PDA

Ver Versão Completa : Paraflu



jpalhano
20/02/2009, 08:18
Companheiros,
Meu carro anterior(passeio) sempre mantive o líquido de arrefecimento misturado com paraflu, na proporção que o manual recomendava.
comprei minha sptg 97/98 direto na KIA de BH e perguntei ao mecânico sobre o Paraflu. Ele disse que não recomenda pois este aditivo só deve ser acrescido se desde o início ele estava presente na mistura. Então, segundo ele, é para colocar água pura.
Não me conformo com a recomendação pois água pura enferruja tudo.
Estou pensando em drenar o sistema para colocar a mistura com o paraflu.

Alguém tem alguma dica, recomendação ou alerta ?

Obrigado

Jefferson

Ricardo Passoni
20/02/2009, 10:43
O produto vem misturado na proporção ideal mas vai ter que colocar um pouco de agua sim pois vão alguns litros no sistema de arrefecimento , drena tudo e limpa antes
valeu

Helvio Silva de Melo
20/02/2009, 11:17
Troque a àgua , adicione o aditivo, que por sinal é muito bom, e troque de mecânico. Grande abraço.

Baudenbacher
20/02/2009, 13:22
É interessante revisar o radiador, pois você colocando aditivo, se tiver algum vazamento que foi tapado pela ferrugem logo vai começar a vazar pelo local.
Abraço...

jgneves
20/02/2009, 15:21
Jeferson,

Eu uso aditivo normalmente no radiador, não necessariamente o "paraflu" que somente é uma marca. comprei recentemente na Makro ali do anel rodoviário a R$10 o litro enquanto o paraflu sai o dobro.

Abraço e seja bem vindo.

Dúvidas cruéis é só procurar o Robson "trojão" aqui no forum.

Zé Renato
20/02/2009, 17:51
:mrgreen: Se o seu radiador já possue um aditivo, e vc quer apenas completar o nível, coloque apenas àgua, pois o adtv não evapora.
Agora se o liquido está sujo e amarelado, troque tudo e coloque o adtv na proporção recomendada. Nunca coloque adtv no liquido que já contenha adtv, poderá ficar superconcentrado.:pipoca:

Júlio C. A. Santos
20/02/2009, 20:16
Jpalhano,

A maioria dos veículos mais novos não usa tampa de radiador, a tampa fica apenas reservatório de água. As Sportages por serem "antigas" usam tampa no radiador, mas não se trata de apenas uma tampa, embaixo dela existe duas molas, a mola maior é pra manter a pressão no sistema e a mola menor é para o retorno da água ao radiador.

Como um sistema de arrefecimento "sobrevive" sem aditivo? O aditivo lubrifica a válvula termostática, a bomba da água e a tampa do radiador.... Esses mecânicos da Kia... Por isso muita Sportage ferve... http://www.mundodosgifs.com/fogo/fogo11.gif (http://www.mundodosgifs.com/giffogo.php?id=11)

Eu estava usando 2,8L de aditivo no sistema de arrefecimento e mesmo assim a tampa do radiador travou a mola de retorno por causa da ferrugem (a tampa era nova da Kia), depois descobri que era porque eu havia colocado água da torneira, com cloro, deve ter até sal na água (moro em uma ilha). Use água de rio ou da chuva, e se você acha que o sistema de arrefecimento não vai agüentar, use pouco menos de um litro. (O correto é levar a sua viatura a uma oficina especializada e dar uma geral no sistema de arrefecimento, aí sim você poderá usar o aditivo na proporção correta). :concordo:

Abraço