Conectar

Ver Versão Completa : Problemas no freio da sw4 1998

Eduardo Aguiar
22/02/2009, 19:35
Olá amigos do fórum,

Estou enfrentando um problema na minha hilux sw4 1998 TD, e gostaria de saber se alguém já passou por isso:

O freio as vezes fica duro e falha, as vezes ele freia e acende a luz do freio de mão. Será problema no hidrovácuo?

Se alguém já passou por isso, por favor relate sua experiência, e diga mais ou menos quanto devo gastar para resolver?

OBS: o nível do fluido de freio está normal e não baixou nada!!!

Um abraço,
Eduardo Aguiar

Onezimo Ribeiro
22/02/2009, 22:10
Olá amigos do fórum,

Estou enfrentando um problema na minha hilux sw4 1998 TD, e gostaria de saber se alguém já passou por isso:

O freio as vezes fica duro e falha, as vezes ele freia e acende a luz do freio de mão. Será problema no hidrovácuo?

Se alguém já passou por isso, por favor relate sua experiência, e diga mais ou menos quanto devo gastar para resolver?

Um abraço,
Eduardo Aguiar

Caro Eduardo, tenho uma sw4 97, portanto com as mesmas configurações de fábrica que a sua. Tive recentemente o mesmo problema citado por você.

Basicamente pode ser é o seguinte:

1 - Freios desgastados. Se foi trocado recentemente, fazer regulagens das lonas de freio. Isto você percebe, se o curso do freio de mão estiver muito alto;

2 - Fluido do freio com impurezas(sujeira). Deverá trocar todo o óleo do sistema por sucção(sangria). Muitas oficinas possui esse equipamento.
(pouca gente atenta para este detalhe)

3 - Hidrovácuo com problema. Quando o hidrovácuo se encontra com problemas, é porque o diafragma(reparo do hidrovácuo) foi pro leléu e ao pisar no freio se ouve sons fortes de respiro de ar.

Como resolvi o meu problema:
Fiz regulagem das lonas(estavam relativamente boas) e troquei todo o óleo de freio do sistema e não só resolvido o problema, como senti que a SW ficou com bastente freio.

Espero ter ajudado.

Onézimo Ribeiro

regisJ
24/02/2009, 18:46
ONEZIMO
sw4 97 freio sempre dá a impressão de atraso na ação . Depois de varias idas ao mecanico melhorou muito, mas ainda sinto a sensação que pode melhorar vou atentar para a dica abaixo e saber se ja não foi feito.

2 - Fluido do freio com impurezas(sujeira). Deverá trocar todo o óleo do sistema por sucção(sangria). Muitas oficinas possui esse equipamento.

regis

Onezimo Ribeiro
24/02/2009, 22:04
ONEZIMO
sw4 97 freio sempre dá a impressão de atraso na ação . Depois de varias idas ao mecanico melhorou muito, mas ainda sinto a sensação que pode melhorar vou atentar para a dica abaixo e saber se ja não foi feito.

regis

Caro Regis, estou na escuta. qdo puder nos diga alguma coisa.

Eduardo Aguiar
25/02/2009, 11:08
Onézimo e Regis,

Obrigado pela atenção!
Minha SW4 está apresentando exatamente o problema que tu descreveste. Quando se pisa no pedal de freio, ouve-se o barulho de ar saindo. Parece um caminhão.
Deve ser o hidrovácuo mesmo!
Quanto será que gastarei nessa brincadeira?
Estou em São Luís - MA e ia viajar para São Paulo no sábado. Como o problema apareceu, resolvi esperar até amanhã (quinta) para levar o carro a uma oficina. Aqui na segunda-feira de carnaval nada funcionou!!!

Se tiveres alguma indicação de oficina em São Luís - MA, eu agradeço.

Um abraço,
Eduardo Aguiar

Onezimo Ribeiro
25/02/2009, 12:47
Onézimo e Regis,

Obrigado pela atenção!
Minha SW4 está apresentando exatamente o problema que tu descreveste. Quando se pisa no pedal de freio, ouve-se o barulho de ar saindo. Parece um caminhão.
Estou em São Luís - MA e ia viajar para São Paulo no sábado. Como o problema apareceu, resolvi esperar até amanhã (quinta) para levar o carro a uma oficina. Aqui na segunda-feira de carnaval nada funcionou!!!

