PDA

Ver Versão Completa : DIFERENCIAIS DANA 44, 44-3 e 44-4

SERGIO AUGUSTO
21/02/2009, 10:45
Bom dia:
Estou modificando minha DAKOTA(todo o power train), vou trocar a relacao do diferencial. Porem a relacao que vou usar, consigo só por encomenda(muito caro). Entao gostaria de saber se algum dos amigos pode me dizer qual a diferenca que existe entre os diferenciais DANA 44, 44-3(da ranger) e 44-4(da dakota), pois a ENGRECON fabrica um conjunto coroa e pinhao para DANA 44, bem proximo do que preciso pro meu DANA 44-4. Mas até onde fui nas pesquisas, e mesmo ligando na SPICER(DANA), nao consegui que ninguem me explicasse qual ou quais as diferencas e/ou compatibilidades desses diferenciais. Vi num outro forum, uma afirmacao do RENATO(dakota 4x4), que o conjunto coroa e pinhao dos DANA 44-3 e 44-4 sao compativeis, e quanto ao DANA 44? Achei num site as dimensoes(diametro) da coroa e pinhao do DANA 44, que sao algo em torno de 0,2mm(dois decimos de milimetro) menor que o do DANA 44-4. Se alguem puder me ajudar, agradeco.

Kim
21/02/2009, 11:09
Caro SERGIO AUGUSTO!

O que posso te afirmar com absoluta certeza, é que NÃO há diferença entre o D44 e o D44-3.

No meu engesa, retirei a 9x44 e coloquei a 11x45 do troller, que é 44-3.

Foi somente colocar.

A única diferença que achei no paquímetro, foi em relação à altura da coroa 45, que é baixa em relação à 44, pois o pinhão 11 tem maior diâmetro em relação ao 9.

Agora quanto ao D44-4, eu fico te devendo a resposta, mais acho que os números após o hífen, tem relação com a tubeira. (eu acho)

Abraços.

Kim.

SERGIO AUGUSTO
21/02/2009, 11:34
Caro SERGIO AUGUSTO!

O que posso te afirmar com absoluta certeza, é que NÃO há diferença entre o D44 e o D44-3.

No meu engesa, retirei a 9x44 e coloquei a 11x45 do troller, que é 44-3.

Foi somente colocar.

A única diferença que achei no paquímetro, foi em relação à altura da coroa 45, que é baixa em relação à 44, pois o pinhão 11 tem maior diâmetro em relação ao 9.

Agora quanto ao D44-4, eu fico te devendo a resposta, mais acho que os números após o hífen, tem relação com a tubeira. (eu acho)

Abraços.

Kim.
Gran Kim!
Obrigado pela dica. Ainda nao tive a oportunidade de medir dois conjuntos coroa e pinhao(dana 44 e 44-4), mas acredito que a sua colocacao está mais que certa, a respeito do numero após o hifen e as diferencas de altura das coroas sao pertinentes, pois elas tem que se adequar ao pinhao(casar). Vou tentar achar um conjunto dana 44 (sucata) e comparar as dimensoes com o meu dana 44-4.
Grande abraco, e obrigado!

leopoldo
22/02/2009, 00:23
No engesa, que eu saiba, os rolamentos laterais da coroa são ligeiramente maiores no Di

SERGIO AUGUSTO
22/02/2009, 07:32
No engesa, que eu saiba, os rolamentos laterais da coroa são ligeiramente maiores no Di
Ok, Leopoldo!
Valeu pela dica. Vou juntando as informacoes, pra ver se existe real possibilidade de colocar um conjunto do DANA 44 no 44-4. Quanto aos rolamentos, como na verdade eles sao apoiados na caixa de satélite e na carcaca, a diferenca de tamanho, nao seria limitante na troca do conj. coroa e pinhao, mas sim a instalacao da coroa 44 na caixa de satelite 44-4(furacao , diametro e altura da coroa,etc),observando o posionamento do novo pinhao na carcaca, pre ver se caberá e dará regulagem.
Abraco, e obrigado.

Kim
22/02/2009, 09:10
Grande Mestre Leopoldo!

Bem, aí não saberei afirmar com precisão, pois não alterei a caixa satélite, somente a c&p.

Abraços.

Kim.

Afonso Carlos
22/02/2009, 13:26
Bom dia:
Estou modificando minha DAKOTA(todo o power train), vou trocar a relacao do diferencial. Porem a relacao que vou usar, consigo só por encomenda(muito caro). Entao gostaria de saber se algum dos amigos pode me dizer qual a diferenca que existe entre os diferenciais DANA 44, 44-3(da ranger) e 44-4(da dakota), pois a ENGRECON fabrica um conjunto coroa e pinhao para DANA 44, bem proximo do que preciso pro meu DANA 44-4. Mas até onde fui nas pesquisas, e mesmo ligando na SPICER(DANA), nao consegui que ninguem me explicasse qual ou quais as diferencas e/ou compatibilidades desses diferenciais. Vi num outro forum, uma afirmacao do RENATO(dakota 4x4), que o conjunto coroa e pinhao dos DANA 44-3 e 44-4 sao compativeis, e quanto ao DANA 44? Achei num site as dimensoes(diametro) da coroa e pinhao do DANA 44, que sao algo em torno de 0,2mm(dois decimos de milimetro) menor que o do DANA 44-4. Se alguem puder me ajudar, agradeco.

OK Sergio, quem montou a Dakota do Renato vulgo "natão" Foi eu.

A diferença para o eixo da dakota é o berço e a fixação dos semi-eixos, de resto é igual.

Abração.

SERGIO AUGUSTO
22/02/2009, 13:46
OK Sergio, quem montou a Dakota do Renato vulgo "natão" Foi eu.

A diferença para o eixo da dakota é o berço e a fixação dos semi-eixos, de resto é igual.

