Ver Versão Completa : Peso absurdo dos parachoques da 95...
CarlinBC
25/02/2009, 11:25
:parede:SPTG 95 .Algum de voces já pegou e carregou um parachoque da SPTG? É um peso absurdo em relação aos carros atuais.Deve pesar mais de dez quilos cada. Estou pensando em aliviar este fardo, retirando aquela estrutura de fibra e ferro e fazer algo mais leve deixando praticamente, apenas a parte externa de plástico.
Alguém já fez esta cirurgia e poderia passar dicas interessantes???
Amigo, pode crer que tudo o que está ali tem uma função.
Imagine vc que o parachoques é o primeiro a absorver o impacto de um acidente e sendo a viatura um carro rigido e pesado (1450kg vazio) estes materiais são necessários.
Se for mexer, indicaria a contrução de parachoques tubulares. Sao fortes e leves.
Júlio C. A. Santos
27/02/2009, 00:28
CarlinBC,
Veja o para choque dos sonhos, pena que não tem no Brasil. :putz:
Abraço
CarlinBC,
Veja o para choque dos sonhos, pena que não tem no Brasil. :putz:
Abraço
Caramba, Sportage Robocop Style! hehehe
Pior que parecem funcionais mesmo, agora tem uma coisa, a não ser que vá aliviar o carro inteiro, não sei até que ponto os parachoques vão fazer alguma diferença.
Se for analisar o risco de deixar muito frágil ainda por cima, não sei se vale a pena também não!
Júlio C. A. Santos
27/02/2009, 02:36
CarlinBC,
Esqueci de falar, sobre tirar peso do para choque: Em nenhum tipo de carro deve-se modificar o projeto original do para choque, a menos que você tire os para choques originais e coloque uns mais "off-road", aí sim, e lembre-se de consultar um profissional para projetar um bom para choques, um para choque "feito em casa" não vai garantir sua segurança em caso de acidente.
Abraço
CarlinBC
27/02/2009, 14:44
É... Acho que os amigos têm razão...Melhor deixar como está.
MarcSport
28/02/2009, 19:28
A troca dos parachoques por metálicos só se justificam se tiver que colocar um guincho pois são muito perigosos em caso de colisões e atropelamentos, eu tinha em minha Sportage, agora estou com o original.
Marc, vc ainda tem esse guincho/parachoque??
Marc, vc ainda tem esse guincho/parachoque??
hahahah, eu ia fazer a mesma pergunta.
[]s
(DU)
MarcSport
02/03/2009, 14:35
Marc, vc ainda tem esse guincho/parachoque??
Eu vendi o guincho, o parachoque e o peito de aço a um colega do Forum que vive no RJ e faz raid com a Sportage.
Eu instalei o guincho para fazer uma "expedição" solitária aos Lençóis Maranhenses e de lá seguir pelo litoral até Jericoacoara, ficou no meu carro por cerca de 1,5 anos...
Se alguém quiser fazer eu posso passar algumas dicas.
Quanto ao modelo de parachoque colocado pelo Julio acima, tem várias empresas no BR que fabricam, em SP a RC4x4 faz, mas tem que levar o carro lá para tirarem as medidas
Bem, aqui no forum tem 2 ou 3 que usam o 4x4 mesmo...então é por isso que ninguem tem parachoque pronto.
Eu fiz o peito de aço e nunca ninguem quis...risos...tirar o parachoque bonitinho com o chifre prateado da frente com dois zoinho amarelão em baixo por um parachoquie ignorante...capaz mesmo...kkkkkkkk
Mas eu farei o meu bem caprichado e passarei o esquema pro pessoal. Antes quero fazer os estribos.
Bem, aqui no forum tem 2 ou 3 que usam o 4x4 mesmo...então é por isso que ninguem tem parachoque pronto.
Eu fiz o peito de aço e nunca ninguem quis...risos...tirar o parachoque bonitinho com o chifre prateado da frente com dois zoinho amarelão em baixo por um parachoquie ignorante...capaz mesmo...kkkkkkkk
Mas eu farei o meu bem caprichado e passarei o esquema pro pessoal. Antes quero fazer os estribos.
Oi Nava, eu tbm to querendo trocar o parachoque e fazer o peito, mas o peito to querendo fazer em aluminio xadrez. Quando fizer o parachoque e o estribo passa a receita.
[]s
(DU)
MarcSport
03/03/2009, 15:12
Bem, aqui no forum tem 2 ou 3 que usam o 4x4 mesmo...então é por isso que ninguem tem parachoque pronto.
Eu fiz o peito de aço e nunca ninguem quis...risos...tirar o parachoque bonitinho com o chifre prateado da frente com dois zoinho amarelão em baixo por um parachoquie ignorante...capaz mesmo...kkkkkkkk
Mas eu farei o meu bem caprichado e passarei o esquema pro pessoal. Antes quero fazer os estribos.
Nava.
Vc vai colocar guincho?
Se sim faça como o meu, se não faça tubular pois fica muito mais barato e leve.
Du.
O peito de aço tem que ser muito "parrudo", lembre-se que muitas vezes o carro fica enroscado em uma pedra e nesse caso o peito vai "suportar" o peso do carro. O meu era feito de aço e levou muita porrada, um mecânico chegou a levantar o carro por ele usando um macaco jacaré e não chegou a amassar, claro que teve a sorte de pegar próximo à um ponto de fixação. O alumínio é mais leve mas para ter a "mesma" resistência do aço terá que ter espessura maior e nesse caso perde-se a vantagem do peso.
Nava.
Vc vai colocar guincho?
Se sim faça como o meu, se não faça tubular pois fica muito mais barato e leve.
Du.
