Ver Versão Completa : Quero comprar um Niva
Bocaina4x4
24/02/2009, 08:51
Olá... sou novo aqui no forum....
Eu estou afim de comprar um niva..... e estou a procura... dou preferencia para os que estão adaptados com motor ap 1.8..... que me parece uma melhor opção em termos de consumo e manutenção....
Gostaria de uma opnião de vcs Niveiros experientes sobre esse jipe... quais pontos no jipe que eu devo ter uma atenção especial antes de adquiri-lo.... eu dei uma olhada em um que o dono diz que fazia tempo que ficou parado e continua parado.. mas esta novinho.... um mecanico me disse que eh problema pelo fato de ter ficado parado pelo fato de motor transmisão e direferencial ficar sem a lubrificação na parte superior e com o tempo pode ter oxidado e me trará problemas futuros.....
Mas a questão mais importante seria a que pontos eu devo ficar experto ao averiguar um Niva para a compra!!
Eh uma boa opção os modelos adaptados com motor ap1.8??
JuniorScartezini
24/02/2009, 09:16
Olá... sou novo aqui no forum....
Eu estou afim de comprar um niva..... e estou a procura... dou preferencia para os que estão adaptados com motor ap 1.8..... que me parece uma melhor opção em termos de consumo e manutenção....
Gostaria de uma opnião de vcs Niveiros experientes sobre esse jipe... quais pontos no jipe que eu devo ter uma atenção especial antes de adquiri-lo.... eu dei uma olhada em um que o dono diz que fazia tempo que ficou parado e continua parado.. mas esta novinho.... um mecanico me disse que eh problema pelo fato de ter ficado parado pelo fato de motor transmisão e direferencial ficar sem a lubrificação na parte superior e com o tempo pode ter oxidado e me trará problemas futuros.....
Mas a questão mais importante seria a que pontos eu devo ficar experto ao averiguar um Niva para a compra!!
Eh uma boa opção os modelos adaptados com motor ap1.8??
Olá aspirante a niveiro,
cara, há quem discorde, mas o motor original não é tão bebedor assim se comparado à um AP 1.8 ou 2.0, o meu faz 9km/l tranqüilo, sendo que o original para trilha é muito, mas muito superior ao AP, ainda tem o fator adaptação ou adaptraição, nem todos se preocupam em fazer uma instalação adequada do motor AP, ou seja qual for o motor adaptado ao russo ou qualquer outro TT, já vi de tudo e cada um instalado de uma forma, sobre os AP, uns ficam inclinados mais do que o ideal, outro em linha reta, verá cada absurdo, é claro, existem excelente instaladores no mercado, e muitos tacanhos, só estou lhe alertando sobre os risco de pegar uma granada sem pino... :concordo::concordo:
Quanto à um veículo que ficou muito tempo parado é de praxe, lubrificar tudo devidamente, se vc tiver que fazer uma substituição de peça é natural para qualquer veículo independente do ano de fabricação, ficou parado corre esse risco, mas nada assustador. :concordo::concordo:
Os cuidados ao escolher, verifique os pontos de ferrugem, verifique o assoalho por baixo, as longarinas, verifique a folga no setor de direção (é normal, em quanto for folga, se for férias já é de se preocupar), verifique os pontos de fixação dos coxins da caixa de transferência, verifique as borrachas dos vidros se há algum ponto ferrugem surgindo por baixo dela, entre outros, estaremos aqui para ajudá-lo, se o niva estiver rodando (que não é o caso desse) tem outras dicas para serem verificadas. :concordo::concordo:
Novamente sobre o motor AP, desmistifique essa idéia, o motor original é bom, é resistente e é original :concordo::concordo::concordo:.
Boa sorte na sua procura:concordo::concordo::concordo:.
Abraços e seja bem vindo ao Fórum 4x4 Brasil :palmas::palmas:
Bocaina4x4
24/02/2009, 09:54
Obrigado pela dica..... um mecanico amigo meu disse que por ficar parado o carro as partes lubrificadas diferencial motor e cambio ficam secas na parte superior causando oxidação.. e com o tempo pode haver desgaste de engrenagem pistão bloco e outros.. causando o conhecido "ronco" ai terei problemas serios..... mas como avaliar isso na compra?? teria que levar em um mecanico e mandar desmontar tudo.. correto??
A respeito do motor 1.8 eu achei que seria melhor por ser mais conhecido a adapta~]ao no alcool... o motor russo roda bem no alcool?? tem muita gente que faz isso em seu niva?
JuniorScartezini
24/02/2009, 10:11
Existem muitos motores originais com carburação à álcool, carburador weber, e fica muito bom, inclusive com comando aerocar que melhora o rendimento do motor.
Quanto ao niva parado, leve em um mecânico de confiança, que saiba trabalhar com o niva, fuja de tacanhos, de comum acordo com o vendedor e verifique tudo isso, de qualquer modo, dependendo do preço que você esta disposto a pagar, tem muito niva rodando em excelente estado de conservação à um preço muito bom, muitos nivas, viu, vale a pena até ir longe para buscar um bom russinho, pense nisto.
Ah, em tempo, veja bem, qualquer carro usado vc terá gastos com manutenção e troca de peças, em um 4x4 que vc provavelmente irá fazer uso de seus recursos, isso é muito mais contante ok!?
Abraços e boa sorte.
fsoaresi
25/02/2009, 02:30
Bocaina de MG ou SP?
Estou procurando um NIVA de um tamanho específico para mim, acabei trazendo um amigo para minha fantasia também... por isto, entendo as suas dúvidas, estou num momento parecido, mas, talvez por ter começado antes possa lhe recomendar ler os tópicos do forum, vai se sentir mais seguro em relação ao NIVA.
Posso dizer que lendo e falando com o pessoal do tópico NIVA, cheguei algumas conclusões sobre motor (são minhas conclusões).
