Ver Versão Completa : Niva Hardcore?????
fabiano carraro
19/02/2009, 16:07
OLA SENHORES NIVEIROS!!!!!!!!!
SEGUINTE, meu irmao possui um niva que esta jogado no tempo a anos
e me ofereceu o "encosto",ai andei olhando e me interessei mas quero apenas o monobloco dele,pois estava pra montar uma f-75 BEDTUBE mas diante da situaçao e do desafio da empreitada resolvi mudar o projeto pra este monobloco da LADA.....
como possuo jeep willis desde que comecei a andar com 4x4 possuo muitas peças sobrando aq na oficina, de eixos a reduzidas etc,
mas tudo willis entao to pensando em construir um "NIVA BOMBADO"
to pensando em construir um sub-chassis a ser preso em seu monobloco pra poder apoiar:
uma suspa FOUR LINK com barras watts
eixos DANA 44 bloqueados 100%
caixa hidraulica do maverick em sistema frombe steering
motor 2.2 GM (omega gls) ou (v-6 vortec GM)
cambio 5 marchas (omega gls)
reduzida DANA 18 em sistema divorced
discos nas 4, com 5° disco auxiliar na homocinetica central
pneus 35" ou 37"montados em badlocks, o tamnho vai depender de como ficara o entre-eixos do carrinho
gaiola interna padrao FIA
guinchos mecanicos com tomada DOUBLE
2 bancos sparco racing
e o mais importante tudo LEGALIZADO pra rodar sem problemas com os homi.
bom a principio tenho quase tudo em maos desde o carro, aos equipamentos entao acho que vira a ideia
tenho a oficina e o conhecimento necessario pra tal empreitada
MAS NUNCA TIVE UM NIVA
entao pergunto a vçs que conheçem a maquininha a fundo
o que poderia "explodir" no monobloco dele?
onde sao os pontos fracos deste monobloco??
considerando que as suspensoes novas iram ser muito mais eficientes,e o motor estara ancorado ao sub-chassis
mas seguindo as dicas de todos vçs posso reforçar algo desde ja:concordo:
estou aceitando ideias de carros parecidos com esta configuraçao (FOTOS e VIDEOS):pipoca:
Prieto 4x4
19/02/2009, 20:00
Fabiano
Não entendo nada de mecânica, então pouco posso te ajudar na pergunta que você lançou aos "Niveiros", mas só pra aguçar seu interesse em um projeto diferente, veja o Niva abaixo.
Só sei te dizer que o monobloco é do Niva, o chassi é um protótipo parecido com o do Engesa (inclusive suspensão) e o motor é um AP 1.8.
Fica com um visual bastante agressivo.
abs e boa sorte em seu projeto.
Cesar
alexandre roveri
19/02/2009, 20:06
Hehehehehe:parede:
A pricipio achei que ce táva zuando !! Mas como já acompanhei uns tópicos no hard core ! Acredito que vc tá com a idéia firme
Duas coisas pra vc pensar
1º - suspenção dianteira - Dificilmente vai caber um eixo rigido nela, em função devido ao Carter "dos motores" adaptaveis em Niva serem muito baixos
2º Problema - Entre eixos muito curtos - Com um motor muito longo vc invadiria a parede corta fogo (até ai tudo bem), só que junto vem um cambio enorme, uma tcase enorme,......... a hora que vc somar tudo já passou do eixo traseiro. No Maximo o cardam vai ficar curtinho demais e sem curso (talvez 2 CV resolvessem)
Suspenção dianteira eu manteria o duplo braço triangular só que construiria outros em tubos jogando o cubo mais para fora
TB manteria a tcase original por ser AWD, e jogaria toda a redução para os diferenciais (isso preservaria um pouco a transferência
:pipoca:
Caro Fabiano!
Sua idéia é legal!
Tem um niveiro em minha cidade, e a tempos estávamos discutindo essa idéia.
O que passei a ele (minha idéia).
Partindo do princípio que o Niva tem documento.
Retire tudo que o niva tem por baixo, com relação a suportes, compre um chassis de willys sem doc, sem número mesmo, e molde o niva em cima do chassis, com os devidos coxins.
Terá que moldar o chassis com relação ao tamanho, para que as voltas do chassis em relação ao eixo, fique alinhado à carcaça.
Assim ficará fácil montar os eixos com jumelo revolver, terá um chassis para prender o power-train, e ficará animal!!!!!!!!!
O resto, é só ter paciência!!
No fórum não tem o samuka com motor V6?
Boa sorte na empreita!
Abraços.
Kim.
Marcio Rossetto
19/02/2009, 20:44
Camarada ,eu estou no momento trabalhando nisso .
Muitos saem soldando chapas em tudo que é lugar , vejo isso em varios Jipes :parede:
Quando estava na escola , meu professor sempre falava , analise os pontos de supra força /esforços e faça um projeto de reforço apenas nesses pontos .
Pois bem, no meu Niva estou colocando uma cinta de aço retangular mais ou menos de 4 mm x 80 , ao longo da longarina , só que do lado interno , ela passa no meio dos bancos . Solda ela nos 2 reforços, o da parede corta fogo e na travessa do apoio do banco .
Por baixo , encaixa uma viga U na logarina e mete parafusos radiais para prender na cinta de cima .
No fundo vc esta fazendo um sub chassi em um dos pontos de maior solicitação, onde vai presa a transmissão . O meu gancho de ancoragem vem fixado também nessa estrutura .
Marcio Rossetto
19/02/2009, 20:51
Pois é camarada também namoro esse tipo de projeto , o único porém é a questão de moldar o Chassis , uma vez que o grande problema é soldar .
Pode observar que nenhum chassis é soldado ao longo do seu perfil longitudinal , principalmente na curva das rodas , as travessas sim.
Na verdade é complicado fazer Chassis , inclusive são conformados a frio .
O problema é garantir flexibilidade sem trincas e aliviar as tensões nas dobras .
Porém, com o advento das soldas especiais Migs e Tigs , seja possivel isso ....
Caro Fabiano!
Sua idéia é legal!
Tem um niveiro em minha cidade, e a tempos estávamos discutindo essa idéia.
