PDA

Ver Versão Completa : Dúvida na instalação do servo-freio!

Rogério Sales
16/10/2004, 02:33
Bom dia,

Instalei o servo-freio com as pedaleiras suspensas em meu jeep, porém estou estranhando muito o pedal do freio!! Ele ficou sem "pressão" nenhuma, ou seja, eu piso nele e parece que ele ta solto, vai até a parede corta-fogo, não sinto o mínimo peso no pedal como sinto nos outros carros! Tá freiando muito, porém o problema é esse, ele está leve demais mesmo, o carro para bem, chega até a travar se eu pisar demais, más não tenho a minima sensibilidade nele, parece que nao "enche" isso é normal? O servo-freio e o cilindro mestre são do gol e os pedais da F1000, uso os cubos originais nas quatro rodas, ainda não tem disco!
Será que me fiz compreender?? hehe...
Este cilindro mestre tem 4 saídas, porém o mecânico só utilizou as duas do lado esquerdo, levando uma para a roda dianteira e outra pra traseira e isolou as duas do lado direito, tá certo?
Será que alguém tem alguma opinião ou solução? :(

fugger
16/10/2004, 10:01
...Este cilindro mestre tem 4 saídas, porém o mecânico só utilizou as duas do lado esquerdo, levando uma para a roda dianteira e outra pra traseira e isolou as duas do lado direito, tá certo?
... :(

Rogério

Se seu mexânico fez isso, já fez um serviço porco. :shock:

Digo isso pois ele devia ter aproveitado as 4 saidas pra fazer um sistema em X, ou seja, cada êmbolo do cilindro aciona uma roda dianteira e uma traseira do outro lado. Dianteira esquerda e traseira direita, por exemplo.

Vc percebeu se alguma roda trava mais que outra?

Pode ser que as lonas estejam no pau da goiaba e ainda não reguladas, aí o clindro não dá conta de encher todos os burrinhos de roda.

Também de uma olhada nos flexíveis, talvez algum esteja não aguentando a pressão e formando uma bolha na hora que vc pisa no freio.

Mas, contudo, todavia, também pode ser que este cilindro mestre (de gol se não engano) não seja suficiente para encher os quatro burrinhos de roda, e aí não tem jeito tem que trocar po outro.

Espero ter ajudado mais que desanimado :roll:

[]´s

leopoldo
16/10/2004, 10:22
Bom dia !

Isso é esperado pois o servo-freio foi feito para compensar o menor tamanho da pastilha (área de contato) em relação à lona do freio original, fornecendo uma pressão na linha de 3 a 5 X a anterior, dependendo do servo e do mestre.

Além disso, existe na lona o efeito alavanca, o que não existe na pinça.

Portanto, é esperado que:

-ao instalar o servo freio em um carro com freio à lona o pedal "dê" essa sensibilidade de "leveza".

Isso some quando você colocar o disco........um dia.

E ai, como já dito, pode colocar o sistema em X e as válvulas anti travamento, quem sabe de 5bar para as rodas de trás.

Só não esqueça que a tubulação tem de ser de aço bi-cromatizado ou INOX.

Boa sorte.

Luciano R. Oliveira
16/10/2004, 12:45
:D Amigão, fiz exatamente a mesma coisa em meu CJ :lol: Hoje admito um certo arrependimento, pois se tivesse colocado o servo do opala ou da F-1000 não teria passado por isso, o pessoa toda razão ! O cilindro do Gol não tem capacidade suficiênte para acionar as 4 lonas de uma só vez, não adianta nem verificar o flexiveis, pois já fiz tudo isso ... quando pisa-se no pedal ele vai até embaixo, trava as quatro, porém não fiquei com confiança, e hoje o Cj tá paradão pois estou com medo de andar com ele, irei instalar os freios à disco ao menos nas rodas dianteiras, amenizando assim a situação.

Para confirmar se o fluxo de óleo estava sendo insuficiênte fiz o seguinte:
1- Fechei duas das saídas laterais;
2- Direcionei todo o fluxo de óleo para as rodas dianteiras (uma saída para o roda direita e outra para a esquerda)

Se você pisar no pedal verá que o pedal ficará com uma certa resistencia (não vai até embaixo) semelhante quando instalados no Gol.

