Ver Versão Completa : experiência no niva cd 93-rs
Marcelo2008
24/02/2009, 20:50
Caros niveiros,
pra começo de converso eua apenas acho que o niva é cd. Creio que sim por vir originalmente com volante formuling e caixa gemmer.
Isso é um exemplo do conhecimento (talvez até errado) que venho adquirindo após a compra (de susto) de um niva branco.
Vou relatar algumas situações (sem ordem cronológica) em que passei a compreender o significado de alguns sintomas de problemas enfrentados.
FALTOU EMBREAGEM
Após praticamente estar estreiando o niva com o motor retificado, o tal me deixou ao lado da rodoviária, com o motor invejavelmente em boa forma.
O amigo que me vendera foi até mim e trouxe uma chave fixa (creio que 8 ou 9 mm) para fazer a sangria do sistema. Bastante simples uma vez identificado o cilindro hidráulico inferior.
Sai de volta pra casa e a mudança da 3a. pra 4a. foi frustrada. Já procurava o lugar pra encostar e consegui encaixar de volta a 3a., e assim foi até entrar em casa.
No tempo em que aproveitei pra ir amaciando o motor (nunca acima de 3000), comprei o cilindro inferior e levei pra troca.
O que ocasionou a "ruptura" do cilindro anterior foi a perda de uma de suas fixações (na caixa de ... velocidade?).
O mecânico tratou de fazer a fixação, pelo que entendi, praticamente no mesmo lugar, usando um parafuso de fusca (ou fuca, como dizem aqui).
Mandarei outros relatos ...
Abraços
Marcelo2008
25/02/2009, 20:24
ÁCIDO ESPALHADO
Procurando identificar melhor alguns componentes do motor do Niva, reparei que havia um líquido que percebi ser ácido diluído, de origem identificada na bateria.
A tampa de vedação da bateria havia estourado.
Levei a um auto-elétrico que mediu a tensão saída do alternador: muito alta. Tal situação também podia ser constatada no aumento da luminosidade dos farois durante a aceleração.
O regulador de tensão não mais funcionava.
Em pesquisa nesse fórum, encontrei opiniões e relatos desencontrados quanto ao uso de alguns reguladores de tensão no alternador original do niva.
Decidi, por fim, pela troca do alternador, tendo meu mecânico instalado um alternador utilizado no corcel II, escort e outros. A escolha foi justificada pela facilidade de adaptação no espaço original do alternador e na forma de sua fixação.
Marcio Rossetto
25/02/2009, 20:33
Camarada um conselho de amigo
Se vazou liquido da bateria , lave bem e lubrifique com óleo de manona para não DETONAR A LONGARINA :parede:
Marcelo2008
01/03/2009, 22:30
O ácido respingou no capô, no filtro de ar e no motor, basicamente. Espero que não tenha chegado com significância às longarinas.
Valeu a dica!
Marcelo2008
01/03/2009, 22:40
MOTOR FALHANDO
Mas falhava um bocado, como se fosse um carro à álcool com o motor bem frio.
Essa foi uma das boas dores de cabeça ligadas à parte elétrica do niva. A outra, relacionada à bobina, contarei depois.
A principal percepção era o carro engasgando. Seja na hora de arrancar, nas mais leves retomadas e noutras circunstâncias.
O mais engraçado é que descobri tudo ao passar sobre o trilho de um trem.
Foi assim, estava indo pro cassino, pela estrada da barra, em direção aos molhes de Rio Grande, vendo a belíssima paisagem do Saco da Mangueira, da Vila da Mangueira e do Canal do Norte, e passei a uns 40 km/h num dos pontilhões.
O carro perdeu 60% da sua potência imediatamente...
Na hora parecia uma tragédia. O que teria se desconectado? Putz... Será que esse carro está tão mal assim?
Sem ouvir ruídos metálicos, abri o motor e pressionei a tampa do distribuidor. Depois foi constatado que a tampa não era original, o que impedia o seu perfeito encaixe.
Nessa função toda, percebi que umas centelhas pulavam do cabo bobina-distribuidor até o cabo de aceleração que sobre ele passava.
Não deu pra acreditar, foi só colocar o cabo de aceleração um pouco pro lado que o motor voltou a funcionar direitinho.
Agora pus a tampa do distr. correta e troquei os cabos.
Marcelo2008
22/03/2009, 23:36
QUANDO SIMPLESMENTE NÃO PEGA SE ESTÁ QUENTE
Uma grande fonte de excitação, de emoção era sair com o Niva com a certeza de que ele não podia morrer...
O caso ficava ainda mais interessante considerando a falta de costume com a embreagem que parecia fazer o carro arrancar em um pequeno e vagaroso curso do pedal.
É claro que o carro morreu várias vezes, inclusive por algumas falhas que depois se revelaram ser elétricas ou carburação (vide outras msgs).
De qualquer maneira, não tinha jeito, o carro só pegava de novo depois de uns 10 minutos. Certa vez morreu diante da loteria e, na esperaça de se tratar de um sinal de sorte, nada mais serviu ao bilhete comprado, pois era mais um episódio de bobina quente.
Pra mim, não havia nada de óbvio nisso. Cheguei a ler de um camarada que "o carro não pegar quente pode ser fruto de inúmeros fatores", no que ele provavelmente está certo, mas alguns chegaram a falar que isso era um problema da bobina.
Só vim a ter certeza após usar um pano molhado para esfriá-la e arrancar o carro.
Claro que comprei uma bobina nova (bosch, final 067), que está funcionando bem no sistema de ignição eletrônica do gol 89/90.
BACALHAU
23/03/2009, 01:04
Caro Marcelo, saudações.
Legal a sua iniciativa de colocar para todos nós as suas (in)experiências com o seu NIVA.
Isso vem, mais uma vez, provar que o NIVA é uma porcaria. É um carro que não presta e que só vive dando defeitos e deixando a gente na mão.
CALMA, não joguem pedras. Não fiquei doido.