O que passei a ele (minha idéia).
Partindo do princípio que o Niva tem documento.
Retire tudo que o niva tem por baixo, com relação a suportes, compre um chassis de willys sem doc, sem número mesmo, e molde o niva em cima do chassis, com os devidos coxins.
Terá que moldar o chassis com relação ao tamanho, para que as voltas do chassis em relação ao eixo, fique alinhado à carcaça.
Assim ficará fácil montar os eixos com jumelo revolver, terá um chassis para prender o power-train, e ficará animal!!!!!!!!!
O resto, é só ter paciência!!
No fórum não tem o samuka com motor V6?
Boa sorte na empreita!
Abraços.
Kim.
Corta assim "/", em ângulo, como quando alunga chassis de caminhões.
A área de contato fica maior, faz um reforço interno e boa!
A largura do chassis, penso que pode ficar a mesma!
"Mida" aí a largura.
Abraços.
Kim.
ps.: Em Londrina tem um gol bolinha em cima de um chassis de um engesa, e em algum do fórum tem um fiat estrada em cima de um chassis de Willys. (ambos traçados) http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=564204&postcount=1142
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=104691&d=1198084036
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=69914&d=1167789022
Flugêncio
19/02/2009, 21:40
Camarada ,eu estou no momento trabalhando nisso .
Muitos saem soldando chapas em tudo que é lugar , vejo isso em varios Jipes :parede:
Quando estava na escola , meu professor sempre falava , analise os pontos de supra força /esforços e faça um projeto de reforço apenas nesses pontos .
Pois bem, no meu Niva estou colocando uma cinta de aço retangular mais ou menos de 4 mm x 80 , ao longo da longarina , só que do lado interno , ela passa no meio dos bancos . Solda ela nos 2 reforços, o da parede corta fogo e na travessa do apoio do banco .
Por baixo , encaixa uma viga U na logarina e mete parafusos radiais para prender na cinta de cima .
No fundo vc esta fazendo um sub chassi em um dos pontos de maior solicitação, onde vai presa a transmissão . O meu gancho de ancoragem vem fixado também nessa estrutura .
Marcio,
Dá pra desenhar?
Tem fotografias?
Um dia penso em fazer algo como na foto.
fabiano carraro
20/02/2009, 00:31
BOM pessoas a principio a ideia sera reforçar o monobloco original mesmo,usando perfis dobrados e solda mig, (possuo este maquinario),ficaria bem parecido com esta ultima foto do FLUGENCIO.....:concordo:
nao tenho muita certeza da onde sao os pontos frageis deste monobloco por isto terei que pesquisar uns dias antes de começar qualquer coisa que seja
quanto ao powertrain ficar muito longo,nao sei nao, acho que o entre eixos sera suficiente pra caber as mecanicas citadas e lembrando que as suspensoes serao por links o que me permitirao ajustar o entre -eixos,
o carter de qualquer motor que seja, nao sera nenhum problema ja que tera que entrar obrigatoriamente um pneu no minimo 35"entao
os eixos estarao meio longe dele + se ele me encher o saco eu taco um "carter seco" nele com bomba especial, ja fizemos alguns pra arrancada acredito nao ter problemas quanto a isto :concordo:
o que nao pode acontecer é os pneus fugirem muito do diametros das caixas de roda senao ficaria horrivel e como detesto frankestains, de feio ja basta eu, nao precisa meu carro ser igual :mrgreen:
jumelos revolver estao fora de cogitaçao neste caso KIM, pois a suspa com links nao os utiliza :concordo:
o chassis do jeep tambem nao me interessa,prefiro confeccionar um novo a refazer o de outro carro,(É TRABALHO EM DOBRO)
nao vou jogar uma lataria em cima de um JEEP e dizer que é um NIVA
PRA ISTO EU MANTENHO O JEEP COMO ELE É QUE FUNCIONA BEM :pipoca:
sera um NIVA COM SUA IDENTIDADE LADA PRESERVADA:concordo:
o tamanho da encrenca nao me intimida ,ja construi carro bem mais dificil do que este, embora pra outras finalidades
E MINHA MAIOR PREOCUPAÇAO ESTA NO TAR DO MONOBLOCO PARTIRÇE AO MEIO
o motor nao sera muito forte(+- 130hp) talves até mesmo original pois o que eu vou usar sera uma DANA 18 WILLIS com kit de reduçao da X-crawler
mas se o vortec se acomodar ali com o seu cambio ai sim a coisa complica um pouco pro monobloco e reduzida pois de cara ja vem com 180hp e isto nao é pouco pra um monobloco destes sem fazer uma puta amarraçao nele e ai teria que partir pra t-case do hilux.... CUJA PECITA EU NAO TENHO NO MOMENTO.
MAS QUE IA FICAR DUKA o monstrinho a isto ia :pipoca:
o que imagino na verdade é utilizar a qualidade dos dois carros que tenho na mao por agora, tipo a lataria do NIVA com seus trincos e fechaduras eficientes portas leves e area envidraçada com ampla visao e conforto interno pra 3 pessoas sendo eu com 1,90 + minha namorada e meu filho de 2 anos que ira balancando numa redinha :mrgreen:
+ a robustes e facilidade de achar peças pra upgrade dos willis como pontas de eixo forjadas,bloqueios e principalmente os guinchos mecanicos isto sem falar na injeçao dos motores modernos e seus cambio sincronizados pra la de robustos nos casos em questao (omega e vortec)
acho que mesmo sendo um carro apenas pra trilhas pesadissimas ele ainda tera sua identidade como um NIVA e eu gosto muito do desenho deste carro embora seja bem ultrapassado sei apreciar suas linhas:concordo:
agora o maior problema em questao é os pedreiros terminarem meu barracao pois isto sim esta uma coisa dificil ou seja o projeto só começa a ser montado quando eu tiver um telhado pra fazer isto mas por enquanto eu vou juntando as pecinhas :shock::mrgreen:
MAS AGRADEÇO AS IDEIAS ATE AGORA APRESENTADAS POIS SEM ELAS NAO TENHO REFERENCIA ALGUMA AI O ERRO APARECE MESMO ,POR SINAL GOSTEI MUITO DE UM NIVA VERMELHO QUE VI NO YOUTUBE AGORA A POUCO TAVA PUXANDO UM CAMINHAO E É BEM PARECIDO COM OQUE EU QUERO ......SÓ NAO SEI POR O VIDEO AQ MAS SE SOUBEREM COMO FAZER ISTO AGRADEÇO.