Abração.
Ok, Afonso!! A informacao que faltava! Eu ainda nao tinha certeza disso que voce está afirmando(pois ainda nao tive como comparar, até por falta de tempo), mas suspeitava. Como voce já sabe(conversamos via email), vou levar a caranga ai, pra voce instalar o motor e cambio, e de acordo as contas( usando torque, potencia, giro do novo motor, tamanho do pneu que quero usar), vai ficar legal uma relacao de diferencial 2,60:1. Mas isso só mandando fazer,e até se encontra quem confeccione por encomenda , a questao é o custo! Só que a ENGRECON fabrica um conjunto pro dana 44, com rel. 2,86:1(14 no pinhao e 40 na coroa), que já ficaria de bom tamanho. Entao, só me faltava certificar o que voce falou agora; os conjuntos coroa e pinhao DANA 44 e DANA 44-4 sao compatíveis.
E voltando a instalacao, minha previsao é que entre final de maio/inicio de junho tou indo ai, pra instalar a bagaca..hehe.
Muito obrigado pela preciosa informacao!!
Abraco!

Afonso Carlos
23/02/2009, 16:09
OK, quaquer coisa é só chamar!

Abração.

SERGIO AUGUSTO
24/02/2009, 09:24

Abração.
Bom dia mestre!
Abusando da sua boa vontade, o que voce me diz a respeito do seguinte:
Ontem, fazendo mais algumas pesquisas, li num anuncio, que existem dois tipos de caixa de satelite para o DANA 44, uma pra ser usada com conjuntos que tenham pinhao até 12 dentes , e outra para pinhoes dai em diante, uma baixa e outra mais alta, o que realmente faz sentido, mas eu nao tinha conhecimento disso. O que me diz? Como sempre a Spicer(Dana), nunca informa nada, pelo menos eu nao consigo informacoes lá.
Abraco, e obrigado mais uma vez!

rural4x4
24/02/2009, 09:52
Nas relaçoes do DANA 44 realmente existe esta diferença de caixa satelite, as relaçoes 9x53, 8x43, 9x44, 11x45, 11x41, 11x47, 12x47, usam um tipo , e as 14x43, 13x43, 13x41, 15x43 usam o outro modelo de caixa.

SERGIO AUGUSTO
24/02/2009, 10:14
Nas relaçoes do DANA 44 realmente existe esta diferença de caixa satelite, as relaçoes 9x53, 8x43, 9x44, 11x45, 11x41, 11x47, 12x47, usam um tipo , e as 14x43, 13x43, 13x41, 15x43 usam o outro modelo de caixa.
Ok, Rural4x4!
Obrigado pela confirmacao da informacao. Aproveitando, como a Dakota tem o sistema auto blocante e a minha idéia é colocar uma relacao bem longa, como já falei no inicio do tópico , sabe me dizer se na caixa de satelite para as relacoes longas, vamos poder usar o sistema auto blocante, mantendo as engrenagens satélites, planetérias,etc, originais do meu diferencial? Até porque tenho que atentar para o encaixe dos semi eixos(quantidade e tipo de estrias das palnetarias/semi eixo)
Abraco, e obrigado.

Afonso Carlos
24/02/2009, 13:19
OK Sergião ta respondido ai pelo nosso amigo Rural4x4.

Quanto ao Bloqueio, vc vai ter que achar um berço bloqueado original da dakota.

Abração.

SERGIO AUGUSTO
24/02/2009, 13:31

Abração.
Amigo Afonso:
Continuando minhas pesquisas na net, vi que um companheiro lhe indagou sobre uma relacao mais longa pra um diferencial da F-350 2006 (se nao me engano esse dif. é o DANA 70) que ele colocou numa F 1000,e voce respondeu que fabrica na "medida" que ele quiser. Entao, pro DANA 44, voce faz uma "medida especial"(que no meu caso seria rel. 2,60:1=15x39)?? Quanto ficaria? Se quiser me rsponder via mp, tudo bem, ai já vou me programando para os nossos negocios em maio/junho(montagens motor e cambio e a troca da relacao do diferencial).
Mais uma vez obrigado por sua atencao.
Abraco.

Elmer_Jeep
26/02/2009, 15:32

Di leia-se Diametro Interno :concordo:

Os rolamentos da caixa satélite do troller(D44.3) também são maiores que os do D44.

[]'s

Afonso Carlos
27/02/2009, 00:21
Amigo Afonso:
Continuando minhas pesquisas na net, vi que um companheiro lhe indagou sobre uma relacao mais longa pra um diferencial da F-350 2006 (se nao me engano esse dif. é o DANA 70) que ele colocou numa F 1000,e voce respondeu que fabrica na "medida" que ele quiser. Entao, pro DANA 44, voce faz uma "medida especial"(que no meu caso seria rel. 2,60:1=15x39)?? Quanto ficaria? Se quiser me rsponder via mp, tudo bem, ai já vou me programando para os nossos negocios em maio/junho(montagens motor e cambio e a troca da relacao do diferencial).
Mais uma vez obrigado por sua atencao.
Abraco.

OK, veio acho melhor vc mudar de eixo para toda a cavalaria que vc vai dispor, um Dana cairia bem.

Abração.

SERGIO AUGUSTO
27/02/2009, 07:46
OK, veio acho melhor vc mudar de eixo para toda a cavalaria que vc vai dispor, um Dana cairia bem.

Abração.
Grande Afonso, bom dia!
Ok, concordo com o que voce colocou, mas voce fala um "DANA cairia bem", qual? 44,60, 70? E quanto as rodas, terei que mudar, ja que provavelmente a furacao para as rodas em outro eixo, nao vao bater com as do eixo original, a nao ser que a opcao de troca seja por um dana 44 ou 44-3, e nestes poderia ser usado os semieixos do meu 44-4??.
Abraco, e obrigado!

Afonso Carlos
27/02/2009, 12:10
Grande Afonso, bom dia!
Ok, concordo com o que voce colocou, mas voce fala um "DANA cairia bem", qual? 44,60, 70? E quanto as rodas, terei que mudar, ja que provavelmente a furacao para as rodas em outro eixo, nao vao bater com as do eixo original, a nao ser que a opcao de troca seja por um dana 44 ou 44-3, e nestes poderia ser usado os semieixos do meu 44-4??.
Abraco, e obrigado!