Um abraço,
Eduardo Aguiar

Caro Eduardo, infelizmente não conheço nenhuma oficina em S. Luiz que posse te ajudar.

Quanto ao possível problema do hidrovácuo, aconselho primeiramente verificar a folga nas lonas de freio, como lhe falei anteriormente, pois nessa condição, ouve-se barulho de ar quando o pedal é acionado(estava acontecendo com a minha também), ainda mais q é coisa simples de verificar, q pode ser feito por qualquer pessoa.

Torço para que seja somente isso.

Um forte abraço.

Onézimo Ribeiro

wolfofsea
24/01/2010, 15:52
Olá Eduardo, vc resolveu o problema? Qual foi o diagnostco que te deram? Estou com o mesmo problema e agradeceria sua ajuda. Obrigado! Abraços.

J.Carlos
25/01/2010, 11:12
A minha SW4 certa ocasião, apresentou problema no freio e levando em oficina especializada, foi constatado que tinha vazamento de ar no hidrovácuo. Solução: foi trocada uma peça de borracha (similar nacional) que fica no interior do equipamento e pronto. Aconselho levar em oficina especializada em freios.

elmestizo
16/08/2011, 21:30
Ops...

A minha está com o mesmo problema... deve ser cronico. Amanha vou ver o que pode ser...

Se bombar o freio, já acende a luz do freio...

joaodopet
17/08/2011, 12:57
Se alguém precisar, nós recuperamos hidrovácuo, bomba de freio e várias outras peças pra esse carro e vários outros.
Entre em contato pelo (27)3222-6403 ou (27)7811-5356, falar com Paulo.

dorderf
11/11/2013, 10:09
Galera, pra não abrir tópicos sem necessidade, escrevo aqui mesmo!

Seguinte, semana passada troquei o cilindro de freio do meu carro por outro original, já que o que estava nele tava vazando fluido pro hidrovácuo. Depois que fiz a troca o freio ficou perfeito.

Mas, sábado viajei prum local bem ermo e a porcaria do GPS se desprendeu do para-brisa e caiu sobre o acionador do farol,,, O carro ficou umas 12 horas com a p... do farol acesso e a bateria arriou. Tive que dar tranco pro carro pegar, sei que é errado, mas no meio do nada não ia andar até o sinal do celular pegar...

O carro pegou e sai de lá sem problemas.

Quando cheguei em casa fui ver se tava tudo certo com a bateria (ainda não carregou completamente, não sei se vai ou terei que comprar outra), mas reparei, ao desligar o carro, um barulho de ar escapando... Será que o hidrovácuo tá indo pro espaço (o diafragma rasgou?)?

EvandroSTM
11/11/2013, 21:41
Dorderf. O freio mudou de comportamento? Pq não vejo
relação entre o ocorrido e o barulho relatado,
procure por uma mangueira desencaixada.
Quando desligamos na chave além de cortar a alimentação de
Diesel um atuador acionado elétrico e por vácuo corta
momentaneamente o fluxo de Ár no coletor. Verifique
as mangueiras primeiro.

dorderf
11/11/2013, 22:11
Dorderf. O freio mudou de comportamento? Pq não vejo
relação entre o ocorrido e o barulho relatado,
procure por uma mangueira desencaixada.
Quando desligamos na chave além de cortar a alimentação de
Diesel um atuador acionado elétrico e por vácuo corta
momentaneamente o fluxo de Ár no coletor. Verifique
as mangueiras primeiro.

Evandro, o freio ainda está ótimo. Vou esperar chegar uma pecinha do freio a tambor e aproveito pra resolver o barulho. Qualquer coisa digo o que foi.

Elias_qf
13/11/2013, 23:00
vou aproveitar o topico para nao abrir outro

tenho uma hilux japa 1996 o freio dela estava fazendo barulho tirei a pastilha vi q estava baixa dai ja troquei, agora com a pastilha nova esta fedendo muito eu pego uma descida com o pe no freio por 1 minuto ja vem aquele cheiro de coisa quente sabe...

hj cheguei em casa coloquei a cabeça entre o pneu e o paralama para olhar o sistema da para sentir um calor bem acima do normal o q poderia ser?

nao troquei os disco os meus nao esta empenado e ainda novos...

sei q pelo tamanho e peso do carro exige mais do freio mas isso é primeira vez q esta acontecendo com ela desde q comprei...