Em resumo, coloque freio à disco ao menos na rodas dianteiras, ou troque o conjunto pelo servo do opala ou F-1000, que tem a capacidade interna maior. :wink:

Inté, e boa sorte !

Rogério Sales
18/10/2004, 11:26
Ok, valeu pelas dicas!!

O problema foi resolvido em parte, aproveitei o servo do gol para o preju não ser maior e comprei o cilindro mestre do opala, agora sim to com confiança no jeep, a pressão é bem maior e o pedal subiu bastante, está na altura normal, só falta o disco pra deixar de ficar tão macio, más esta sendo encomendado!!

Agora mais uma dúvida de leigo, perdoem!
Lí o tópico que o Leopoldo pôs aí no forum, não sabia que corria tanto perigo assim, pois minha tubulação foi toda trocada agora por cobre, vou trocar novamente, apesar de achar difícil encontrar a de aço aqui, vou encomendar!!

Mas este cilindro do opala só tem duas saídas, como é que faço instalação em X com ele?? é com alguma espécie de Y para que cada tudo se divida para uma dianteira e outra traseia em X? perdoem a ignorância! outra, vale a pena comprar disco para a traseira também, a maioria dos jeeps aqui usam somente na dianteira e dizem que já é o suficiente, pois com o disco na traseira, em uma chuva das que costumam cair por aqui, o jeep não para bem, não que eu concorde, acho que se o disco na traseira não para bem quando molhado, o tambor pior ainda!!

Mais uma vez valeu pelas dicas!!!

Luciano R. Oliveira
18/10/2004, 12:41
:D No freio original do jipe já existem conecções onde você divide os dutos que saem do cilindro mestre, um deles e fixado no eixo dianteiro junto a roda esquerda e o outro no traseiro em cima do diferencial , acredito que quando você fez a instalação das quatro saidas você (ou seu mecânico) deve (m) ter tirado, mas isso é facinho de achar, aqui em Sampa, nas próprias lojas que trabalham com peças para 4x4, acredito que aí vc encontra também.

Quanto a cilidro mestre do opala servir no servo do Gol para mim é novidade ! vou hoje mesmo comprar um. :D

Rogério Sales
19/10/2004, 00:20
Ok, os tubos originais ainda estão lá sim!!
Quanto ao cilindro mestre do opala, serviu sim no servo do gol, o freio apareceu, está bem melhor do que antes, más lhe digo que ainda esta meio baixo, nao sei se é por falta do disco, assim que instalar o disco na dianteira lhe informo como ficou em definitivo!!
Valeu!

Fabio Cortez
19/10/2004, 15:22
O cilindro mestre do Opala encaixou certinho no Servo do Gol? Dessa eu também naum sabia.

Quanto ao freio estar baixo, pode ser regulagem das lonas.

Eu uso o conjunto completo do santana e lona nas 4 rodas também. Na verdade quando vc liga o carro, é preciso bombear o pedal de freio para ele funcionar. Enquanto o carro está ligado, O freio funciona normalmente, mas é so desligar que ele "esvazia".

Alguem sabe porque isso ocorre?
Deve ser porque o óleo retorna todo para o reservatório. Alguém sabe como resolver isso ou so funciona corretamente quando instalamos freios a disco?

leopoldo
19/10/2004, 17:35
falta de regulagem automática das lonas !

quando põe o disco acaba esse efeito

EduardoLang
19/10/2004, 17:59
ALL,

Vcs realmente não aprendem a fazer as coisas de forma correta mesmo heim!!!! :shock: :shock:

Kra, vc colocou um cilindro mestre de um carro que foi projetado para ser utilizado com pinças de freio na dianteira e nos mais modernos com pinças de freio também na traseira. Acontece que vc ainda está com lonas nas quatro rodas!!!!!!!!!!

Porque é que vc já não colocou logo o cilindro mestre da F1000 que é plug and play ( já que o cilindro mestre do opala se encaixou no servo do gol ) e tem uma capacidade MUITO maior do envio de fluído de freio para as rodas?????? :shock: :shock: :shock:

Kra,

Vc está tratando do freio de sua viatura ! ! ! aliás, de sua vida e de demais pessoas ! ! !