OK foi mal. digo dana 70, furação de roda é fácil.

Abração.

Renato Fraga
28/02/2009, 03:20
Olá Sergio, acho que cheguei meio tarde, mas recaptulando alguns assuntos abordados até aqui vamos ver se te acrescento alguma coisa:

1- dana 44/4 que equipa nossas Dakotas são do tipo "C" clip. Ou seja, o semi eixo é preso no centro da caixa de satélites. Tenho minhas dúvidas quanto a compatibilidade de outras caixas, principalmente ARB. A grande vantagem desta caixa é que o ajuste do berço é feito por fora dos rolamentos o que torna o serviço muito mais fácil, ao contrário dos demais que é necessário sacar os rolamentos para remover ou adicionar arroelas de enconto para regulagem

2- Compatibilidade de caixa de satélites, coroa e pinhão do 44/4 não existe com 44 e 44/3. Acho que o Afonso não está se lembrando, mas tentamos intercambiar os componentes do eixo do Troller com o original da Dakota. Berço do 44/4 é enorme comparados aos outros e coroa também era incompatível com o berço (coroa 44/4 bem maior em diâmetro que o berço do 44/3 e 44). Pinhão não chegamos a desmontar.

3- Em relação à compatibilidade, certa vez uma pessoa muito entendida disse que era a mesma coisa que o dana 46 das últimas F1000. Caixa de satélites e coroa e pinhão compatíveis portanto. Mas nada confirmado na prática ainda.

4- Um detalhe importante é o sensor de velocidade que fica instalado no eixo pegando sinal da coroa. Mesmo você trocando o motor e dispensando o sistema eletrônico original, sem este sensor, seu carro ficará sem velocímetro e principalmente, sem ABS trazeiro. Veja que o ABS desempenha um papel importante equalizando o freio trazeiro nas diversas situações de uso tal como diferenças de carga (leve/pesado) e principalmente situações de emergência que fica fácil as rodas trazeiras travarem. O dana 46 e 70 eu tenho certeza que possuem originalmente um sistema semelhante (sensor pegando sinal da coroa), porém não sei se é compatível com o sistema da Dakota e considere ainda os freios que simplesmente podem perder eficiência caso os cilindros de rodas sejam muitodiferentes que os originais. Neste caso acredito que até o ABS pode sofrer com qualquer mudança. Um detalhe a ser informado, é que originalmente é possível fazer a calibragem do velocímetro eletronicamente, para os casos de mudanças de relações e pneus. Basta ter a interfaçe com o módulo e reprogramar de acordo com a nova configuração.

5- Eixos com sistema de semi eixos flutuantes vão te obrigar a mudar o conjunto de rodas. Qualquer um que seja, possui o cubo no centro da roda, e a furação original não deixa espaço suficiente para o tal.

Portanto analize bem todas estas informações e calcule se relamente vale a pena trocar o eixo trazeiro ou ainda confeccionar um novo conjunto de coroa e pinhão. Veja que os semi eixos originais são muito resistentes, arrisco a dizer que mais resistentes que todos os outros 44 (andei de pneu 35 por 3 anos usando e abusando, sem dó nenhuma tanto asfalto quanto terra, e quando desmontamos não pudemos observar nenhum sinal de fadiga ou qualquer indício de problema. Entretanto, se realmente houver a fratura deste semi eixo, certamente sua roda vai se soltar do eixo, devido ao fato de não existir nenhuma estrutura para segurar a mesma no lugar a não ser o tal do "C" clip que estará lá dentro do berço e será incapaz de segurar a roda com o semi eixo quebrado..

O fato de você pretender utilizar um pneu de diâmetro reduzido, é um atenuante, mas o motor será muito mais forte que o original, mesmo comparando com o torque do modelo equipado com o V8. E considerando ainda uma relação de coroa e pinhão mais longa, pode acreditar que estes semi eixos sofrerão um esforço considerável.

Finalmente, toda preocupação com segurança é válida.

Assim, espero ter ajuda e tomara que não tenha colocado mais dúvidas a você.

Abraços.

SERGIO AUGUSTO
28/02/2009, 21:02
Olá Sergio, acho que cheguei meio tarde, mas recaptulando alguns assuntos abordados até aqui vamos ver se te acrescento alguma coisa:

1- dana 44/4 que equipa nossas Dakotas são do tipo "C" clip. Ou seja, o semi eixo é preso no centro da caixa de satélites. Tenho minhas dúvidas quanto a compatibilidade de outras caixas, principalmente ARB. A grande vantagem desta caixa é que o ajuste do berço é feito por fora dos rolamentos o que torna o serviço muito mais fácil, ao contrário dos demais que é necessário sacar os rolamentos para remover ou adicionar arroelas de enconto para regulagem

2- Compatibilidade de caixa de satélites, coroa e pinhão do 44/4 não existe com 44 e 44/3. Acho que o Afonso não está se lembrando, mas tentamos intercambiar os componentes do eixo do Troller com o original da Dakota. Berço do 44/4 é enorme comparados aos outros e coroa também era incompatível com o berço (coroa 44/4 bem maior em diâmetro que o berço do 44/3 e 44). Pinhão não chegamos a desmontar.

3- Em relação à compatibilidade, certa vez uma pessoa muito entendida disse que era a mesma coisa que o dana 46 das últimas F1000. Caixa de satélites e coroa e pinhão compatíveis portanto. Mas nada confirmado na prática ainda.

4- Um detalhe importante é o sensor de velocidade que fica instalado no eixo pegando sinal da coroa. Mesmo você trocando o motor e dispensando o sistema eletrônico original, sem este sensor, seu carro ficará sem velocímetro e principalmente, sem ABS trazeiro. Veja que o ABS desempenha um papel importante equalizando o freio trazeiro nas diversas situações de uso tal como diferenças de carga (leve/pesado) e principalmente situações de emergência que fica fácil as rodas trazeiras travarem. O dana 46 e 70 eu tenho certeza que possuem originalmente um sistema semelhante (sensor pegando sinal da coroa), porém não sei se é compatível com o sistema da Dakota e considere ainda os freios que simplesmente podem perder eficiência caso os cilindros de rodas sejam muitodiferentes que os originais. Neste caso acredito que até o ABS pode sofrer com qualquer mudança. Um detalhe a ser informado, é que originalmente é possível fazer a calibragem do velocímetro eletronicamente, para os casos de mudanças de relações e pneus. Basta ter a interfaçe com o módulo e reprogramar de acordo com a nova configuração.