HERICK
14/11/2013, 05:36
vou aproveitar o topico para nao abrir outro

tenho uma hilux japa 1996 o freio dela estava fazendo barulho tirei a pastilha vi q estava baixa dai ja troquei, agora com a pastilha nova esta fedendo muito eu pego uma descida com o pe no freio por 1 minuto ja vem aquele cheiro de coisa quente sabe...

hj cheguei em casa coloquei a cabeça entre o pneu e o paralama para olhar o sistema da para sentir um calor bem acima do normal o q poderia ser?

nao troquei os disco os meus nao esta empenado e ainda novos...

sei q pelo tamanho e peso do carro exige mais do freio mas isso é primeira vez q esta acontecendo com ela desde q comprei...

Uma coisa que nunca me agradou na ex Hilux que tive era o freio, sempre achei pouco eficiente, numa frenagem de emergência, sempre demorava mais e ainda mais depois que coloquei os 33, que parece ser o do seu caso em questão, era bom dar um confere nos tambores traseiros, acredito que o disco dianteiro esteja freando muito forte em relação à traseira, tem que regular o traseiro, quem sabe melhore, comigo resolveu e os sintomas eram semelhantes ao seu! Bos Sorte e um forte abraço.

dorderf
15/11/2013, 22:04
Freios perfeitos de novo! O cilindro mestre não estava encaixado devidamente no hidro. Foi colocar uma espécie de cola ao redor do hidro e retirar o ar e o freio voltou a ficar perfeito.

F. Oliveira
16/11/2013, 00:07
freios perfeitos de novo! O cilindro mestre não estava encaixado devidamente no hidro. Foi colocar uma espécie de cola ao redor do hidro e retirar o ar e o freio voltou a ficar perfeito.

aleluia!!!!

EddieRoque
07/12/2013, 21:39
Boa noite!
hoje ao chegar em casa quase não consigo parar o carro pisei no freio e o pedal colou na lata e não deu freio por sorte
estava em baixa velocidade e acionei o freio de mão...
alguém tem ideia do que pode ser? verifiquei as rodas e o reservatorio de oleo e não vi nenhum vazamento...

Rodolfo40c
08/12/2014, 21:11
Estou com o mesmo problema! Ao bombar o pedal várias vezes, acende a luz de freio e escuto vazamento de ar. E agora está pior, pois o carro ligado estou escutando um assobio no servo freio. Troquei o cilindro mestre, mas o pedal antes que precisava apertar fundo, está duro. Fui sangrar e o óleo sai sem pressão. Pensei em recuperar o hidrovacuo, mas o pino central está folgado, com o reparo de borracha estourado e talvez esse vazamento seja pela válvula está danificada.
Espero trocar esse hidrovácuo e meu freio voltar ao normal.

EvandroSTM
10/12/2014, 00:54
Vendi a sw4, mas o freio nunca foi uma maravilha, tinha prometido que se voltasse a dar problema substituiria tudo por peças das antigas f4000 ou das novas f250 sem abs. A toyota produz bom carros mas os preços de peças que sempre dao problemas estavam me obrigando a ser radical.

Engels Kbça
02/04/2015, 07:32
Olá amigos do fórum,

Um abraço,
Eduardo Aguiar

Estou com esse mesmo problema e não encontrei o servo para comprar. Qual a solução que vocês encontraram ?? O servo da F250 serve ??

Jsantos
02/04/2015, 12:03
Estou com esse mesmo problema e não encontrei o servo para comprar. Qual a solução que vocês encontraram ?? O servo da F250 serve ?? Angels o hidrovácuo tem reparo, veja que um outro forista conseguiu o reparo de um carro nacional pena que não especificou qual

Engels Kbça
07/04/2015, 13:54
Angels o hidrovácuo tem reparo, veja que um outro forista conseguiu o reparo de um carro nacional pena que não especificou qual

Eu lí, e sei que trocando o diafragma pode resolver, mas queria saber se tem algum modelo de Toyota, ou outra marca, que tenha um hidrovacuo compatível, que possa substituir:semideia.............onde é que vc arrumou esse "A" em meu nome ??:pensativo:

