Ver Versão Completa : Acoplamento Elastico Mais Homocinetica
Galera Preciso De Fotos Deste Tipo De Acoplamento
eniomurara
21/02/2009, 10:14
Cara veja no site acima.
Tem lá por R$ 300,00, compra, instala e pronto.
Eu quiz bancar o entendido e fiz sozinho com ajuda do meu mecânico e torneiro, acabei gastando mais que o preço da peça pronta.
Divertido é, mas custa mais caro com toda certeza.
Detalhe: toda adaptação desse genero tem um segredinho que ninguém explica direito e até vc descobrir é um tal de monta e desmonta que não tem fim. No meu caso foram 4 tentativas até a coisa funcionar.
Espero ter ajudado.
Abraço...ENIO.
PS: Aguarde mais palpites da galera, antes de tomar sua decisão, no site NIVAS GERAIS tbm tem uma solução muito interessante de acoplamento DUPLO.
Luciano SHAKALL
21/02/2009, 14:29
" ... Cara veja no site acima ... "Enio, não sei atualmente, mas os acoplamentos do Cassiano (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=7198) (Natal 4x4 (http://www.natal4x4.hpg.ig.com.br/uniao.htm)) NÃO utilizavam o famoso "bolachão" (acoplamento elástico).
Ele substitui esse acoplamento (e a "cruzeta", lógico) pelas homocinéticas...
O acoplamento homocinético que mantém o "bolachão" (como o original), que eu saiba, é o do Jossano (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=651) :pensativo: . . .
Tem algo a respeito nesse tópico: Acoplamento Homocinético (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22606) .
[]'s
eniomurara
21/02/2009, 23:09
Vc tem razão, eu não havia interpretado corretamente a questão do tópico.
Eu fiz e meu copiando o da NATAL e acabou custando mais caro que comprar pronto.
Esse modelo que mantém o borrachão eu não vou opinar pois não conheço direito.
Sendo assim o Junior esta aí para solucionar o problema.
Abraços.
Camarada Junior,
Essa junta homocitica exige algum tipo de adaptação?
Ou se só colocar e regular?
Qual é o custo da peça?
Você despacha a peça para qualquer estado?
A coifa da homocinética é de veículo nacional? Qual veículo?
Muito obrigado,
Junior gostaria de saber se o conjunto fica maioe um pouco que o original, pois como adaptei motor e caixa JPX, meu conjunto ficou mais curto então preciso de um acoplamento mais longo, quanto custa o seu ?:putz:
JuniorScartezini
25/02/2009, 11:53
Junior gostaria de saber se o conjunto fica maioe um pouco que o original, pois como adaptei motor e caixa JPX, meu conjunto ficou mais curto então preciso de um acoplamento mais longo, quanto custa o seu ?:putz:
Olá fica no mesmo tamanho do original, no seu caso podemos estudar uma medida personalizada...
Abraços
Galera a homocinética com acoplamento elástico é o que eu preciso, coloco a homo um pouco mais longa e consigo a medida que falta entre a caixa de marchas e a caixa de transferencia , valeu pelas dicas !:concordo::palmas:
JuniorScartezini
25/02/2009, 19:58
Galera a homocinética com acoplamento elástico é o que eu preciso, coloco a homo um pouco mais longa e consigo a medida que falta entre a caixa de marchas e a caixa de transferencia , valeu pelas dicas !:concordo::palmas:
????????????????????
vai fazer por conta própria?
Abraços
junior como meu mecanico também é torneiro fica mais fácil, desculpe copiar em parte sua peça mais fica mais facil o propio mecanico fazer, ai não vai ter como colocar defeito entende ?
JuniorScartezini
05/03/2009, 20:56
junior como meu mecanico também é torneiro fica mais fácil, desculpe copiar em parte sua peça mais fica mais facil o propio mecanico fazer, ai não vai ter como colocar defeito entende ?
Que nada, fica a vontade, fico feliz por ter lhe ajudado, estarei sempre aqui para auxiliar.
Abraços
Luciano SHAKALL
06/03/2009, 01:01
" ... O acoplamento homocinético que mantém o "bolachão" (como o original), que eu saiba, é o do Jossano (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=651) ... "
" ... Eu tbm vendo ... "Júnior, esse acoplamento que você vende é o Ruuso, ou é feito por você mesmo?
Caso seja produzido aqui, gostaria de saber de qual carro é a "heterocinética" e se o "bolachão" usado é um original "de reposição",
ou produzido algo semelhante em substituição :pensativo: . . .
Queria cotar o preço também, claro....
Nem sei quando eu vou colocar :-( , mas só sei que vou :rolleyes: . . .
Quando o NIVAder, um dia, enfim, for rodar novamente, quero que seja com o acoplamento "heterocinético",
fora os pivos da D-20/Pampa (que já comprei o Kit do Roveri :dance: ), entre outras coisas . . .
Ah, se preferir comentar a respeito do preço via e-Mail (particularmente, acho desnecessário, mas vai que "não pode",
pelo fato de aqui não ser a área de classificados :pensativo: . . .),
pode enviar um e-Mail para mim através do Forum mesmo, mas não manda MP :discordo: , por que atualmente minha caixa está lotada :lol: . . .
VALEU!!!!!!!
[]'s
Olá amigo,
obrigado por perguntar, acho que não há problemas em falar sobre o custo da peça, já que não estamos falando de compra e venda, por enquanto estou mantendo o valor do Jossano, R$ 350,00, mas com a alta do preço de custo da produção principalmente no que tange ao material usado (AÇO), acredito que vou ter que reavaliar isso.
Eu mesmo que estou produzindo, lógico que em parceria com uma excelente empresa especializada no assunto, o bolachão é usado o original, sendo que pode ser o do próprio cliente, se estiver íntegro, ou um novo se necessário for, de qualquer modo usa-se o original.
Lembrando que o acoplamento é cópia idêntica do original russo, mesmas medidas, processo de fabricação e material usado, tira o sistema antigo e substitui por esse.
Qualquer coisa estou a disposição.
[ ]'s
O meu está com homocinética, mas sem o bolachão. Eu estava querendo reinstalar o mesmo para reduzir as vibrações (ainda mais). Esse preço é do conjunto completo ou só da peça? Manda para o RJ?
Abraço!
Buenas,
Achei no ML:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91219802-acoplamento-homocinetico-lada-niva-_JM
Se alguém estiver interessado...
Um abraço
Jfranck:concordo:
Mauricio Rossetto
11/03/2009, 22:35
Bem, eu fiz o seguinte:
Acoplamento duplo (Tipo Leo Stief). Vc instala e não lembra mais que as caixas estão separadas e aparafusadas no fundo do carro. Não vibram mais, não precisam mais alinhar. Essa vibração é que têm queimado o filme do Niva. Em Volta Redonda mês passado conheci um camarada que estava pensando em vender o Niva por causa disso. Estava equipado até com motor AP e o acoplamento do Cassiano. Creio que só faltava alinhar as caixas mas o pessoal parece não saber disso, esse procedimento é meio absurdo para mecas comuns, é coisa de Russo. Uma pena para muitos donos de Nivas pelo Brasil que acabam queimando o carro. Só eu sei o que apanhei para resolver esse problema de vibração...comprei o Niva com a furação alterada em 0,5 cm por lanternagem mal feita. Foi o suficiente para me torturar por um ano até eu descobrir, fazendo até gabarito do fundo do carro. Hoje tenho o fundo lanternado novamente e furado no olhometro e nada vibra graças ao acoplamento duplo Tabajara.