Claro que estou falando daqueles NIVAs cheios de gambiarras, adaptraições e mal cuidados por seus antigos donos. E, pelos seus relatos, tudo leva a crer que o seu carro é um bom exemplo disso, principalmente quando você relata que a tampa do distribuidor não era original e por isso não encaixava direito, pulavam centelhas do cabo de ignição para o cabo do acelarador, regulador de tensão que não regulava nada, etc., etc..
Faça isso com um Mercedes, um Honda ou qualquer outro desses "carrões" e eles também não irão prestar.
O caminho é esse mesmo. Com calma e muuuuiiitttta paciência vá colocando as coisas em ordem. Procure fazer tudo bem feito, com um mecânico responsável e você terá muitas alegrias com a sua viatura e por muito tempo.
Ah! E não esqueça de nos contar as suas experiências, sejam elas boas ou más, pois elas com certeza vão servir de parâmetro para muitos outros niveiros.
Precisando, ajuda nunca irá faltar, pois um niveiro NUNCA está sozinho.
Marcelo2008
05/04/2009, 23:37
Caro Marcelo, saudações.
Legal a sua iniciativa de colocar para todos nós as suas (in)experiências com o seu NIVA.
Isso vem, mais uma vez, provar que o NIVA é uma porcaria. É um carro que não presta e que só vive dando defeitos e deixando a gente na mão.
CALMA, não joguem pedras. Não fiquei doido.
Claro que estou falando daqueles NIVAs cheios de gambiarras, adaptraições e mal cuidados por seus antigos donos. E, pelos seus relatos, tudo leva a crer que o seu carro é um bom exemplo disso, principalmente quando você relata que a tampa do distribuidor não era original e por isso não encaixava direito, pulavam centelhas do cabo de ignição para o cabo do acelarador, regulador de tensão que não regulava nada, etc., etc..
Faça isso com um Mercedes, um Honda ou qualquer outro desses "carrões" e eles também não irão prestar.
O caminho é esse mesmo. Com calma e muuuuiiitttta paciência vá colocando as coisas em ordem. Procure fazer tudo bem feito, com um mecânico responsável e você terá muitas alegrias com a sua viatura e por muito tempo.
Ah! E não esqueça de nos contar as suas experiências, sejam elas boas ou más, pois elas com certeza vão servir de parâmetro para muitos outros niveiros.
Precisando, ajuda nunca irá faltar, pois um niveiro NUNCA está sozinho.
Pois é espero que ajude alguns.
Mas a tampa do distribuidor foi mais uma economia porca do que uma adpatraição.
POis o carro está bastante original.
Ainda estou pensando em trocar os bancos originais!!!
Aos poucos a coisa vai...
Um abraço,
BACALHAU
06/04/2009, 00:01
Pois é, guri. Aos poucos tu vais colocando a viatura em ordem.
Continua dando (ops :oops:) notícias, tchê. :mrgreen:
Precisando de ajuda, tu gritas. Não vai faltar auxílio, pois aqui não tem gaudério.
Abraços
Luiz André
06/04/2009, 23:02
uma dica pro seu distribuidor, vá a um ferro velho e compre o sistema de ignição do laika completo com distribuidor e a central da ignição, leve a um bom auto eletrico e instale, acerte o ponto, e coloque um resistor ballast na bobina pra não esquentar muito, eu fiz no meu antigo niva regulei direitinho o carburador, e o bichinho ficou fazendo 8 por litro na cidade, e acabou as falhas, vá e seja feliz
hehehehehehe
PS usar a bobina 067 direto sem o resistor arrebenta com o platinado
Marcelo2008
19/04/2009, 23:03
Pois é camaradas,
quando a gente acho que os problemas acabaram, que nada...
Num sábado de tarde, me preparava pra ir à praia, liguei o Niva e, cerca de 30 seg depois, o barulho do motor mudou. Que frustração! Depois de trocar um monte de coisa, mais um problema.
O motor não se mantinha sem aceleração. Mesmo depois de dar uma boa esquentada, ele acabava morrendo. E o que é pior, não pegava. Só pegava depois de um tempo maior transcorrido.
Chamei o mecânico, pois infelizmente minha ignorância continua sendo grande, e ele constatou que a bóia do carburador estava travando.
Ele até deu umas batidas no lado do carburador pra destravar a bóia. Mas tive que comprar a bóia e a agulha, que já foram trocadas.
Aliás, a bóia que foi vendida na Sarancar por um preço meio salgado (90,00) ainda tinha umas imperfeições que dificultou um pouco a instalação.
Oleo de mamona???
PelamordeDeus...isto é do tempo do chevrolet 46....
Tem coisa mais modernosa....kkkkk WD40 no minimo....
Marcelo2008
27/04/2009, 22:40
Oleo de mamona???
PelamordeDeus...isto é do tempo do chevrolet 46....
Tem coisa mais modernosa....kkkkk WD40 no minimo....
?????????????
Marcelo2008
27/04/2009, 23:04
A experiência, claro, não pode se restringi só em defeitos, por isso resolvi botar o niva na estrada - até que o próximo defeito me impedisse.
Saímos com a intenção de chegar a Canguçu, na Serra do Sudeste do RS.
Mas pra justificar a viagem, pegamos estradas secundárias até chegar em Morro Redondo, pequena cidade de colonização alemã.
O niva saiu muito bem. Apesar de exigir a segunda marcha em muitas subidas que também não permitiam embalar de mais.
Bem, no final da tarde chegamos a Canguçu e no dia seguinte o destino era Piratini, primeira capital da curta República Farroupilha.
Nesse dia, já estranhei que, logo ao estacionar no posto de gasolina, de manhã cedinho, uma temperatura de uns 10 graus, meio frio pra começo de abril, o carro morreu. Bem, se pegar, vamos embora.
Pegou e seguimos viagem. Após uns quinze minutos, já na estrada de rodagem que liga Piratini à BR392, comecei a sentir umas falhas.
Pensei que o motor poderia estar ainda frio e puxei um pouco o afogador. As falhas cessaram-se. Alguns quilometros depois, abaixar o afogador significava a volta das falhas, mas o motor claramente não mais estava frio.
