Ver Versão Completa : Cambio automático p/motor AP
FernandoNETO
22/02/2009, 16:35
Boas!!!
Estou ajudando um amigo a montar um jipe,...mas ele quer colocar um cambio automático no motor dele q é novinho(AP 1.8 injeção).
Alguém sabe qual cambio?
Qual caixa de transferencia para este caso?
Agradeço desde já
Marcos ET
23/02/2009, 20:35
Tem que usar muuuuito a imaginação pra escolher um cambio assim... vamos lá, algumas idéias pra vc:
1. Cambio do Chevette Automático (quero ver é encontrar um destes)
2. Cambio do Vitara Automático (deve estar custando o preço de um jeep)
Infelizmente, nao consigo lembrar de nenhum outro que seja curto o bastante para que o cambio nao termine após o eixo traseiro.... deve ter algum outro importado que sirva, mas eu nao conheço. de toda forma, o motor vai ter que ser deslocado láaaa pra frente pra compensar o tamanho de um cambio automático...
MAS, vc pode alongar o jeep, transformando ele numa espécie de "Bernardão", daih fica menos complicado de instalar ne?
Dá uma olhada no tópico "Cambio Auto: Impressões", lá os caras falam de um monte de opções.....
Boa sorte!
Fernando,
Eu te aconselho colocar um motor e câmbio de opala automático, com a grana que seu amigo vai economizar ele coloca injeção no GM 151, além do que vai ter mais torque em baixa, vai precizar mais do que a potencia em alta do AP!
Se não conseguir encontrar o Cambio auto. me avise que eu vendo o meu p/ vc!:mrgreen:
Falow! :concordo:
realmente isso ai é FODA
teria de descolar algum chevette ou opala auto ams adaptar no ap... :pensativo:
agora que com a grana dessa confusão toda vc põe um motor de opala 4cc e injeta ele isso faz mesmo e na minha opinião melhor custo x beneficio
FernandoNETO
23/02/2009, 23:23
Boa Noite,...
Já havia pensado num cambio do chevette,...só não sabia se existia mesmo um automático!!!hehehe ( se é q existe ainda!!! )
Mexer mt no jipe acho q não vai rolar,...principalmente transformando ele quase num bernardão. Mas a idéia do motor e cambio do opala é uma boa opção. Neste caso dá pra usar a mesma caixa de transferencia?
Obrigado a todos pelas dicas e sugestões!!!
Abçs
Julio Rebello
24/02/2009, 00:18
Boas!!!
Estou ajudando um amigo a montar um jipe,...mas ele quer colocar um cambio automático no motor dele q é novinho(AP 1.8 injeção).
Alguém sabe qual cambio?
Qual caixa de transferencia para este caso?
Agradeço desde já
Câmbio ZF 4 hp 22 4 marchas ou C4 Chrysler do Dodge Dart!
No caso do ZF, a montagem é bem parecida com a adaptação do câmbio do opala, mas o C4 é necessário um estudo mais apurado e tem seus benefícios por ser utilizado em motores V8.
Sds4x4,
Julio CJ
Fernando,
Cambio Auto do Opala 3 ou 4 marchas (depende da preferencia e/ou utilização do jeep).
Tcase: Willis, Hilux, etc... O Marcel aqui do forum faz a flange para qualquer um deles adaptar em qualquer um dos cambios do Opala.
Você terá que fazer uma flange para o cambio e motor. Já andei trocando algumas idéias com o Marcel (equipeminas4x4). Ele utiliza este motor e cambio no Kalango. A flange do motor não foi ele quem fez, mas segundo ele não é um bicho de sete cabeças. A dele foi feito com chapa de 1/2".
Qualquer dúvida mais técnica, troca uma idéia com ele :concordo:.
Segue a configuração do Kalango:
Motor AP 1.8 + Cambio auto Opala (não lembro agora se é o 3M ou 4M) + DualTcase Hilux...
Abraços,
Dirceu
rafaelcardoso
24/02/2009, 20:54
Na verdade os automáticos de opala (3 marchas) , chevette e Vitara todos são o mesmo câmbio: TH-180, é verdade que o de Vitara custa um pouco mais, o que muda de um câmbio para o outro é o acoplamento com o motor e reduzida...
Acho que dá pra instalar sim sem alongar o jeep um motor do opala 4cc + TH180 + Tcase Willys, estou colocando esta configuracao no meu Jeep sem alongar, o que seria bom fazer é alongar um pouco pra frente as alavancas da reduzida, ler o tópico Cambio auto - impressões na íntegra me ajudou muito na adaptação...