Bem, eu fiz o seguinte:
Acoplamento duplo (Tipo Leo Stief). Vc instala e não lembra mais que as caixas estão separadas e aparafusadas no fundo do carro. Não vibram mais, não precisam mais alinhar. Essa vibração é que têm queimado o filme do Niva. Em Volta Redonda mês passado conheci um camarada que estava pensando em vender o Niva por causa disso. Estava equipado até com motor AP e o acoplamento do Cassiano. Creio que só faltava alinhar as caixas mas o pessoal parece não saber disso, esse procedimento é meio absurdo para mecas comuns, é coisa de Russo. Uma pena para muitos donos de Nivas pelo Brasil que acabam queimando o carro. Só eu sei o que apanhei para resolver esse problema de vibração...comprei o Niva com a furação alterada em 0,5 cm por lanternagem mal feita. Foi o suficiente para me torturar por um ano até eu descobrir, fazendo até gabarito do fundo do carro. Hoje tenho o fundo lanternado novamente e furado no olhometro e nada vibra graças ao acoplamento duplo Tabajara.
Mauricio Pedi Ao Torneiro Que Fizesse Meu Acoplamento Utilizando Uma Homo Interna De Gol Com Seu Respectivo Eixo, Sendo Cortado Na Medida Que Precisava Para Compensar O Que Ficou Faltando Entre A Caixa De Marchas, Do Jpx Que Coloquei Junto Com O Motor Xud, E A Caixa De Transferencia, Sendo Que Na Ponta Do Eixo, O Torneirop Fez As Estrias Iguais As Usadas Nos Flanges De Caixa Do Niva, Serndo Assim, Utilizei Para Ligar O Acoplamento Ao Bolachão Uma Flange Igual A Que Sai Da Caixa Do Niva, Logo Logo Posto As Fotos:concordo:
Mauricio Rossetto
16/03/2009, 21:59
WLTREIS, muito interessante a idéia, principalmente se é trocada a caixa de marchas o acoplamento original não serve mais e deverá ser feito um acoplamento específico. O que me preocupa é usar somente uma homocinética e continuar com o efeito colateral de fazer o maldito alinhamento das caixas, ou seja, se gasta uma grana e continuamos com os velhos problemas. Vários colegas já reclamaram de numa trilha ou depois de um tranco mais forte passar a vibrar e ter que fazer o alinhamento novamente...haja vodka pra compensar heheheheh
raulmelo
29/04/2009, 00:15
Bem, eu fiz o seguinte:
Boa dia Camarada Mauricio, sou novo no forum e no mundo do niva...Rsrs
comprei um niva para minha esposa a um pouco mais de um mês (confesso que no começo não fui muito a favor da compra, mas depois da viagem que fiz com o russinho, me tornei fã), o niva estava em Jundiai-SP, de imediato fiz uma viagem de 2500km para casa Cacoal-RO. (Eita coragem) e durante a viagem uma coisa q me incomodou um bocado foi a vibração e o barulho em velocidades intermediárias.
Depois de consultar alguns fóruns, encontrei a adaptação dupla no site nivasgerais.com.br. parti para a execução, o resultado foi excelente, mas estou tendo dificuldades com a coifa para a mesma, já que as 2 primeiras tentativas não resistiram.
vi em suas fotos que vc usou outro material no lugar das coifas,parece couro. (aff...finalmente cheguei ao ponto)....rs.. como vc fez? Que material vc usou? ..
Desde já agradeço.
robertofs
29/04/2009, 08:39
O que me preocupa é usar somente uma homocinética e continuar com o efeito colateral de fazer o maldito alinhamento das caixas, ou seja, se gasta uma grana e continuamos com os velhos problemas. Vários colegas já reclamaram de numa trilha ou depois de um tranco mais forte passar a vibrar e ter que fazer o alinhamento novamente...haja vodka pra compensar heheheheh
Depois que passamos a usar um acoplamento rígido entre o câmbio do Chevette e a caixa de transferência do Niva, nem lembramos mais que existe acoplamento, que tem que alinhar etc. Pra nós é coisa do passado ;-)
[]'s
França.
Marcio Rossetto
29/04/2009, 12:27
Pois é Roberto , porém para algum lugar vão as forças dinãmicas do conjunto . Acho que para os rolamentos ...
O Russo inventou o acoplamento elástico justamente para poupar a caixa de transfêrencia . Inclusive tem uma pancada de Niva vibrando , mais a coisa mais dificil é achar uma ruim .
A minha caixa ja esta com 17 anos , e esta zeradinha .:concordo:
Depois que passamos a usar um acoplamento rígido entre o câmbio do Chevette e a caixa de transferência do Niva, nem lembramos mais que existe acoplamento, que tem que alinhar etc. Pra nós é coisa do passado ;-)
[]'s
França.
robertofs
29/04/2009, 14:58
Pois é Roberto , porém para algum lugar vão as forças dinãmicas do conjunto . Acho que para os rolamentos ...
O Russo inventou o acoplamento elástico justamente para poupar a caixa de transfêrencia . Inclusive tem uma pancada de Niva vibrando , mais a coisa mais dificil é achar uma ruim .
A minha caixa ja esta com 17 anos , e esta zeradinha .:concordo:
Que os russos são excelentes engenheiros, eu não contexto, porém, é tão óbvio perceber por que criaram o acomplamento elástico hehehe
Ora, ao invés de inventarem uma nova caixa de marchas que se acomplasse rigidamente a uma caixa de transferência, como é na maioria dos 4x4, apenas criaram uma caixa de transferência acoplável ao câmbio que já existia, que é a do Laika. Isso sim foi uma solução genial, inclusive, porque nos permite utilizar essa caixa de transferência com outros câmbios sem muita dificuldade, vide nosso amigo que a utilizou com o câmbio do JPX. Mas daí pensar que foi pra amortecer isso ou aquilo, não quebrar ali ou acolá, pra mim são lendas urbanas pra se justificar uma decisão estratégica, pois se você tem dois componentes separados e que podem ter variações quanto ao movimento, o acoplamento elástico é a melhor opção para uní-los. Mas torne único o movimento desses componentes, e acabou o problema.
De resto, o GM151 a álcool com 20 kgfm de torque tá empurrando a caixinha aqui, acoplada rigidamente, e nem sinal de fadiga. Mas o dia que der algum problema, eu aviso aqui ;-)
Mas se trocar alguns rolamentos a cada 2 ou 3 anos compensar o conforto de não ter vibrações e trincas no assolho, nem de ficar perdendo tempo com alinhamento, já tá valendo heheheh
[]'s
França.
Que os russos são excelentes engenheiros, eu não contexto, porém, é tão óbvio perceber por que criaram o acomplamento elástico hehehe
Ora, ao invés de inventarem uma nova caixa de marchas que se acomplasse rigidamente a uma caixa de transferência, como é na maioria dos 4x4, apenas criaram uma caixa de transferência acoplável ao câmbio que já existia, que é a do Laika. Isso sim foi uma solução genial, inclusive, porque nos permite utilizar essa caixa de transferência com outros câmbios sem muita dificuldade, vide nosso amigo que a utilizou com o câmbio do JPX. Mas daí pensar que foi pra amortecer isso ou aquilo, não quebrar ali ou acolá, pra mim são lendas urbanas pra se justificar uma decisão estratégica, pois se você tem dois componentes separados e que podem ter variações quanto ao movimento, o acoplamento elástico é a melhor opção para uní-los. Mas torne único o movimento desses componentes, e acabou o problema.