O problema ficou óbvio quando o carro morreu 7 km antes de Piratini.
Mas pegou de novo.
Os sintomas se assemelhavam às fugas de corrente e à bóia do carburador agarrada.
Verifiquei a tampa do distribuidor, dei uma olhada no carburador e, como voltava a pegar, após uma visita à bela Piratini, voltamos, aos trancos e morridas, a Rio Grande.
A sorte foi a estrada vazia e o trajeto quase totalmente plano, pois nas subidas o carro não tinha quase nenhuma força.
Bem, relatado isso tudo ao mecânico, seu prognóstico foi preciso e já foi resolvido: troca da bomba de gasolina.
BACALHAU
28/04/2009, 00:56
Pois é, Marcelo, as experiências vão se acumulando. :mrgreen:
Tenho certeza, mais uma vez, que essa sucessão de acontecimentos se deve à fadiga das peças de um carro velho, com (talvez) algum descuido na manutenção pelo antigo proprietário. Um dia isso acaba nem que seja depois de trocar tudo na viatura.:twisted:
Eu só não consigo entender a relação entre o afogador e a bomba de combustível. Sugiro que faça outra viagem de teste. Eu, pela sua descrição, suspeitaria de uma entrada de ar no carburador.
Leandro Rampa
28/04/2009, 08:57
Bom, sou novato a respeito de Niva, mas gostaria de deixar aqui uma observação.
Quando peguei o meu Niva, as vezes ele morria e o motor nao se mantinha acelerado.
Só resolvia isso, quando puxava um pouco o afogador.
Levei ao mecanico, que regulou o carburador e ficou 100%!
Detalhe, ele nao me cobrou nada.
Marcelo, não estou dizendo que seja esse o problema, mas vale a pena dar uma olhada no carburador.
Abraço!
Buenas Marcelo, tambem sou niveiro aqui do sul, sou de Pelotas, tenho niva a pouco mais de um ano, tambem sofri com alguns problemas quando comprei meu niva, mas nada relacionado a motor (o meu é Diesel), e sim ao diferencial dianteiro que teimava em afroxar, mas agora no inicio do ano, tiramos o motor e fizemos o que tinha que ser feito!!!Bom, mas o que eu quero te falar, e p ti seguir em frnete, uma hora o Russo fica bom.Por enquanto o problema e aguentar os amigos e familia falando nas orelhas da gente '''pra que tu foi comprar isso???''!!!abraço
Gustavo Niva
28/04/2009, 14:17
Nesse dia, já estranhei que, logo ao estacionar no posto de gasolina, de manhã cedinho, uma temperatura de uns 10 graus, meio frio pra começo de abril, o carro morreu. Bem, se pegar, vamos embora.Marcelo, tu abasteceu nesse posto?
Quando eu viajo, sempre saio com o carro reguladinho, redondo... e geralmente no 1o posto já vai-se a regulagem pro %#&*@!
[]s
Marcelo2008
02/05/2009, 18:16
Pessoal, agradeço a força, mas ainda não desisti...
Bem, a relação entre afogador e bomba de gasolina?
Eu não sei ao certo, mas penso que, se a bomba tinha deficiência, uma mistura mais rica compensava, não?
De qualquer modo, quando havia uma subida, o desempenho caía bruscamente, o que aparenta maior dificuldade de atuação da bomba.
Ontem andei uns 100 km e as falhas não se repetiram.
Agora, a pergunta: a que se referem quando dizem regulagem do carburador?
O meu é solex, original, e tem aquele ajuste único de plástico (uma rodinha que se gira e altera a lenta). Que outras regulagens?
Abraços
Flugêncio
02/05/2009, 20:04
O meu é solex, original, e tem aquele ajuste único de plástico (uma rodinha que se gira e altera a lenta). Que outras regulagens?
Abraços
Na base do carburador, logo abaixo do parafuso plástico que vc se refere, no sentido cruzado tem um orifício, nele existe uma agulha que tb serve pra regulagem, aperte-a completamente, depois folgue 2 voltas.
Nesta agulha vai um oring, quando estraga fica difícil fazer a regulagem correta.
Marcelo2008
18/07/2009, 20:07
Na base do carburador, logo abaixo do parafuso plástico que vc se refere, no sentido cruzado tem um orifício, nele existe uma agulha que tb serve pra regulagem, aperte-a completamente, depois folgue 2 voltas.
Nesta agulha vai um oring, quando estraga fica difícil fazer a regulagem correta.
Cara, no sentido cruzado à esquerda ou direita?
Vi alguns orifícios mas ainda não identifiquei qual.
Desculpe a ignorança...
Mas o problema era no carburador mesmo, como relato adiante.
Um abraço,
Marcelo2008
18/07/2009, 20:20
Pois é, pra quem não cansa de ter paciência, mais uma vez o Niva me ensinando a ver sinais e reconhecer sintomas.
Desta vez foi logo após fazer o chapeamento (lanternagem) do jipe, que realmente precisava em razão da corrosão que atacava as saias, principalmente a dianteira, e os paralamas. A tinta de quase todo o carro certamente ainda original teve que ceder espaço pra uma nova.
Ficou bom, mas pra levar pra casa tive que levar uma bateria de emergência, pois aminha tinha ido pro saco!
E vi que não bastava trocar a bateria, pois se ela tinha sido esgotada (ainda era nova, menos de um ano), havia uma causa para isso.
No caso, um curto na lanterna traseira.
Acabei por dar uma geral (mas ainda não completa), tirar uns fios sobrando lá no motor, conferir o funcionamento do alternador - que precisará ser revisado em breve, enfim...
Marcelo2008
18/07/2009, 20:42
Pô camaradas,
depois de tanto testar, trocar, conversar, gastar ($$$), não é que o Niva ainda teimava não pegar depois de rodar um tanto.
Passei a questionar se isso realmente tinha relação com o sistema de ignição...