Bem cada um é cada um ! ! !

sds

Rogério Sales
19/10/2004, 21:04
OK, calma lá, é por isso que estou aqui, se ja soubesse nao estaria perguntando!!! cada macaco no seu galho e eu nao sou engenheiro mecanico!!!
Depois que fui humilde o suficiente para perguntar, pesquisar e pegar dicas aqui no site, vi que realmente o da F1000 ficaria melhor, porém, o da F1000 aqui em Manaus custa R$ 210,00, enquanto que o do opala custa R$ 90,00!
Mas o preço nao é fator decisivo em se falando de freio, acontece que já foi dito aqui no site que ninguem nunca reclamou do cilindro mestre do opala, além do mais, já comprei o freio a disco e estou esperando chegar, aí vou ver como fica o desempenho e fazer outras alterações se necessário, inclusive por tubulações de aço, ok? ainda está em fase de teste, nao tem nada definitivo ainda, más tive motivos suficientes para ter confiança no do opala! nao que ele seja melhor, mas é porque pessoas aqui que ja utilizaram nao tiveram problemas!

Abraços!

Fabio Cortez
20/10/2004, 14:00
All,

Até entendo que o cilindro do opala ou da F1000 tem muito mais capacidade de bombeio do fluido que os demais, mas naum vou investir 200 reais na compra de um cilindro mestre se tenho planos de colocar freios a disco na dianteira, que com certeza acabaria com esse problema, como o leopoldo disse, nao acha?

E além do mais, o carro freia muito bem, nunca me deixou na mão....é pisar e ele travar as 4 rodas na hora....o unico problema é que quando desligo o carro e ligo novamente, tenho que bombear o pedal para dar freio, daí em diante é só alegria....

[]´s com discos futuramente...

Rogério Sales
20/10/2004, 22:10
Com certeza Fabio!

Por sinal, para complementar as dicas do mestre leopoldo, vou lhe dizer o que aconteceu hj no meu jeep!

Olhei com atenção todo o sistema de freio! Percebi que quando desligava o jeep, ouvia um certo barulhinho, bem pequeno mesmo, quase que imperceptível, só o notei pq o motor está bem regulado mesmo! fui verificar e vi que o servo freio (o do gol, 0 KM que tinha comprado), estava com um pequeno vazamento de ar, ou melhor, entrada! isso fazia com que o freio ficasse baixo! E quando o carro estava ligado, ou seja, estava criando vácuo, ele subia, resolvendo o problema!
Sendo assim, fui até a loja e já que tinha que trocar o servo mesmo, troquei pelo do opala, agora to com o sistema todo do opala!

E mais, levei ate uma oficina de confiança e eles viram que o curso do pedal do freio que foi feito na adaptação estava pequeno e me instalaram (de graça, hehe), o conjunto de pedais suspensos originais do jeep, logo o curso do freio aumentou (ficou o correto) e ele subiu, agora é só tocar que o bicho para!

Os mecânicos disseram que é incrível o numero de adaptações de pedais suspensos que não dão toda a lavanca nos pedais para que o freio pare como deve ser, ou seja, não tem o curso suficiente!

Só a titulo de experiência, mas enfim, o problema foi resolvido!

Abraços a todos e muito obrigado pelas dicas!!

Fabio Cortez
20/10/2004, 23:15
Que bom que vc conseguiu resolver.

Quanto vc pagou no sistema do opala novo?
De que ano é o Opala?

Fui pesquisar os preços aqui e o cara me falou que só o cilindro mestre custa 170 reais e não tem pra pronta entrega, só por encomenda.
Imagina só o conjunto todo....naum rola.
Já rodei os ferros-velhos e nada...
Se encontrasse o sistema completo do opala não tiraria os sistema de lonas tão cedo...estão freiando muito...

Sds,

EduardoLang
21/10/2004, 09:01
Fabio, se vc estiver procurando pelo sistema Bendix, irá pagar isso mesmo só no cilindro mestre, agora, se vc for comprar o VARGA, o cj completo está por R$ 160,00. Mas use o cilindro da F1000 com o servo do opala, casa perfeitamente e se vc um dia usar pneus de 31 pol pra cima, não terá problemas algum ! ! ! Ele toca tranquilamente ! !

sds

Rogério Sales
21/10/2004, 12:20
É isso mesmo fabio, da VARGA vc compra o cilindro mestre com o servo-freio por mais ou menos o preço que o Eduardo citou, e fica freiando que é uma maravilha, o meu custou R$ 170,00!!

Abraços!