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Ver Versão Completa : Hidrovácuo - Dúvidas



Fcarpinelli
20/02/2009, 00:20
Pessoal, depois de algum tempo longe do forum estou de volta com uma dúvida que surgiu após a termino dos reparos do "Azulão".

Seguinte, o freio de meu Jeep possui o sistema de hidrovácuo mas percebo que ele precisa de umas bombadas para o pedal ficar alto, caso contrário ele fica baixo mas mesmo assim freia sem grandes problemas.

Me falaram que isso é normal no hidrovácuo e que sempre é necessário dar essas bombadas.

Alguém sabe se isso é normal ou se ta falatando algum ajuste ?

1) O oleo está legal
2) Não possui vazamento de oleo nas rodas

Abraços

Segue a primeira foto do Azulão depois de pronto

rubensx
20/02/2009, 01:01
olá amigo isso me parece problema no cilindro mestre

nào sou o mais entendido em freios mas normalemnte o pedal tem de ficar no luagr certo sempre


em tempo

qual o hidrovacuo cilindro mestre e pinças utilizadas???

abraços

joão k. chikui
20/02/2009, 06:40
Fcarpinelli
Se teu carro for disco na frente e tambor atrás , deve ser sapatas traseiras muito desreguladas , afastadas , o que faz com que a 1ª bombada seja gasta para aproxima-la do tambor e só a 2ª bombada efetivamente para frear. Tem que deixar as sapatas bem reguladinhas.
Se for disco nas 4 , deve ser folga nos rolamentos dianteiros , o que faz a roda jogar ,o disco "jogando" faz as pastilhas se afastar , a 1ª bombada vai servir para aproximá-la do disco.

Rafaminc
20/02/2009, 08:13
Já sangrou os cilindros de freio?

OPC+JR
20/02/2009, 11:02
olá amigo isso me parece problema no cilindro mestre

nào sou o mais entendido em freios mas normalemnte o pedal tem de ficar no luagr certo sempre


Concordo com o Ruben.

A anos atras meu pai tinha uma D-20, logo quando ele comprou ela tava com esse problema, o pedal ficava lá embaixo e não freiava direito, para freiar tinha que bombar o pedal.

Trocou o cilindro mestre ou o hidrovácuo, não lembro bem, e solucionou o problema.

O pedal ficava no lugar e freiava beleza.

[]´s

rubensx
20/02/2009, 11:36
eu digo isso pois meu civic me deu um susto desses ainda bem que o abs segurou a onda e "bombou" no final porque eu ia estampar algum muro se bem me lembro :pensativo:

bom o fato é arruma isso já, freio num se brinca

Fcarpinelli
20/02/2009, 13:27
Amigos, deve ser o cilindro mesmo pois esse foi trocado a poucos dias, deve ter dado algum defeito ou o mecanico fez algum serviço errado, de qualquer forma ta na garantia, depois do carnaval mando ele de volta pro mecanico.....

abraços

rubensx
20/02/2009, 16:51
sim testa se num ficou ar na tubulaçõa ou o mané do mecanico nào sangrou tudo

ve direitinho que o perigo é grande

Fcarpinelli
20/02/2009, 18:23
sim testa se num ficou ar na tubulaçõa ou o mané do mecanico nào sangrou tudo

ve direitinho que o perigo é grande

Ele foi direto para a garagem, na quinta-feira eu levo de volta no mecanico.... lá se foi o carnaval da criança pro espaço..hehehe.

Se eu não estou enganado, se eu fizer a sangria do freio naturalmente qualquer ar ou bolhas de ar que exisitirem na tubulução serão eliminadas certo ? Pelo menos eu fazia isso numa f1000 velha que eu tinha e o problema era resolvido, mas existe outra outra forma de identificar ar na tubulação sem fazer a sangria ? Pois tenho receio de fazer isso e resolver o problema temporariamente e esconder um possível defeito no cilindro.

leopoldo
20/02/2009, 20:19
Carpinelli,

em primeiro lugar: no seu jeep há servofreio ou hidrovácuo ? SÃO COISAS DIFERENTES

em segundo: ele tem freio à disco ou continua com tambor ?

Fcarpinelli
20/02/2009, 21:42
Carpinelli,

em primeiro lugar: no seu jeep há servofreio ou hidrovácuo ? SÃO COISAS DIFERENTES

em segundo: ele tem freio à disco ou continua com tambor ?