E não é que percebi que o Niva pegava se ficasse pisando fundo no acelerador, constantemente. Tenho certeza de que isso é básico pra muitos de vocês, mas lembrem-se camaradas, eu não entendia bulhufas sobre carburadores. Até dirigi por alguns anos um voyage carburado - que nunca deu problema, mas me acostumei mesmo foi à injeção eletrônica.
O niva estava mesmo era afogando. Por isso que de vez em quando ele morria quando eu ia parando e o giro diminuía. Não era toda hora, mas ocorria. E não podia, pois não pegava, rsrsrs.
Dirigir então, era um trabalho! Nada do que não gostasse, pois o que me interessa no niva é justamente a direção "precária", ou seja, sem sistemas disso ou daquilo que substituem as decisões e atos do motorista.
Bom, o que estava me atrapalhando no caso foi uma bóia (comprada por caros 90 reais na Sarancar) que não funcionava direito.
Espero que agora se mantenha, uma vez que o mecânico reaproveitou a antiga - não sei exatamente como.
Abraços
Marcelo2008
17/09/2009, 21:22
Continua na velha batalha,
o próximo passo é rosolver a folga na direção.
Possuo a gemmer, francesa, mas que tem um bela duma folga.
Não vou nem quantificar pra não queimar o filme...
Já li alguns diálogos e vi referências a várias adptações. Porém, pra
ser sincero, gostaria de manter o que está.
Poderiam meus caros camaradas me esclarecer se:
se encontra pra vender o reparo do setor da caixa francesa?
o que está a venda na sarancar se instala na caixa francesa?
é possível encomendar a fabricação das peças que compõem o reparo?
alguma outra solução que mantenha a caixa francesa?
li sobre um tal de albino que teria resolvido problema parecido de algum camarada, quem é esse albino, o que ele faz?
De antemão agradeço a colaboração dos srs.
Abraços
Marcelo
O sr.Albino é o dono(pelo menos acho) da Apoio 4x4 em Riberão Preto.Dizem que é uma otima pessoa e disposto a ajudar.O site é http://www.apoio4x4.com/
Ele talvez possa te ajudar ou não.:concordo::concordo:
Continua na velha batalha,
o próximo passo é rosolver a folga na direção.
Possuo a gemmer, francesa, mas que tem um bela duma folga.
Não vou nem quantificar pra não queimar o filme...
Já li alguns diálogos e vi referências a várias adptações. Porém, pra
ser sincero, gostaria de manter o que está.
Poderiam meus caros camaradas me esclarecer se:
se encontra pra vender o reparo do setor da caixa francesa?
o que está a venda na sarancar se instala na caixa francesa?
é possível encomendar a fabricação das peças que compõem o reparo?
alguma outra solução que mantenha a caixa francesa?
li sobre um tal de albino que teria resolvido problema parecido de algum camarada, quem é esse albino, o que ele faz?
De antemão agradeço a colaboração dos srs.
Abraços
Marcelo, não creio que seja o caso de trocar algum reparo na direção, se esta for a francesa. Esta caixa de direção dura muuuuuito, a minha já rodou mais de 300.000 em 3 Nivas diferentes. Ela tem regulagem de folga, basta apertar o parafuso de regulagem até que encoste (cuidado para não apertar demais!). Só não vai dar regulagem se alguém já fez alguma bobagem com ela antes, tipo desmontar e não saber montar, ou algo assim.
Flugêncio
19/09/2009, 11:52
Marcelo,
Talvez ajude
Se encontra pra vender o reparo do setor da caixa francesa?
Nunca ví
O que está a venda na sarancar se instala na caixa francesa?
Não
É possível encomendar a fabricação das peças que compõem o reparo?
Sim, é possível recuperar a mesma. Tenho uma que foi recuperada a pouco tempo, por um torneiro muito experiente.
abraço
Flugêncio
19/09/2009, 12:03
Marcelo, não creio que seja o caso de trocar algum reparo na direção, se esta for a francesa. Esta caixa de direção dura muuuuuito, a minha já rodou mais de 300.000 em 3 Nivas diferentes. regulagem de folga, basta apertar o parafuso de regulagem até que encoste (cuidado para não apertar demais!). SóEla tem não vai dar regulagem se alguém já fez alguma bobagem com ela antes, tipo desmontar e não saber montar, ou algo assim.
Gil,
Em muitos casos, a grande desgraça da caixa de direção está justamente na sua citação: " Ela tem regulagem de folga, basta apertar o parafuso de regulagem até que encoste (cuidado para não apertar demais!)".:mrgreen::mrgreen:
Edintruder
19/09/2009, 14:51
Marcelo, infelizmente to te conhecendo por esse forum só hoje. Eu sou de Rio Grande também e em Julho me mudei pra Campo Grande. Eu tenho uma Ranger azul marinho com capota de fibra com Body Lift e usava pneus grandes. Como rio grande é relativamente pequena acredito que tenhas me visto passar por algum lugar.
Bem, o caso é que tenho ainda muitos calos de uma Lada Laika que o meu sogro teve. Nada demais, mas a mecânica da Lada é mais simples do que parece. A maioria dos defeitos são resolvidos por trocas de peças desgastadas e defeituosas, porém como isso não existe mais no mercado, o melhor será a troca por peças mais simples e robustas.
O carburador da Lada é bem complicado de acertar, pois ele arranca "afogado", porém a melhor forma de consertá-lo é a troca por um carburador de corpo simples do corcel. O melhor modelo ainda é do Opala 151 da DFV que te dará mais potência e só tem um parafuso pra regulagem de mistura.
A caixa é um câncer da Lada. Esse sempre vai te dar dores de cabeça. As peças consegues no Uruguai.
O sistema de ignição é outro problema, se conseguires adaptar uma ingnição de chevette no lugar da original será resolvido outra dor de cabeça constante.
Com certeza o melhor seria a colocação do motor AP, porém como já gastasses na retífica, parte para as melhorias.
Em relação à folga do setor, o melhhor será colocar o setor do maverick. Procura com o Adriano no Cassino que ele sabe aonde vais encontrar uma.
Quem sabe quando eu for para Rio Grande no final do ano agente se pecha por aí.