- Não faria a alteração do motor sem tentar o original (a não ser que não tivesse motor...);
- Se realmente considerar a troca de motor, pensaria num 1.7 a diesel - difícil de encontrar, no entanto, é o mais fácil de adaptar, mas, não se esqueça do tempo para regulamentar (se não desistir do AP, veja o Kit Br2000, liga para atacama4x4);
- A princípio, só pensaria em ter um NIVA com motor adaptado (normalmente são mais caros), se eu fizesse a adaptação;
- Considerar o Kit aerocar no motor original;
Bem, de resto, tinha um site com um passo-a-passo de avaliação de NIVA que saiu do ar, mas, posso lhe passar via e-mail (mande o seu e-mail via mensagem privada se preferir), pois, copiei para o meu computador - estou colocando uma parte dele abaixo.
Caso não feche este NIVA ou ache outro original ai por cima na Bocaina, me avise. Sei que tem alguns em Mirantão meio esquecidos, devo subir no mês que vem para Bocaina de Minas, Liberdade, Passa Vinte.... seria legal aproveitar e ver um NIVA.
Abs
Ai vai parte do site que copiei:
NIVA na hora da compra:
É normal existir um pouco de vibração nas alavancas da caixa de reduzida, mas fique atento a excessos. Avalie a condição em baixas e "altas" velocidades, normalmente as vibrações se acentuam numa faixa bem definida. Faça o teste também arrancando com o carro em subidas, observando se o carro não chacoalha inteiro. Lembre-se, é comum existir um pouco de vibração, porem nada muito acentuado.
Convém testar também com o carro parado. Posicione a alavanca da reduzida em neutro, engrene o carro ate a quarta marcha e verifique se ocorre excesso de vibrações em altas rotações.
Clique aqui (http://www.niva4x4.com.br/manutencao/vibracao.htm)e saiba mais sobre vibrações nas alavancas do Niva.
Dirija o Niva em uma rua plana, acelere e tire o pé abruptamente. A alavanca de marchas não deve pular sozinha para ponto morto. Faça isso em todas as marchas, observando também se as marchas não raspam excessivamente quando engatadas.
Com o carro desligado, deixe a alavanca da reduzida em neutro, e verifique se todas as marchas engatam e desengatam satisfatoriamente, mesmo sem pisar na embreagem. Exceto a marcha ré.
Teste o funcionamento da redução dirigindo o carro em primeira macha reduzida e logo após sem a reduzida acionada, você deve perceber claramente a diferença. Procure também subir com o carro em morro ou algo similar, você notará que com a reduzida acionada o carro ganha força.
Teste o funcionamento do bloqueio. É comum certa dificuldade para acionar e desacionar a alavanca de bloqueio. Uma vez engatada luz amarela acesa, dirija em linha reta e observe a existência de barulhos ou estalos na aceleração e desaceleração do carro. Não esqueça de desbloquear o carro após o teste.
Quanto à funilaria do Niva, verifique primeiramente o estado geral do carro quanto a batidas fortes e pontos de ferrugem aparentes.
Atenção também para os seguintes pontos:
Assoalho próximo à caixa de reduzida e cambio. Trincas acentuadas ou sinais de solda nessas regiões podem indicar que o carro foi solicitado alem dos limites ou é consequencia de vibração acentuada. Foto 1 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/DSC00113.jpg) e 2 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/DSC00108.jpg)
Verifique o estado da lataria da parede corta fogo do lado do motorista. E possível que
vazamentos de fluido de freio e embreagem antecipem a ferrugem naquela região.
Inspecione por fora e por dentro do carro, retirando os carpetes caso necessário.
Inspecione o alojamento da bateria, também costuma apodrecer.
Verifique cuidadosamente a condição das longarinas do Niva. Elas não devem estar
excessivamente tortas e é desejável que sejam da mesma cor do carro. Desconfie de
Nivas pretos por baixo, talvez estejam bem podres. Foto 3 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/DSC00111.jpg) e 4 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/DSC00112.jpg)
Verifique o estado geral das borrachas dos párabrisas e portas, principalmente pra ver se
não há ferrugem próxima a elas.Verifique também se não há massa plástica na parte de
baixo da porta.
Verifique se o local que fixa a caixa de direção não esta trincado (São três parafusos de
fixação). Movimente o volante para cima e para baixo, ele não deve parecer solto. Fotos 5 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/DSC00118.jpg)
A direção do Niva deve ser avaliada com o carro em movimento. Não deve ser muito
pesada nem ter muita folga. Procure andar em vários Nivas e sentir o comportamento.
Na hora de avaliar a saúde do motor e da carburação o ideal é consultar um mecânico de confiança.
Caso o Niva já tenha motor AP instalado, informe-se qual kit de adaptação foi utilizado, os mais comuns e testados são os do Estilo Off Road ( Rogério ) e da Erosão Off Road.
Fique atento a:
Proximidade do motor com a parede corta fogo.
Interferências ( ex.: Carcaça do motor ou cambio encostando na lataria, etc..)
Instalação da ventoinha elétrica
Sistema de arrefecimento funcionando adequadamente
Vibração da caixa de transferencia
Chicotes elétricos
Coletor de descarga e escapamento (o ideal é o conjunto ser compatível ao motor utilizado)
Com relação ao consumo combustível, deve ser no mínimo 5km/l na cidade. Tudo depende do motor, condição da carburação, pneus, etc.. Meu Niva faz 9km/l, aferidos na cidade.
A embreagem do Niva não é dura nem pesada pois seu funcionamento é hidráulico, porem se comparada a um carro de passeio será evidentimente um pouco pior. Observe se não existe vazamento de fluido pelo cilindro inferior . Foto 6 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/haste-embreagem.jpg)
(continua)
Bocaina4x4
25/02/2009, 07:51
ah algum tempo eu procuro um niva mas nunca fui a finco e tb nunca experimentei um tb.... agora preciso vender meu carro e quero pegar um mais barato e pensei em um niva pois nao faço trilha mas uso o carro tb em estradas rurais e o niva para mim seria uma boa obção... a minha unica preocupação seria a parte mecanica.... aqui na minha cidade nao existe muito esse negocio de jipe, 4x4 entende, nao sei como eh o mercado de peças e serviços pq tb nunca pesquisei.... a manutenção desse carro vcs acham que eh dificil para os mecanicos??? eu sei que aqui existem mecanicos ótimos mas para mexer com carros antigos... fusca brasilia variant.... sei pq eu tive uma variant..rs será que eles vão saber lidar com a mecanica do niva???...
agradeço a atenção....