5- Eixos com sistema de semi eixos flutuantes vão te obrigar a mudar o conjunto de rodas. Qualquer um que seja, possui o cubo no centro da roda, e a furação original não deixa espaço suficiente para o tal.

Portanto analize bem todas estas informações e calcule se relamente vale a pena trocar o eixo trazeiro ou ainda confeccionar um novo conjunto de coroa e pinhão. Veja que os semi eixos originais são muito resistentes, arrisco a dizer que mais resistentes que todos os outros 44 (andei de pneu 35 por 3 anos usando e abusando, sem dó nenhuma tanto asfalto quanto terra, e quando desmontamos não pudemos observar nenhum sinal de fadiga ou qualquer indício de problema. Entretanto, se realmente houver a fratura deste semi eixo, certamente sua roda vai se soltar do eixo, devido ao fato de não existir nenhuma estrutura para segurar a mesma no lugar a não ser o tal do "C" clip que estará lá dentro do berço e será incapaz de segurar a roda com o semi eixo quebrado..

O fato de você pretender utilizar um pneu de diâmetro reduzido, é um atenuante, mas o motor será muito mais forte que o original, mesmo comparando com o torque do modelo equipado com o V8. E considerando ainda uma relação de coroa e pinhão mais longa, pode acreditar que estes semi eixos sofrerão um esforço considerável.

Finalmente, toda preocupação com segurança é válida.

Assim, espero ter ajuda e tomara que não tenha colocado mais dúvidas a você.

Abraços.
Boa noite Renato:
Valeu pelas consideracoes!
Com o exposto por voce, mais as informacoes dos outros companheiors, reforcei entendimento que, para se fazer up grade equilibrado e completo, a troca do eixo seria viavel, sim.
1- Quanto a questao do DANA 44-4 ter fixacao do semi eixo por arruela "C"Clip, nao sabia(conheco o siatema, as C-10, D-10, tem este sistema, acho que eixo BRASEIXOS 405, nao tenho certeza), ai se o semi eixo quebrar, a roda sai fora mesmo.
2- No que diz rspeito a compatibilidade entre os 44, 44-3 e 44-4, nao tinha certeza dos detalhes, apesar de conhecer bem os 44, pois ja tive Jeep Cj 5 e F -75, mas os outros, nunca vi um aberto, e tambem ja ouvi falar da compatibilidade 44-4 e 46, mas nada comprovado.
3- Em relacao a utilizacao do DANA 70:
3.1 - Quanto ao ABS e sensor de velocidade, sabe-se que o 70 tem um sistema de sensor, em pricipio, semelhante ao 44-4, entao nao é complicado com uma interface e alguns ajustes(feitos por alguem capacitado), concetar o sensor do DANA 70 ao leitor/analizador original da DAK.
3.2- No que diz respeito ao freio traseiro, propriamente dito, poderemos ter um aumento na eficiencia, considerando que teremos um tambor com maior logicamente com lonas maiores, em relacao ao eixo 44-4, para parar o carro que antes usava o 44-4. Porem, deve ser feito um estudo na partica, da relacao cilindro mestre/reservatorio para os cilindros de roda DANA 70. Se necessario, pode ser mudado o cilindro mestre/reservatorio, com ou sem o servo, mantendo as valvulas equalizadoras, controle ABS, e circuitos originais.
3.3 No caso das rodas, a ideia no inicio dessa brincadeira, a substituir as rodas originais por rodas 17", para usar pneu COOPER COBRA 275/60R17 que tem (segundo a COOPER), 11,02" de banda de rodagem e 29,9" de diametro externo, entao eu ficaria com uma boa banda de rodagem, sem aumentar praticamente o diametro do pneu original(235/75R15), que tem aprox. 28,8",ou usar o pneu 295/50R16(que tem 303 mm. de banda e 28"de diametro externo), porque fiquei sabendo que os 275/60R17 nao vem pro Brasil. Mas ai me deparei com a quase impossibilidade de conseguir rodas 17"ou 16" com a furacao 6x114,3 da DAKOTA, achei quem refurasse, mas nao me animei. Entao voltei para as 15" mesmo usando os 275/60R15 (COBRA ou BFG RADIAL T/A). JA estava procurando rodas da DAKOTA R/T.
MAs com a possibilidade de troca do eixo, nao é dificil encontrar rodas 16" ou 17" na furacao 8x165, do DANA 70, porem.... ai vem os porens, vou ter que trabalhar a dianteira pra usar essas rodas, mas nao tao dificil fazer este trabalho em cubos, alterar furacao de menor para maior( ja fizemos isso em caminhoes CHEVROLET D-60 pra usar rodas do MERCEDES 1513), claro que guardadas as devidas proporcoes e cuidados, o servico nao seria dos mais dificeis, ainda mais contando com nosso amigo Afonso TT4.
3.4 Por ultimo, o custo da confeccao de um conjunto coroa e pinhao por encomenda, onde pesquisei, é muito, muito caro, se bem que o Afonso ainda nao me disse qual o valor do eixo, nem o preco de um conjunto coroa e pinhao pra DANA 44-4 ,feito por ele, pra eu comparar. MAs com certeza, o custo da troca é bem mais alto que a susbtituicao do conjunto coroa e pinhao, mesmo feito por encomenda. Só que a longo prazo, o custo beneficio da troa de eixo será maior, nao se darei conta..hehehe..
Ainda mais que tenho que levar em conta que ja tou com o motor e cambio negociados(tou correndo atrás pra pagar..rsrsrs), e que a minha idéia e tirar uma boa potencia do motorzinho. Teoricamente, é claro, mas com informacoes fundamentadas, podemos chegar a 300Cv@2900RPM e 70Kgf/m@1600RPM.
Amigo, muitíssimo obrigado pelas informacoes e esclarecimentos.
Grande abraco

Renato Fraga
28/02/2009, 23:22
3.1 - Quanto ao ABS e sensor de velocidade, sabe-se que o 70 tem um sistema de sensor, em pricipio, semelhante ao 44-4, entao nao é complicado com uma interface e alguns ajustes(feitos por alguem capacitado), concetar o sensor do DANA 70 ao leitor/analizador original da DAK.