Marcelo2008
20/09/2009, 21:28
Marcelo, não creio que seja o caso de trocar algum reparo na direção, se esta for a francesa. Esta caixa de direção dura muuuuuito, a minha já rodou mais de 300.000 em 3 Nivas diferentes. Ela tem regulagem de folga, basta apertar o parafuso de regulagem até que encoste (cuidado para não apertar demais!). Só não vai dar regulagem se alguém já fez alguma bobagem com ela antes, tipo desmontar e não saber montar, ou algo assim.
É esse o meu medo!!
Marcelo2008
20/09/2009, 21:34
Marcelo, infelizmente to te conhecendo por esse forum só hoje. Eu sou de Rio Grande também e em Julho me mudei pra Campo Grande. Eu tenho uma Ranger azul marinho com capota de fibra com Body Lift e usava pneus grandes. Como rio grande é relativamente pequena acredito que tenhas me visto passar por algum lugar.
Bem, o caso é que tenho ainda muitos calos de uma Lada Laika que o meu sogro teve. Nada demais, mas a mecânica da Lada é mais simples do que parece. A maioria dos defeitos são resolvidos por trocas de peças desgastadas e defeituosas, porém como isso não existe mais no mercado, o melhor será a troca por peças mais simples e robustas.
O carburador da Lada é bem complicado de acertar, pois ele arranca "afogado", porém a melhor forma de consertá-lo é a troca por um carburador de corpo simples do corcel. O melhor modelo ainda é do Opala 151 da DFV que te dará mais potência e só tem um parafuso pra regulagem de mistura.
A caixa é um câncer da Lada. Esse sempre vai te dar dores de cabeça. As peças consegues no Uruguai.
O sistema de ignição é outro problema, se conseguires adaptar uma ingnição de chevette no lugar da original será resolvido outra dor de cabeça constante.
Com certeza o melhor seria a colocação do motor AP, porém como já gastasses na retífica, parte para as melhorias.
Em relação à folga do setor, o melhhor será colocar o setor do maverick. Procura com o Adriano no Cassino que ele sabe aonde vais encontrar uma.
Quem sabe quando eu for para Rio Grande no final do ano agente se pecha por aí.
Pô cara, quando vier pra cá avisa aí.
Valeu vc também pelas dicas,
um amigo meu já mandou um jipe pro Adriano, de quem tinha ouvido falar.
Quem retificou o motor do niva foi o Ariel, ali perto da junção. Demorou mas ficou bem feito - pelo menos é a experiencia de 1500 km rodados que tenho.
Vou tentar consertar a caixa gemmer - como sugeriu o colega acima. Conheces um bom torneiro mecanico em Rio Grande ou Pelotas?
Será que acho mesmo o reparo no Uruguay ?
Um abraço
Edintruder
20/09/2009, 21:53
O Ariel é o cara que mais manja de Niva em RG.
qualquer aperto ele deve saber dos pulos, porém tenta fazer toda a manutenção ou alteração de forma que simplifique a tua vida no futuro.
No Uruguay tem muito lada. Peças tu encontras mais fácil em Rio Branco do que no Chui. Em Jaguarão o pessoal te indica aonde vais encontrar essas peças em Rio Branco.
Torneiro bom eu conheço a Indumar, porém eles fazem muito serviço industrial. Eu andei usando os serviços de um torneiro que fica na teixeira júnior meia quadra da av pelotas. Ele montou o bolaçhão do cardam da minha Ranger e modificou 4 aros mangels de jeep para a ranger e ficou muito bom. Ele não cobra caro.
Peças do motor e transmissão da Lada eu encontrei em Canoas há cerca de 10 anos atrás quando o meu sogro tinha o Lada dele. Acho que hoje não deve ter mais.
Abração!
Marcelo2008
17/12/2009, 14:09
Prezados,
acho que mencionei a grande folga da direção no niva. Como tenho instalada a gemmer (a desejada francesa) não queria partir já para uma adaptação, portanto resolvi consertar o problema.
Depois de aberta a caixa, verificamos que a o rolamento da cremalheira (na haste do braço pitmam) estava detonado. Buscamos um bom torneiro mecanico e fizemos a substituição por um rolamento equivalente.
A folga praticamente acabou. E ela chegava a quase 90 graus!
Para testar o conjunto, fiz ontem um belo passeio - novamente na serra do sudeste. Desta vez, passei por Cerrito, Pedro Osório, Herval e Pedras Altas. Foram 150 km de terra e 250 km de asfalto. Deu pra cansar, pois foram mais de sete horas dirigindo, com pequenas paradas.
Só o freio que vou ter que reajustar. Pois troquei o cilindro principal e ainda não tenho a mesma eficiência de frenagem que tinha antes.
A propósito, comprei o cilindro em Montevideu por 44 reais.
Abraços
Marcelo2008
17/05/2010, 23:41
Boa noite,
outro dia, um barulho já ocorrido noutra ocasião veio impedir minha viagem logo ao sair de casa. Um forte som metálico relacionado ao giro do motor em movimento. Na última vez, tive que dirigir quase 100 Km com ele, buscando o ritmo que menos fizesse barulho. Desta vez, voltei para casa e chamei o guincho.
No mecânico, foi constatada novamente o desprendimento do diferencial dianteiro.
Usamos um parafuso prisioneiro para fixar o diferencial com mais eficácia.
Mas a hipótese é de que se trata de um sintoma de outro problema: a folga nas homocinéticas internas.
Ou seja, as folgas fariam o diferencial balançar, principalmente ao arrancar, quando chega a fazer um som típico, e afrouxariam a sua fixação.
Plausível?
De qualquer forma, já comprei as homocinéticas na LadaParts, mas estou desconfiado que me foram enviadas uma homocinética interna (longa) e uma homocinética externa.
Alguém pode me ajudar a esclarecer tais dúvidas?
Abraços
emilioleonardo
20/05/2010, 03:18
Claro que comprei uma bobina nova (bosch, final 067), que está funcionando bem no sistema de ignição eletrônica do gol 89/90.
