou da reduzida, que parec muito com a normal...pelo amor de Deus , isso não existe...tem alguma coisa errada com esse carro...diferença brutal.

Celso Pajero
14/03/2009, 08:02
Olá Caco,

Nas duas vezes que fui ao Japi fiz exatamente o mesmo caminho. Entrei por Cabreúva (fazenda que cobra ingresso) e saí por Jundiaí. Da primeira fui sozinho (ok, isso não se faz) e da segunda levei uns amigos (3 samucas). Aí enfrentei a tal piscina que precisou de guincho.

Mas depois dela logo tivemos que voltar, as erosões ficaram altas e a Pajero começou a pegar, além disso um dos carros se jogou na piscina (ok o motorista jogou o carro) e perdeu o filtro de ar (sorte perder só isso) etc. Tive que comprar um filtro de Scenic e amassar até caber na caixa do Samurai do meu amigo he he :roll:

Veja os tracklogs para Google Earth anexos, o lugar da tal piscina é o "atoleiro" onde começa o segundo trecho...

Se você conhece bem por lá, vamos voltar um dia e explorar melhor... a tal torre quadriculada por exemplo...

Abraços,

Paulo

Boas... Paulo...

Não conhecia esta trilha e pretendo fazer em breve... pois sempre passo pela região... tenho um sítio na região de Itatiba....

O que me deixou curioso é como fez os tracklogs... qual GPS vc tem?

Quando fizer de novo... me avisa... pois eu e outro amigo (uma IO e outra TR4) estamos na fila de espera...!

Abraços,

PauloJ
15/03/2009, 19:59
Olá Celso.

Os tracklogs foram feitos por um GPS Holux M241, um aparelho a pilha no formato de um filme fotográfico 35mm. Ele somente registra posições e transmite real-time por bluetooth, não tem tela. Costumo deixar dentro do carro quando vou a lugares que não conheço, para analisar a região mais tarde no Google Earth.

Tem um pessoal no forum discutindo adaptação de mini-notebook no painel das TR-4 (no lugar do relógio), junto com um GPS desses ficaria show de bola. Alternativamente existem também kits GPS para adaptar dentro do notebook, já vi anúncios. Nesse caso creio que precisará de antena externa.

Caco, por que vc não escolhe uma data para liderar uma trilha no Japi (suponho que vc conhece bem a região) e convida os interessados? Aliás se não conhecer tudo bem, a gente desbrava juntos!

Anexa uma foto do aparelho pendurado no meu pescoço, no Japi.

Abraços a todos,

Paulo


Boas... Paulo...

Não conhecia esta trilha e pretendo fazer em breve... pois sempre passo pela região... tenho um sítio na região de Itatiba....

O que me deixou curioso é como fez os tracklogs... qual GPS vc tem?

Quando fizer de novo... me avisa... pois eu e outro amigo (uma IO e outra TR4) estamos na fila de espera...!

Abraços,

cacostamato
16/03/2009, 17:40
Com certeza show de bola..uma coisa que esqueceram de falar que acho importante citar, eh que a reduzida não deve ser usado com muita velocidade, nem com aceleração tão alta, pois os resultados não serão bons...algém reclamou da reduzida, que parec muito com a normal...pelo amor de Deus , isso não existe...tem alguma coisa errada com esse carro...diferença brutal.


Mitsubixo, vc tem TR4 automática? Não sente que ela reduz pouco? Gostaria de tirar a dúvida a respeito deste carro.
abraço,
Caco

cacostamato
16/03/2009, 17:53
Paulo e Celso, eu já fui umas 3 ou 4 vezes, mas sempre com Willys ou Engesa. Realmente em algumas erosões não sei como seria com TR4 ou pajero, pois quase tombei meu willys na época. Pode amassar lateral, etc. Alguns amigos vão de vitara e tudo bem...

Também não me sinto seguro de ir guiando vcs, pois acho que conheço pouco o local, sempre fui no meio do bolo e não lembro bem das referências. No final deste mês o pessoal do Jeep Clube de Vinhedo pretende ir e levar um pessoal do Esquadrão da Lama de Campinas.

Acho que juntar mais gente pode ser improdutivo, pois serão viaturas mais preparadas (altura, pneus, snorkel) e vão por caminhos mais brabos, além do que, quanto mais carro mais lento fica. Mas vou prestar atenção às referências e depois pego de alguém com GPS pra gente tentar com nossas japas. Provavelmente com mais algumas viaturas de Vinhedo. O que vcs acham?

Abraço,
Caco

cacostamato
16/03/2009, 18:02
Pessoal, quem tiver curiosidade, tem uma porção de fotos da nossa exedição à serra da canastra, no link do jeep clube de vinhedo.
http://www.jeepclubedevinhedo.com.br/evento_zoom.asp?id_registro=65 (http://www.jeepclubedevinhedo.com.br/evento_zoom.asp?id_registro=65)

Paulo, se interessar, na home page entre em Eventos, trilhas fotos, que vai encontrar algumas passagens pelo Japi.

