PDA

Ver Versão Completa : Arado / Imprementos Agrícolas



du
01/07/2003, 16:14
Pessoal,

No Tópico "pontos de apoio" citaram este tal Arado.

Eram realmente usados implementos agrícolas instalados lá ? Qual seria o uso disto ? Como funcionava ?

Abraços Du.

fugger
02/07/2003, 00:26
:D Grande Du

:D Por mais incrivel que pareça, o cj foi desenvolvido para fins militares é verdade, mas para uso agricola também.

:) Já faz algum tempo que postei o manual do cj1958 aqui no fórum e lá no manual há uma série de implementos agricolas possiveis de utilização no cj. Detalhe NÃO É ADAPTAÇÃO DE IMPLEMENTOS, MAS IMPLEMENTOS FEITOS PARA O CJ. estes implementos variam desde arados, até perfuradores.

:) O trem de força do cj já foi, inclusive, utilizado em tratores antigos da Ford ( movidos a gasolina e com caixa 3m).

:) E até algum tempo atras era possivel ver cj puxando grades em pequenas propriedades aqui no interior.

:) Vou tentar achar um anuncio antigo de jeep com um desenho do cj puxando um arado.

[]'s tracionados

monge
02/07/2003, 00:37
Fala galera :D :D

Isso mesmo, havia implementos como: arado, roçadeiras, picadeiras e acredite, já vi CJ tocando maquinas de arroz e geradores de energia.

Existe uma especie de polia que saia na parte traseira do jeep, onde vc fazia todo o tipo de acoplamento com estes equipamentos.

Numa cidade próxima a minha tem um jeep que tem todas estas opções e a polia também. :)

Já tive a felicidade de ver esta raríssima cena. Foi quando eu estava a procura do meu jeep cheguei numa fazenda, onde havia um jeep branco, com tudo que era tipo de implemento agrícola. :D

O pessoal tem o jeep como reliquia, pois o dono dele era pracinha, lutou na segunda guerra mundial. fui lá ver o tal jeep e cai o queixo. O cara era meio inventor, e além do jeep "agrícola" ele tinha feito várias outras coisas, dentre elas, uma réplica de uma maria fumaça que andava em trilhos e era movida a vapor. :shock: :shock: :shock:

O jeep dele é todo cheio de 9 horas. Aperta um botão, abre o porta-luvas, puxa uma alavanquinha aparece uma garrafa de café, e acredite, o próprio café era feito no jeep, e quente :shock: :!: :shock: :!:

É um veículo digno de museu, exposição o que for... mas como o antigo dono morreu, o jeep está parado num galpão na fazenda, debaixo de uma lona. E só consegui vê-lo pq fui lá com um amigo do finado dono do jeep, que também é grande amigo da familia dele. :) :o

Fui apenas para ver o jeep "agrícola" e as engenhocas dele, e construídas para ele pelo pracinha.

[]'s

Eugênio

walter.andreis
02/07/2003, 01:11
O jeep dele é todo cheio de 9 horas. Aperta um botão, abre o porta-luvas, puxa uma alavanquinha aparece uma garrafa de café, e acredite, o próprio café era feito no jeep, e quente :shock: :!: :shock: :!:


Aaahhh Monge...
Não força a amizade neh!???? Estamos com quase 400 usuários cadastrados... isso fóra os visitantes... que coisa feia.. e nem eh primeiro de abril denovo.....

Hehehehehehehehehehehehehhe....
Digamos que o Jeep dele TEM CAFÉ NO BULE, então!? hehehehehhee
[]´s do AMIGÃO....

monge
02/07/2003, 01:19
hehehehe :D :D :D :D

Pois é... parece história da carochinha, mas é verdade. :shock:

Se eu conseguir me aproximar deste jeep novamente vou levar filmadora, maquinas fotográficas e testemunhas. :D

Eu não acreditava também nas histórias que me contavam deste jeep, até o dia que o vi e paguei lingua. :shock:

Zoava todo mundo que me contava este história, no dia que vi, tive que enfiar o rabo no meio das pernas e ficar babando no jeep. :D

Particularmente pra mim só serviria o chassis, pois não tem trincas nem soldas, o resto eu jogava fora... mas a título de curiosidade e até que ponto a mente do ser humano viaja na helmann's é bem interessante. :D :D :D :D :D :D

E olha que o cara nem sonhava em ser agredido com um chassis reforçado com barrinhas em V.... hehehehehehehe :) :D :D

Ele deve estar rolando no túmulo dele de tanta raiva....

