PDA

Ver Versão Completa : Lift na Pajero Io



Rafael Floripa
15/10/2004, 23:30
Pessoal, tenho uma pajero Io 99/00 ha pouco tempo e venho fazendo trilhas leves. Mas ja perdeu a graca e estou querendo me divertir um pouco mais.

Estou esperando a vida dos pneus acabarem (vieram com o carro) para colocar uns A/T maiores. Mas mesmo assim, gostaria de levantar um pouco a suspensao. Pelo menos umas duas polegadas. Como poderia fazer?

Detalhes: o carro eh monobloco, suspensao mcpherson na frente e independente 5link atras.

Valeu,

Rafael Andrade

Martin Melcop
16/10/2004, 20:40
A unica maneira é levantando na suspensão, porém vc não pode abusar muito nos pneus, pois a Io como a TR4 não tem caixa de roda para pneus muito maiores dos originais!!!!!

Não conheço ninguem que tenha alterado uma Io, fico te devendo essa!!!

[]´s

Rafael Floripa
18/10/2004, 16:32
A unica maneira é levantando na suspensão, porém vc não pode abusar muito nos pneus, pois a Io como a TR4 não tem caixa de roda para pneus muito maiores dos originais!!!!!

Não conheço ninguem que tenha alterado uma Io, fico te devendo essa!!!

[]´s

Obrigado Martin,

Esses dias vi uma TR4 com um jogo de pirelli, salvo engano, nas medidas 235/70/R16, o que fazendo as contas deve dar umas 29" de diametro. A medida original eh 215/65/R16, e tem um diametro de umas 26,5" (medi no olho, com uma trena).

Isso significaria um lift de 1,25 pol. Jah eh alguma coisa. Somando mais 1" ou 1,5", no conjunto de suspensao, elevaria o meu vao livre de 19 para 27 cm. :D

Sem falar nos efeitos colaterais como perda de torque e de estabilidade (pelo aumento do CG), que alias sao compensados com algumas vantagens, acho que o saldo seria positivo.

Se alguem ai souber de algum caso em que a suspensao foi alterada, gostaria muito de saber detalhes.

[]`s

Rafael

Martin Melcop
20/10/2004, 10:29
Tirando o aumento de altura causado pelos novos pneus vc não vai ganhar altura no diferencial, então vc tem que rever as suas contas.

PS. Nunca vi a medida 235/70 em raio 16, mas sim em raio 15
Existe 245/75 para raio 16, que é o que uso na Enterprise (JPX) e devo reaproveita-los para a Voyager (Troller) comprando um novo jogo de rodas e guardando as originais.

Rafael Floripa
20/10/2004, 15:00
Tirando o aumento de altura causado pelos novos pneus vc não vai ganhar altura no diferencial, então vc tem que rever as suas contas.

PS. Nunca vi a medida 235/70 em raio 16, mas sim em raio 15
Existe 245/75 para raio 16, que é o que uso na Enterprise (JPX) e devo reaproveita-los para a Voyager (Troller) comprando um novo jogo de rodas e guardando as originais.

Putz, viajei feio... (qto a altura do diferencial)

Com relacao a medida 235/70/R16, tem sim. No site da pirelli, tem o modelo scorpion STR nessa medida, mas eh pra uso on road. O que vem na pajero TR4 eh, na verdade, a medida 225/70/R16 (confirmei no site da mitsubishi) da pirelli, modelo scorpion A/T.

Veleu pela atençao.

Rafael Andrade

marcelo alves
14/02/2005, 10:24
Tenho um pajero io 2000 e fiz o lift nela usando os amartecedores da tr4
e tambem as molas, que tem cursos bem maiores com espirais + abertas
o amortecedor esta melhor calibrado e no dianteiro vc leva para um torneiro mecanico e solta o prato que suporta a mola e eleva 1/2 " e solda do mesmo jeito que o original o carro e o bicho na trilha e leve e bom de erosoes, aqui sepre participo de rally de regularidade na categoria graduados e nunca tive problemas. Caso quera soltar um pouco
o trabalho na suspenção dianteira observe que ela e presa ao chassis por oito parafusos, quatro de cada lado, então coloque ali um espasador de 1/2" pol. e vc tem melhor trabalho ficando as molas + livres para cima e para baixo.
boa trilha
marcelo alves[/b]