JuniorScartezini
25/02/2009, 11:02
ah algum tempo eu procuro um niva mas nunca fui a finco e tb nunca experimentei um tb.... agora preciso vender meu carro e quero pegar um mais barato e pensei em um niva pois nao faço trilha mas uso o carro tb em estradas rurais e o niva para mim seria uma boa obção... a minha unica preocupação seria a parte mecanica.... aqui na minha cidade nao existe muito esse negocio de jipe, 4x4 entende, nao sei como eh o mercado de peças e serviços pq tb nunca pesquisei.... a manutenção desse carro vcs acham que eh dificil para os mecanicos??? eu sei que aqui existem mecanicos ótimos mas para mexer com carros antigos... fusca brasilia variant.... sei pq eu tive uma variant..rs será que eles vão saber lidar com a mecanica do niva???...
agradeço a atenção....
Sem querer te desanimar, mas já desanimando, já pensou em um Fiat Uno, é bom em estrada de chão a manutenção será muito, mas muito mais barata que a do Niva.
Em relação ao mecânico, não é bem assim, a mecânica do niva nada tem haver com a mecânica dos VW antigos, ainda tem mais, embora a mecânica do niva seja bem espartana, não é qualquer um que vai querer se aventurar nele, cuidado com tacanhos!
Abraços.
Bocaina4x4
25/02/2009, 11:54
Sim sim... eu sei que nao tem nada haver mecanicade vw antigo com niva..... e uno nem chega onde eu normalmente vou.... tem que ser 4x4 ou tração traseira.. fusca brasilia variant.... mas como quero um carro pra ser unico carro de casa pensei em um melhorzinho que variant que ja tive... mais valente entende... e bompra rodar nacidade e na estrada...
Vou dar uma olhada com os mecanicos aqui da minha cidade se eles conhecem etc.... teve uma epoca aqui que era febre jipe 4x4... mas nao tinha nivas.... conheço um cara que ainda tem um jipe... vou ver com ele onde ele leva o dele pra mecanica.... provavelmente mechem com qq 4x4....
JuniorScartezini
25/02/2009, 13:05
Sim sim... eu sei que nao tem nada haver mecanicade vw antigo com niva..... e uno nem chega onde eu normalmente vou.... tem que ser 4x4 ou tração traseira.. fusca brasilia variant.... mas como quero um carro pra ser unico carro de casa pensei em um melhorzinho que variant que ja tive... mais valente entende... e bompra rodar nacidade e na estrada...
Vou dar uma olhada com os mecanicos aqui da minha cidade se eles conhecem etc.... teve uma epoca aqui que era febre jipe 4x4... mas nao tinha nivas.... conheço um cara que ainda tem um jipe... vou ver com ele onde ele leva o dele pra mecanica.... provavelmente mechem com qq 4x4....
Então se você quer um para rodar no dia a dia, vale a pena buscar um longe dai, esta disposto a pagar quanto?
Sobre os mecânicos, o lance é vc conseguir um que seja criterioso, cuidadoso, o restante vc mesmo faz, quem tem niva tem que aprender a fazer algumas coisas na garagem.
Abraços.
Bocaina4x4
25/02/2009, 16:17
Olha Junior..... eu estou disposto a pagar por um carro bom de lata e mecanica.... o nosso amigo cabral me ofereceu o dele por 10 conto..... precisaria ver o carro mas partindo do principio que o cara eh um mecanico acredito que o carro estaje bom.... mecanicos cuidadosos e criteriosos aqui tem sim.... por falta de 1 temos uns 3.... eh bastante pra uma cidade de 9 mil habitantes!!rsr
fsoaresi
26/02/2009, 01:05
Bocaina, te mandei o guia para avaliação por e-mail.
Vou dar minha humilde opinião de pretenso niveiro, sem medo de falar besteira, pois, sei que o pessoal do forum vai me corrigir se estiver errado.
ah algum tempo eu procuro um niva mas nunca fui a finco e tb nunca experimentei um tb....
Tem que experimentar. No meu caso, gostei mais ainda quando entrei num. Ele é maior do que imaginava, o barulho é legal, me lembra o do diesel,...
agora preciso vender meu carro e quero pegar um mais barato e pensei em um niva pois nao faço trilha mas uso o carro tb em estradas rurais e o niva para mim seria uma boa obção... a minha unica preocupação seria a parte mecanica....
Lembre que o NIVA tem uns 15 anos, o ideal é pegar um e dar uma geral, assim saberá o que foi feito.
A vantagem do NIVA em relação aos outros, é a altura e o 4X4, se vc não vai utilizar isto, será mais racional um carro 4X2.
Por isto, a idéia do Jr. de pegar um Uno não é má, pois, é barato de mantunção e se vira bem na terra - só não terá o charme do NIVA.
aqui na minha cidade nao existe muito esse negocio de jipe, 4x4 entende, nao sei como eh o mercado de peças e serviços pq tb nunca pesquisei....
Pelo que vi, tem bons caras em SP, o Wilson parece ser imbatível.
Para peças, tem o Jossano (que importa qualquer peça que encontrar no site russo), a Casa do Lada e Sarancar. Pelas informações que vi, estes têm o melhor custo/benefício.
Veja tb o tópico com o ranking das oficinas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30645
Vou colocar tb uma lista feita pelo Gil abaixo.
a manutenção desse carro vcs acham que eh dificil para os mecanicos??? eu sei que aqui existem mecanicos ótimos mas para mexer com carros antigos... fusca brasilia variant.... sei pq eu tive uma variant..rs será que eles vão saber lidar com a mecanica do niva???...