De resto, o GM151 a álcool com 20 kgfm de torque tá empurrando a caixinha aqui, acoplada rigidamente, e nem sinal de fadiga. Mas o dia que der algum problema, eu aviso aqui ;-)
Mas se trocar alguns rolamentos a cada 2 ou 3 anos compensar o conforto de não ter vibrações e trincas no assolho, nem de ficar perdendo tempo com alinhamento, já tá valendo heheheh
[]'s
França.
roberto, como meu motor é a diesel, o junioir da atacama 4x4 me aconselhou a manter o acoplamento elastico, para melhorar o alinhamento utilizei a homo e o bolachão , agora é rodar e ver no que da, mas como disse o marcio, realmente o acoplamento elástico ajuda a evitar solavancos nas arrancadas e retomadas, além de evitar trancos em caso de patinar com o carro na lama !:concordo:
robertofs
30/04/2009, 09:31
Aqui há dois pontos a considerar:
1)
roberto, como meu motor é a diesel, o junioir da atacama 4x4 me aconselhou a manter o acoplamento elastico...
Porque o Junior da Atacama 4x4 iria perder tempo inventando algo, não é mesmo? Até eu falaria a mesma coisa :-D
Mas Band, Troller, JPX e vários outros são diesel, e nem por isso utilizam um acoplamento elástico. Agora, não há dúvidas que havendo um acoplamento de borracha entre as caixas alguma coisa será amortecida, mas o quanto é amortecido? Pra mim é pouca coisa, porque mesmo com acoplamento elástico, uma vacilada na embreagem faz dar tranco do mesmo jeito. Mas antes isso que ferro com ferro, não discuto, desde que as partes acopladas estejam alinhadas e que não haja movimento individualizado dessas partes, que não é o caso da transmissão do Niva, e daí a origem das vibrações. Se a caixa de marchas e a caixa de transferência tivessem movimento solidário, e a transmissão de torque entre a caixa de marchas e a caixa de transferência fosse com acoplamento elástico, aí seria show em matéria de conforto.
2)
...mas como disse o marcio, realmente o acoplamento elástico ajuda a evitar solavancos nas arrancadas e retomadas, além de evitar trancos em caso de patinar com o carro na lama !:concordo:
Que amortece alguma coisa, amortece. Mas não é como se pensa. A área de borracha entre uma conexão e outra do acoplamento elástico é muito pequena para acreditar que há grande amortecido axial e/ou radial, fato esse que viabiliza, inclusive, o uso de acoplamento duplo homocinético no Niva, e como muitos satisfeitos por aí. Temos que lembrar também que o final da transmissão são os pneus, e por serem de borracha, obviamente amortecem algum choque da transmissão.
Enfim, foi mais fácil e mais barato para Lada utilizar a idéia de um acoplamento elástico, já previsto na transmissão original do Laika, a fazer algo mais bem elaborado como o que se vê nas fotos abaixo.
[]'s
França.
Marcio Rossetto
30/04/2009, 14:25
França , o acoplamento elástico tem também outra Função :stop:, veja o anexo:
robertofs
30/04/2009, 15:32
França , o acoplamento elástico tem também outra Função :stop:, veja o anexo:
Camarada Márcio, excelente ilustração... mas me gerou uma dúvida.
Como o fucinho do diferencial ou caixa de transferência sofreriam forças axiais, se o cardan é seccionado por uma luva deslizante?
[]'s
França.
Fred Pessoa
30/04/2009, 15:53
boa tarde,Marcio gostaria de saber qual a melhor opção para o acoplamento elastico, para definitivamente acabar com a vibração do niva sem muito trabalho com aliamento ? Seria só com a homocinetica como os da natal4x4 ou duplo homocinetico, ou homocinetica mais bolachão como o do jossano
Marcio Rossetto
30/04/2009, 16:57
Justamente França , para a luva funcionar tem que mecher a caixa ou o diferencial , concorda ?
No seu jipe ,isso acontece na oscilação da suspensão , numa lombada , porque a caixa se move junto ao Jipe pois a carroceria se move para baixo e para cima .
Agora no caso da força gerada pela rotação( Momento Angular ) , a caixa estando rígida , a luva deslizante funciona que nem um clindro hidraulico , empurrando a caixa e o diferencial ( por ação e reação)
faz um teste : Tira o cardã da frente em um Niva comum e tenta subir uma ladeira bem inclinada , a caixa inclina e o fucinho da TCase dianteiro cola no assoalho . Já aconteceu comigo .
Camarada Márcio, excelente ilustração... mas me gerou uma dúvida.
Como o fucinho do diferencial ou caixa de transferência sofreriam forças axiais, se o cardan é seccionado por uma luva deslizante?
[]'s
França.
robertofs
30/04/2009, 17:14
Justamente França , para a luva funcionar tem que mecher a caixa ou o diferencial , concorda ?
Concordo!
No seu jipe ,isso acontece na oscilação da suspensão , numa lombada , porque a caixa se move junto ao Jipe pois a carroceria se move para baixo e para cima .
Concordo!
Agora no caso da força gerada pela rotação( Momento Angular ) , a caixa estando rígida , a luva deslizante funciona que nem um clindro hidraulico , empurrando a caixa e o diferencial ( por ação e reação)
Então, mas suponhamos que haja carga na transmissão e a suspensão traseira sofra grande compressão. A luva não teria que fazer seu trabalho do mesmo jeito? Como disse, concordo que a carga na transmissão pode fazer com que o eixo deslize para fora da luva, mas nem por isso a suspensão deixa de funcionar, ou o cardan quebre, ou estoure coxins da suspensão, e como creio que o amortecimento axial do acoplamento é bem menor que o movimento do restante dos componentes, acho que que ele pouco compensa tudo isso. No frigir dos ovos, acho que o eixo desliza para dentro da luva na marra heheheh
[]'s
França.
Marcio Rossetto
30/04/2009, 17:46
Entre o duplo acionamento e o ddo Jossano ,acredito que o Sistema do Jossano é a melhor opção , para atigir resultados semelhantes .
Agora, a questão do alinhamento é outro papo , no meu Niva como tenho motor Ap.2. 0 e soco o pé . tive que melhorar o sistema de fixação dos Coxins da Tcase . Não é difícil fazer isso.
boa tarde,Marcio gostaria de saber qual a melhor opção para o acoplamento elastico, para definitivamente acabar com a vibração do niva sem muito trabalho com aliamento ? Seria só com a homocinetica como os da natal4x4 ou duplo homocinetico, ou homocinetica mais bolachão como o do jossano
Marcio Rossetto
30/04/2009, 17:57
Se tratando de um Willis , Toyota , até que essa força gerada , não traz problemas, além da troca dos rolamentos e quebra das cruzetas , mas no seu caso , devido vc ter enrigecido o sistema "gamgorra " da Tcase do Niva , sugiro vc fazer um reforço no Fucinho do Diferencial do Niva e quanto mais alto o carro mais forte se torna o esforço , devido o angulo ser maior , maior a componente Y da força .
Por isso que o fucinho do Diferencial do Vitara quebra , quando eles levantam a suspensão.
No meu eu fiz isso devido ao Motor ap 2.0 :
Então, mas suponhamos que haja carga na transmissão e a suspensão traseira sofra grande compressão. A luva não teria que fazer seu trabalho do mesmo jeito? Como disse, concordo que a carga na transmissão pode fazer com que o eixo deslize para fora da luva, mas nem por isso a suspensão deixa de funcionar, ou o cardan quebre, ou estoure coxins da suspensão, e como creio que o amortecimento axial do acoplamento é bem menor que o movimento do restante dos componentes, acho que que ele pouco compensa tudo isso. No frigir dos ovos, acho que o eixo desliza para dentro da luva na marra heheheh
[]'s
França.[/QUOTE]
Entre o duplo acionamento e o ddo Jossano ,acredito que o Sistema do Jossano é a melhor opção , para atigir resultados semelhantes .
