PDA

Ver Versão Completa : Ângulo do limpador



andretomasi
15/10/2004, 23:24
Fala pessoal,

Depois de enfrentar um temporal do caralho com o VB semana passada, resolvi fazer algumas mudanças.. começando pelos limpadores.. eles funcionam bem, etc, mas tem um problema: o limpador sobe da posição horizontal, e só vai até uns 95º de inclinação.. traduzindo, ele sobe e só vai até bem no meio do meu campo de visão, como dá pra ver na figura.. assim eu fico com uma parte não-limpa bem na minha frente, tenho que ficar me inclinando pro lado pra ver pela parte limpa..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/2baed7a3371d19ccbb6339cc1693f00a.gif

Bom, pensei em duas opções:

- Aumentar o ângulo de abertura dos limpadores, como marquei a área amarelada na figura.. é possível?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/a9ebb10a71af731935d4bf2e3f68d0f0.jpg

- "Girar" os limpadores como na figura, mudando a posição de descanso deles, e assim mudando o final do curso.. mais fácil, tem algum problema em os limpadores não pararem bem em baixo?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/a200da1d313b4824eb7ead2fe5d8044f.jpg

[ ]´s olhando meio de lado na chuva

leopoldo
16/10/2004, 00:20
Sim Keko é possível

diminua o tamanho do braço que atua o limpador e voce abre a varredura angular, ou seja, diminua a distancia entre a linha do eixo do limpador e a linha do eixo do atuador.

Sukys
16/10/2004, 00:45
Se o sistema que existe for semelhante ao do fusca (muito utilizado em adaptação no Jeep) a alteração é relativamente simples e envolve o jogo de alavancas que existe para transformar o movimento rotacional do motor em vai-e-vem da palheta: aumentando a alavanca que fica junto ao motor (ou diminuindo a alavanca que fica junto à haste da palheta) aumenta-se o ângulo de varedura. Simultâneamente a isso deve-se alterar o pivotamento da haste da palheta em relação ao seu eixo para que a palheta inicie e termine o movimento no local desejado.

Para fazer isso nem precisa de Autocad, o AutoSketch já está de bom tamanho... :lol:


Abraços,

andretomasi
18/10/2004, 12:14
Fala Leopoldo e Sukys!

Obrigadão pelas dicas, vão ser muito úteis! No fim de semana abrirei os limpadores pra ver o que consigo fazer, depois posto aqui o resultado para avaliação dos "professores" :lol:

[ ]´s

Mauro B.
20/10/2004, 02:12
- Aumentar o ângulo de abertura dos limpadores, como marquei a área amarelada na figura.. é possível?

Keko, acho que não tem jeito de fazer isso não. :? Justamente porque no esquema que tu montou no teu jipe, o eixo do braço é o próprio eixo do motor, e é uma caracterísca do motor esse angulo de limpeza. Se fosse com um esquema de alavancas (como o Leopoldo e Sukys disseram) daria, mas no seu caso acho que não dá...só trocando de motor. Acho que só daria se mexesse em alguma no motor, mas não sei se isso eh possível. :(

Para quem não sabe como está o esquema do keko, olhe a foto abaixo. :wink:


http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/4cc03a3d4b8d2298ac59781ec8ea416e.jpg

[]'s

andretomasi
20/10/2004, 02:20
Acho que só daria se mexesse em alguma no motor, mas não sei se isso eh possível.

Fala Maurão!

Pois é, mas o que eu pensei era exatamente em mexer dentro do motor :wink:, fora nem dá pois como tu lembrou, não tem sistema de alavanca .. inclusive na última mensagem comentei que vou abrir eles pra ver se dá pra fazer alguma coisa..

[ ]´s preparando a chave de fenda pro fim de semana :lol:

Marcelo
20/10/2004, 07:54
Keko,

Teu limpador é igual ao meu, a diferença que no meu jipe está instalado em cima. :D
Acho que não tem muito o que mexer lá dentro, mas não custa tentar. :roll: Depois diz o resultado, se conseguir, abro o meu limpador também. :wink: :)

Na pior das hipóteses, você terá que mexer no ângulo de descanso deles, como sugeriu na sua 2a. figura. :wink:

[s] angulados,

Sukys
21/10/2004, 00:27
Pois é, mas o que eu pensei era exatamente em mexer dentro

A possibilidade de modificação que salientei levava em conta o sistema semelhante ao do Fusca, onde o sistema de alavancas é externo, e não se aplica ao sistema da foto, que por sinal é de difícil alteração senão impossível por causa da falta de espaço para alterar o curso.
Solte a tampa que fica na direção do eixo que vai ter idéia do funcionamento do mecanismo, tomando cuidado para não danificar os contatos do "automático de parada".

andretomasi
21/10/2004, 01:23
..A possibilidade de modificação que salientei levava em conta o sistema semelhante ao do Fusca..

Roger that, mas quando mencionei minha "intervenção" nos limpadores me referi a mexer dentro deles mesmo, já que não utilizo o sistema de alavancas original. Na verdade o erro foi meu pois esqueci de mostrar como estão instalados meus limpadores quando postei a dúvida :oops: . Mas obrigado, vamos ver no que vai dar :lol:

[ ]´s