Marcio Rossetto
20/02/2009, 08:47
Fala Flugêncio , sim em breve vou colocar fotos .
Essa foto que vc enviou é mais ou menos oque estou fazendo , porém minha estratégia é fazer em partes e com pouca solda , pois o carro esta montado .
Na minha opnião , se vc revistir a longarina por baixo , vc tem que por uma cinta por cima para que na hora de parafusar fique um sanduiche .
Marcio,
Dá pra desenhar?
Tem fotografias?
Otávio Luiz
20/02/2009, 10:57
ACORDA POLACO!!!!!!!!
Pra que gastar um monte num trem destes se você pode motar tudo isso no Bernardão? Pra trilha vai ficar muito melhor e mais barato.
O Niva do Fabrício deixa orinalzinho pra passear com a patroa e o piá na cidade...:concordo:
Pneu 35" não vai caber na caixa de roda, eixo rígido na dianteira dá um trampo considerável, sem contar os reforços no monobloco. E que motor vai virar tudo isso? Original mexido? Sei não...:pensativo:
Vai ficar curto sim se colocar caixa clark+reduzida willlys+motorzão.
Prefiro aquela tua idéia de botar um motorzão no Niva 4x2 pra andar na cidade...:twisted::twisted:
fabiano carraro
20/02/2009, 12:13
Fala Flugêncio , sim em breve vou colocar fotos .
Essa foto que vc enviou é mais ou menos oque estou fazendo , porém minha estratégia é fazer em partes e com pouca solda , pois o carro esta montado .
Na minha opnião , se vc revistir a longarina por baixo , vc tem que por uma cinta por cima para que na hora de parafusar fique um sanduiche .
a traçao ocorre por baixo entao nao a necessidade de engessar tudo
tem que tomar cuidado ao parafusar pra nao espremer a lata o ideal é "abrir um furo em diametro um pouco maior passar um tubinho solda-lo e ai sim parafusar"senao a lataria esmaga e forma um ponto concavo que com o passar do tempo começa a cizilhar e a afrouxar:concordo:
OTAVIO preciso de "informaçao tecnica" de como "FAZER" e nao de como "NAO FAZER":pipoca:
desisti da ideia de andar com NIVA no asfalto,(pra falar a verdade nunca gostei muito dela mesmo)
pra EU andar com um 4x4 no asfalto, só se for um SUBARU RMX :mrgreen:
ps:viu assim que passar o carnaval podemos transferir o cj-6?:concordo:
fabiano carraro
20/02/2009, 12:18
é isto que eu quero fazer !!!!!! MAS UM POUCO MAIS BAIXO,ESTE FICOU FEIO TAO ALTO!!!!!
YouTube - Lada Niva Offroad Extreme
Marcio Rossetto
20/02/2009, 13:05
Eu se vc aproveitava o quadro original da suspensão dianteira do niva .
Apenas fixe o Agregado num sub chassis mais alto para caber o motor , pneus maiores , etc
Vc vai trocar uma suspensão independente por uma fixa ? Não tem ideia de como é eficiente e torce na trilha , o que o Niva tem de melhor é a Tcase( uma obra prima de arte ) e a suspensão dianteira .
Sobre o Niva , é um desafio que da certo , o meu Niva quando coloquei o motor ap 2.0 , tive serios problemas , o diferencial dianteiro chegou a cair na estrada . Ao longo de 2 anos , vou soldando um reforço aqui, faço um suporte alí , etc . O meu Jipe ja não quebra a mais de 1 ano , confio nele .
Essas historinhas que quebrou o assoalho , trincou a carcaça do diferencial , quebrou pivo , isso para mim é passado ....
Tenho nas mãos um Jipe confortável que nem um Engesa , suspensão macia com os amortecedores pressurizados do opala . Uma relação peso potencial , indiscutível .
Agora meu desafio é justamente torná-lo indestrutível e prepará-lo para Trilhas enfernais .
Outra coisa , a tração integral é algo fantastico , pois divide o torque da caixa de transferência sempre nos 2 diferenciais . Isso explica a maioria dos Nivas usados e surrados , quando vc desmonta o diferencial as engrenagens estão zeradas .
Flugêncio
20/02/2009, 15:56
Segue mais uma fotos do mesmo Niva que mandei anteriormente.
fabiano carraro
20/02/2009, 22:25
opa belesa mesmo flugencio é assim que faço as coisas ,só que acho que terei que reforçar um pouco mais as longarinas pois é onde vao ir os pontos de link da suspensao
mas ja de cara gostei das 2 ventoinhas eletricas :concordo:
to bolando um "ROTOR 360°"pra prender o monobloco e poder trabalhar com ele em qualquer posiçao ai fica facil de estudar o monobloco,soldar, recortar etc...:dance:
agora tava olhando mais de perto o carinha e sinceramente acho que os 33" ja ficariam enormes pra este carro:pipoca:
opa belesa mesmo flugencio é assim que faço as coisas ,só que acho que terei que reforçar um pouco mais as longarinas pois é onde vao ir os pontos de link da suspensao
mas ja de cara gostei das 2 ventoinhas eletricas :concordo:
to bolando um "ROTOR 360°"pra prender o monobloco e poder trabalhar com ele em qualquer posiçao ai fica facil de estudar o monobloco,soldar, recortar etc...:dance:
agora tava olhando mais de perto o carinha e sinceramente acho que os 33" ja ficariam enormes pra este carro:pipoca:
Tem um post, mas num lembro onde tá, que tem um pdf sobre reforço estrutural do Niva participante do Paris/Dakar. O pessoal mais assiduo e de boa memória pode lembrar onde tá...
[ ]'s e boa sorte!