Agora, a questão do alinhamento é outro papo , no meu Niva como tenho motor Ap.2. 0 e soco o pé . tive que melhorar o sistema de fixação dos Coxins da Tcase . Não é difícil fazer isso.
camarada arcio, meu niva teve o assoalho lanternado, e ao invés de manter a fixação da cx de reduçãono assoalho, foi criado um suporte que é preso as longarinas, existe um semelhante a venda na internet, mas vou tirar fotos e postar, este suporte evita forçar o assoalho e facilita outros serviços que precisem ser feitos!:concordo:
JuniorScartezini
01/05/2009, 19:01
Olá Fred, com certeza o kit original, no caso, o kit do Jossano, é a melhor opção, caso contrário a Lada já teria abolido o sistema.
Abraços,
BACALHAU
01/05/2009, 19:38
Nada é tão bom que não possa ser melhorado.
A prova disso são as inúmeras adaptações/transformações realizadas muitas vezes de forma artesanal e em fundos de garagem que estão funcionando melhor do que as originais de fábrica.
Se todos fossemos nos acomodar pensando que: "Ah, se foi feita pela Lada e até hoje é fabricada, então é boa..." Nesse caso, a maioria de nós ja teria desistido dos nossos NIVAs.
JuniorScartezini
01/05/2009, 19:48
Nada é tão bom que não possa ser melhorado.
A prova disso são as inúmeras adaptações/transformações realizadas muitas vezes de forma artesanal e em fundos de garagem que estão funcionando melhor do que as originais de fábrica.
Se todos fossemos nos acomodar pensando que: "Ah, se foi feita pela Lada e até hoje é fabricada, então é boa..." Nesse caso, a maioria de nós ja teria desistido dos nossos NIVAs.
Sim, concordo, mas me refiro ao uso do acoplamento elástico+homocinética, tanto foi melhorada que usa uma junta homocinética nacional, e por ser p&p ao contrário das demais.
Abraços.
Sim, concordo, mas me refiro ao uso do acoplamento elástico+homocinética, tanto foi melhorada que usa uma junta homocinética nacional, e por ser p&p ao contrário das demais.
Abraços.
junior, apesar de ter modificado um pouco o sistema original utilizado nos nivas após 95, tive que aumentar um pouco o curso do mesmo, bolachão + homocinética, concordo em todos os aspectos que este seja o melhor a ser utilizado.:concordo: e a propósito, a transportadora não faz jf brasília, mas estou vendo outra, deve ficar em +- R$50,00 o transporte da caixa, o que vc acha?:pensativo:
Abraços.
falando nisso, parece que o Jossano passou a fabricação para outra pessoa. Alguém sabe quem está vendendo agora esse encaixe para homocinética + bolachão?
Mauricio Rossetto
04/06/2009, 19:57
Camaradas
fiquei devendo fotos da coifa de couro que coloquei nas homocinéticas. Verão que depois de um ano, tive que trocar uma das coifas. A outra segue em perfeito estado. Coloquei desta vez um anteparo também de couro para protejer a coifa que é de vaqueta bem macia. Observe que quanto mais macio for o funcionamento menos vibração, por isso tive que colocar homocinéticas já amaciadas pois as novas são rígidas demais e transmitem a vibração para o carro. O ideal é o próprio peso do interior da homocinética ser suficiente para que ela trabalhe ao tombar a peça de um lado para o outro.
Mauricio Rossetto
05/06/2009, 16:46
A geringonça instalada:
observe que coloquei 4 parafusos em cada homocinética...... eram 3 em cada e agora resolvi colocar 4. Porque 4 e não os 6? Porque é um saco aparafusar essa coisa!
BACALHAU
14/08/2009, 21:16
:shock: Pneu reserva? :parede:
JuniorScartezini
14/08/2009, 21:54
:shock: Pneu reserva? :parede:
huahuauhahuahauahuahuahuahuahauahuauha
De onde tirou isso?
hauahuuhhuahuaahahhau
BACALHAU
15/08/2009, 07:30
Tirei não, veio com o Pangaré. :putz:
Vai dizer que você não reconheceu o "çofisticáudio-ultramudérnio-cençacionau acopramentiu-borrástico-pineudecaminhaum seu Creysson"? :shock: :twisted:
Não pode copiar para vender. Esta obra de engenharia está protegida por patentes e direitos autorais. :discordo:
JuniorScartezini
15/08/2009, 12:05
Tirei não, veio com o Pangaré. :putz:
Vai dizer que você não reconheceu o "çofisticáudio-ultramudérnio-cençacionau acopramentiu-borrástico-pineudecaminhaum seu Creysson"? :shock: :twisted:
Não pode copiar para vender. Esta obra de engenharia está protegida por patentes e direitos autorais. :discordo:
vixe, devia tremer muito, certo?
BACALHAU
15/08/2009, 19:35
vixe, devia tremer muito, certo?
Até que não. Essa geringonça era bem firme. O que tremia era o resto do carro. :mrgreen:
JuniorScartezini
15/08/2009, 20:53
Até que não. Essa geringonça era bem firme. O que tremia era o resto do carro. :mrgreen:
hehehehe,
imaginei mesmo, pq o lance da junta elástica é justamente a elasticidade, e não a absorção de impactos...
BACALHAU
15/08/2009, 21:33
hehehehe,
imaginei mesmo, pq o lance da junta elástica é justamente a elasticidade, e não a absorção de impactos...
"Cuma"? :shock:
Quer dizer que um material elástico não absorve impactos?
Acho que não entendi...
JuniorScartezini
15/08/2009, 22:15
"Cuma"? :shock:
Quer dizer que um material elástico não absorve impactos?
Acho que não entendi...
No caso da Junta Elástica do acoplamento que liga a caixa de mudanças à caixa de transferência não, não absorve impactos, a função dela é atuar em alta rotação, como as caixas são separadas e a união não é rígida, ela serve para diminuir as vibrações causadas pelo desalinhamento, mas o desalinhamento que ocorre durante o movimento do veículo, entendeu?
[ ]'s
BACALHAU
16/08/2009, 08:22
Bem, você pode chamar de semântica, porém, vibração, trepidação, nada mais é do que impactos de pequena intensidade ocorrendo de forma contínua.
Talvez você queira dizer que essa "união elástica" não tem a função de absorver impactos longitudinais, mas sim os radiais provocados por desalinhamento entre o eixo do câmbio com o eixo da caixa de transferência. É isso?
Outra coisa: você ou ALLguém sabe me dizer por que motivo para esse conjunto (câmbio/transferência) não tem uma ligação rígida?
baseggiov
16/08/2009, 10:48
O meu acoplamento é feito por um sistema com duas homocinéticas acopladas...
JuniorScartezini
16/08/2009, 21:51
Bem, você pode chamar de semântica, porém, vibração, trepidação, nada mais é do que impactos de pequena intensidade ocorrendo de forma contínua.
Talvez você queira dizer que essa "união elástica" não tem a função de absorver impactos longitudinais, mas sim os radiais provocados por desalinhamento entre o eixo do câmbio com o eixo da caixa de transferência. É isso?
Outra coisa: você ou ALLguém sabe me dizer por que motivo para esse conjunto (câmbio/transferência) não tem uma ligação rígida?
Não sei lhe responder, pergunte para o Mestre em Mecânica Jossano.