[]'s

Eugênio

walter.andreis
02/07/2003, 01:23
heehhehehehehehee...
Pego pesado mmmssssssssssssmmmmmoooo hein Monge! heheheheheheheehehehehehhe....
Ms vamos parar com o OFF... 8)
[]´s indo buscar um capuccino no meu CJ.... (que tem primeira e ré! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: , heheheheheheheehehe)

monge
02/07/2003, 01:35
Peguei nada... heheehehe :D

E nem vou muito longe, aqui na minha cidade tem um cara que se diz inventor e quer porque quer instalar no meu jeep um sistema de servir bebidas, quentes e frias... O esquema é duas garrafinhas térmicas que ficam no assoalho do jeep, e duas torneirinhas destas do tipo de água de bebedouro. Com duas bombas de jogar agua no vidro. :D

Vc aperta um botão e sai, suco, agua, refrigerante, o que vc quiser gelado, e outro sai café, leite, chimarrão, qualquer bebida quente. :D

Toda hora que o cara me vê na rua me oferece o "invento" dele. Como ainda não tenho idéia de transformar meu jeep em Scott Bar, eu fico correndo do cara... mas se alguém animar... :D :D :D

E meu jeep ainda está sem ré nem primeira, pq nosso amigo Walter está com as minhas engrenagens.. hehehehehehe :D :D :D :D :D Ele ta amarrando elas... ou chantagem não vale... vou contar pra minha mãe... :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:


Ah, anexei um zip de uma foto de propaganda do jeep com os implementos agrícolas

[]'s

Eugênio

fugger
02/07/2003, 01:40
:D Fala Monge

:D Se a idéia do cara em adaptar uma toneirinha com suco ou água (que enferuja o jeep) gelada puder ser convertiva para uma torneirinha com CERVEJA gelada, até que a idéia não é ruim não... :?


[]'s curiosos

monge
02/07/2003, 01:46
Fala Fugger... :D :D

Eu havia pensado nisso também, mas depois lembrei o tanto que o jeep chacoalha e pula, a cerveja iria ficar choca. :( Ou na melhor das hipóteses, virar um chopp :) hehehehehehehe ou ainda espuma pra barbear.... :P :P :P :P :P

[]'s

Eugênio

fugger
02/07/2003, 01:52
:? Pô Monge

:? Vê com o cara se ele não faz um tipo se suspensão pneumática pra amortecer os impactos no reservatório de cerveja, já pensou? :wink: Cerveja Gelada e como se tivesse sido tirada do freezer na hora? :wink:

:P É a criatividade humana direcionada pra coisas de ampla utilidade!!! 8)

[]'s refrigerados

monge
02/07/2003, 13:39
Grande idéia!!! :!: :!: :D

Se ele bolar alguma coisa do tipo vai ser show de bola. A princípio pensei em criar um campo gravitacional com um gato com um pão com manteiga amarrado nas costas dele. :D

Como o gato sempre cai em pé, e o pão com manteiga sempre cai virado pra baixo, eu marrando um nas costas do outro, irei criar um campo gravitacional, daí faço um suporte e coloco lá. :D :D

Pronto, independente dos solavancos do jeep, a cerveja ficaria inerte. :idea: :D :D :D

Esqueci de mencionar também um outro implemento de extrema utilidade no jeep. Se chama Zequinha. :D :D :D

Este implemento abre porteiras, tronqueiras, cava, joga terra, empurra, enfim é um implemento indipensável num jeep. :D Sem contar que quando é Zequinha de primeira trilha ajuda na gasolina e paga cerveja na chegada e conta a maior vantagem do mundo pra todo mundo. :D :D :D


[]'s inventivos

Eugênio

Luis Assis
02/07/2003, 16:50
O jeep dele é todo cheio de 9 horas. Aperta um botão, abre o porta-luvas, puxa uma alavanquinha aparece uma garrafa de café, e acredite, o próprio café era feito no jeep, e quente :shock: :!: :shock: :!:


Aaahhh Monge...
Não força a amizade neh!???? Estamos com quase 400 usuários cadastrados... isso fóra os visitantes... que coisa feia.. e nem eh primeiro de abril denovo.....

Hehehehehehehehehehehehehhe....
Digamos que o Jeep dele TEM CAFÉ NO BULE, então!? hehehehehhee
[]´s do AMIGÃO....