Amigo,
Se a sua bobina está na posição original do niva, mude-a de lugar. Caso ela permaneça no local original, perderá a sua vida útil e você logo logo terá que troca-la.
O niva foi projetado para trabalhar também em locais "tropicais", como a Sibéria, então a bobina fica perto da descarga do motor para ser aquecida e funcionar sem ser congelada.
Marcelo2008
20/05/2010, 20:25
Amigo,
Se a sua bobina está na posição original do niva, mude-a de lugar. Caso ela permaneça no local original, perderá a sua vida útil e você logo logo terá que troca-la.
O niva foi projetado para trabalhar também em locais "tropicais", como a Sibéria, então a bobina fica perto da descarga do motor para ser aquecida e funcionar sem ser congelada.
E aí Cara, beleza?
Pois é, já tinha ouvido falar nisso, mas ...
Temos que lembrar alguns aspectos:
- a Rússia e a Europa, mercados mais óbvios do Niva, possuem verão muito quentes, então, tal aspecto deve ter sido levado em conta pelos projetistas;
- eu não estou no Rio de Janeiro, mas em Rio Grande/RS, BEM abaixo do trópico de capricórnio, onde efetivamente existe inverno e o clima é quente em no máximo 4 meses;
- o mecânico que me ajudou no sistema de ignição, com bastante experiência em Nivas no Uruguai, não achou isso necessário, lembrando que, se não me engano o Opala, tem a bobina fixada bem ao lado do coletor;
- desde que identifiquei o problema, que era o carburador afogando, nunca mais tive problemas;
De qualquer maneira, agradeço a dica. Enriquece sempre a experiência.
Um abraço
emilioleonardo
21/05/2010, 02:09
O problema não é funcionar quente, o calor excessivo reduz a vida útil da bobina... pelo menos foi o que constatei em minhas pesquisas pela net.
Na Europa e Russia com certeza temos verões quentes em várias regiões, mas se observar a tabela de aplicações das bobinas, irá perceber que ela perde muito rendimento com o frio intenso. Então pra lá, as vezes esquenta e tudo funciona, mas se esfriar muito, não vai funcionar nada direito.
Pelo menos foi isso que percebi... o custo da mudança pra mim foi molesa, um parafuso, uma arruela de pressão, uma porca e um suporte de eletrocalha de 1/2", nem 5 dinheiros. Fiz o furo no suporte original do macaco e pinba, tá lá! :mrgreen:
E aí Cara, beleza?
Pois é, já tinha ouvido falar nisso, mas ...
Temos que lembrar alguns aspectos:
- a Rússia e a Europa, mercados mais óbvios do Niva, possuem verão muito quentes, então, tal aspecto deve ter sido levado em conta pelos projetistas;
- eu não estou no Rio de Janeiro, mas em Rio Grande/RS, BEM abaixo do trópico de capricórnio, onde efetivamente existe inverno e o clima é quente em no máximo 4 meses;
- o mecânico que me ajudou no sistema de ignição, com bastante experiência em Nivas no Uruguai, não achou isso necessário, lembrando que, se não me engano o Opala, tem a bobina fixada bem ao lado do coletor;
- desde que identifiquei o problema, que era o carburador afogando, nunca mais tive problemas;
De qualquer maneira, agradeço a dica. Enriquece sempre a experiência.
Um abraço
Marcelo, você poderá reposicionar a bobina sem trocar fios e cabos, bastando fixá-la na lateral da entrada de ar para o painel (foi o que fiz no meu Niva anterior) ou, se ela for do tipo moderno, como a do Gol, no parafuso que prende o motor do limpador de parabrisas (foi o que fiz no meu Niva atual).
Marcelo2008
23/05/2010, 21:59
Mas o meu problema, ou questão atual é as tais...
Vi que recebi a homocinética interna curta errada!
Estou negociando receber a peça certa.
Será que o estalo, mais intenso ao arrancar, e soltando rápido a embragem na segunda marcha, é mesmo a homocinética interna? Ela estaria afrouxando
a fixação do diferencial dianteiro?
Conto com a experiência dos colegas...
PS: Alguém precisa de uma homocinética externa?
Abraços
Chico Almeida
23/05/2010, 22:09
Mas o meu problema, ou questão atual é as tais...
Vi que recebi a homocinética interna curta errada!
Estou negociando receber a peça certa.
Será que o estalo, mais intenso ao arrancar, e soltando rápido a embragem na segunda marcha, é mesmo a homocinética interna? Ela estaria afrouxando
a fixação do diferencial dianteiro?
Conto com a experiência dos colegas...
PS: Alguém precisa de uma homocinética externa?
Abraços
Marcelo, boa noite.
Pelo que aprendi sobre verificação de homocinéticas, quando vc está em linha reta e escuta estalos, é a homo interna, quando os estalos são em curvas, o problema é da homo da roda. Vc só precisa identificar qual lado causa o problema ou, na pior das hipóteses, os dois lados!!!!
Abraço,
Marcelo2008
10/09/2010, 19:39
Finalmente coloquei as quatro juntas novinhas,
duas delas vindas do Uruguai (externas) e as outras compradas da
Lada (internas).
O niva parou de estalar nas arrancadas, e espero não mais me deparar com o
diferencial dianteiro solto.
Abraços
Estive falando com o Jossano e ele comentou que uma solução "definitiva" seria a utilização do suporte de diferencial usado no Niva diesel (o original, russo).
Marcelo2008
21/10/2010, 19:22
Obrigado, dica anotada.
Marcelo2008
21/10/2010, 19:26
Sempre achei que as falhas no funcionamento do niva eram decorrentes do carburador original solex (como falam mal dele!).
De um modo geral, era uma maior dificuldade na partida, ausência de resposta em acelerações mais "rápidas", engasgos ao soltar um pouco o acelerador e uma certa inconstância na lenta.
Até que meu amigo Rafael Louro me avisou sobre a necessidade de regular as
válvulas, uma vez transcorridos uns 5000km desde a retífica.
E não é que ficou muito bom.