CZ
fabiano carraro
21/02/2009, 09:47
NOSSA GALERA DA UM JEITO DE ACHAR ISTO PRA MIM , POR FAVOR:concordo:
ME ECONOMIZARA UM MONTE DE TEMPO SE ACHARMOS ISTO.:palmas:
Flugêncio
21/02/2009, 10:58
Tem um post, mas num lembro onde tá, que tem um pdf sobre reforço estrutural do Niva participante do Paris/Dakar. O pessoal mais assiduo e de boa memória pode lembrar onde tá...
[ ]'s e boa sorte!
CZ
Faz um tempo que tb estou a procura deste PDF.
alexandre roveri
21/02/2009, 14:02
olha ai seus cabeçudos !!!:twisted:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45174&highlight=niva
Num sabe usar a ferramenta de pesquisa não :pipoca:
Luciano SHAKALL
21/02/2009, 14:23
" ... Tem um post, mas num lembro onde tá, que tem um pdf sobre reforço estrutural do Niva participante do Paris/Dakar ... "
" ... NOSSA GALERA DA UM JEITO DE ACHAR ISTO PRA MIM , POR FAVOR :concordo: ... "
" ... Faz um tempo que tb estou a procura deste PDF ..."
" ... olha ai seus cabeçudos !!!:twisted:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45174&highlight=niva ... "Ainda tinha mais um tópico com a "apostila": http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=449042 :mrgreen: . . .
" ... Num sabe usar a ferramenta de pesquisa não :pipoca: ... " X 2 :mrgreen: !
[]'s
Flugêncio
21/02/2009, 15:02
Ainda tinha mais um tópico com a "apostila": http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=449042 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=449042) :mrgreen: . . .
X 2 :mrgreen: !
[]'s
AHA!
Pelo menos vcs aparecem...
NOSSA GALERA DA UM JEITO DE ACHAR ISTO PRA MIM , POR FAVOR:concordo:
ME ECONOMIZARA UM MONTE DE TEMPO SE ACHARMOS ISTO.:palmas:
Sei q já tá aí o Link, mas só pra facilitar a vida de quem tá lendo este tópico...
JuniorScartezini
21/02/2009, 17:14
...........
Muito bom o artigo, agora mãos a obra....
[ ]'s
JuniorScartezini
21/02/2009, 20:11
...........
Muito bom o artigo, agora mãos a obra....
[ ]'s
Pra facilitar ainda mais, em português... :concordo::concordo::concordo:
Abraços
fabiano carraro
22/02/2009, 12:13
GENTE deu ate medo do carrinho dos homi :shock:
MAS que tesao de trampo, as rodas porshe
o cárter-seco e os tanques de FUEL inflaveis eu dispenso pois ficaram meio caros pro meu projeto:mrgreen:
quanto a reduzida da LADA pelo que os homi explicaram e comprovaram, o treco é forte mesmo, nao é simples aguentar mais de 250cv te dando porrada o tempo todo e ainda mais a altas velocidades no meio da areia ainda por cima, que segura um absurdo......NOTA DEZ pra pecita :palmas:
o trabalho em alongar o monobloco em mais 20cm ficou excelente
agora o motor deu show, mas nem adianta sair por ai tentando fazer o mesmo com o ladinhas renault,
POR QUE nao foi usado o mesmo motor nao :discordo:
a PEUGEOT deu uma forçinha pros caras quanto a motor e cambio que lhes possibilitou andar com toda esta cavalaria com segurança.:concordo:
bom muito bom mesmo:concordo:
.mas no meu caso o carro sera pra offroad nao pra rally entao voltemos ao "CATIA":mrgreen:
TEMOS que estudar um pouco mais sobre como este monobloco se comporta em grandes torçoes, aonde ele poderia vir a rachar/trincar....etc.
fotinhas da criatura dos "FRANCE MON BIJU"
PS:JUNIOR TEU BLOG ME DEU UMA FOME DOS INFERNOS...........otimas as receitas.
Luciano SHAKALL
22/02/2009, 14:40
" ... Pra facilitar ainda mais, em português... :concordo::concordo::concordo: ... "Agoooora "MATOU A PAU" :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: ! ! ! ! !
[]'s
JuniorScartezini
22/02/2009, 20:49
....
PS:JUNIOR TEU BLOG ME DEU UMA FOME DOS INFERNOS...........otimas as receitas.
Obrigado pela visita:concordo::concordo::concordo:
Domingo é dia de receita nova lá na minha chácara, e hj não foi diferente, como é carnaval deverei fazer mais algumas receitas nesses dias por lá, no próximo fim de semana posto cada uma delas... :pipoca::pipoca:
Abraços.:grin:
Jonatars
22/02/2009, 22:24
Fabiano, essas fotos são do Niva do meu camarada Osmar de Santo André-SP, que tirei neste sábado 21/02/09, até vc aparecer este era o único doido que eu conhecia que tinha um projeto de montar um Niva Hardcore, este camarada não acessa o fórum pois ele está a quatro meses fazendo esse trabalho nos finais de semana e feriados, contando só com a ajuda de seu irmão, e pelas fotos vc vai notar que a coisa toda está sendo feita na rua, imprimi sua mensagem e mostrei para ele e ele me disse para passar o e-mail dele a vc pois ele consegue responder da firma onde trabalha para troca de informações sobre ambos projetos. Ele já foi mecanico de automiveis e caminhoes e é engenheiro, mas hoje trabalha na industria e não é do ramo automotivo, pelo que eu vi no seu perfil vc tem oficina espcializada 4x4 e conhece muito desse ramo, acredito que ambos podem se ajudar nessa empreitada, o cara é gente fina e tem boa vontade, mandarei o e-mail em pvt caso vc tenha interesse.
Agora o que sei sobre o monstrinho:
O chassis foi contruido na garagem da mãe dele, projeto própiro, não é de nenhum outro carro.
O motor é original retificado na Status para 1.7 e tem GNV, que será mantido segundo o mesmo.
Os eixos a pricipio, são de Willys, assim como os cardans, mas serão trocados pelos da Rural.