Acreditem ou não tem um sujeito adpatando um motor de vidro, com sistema de redução, que ao acionar um botão do controle remoto do alarme o Jipe vai levantar a tampa do motor sozinho, para mostrar o V 8 que tem dentro...
O nome do sujeito eu não falo, mas ja aviso que ele é dono da Donatti4x4 acessórios... :D :D :D
Pode ter certeza que quando estiver pronto o Jeep, eu posto um Video da proeza aqui!!!
[]'s
Gustavo

monge
03/07/2003, 00:52
Eu acredito! :!: :!: :!: :shock: :D :)

Depois deste jeep que vi acredito em tudo, inclusive num jeepcoptero que vi num site uma vez.... dizem que voava.... eu perdi o site, mas o dia que eu achar a página novamente, coloco o endereço aqui.

:) :) :)

[]'s acreditando em tudo...


Eugênio

Américo
03/07/2003, 08:30
Alô galera da lama, sou novo no site :oops: :oops: mas a respeito do jeep que voava também vi, e se não me engano está no site: www.willys.com.br ou no Classic que vai ter que acha o caminho certo no cadê ou coisa parecida, e a propósito essa discussão sobre implementos, dá pra fazer um filme de comédia :D :D :D :D é um malhando o outro, mas com certeza está muito divertido :D :D :D , até parece preparaçao para uma boa trilha de final de semana. Um abraço a todos.

Pedro Américo CJ-5 1959 Vermelho (Guerreiro-01) :twisted:

monge
03/07/2003, 09:52
Viu... viu... viu...


Olha o link æ:

http://www.willys.com.br/historia_variantes.asp

vcs num acreditam em mim... heheheheh como dizia o siri da brahma...

nhé nhé nhé nhé :!: :!: :!: :!:


:D :) :D :D :D

[]'s inventivos

Eugênio

Epiro
03/07/2003, 20:09
No livro "Jipe - O indestrutível", tem fotos e textos das inúmeras funções que o Jipe desempenhou durante a Segunda Guerra Mundial, dentre as quais estava a de locomotiva (rebocava vagões com soldados), com rodas iguais as dos trens nos lugares das originais ! :shock:

Abraços a todos. :)

Everton. :D

Max Terry
12/08/2004, 13:17
Ai galera, o Monge é meio bizarro, eu sei, mas eu sou da mesma cidade dele, e o jeep que ele descreveu existe mesmo, mas o pracinha já morreu, e não vai poder fazer a suspenção pneumática que tanto queres.

monge
12/08/2004, 15:37
Oia só...

até que enfim apareceu alguem da minha cidade neste fórum... e æ Max Terry... :D

Eu ando meio desiludido aqui com o forum, mas em breve eu volto... :D

o trem aqui tá meio sem graça ultimamente... :roll:

[]'s

Eugênio

Fabiano-SL
12/08/2004, 21:16
Olá pessoal!

Foto para vcs darem uma olhada...

[]´s

bruno_
11/09/2004, 19:39
Concordo plenamente com voce JEEP O INDESTRUTIVEL :shock:

O que sera que faltam inventar para o jeep :?: :roll:

Pavani
12/09/2004, 13:35
Falta uma chopera.......... 8) 8) 8) 8)
Mas até aí o Donatti já está fazendo.....hehehehe

Marcos ET
21/09/2004, 12:00
Fala galera :D :D

Isso mesmo, havia implementos como: arado, roçadeiras, picadeiras e acredite, já vi CJ tocando maquinas de arroz e geradores de energia.

Existe uma especie de polia que saia na parte traseira do jeep, onde vc fazia todo o tipo de acoplamento com estes equipamentos.

Numa cidade próxima a minha tem um jeep que tem todas estas opções e a polia também. :)

[]'s

Eugênio

Pois eh monge, esta polia é composta de um conjunto que tem a tomada de força acionada por alavanca, de onde sai um terceiro eixo cardãn até uma caixa redutora que é fixada naqueles buracos onde geralmente o pessoal instala a bola de engate para carretinha... daih tem a polia que vai acoplada a esta caixa redutora, assim você tem as relações de cambio direto na polia... eu tenho este conjunto, mas acabei tirando ele pois é muuuuuuuuuuuito pesado! só a polia deve pesar uns 30kg ! (ferro fundido puro!), mais a caixa redutora, cardan e tomada de força... sei lá, mas a traseira do meu jeep até subiu depois que retirei os implementos.... pra andar na cidade é um charme, mas pras trilhas nao rola, além de ser muito pesado, diminui muito o angulo de saída do jeep... mas pra colocar uma correia e engatar em moedor de cana pra tomar uma garapa.... aih fica show d bola! hehe

grande []!

