PDA

Ver Versão Completa : Ajuda Para Entender Tração Do Willys

CREMASCO
25/02/2009, 00:10
Sei que a minha pergunta é bem nível zero, mas como acabei de entrar para o mundo 4x4 após comprar o meu JEEP FORD 75, lá vai a pergunta....
Existe outra maneira de deixar o JEEP com tração nas 4?
Maneira que eu utilizo a alavanca média para cima e a pequena para baixo.
Não faço parte a nenhum clube de jeepeiros, apenas realizei um sonho de infancia em ter um. Então estou aprendendo as coisas aos poucos e sozinho :-D .
JEEP com cambio e motor original.

Obrigado!!!

roneydebrito
25/02/2009, 00:30
po primeiro seu carro tem que ver se teu carro tem roda livre maual ou automatica.

se for manual primeiro passo e girar a borboleta para o 4x4 dos dois lados do carro
se for automatica .nao e nescessario que se faca isso. mas tambem nao funciona direito todos que fazem trilho substituem pelas manuais

quanto as alavancas

a media para frente 4x2
a media para tras 4x4

a pequena

para tras normal
centro neutro
para frente reduzido

lembrando que a reduzida so entra com o 4x4 engatado.

caso voce deseje nas lojas de 4x4 vendem umas placas de indicacao de posicao das alavancas.

e lembrando que nao se deve andar em estrada com 4x4 engatado e nao se deve andar em velocidades elevadas.

rubensx
25/02/2009, 01:08
resumindo vc pode andar com o jeep de 4x2, 4x4 e 4x4 reduzido

não passe de 40km/h com a reduzida acionada (segundo plaqueta da willys) ok?

CREMASCO
25/02/2009, 09:12
Roney e Rubens....
Obrigadão pela informação...
O meu Jeep é roda livre automático. Na mnha cabeça o 4x4 só funcionava com a alavanca média para tras e a pequena para frente (reduzida),não sabia que com as duas alavancas para tras ele ficava 4x4. O estranho é que não noto nenhuma difereça de 4x2 para 4x4, apenas percebo diferença com a reduzida ligada.
Obrigado mais uma vez

RBM
25/02/2009, 09:34
Roney e Rubens....
O meu Jeep é roda livre automático. Na mnha cabeça o 4x4 só funcionava com a alavanca média para tras e a pequena para frente (reduzida),não sabia que com as duas alavancas para tras ele ficava 4x4. O estranho é que não noto nenhuma difereça de 4x2 para 4x4, apenas percebo diferença com a reduzida ligada.
Obrigado mais uma vez

Diferença em força, vc vai sentir só na reduzida mesmo, com a 4x4 normal só percebe que o Jeep tá mais firme numa subida de terra por exemplo...ou na lama

Uma pergunta: se eu ligar a 4x4 e reduzida, sem ligar a roda livre, tem problema???, porque tem horas que sinto falta da força, mas não da 4x4...

roneydebrito
25/02/2009, 09:54
e o caso e que no 4x4 com as rodas livre automatica muitas vezes elas nao estao fundionado . faca um teste em algum piso de terra ou areia para ver se as quatro rodas patinam pois muitas veses as rodas livres estao bichadas. e se tiver de substituir troque pelas manuais.

Roney e Rubens....
Obrigado mais uma vez

CREMASCO
25/02/2009, 10:20
Mas com as rodas livres não funcionando, o 4x4 nem funcionaria na reduzida?

Robertux
25/02/2009, 11:29
Sim, com o 4X4 engatado a reduzida funciona, mesmo que as rodas dianteiras estejam livres. O jeep vai tracionar apenas as rodas trazeiras, mas a reduzida vai funcionar. O cardan dianteiro vai virar, o diferencial dianteiro também, assim como as pontas de eixo, mas as rodas dianteiras estarão "desconectadas" do sistema.

joão k. chikui
25/02/2009, 12:35
Se não forçar , tudo bem .
Tipo apenas uma manobra ou algo assim.
Agora , se for forçar , tem que estar com as RL travadas , pois com isso vc distribui o torque nas 4 rodas.

Uma pergunta: se eu ligar a 4x4 e reduzida, sem ligar a roda livre, tem problema???, porque tem horas que sinto falta da força, mas não da 4x4...[/quote]

roneydebrito
25/02/2009, 14:36
e isso ai .

por isso a importancia de rodas livre confiaveis ou seja manual

Sim, com o 4X4 engatado a reduzida funciona, mesmo que as rodas dianteiras estejam livres. O jeep vai tracionar apenas as rodas trazeiras, mas a reduzida vai funcionar. O cardan dianteiro vai virar, o diferencial dianteiro também, assim como as pontas de eixo, mas as rodas dianteiras estarão "desconectadas" do sistema.