Como disseram, NIVA é diferente de todos. Para ter uma idéia, tenho um mecânico que mexe em Mit, e adora Suzuki, mas, disse para eu não levar NIVA lá se comprar um, rsrs...
agradeço a atenção...
Abs
Lá vai a lista do Gil:
WILSON (oficina mecânica): Al. dos Carinás 725 - Moema (próx. Shopping Ibirapuera e Aeroporto de Congonhas) - Fone (0XX11) 5531.7796
THE BEN'S CAR /PACHECO (serviços de funilaria e pintura): R. Cristóvão Pereira 1.192 - Campo Belo (próx. Extra Aeroporto) - Fones (0XX11) 5533.4396 / 9756.6379
MARIO UMEDA / MATHEUS (eletricista): Av. Washington Luís 4916 - Jardim Bélgica (próx. viaduto Av. Águas Espraiadas e cruzamento c/ Av. Sta. Catarina) - Fones (0XX11) 5032.2647 / 5031.9628
ELO / LOURIVAL (alinhamento de direção): Av. Iraí 957 - Moema (trav. Av. Ruben Berta, esq. churrascaria Fogo de Chão) - Fones 5531.9585 / 5093.8934
Aproveitando, uma lista com os nomes e telefones de alguns fornecedores de peças/serviços Lada:
Alternativa 4x4: (0XX11) 6221.5359 / 6221.5327
Auto Peças Diorio - Floriano e Wilton: (0XX11) 6557.8012 / 6557.7991 / 6553.5958 / 9577.1742 (Floriano) / 9995.7114 (Wilton)
Bomer (antiga autorizada Lada em S. Bernardo do Campo): (0XX11) 4125.0044
Lad Peças: (0XX11) 3825.1486 / 3825.1853 / 9986.4659 (Arruda)
Saran'Car - Marli (em Guarulhos): (0XX11) 6432.2509 / 9508.9205 (Marli)
Status (Santo André): (0XX11) 4451.7920 / 4974.3672
Bocaina4x4
26/02/2009, 09:03
Obrigado pelas dicas e concelhos mas o Uno definitivamente nao encararia alguns lugares onde gosto de ir... as vezes fico sem ir pq meu carro nao chega.... um carro alto com tração traseira talvez quebraria um galho... por minha variant até que era boazinha pra fazer o que eu gosto..... mas eu tinha dó de colocar ela em tais lugares... (era muito novinha.. gastei muito dinheiro pra deixar ela originalzinha...rsrs)
Vou procurando nivas e vou procurar experimentar um e vou tentando vender o meu carro........
Diante de tudo que falaram e como não tenho o conhecimento prático da parada -- ainda não achei o NIVA (tive que parar a busca por um tempinho) --- sequer deveria falar aqui.
Porém, como é um fórum e o negócio é integrar e ajudar os desamparados (assim como eu :parede:) e como disse o Soares: se falar alguma besteira me corrigirão. Começarei...
Bom, como já disse, não tenho experiência nesse carrinho, o Niva, mas de tanto acompanhar esse fórum e outros locais sobre o tema acabei gostando muito dele. Já até comecei a achá-lo bonitinho...:mrgreen:
Sendo assim, farei alguns apontamentos. Desculpe por ser repetitivo.
Primeiro, antes de tudo, ande em vários NIVAS. Parece algo repetitivo e bobo, mas você perceberá que nenhum é igual ao outro. Esse carro (desculpem, essa viatura) não se compara aos carros "novos" em que todos são iguais no som, na vibração, na força e velocidade. Cada NIVA possui uma reação e resposta diferente tudo de acordo com o cuidado de seu dono. Muitos são cuidadosos, mas muitos são lambões. O fato de ser um 4x4 ajuda no tratamento da viatura como um trator, ou seja, exije-se muito e cuida-se pouco. Nesse ponto eu agradeço aos conselhos do Gil.:concordo:
Segundo, não esqueça que ele (o Niva) é um carro velho e ao contrário do fusca (temos um aqui em casa), da brasília entre outros, não bastará um arame e um alicate para arrumá-lo.:mrgreen::mrgreen: Não é só o fato da "tecnologia" russa que atrapalhará na manutenção. As peças nem sempre serão encontradas, dependendo de encomendas e tal. Isso é ruim para quem precisa do carro para uso diário. No meu caso, por exemplo, não seria problema, pois apesar de pretendê-lo usar para tudo, não tenho a necessidade de uso do carro todos os dias. No mais, as peças não são tão caras assim, no que pese ser um importado.
Terceiro, o fato de ser um carro diferente e importado não torna a sua mecânica pior ou melhor. Tanto que foi relatado em um desses tópicos por um dos camaradas que um mecânico ao abrir o capô do NIVA assustado afirmou: "Parece com o motor do Fiat!" Realmente, é um motor Fiat. Claro que possui suas peculiaridades tal como foi exemplificado aqui, mas essas informações são facilmente encontradas aqui no fórum e na internet. E na dúvida todos estarão prontos para ajudar.
Quarto, o fato de o Niva ser um 4x4 permitirá alcançar lugares que um 4x2 não iria com tanta facilidade. Não significa que um 4x2 também não chegaria no mesmo lugar (pode até acontecer), mas (como regra) apenas terá maior dificuldade no trajeto. Basta olhar no Fórum Brasil 4x2 e você verá o que os caras fazem com seus veículos. Lógico que não é possível esquecer que a maior dificuldade no trajeto pode gerar maior gasto nos reparos (ou não). Só para exemplificar, o fusca (carinhosamente chamado de drops caramelo) é usado para ir até o sítio. São cerca de 12 km de estrada de terra. Com essas chuvas de final/início de ano a estrada simplesmente acabou. O fusquinha foi lá sem maiores dificuldades depois que retiraram todas as barreiras do caminho (acho que nesse caso nem 4x4 conseguiria). É um tal de derrapa pra cá, derrapa pra lá, torce o carro para um lado e para o outro e assim vai. No caso do fusca, por ser um pouco mais alto que os carros normais, não há necessidade de fazer nenhum reparo (não chega a bater o "fundo" em momento algum).