Abraços,
Luciano SHAKALL
17/08/2009, 08:55
" ... ALLguém sabe me dizer por que motivo para esse conjunto (câmbio/transferência) não tem uma ligação rígida? ... "
Faaaaaala, Bacalhau :concordo: . . .
Cara, já li algo a respeito disso, mas não vou afirmar aqui, pois posso está enganado :pensativo: . . .
Eu acho que havia salvo isso, junto à outras explicações; mas como você soube, eu tive problemas com o PC, e com isso, perdi algumas coisas :putz: . . .
De qualquer forma, o "ponto chave" (se não me engano :mrgreen: ) era o fato das caixas serem presas diretamente ao assoalho,
sendo que a Caixa de Marchas recebe vibrações diretamente do motor, e a Caixa de Transferência as recebe "dos eixos"
(trabalho da suspensão, irregularidades do solo, etc.) e sendo as duas acopladas de forma rígida,
o assoalho sofreria mais possibilidades de danos (trincas e afins) :pensativo: . . .
EM TEMPO:
O Roberto França (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=5671) usou um acoplamento rígido para o conjunto Câmbio/"Caixa-T" do NIVOPALA (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28306&highlight=nivopala),
mas sua fixação foi modificada para uma espécie de "gaiola" presa diretamente às longarinas :concordo: !
[]'s
JuniorScartezini
17/08/2009, 09:49
Bom dia a todos,
Luciano eu acredito que deve ser isso mesmo, todavia, quando se modifica a forma como os componentes são fixados na carroceria imagino que terá conseqüências, positivas ou negativas, tudo tem que ser bem equalizado, um exemplo são as modificações na suspensão ou na altura em relação ao solo, alguns fazem de qualquer maneira e qual o resultado? Homocinética estralando prematuramente, falta de estabilidade, enfim, se for pra modificar tem que se fazer bem feito, bem estudado.
No caso do Roberto França eu não conheço o projeto, só sei que ele trocou motor, cambio, etc, só sei por alto, nem os resultado a longo prazo, seria bom se ele surgisse pra nos dar um alô, não acha?
Abraços,
BACALHAU
17/08/2009, 13:16
Bem, eu estou brincando com isto.
JuniorScartezini
17/08/2009, 14:56
Ficou legal! Muito Legal, tem muito tempo que fez?
Como ficou a questão da vibração?
[ ]'s
cesar_am
17/08/2009, 15:09
Credo Bacalhau !
Que engenhoca é esta, me parece ter fundamento ! :palmas:
Tenho uma sugestão de nome : " Acoplamento Darth Vader" , que tal...:mrgreen:
Cara , agora explica melhor. Será fixado nas longarinas... , os coxins serão matidos os originais..., havera alguma espécie de regulagem : longitudinal, radial....?
Desculpe toda esta curiosidade....mas realmente me chamou bastante a atenção...
Sucesso e um abraço.
Luciano SHAKALL
17/08/2009, 15:29
" ... Que engenhoca é esta ... Tenho uma sugestão de nome : " Acoplamento Darth Vader" , que tal... :mrgreen: ... "
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=186351&d=1250532503O "pior" é que parece (o formato do capacete, a "boca" triangular . . .) :lol: . . .
Boa sacada ;-) !
[]'s
BACALHAU
17/08/2009, 17:56
Ficou legal! Muito Legal, tem muito tempo que fez?
Como ficou a questão da vibração?
[ ]'s
Bem, ainda falta a pintura. Mas uma coisa é certa: NÃO VIBRA NADA. Nenhum barulho, nenhuma trepidação, nenhuma marcha arranhando ou escapando. Simplesmente SENSACIONAL.
Espero que continue assim assim quando o carro estiver montado e com o motor funcionando. :mrgreen:
JuniorScartezini
17/08/2009, 18:13
Bem, ainda falta a pintura. Mas uma coisa é certa: NÃO VIBRA NADA. Nenhum barulho, nenhuma trepidação, nenhuma marcha arranhando ou escapando. Simplesmente SENSACIONAL.
Espero que continue assim assim quando o carro estiver montado e com o motor funcionando. :mrgreen:
quer fazer uma igual pra mim?
Qto cobra?
hehehe, estou sem a travessa, estou remontando meu Biva.
[ ]'s
BACALHAU
17/08/2009, 18:36
Credo Bacalhau !
Que engenhoca é esta, me parece ter fundamento ! :palmas:
Tenho uma sugestão de nome : " Acoplamento Darth Vader" , que tal...:mrgreen:
Cara , agora explica melhor. Será fixado nas longarinas... , os coxins serão matidos os originais..., havera alguma espécie de regulagem : longitudinal, radial....?
Desculpe toda esta curiosidade....mas realmente me chamou bastante a atenção...
Sucesso e um abraço.
Quanto ao nome, tem fundamento (veja a resposta do Luciano). Só espero que ele não queira direitos autorais. :rolleyes:
Então, vamos lá: Será fixado nas "longarinas/chassis" que eu fiz.
Serão mantidos os coxins originais, sendo que os da caixa de transferência foram girados em 180º e a parte que era arrendondada sofreu um ligeiro desbaste para a caixa ficar na mesma altura que estava quando era presa ao assoalho. Além disso acrescentei um suporte na traseira da mesma :shock: que foi apoiado em um calço de motor do Corcel II, Pampa, DelRey,...(a tal "máscara" do Dart Vader) Com isso eu pretendo eliminar aquele irritante movimento de gangorra, além de diminuir vibrações.
Quanto às regulagens radiais e longitudinais, com certeza. Todos os furos são oblongos (exceto onde essa "traquitana" é fixada nas longarinas). TODOS os calços têm essas regulagens. Todos os parafusos são de rosca fina.
Ainda não foi testada dinâmicamente, mas, pior do que estava certamente não vai ficar. Tudo foi milimétricamente medido e conferido, sendo que a primeira versão foi descartada porque não ficou da maneira que eu queria. Além disso, todos os ajustes (regulagens) que eram possíveis de ser feitos, ainda serão. A diferença é que não vai mais ficar pendurada no assoalho, o que manterá todo o conjunto mais rígido e estável.
Quanto à sua curiosidade, não se preocupe. Pergunte à vontade.:concordo:
BACALHAU
17/08/2009, 18:49
quer fazer uma igual pra mim?
Qto cobra?
hehehe, estou sem a travessa, estou remontando meu Biva.
[ ]'s
Scartezini, fazer uma para você não faço não. As medidas podem variar tendo em vista que eu troquei TODAS as longarinas por perfis "U" e além disso, para adaptar essa conjunto nas longarinas originais talvez só depois de reforçá-las. Não sei se as longarinas originais suportariam as soldas para prender os suportes onde essa "traquitana" é fixada.
Mas posso disponibilizar para você, ou qualquer outro interessado, fotos com todos os detalhes de construção ou resposta para qualquer dúvida.
Depois de tudo pintado e pronto, disponibilizo também aqui no Fórum.
Quanto aos testes dinâmicos, isso ainda vai demooooooooooooorar... :rolleyes:
Agora fiquei curioso com uma coisa: O que seria um Biva? Seria um NIVA "biba"? :twisted:
BACALHAU
17/08/2009, 18:53
O "pior" é que parece (o formato do capacete, a "boca" triangular . . .) :lol: . . .
Boa sacada ;-) !
[]'s
Luciano, tu é duca... :palmas:
JuniorScartezini
17/08/2009, 20:57
Scartezini, fazer uma para você não faço não. As medidas podem variar tendo em vista que eu troquei TODAS as longarinas por perfis "U" e além disso, para adaptar essa conjunto nas longarinas originais talvez só depois de reforçá-las. Não sei se as longarinas originais suportariam as soldas para prender os suportes onde essa "traquitana" é fixada.