Na verdade não é tão simples assim. Existem diferenças no tipo de cremalheira por conta da quantidade de pulsos referentes a cada volta completa. Por exemplo: 30/1 ou 45/1, isso quer dizer que a partir do intervalo sem ressalto até essa posição novamente existem 30 ou 45 pulsos (dentes da cremalheira). É essa a leitura que o módulo faz e isso é padrão do processador. Até onde sei não é possível mudar. Se o módulo lê 45 pulsos, e colocar uma cremalheira com mais ou menos dentes, haverá conflito na leitura. E existe ainda a impedância do sensor que também é configurada de acordo com o processador do módulo. É o mesmo sistema de roda fônica do virabrequim.

O que é possível mudar é o que corresponde cada volta completa. Isso só se vale para o velocímetro e é por isso que pode ser feito alterações na aferição. Assim se cada volta completa originalmente corresponde a um deslocamento de X metros ao mudarmos o diâmetro dos pneus esse deslocamneto muda e o velocimetro fica impreciso. Assim, eletronicamente é possível corrigir dentro de um parâmetro original. Fazer os 45 pulsos corresponderem ao novo deslocamento promovido pelos pneus novos.

Acredito que a maior preocupação se deva ao ABS e neste caso entendo que seja mais delicado qualquer interferência.

3.2- No que diz respeito ao freio traseiro, propriamente dito, poderemos ter um aumento na eficiencia, considerando que teremos um tambor com maior logicamente com lonas maiores, em relacao ao eixo 44-4, para parar o carro que antes usava o 44-4. Porem, deve ser feito um estudo na partica, da relacao cilindro mestre/reservatorio para os cilindros de roda DANA 70. Se necessario, pode ser mudado o cilindro mestre/reservatorio, com ou sem o servo, mantendo as valvulas equalizadoras, controle ABS, e circuitos originais.

Neste caso não vejo um ganho em eficiência não. Que vai ter um freio mais forte é bem provável, mas na trazeira isso não é vantagem nenhuma. É até um risco. E não adianta querer mudar cilindro mestre, reservatório, servofreio, sem mudar o conjunto dianteiro de pinças e disco.
Se já é notório que o freio ganhará eficiência apenas pelas dimenções da campana e lonas de freio, não adianta querer equalizar o sistema sem fazer alteração do mesmo tipo na dianteira. E te digo agora , por experiência própria que é praticamente impossível fazer um upgrade destes componentes devido o sistema de pinça que utiliza.

E mesmo que consiga fazer o ABS funcionar perfeitamente, não me arriscaria a confiar a ele o papel de equalizador de um freio muito mais potente. Veja que originalmente o ABS desempenha esta função, mas dentro de uma margem menor e conhecida pelo fabricante.

Abraços

SERGIO AUGUSTO
01/03/2009, 08:33
Na verdade não é tão simples assim. Existem diferenças no tipo de cremalheira por conta da quantidade de pulsos referentes a cada volta completa. Por exemplo: 30/1 ou 45/1, isso quer dizer que a partir do intervalo sem ressalto até essa posição novamente existem 30 ou 45 pulsos (dentes da cremalheira). É essa a leitura que o módulo faz e isso é padrão do processador. Até onde sei não é possível mudar. Se o módulo lê 45 pulsos, e colocar uma cremalheira com mais ou menos dentes, haverá conflito na leitura. E existe ainda a impedância do sensor que também é configurada de acordo com o processador do módulo. É o mesmo sistema de roda fônica do virabrequim.

O que é possível mudar é o que corresponde cada volta completa. Isso só se vale para o velocímetro e é por isso que pode ser feito alterações na aferição. Assim se cada volta completa originalmente corresponde a um deslocamento de X metros ao mudarmos o diâmetro dos pneus esse deslocamneto muda e o velocimetro fica impreciso. Assim, eletronicamente é possível corrigir dentro de um parâmetro original. Fazer os 45 pulsos corresponderem ao novo deslocamento promovido pelos pneus novos.

Acredito que a maior preocupação se deva ao ABS e neste caso entendo que seja mais delicado qualquer interferência.

Neste caso não vejo um ganho em eficiência não. Que vai ter um freio mais forte é bem provável, mas na trazeira isso não é vantagem nenhuma. É até um risco. E não adianta querer mudar cilindro mestre, reservatório, servofreio, sem mudar o conjunto dianteiro de pinças e disco.
Se já é notório que o freio ganhará eficiência apenas pelas dimenções da campana e lonas de freio, não adianta querer equalizar o sistema sem fazer alteração do mesmo tipo na dianteira. E te digo agora , por experiência própria que é praticamente impossível fazer um upgrade destes componentes devido o sistema de pinça que utiliza.

E mesmo que consiga fazer o ABS funcionar perfeitamente, não me arriscaria a confiar a ele o papel de equalizador de um freio muito mais potente. Veja que originalmente o ABS desempenha esta função, mas dentro de uma margem menor e conhecida pelo fabricante.