Engels Kbça
13/04/2015, 12:05
Olá amigos do fórum,

Um abraço,
Eduardo Aguiar

A minha estava com esses mesmos sintomas, luz acendendo quando pisava no freio, mas apagava logo em seguida, pensei que fosse o hidrovácuo (servo-freio),e como não fazia nenhum chiado, troquei o cilindro mestre completo, (bomba de freio) original Toyota, e ficou tudo normal,:cool: depois aproveitei e troquei os discos e pastilhas de freio. Os discos de freios ainda eram os originais e estavam na medida mínima recomendada, apesar dos 360 mil km rodados.

calhiandro
13/04/2015, 14:04
A minha estava com esses mesmos sintomas, luz acendendo quando pisava no freio, mas apagava logo em seguida, pensei que fosse o hidrovácuo (servo-freio),e como não fazia nenhum chiado, troquei o cilindro mestre completo, (bomba de freio) original Toyota, e ficou tudo normal,:cool: depois aproveitei e troquei os discos e pastilhas de freio. Os discos de freios ainda eram os originais e estavam na medida mínima recomendada, apesar dos 360 mil km rodados.

Engels, poderia infomar quanto é essa medida minima? Qual.marca você colocou?

Abraços

Engels Kbça
14/04/2015, 13:27
Engels, poderia infomar quanto é essa medida minima? Qual.marca você colocou?

Abraços

Calhiandro

A medida fica fundida na parte interna do disco, 20 mm de espessura:pensativo:. Coloquei do fabricante FREMAX referencia BD 5210. Comprei diretamente no site do fabricante.:concordo:

3 climas
15/07/2015, 11:33
A minha de repente após uma freada brusca ficou com o freio muito duro e sem eficiência mostrando claramente que o hidrovacuo danificou-se, encontrei esse reparo no mercadolivre mas devido a demora na entrega estou pensando em mandar recondicionar uma oficina especializada aqui em Fortaleza, os caras são bons e o preço é ligeiramente compensador quando comparado ao valor somente do reparo + o frete.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-667796025-diafragma-hidrovacuo-hilux-sw4-ano-98-tampa-aisin-_JM

chbeckel
15/07/2015, 20:38
Boa noite. O meu problema é um pouco diferente. Troquei as sapatas do freio traseiro da minha SW4 99, fiz a regulagem na catraca com a vtr no macaco e coloquei para rodar. Acontece que tem horas que o freio traseiro fica tão agarrado que fica impossível tocar no tambor. Outras vezes solta e fica normal. Alguém já teve este problema. Já levei na autorizada e em dois mecânicos experientes e não tive solução. Pensei em trocar os tambores mas acho que não é por aí. Agradeço as opiniões. Abç

EduQxQ
18/07/2015, 20:57
Olá Chbeckel,
Experimente ajustar com a vrt no chão. Se não me engano há um cilindro no circuito hidráulico traseiro que monitora o quanto carregada está a viatura para liberar mais ou menos fluido para as sapatas.
Desta forma ajustando com ela elevada, no momento que colocar no chão o freio traseiro irá atuar mais do que o necessário. Será que é isto?

Um abraço,
Edu

chbeckel
18/07/2015, 23:08
Esta dica realmente faz sentido. Mas o que mais me deixa grilado é que nem a CSS achou o problema. Vou tentar regular com ela no chão. Abç.

Engels Kbça
19/07/2015, 11:47
Olá Chbeckel,
Experimente ajustar com a vrt no chão. Se não me engano há um cilindro no circuito hidráulico traseiro que monitora o quanto carregada está a viatura para liberar mais ou menos fluido para as sapatas.
Desta forma ajustando com ela elevada, no momento que colocar no chão o freio traseiro irá atuar mais do que o necessário. Será que é isto?

Um abraço,
Edu

Nos veículos que NÃO TEM ABS, no eixo traseiro tem válvula reguladora de pressão, então a regulagem tem que ser realizada com o macaco levantando pelo eixo, apenas o suficiente para o pneu girar livremente. Não pode levantar em elevador.

chbeckel
19/07/2015, 19:02
Nos veículos que NÃO TEM ABS, no eixo traseiro tem válvula reguladora de pressão, então a regulagem tem que ser realizada com o macaco levantando pelo eixo, apenas o suficiente para o pneu girar livremente. Não pode levantar em elevador.
Então não é este o problema pois a SW4 1999 tem ABS.

chbeckel
20/07/2015, 21:21
Boa noite. Problema do freio resolvido. Foi desmontado o cilindro-mestre, lavado e lubrificado. Também trocado o líquido do freio e sangrado até sair fluido completamente limpo no cilindro das rodas. Não travou mais.