Quinto, eu li numa revista que tinha uma reportagem sobre o niva e um especialista no tema afirmou que 60% do valor do niva está em sua caixa de transferência. Bom, dessa afirmação eu conclui que o mais importante é ter um carro com a mecânica boa. Claro que a lataria ruim fará com que rios de dinheiro escoam e o carro pode nunca ficar tão bom.
Bom, acho que me alonguei de mais e creio que o Jr resumiu muito bem o assunto: "4x4 ame-o ou deixe-o".
Boa sorte na busca.. :concordo:
[]'s
;819388']Diante de tudo que falaram e como não tenho o conhecimento prático da parada -- ainda não achei o NIVA (tive que parar a busca por um tempinho) --- sequer deveria falar aqui.
Porém, como é um fórum e o negócio é integrar e ajudar os desamparados (assim como eu :parede:) e como disse o Soares: se falar alguma besteira me corrigirão. Começarei...
Bom, como já disse, não tenho experiência nesse carrinho, o Niva, mas de tanto acompanhar esse fórum e outros locais sobre o tema acabei gostando muito dele. Já até comecei a achá-lo bonitinho...:mrgreen:
Sendo assim, farei alguns apontamentos. Desculpe por ser repetitivo.
Primeiro, antes de tudo, ande em vários NIVAS. Parece algo repetitivo e bobo, mas você perceberá que nenhum é igual ao outro. Esse carro (desculpem, essa viatura) não se compara aos carros "novos" em que todos são iguais no som, na vibração, na força e velocidade. Cada NIVA possui uma reação e resposta diferente tudo de acordo com o cuidado de seu dono. Muitos são cuidadosos, mas muitos são lambões. O fato de ser um 4x4 ajuda no tratamento da viatura como um trator, ou seja, exije-se muito e cuida-se pouco. Nesse ponto eu agradeço aos conselhos do Gil.:concordo:
Segundo, não esqueça que ele (o Niva) é um carro velho e ao contrário do fusca (temos um aqui em casa), da brasília entre outros, não bastará um arame e um alicate para arrumá-lo.:mrgreen::mrgreen: Não é só o fato da "tecnologia" russa que atrapalhará na manutenção. As peças nem sempre serão encontradas, dependendo de encomendas e tal. Isso é ruim para quem precisa do carro para uso diário. No meu caso, por exemplo, não seria problema, pois apesar de pretendê-lo usar para tudo, não tenho a necessidade de uso do carro todos os dias. No mais, as peças não são tão caras assim, no que pese ser um importado.
Terceiro, o fato de ser um carro diferente e importado não torna a sua mecânica pior ou melhor. Tanto que foi relatado em um desses tópicos por um dos camaradas que um mecânico ao abrir o capô do NIVA assustado afirmou: "Parece com o motor do Fiat!" Realmente, é um motor Fiat. Claro que possui suas peculiaridades tal como foi exemplificado aqui, mas essas informações são facilmente encontradas aqui no fórum e na internet. E na dúvida todos estarão prontos para ajudar.
Quarto, o fato de o Niva ser um 4x4 permitirá alcançar lugares que um 4x2 não iria com tanta facilidade. Não significa que um 4x2 também não chegaria no mesmo lugar (pode até acontecer), mas (como regra) apenas terá maior dificuldade no trajeto. Basta olhar no Fórum Brasil 4x2 e você verá o que os caras fazem com seus veículos. Lógico que não é possível esquecer que a maior dificuldade no trajeto pode gerar maior gasto nos reparos (ou não). Só para exemplificar, o fusca (carinhosamente chamado de drops caramelo) é usado para ir até o sítio. São cerca de 12 km de estrada de terra. Com essas chuvas de final/início de ano a estrada simplesmente acabou. O fusquinha foi lá sem maiores dificuldades depois que retiraram todas as barreiras do caminho (acho que nesse caso nem 4x4 conseguiria). É um tal de derrapa pra cá, derrapa pra lá, torce o carro para um lado e para o outro e assim vai. No caso do fusca, por ser um pouco mais alto que os carros normais, não há necessidade de fazer nenhum reparo (não chega a bater o "fundo" em momento algum).
Quinto, eu li numa revista que tinha uma reportagem sobre o niva e um especialista no tema afirmou que 60% do valor do niva está em sua caixa de transferência. Bom, dessa afirmação eu conclui que o mais importante é ter um carro com a mecânica boa. Claro que a lataria ruim fará com que rios de dinheiro escoam e o carro pode nunca ficar tão bom.
Bom, acho que me alonguei de mais e creio que o Jr resumiu muito bem o assunto: "4x4 ame-o ou deixe-o".
Boa sorte na busca.. :concordo:
[]'s
Muito bem, Fred, você ainda não tem o seu Niva, mas já está mostrando que, caso venha a comprar um, irá usá-lo e cuidar dele com bom senso! :concordo:
JuniorScartezini
26/02/2009, 23:18
Boa Fred, já é um niveiro!!! :concordo::concordo::concordo:
Boas palavras as suas!!!