Mas posso disponibilizar para você, ou qualquer outro interessado, fotos com todos os detalhes de construção ou resposta para qualquer dúvida.
Depois de tudo pintado e pronto, disponibilizo também aqui no Fórum.
Quanto aos testes dinâmicos, isso ainda vai demooooooooooooorar... :rolleyes:
Agora fiquei curioso com uma coisa: O que seria um Biva? Seria um NIVA "biba"? :twisted:
Pois é, estou remontando o Qiva, aos poucos vão chegando as peças novas, quero refazer uma reforma que eu havia feito, pretendo reforçar tudo tbm, como vc fez o reforço com chapa em U, tipo sanduba né? Tem algum registro?
[ ]'s
BACALHAU
17/08/2009, 21:52
Pois é, estou remontando o Qiva, aos poucos vão chegando as peças novas, quero refazer uma reforma que eu havia feito, pretendo reforçar tudo tbm, como vc fez o reforço com chapa em U, tipo sanduba né? Tem algum registro?
[ ]'s
Nada de "sanduba" :discordo:. Não sou chegado nessas práticas pecaminosas. :evil:
Falando sério. Colocar um perfil "U" em volta de uma longarina enferrujada ou não, não me parece algo muito aconselhável. Com o tempo, a umidade que vai acumular ali, entre as chapas, vai apodrecer tudo.
O que eu fiz foi substituir TOTALMENTE as longarinas originais pelo perfil "U".
Além disso, como o NIVA é monobloco, não adianta trocar ou reforçar uma longarina ou uma parte dela, se o piso onde ela é presa estiver enfraquecido. Troquei todo o fundo do NIVA com chapa #14.
Um outro ponto: as longarinas foram interligadas, também por perfil "U" atravessando todo o carro, a outras duas barras do mesmo perfil, embutidas dentro das caixas de ar, soldadas nas colunas das portas (quase um chassis). O Pangaré não "torce" de maneira alguma.
Tudo devidamente registrado no tópico da minha assinatura.
JuniorScartezini
17/08/2009, 23:10
Nada de "sanduba" :discordo:. Não sou chegado nessas práticas pecaminosas. :evil:
Falando sério. Colocar um perfil "U" em volta de uma longarina enferrujada ou não, não me parece algo muito aconselhável. Com o tempo, a umidade que vai acumular ali, entre as chapas, vai apodrecer tudo.
Além disso, como o NIVA é monobloco, não adianta trocar ou reforçar uma longarina ou uma parte dela, se o piso onde ela é presa estiver enfraquecido. Troquei todo o fundo do NIVA com chapa #14.
Um outro ponto: as longarinas foram interligadas, também por perfil "U" atravessando todo o carro, a outras duas barras do mesmo perfil, embutidas dentro das caixas de ar, soldadas nas colunas das portas (quase um chassis). O Pangaré não "torce" de maneira alguma.
Estou olhando lá, qualquer coisa eu lhe pergunto.
Obrigado
cesar_am
18/08/2009, 10:39
Valeu, Bacalhau !
Parabéns, teu projeto me parece muito bem pensado e elaborado ! :palmas:
Na minha modesta opinião este é um ponto crítico e ao mesmo tempo vital para os nossos NIVAS.
Realmente a grande questão, para os NIVAS mortais como o meu, seria onde e como fixar este suporte....nas longarinas ? :pensativo:
..... Além disso acrescentei um suporte na traseira da mesma :shock: que foi apoiado em um calço de motor do Corcel II, Pampa, DelRey,...(a tal "máscara" do Dart Vader) Com isso eu pretendo eliminar aquele irritante movimento de gangorra, além de diminuir vibrações.
Este calço "Darth Vader" tb ficou bom, e viajando um pouco, que tal um amortecedor fixado a caixa de transferencia e a um suporte junto ao assoalho..ou..... :putz::stop:...:oops:...
Um forte abraço. :-D
shuther4x4
18/08/2009, 22:18
Vai perder algum vão livre (em altura) com esse "agregado"?
Se sim, dá pra ter uma idéia de quanto?
Abraços.
Gustavo Niva
19/08/2009, 02:30
Abraços.
Shuther, me metendo.... pela foto http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=186345&d=1250525507 dá pra notar que vai perder vão livre sim...
Talvez o ideal fosse tentar melhorar o projeto original... mas fazendo gaiola externa, acho que seria legal botar uma chapa ali também, serviria de proteção, e diminuiria a chance daquilo virar uma âncora na lama, etc
BACALHAU
19/08/2009, 19:10
Valeu, Bacalhau !
Parabéns, teu projeto me parece muito bem pensado e elaborado ! :palmas:
Na minha modesta opinião este é um ponto crítico e ao mesmo tempo vital para os nossos NIVAS.
Realmente a grande questão, para os NIVAS mortais como o meu, seria onde e como fixar este suporte....nas longarinas ? :pensativo:
Este calço "Darth Vader" tb ficou bom, e viajando um pouco, que tal um amortecedor fixado a caixa de transferencia e a um suporte junto ao assoalho..ou..... :putz::stop:...:oops:...
Um forte abraço. :-D
César, o que eu queria era não prender mais as caixas no assoalho, então, o único lugar seriam as longarinas. No seu caso, acho fundamental examinar o estado delas e estudar como fazer essa fixação. Talvez soldar uma chapa de reforço ao longo das mesmas de maneira a distribuir os esforços da fixação.
Com relação ao amortecedor, se eu entendi direito, não vejo necessidade e nem espaço.
BACALHAU
19/08/2009, 19:25
Abraços.
Fábio, esta noite fiquei intrigado com um barulho na frente da minha casa, onde está o Pangaré. Agora sei que deve ter sido algum intrometido medindo o vão livre da minha "traquitana Darth Vader", para poder responder por mim.:evil:
Com certeza o Pangaré vai ficar "ancorado" na m&rd@ que os outros falam, mas depois de ter perdido o diferencial dianteiro e as caixas de ar, pois o suporte está mais alto do que os mesmos.
Agora, este projeto foi inspirado em outras idéias que eu vi neste Fórum e em outros lugares. Coloquei aqui para que outras pessoas sigam adiante, copiem se acharem que vale a pena ou que sirva de inspiração para novas idéias. Quem tiver a capacidade de melhorá-lo, que o faça ao invés falar o que não sabe.
Marcio Rossetto
19/08/2009, 20:31
Carácoles :parede::parede::parede::parede::parede::parede::p arede::parede::parede:
Fábio, esta noite fiquei intrigado com um barulho na frente da minha casa, onde está o Pangaré. Agora sei que deve ter sido algum intrometido medindo o vão livre da minha "traquitana Darth Vader", para poder responder por mim.:evil:
Com certeza o Pangaré vai ficar "ancorado" na m&rd@ que os outros falam, mas depois de ter perdido o diferencial dianteiro e as caixas de ar, pois o suporte está mais alto do que os mesmos.
Agora, este projeto foi inspirado em outras idéias que eu vi neste Fórum e em outros lugares. Coloquei aqui para que outras pessoas sigam adiante, copiem se acharem que vale a pena ou que sirva de inspiração para novas idéias. Quem tiver a capacidade de melhorá-lo, que o faça ao invés falar o que não sabe.
to gostando da ideia pois alem de suporte tambem elimina torcao. vou iniciar um projeto similar no Cacique pois seria uma bela protecao tambem
BACALHAU
20/08/2009, 18:40
to gostando da ideia pois alem de suporte tambem elimina torcao. vou iniciar um projeto similar no Cacique pois seria uma bela protecao tambem
Caso o camarada tenha qualquer dúvida e estando ao meu alcance ajudar, estou ao seu dispor.