Engels Kbça
21/07/2015, 05:39
Boa noite. Problema do freio resolvido. Foi desmontado o cilindro-mestre, lavado e lubrificado. Também trocado o líquido do freio e sangrado até sair fluido completamente limpo no cilindro das rodas. Não travou mais.

O fluido de freio eu troco todo ano,e nunca tive esse problema.

Jorlex
19/10/2017, 09:46
Amigos,
Meu freio ta sem vergonha. Observei que só esta pegando efetivamente nas rodas da frente. Isso é bem notável em dias de chuva. Quando freio, o carro sai arrastando somente as rodas da frente e as traseiras continuam rodando.
Estou desconfiado do cilindro mestre e/ou da válvula equalizadora traseira. O estranho e que as lonas são novas e estão bem ajustadas. Quando sangro o fluido sai com pressão nas rodas traseira. E agora???? Alguma sugestão. Abs.

Carlos Henrique Pessanha
20/03/2018, 14:34
O que fez pra resolver este problema amigo?

Tenho uma sw4 3.4v6 1997. A 3 meses enfrento um problema crônico. Meu carro esta totalmente sem freios.
Começou ficando baixo e pouco freio.
Decidi mandar olhar e as lonas traseiras acabaram. Troquei as lonas e piorou.
Como o pedal estava baixando muito, foi condenado o cilindro mestre. Botei novo e nada.
Troquei todo o fluído de freio e nada.
Valvula equalizadora retirada e nada.
Isolei o freio traseiro para verificar se a dianteira funcionava e nada.
Fiz o mesmo na dianteira e nada.
Alguem já passou por isso?
Discos e pastilhas pouco rodados e cilindros de roda novos tbm.

OBs: Sou novo no forum;

Amigos,
Meu freio ta sem vergonha. Observei que só esta pegando efetivamente nas rodas da frente. Isso é bem notável em dias de chuva. Quando freio, o carro sai arrastando somente as rodas da frente e as traseiras continuam rodando.
Estou desconfiado do cilindro mestre e/ou da válvula equalizadora traseira. O estranho e que as lonas são novas e estão bem ajustadas. Quando sangro o fluido sai com pressão nas rodas traseira. E agora???? Alguma sugestão. Abs.

Carlosguto3
29/09/2018, 12:16
Onézimo e Regis,

Obrigado pela atenção!

Um abraço,
Eduardo Aguiar

Em São Luís/MA tem a toyobox, o dono tem os cursos da própria Toyota, ele mexe com todas as marcas.
Sei que a postagem é antiga, mas caso alguém que veja precise de recomendação.

enioSw42001
18/10/2018, 21:48
Boa noite. O meu problema é um pouco diferente. Troquei as sapatas do freio traseiro da minha SW4 99, fiz a regulagem na catraca com a vtr no macaco e coloquei para rodar. Acontece que tem horas que o freio traseiro fica tão agarrado que fica impossível tocar no tambor. Outras vezes solta e fica normal. Alguém já teve este problema. Já levei na autorizada e em dois mecânicos experientes e não tive solução. Pensei em trocar os tambores mas acho que não é por aí. Agradeço as opiniões. Abç

Boa noite, amigos! Comprei uma SW4 2001 e já gastei muito dinheiro em várias trocas de peças. Agora estou com este mesmo problema da lona de freio TRASEIRA DIREITA estar AGARRANDO no tambor. Já levei em dois mecânicos experientes mas não descobriram.
Trocaram cilindro de roda traseira direita (a que trava), Cilindro servo (ligado ao pedal), reservatório do fluido de freio, regulagem de freio de mão. Até agora não resolvido. O problema é intermitente. Há certos momentos que dirijo com a roda pouco freada e em outros momentos, a roda fica muito freada dificultando muito dirigir. Esquenta muito ao ponto de ficar impossível segurar a mão no aro.

Por gentileza, me ajudem a solucionar meu problema. Agradeço desde já!