[ ]'s
Gustavo Niva
01/03/2009, 15:13
;819388']Primeiro, antes de tudo, ande em vários NIVAS. Parece algo repetitivo e bobo, mas você perceberá que nenhum é igual ao outro. Esse carro (desculpem, essa viatura) não se compara aos carros "novos" em que todos são iguais no som, na vibração, na força e velocidade. Cada NIVA possui uma reação e resposta diferente tudo de acordo com o cuidado de seu dono. Muitos são cuidadosos, mas muitos são lambões. O fato de ser um 4x4 ajuda no tratamento da viatura como um trator, ou seja, exije-se muito e cuida-se pouco. Nesse ponto eu agradeço aos conselhos do Gil.:concordo:Concordo e discordo ao mesmo tempo :mrgreen: um exemplo... tu pega um niva perfeito, zero, desregula o carburador dele e compara com um niva todo f___ mas bem regulado... compara um niva com diferencial roncando e um bom isolamento termoacustico com um sem problemas e sem isolamento tb... arrancada de niva com pneu grande e pequeno, etc etc etc etc
Acho que pra poder comparar direito tem que ter muito mais conhecimento prático e teórico do que dá pra adquirir dando 1 volta no quarteirão em 10 nivas, e lendo coisas na internet (é ótima, mas tem muita besteira por aí também)...
Não é um bom conselho, mas após ver alguns, o meu eu escolhi já a uns 20m de distância e ele todo desmontado, sobre cavaletes, etc... e já são quase 4 anos (com o mesmo niva, e é meu único carro) sem grandes problemas (nunca fiquei na mão) e desde o início ele já tinha um desempenho impressionante em relação a outros nivas (inclusive com comando aerocar)
O que exatamente é um "lambão"??? Tenho um amigo que considera documentos em dia sinal de que o cara cuida bem do carro hehehehe e já pegou bomba braba por causa disso...
;819388']...pois apesar de pretendê-lo usar para tudo, não tenho a necessidade de uso do carro todos os dias. No mais, as peças não são tão caras assim, no que pese ser um importado.
Terceiro, o fato de ser um carro diferente e importado não torna a sua mecânica pior ou melhor...Não sou especialista, mas acho que o motor do niva é bom pra @#$%&!!! E grande parte da mecânica também... e acho que tu vai se dar bem com o niva, pois pelo que notei nesses 4 anos com o mesmo carro e mexânicando de vez em quando, é muito importante manter o niva sempre bem regulado, apertado, ajustado, etc... e é o tipo de coisa que só quem mexe em casa percebe...
;819388']No caso do fusca, por ser um pouco mais alto que os carros normais, não há necessidade de fazer nenhum reparo (não chega a bater o "fundo" em momento algum).Cara, eu tinha um 61... p#$% carrinho bom pra @#$%&... viajei muito com ele, mas sempre onroad... acabei vendendo pro meu visinho, que reformou todo ... agora o carrinho tá lindo (soa gay, mas falei hehehe)
;819388']Quinto, eu li numa revista que tinha uma reportagem sobre o niva e um especialista no tema afirmou que 60% do valor do niva está em sua caixa de transferência. Bom, dessa afirmação eu conclui que o mais importante é ter um carro com a mecânica boa. Claro que a lataria ruim fará com que rios de dinheiro escoam e o carro pode nunca ficar tão bom.60% só a caixa de transferência?!?! Belo especialista que tu arranjou huahuahuha... se incluir o drivetrain todo (desde as rodas até a embreagem) pode até ser que chegue perto disso... e "lataria ruim" só é problema se houver problemas estruturais (longarinas, trincas, etc) mas um niva assim é melhor tu passar longe hehehehe
Boa Fred, já é um niveiro!!! :concordo::concordo::concordo:Jr, tua intensão foi ser gente boa, mas cá entre nós o Fred ainda tá loooonge disso hehehe :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
JuniorScartezini
01/03/2009, 19:47
Concordo e discordo ao mesmo tempo :mrgreen: um exemplo... tu pega um niva perfeito, zero, desregula o carburador dele e compara com um niva todo f___ mas bem regulado... compara um niva com diferencial roncando e um bom isolamento termoacustico com um sem problemas e sem isolamento tb... arrancada de niva com pneu grande e pequeno, etc etc etc etc
Acho que pra poder comparar direito tem que ter muito mais conhecimento prático e teórico do que dá pra adquirir dando 1 volta no quarteirão em 10 nivas, e lendo coisas na internet (é ótima, mas tem muita besteira por aí também)...
Não é um bom conselho, mas após ver alguns, o meu eu escolhi já a uns 20m de distância e ele todo desmontado, sobre cavaletes, etc... e já são quase 4 anos (com o mesmo niva, e é meu único carro) sem grandes problemas (nunca fiquei na mão) e desde o início ele já tinha um desempenho impressionante em relação a outros nivas (inclusive com comando aerocar)
O que exatamente é um "lambão"??? Tenho um amigo que considera documentos em dia sinal de que o cara cuida bem do carro hehehehe e já pegou bomba braba por causa disso...
Não sou especialista, mas acho que o motor do niva é bom pra @#$%&!!! E grande parte da mecânica também... e acho que tu vai se dar bem com o niva, pois pelo que notei nesses 4 anos com o mesmo carro e mexânicando de vez em quando, é muito importante manter o niva sempre bem regulado, apertado, ajustado, etc... e é o tipo de coisa que só quem mexe em casa percebe...
Cara, eu tinha um 61... p#$% carrinho bom pra @#$%&... viajei muito com ele, mas sempre onroad... acabei vendendo pro meu visinho, que reformou todo ... agora o carrinho tá lindo (soa gay, mas falei hehehe)
60% só a caixa de transferência?!?! Belo especialista que tu arranjou huahuahuha... se incluir o drivetrain todo (desde as rodas até a embreagem) pode até ser que chegue perto disso... e "lataria ruim" só é problema se houver problemas estruturais (longarinas, trincas, etc) mas um niva assim é melhor tu passar longe hehehehe
Jr, tua intensão foi ser gente boa, mas cá entre nós o Fred ainda tá loooonge disso hehehe :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Deixa o cara...
Depois eu faço os demais esclarecimentos... Agora só uma rapidinha.
Pô Gustavo, tem que esculaxar assim. Levou a sério mesmo a parte que falei que poderia me corrigir. Tem que ter mais carinho... huahuauhauhauhauha
Devagar eu chegou lá...
Abs.