As rodas são de Rural com off set invertido
Os pneus são os Guerra da 3k, pelo que ele me disse essa medida dá 29'
A traseira foi cortada e o eixo traseiro está bem mais para trás, pois segundo o criador da coisa existiria o risco de capotagem se ficasse na direção da caixa de rodas, pois nas fotos vcs verão que a suspenção ainda está sendo montada e na traseira ainda estava sem as molas, na frente foram colocadas as originais só para dar uma ideia da coisa.
Até a terça feira o Osmar ia tentar terminar a supspenção e montar os freios para dar umas voltas pelo bairro, se for possivel para mim acompanhar o teste eu tiro mais fotos e posto mais detalhes e minhas impressões.
Lembrando que meus conhecimentos em mecanica e preparação, são nulos, mas se puder contribuir com alguma informação estou a disposição dos camaradas do fórum.
Ps. Fabiano, que Hilux é aquela meu amigo? Sensacional:concordo: Assim como as outras viaturas que vc dá uma "assistência", tá de parabéns o seu trabalho:palmas:
Jonatars
22/02/2009, 22:30
..................................
Jonatars
22/02/2009, 22:34
.............................................
Jonatars
22/02/2009, 22:39
Na primeira foto, frente a frente com o Monza, na segunda, a visão de dentro do Monza, e ai vai encarar? É por isso que Deus não dá asa para cobra, eu com um destes no transito de São Paulo....:odedo:
Jonatars
22/02/2009, 22:53
....................................
JuniorScartezini
23/02/2009, 10:09
Bela contribuição :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Mantenha-nos informados, por favor... :concordo: :concordo: :concordo:
Abraços
Marcio Rossetto
23/02/2009, 23:20
Fugêncio segue um esboço doque eu estou fazendo , pelo menos a primeira parte
Marcio,
Dá pra desenhar?
Tem fotografias?
JuniorScartezini
24/02/2009, 00:02
Podemos melhorar esse desenho do projeto pelo Visio, estou a disposição...
Abraços
Flugêncio
24/02/2009, 10:31
Marcio,
Tinha compreendido exatamente o que está no desenho. No entanto, eu acrescentaria alguns pontos de solda (espaçados)para unir a cinta interna ao perfil "U" na parte inferior, alêm dos parafusos.
Um fato a se pensar, é não deixar espaço entre o perfil "U" e a longarina inferior para não haver uma antecipação da corrosão.
Vc vai mandar dobrar este perfil?
Valeu!
Flugêncio
24/02/2009, 10:33
Podemos melhorar esse desenho do projeto pelo Visio, estou a disposição...
Abraços
Junior,
Cê tá esperando o quê? melhore meu fio.
Os Niveiros do mundo lhe agradecerão.
JuniorScartezini
24/02/2009, 11:28
Junior,
Cê tá esperando o quê? melhore meu fio.
Os Niveiros do mundo lhe agradecerão.
Ok, vou iniciar imediatamente, vou precisar da ajuda de vcs, já que eu não entendo bulhufas de engenharia mecânica, abraços.
Flugêncio
24/02/2009, 19:29
Ok, vou iniciar imediatamente, vou precisar da ajuda de vcs, já que eu não entendo bulhufas de engenharia mecânica, abraços.
Junior,
Engenharia é com o Marcio, tb não é a minha praia.
Pra quem gosta de futricar e ver quem sabe fazer, dá uma olhada neste tópico:
http://board.marlincrawler.com/index.php?topic=6472.0 (http://board.marlincrawler.com/index.php?topic=6472.0)
As fotos por se só falam tudo.
fabiano carraro
24/02/2009, 23:59
JONAR'S obrigado mesmo pelas fotos ,mas PELO AMOR DE DEUS pede pra estes homens usarem uns cavaletes
ta dando angustia em ver eles mexendo com este HI- LIFT e as pernas do meca de baixo,segurança em 1°lugar :concordo:
e obrigado pelo reconhecimento do trampo...
estes carros dao um trabalho infernal mas depois que ficam prontos quase compensao tudo de volta:twisted:
PS:quem quiser ver nossos videos no youtube é só pesquisar por (carasuja4p4 ou patrickplaza)....la tem quase todos os carros que fizemos no ano de 2008 :concordo:
JuniorScartezini
25/02/2009, 12:14
Rapaz, gostei das fotos do link, me deu até um animo, meu Qiva tá lá na minha chácara pronto para o EXTREME MAKEOVER...
comecei a fazer uns esboços aqui, vou melhorar e posto a c@agada que eu fiz.
Abraços
Marcio Rossetto
25/02/2009, 18:12
Na verdade Flugêncio , eu nem tive tempo de ir à loja de Serralheria , inclusive aqui em Betim - MG é um problema , 17 horas fecha tudo , carnaval nada abriu , e de sábado fecha tudo as 12:00 em ponto .
Se faltar um parafuso fud.. !!!
Creio que há viga pronta para vender com perfil U, na dimensão bem próxima da longarina .
Na curva dianteira da frente , nas rodas , vou reforçar pela lateral através, de chapa moldada antes com papeplão e cortada sob medida no oxi-corte . Iremos aproveitar para fixar os tres parafusos que ja existe lá .
Aí unimos aqui e ali fazendo uma peça só , soldaremos os reforços entre si .
Na verdade não pretendo fazer muita solda , até porque só tenho a elétrica em casa e não Mig , pois a chapa do Niva é muito fina . Só vou reforçar onde realmente precisa para não aumentar muito o peso e consumo .
Acho que o mais importante no Niva é fazer uma sub estrutura por baixo , onde haja um estribo bem fixado e protetores de carter , cambio etc .Uma especie de gaiola por baixo para fazermos uma trilha sossegada .
"O jipe desliza pelos buracos e lama com pouco esforço "
O ponto fraco do NIva são os amassamentos por baixo em facões profundos ,etc
Mas tudo tem que ser leve , senão o carro vira um monstro .
Marcio,
Tinha compreendido exatamente o que está no desenho. No entanto, eu acrescentaria alguns pontos de solda (espaçados)para unir a cinta interna ao perfil "U" na parte inferior, alêm dos parafusos.