Leopoldo,

Tenho hidrovácuo e tambor. Aproveito para falar que o Cilindro mestre é da marca FORTEC.

To quase convencido que foi alguma ca#%*&gada que o mecanico fez. As coisas que eu mesmo troquei (Velas, bomba de gasolina, algumas mangueiras, reapertos nos parafusos, um monte de fios que puxei para ligar farois e milhas não deram nenhum pau agora a única coisa que não sei mexer (freios) foi o que ta estranho....esses MEXANICOS !!!!.....rsrsrs

leopoldo
20/02/2009, 22:20
Antes do desespero, e antes de sair trocando peça,

Como vc tem freio a tambor, verifique a folga dos rolamentos e empenamento de panela.

Depois, é muito comum este sintoma em freio com lona desregulada.

SE

As panelas não tem folga, não há rolamento folgado e as lonas estão reguladas, aí sim, sobe o sistema e verifica o cilindro mestre que aciona o hidro. Faça sangria deste.

Fcarpinelli
20/02/2009, 22:53
Boa idéia estava tão focado no cilindro que esqueci de olhar as lonas, pode ser que como deixei o carro com o freio de mão travado a semana toda elas pode ter colado, vou ver isso amanhã cedo.....

Jorge Dias Martins
21/02/2009, 01:57
Amigo,
meu CJ esta original, porem quando ainda podia, hoje sou operado do coracao duas vezes, eu mesmo dava manutencao no Jeep e automovel e ter que bombar o freio era na epoca ar ou mesmo oleo contaminado com agua por exemplo, ou de qualidade duvidosa, mo link do Inmetro http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/fluidos.asp (http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/fluidos.asp) voce vera que de 12 marcas testadas 3 nacionais e 1 importada nao estavam em conformidade com as normas. Minha sugestao eh substituir o oleo de freio e claro neste caso eh feita nova sangria, fica barato e pode resolver. E lembre-se que a sangria comeca pelas rodas mais distantes do cilindro mestre. Uma vez tive problemas com o cilindro mestre de um automovel e esta no Parque de Itatiaia, vim ate o Rio, Campo Grande, com o carro com este problema. Viagem vagarosa e o freio tinha que pisar com forca e rapidamente, ele fazia efeito rapido e logo o pedal afundava e nao havia mais freio, nao adiantava bombear.

Fcarpinelli
21/02/2009, 12:54
Amigos, problema resolvido, de pois de vasculhar muito encontrei um pequeno vazamento na roda trazeira e isso ocosionava a perda de pressão no sistema de freios motivo pelo qual justificava a "bombada"... substitui a junta danificada, completei o reservatorio com o oleo e agora está tudo certo e o pedal está alto novamente.

Obrigado a todos pelas dicas
abraços

Sidnei
23/02/2009, 17:43
Carpinelli,

em primeiro lugar: no seu jeep há servofreio ou hidrovácuo ? SÃO COISAS DIFERENTES



Mestre Leopoldo,
Tire essa dúvida definitivamente: qual a diferençca entre Servofreio e Hidrovácuo, pois vejo muita gente (inclusive eu) que usa o mesmo termo para aquela peça que fica presa à parede corta-fogo antes do cilindro mestre e que é acionada por uma aste presa ao pedal de freio.

leopoldo
24/02/2009, 09:01
HIDROVÁCUO:


http://www.studebaker-info.org/tech/Hydrovac/379900/tn_379900a1_jpg.jpg (http://www.studebaker-info.org/tech/Hydrovac/379900/379900a1.jpg)



http://www.stovebolt.com/techtips/bendix/erickson/drawing.jpg


SERVO FREIO:

http://image.mustangmonthly.com/f/9166108/mump_0209_understanding_ford_brakes_13_z_power_bra ke_booster_diagram.jpg

Sidnei
24/02/2009, 09:22
HIDROVÁCUO:


http://www.studebaker-info.org/tech/Hydrovac/379900/tn_379900a1_jpg.jpg (http://www.studebaker-info.org/tech/Hydrovac/379900/379900a1.jpg)



http://www.stovebolt.com/techtips/bendix/erickson/drawing.jpg


SERVO FREIO:

http://image.mustangmonthly.com/f/9166108/mump_0209_understanding_ford_brakes_13_z_power_bra ke_booster_diagram.jpg

Conclusão:

Acredito que 90% das adaptações de freio em Jeep tem "SERVOFREIO" e não "HIDROVÁCUO" como a maioria diz....

Obrigado Leopoldo

[ ]´s