Fred
Bocaina4x4
03/03/2009, 09:57
E ao galera...
Valeu pelas dicas e tudo mais... agora estou a procura de um niva pra eu fazer um teste drive e ver como que o bicho se comporta.....
To procurando.. se laguem saber de algum na região de bauru, araraquara são carlos, e etc me dá um toque... valeu!!
abraços
Antes de mais nada, Bocaina, aqui no fórum, na sessão de classificados tem alguns NIVAS localizados no Estado de São Paulo à venda... Não sei se é próximode sua casa, mas dê uma olhada lá... Boa sorte...
Bom, agora deixa eu completar minha resposta.:pipoca:
Gustavo, Concordo (em termos :mrgreen:) com sua ponderações... Realmente, a regulagem e outros fatores como isolamento e tamanho de pneus são cruciais "no modo de ser do NIVA", mas mesmo aqueles com a configuração semelhante, imagino que, ainda terão algumas diferenças...:concordo:
Agora, concordo plenamente que na internet tem muita besteira e que uma volta no quarteirão não dê nem para o gasto para saber se a viatura está boa ou não, mas acho que o proprietário (a maioria) não iria deixar o propenso comprador dar uma passeio, fazer uma trilhazinha no final de semana etc... heheeeh Imagina só, descobrir todos os defeitos do carro e o sujeito desistir da compra... :lol::lol:
Mas como diz um amigo meu, é o carro que escolhe você e não você que o escolhe. Pelo visto, o seu foi mais ou menos assim né!? :twisted:
Mas então, lambão, para mim, é aquela pessoa que usa, usa, usa e só leva para o mecânico para o reparo depois que o carro para (com o novo acordo ortográfico não tem mais o acento, que coisa estranha). P.e., enquanto tá fazendo um barulhinho vai usando e quando o carro quebra ele resolve arrumar ou fazer um "remendo" para botar o bicho para usar novamente.
Pelo que já vi aqui no fórum, concordo plenamente que o motor do niva é bom pra caramba (pelo menos deve ser, para rodar 200 mil km ou mais sem retífica):concordo: O segredo do niva é a prevenção (acho que esse é o segredo de todos os carros né!?) 8-)
Realmente, o fusca é um caso a parte. Apesar de eu não ser um amante desse carro -- o daqui de casa não gostava muito de mim, quebrava toda vez que andava nele:putz::putz::lol::lol: -- ele é pau para toda obra. Agora estamos vivendo em paz, ele resolveu parar de quebrar. O fusquinha é praticamente um jeep (agora me excluem do fórum... rsrsrs).
A parada da caixa de transferência eu li numa revista portuguesa no fórum do Niva de Portugal.:putz::putz: -- Acho que foi esse meu erro... :mrgreen:... Noutra oportunidade eu acho o link... De qualquer forma eu entendi os 60% como sendo toda a mecânica... hehehehe
Isso é importante ter atenção: "lataria ruim" só é problema se houver problemas estruturais (longarinas, trincas, etc)
Ainda tenho fé que serei um niveiro ainda em 2009...:mrgreen:
[]'s
EDUARDO DE AZEVEDO CHAGAS
04/03/2009, 17:25
Sou novo aqui, faz tempo que acompanho o forum e agora estou procurando um Niva .
queria saber de mecanicas especializadas por Floripa ou regiao. e sobre o seguro se existe seguradora para o Russo. Abraço
Sou novo aqui, faz tempo que acompanho o forum e agora estou procurando um Niva .
queria saber de mecanicas especializadas por Floripa ou regiao. e sobre o seguro se existe seguradora para o Russo. Abraço
Em Floripa eu conheci, em 2004, a Importcar, do Mário e da Glória. Pelo que sei ainda estão na Av. Jorge Lacerda 2238, na Costeira de Pirajubaé, os fones são ( 0XX48 ) 234.6594 e 9902.3839.
Quanto ao seguro, existem algumas poucas seguradoras que aceitam o russinho, mas os prêmios são absurdamente caros, não vale a pena. Mas pode-se (e deve-se!) fazer um bom seguro contra terceiros!
04/03/2009, 17:43
Falou muito obrigado Gil, anotei aqui , caso role a compra da viatura.
Bocaina4x4
05/03/2009, 07:19
Falou muito obrigado Gil, anotei aqui , caso role a compra da viatura.
Olá Eduardo... pelas minhas procuras eu achei um em curitiba que esta filé... dá uma procurada lá que vc acha!! o bom que não esta muito longe de vc neh.......
RafaelPata
05/03/2009, 08:54
Sou novo aqui tb no assunto de Niva, sempre fui louco para ter um, mais ales de fazer trilhas eu iria usar para trabalho no dia a dia, so que eu pego pista todo dia para ir e voltar da um 40 KM por dia, qual seria o consume dene na cidade e na pista, tanto na gasolina como no álcool??
Gustavo Niva
05/03/2009, 10:03
queria saber de mecanicas especializadas por Floripa ou regiao. e sobre o seguro se existe seguradora para o Russo. AbraçoEduardo, tu tá com sorte... o Anderson Kavuska é de floripa e saca muito de niva... procura ele na comunidade dos camaradas do niva do orkut...
Sobre seguro, é o que o Gil falou mesmo...
Sou novo aqui tb no assunto de Niva, sempre fui louco para ter um, mais ales de fazer trilhas eu iria usar para trabalho no dia a dia, so que eu pego pista todo dia para ir e voltar da um 40 KM por dia, qual seria o consume dene na cidade e na pista, tanto na gasolina como no álcool??Rafael, varia muito entre os nivas e mais ainda de acordo com o motorista... acho que uns 8 a 9 na gasolina na estrada, e uns 6 a 8 na cidade são uns números razoáveis... alcool eu não sei.
[]s
Sou novo aqui tb no assunto de Niva, sempre fui louco para ter um, mais ales de fazer trilhas eu iria usar para trabalho no dia a dia, so que eu pego pista todo dia para ir e voltar da um 40 KM por dia, qual seria o consume dene na cidade e na pista, tanto na gasolina como no álcool??