Abraços
Grande Renato, bom dia!
Definitivamente, quem quiser mexer em Dakota, tem que contar com a sua boa vontade, experiencia e conhecimetos.
Entao vejamos os impasses:
1-Quanto ao ABS, sabemos que realmente nao simples, mas perfeitamente possivel, nao entrei em detalhes na resposta anterior, mas a questao de leitura de quantidade dos pulsos, pelo módulo do ABS, é possivel se fazer a adequacao entre o modulo e sensor, de acordo o diametro da roda cremalheira, e espacamentos dos dentes(ressaltos), repito, por alguem habilitado em eletroeltronica e a impedancia do sensor, tambem é "resolvivel", com resistores,varistores, e outros equipamentos da eletroeletronica . Como sabemos, o sistema de ABS da DAK, e da maioria das Pick ups "tupiquins" que o tem, é UNICANAL( tem uma valavula, e um sensor monitorando as duas rodas traseiras), o que por si só já nao é lá essa eficiencia toda, pois uma roda pode travar em uma determinada condicao e o sistema nao detectar. Estamos falando em possibilidades, nao que eu vá fazer, mas se quiser, hoje, pode-se modificar todo o sistema e colocar um QUDRICANAL(é só o cliente querer e ter muito $$$$, o que nao é meu caso...hehehe..).
Por fim, se nao tiver afim de acreditar no tecnico em eletronica automotiva, e sobrar umas latinhas..hehehe, traz- se junto com eixo, o modulo ABS dele(no nosso caso o da F-250),isolola-se o original, e com um plug in, instala-se o novo módulo pra comandar o ABS, e calibra-se o computador de bordo e o velocimetro.
2- Quanto a um UP GRADE no freio dianteiro, concordo realmente com voce, que a necessidade seja certa, caso haja uma mudanca de eixos(que quando falei em eficiencia, talvez deveria ter usado a palavra potencia ou forca), mas voltando a questao de testar esta questao na pratica, é claro que quando comecei a pensar neste "sonho" de ter uma DAKOTA BRABA, diesel, que seja, tive que considerar um possivel UP GRADE nos freios. Que com a mudanca de eixos, na traseira, ja estaria meio caminho andado, e se for o caso da dianteira( e com certeza voce tem toda razao no que falou), temos algumas opcoes..
Segue uma foto( meio pequena), mas voce conseguirá ver, de uma das opcoes de UP GRADE no freio dianteiro da DAK. Até se voce quizer pincas com o nominho "VIPER" em alto relevo é possivel., e depedendo do modelo das rodas "ce tira até uma onda".... hehehehe.
Mais uma vez, muito obrigado por sua preciosa colaboracao.
Grande abraco.

Renato Fraga
01/03/2009, 10:51
Então, mas existe uma diferença grande entre o que é possível e o que é viável.

Mas beleza, aparentemente você tem todas as respostas necessárias para suas dúvidas.

Quero ver o resultado !!!!!!!!

Abraços

SERGIO AUGUSTO
01/03/2009, 11:15
Beleza então, aparentemente você tem todas as respostas necessárias para suas dúvidas.

Quero ver o resultado !!!!!!!!

Abraços
Olá Renato!
Saiba que sua colaboracao, e a dos companheiros do forum, foram e serao imprescindiveis, para "justamente" esclarecermos duvidas, e pontos que naturalmente passariam despercebidos, na elaboracao das "coisas", e COM CERTEZA, voce conhece muiiiitoooo, de DAKOTA, além do seu louvavel pioneirismo em transformar uma em 4x4, que fiz questao de acompanhar seu topico, onde vemos demonstracoes sensacionais de conhecimento tecnico e sensatez!
Parabens!!
Abraco.

Afonso Carlos
01/03/2009, 23:10
Olá Renato!
Saiba que sua colaboracao, e a dos companheiros do forum, foram e serao imprescindiveis, para "justamente" esclarecermos duvidas, e pontos que naturalmente passariam despercebidos, na elaboracao das "coisas", e COM CERTEZA, voce conhece muiiiitoooo, de DAKOTA, além do seu louvavel pioneirismo em transformar uma em 4x4, que fiz questao de acompanhar seu topico, onde vemos demonstracoes sensacionais de conhecimento tecnico e sensatez!
Parabens!!
Abraco.

OK, Sergião, mas pensa num chato!!!! Agora multiplica por 3, esse é o Natão!!! kakakakakaka.

Teima o tempo todo, mas é um dos meus melhores clientes, toda dia que ia na oficina era discussão na certa, ora ele tinha razão ora eu tinha, ora ambos tinham.

Mas é asim mesmo que gosto, pois é muito melhor um cliente que se interesa, e sabe dar o devido valor a mão de obra, quando bem feita.

Abração.

SERGIO AUGUSTO
02/03/2009, 09:32
OK, Sergião, mas pensa num chato!!!! Agora multiplica por 3, esse é o Natão!!! kakakakakaka.

Teima o tempo todo, mas é um dos meus melhores clientes, toda dia que ia na oficina era discussão na certa, ora ele tinha razão ora eu tinha, ora ambos tinham.

Mas é asim mesmo que gosto, pois é muito melhor um cliente que se interesa, e sabe dar o devido valor a mão de obra, quando bem feita.

Abração.
Grande Afonso, bom dia!
Entao, é muito válido estas colocacoes, e argumantacoes, ainda mais com a base que voces tem. Veja, voce me alertou para a substituicao do eixo, corri atrás de informacoes, chegou o"Natao" com mais informacoes, e resumindo, vou levar mais tempo pra concluir a "coisa",...hehehe, mas o eixo deve ser trocado.kakaka!
Quando tiver um tempo, manda uma mp, com valores do eixo, pra eu ir tendo nocao. Me fala sobre a diferenca na largura(bitola), exite muita diferenca?
Abraco, e muito obrigado.

Renato Fraga
08/03/2009, 00:47
FALA SÉRGIO, ENCONTREI UMA REFERÊNCIA QUE PODE TE INTERESSAR NAQUELA QUESTÃO POLÊMICA DO SENSOR DO ABS.

Só não sei quais foram os critérios utilizados para tal adaptação. E ainda não tem relato se está funcionando adequadamente.

http://www.dakota-durango.com/forum/showthread.php?t=78432

Abraços

SERGIO AUGUSTO
08/03/2009, 07:08
FALA SÉRGIO, ENCONTREI UMA REFERÊNCIA QUE PODE TE INTERESSAR NAQUELA QUESTÃO POLÊMICA DO SENSOR DO ABS.