Carlos ZN
31/05/2006, 19:50
Olá amigos,

Tenho um CJ 5 da Ford 1972 e notei que não tem o implemento agricula em baixo do chassi na traseira, dividas:

Nas pesquisas fiquei sabendo que não tinha no militares, só nos civis, verdade ou depois de um anos não teve mais?

Tem problemas não ter no Jeep?

Se tiver a ultima travessa com reforços resolve???

valmor
31/05/2006, 20:07
fala Carlão!!! vc esta bom ?

Minha viatura ja veio c/ o tal implemento agric.

Eu acredito , corrijam-me os mais experiente , que o tal "servia" para fixar os equipamentos tipo arado , grade nos serviços rurais ... Hoje é usado pra fixar o engate do guincho... Ja que ninguem compra mais um CJ5 pra serviço rural .... fora eu !!!!! :concordo:

Não sei o preço de um novo mas qualquer serralheiro meia boca e uns 2 m de uma reforçada cantoneira e ferro chato resolvem o problema ! :concordo:

leopoldo
31/05/2006, 20:15
O que tem lá é a chamada barra de tração.

o(s) Implemento(s) Agrícola(s) ia(m) acoplado(s) à ela.

Jeep militar não arava terra ! é por isso que não tinha.

Problema? que problema? vc é fazendeiro? precisa arar a terra?

A única coisa que hoje alguém pode usar dependurado lá (até a legislação proibir) é o engate bola.

José Augusto
01/06/2006, 00:22
Carlos, tem gente que comprou o jeep com aquilo e acabou deixando, para mim isto só serve para uma coisa "enrroscar".
Aquilo não tem função estrutural, mas se vc tá preocupado com a integridade da última travessa quando rebocar ou tiver que ficar pindurado, faça um reforço na travessa e principalmente não retire o V de reforço que une as 2 longarinas a ela.

[]s reforçados

Carlos ZN
01/06/2006, 18:44
Obrigado Amigos,

Eu estou sem o engate, por isto que estou com estás duvida não vou arrar nada.

Cláudio Brasília
01/06/2006, 19:32
Olha o CJ3B, com o implemento suspensor hidráulico.

Carlos ZN
02/06/2006, 08:25
Grande Claudio,

Nossa este é um kit trator, eu preciso só de um engate, mas valeu a informação não sabia disto :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Vinicius_4x4
02/06/2006, 08:33
E aí Carlos!

Pode colocar o engate sem problemas, desde que tenha as travessas em V. Senão já viu neh :lol: , um pequeno puxão e o parachoque é que vai ficar um V :mrgreen: .
Muita gente tira aquele V para colocar o tanque embaixo do jipe, o que acho errado :discordo: . Se foi feito isto no teu, dá um jeito de fazer um reforço.

[]´s

felipe kowalski
02/06/2006, 09:40
Ola!
concordo com o Jose Augusto, isso ai só serve pra enrroscar em tudo, principalmente quando voce ta descendo de ré de um barranco que o jeep não subiu..... esse suporte se enfia no chão e o jeep não sai mais do lugar sem o guincho......

Abração
Felipe Kowalski

valmor
02/06/2006, 18:27
Fala Carlão !

Veja se é isto que vc precisa :

Carlos ZN
04/06/2006, 13:49
Grande Valmor e amigos,

Eu só preciso do engate, como todos falaram o implemento é uma trolha para enrroscar!!!

José Augusto
04/06/2006, 22:14
Existe um suporte próprio que é vendido por aí, vai parafusado embaixo no parachoque e em cima no vértice do V de reforço.

Carlos ZN
05/06/2006, 07:27
Grande José Augusto,


Legal saber, dai não precisa de tudo aquilo e o custo fica + baixo, pois está caro o impemento e não vem com a bola de engate.

felipe kowalski
05/06/2006, 11:26
Ola
esse gancho da ensimec chamado "G Bola" não seria uma boa opção pra vc? e parece ser bem dificil de destruir um desses......

Abraço
Felipe Kowalski

jeisonk
05/06/2006, 12:38
Olha o CJ3B, com o implemento suspensor hidráulico.


Claudio, onde voce conseguiu essa foto? tem mais?

Abraços

José Augusto
05/06/2006, 13:41
Melhor que palavras são as imagens.

Carlos ZN
05/06/2006, 14:44
Grande José Augusto,

Este é perfeito :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Rodrigo59
06/06/2006, 11:52
Carlos eu tenho jogada em minha garagem a peça que vc mensionou se estiver interessado são so umas cervejas e o trabalho de vir buscar!!