Um fato a se pensar, é não deixar espaço entre o perfil "U" e a longarina inferior para não haver uma antecipação da corrosão.
Vc vai mandar dobrar este perfil?
Valeu!
shuther4x4
25/02/2009, 18:36
Bela empreitada. Parabéns pelo projeto.
Só não gostei do entre eixos (cortar as caixas de rodas daquela forma ficou parecendo que pegou um chassi pronto e jogou a carroceria encima - mas essa é só minha opinião). Existe algum cálculo para correlacionar o entre eixos com a altura dos pneus para não correr o risco de virar piruleta ou foi só no olhômetro mesmo?
Agora, que deve ficar o bixo isso deve.
Parabéns.
Fábio
Huummmmmmm:pensativo:
Niva com chassis...
Acho que eu coment5ei algo assim no começo da discussão.
Flugêncio
26/02/2009, 09:02
Pra aguçar as idéias...
http://www.nivaventure.fr/Texte/Equipements/Ponts_rigides_Jeep/Ponts_rigides_Jeep.htm (http://www.nivaventure.fr/Texte/Equipements/Ponts_rigides_Jeep/Ponts_rigides_Jeep.htm)
JuniorScartezini
26/02/2009, 09:37
Pra aguçar as idéias...
http://www.nivaventure.fr/Texte/Equipements/Ponts_rigides_Jeep/Ponts_rigides_Jeep.htm (http://www.nivaventure.fr/Texte/Equipements/Ponts_rigides_Jeep/Ponts_rigides_Jeep.htm)
EXTREME MAKEOVER, muito bom deu até tristeza....
....................
Luciano SHAKALL
27/02/2009, 04:01
" ... Existe algum cálculo para correlacionar o entre eixos com a altura dos pneus para não correr o risco de virar piruleta ou foi só no olhômetro mesmo? ... "Não sei se foi o caso,
mas até que existe uma relação: Relação sobre entre-eixos e diâmetro dos pneus (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1417) .:concordo: !
[]'s
robertofs
27/02/2009, 09:27
Na verdade Flugêncio , eu nem tive tempo de ir à loja de Serralheria , inclusive aqui em Betim - MG é um problema , 17 horas fecha tudo , carnaval nada abriu , e de sábado fecha tudo as 12:00 em ponto .
Se faltar um parafuso fud.. !!!
Sei bem como é isso. Aqui em Goiânia, é do mesmo modelo :-(
Creio que há viga pronta para vender com perfil U, na dimensão bem próxima da longarina .
Pelo menos por aqui não encontramos. O jeito foi mandar dobrar.
Sobre o assoalho, há uma chapa para apoio da cabeça do parafuso, ou seja, fizemos o "sanduíche" como você falou. Depois de montado, cortamos o que passou da porca pra diminuir a possibilidade da ponta do parafuso prender em algo. O melhor seria fazer o inverso, ou seja, porca pelo lado de dentro, mas aí ficava uns calombos sob os tapetes hehehe
[]'s
França.
shuther4x4
27/02/2009, 09:27
Não sei se foi o caso,
mas até que existe uma relação: Relação sobre entre-eixos e diâmetro dos pneus (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1417) .:concordo: !
[]'s
Só você mesmo heim. Valeu:concordo:!!!
Então essa viatura aqui passou muito dos 2,6. Poderia ter mantido fácil o entre eixos do Niva para a configuração da foto (na verdade até com pneus bem maiores). Sem falar que aí sim ia parecer um Niva de responsa (não que não esteja, mas parecer).
Abraços.
fabiano carraro
27/02/2009, 14:07
Pra aguçar as idéias...
É mais ou menos por ai o negocio considerando que o cara nao é especialista no assunto e fez tudo ....com um facaozinho bem afiado!!!!!:parede:
a ideia é valida pois da uma noçao de como as coisas ficam,
agora o monobloco dele vai explodir rapidinho do jeito que ele fez a ancoragem do powertrain.:putz:
Bom vamos pesquisando
a garagem aq em casa ta quase pronta pra empreitada dupla que faremos
to construindo 1° uma garagem atraz de casa pra depois começar a montar os carros......
O "NIVABOMB"
e a SNOOPGOLDEN.:roll::dance:
Ola Fabiano, meu nome é Osmar e sou eu que estou montando, o niva monster toco que o Jonathan postou as fotos, este projeto ja tem 1 ano, surgiu quando coloquei rodas maiores e raspou em tudo, depois de centena de calços e ajustes tecnicos (gambiara é pra quem não tem CREA)rsrsrsrs. consegui andar com o carro e até fazer a trilha do pinheirinho com ele, mas na primeira viagem para que fiz(São Tomé das Letras) o carro apresentou quebra dos eixos da bandeja inferior, quando retornei, pra casa comecei a projetar, a ideia era que o monbloco ficasse ajustado no "subchassi", pois eu queria levantar o toco em 400mm +/-, o processo de fabricação pode ser visto no orkut http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=15408323574714780481&aid=1217913802 (http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=15408323574714780481&aid=1217913802)
mas antes das fotos teve o projeto em CAD (para poder simular o trabalho das barras de suspensão e cardans), e a aquisição de peças como os diferenciais de willis, ainda falta bastante, para andar e testa-lo 3 semanas, com funilaria e pintura personalizada mais uns 3 meses, caso possa me dar alguma sujestão agradeço muito, já que citei isso, o que é "powertrack" (desculpe se errei na escrita).
qualquer coisa estou a disposição
Abraço
fabiano carraro
27/02/2009, 23:28
bom OSCAR acredito que tenha perguntado o que é (POWERTRAIN)
seria algo como (trem de força)....
mas aq no brasil a gente chama o conjunto mecanico todo de,powertrain.:concordo:
agora seguindo uns calculozinhos chatos entre diametro dos pneus e comprimento do chassis,etc.....
se bem que podia ter feito tudo isto que fez seguindo o centro das caixas de roda do monobloco do carrinho né :pipoca:
tudo aquilo foi medo de virar de costas ??????
ou o CAD determinou aquele comprimento todo de chassis pros links da suspa??????:putz:
cara ficou meio estranho o carrinho parece que se colocou o NIVINHA em cima de um RURAL homi.....
mas ta valendo.:concordo:
fabiano carraro
27/02/2009, 23:43
só nao esqueça de ao fazer o "sanduiche "nao deixar as chapas encostarem totalmente no assoalho deixando uns 3mm de distancia
senao lhe darao a falsa impressao de que apertou tudo
e com o passar do tempo vai causando cisilhamento das chapas
nao que vai soltar mas vai começar a apodrecer por descamar a tinta ali.
por sinal tudo que for local furado,soldado,e acrescentado chapa tem que ser obrigatoriamente galvanizado e repintado novamente senao em 6 meses adeus peça.:concordo:
só tf7 nao resolve tem que galvanizar o que der em empresas especializadas e o que nao der tentar fazer com produtos da "MOLYCOTE" ESPECIFICOS PRA ISTO.