Sera muito bem vinda sua ajuda. Vou verificar as particularidades do Cacique e irei entao iniciar o projeto.
Muito obrigado
O "pior" é que parece (o formato do capacete, a "boca" triangular . . .) :lol: . . .
Boa sacada ;-) !
[]'s
Gente boa, esta foto me mostrou uma encrenca grande... Esse "silent block" foi feito para compressão e não tração!
Gente, cuidado, com os esforços é bem capaz de arrebentar e ir parar tudo no chão!
Enfim, foi mais fácil e mais barato para Lada utilizar a idéia de um acoplamento elástico, já previsto na transmissão original do Laika, a fazer algo mais bem elaborado como o que se vê nas fotos abaixo.
[]'s
França.
Eu não sei (ainda) exatamente que forças o Marcio Rosseto fala no anexo que ele enviou para a lista. Mas achei bem interessante o sistema de flanges que o França utilizou para enrigecer a ligação entre a caixa de marchas e a "T-case" do Niva.
Embora trate-se de uma absoluta mudança de paradigma da solução original, alinha-se mais com as sucessivas tentativas que a maioria tenta para reduzir as vibrações do sistema pendular original. Inclusive a própria Lada. Afinal, o Niva "M" não vem equipado com uma "T-case" "integrada" à caixa de marchas? Que mais fizeram além de "fixar" uma à outra acabando com os esforços axiais que existiam originalmente?
Resumo, quer seja com uma grelha "Dark-vader" ou outras mais simples que vieram anteriormente, quer seja com flanges ou caixas integradas, ao que parece o mais interessante é mesmo é fixar essa droga de ponto de oscilação.
BACALHAU
23/08/2009, 12:33
Gente boa, esta foto me mostrou uma encrenca grande... Esse "silent block" foi feito para compressão e não tração!
Gente, cuidado, com os esforços é bem capaz de arrebentar e ir parar tudo no chão!
Ô "gente boa", examine mais atentamente a foto abaixo e, por gentileza e "adescurpando" a minha "inguinorança" me explique onde o "CALÇO DE BORRACHA" (projetado para suportar um motor Ford) sofre tração para arrebentar tudo e pôr no chão.
Luciano, concordo plenamente com você.
BACALHAU
23/08/2009, 12:54
Eu não sei (ainda) exatamente que forças o Marcio Rosseto fala no anexo que ele enviou para a lista. Mas achei bem interessante o sistema de flanges que o França utilizou para enrigecer a ligação entre a caixa de marchas e a "T-case" do Niva.
Embora trate-se de uma absoluta mudança de paradigma da solução original, alinha-se mais com as sucessivas tentativas que a maioria tenta para reduzir as vibrações do sistema pendular original. Inclusive a própria Lada. Afinal, o Niva "M" não vem equipado com uma "T-case" "integrada" à caixa de marchas? Que mais fizeram além de "fixar" uma à outra acabando com os esforços axiais que existiam originalmente?
Resumo, quer seja com uma grelha "Dark-vader" ou outras mais simples que vieram anteriormente, quer seja com flanges ou caixas integradas, ao que parece o mais interessante é mesmo é fixar essa droga de ponto de oscilação.
Acho que tão ou mais importante do que enrijecer a ligação entre a caixa de marchas e a caixa de transferência é mudar a fixação das mesmas. Ou seja, retirá-las da chapa assoalho. Se elas estiverem presas em uma base firme, que não fique se flexionando com os esforços, não vão sair do lugar.
O motor é apoiado em dois calços de borracha, que nem uma galinha em um poleiro. O que o impede de "cair de bico" é o câmbio, que por sua vez é fixado na chapa do assoalho, junto com a caixa de transferência.
Não querer que essa porcaria vibre ou fique oscilando é querer desafiar a Física.
O motor é apoiado em dois calços de borracha, que nem uma galinha em um poleiro. O que o impede de "cair de bico" é o câmbio, que por sua vez é fixado na chapa do assoalho, junto com a caixa de transferência.
Não querer que essa porcaria vibre ou fique oscilando é querer desafiar a Física.
Exatamente. Inclusive muitos passaram a utilizar uma viga com dois calços no lugar de apenas um, de um dos lados da "T-case" no intuito de impedir esta ocilação, só que muitas vezes mantendo um único ponto de fixação desta viga com a caixa. O que mantém o poleiro...
Quanto ao calço de borracha:
Esta foto não é a melhor para visualizar o que disse. Mas vou tentar explicar, a grande maioria dos silent-blocks (calcós de borracha) são feitos de forma a suportarem esforços de compressão e não de tração. Este calço mesmo fica apoiado entre um suporte no monobloco e outro no motor de uma de suas aplicações originais (o Corcel). Ao se inverter a fixação (colocando ele como elo de ligação entre duas peças que o esticam) acaba-se correndo o risco de que a borracha "descole" do metal deixando ir tudo ao chão.
O calço usado orignalmente no Niva é duro e transmite quase toda a vibração para o carro, só que ele tem uma "cinta" de metal que passa por baixo do mesmo justamente para que a borracha sofra "sempre" esforços de compressão.
Se eu não fui claro, peço que me desculpe e avize. Vou tentar melhorar a redação.
Ih Bacalhau! Caraca, falei mierda! Fui pegar a foto para botar umas setinhas para mostrar as forças e aí que vi que eu tinha visto a foto ao contrário! (não me pegunte como) Me tinha parecido que o silent block estava sendo tracionado e não prensado entre a gaiola "Dark-vader" e a caixa de transferência!
Putz, foi mal. Desculpa aí!
BACALHAU
23/08/2009, 14:35
HEHEHE
Calma, MRaizer, não é efeito da sua bebida e nem o seu monitor que deu defeito. O "culpado" é o Luciano SHAKALL que inverteu a foto que eu postei para facilitar a comparação do calço com o "herói" favorito dele. Acoplamento Elastico Mais Homocinetica (https://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/52606-acoplamento-elastico-mais-homocinetica.html#post959644)
Gustavo Niva
23/08/2009, 17:42
...Prezado Bacalhauzinho, não seja tão sensívelzinho... idéias tão aí pra serem discutidas... não devem ser consideradas sagradas... :mrgreen: :twisted:
Eu ainda não precisei mudar os suportes, pois meu assoalho tá inteiro e as caixas vibram pouco... masssssss... quando precisar fazer isso, provavelmente vou respeitar o projeto original e leve dos nossos queridos e пьян engenheiros russos, e reforçar o assoalho... talvez umas "cintas" soldadas nos locais que sofrem esforços... :pensativo:
Na minha opinião só compensa fazer algo mais robusto se for pra colocar o niva em trilhas pesadas ou transformar em jipão mesmo, como o Braszil, entre outros, fez... pra passeios, trilhas leves, etc o niva tá muito bem dimensionado como é...
Uns tempos atrás, durante um raid, vi uma pajerinho ficar gangorrando patéticamente num barranco de terra onde todos passaram, apoiada sobre uma proteção da caixa, que ficava uns 2 ou 3cm abaixo... na 2a vez que passou pelo trecho, sentou o pé para pular... ou seja, o que teoricamente devia proteger a caixa, acabou servindo na prática, pra forçar a suspenção...
EDIÇÃO: E reitero... uma chapa ali, com furos talvez, seria uma ótima proteção...
.
Flugêncio
23/08/2009, 21:52
Puta que pariu!!!
Desculpe Bacalhau,
Mas dá no saco ver brasileiro querer cagar cheiroso, "silent block",
Pra mim: Não sabe fazer nada, copia. Não deu certo, muda. Não tem $$$, chora.