Vivendo, com o niva, e aprendendo.
Abraços a todos,
thgteixeira
22/10/2010, 00:38
Marcelo;
Muito bacana esse diário que você vem postando! Siga com ele, já foi útil pra mim e pode ser pra muitos colegas!
Grande abraço, e felicidades com o seu russo (no bom sentido :D)!
Marcelo Cleto
24/10/2010, 12:33
Sempre achei que as falhas no funcionamento do niva eram decorrentes do carburador original solex (como falam mal dele!).
De um modo geral, era uma maior dificuldade na partida, ausência de resposta em acelerações mais "rápidas", engasgos ao soltar um pouco o acelerador e uma certa inconstância na lenta.
Até que meu amigo Rafael Louro me avisou sobre a necessidade de regular as
válvulas, uma vez transcorridos uns 5000km desde a retífica.
E não é que ficou muito bom.
Vivendo, com o niva, e aprendendo.
Abraços a todos,
Ola Marcelo....
Tenho sofrido um pouco para ajustar meu Solex ao motor do russo....
Todos os sintomas que voce sofreu o meu esta sofrendo...
É possivel voce descrever mais detalhes sobre os ajustes?
Voce saberia dizer os gicles que voce esta usando?
Abraços
MC.
rafaellouro
28/10/2010, 13:43
boa tarde marcelo. parabens pelo topico so nos dois soubemos o que ja passamos com esse russo!em seguida que eu o comprei digo que consegui tirar do ariel depois de 6 meses (1:retifica) ficava me questionando como pode um niva tao inteiro e original de apenas dois donos(e um dos nivas mais inteiros aqui de rio grande) apresentar tantos problemas? na epoca vai parecer bobagem mas acreditava piamente que o espirito do antigo dono ja falecido insistia em permanecer no jeep atrapalhando o meu convivio com o tal sonhado niva(pois em vida ele afirmara para mim que o niva nao tinha preço pois jamais o venderia por gostar demais do carro ).um grande abraço marcelo.sabado acredito que meu niva vermelho esteja funcionando!! se falamos!
maanunes
28/10/2010, 22:48
Marcelo, tu abasteceu nesse posto?
Quando eu viajo, sempre saio com o carro reguladinho, redondo... e geralmente no 1o posto já vai-se a regulagem pro %#&*@!
[]s
Certa vez voltando de buzios o niva começou a falhar. Na manha seguinte fui trabalhar com o carro falhando, como iria precisar dele, deixei num mecanico para ele dar uma olhada. Na hora do almoço fui falar com ele, a resposta dele `
Bota gasolina nessa m&rd@ que ele anda! falei mas o tanque esta com gasolina! na sua educaçao brit^amica : essa p... 'e qq coisa menos gasolina!
maanunes
28/10/2010, 22:57
Estive falando com o Jossano e ele comentou que uma solução "definitiva" seria a utilização do suporte de diferencial usado no Niva diesel (o original, russo).
Tumatti, como eh esse suporte?
[]s
BACALHAU
28/10/2010, 23:05
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTsgRAAAtfsTTVHIMxjI3is8XH3iZYb9 ZK2VctPQshto1scESQ&t=1&usg=__peyfpPpGTiA7BBtBC3qIhcZKO8A=
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQPZC2Q0--GLzzRPsgJahiWTAM01ZeVYO_TdFkMhYV9quoaghQ&t=1&usg=__OS4h6uGnb_aoBHRckmijIfiRIuM=
rafaellouro
28/10/2010, 23:44
Ola Marcelo....
Tenho sofrido um pouco para ajustar meu Solex ao motor do russo....
Todos os sintomas que voce sofreu o meu esta sofrendo...
É possivel voce descrever mais detalhes sobre os ajustes?
Voce saberia dizer os gicles que voce esta usando?
Abraços
MC. rafael louro
vou dar meu parecer para sua pergunta. amigo uns dos maiores problema do niva na atualidade e que ele envelheceu voce pega um carburador de 15,20 anos de uso e dificil voce deixar ele 100% e estamos falando num carburador russo de manutençao delicada que requer muita atençao pois e um carburador de duplo circuito de fluxo descendente com econostato de peças internas diferenciadas apenas pelas suas medidas e uma inversao de medidas no sistema podera alterar todo o funcionamento do conjunto provocando um pessimo desempenho do motor o conselho que lhe dou e o seguinte voce afirma que esta sofrendo com ajustes em seu carburador correto! acredito que ja tenha trocado reparos,boia ,etc."stop"stop"pare com tudo e encomende um novo custa de r$500 a 600 reais nao sei lhe precisar o preço certo mas uma coisa lhe digo voce nao tera mais dores de cabeça nos proximos anos caso voce nao esteja disposto em gastar esse valor voce tem outra alternativa que muitos aprovam e outros contestam e a adptaçao do carburador de circuido simples webber (corcel 1)custa150,00 +30,00 kit ,agulha, boia(muita atençao na hora da compra tem que ser na medida certa) , devidamente contrapinada no minimo um ano sem problemas a 10km/l cidade mas como tudo na vida nao sao flores voce tera alguns cv a menos seu motor ira andar mais quente proveniente da mistura rica e um bom exemplo e na partida a frio voce quase nao usa o afogador mas digamos que os "efeitos colaterais "dessa adptaçao o pior detalhe desse carburador e que o mesmo nao possui retorno isso mesmo nao possui retorno no dia que a boia trancar ja sabe ne!e coletor encharcado de gasolina.meu ultimo niva tinha um carburador desses usei um ano e meio so troquei os reparos uma vez altamente confiavel .espero ter ajudado.