Panhoca
30/08/2005, 17:59
Quem me dera ter um tópico desses há 2 anos atrás.
Fiz tudo na base da tentativa e erro.
Tenho o mesmo carro que você. Uma IO 99/00.
Levantei ela na base do amortecedor maior (tbm com mais curso) e da mola.
Quem me ajudou foi o Sr Carlos da Fênix amortecedores (SP).
Ele desenvolveu 4 peças novas com base nos originais e alterou as molas (as da TR4 são uma boa opção).
Para aumentar a altura do solo, coloquei pneus de 30" com rodas de ranger aro 15.
Tive que cortar um pedaço dos pára lamas dianteiros para não raspar e pronto.
Um espaçador no subframe entre ele e a carroceria também ajuda a levantar a bichinha, mas para os diferencias subirem, só com pneu. Cuidado com o modelo de roda 15, algumas travam as pinças do freio dianteiro e é preciso colocar um espaçador de 4mm.
Se eu soubesse como postar fotos nos tópicos te mandaria as fotos de uma Io japonesa com um lift de primeira e Rancho 9000 na traseira. Um luxo.

Um grande abraço

Panhoca

freitasjr
01/09/2005, 01:22
Rafael Floripa: Com relacao a medida 235/70/R16, tem sim. No site da pirelli, tem o modelo scorpion STR nessa medida, mas eh pra uso on road...


Olá Rafael, a Michelin tem pneus 70% Off-Road de medidas 235-70-R16. Só não me lembro direito se o perfil é 70 ou 75.

Cordialmente, Francisco de Freitas...

Fred Augusto
25/11/2007, 13:11
Oi Rafael; eu AINDA não tenho minha IO, mas já estou procurando uma p/ comprar e pesquisando tudo sobre ela. Aqui mesmo no Fórum 4x4 tem um cara que fez umas modificações na IO que ficaram muito boas. (Estou tentando achar ele aqui para te passar o contato) Mas sei que ele colocou molas e amortecedores da TR4 para levantá-la. E que ele trocou as rodas 16" por rodas 15" para caber um pneu maior. Entratanto acabei de achar uma à venda que está com as rodas originais e ainda com pneus BF: http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosDetalhes/pgBuscaUsadosDetalhes.aspx?cod=3980550&tipo=U&carro=MITSUBISHI_PAJERO_1.8_IO_4X4_16V_GASOLINA_4P _MANUAL . Grande abraço e boa sorte,

Fred Augusto

Bailune1
25/11/2007, 22:38
Oi Rafael; eu AINDA não tenho minha IO, mas já estou procurando uma p/ comprar e pesquisando tudo sobre ela. Aqui mesmo no Fórum 4x4 tem um cara que fez umas modificações na IO que ficaram muito boas. (Estou tentando achar ele aqui para te passar o contato) Mas sei que ele colocou molas e amortecedores da TR4 para levantá-la. E que ele trocou as rodas 16" por rodas 15" para caber um pneu maior. Entratanto acabei de achar uma à venda que está com as rodas originais e ainda com pneus BF: http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosDetalhes/pgBuscaUsadosDetalhes.aspx?cod=3980550&tipo=U&carro=MITSUBISHI_PAJERO_1.8_IO_4X4_16V_GASOLINA_4P _MANUAL . Grande abraço e boa sorte,

Fred Augusto

Fala Fred,

Eu tenho uma IO e fiz varias modificações nela ate ficar do jeito q eu queria, resumindo, o ideal foi colocar um calço por cima da mola dianteira de 1,5" polegadas e na traseira coloquei a mola dianteira da courrier, ficou 10 levantou bem o carro. Coloquei os pneus da Pirreli Mud 30x9,5 aro 15. Essa do anuncio e do pai da minha namorada, mas acho q ele ja vendeu!!!!!

Fred Augusto
27/11/2007, 22:18
Fala Fred,

Eu tenho uma IO e fiz varias modificações nela ate ficar do jeito q eu queria, resumindo, o ideal foi colocar um calço por cima da mola dianteira de 1,5" polegadas e na traseira coloquei a mola dianteira da courrier, ficou 10 levantou bem o carro. Coloquei os pneus da Pirreli Mud 30x9,5 aro 15. Essa do anuncio e do pai da minha namorada, mas acho q ele ja vendeu!!!!!

Era de você mesmo que eu estava falando. Eu fiz umas perguntas para você há um tempo atrás, qdo eu ia comprar uma IO, mas furou. Agora sim estou pra fechar negócio, e que bom que vc me achou!! Eu queria justamente lhe perguntar quais as modificações que vc havia feito, pois já vi as fotos do seu carro (lindo demais!!!!!!!!!!!:concordo:), mas vc já as colocou aqui. Agradeço-lhe novamente e espero que, qdo eu tiver mais dúvidas, eu possa tirá-las com vc.