Só não sei quais foram os critérios utilizados para tal adaptação. E ainda não tem relato se está funcionando adequadamente.

http://www.dakota-durango.com/forum/showthread.php?t=78432 (http://www.dakota-durango.com/forum/showthread.php?t=78432)

Abraços
Bom dia Renato!
Ok, muito bom. Dei uma olhada no link, valeu pela valiosa informacao. A principio parece que tem tudo pra funcionar. Vou ficar de olho naquele forum, pra ver se vem a noticia se funcionou.
Obrigado, mais uma vez!
Abraco.

SERGIO AUGUSTO
08/03/2009, 12:43

http://www.dakota-durango.com/forum/showthread.php?t=78432 (http://www.dakota-durango.com/forum/showthread.php?t=78432)

Abraços
Renato: Tive dando uma olhada no link, e acho que podemos aprimorar aquilo lá, já que no meu caso, nao usarei T-case, podemos fazer um sistema semelhante, na saida do cambio, creio que que ficaria até melhor, no sentido de estar mais protegido, pois vai ficar a altura maior em relacao ao solo, e veja, com o cambio que usarei, talvez possamos até copiar o "anel excitador" igual ao que está no DANA 44-4(em diametro, passo, etc), criando um sistema para conecta-lo a flange e/ou garfo da cruzeta(no caso da flange que tem no cambio, podemos acoplar até por interferencia, ficando igual como é no diferencial, o anel acoplado a caixa de satelites) , por exemplo.
Veja estas gravuras/fotos, que sei que entederá o que digo.
Mais uma vez muito obrigado, sua informacao, foi genial!!!
Abraco.

Elmer_Jeep
18/05/2009, 12:00
Sergio e Renato, li aqui ótimos comentários sobre o sistema abs, tenho todos os itens necessários e estou pensando em instalar no meu Jeep, pra não mudar o tema principal do tópico gostaria de receber algumas dicas de vcs em outro topico onde postei minha dúvida sobre o assunto:
Adaptação de ABS é Viável? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=885184#post885184)

[]'s

DI HERVAL
21/02/2010, 13:54
Voltando a este tópico,

Tenho uma Ranger 2010 (4x4) e o diferencial é um DANA 44-3, rel: 3.54, tipo T/L.

O que seria tipo T/L ???

Este diferencial tem LSD ???

Antecipo agradecimentos.

Abs a todos....

SERGIO AUGUSTO
21/02/2010, 15:10
Voltando a este tópico,

Tenho uma Ranger 2010 (4x4) e o diferencial é um DANA 44-3, rel: 3.54, tipo T/L.

O que seria tipo T/L ???

Este diferencial tem LSD ???

Antecipo agradecimentos.

Abs a todos....
Fala companheiro!
T/L se não me engano significa Track Locker(não sei está escrito certo), diferencial tipo "tração positiva", e se ele é tipo T/L, deve ter LSD ( DIFERENCIAL DE DESLIZAMENTO LIMITADO).
Veja o Link abaixo, que vai clarear sua idéias.
http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Limited_slip_differential
Abraço.

DI HERVAL
21/02/2010, 20:52
Valeu Sergio,

Obrigado pela explicação e dica do site...

Abraço..

reslima
26/09/2013, 13:47
Amigos, diante de algumas leituras que fiz durante algumas semanas, ouvi dizer que existe relação 3,15 (13/41) para o diferencial dana 44. Gostaria de saber se tal informação procede e quais veículos ela equipou originalmente, se alguem souber responder. Ouvi dizer que saiu, por exemplo, no Javali.
Desde já agradeço.
Renato.

RogérioNunes
26/09/2013, 21:10
Amigos, diante de algumas leituras que fiz durante algumas semanas, ouvi dizer que existe relação 3,15 (13/41) para o diferencial dana 44. Gostaria de saber se tal informação procede e quais veículos ela equipou originalmente, se alguem souber responder. Ouvi dizer que saiu, por exemplo, no Javali.
Desde já agradeço.
Renato.

Nos catálogos e manuais que tenho dos eixos Dana 44 não consta relação 3.15 a mais próxima disso é 13/43(3.30) ou 14/43(3,07) que saiu na F1000. Só nos Braseixos...

Renato Fraga
09/10/2013, 00:56
Exato, 3,15 só no braseixos era utilizada nos dodjões com câmbio mecânico.

Guima-MS
26/04/2014, 18:02
Voltando ao assunto do topico , dana 44-4 .
Tenho uma dodge dakota 1998 V6 , Relacao Original C&P 3,55:1 .
Estou Colocando Rodas 17'' e Pneus 315/70R17 (35'') na minha dakota e teria que trocar a relacao da coroa e pinhao .
Achei em um sucata aqui na minha cidade , 1.500,00 o eixo traseiro completo a base de troca , um tanto salgado para uma coisa usada .
Ha mesmo compatibilidade da coroa e pinhao do DANA 46 no dana 44 ?
Ja vi falarem em algum lugar , que nos EUA o dana 44-4 e Chamado de Dana 44HD , que seria o mesmo do dana 46 Nacional , confere ?

Guima-MS
26/04/2014, 18:11
Ai ,achei a relacao pra DANA 46 (4,27:1 , ja me serve) por 560,00 + frete .
Coroa Pinhão 11 47 Chevrolet S10 E Ford F1000 - Dana 46 - R$ 560,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-544723508-coroa-pinho-11-47-chevrolet-s10-e-ford-f1000-dana-46-_JM)
Alguem da um help .

Guima-MS
26/04/2014, 23:49
Coletei algumas Informações em outros tópicos , e pelo que pude concluir Dana 44-4 = DANA 44HD = Dana 44 Super = Dana 46 , Estou Correto ? 460703 460704 460705

reslima
27/04/2014, 12:13
Respondendo a pergunta que eu mesmo fiz, caso alguem ainda tenha a mesma dúvida, a relaçao original do javali que usa eixos dana 44 é essa, 13/41.

Desde já agradeço.
Renato.