Tem que usar muuuuito a imaginação pra escolher um cambio assim... vamos lá, algumas idéias pra vc:
1. Cambio do Chevette Automático (quero ver é encontrar um destes)
2. Cambio do Vitara Automático (deve estar custando o preço de um jeep)
Infelizmente, nao consigo lembrar de nenhum outro que seja curto o bastante para que o cambio nao termine após o eixo traseiro.... deve ter algum outro importado que sirva, mas eu nao conheço. de toda forma, o motor vai ter que ser deslocado láaaa pra frente pra compensar o tamanho de um cambio automático...
MAS, vc pode alongar o jeep, transformando ele numa espécie de "Bernardão", daih fica menos complicado de instalar ne?
Dá uma olhada no tópico "Cambio Auto: Impressões", lá os caras falam de um monte de opções.....
Boa sorte!
rafaelcardoso
24/02/2009, 20:58
Me parece que o Marcel não faz flange para a reduzida Willys, só para a de Hilux, as flanges para a reduzida WIllys + ZF4HP22 (cambio auto do opala 4 marchas) sei que é feita pela Macrotorque de São Carlos (www.macrotorque.com.br (http://www.macrotorque.com.br)) não sei se eles fazem para o TH-180 (opala auto 3 marchas).
Fernando,
Cambio Auto do Opala 3 ou 4 marchas (depende da preferencia e/ou utilização do jeep).
Tcase: Willis, Hilux, etc... O Marcel aqui do forum faz a flange para qualquer um deles adaptar em qualquer um dos cambios do Opala.
Você terá que fazer uma flange para o cambio e motor. Já andei trocando algumas idéias com o Marcel (equipeminas4x4). Ele utiliza este motor e cambio no Kalango. A flange do motor não foi ele quem fez, mas segundo ele não é um bicho de sete cabeças. A dele foi feito com chapa de 1/2".
Motor AP 1.8 + Cambio auto Opala (não lembro agora se é o 3M ou 4M) + DualTcase Hilux...
Abraços,
Dirceu
Pra que procurar caixa de chevette ou vitara????
É a mesma do opala 3 marchas!
Poe logo uma de opala ou C4 como foi dito!
O próprio Marcel colocou uma ZF num Ap pra fazer Aquelas "brincadeirinhas nas pedras"...
Não vamos complicar...
Abraço
Eu vi pessoalmente o Kalango andando esse final de semana com Ap e CA, é show de bola, muito bom mesmo.
Paulo1234
18/08/2009, 15:45
oLÁ..
vcs sabem os motivos basicos de o kalango utilizar essa configuração?
tava pensando aqui com meus botões... para o rock deve sre bom emsmo um auto, pois vc nao correo risco de debrear e voltar o carro nas pedras..
Fernando,
Abraços,
Dirceu
Não sou muito fã de flange... a Deeptech não tem uma capa-seca para instalar entre o motor e a caixa?
MadMax 93/93
10/02/2011, 10:54
Pessoal e o cambio auto de 3 marchas que sai nos santanas? Meu pai teve um 1987. Estou montando um CJ-6 e ainda estou em duvida qual cambio usar num ap 2.0 (cabeçote paula faria + coletor dimensionado, injeção e comando original e queimando Alcool), pensei em usar esse cambio. O que dizem os mais experientes?
Vladimir Lucena
CJ-6 Verde - RUK
João Pessoa - PB
Samuel Junior
06/05/2013, 16:33
Desculpa pelo ress pessoal, só colocando um link sobre isto:
Revista 4x4&Cia - o guia off-road (http://www.4x4ecia.com.br/ed_153/jleitor.php)
megadeth
07/05/2013, 10:07
Bacana o assunto, meu CJ tem o GM151 e a caixa de Chevette, porém num futuro gostaria de instalar uma caixa automática também.
O Jeep da matéria que o amigo mencionou é bem legal. Fico com receio só do tamanho da caixa (não quero alongar o CJ), com uma provável flange da caixa pra t-case do Jeep e tb não quero reposicionar o motor no cofre, creio estar com um posicionamento legal já e não gostaria de "refazer tudo".
410143
All,
Só p/ terem uma idéia meu conjunto ficou com 1150mm, da capa seca até a flange do cardan.
CA do opala 3M + Dual case da Hilux. Mas se usar apenas uma, dá p/ colocar sem problema.
Falow!
Pessoal e o cambio auto de 3 marchas que sai nos santanas? Meu pai teve um 1987. Estou montando um CJ-6 e ainda estou em duvida qual cambio usar num ap 2.0 (cabeçote paula faria + coletor dimensionado, injeção e comando original e queimando Alcool), pensei em usar esse cambio. O que dizem os mais experientes?
Vladimir Lucena
CJ-6 Verde - RUK
João Pessoa - PB
Com o entre eixos do CJ-6, vc pode colocar o do opala 3m, o câmbio do santana se não me engano tem as pontas de eixo saindo nas laterais, uma p/ cada roda, não dá p/ adaptar a reduzida.
Fala com o ADI da Valle Raly eles conseguem a flenge entre o CA/AP.
Falow!