Marcio Rossetto
28/02/2009, 21:17
França , vc dobrou e fez uma aba , realmente é um SERVIÇÃO :palmas:.
eu ja peguei um perfil maior que encontrei numa Serralheria , coisa de 30 mm mais largo que a longarina que tem 65mm de largura .
Furei e meti parafusos , apertei pra caramba e garanto que o Niva apodrece mais a viga fica ...
Hoje montei o esquema que ja estava fazendo devagar, com isso inverti um coxim da caixa de redução , mas não usei essa travessa , fiz algo mais compacto ....
Depois posto fotos
Do outro lado estou fazendo diferente para não mexer no escape .
Puxa vida, só de inverter o coxim de um lado e tirar ele do contato do Assoalho , é indescritível o efeito :palmas:
O nível de micro /vibrações do carro ( não é tremedeira que o povo relata , isso ja resolvi à anos ) diminui quase à zero , ou seja , dei uma voltinha no quarteirão e o meu Niva tá mais macio/suave, parece carro de passeio .:o
Sei bem como é isso. Aqui em Goiânia, é do mesmo modelo :-(
Pelo menos por aqui não encontramos. O jeito foi mandar dobrar.
Sobre o assoalho, há uma chapa para apoio da cabeça do parafuso, ou seja, fizemos o "sanduíche" como você falou. Depois de montado, cortamos o que passou da porca pra diminuir a possibilidade da ponta do parafuso prender em algo. O melhor seria fazer o inverso, ou seja, porca pelo lado de dentro, mas aí ficava uns calombos sob os tapetes hehehe
[]'s
França.
Olá Fabio,
no caso do "powertrain" mantive o conjunto motor cambio e caixa de transferencia preso de forma original, ja na fixação do monobloco sobre o chassi estou em duvida se coloco um calço de fora a fora ou coloco buchas du PU semelhantes as do willis, outra coisa, na foto que se ve o meu irmão mechendo na roda traseira ele estava colocando o amortecedor, estou colocando ele no sistema prólink (igual o da honda xl 250), para testar coloquei o da toiota e teve um resultado melhor do que eu esperava mas vou ter que colocar um amortecedor mais duro, voce sabe me dizer qual colocar?
uma das razões pelas quais aumentei o entre eixo foi o fato de que as caixas de rodas do niva são pequenas, pneus maires que 750 pegam de todos os lados,experimenta colocar uma roda com pneu 750 nele que voce vai entender, outra foi que o angulo de ataque, para as trilhas que pretendo fazer era pouco, em um dos videos meis que estão no youtube, a placa que estava no suporte de estepe pegou no fundo do buraco e quase fiquei sem placa.
abraço a todos
Osmar
Gustavo Niva
01/03/2009, 15:51
Comecei a fazer e fiquei com preguiça no meio... mas que ia ficar legal algo parecido com isso, ia :)
http://img21.imageshack.us/img21/8104/navagrande.png
[]s
Jonatars
02/03/2009, 00:04
Comecei a fazer e fiquei com preguiça no meio... mas que ia ficar legal algo parecido com isso, ia :)
http://img21.imageshack.us/img21/8104/navagrande.png
[]s
Estiloso, dava para deixar ele quatro portas hein!:mrgreen:
Flugêncio
02/03/2009, 13:55
Estiloso, dava para deixar ele quatro portas hein!:mrgreen:
Niva Hardcore, esse sim!
pensei em fazer isso também, mas envolve mais tempo e tem muita estrutura a se pensar, de inicio o tanque e a travessa que fica naquela posição teriam que sair fora, mas se fosse fazer já teria que comprar duas portas di niva e mobifica-las, ou seja, futuro.
abraço a todos
Osmar
Olá Marcio,
vi o seu projeto e posso te escrever que voce precisa passar um tempo maior embaixo do carro, tem 4 medidas diferentes entre as longarinas do niva, quando fiz o meu projeto usei uma medida padrão media de 730mm interno, mas como voce que fazer um reforço vai ser mais complicado, uma possibilidade seria moldar aquecendo com maçarico a viga "u", mas para isso terá que desmontar todas as peças da suspensão e deitar o carro, outra coisa, a longaria na area da extenção do motor tem uma curvatura que no caso de um reforço vai dar um bom trabalho, mas se voce fizre isso vai ficar muito bom e o mais importante, original, bom se eu puder contribuir com algo estou a disposição.
abraço
Osmar
Marcio Rossetto
03/03/2009, 13:28
Osmar , vc merece muitas congratulações pelo seu projeto , pois é necessário muita sinergia para fazer isso tudo .
Eu fiquei 2 anos para deixar o meu Niva confiável à partir da adaptação do ap 2.0 . São muitos acertos : disco de embreagem , alinhamentos , etc . Ja tive a idéia de fazer um Chassis para o Niva , mas já tirei isso da cabeça .
A essência da minha idéia é fazer reforços nos pontos fracos do Niva .
Por exemplo , oque ja fiz no meu :
Suporte adicional para o diferencial da frente , para não quebrar o fucinho .
Suporte da caixa de transferência
Agregados para fixar os ganchos de ancoragem na frente e atrás
Reforços nas barras de torção trazeira .
Agora estou reforçando os locais de maior esforço do monobloco .