Guima-MS
27/04/2014, 12:33
Pneu 235/75R15 26,4´´ - Diferencial 3,55 (Dakota V6-V8)
Pneu 275/75R15 31´´ - Diferencial 3,73 (Cherokee)
Pneu 315/70R15 33´´ Diferencial 3,91 ( Relação Ideal)
Pneu 315/70R17 35´´ - Diferencial 4,10 ( Relacao Ideal , e Usada nas Dakotas 4cil Gasolina e 2.5 Turbo Diesel , Mais nao estou encontrando)
Pelo meus calculos , com relação 4,10 e Pneus 35´´ terei a mesma pegada da original , acho que ja fica bom .
Diferencial da Dakota e Dana 44-4 , Conhecido nos USA Como 44HD (44 Tampa de Aluminio , Tambem Usado nas cherokee WJ)
Achei um Diferencial da Nissan Frontier (DANA 46) Com Referencia 226 .
Segundo o Catalogo da SPICER Num. Moderno 226 e o Antigo DANA 44 Super .
Ai que esta a Duvida , esse DANA Super 44 , seria o Mesmo DANA 44 Aluminio (ou DANA 44HD) ?
Na www.wheelparts.com (http://www.wheelparts.com) , achei as seguintes hipoteses apresentadas nas imagens abaixo :
460718 460719 Outras Imagens Que Achei em catálogos , provando que existe algo parecido nos Dana 44-4 e Dana 46 . 460720 460721

Elmer_Jeep
27/04/2014, 13:11
Coletei algumas Informações em outros tópicos , e pelo que pude concluir Dana 44-4 = DANA 44HD = Dana 44 Super = Dana 46 , Estou Correto ? 460703 460704 460705
Encontrei isso aqui sobre o dana 44(216) e dana 46(226), a diferença está no diâmetro externo da coroa portanto as peças do D44 e D46 não são compatíveis mas segundo o texto abaixo podem ser adaptadas:

There is a 8.9" diameter Dana 44 ring and pinion that is very different from the standard Dana 44. This ring and pinion is significantly stronger with a better pinion to ring gear tooth contact patch and angle. It was typically used in the back of jeep JKs, Isuzus and Nissan pickups. This ring and pinion does share some components and can be adapted into an earlier Dana 44 but requires some work, different bearings and spacers. The benefit is the larger ring gear, better angle cut on the teeth and Dana 60 diameter pinion shaft.

Ring Gear measures 8.5 inches (216 mm)
Ring Gear measures 8.9 inches (226 mm)
Dana 44 - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.m.wikipedia.org/wiki/Dana_44)

Seu diferencial tem alguma gravação ou etiqueta na carcaça?
Tem uma tabela aqui que pode ajudar na identificação.
http://www2.dana.com/pdf/XGI.PDF

Elmer_Jeep
27/04/2014, 13:47
Mais alguns arquivos sobre as diferenças do diâmetro da coroa.

460730
460731
460747
460746
460748

Guima-MS
27/04/2014, 16:01
Meu diferencial e o DANA 44-4 (Chamado de Dana 44HD NOS EUA) , não serve nada do Dana 44 , Nem do Dana 44-3 (assim afirmado pelo natao em outro tópico) .
Aqui um vídeo de um diferencial igual o meu (DANA 44-4) Desmontagem Diferencial Dakota - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=stUHagI4qBY)

frankmancini
14/06/2015, 05:12
Olá a todos, tenho uma Nissan Frontier 2004, essa semana tive um acidente com ela por problema na bomba de vácuo do freio, no acidente a roda traseira direita colidiu com uma mureta de concreto, entortando a roda e a ponta do eixo, a roda eu consegui encontrar na internet, agora a ponta de eixo não encontro em lugar nenhum, o diferencial é o Dana 44-4 ou Dana 46 ou Dana 226 relação 4,36, pesquisei bastante no fórum e consegui várias informações de outras caminhonetes que saíram com mesmo diferencial, ex: F1000 acima de 92, Camper a diesel, Crysler, Dakota. Alguém sabe onde encontrar essa ponta de eixo da frontier ou sabe se destas outras caminhonetes são idênticos e onde posso encontrar?

JPerego
02/10/2016, 13:54
[QUOTE=rural4x4;817652]Nas relaçoes do DANA 44 realmente existe esta diferença de caixa satelite, as relaçoes 9x53, 8x43, 9x44, 11x45, 11x41, 11x47, 12x47, usam um tipo , e as 14x43, 13x43, 13x41, 15x43 usam o outro modelo de caixa.[/QUOTE

Ola, estou precisando trocar minha caixa satélite que esta quebrada, traseiro, uma Dana 44, relação coroa pinhão 12x47, sei que o Engesa e feito com varias peças de outros carros, você sabe de qual carro esta peça e original, Ex D 20, porque estou com dificuldades de encontrar uma completa. agradeço qualquer dica obrigado

obs, ja comprei a coroa, o pinhão, rolamentos e retentores. falta a caixa completa

JPerego
02/10/2016, 13:55
Desculpe 12 x 47

fredericofeitosa
02/09/2018, 20:09
Finalmente 46 = 44-4 ? Estou tendo dificuldade no reparo do meu 44-4 dakota 2000, gostaria de saber quais arruelas e discos posso usar ... se dos 46 dá certo ou qualquer outro...obrigado.

Guima-MS
16/09/2018, 13:18
Finalmente 46 = 44-4 ? Estou tendo dificuldade no reparo do meu 44-4 dakota 2000, gostaria de saber quais arruelas e discos posso usar ... se dos 46 dá certo ou qualquer outro...obrigado.

Escutei falar que os discos-rolamentos-aruelas da certo do dana 46 , ou pode importar o kit do dana 44-4 .

fredericofeitosa
20/09/2018, 11:42
Obrigado amigo ... mas queria certeza...estou pensando em adaptar o de uma frontier moderna... o que acham, da certo ?😔

Cláudio Ferro
20/01/2019, 22:48
Boa noite pessoal, alguém tem relação 11 - 45 Dana 44 modelo 4.09 para venda com preço bom?