Abraços,
Caco

PauloJ
17/03/2009, 19:16
Pessoal, quem tiver curiosidade, tem uma porção de fotos da nossa exedição à serra da canastra, no link do jeep clube de vinhedo.
http://www.jeepclubedevinhedo.com.br/evento_zoom.asp?id_registro=65 (http://www.jeepclubedevinhedo.com.br/evento_zoom.asp?id_registro=65)

Paulo, se interessar, na home page entre em Eventos, trilhas fotos, que vai encontrar algumas passagens pelo Japi.

Abraços,
Caco
:concordo: 10, Caco. Eu estou quase comprando um Samuca e um cambão, sabia... O que me agrada demais na Pajero é cobrir distâncias longas com rapidez e conforto, puxar uma carreta de motos como se não pesasse e ainda subir nuns lugares que muita gente duvida. Mas pra trilhas difíceis não tem como fazer mágica.

Depois da Páscoa seria legal para mim. Veja lá como andará sua agenda.

Abraços,

Paulo

PauloJ
17/03/2009, 19:27
Olhaí a tal piscina que quase deu mas no final escorregou e guincho... (fotos by Gonza, Samuca preto)

edilsoneras
17/03/2009, 19:59
Caco,

Muito boa as fotos, parabens aos organizadores da expedição!! :palmas: :palmas:

Posso abusar?? :mrgreen:

Nesta expedição haviam varias viaturas TR`s, Trollers, Pick-up`s, Pajeros Sport, etc... Qual o ranking, na sua opinião ou dos que participaram do evento, quanto a desempenho nas trilhas e conforto das viaturas? :pensativo:

Não tenho nenhuma pretensão com a informação sou fã do TR-4, espero trocar por outra zero em 2010, é pura curiosidade mesmo.

Grande abraço!!



Pessoal, quem tiver curiosidade, tem uma porção de fotos da nossa exedição à serra da canastra, no link do jeep clube de vinhedo.
http://www.jeepclubedevinhedo.com.br/evento_zoom.asp?id_registro=65 (http://www.jeepclubedevinhedo.com.br/evento_zoom.asp?id_registro=65)

Paulo, se interessar, na home page entre em Eventos, trilhas fotos, que vai encontrar algumas passagens pelo Japi.

Abraços,
Caco

cacostamato
18/03/2009, 09:42
Edilson, não sei se seria justo eu avaliar todos os carros, pois só andei no meu TR4. Posso dizer que me surpreendi com ele, pois não bateu o fundo em lugar nenhum. Estava preocupado com a entrada do filtro de ar, mas é tão protegida que não entrou nada nas travessias que fizemos. Acho que é pequeno para 4 adultos e suficiente para 2 adultos e 2 crianças, mas fica pesado, o motor fica fraco e a suspensão acha o batente com muita frequência. Pretendo fazer alguma coisa sozinho ou em 2 para checar a viatura sem peso.
A Pajero Sport me surpreendeu também pois passou por tudo sem dificuldades e também sem pneus. É bom dizer também que não fizemos nada de extremamente radical nem muita lama. Eram mais erosões e muita pedra.
A L200 foi bem apesar do pneu/suspensão comuns e do comprimento.
Trollers sem comentários em eficiência - talvez um pouco menos de conforto para os passageiros de trás e porta-malas "simbólico".
Haviam uns 3 Vitaras que também foram muito bem. Um deles ficou com ruídos na homocinética - vale como alerta para os lifts muito altos que podem ter forçado neste caso.
Num dos passeios participou uma Land 110 e na saída de um rio subiu com dificuldade, deixando a passagem bem pior para o próximo, que era um TR4 com pneus originais. Pois o TR4 passou mais fácil que a Land, mesmo com a situação piorada.
Pra falar a verdade, acho que todos têm vantagens e desvantagens e elas eventualmente aparecem numa trilha que tem muita variação de obstáculos. Acho também que o estilo de direção de cada um tem que se encaixar bem com as características do carro. E acho que num passeio como este é importante a variedade de veículos, muitas características diferentes, porque onde um mostra fraqueza tem outro que passa fácil e pode ajudar. Só que a velocidade do grupo é definida pelo mais lerdo e os mais rápidos ficam mais ansiosos.

Desculpe o tamanho da resposta.
Abraços,
Caco

cacostamato
18/03/2009, 09:46
Paulo, acho que conheço o lugar, mas quando passei não estava tão alagado. Estava de Engesa com pneus bem pesados e passei fácil, enquanto um Troller ficou porque enroscou no trilho, senão teria passado fácil.
Vamos marcar mais pra frente então.
abração,
Caco