Eita mundim desajeitado!
BACALHAU
23/08/2009, 22:11
Puta que pariu!!!
Desculpe Bacalhau,
Eita mundim desajeitado!
Liga não, "cumpade". :discordo:
Aqui mesmo, neste tópico, tem coisa pior. :parede:
Tem gente que não faz nada, mete o bedelho aonde não é chamado e ainda fala m&rd@. :putz:
NIVA Tra Lá Lá?
Gostei :concordo:
cesar_am
24/08/2009, 11:20
HEHEHE
Calma, MRaizer, não é efeito da sua bebida e nem o seu monitor que deu defeito. O "culpado" é o Luciano SHAKALL que inverteu a foto que eu postei para facilitar a comparação do calço com o "herói" favorito dele. Acoplamento Elastico Mais Homocinetica (https://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/52606-acoplamento-elastico-mais-homocinetica.html#post959644)
Bacalhau, não posso deixar de fazer uma correção, vou absolver o Luciano, observe bem, o verdadeiro culpado é o camarada que postou a mensagem anterior a dele. :mrgreen:
Quanto ao teu projeto, segue firme cara, as críticas , fazem parte.
Abraço.
BACALHAU
24/08/2009, 12:36
Bacalhau, não posso deixar de fazer uma correção, vou absolver o Luciano, observe bem, o verdadeiro culpado é o camarada que postou a mensagem anterior a dele. :mrgreen:
Quanto ao teu projeto, segue firme cara, as críticas , fazem parte.
Abraço.
E não é que é mesmo??? :shock:
Foi mal aí, Luciano. O "culpado" é outro.
O camarada que virou o meu Pangaré de rodas para cima não é do Rio Grande do Norte e sim do Rio Grande do Sul. E aí o povo do Rio de Janeiro se confunde. :parede:O MRaizer fica achando que as minhas coisas vão ficar caídas pelos chão e eu fico botando no Luciano (culpa):mrgreen:.
Cesar, eu sabia que você tinha dado :shock: (o nome), mas achei que a foto fosse do Luciano. Acho que foi porque o NIVA dele se chama Darth NIVAder. :rolleyes:
Puta que pariu!!!
Desculpe Bacalhau,
Eita mundim desajeitado!
Ô Flugêncio, vc me conhece mas não temos talvez intimidade para tanto, devo portanto informá-lo de que cago fedido pra c*!:lol:
rs
Véio, to pouco ligando se é T-case ou caixa-de-trânsferência (embora seja mais rápido digitar T-case). Silent-block ou calço de borracha vai no mesmo (falta de) nível. Simplesmente digito o mais curto. Com um agravante, aquí no trabalho calço de borracha é algo que usamos para não deixar escorregar algo leve no convés (para os pesados, mandamos solda mesmo).
Agora, se vcs fazem questão de que eu escreva tudo em portugueis, não reclamem se eu chamar de borrachinha...:twisted:
BACALHAU
24/08/2009, 19:23
Por favor, a partir de hoje chega de BACALHAU, quero ser chamado por "CODFISH". :mrgreen:
"É nóis, chique no urtimo" :dance:
Um norueguês pé-no-saco disse pra mim que só é "Cold-Fish" depois de morto...
Cara, peixe morto fede mais que minha ida ao banheiro...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
BACALHAU
24/08/2009, 22:44
Um norueguês pé-no-saco disse pra mim que só é "Cold-Fish" depois de morto...
Cara, peixe morto fede mais que minha ida ao banheiro...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
"Cold", não. COD. My name is Cod, Codfish, please. :roll:
Quanto ao cheiro, depende ... :mrgreen:
shuther4x4
24/08/2009, 23:37
Intão, querdizê que mediru o tar do seu vão livre??????:mrgreen::mrgreen:
Tava bem livre esse vão heim!!!!
Mió colocá um penes-block aí pá num vibrá mais!:mrgreen::mrgreen:
Ai dispois é só ingaiolá tudo!
Falô aí Cudifish!!!:pipoca::pipoca:
BACALHAU
24/08/2009, 23:44
O meu tá livre sim, Mocotó. :concordo: Porquê, o seu tá ocupado? :shock:
Vai dizer que algum obstáculo entrou por baixo do seu vão e pôs tuda a perder? :odedo:
shuther4x4
24/08/2009, 23:54
O meu ocupado? Ché!!!!
O meu é quase nada livre, não por estar ocupado, mas por não permitir passagem mesmo!:evil::evil:
Luciano SHAKALL
25/08/2009, 17:00
" ... Não posso deixar de fazer uma correção, vou absolver o luciano, observe bem, o verdadeiro culpado é o camarada que postou a mensagem anterior a dele :mrgreen: ... "
" ... E não é que é mesmo??? :shock: ... Foi mal aí, luciano. O "culpado" é outro ... Cesar, eu sabia que você tinha dado :shock: (o nome), mas achei que a foto fosse do luciano ... Acho que foi porque o niva dele se chama darth nivader. :rolleyes: ... "Eu tava aqui pensando o que teria gerado essa confusão toda :mrgreen: . . .
Um CAmaRAda postou uma foto, outro inverteu, outro endossou, um viu invertido e pensou que fosse falha do projeto,
o cara que postou achou que quem endossou tivesse invertido, um outro esclareceu.... UFA :mrgreen:
Mas que o CALÇO da CAIXA-T parece (quando invertido) com o Lord Vader, isso parece :p
(escrevi "curto" e nem usei ingreis :odedo: )
[]'s
Curto e nem por isso grosso (ui!)
Ah, o Tumati saiu do lanterneiro depois de seis (!) meses. E... já ralei o para-lamas.:shock:
BACALHAU
07/09/2009, 09:50
Abraços.
Fábio, respondendo à sua pergunta de uma forma mais precisa, olhe a primeira foto abaixo.
Os pontos vermelhos correspondem a um traço Laser de 5 milímetros de comprimento. (medição a Laser, que chique :mrgreen:)
Os dois pontos em primeiro plano tangenciam a longarina posterior, que é mais baixa que a anterior, por isso eles não "tocam" esta. (foto 3)
O terceiro ponto mostra a altura da parte mais baixa da "traquitana Darth Vader" em relação ao agregado dianteiro.
"Deu":shock: para entender? :twisted:
Não? Olhe a segunda foto que dá. :mrgreen:
Ah, para facilitar aqueles com dificuldade de raciocínio a respeito do vão livre dos outros :parede:: O "Pangaré" está tombado de lado. :twisted:
Bacalhau, se não for pedir demais, por acaso vc ñ tem as medidas exatas ou gabarido para postar.
abçs
BACALHAU
11/06/2010, 20:45
Bacalhau, se não for pedir demais, por acaso vc ñ tem as medidas exatas ou gabarido para postar.
abçs
Irineu, claro que não é pedir demais.
Veja se as fotos em anexo lhe ajudam.
Mande um e-mail para bacalhaucsb@hotmail.com, caso você queira várias fotos das etapas da confecção. São mais de 50.
As medidas (???) em amarelo, não foram cotadas pois irão variar nos NIVAs com as longarinas originais (largura) e com os suportes "C" e "D". As medidas estão em milímetros.
Qualquer dúvida avise. :concordo:
Branquelo
17/10/2023, 14:58
Bem, eu fiz o seguinte:
Boa tarde, eu tô querendo muito fazer isso no meu Niva Maurício Rossetto porém qual homocinética interna vc usou, pois a da linha vw 1.0 não dá o diâmetro nem bate os furos, muito obrigado