Rafael, essa coisa de ter um carro para trilha E para uso normal é meio complicada, ou você tem um, ou você tem outro. Carro de trilha pode quebrar na dita cuja, e aí você ficará sem carro para trabalhar. Carro de uso normal não é preparado para trilhas, portanto não vai passar em pontos mais críticos.
Uma opção é ter um 4x4 para passeios por estradas ruins, algo intermediário entre uma trilha e um trajeto por estradas normais.
Não foram/são fabricados Nivas a álcool, são adaptações, que nem sempre dão certo. Muita gente instala GNV, mas esta adaptação só vale a pena para quem roda muito com o carro, pois o investimento é alto, e deve ser recuperado no menor tempo possível. O consumo normal de gasolina gira em torno de 6,0 a 7,0 Km/l na cidade, e 9,0 a 10,0 Km/l em estrada.
eniomurara
05/03/2009, 17:22
Realmente se vc é de Floripa e quer trocar idéia com alguém que entende de NIVA esse cara é o Andersol Areal (KAVUSKA).
Ele inclusive participa aqui do fórum esporadicamente, a gente estava outro dia discutindo a troca de combustivel do NIVA de GASOLINA para DIESEL, ele esta trocando o motor dele por um Fiat Diesel.
Aqui pelo fórum mesmo tu manda uma MP pra ele.
Faz um teste drive no MIKAIL.
Ele além de mecânico, fornece todo tipo de peça que vc possa vir a precisar. No caso ele fornece e pode instalar tbm.
Ele veio 3 vezes de Floripa na minha casa dar manutenção no meu NIVA. E olha que são quase 150 Km de distancia.
Resumindo....tens um professor pertinho de vc.
Abraço...ENIO.
05/03/2009, 21:10
E ai BOCAINA 4x4 ? Belez tchê? Valeu pela dica , Curitiba ate que não fica tão longe , se bem que tem uns nivas aqui pela area estou dando uma olhada .Abraço
05/03/2009, 21:20
Opa! E ai Enio belez tchê? Seguinte acho que já conheci o "cara", estava parado e pedi para o cara parar na passada so p/ perguntar sobre o russo. O Niva dele é Branco e o nome dele é Anderson? Se é ele tem uma mecânica e mora aqui perto da baia Peguei um cartão dele . Mas muito obrigado pelas informações. Abraço
05/03/2009, 22:27
Gustavo ,Valeu cara pelo toque , obrigado. Abraço
To impressionado com a quantidade de interessados e propensos a futuros niveiros.
Boa Sorte a todos e a mim também...
Encontrei mais dois vendendo aqui na minha região... Estou ficando até preocupado com isso. O Niva tem um "bug do milênio" também?
[]'s
RafaelPata
07/03/2009, 10:46
Rafael, essa coisa de ter um carro para trilha E para uso normal é meio complicada, ou você tem um, ou você tem outro. Carro de trilha pode quebrar na dita cuja, e aí você ficará sem carro para trabalhar. Carro de uso normal não é preparado para trilhas, portanto não vai passar em pontos mais críticos.
Uma opção é ter um 4x4 para passeios por estradas ruins, algo intermediário entre uma trilha e um trajeto por estradas normais.
Não foram/são fabricados Nivas a álcool, são adaptações, que nem sempre dão certo. Muita gente instala GNV, mas esta adaptação só vale a pena para quem roda muito com o carro, pois o investimento é alto, e deve ser recuperado no menor tempo possível. O consumo normal de gasolina gira em torno de 6,0 a 7,0 Km/l na cidade, e 9,0 a 10,0 Km/l em estrada.
Não Gil, eu não vou ficar somente comeste carro em cara eu tenho dois em casa, um que fica comigo e outro bem melhor que fica com a minha esposa, que é o que nos viajamos, saímos de noite para passear, e eu tenho o meu que uso para trabalhar que é bem mais velho é uma saveiro 85 e sempre tive muita vontade de ter um Niva, sou de campo Grande - MS e aqui tem muito lugares para fazer trilha de final de semana, então eu queria saber o consumo para saber se eu troco minha saveiro em um niva ou eu fico com a saveiro e compro um Niva. (por causa do gasto de combustível para trabalhar.
Obrigado pelas informações Gil e Gustavo.
Fred Pessoa
07/03/2009, 19:59
boa noite, Sou novo na comunidade e um pouco leigo no assunto Niva. estou para adquirir um Niva, e gostaria de saber se à algum problema em substituir as rodas originais do niva R-16, por rodas de liga leve R-16 ou R-15? Estive observando umas fotos em um site e achei uma foto de um niva com rodas de liga leve e ficou super bonito, mais estou na duvida que modelo de rodas são! se algum colega poder me ajudar a descubrir que modelo de rodas é este agradeço bastante http://www.natal4x4.com.br/amigos/foto1 (http://www.natal4x4.com.br/amigos/foto1217.jpg)217.jpg
JuniorScartezini
08/03/2009, 19:58
boa noite, Sou novo na comunidade e um pouco leigo no assunto Niva. estou para adquirir um Niva, e gostaria de saber se à algum problema em substituir as rodas originais do niva R-16, por rodas de liga leve R-16 ou R-15? Estive observando umas fotos em um site e achei uma foto de um niva com rodas de liga leve e ficou super bonito, mais estou na duvida que modelo de rodas são! se algum colega poder me ajudar a descubrir que modelo de rodas é este agradeço bastante http://www.natal4x4.com.br/amigos/foto1 (http://www.natal4x4.com.br/amigos/foto1217.jpg)217.jpg
Olá Fred,
essa roda equipava a Ford F1000, que possuem a mesma furação do niva, 5x139,7, veja bem, vc pode usar a medida que quiser, só que qualquer alteração em relação as medidas originais vc poderá ter conseqüências negativas, não que terá, mas poderá ter.
Abraços.