O peito de aço tem que ser muito "parrudo", lembre-se que muitas vezes o carro fica enroscado em uma pedra e nesse caso o peito vai "suportar" o peso do carro. O meu era feito de aço e levou muita porrada, um mecânico chegou a levantar o carro por ele usando um macaco jacaré e não chegou a amassar, claro que teve a sorte de pegar próximo à um ponto de fixação. O alumínio é mais leve mas para ter a "mesma" resistência do aço terá que ter espessura maior e nesse caso perde-se a vantagem do peso.
Vc tem toda razão quanto ao "parrudo" Marcelo, eu conversei com um amigo que trabalha com aluminio e ele me explicou que o aluminio com alta concentração de carbono (ou baixa, não me lembro ao certo) tem a mesma resistencia do aço só que um pouco mais leve, do tipo daqueles usados em açoalho de onibus. Mas antes de fazer ainda vou fazer algumas pesquisas.
[]s
(DU)
Vc quis dizer concentração de cobre...
Olhe, fiz a minha chapa com 3,5 mm de espessura, ando de boa e a parte da frente do eixo, que é nervurada, dobrada, ficou torta da ultima trilha...isso que é presa só na frente por 4 parafusos 6mm!
Aluminio é bom se for somente para fechar o buraco, tipo só passeio, ou carro muito altos.
Ali na proteção de diferencial e carter, tem de ser aço. Ah, e o aluminio é bem caro.
Qdo fizer o parachoque, farei em dois tuos sobrepostos de 50mm parede de 2mm. Na parte central farei um L em chapa para fixação do guincho. Se ficar bom, quero colocar um arco proteção de farol tb. Ficará bem leve e forte.
Se der tudo certo, o parachoque traseiro farei em chapa xadrez na parte de cima e abaixo dois tubos sobrepostos de 50 x 2mm curvados no perfil do carro. Simples e forte.
O rockslider ta meio dificil de sair...ta ficando mais caro e mais fraco que o tubo dobrado em U. Vamos amadurecer a ideia. Detalhe que uma barra de tubo 50 mm por 6 m, que dá pra fazer dois dois lados, custa 85 reais.
Nava, o rockslider não acho muito interessante tendo em vista que ele é fixado na carroceria (pelomenos os que tenho visto são assim), danificaria facilmente a carroceria.
Pretendo fazer os estribos com ferro "U", facil, barato, resistente e exelente acabamento.
[]s
(DU)
Júlio C. A. Santos
04/03/2009, 15:04
Galera,
Mais idéias, façam um bom para choque, e depois postem a receita... :mrgreen:
Abraço
MarcSport
04/03/2009, 16:50
Não tenho fotos muito boas de meu antigo parachoque, mas dá para ter uma idéia.
MarcSport
04/03/2009, 16:58
Mais algumas...
Lucena04
18/11/2009, 23:45
Estou precisando de ajuda/dicas para por um parachoque de ferro.
Faz tempo que estou querendo por o quebramato da Four Weel (foto em anexo), mas pelo jeito não vai substituir o parachoque, de qualquer forma quando eu tiver um tempo vou dar uma passada lá.
Marcelo, onde vc colocou o antigo parachoque que estava na sua Sportage? o bom dele é que já vem com base para guincho.
:concordo:
Júlio C. A. Santos
19/11/2009, 00:26
Lucena,
Esse pára-choque é americano, mas com certeza foi feito sob medida. Você poderia copiar o modelo, repare que ele tem até um local pra instalar o guincho dentro dele. Muito legal esse projeto.
Abraço :concordo:
Marcos Vaz
19/11/2009, 16:08
Nava, quando fizer o para-choque tira fotos da confecção e posta com as medidas e os esquemas.
Agora, se não for pedir muito, vc pode postar o desenho e as medidas do peito de aço?
Obrigado
MarcSport
19/11/2009, 23:16
Estou precisando de ajuda/dicas para por um parachoque de ferro.
Faz tempo que estou querendo por o quebramato da Four Weel (foto em anexo), mas pelo jeito não vai substituir o parachoque, de qualquer forma quando eu tiver um tempo vou dar uma passada lá.
Marcelo, onde vc colocou o antigo parachoque que estava na sua Sportage? o bom dele é que já vem com base para guincho.
:concordo:
Eu vendi para um colega do forum, que está vendendo a SPT dele (se é que ainda não vendeu), talvez ele tenha interesse em vender o parachoque e o peito.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49557
Lucena04
24/11/2009, 10:13
Deixei ontem a Sportage na four weel para fazer o parachoque de ferro, eles vão utilizar o meu carro como modelo para a confecção, por isso vai demorar umas 2 semanas para ficar pronto.
De acordo com o que conversamos ele vai fazer um modelo que dê para embutir o guincho (parecido com o que ele já faz para a TR4, da foto em anexo) e que seja possível integrar o quebra mato ao parachoque, em peças separadas, para que partes possam ser substituídas sem ter que trocar o todo.
O quebra mato para nossas Sports já existe e ele tem a prota entrega (ele que fabrica), é bem parecido (se não for o mesmo) com o da Sportage gringa da foto em anexo. O bom desse quebramato é que dá para por base para guincho nele (no lugar da base para farol de milha, que pode ser colocado mais acima) sem ter que trocar o parachoque, inclusive mantendo-o intacto, além de proteger toda a frente do veículo.
Minha idéia inicial era só colocar o quebramato com suporte para guincho, mas acabei trocando o parachoque tb pq, além de estar pegando no pneu, ele gostou do carro e me deu um bom desconto no pacote pq vai servir de modelo para confecção e propaganda.
Se interessar a alguém por enquanto ele só tem o preço do quebramato que custa 700 reais, que pode vir com a base para guincho.
Ele tb vai fazer o molde do "peito de alumínio", que segundo ele é um alumíno importado mas resistente que o nacional.
Agora é esperar para ver.
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