vou dar meu parecer para sua pergunta. amigo uns dos maiores problema do niva na atualidade e que ele envelheceu voce pega um carburador de 15,20 anos de uso e dificil voce deixar ele 100% e estamos falando num carburador russo de manutençao delicada que requer muita atençao pois e um carburador de duplo circuito de fluxo descendente com econostato de peças internas diferenciadas apenas pelas suas medidas e uma inversao de medidas no sistema podera alterar todo o funcionamento do conjunto provocando um pessimo desempenho do motor o conselho que lhe dou e o seguinte voce afirma que esta sofrendo com ajustes em seu carburador correto! acredito que ja tenha trocado reparos,boia ,etc."stop"stop"pare com tudo e encomende um novo custa de r$500 a 600 reais nao sei lhe precisar o preço certo mas uma coisa lhe digo voce nao tera mais dores de cabeça nos proximos anos caso voce nao esteja disposto em gastar esse valor voce tem outra alternativa que muitos aprovam e outros contestam e a adptaçao do carburador de circuido simples webber (corcel 1)custa150,00 +30,00 kit ,agulha, boia(muita atençao na hora da compra tem que ser na medida certa) , devidamente contrapinada no minimo um ano sem problemas a 10km/l cidade mas como tudo na vida nao sao flores voce tera alguns cv a menos seu motor ira andar mais quente proveniente da mistura rica e um bom exemplo e na partida a frio voce quase nao usa o afogador mas digamos que os "efeitos colaterais "dessa adptaçao o pior detalhe desse carburador e que o mesmo nao possui retorno isso mesmo nao possui retorno no dia que a boia trancar ja sabe ne!e coletor encharcado de gasolina.meu ultimo niva tinha um carburador desses usei um ano e meio so troquei os reparos uma vez altamente confiavel .espero ter ajudado.
Eu recomendo sempre a compra de um novo carburador russo, 20 anos rodando com nossa sopalina é dose para qualquer carburador! Um novo deve custar hoje uns R$500 a R$600 (aproveite o dólar barato, amanhã ninguém sabe!), e vai dar muito menos amolação!
Marcelo2008
29/10/2010, 20:04
Ola Marcelo....
Tenho sofrido um pouco para ajustar meu Solex ao motor do russo....
Todos os sintomas que voce sofreu o meu esta sofrendo...
É possivel voce descrever mais detalhes sobre os ajustes?
Voce saberia dizer os gicles que voce esta usando?
Abraços
MC.
Infelizmente eu não posso te dar essa informação, por ignorância mesmo.
O que sei dizer é que já troquei a agulha do carburador, tentei trocar a bóia, mas a nova era pior do que a velha, e resolvi muita coisa que atribuia - com a mesma ignorância - ao carburador, com a regulagem das válvulas.
Sobre isso, o Rafael Louro pode dar detalhes, pois foi ele mesmo quem fez.
Marcelo2008
29/10/2010, 20:10
Pois é, como disse o Rafael, como pode um carro tão inteiro dar tantos problemas?
Deve ser típico dos Nivas!
De qualquer maneira, feliz com as novas regulagens, passei a perceber um ruído
que parecia vir da região do banco dianteiro do carona.
Esse som se apresentava principalmente quando a rotação caía. Por exemplo, em terceira ou quarta marcha, a 1500 rpm.
Procuramos parafusos soltos etc e nada demais foi encontrado. Daí, foi feita uma inspeção na fixação da caixa de câmbio no assoalho e encontramos ali a possível origem dos ruídos. Fazia todo o sentido.
Encomendei ao Rafael que fez um bom trabalho. Os ruídos realmente sumiram.
Abraços alentadores aos camaradas,
Pois é, como disse o Rafael, como pode um carro tão inteiro dar tantos problemas?
Deve ser típico dos Nivas!
De qualquer maneira, feliz com as novas regulagens, passei a perceber um ruído
que parecia vir da região do banco dianteiro do carona.
Esse som se apresentava principalmente quando a rotação caía. Por exemplo, em terceira ou quarta marcha, a 1500 rpm.
Procuramos parafusos soltos etc e nada demais foi encontrado. Daí, foi feita uma inspeção na fixação da caixa de câmbio no assoalho e encontramos ali a possível origem dos ruídos. Fazia todo o sentido.
Encomendei ao Rafael que fez um bom trabalho. Os ruídos realmente sumiram.
Abraços alentadores aos camaradas,
Marcelo, não esqueça que seu Niva tem quase 20 anos, deve ter passado por uma meia dúzia de donos, cada um deles querendo, ao adquirí-lo, testar os limites do carro. Este é um problema comum a carros usados, e quanto mais velhos (ou devo dizer antigos? :mrgreen:) e mais proprietários anteriores, mais provável que se encontrem problemas. Cabe a você, atual "vítima", descobrir o que está errado e consertar. A partir do momento em que você tiver descoberto e consertado as besteiras que os proprietários anteriores fizeram ou deixaram de consertar, você deverá ter um carro mais confiável. Não desanime, é uma questão de paciência! :concordo:
Marcelo2008
19/11/2010, 20:22
Marcelo, não esqueça que seu Niva tem quase 20 anos, deve ter passado por uma meia dúzia de donos, cada um deles querendo, ao adquirí-lo, testar os limites do carro. Este é um problema comum a carros usados, e quanto mais velhos (ou devo dizer antigos? :mrgreen:) e mais proprietários anteriores, mais provável que se encontrem problemas. Cabe a você, atual "vítima", descobrir o que está errado e consertar. A partir do momento em que você tiver descoberto e consertado as besteiras que os proprietários anteriores fizeram ou deixaram de consertar, você deverá ter um carro mais confiável. Não desanime, é uma questão de paciência! :concordo:
OOpaa!
Tá achando que meu Niva é uma Puta Véia! RSRSRS
Na verdade, meu caro, acho que a maioria dos problemas, ou da dificuldade em resolvê-los, se deve a dois fatores principais:
- o tempo que o carro ficou sem manutenção;
- o meu desconhecimento e falta de experiência na detecção dos problemas;
Esse niva, teve poucos donos. Tirando o Rafael, que ficou com ele alguns meses para revendê-lo, ele praticamente só teve um dono antes de mim.
E que era um senhor que usava o niva para deslocar-se no interior de São José do Norte até o seu campo. Portanto, nada de trilhas radicais ou de experimentos alucinantes...
Mas, de qualquer maneira, valeu pela força,
um abraço,
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.