Cláudio Brasília
06/06/2006, 19:00
Prezado Amigo Jeison,
Esta foto encontrei navegando em sites norte americanos, acho que sobre CJ3B, mas não tenho mais o link e não tenho outras semelhantes; penso que se procurar no Yahoo, sobre aquele nome "hidraulic lifter" poderá localizar novamente. Um grande abraço e saudações.

Pedro Freitas
06/06/2006, 20:37
tenho essa peça com o suporte do estepe basculante, gostaria de saber se é original do CJ ou foi adaptação? :roll:

[]'s

Carlos ZN
07/06/2006, 12:54
Grande Rodrigo,


As cervejas quando vier para SP, agora obrigado pela peça, mas não vale pela distancia e postagem.

Marcelo Faria Mendes
11/06/2006, 14:19
Ô Carlos, beleza?
Serve também para puxar um companheiro agarrado ou atolado utilizando anilhas, cordas e cintas, pois é um local seguro no Jeep para fazer isto, já que mudamos o propósito de nossas viaturas. :twisted:
Se eu fosse você deixava. :wink:

[ ]'s solidários

wjmvga
24/07/2007, 00:08
Olhem ai o que tenho na traseira do meu Jeep, e o melhor de tudo, está funcionando perfeitamente. Isso sim é raro.

everton luis
01/06/2009, 21:11
Alguem saberia me dizer onde ou quem tem esse conjunto agricola para vender?

Lucabe
01/06/2009, 22:27
e aí Felipe, como vai a Incepa???

Chiari
02/06/2009, 20:18
De fato esse troço só serve pra enroscar, quando tirei o que tinha no meu ex CJ mudou muito.

Quem tiver mais informaçoes sobre os tais implementos que eram usados seria legal pra conhecer mais ainda a história do CJ.

Abraço a todos.

Mauricio Rotta
04/06/2009, 10:56
Eu retirei o suporte do implemento agricola e fabriquei este da foto em posição bem mais alta, aumenta bastante o angulo de saída do Jeep. Sem dizer que aquilo é um trambolho que pesa pacas...

Pegoraro
29/04/2015, 15:21
Claudio, onde voce conseguiu essa foto? tem mais?

Abraços

Amigos, tenho a foto aqui no "manual" do CJ5 1957. Abraços.500402

Leandro Piola
15/01/2017, 12:27
OLá Claudio, sou novo aqui, esse sistema hidrualico do Jeep, como faço para adquirir um desses, você sabe onde encontrar.

xibiu!!!
15/01/2017, 17:15
Olá colega Leandro Piola.
Seja Bem Vindo ao Fórum 4x4 Brasil.

Embora a pergunta tenha sido dirigida ao colega Cláudio, me permita;
Depois de anos pesquisando peças na net para meu Jeep CJ5 1965 que está aguardando restauro nos padrões originais de sua fabricação, nunca encontrei anunciado e nem vi nenhuma foto de um sistema desses instalado em um Jeep aqui no Brasil.
Creio que todos esses implementos originais antigos sejam importados, pois tudo do Jeep até o final dos anos 50 veio de fora (EUA).
O Jeep teve sua produção aqui no Brasil iniciada em 1958, mas nunca soube existir um fábrica desses acessórios por aqui.
Jeep Americano antigo com esse sistema instalado vemos aos montes por fotos na net, inclusive com alguns desses sistemas modificados para mecânicos ao invés de serem hidráulicos.

541954541956

Entre os diversos acessórios usados antigamente na agricultura pelo Jeep CJ2, CJ3 E CJ5, atualmente (raramente) ainda se encontram à venda peças originais como as tomadas de força (dupla e simples), guinchos mecânicos (originais de época) , redutores de transmissão e as polias de acionamento, mas nunca encontrei um sistema de "braços hidráulicos" desses que vc menciona no seu post.

541957541959

Também tenho procurado, mas a chance de acharmos um desses por aqui à venda, é como ganhar na mega sena. (pelo menos uma quina ou quadra, rrrsssrsrsrss)

541955541958

Abraço;

xibiu!!!
04/09/2019, 19:07
Vintage Farm Jeeps in Action - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=_KF22lbLNz8)

LuizDP
05/09/2019, 10:29
Vintage Farm Jeeps in Action - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=_KF22lbLNz8)

Todos muito bacana, não imaginava tantos implementos.

Fico com o arado kkkkk! Bate com o meu ramo.

:curtir::curtir:

Aristides Jr
05/09/2019, 14:33
Ótimo isto tudo! Muito bons!

Eu ficaria com o escavador de rosca!
No meu caso é o que atenderia melhor para implantação de marcos topográficos e geodésicos!

Abraço a todos!