Obrigadão, gde abraço,

Fred Augusto

Bailune1
27/11/2007, 22:42
Era de você mesmo que eu estava falando. Eu fiz umas perguntas para você há um tempo atrás, qdo eu ia comprar uma IO, mas furou. Agora sim estou pra fechar negócio, e que bom que vc me achou!! Eu queria justamente lhe perguntar quais as modificações que vc havia feito, pois já vi as fotos do seu carro (lindo demais!!!!!!!!!!!:concordo:), mas vc já as colocou aqui. Agradeço-lhe novamente e espero que, qdo eu tiver mais dúvidas, eu possa tirá-las com vc.

Obrigadão, gde abraço,

Fred Augusto

Fred,

So tem uma coisa q eu esqueci de falar, os amortecedores dianteiros da IO são mais baixos, qnd for comprar o carro verifica se eles ja foram trocados, como no caso do meu carro qnd eu comprei, pois se for o original, não cabe nenhum pneu grande, pois a bandeja da mola fica bem baixa e pega no pneu. Acho q na maioria das IO, os amortecedores ja devem ter sido trocados, e normalmente o pessoal coloca o da TR4, q e mais barato e mais alto. As molas nem precisa mexer, pois da pouca diferença, o q levanta a dianteira e o amortecerdor da TR4 e o calço por cima da mola e na traseira como ja tinha falado, a mola dianteira da courrier, ficou 100%....

E o melhor, essas modificações foram bem baratas, o calço saiu por R$ 120,00 e a mola da courrier, o pai da minha namorada me deu, mas acho q da pra encontrar bem barata.

Estou adorando o carro, tanto na trilha, qnt no dia a dia.....Ano que vem devo pegar uma TR4 Flex, e vou fazer exatamente essas modificações!!!!!

Fred Augusto
11/12/2007, 22:49
Mais uma vez agradeço por sua atenção e esclarecimentos.

MARCELO VITARA SUBMARINO
13/12/2007, 16:34
O Fred e Bailune 1, posta fotos das viaturas aí!!!

Jorge T
13/12/2007, 16:46
Fred,

So tem uma coisa q eu esqueci de falar, os amortecedores dianteiros da IO são mais baixos, qnd for comprar o carro verifica se eles ja foram trocados, como no caso do meu carro qnd eu comprei, pois se for o original, não cabe nenhum pneu grande, pois a bandeja da mola fica bem baixa e pega no pneu. Acho q na maioria das IO, os amortecedores ja devem ter sido trocados, e normalmente o pessoal coloca o da TR4, q e mais barato e mais alto. As molas nem precisa mexer, pois da pouca diferença, o q levanta a dianteira e o amortecerdor da TR4 e o calço por cima da mola e na traseira como ja tinha falado, a mola dianteira da courrier, ficou 100%....

E o melhor, essas modificações foram bem baratas, o calço saiu por R$ 120,00 e a mola da courrier, o pai da minha namorada me deu, mas acho q da pra encontrar bem barata.

Estou adorando o carro, tanto na trilha, qnt no dia a dia.....Ano que vem devo pegar uma TR4 Flex, e vou fazer exatamente essas modificações!!!!!
Felipe, as modificações que vc fez não foram lift, correto ?

Fred Augusto
19/12/2007, 18:10
Enfim consegui comprar minha IO. Ela é 99/00, mecânica e, por enquanto está baixa e com "sapatos" originais (de asfalto). As fotos são do dia em que a peguei..... não aguentei esperar e já a meti na terra!!!!! Tive que deixá-la para uma revisão, que consistirá também em sua "elevação", seguindo os vários conselhos e dicas que vocês aqui me deram. Agradeço a todos e apresento a vocês a "Jubiléia". Espero nos encontrarmos nesses "caminhos" do Brasil.

Bailune1
19/12/2007, 18:20
Felipe, as modificações que vc fez não foram lift, correto ?

Fred,

Parabén pela compra, aposto que voce não ira se arrepender, agora é só curtir o carro!!!!!!!!!


Jorge,

Pra mim lift, é elevação....então pra mim eu fiz um lift no meu carro de 2"....Pode me corrigir se eu estiver errado!!!!!!!

Segue algumas fotos do veículo na trilha!!!!!!!!!