Eu acredito que se nós sanarmos os problemas triviais do Niva , nos fazemos N trilhas e voltamos ilesos .
Por exemplo :
Acho ridículo uma caixa de transferência ser presa no assoalho , um diferencial ser preso na parte frontal por 2 prisioneiros , não ter uma chapa que proteja o diferencial dianteiro de uma pedra sendo ele de alumínio, o cambio ser preso no assoalho , inclusive é o cambio que equilibra o motor( joga ele pra frente ) , o suporte do amortecedor ser feito de uma chapinha .
Aí o Camarada que fazer trilha e se lasca , esse projeto so funciona pro uso light .
Pivos ja meti os da D20 , a partir da flange do Roveri
É nesses pontos que eu trabalho . Vc falou do eixo da bandeija , certo .
No meu Niva ja encomendei para um torneiro fazer o eixo com aço ferramenta , uma liga de cromo - molibdênio . Acredito que o original é feito com aço 1020 ou 1045 .
Quero ver se o eixo vai quebrar .:parede: . E isso aí camarada . Quando tudo estiver concluído posto fotos .
Olá Marcio,
vi o seu projeto e posso te escrever que voce precisa passar um tempo maior embaixo do carro, tem 4 medidas diferentes entre as longarinas do niva, quando fiz o meu projeto usei uma medida padrão media de 730mm interno, mas como voce que fazer um reforço vai ser mais complicado, uma possibilidade seria moldar aquecendo com maçarico a viga "u", mas para isso terá que desmontar todas as peças da suspensão e deitar o carro, outra coisa, a longaria na area da extenção do motor tem uma curvatura que no caso de um reforço vai dar um bom trabalho, mas se voce fizre isso vai ficar muito bom e o mais importante, original, bom se eu puder contribuir com algo estou a disposição.
abraço
Osmar
Marcio Rossetto
03/03/2009, 15:28
Seguem algumas fotos dos reforços :
Suporte tabajara do diferencial
Suporte da caixa de transferencia
Suporte do gancho de ancoragem
Tem camarada que vai fazer trilha com o Niva , amarra um cabo no parachoque , é puxado por uma F75 de forma delicada e depois arranca a frente do jipe fora , depois falam que o Niva é frágil, fraquinho , não presta , etc . :parede:
shuther4x4
04/03/2009, 20:49
Olá Fabio,
no caso do "powertrain" mantive o conjunto motor cambio e caixa de transferencia preso de forma original
Vai ter de alongar o cardãs, vai forçar a t-case que está fixa no assoalho. Não tem idéia de fixar o powertrain no chassi?
ja na fixação do monobloco sobre o chassi estou em duvida se coloco um calço de fora a fora ou coloco buchas du PU semelhantes as do willis,
Não coloque o calço de fora a fora (vai favorecer acumulo de água/barro e causar ferrugem, fora a torção diferente do monobloco para o chassi, vai ficar como um sanduiche torcendo desigualmente). Reforce alguns pontos do monobloco e coloque as buchas.
outra coisa, na foto que se ve o meu irmão mechendo na roda traseira ele estava colocando o amortecedor, estou colocando ele no sistema prólink (igual o da honda xl 250), para testar coloquei o da toiota e teve um resultado melhor do que eu esperava mas vou ter que colocar um amortecedor mais duro, voce sabe me dizer qual colocar?
Infelizmente não posso te ajudar nisso.
uma das razões pelas quais aumentei o entre eixo foi o fato de que as caixas de rodas do niva são pequenas, pneus maires que 750 pegam de todos os lados,experimenta colocar uma roda com pneu 750 nele que voce vai entender, outra foi que o angulo de ataque, para as trilhas que pretendo fazer era pouco, em um dos videos meis que estão no youtube, a placa que estava no suporte de estepe pegou no fundo do buraco e quase fiquei sem placa.
abraço a todos
Osmar
Realmente se você colocar um pneuzinho maior no Niva pega de tudo que é lado. Mas como você levantou dessa forma (com um chassi) provavelmente não iria sofrer desse problema.
Sobre o angulo de ataque, se diminuir um pouco a ponta das longarinas dianteiras, vai ganhar uns belos graus aí (a não ser que queira colocar um guincho futuramente).
Abraços e parabéns pelo trampo.
Ola Marcio,
os pinos da bandeja são provavelmente de SAE4620 (cromo molibidenio) para aumentar a dureza só passando para 8620 (cromo niquel molibidenio) mas o x da questão seria por na ponta de cada lado do pino um outro suporte, no projeto original o suporte fica no meio do pino, possibilitandotorções do mesmo, se colocar um suporte em cada ponta já era o problema, pensa sobre isso...
abraço
Osmar
[quote=shuther4x4;824356]Vai ter de alongar o cardãs, vai forçar a t-case que está fixa no assoalho. Não tem idéia de fixar o powertrain no chassi?
Boa noite colega,
já alonguei os cardans, e tive que por na saida da caixa de transferencia para o diferencial dianteiro uma homocinetica, pois o angulo do cardan ficou acima do que permite uma cruzeta, (mais de 30º) e tambem coloquei uma travessa por baixo dacaixa de transferencia para poder fixar parte do conjunto no chassi.
abraço
Osmar
Marcio Rossetto
07/03/2009, 21:05
Osmar , não sei não em ? De repente os pinos são de um 1045 e olha lá .:putz:
Se fosse de SAE 4620 não quebrava . Esse dias comprei uma talhadeira feita de haste de amortecedor de caminhão , também é um aço ferramenta . VC não consegue serrar com Serra Manual .
Com relação ao reforço vc tem razão . Eu inclusive ja coloquei um reforço, uma travessa presa nos dois suportes da barra de torção do agregado .
Meti uma chapa de aço presa nela e com isso fiz uma proteção para o diferencial dianteiro . Agora da para colocar o macaco jacaré debaixo do diferencial dianteiro :dance: .
Vou tentar fazer um suporte para os eixos preso nesse dispositivo .
falando do seu projeto ,com relação aos cardãs , se fosse vc , eu baixava um pouco a caixa de transferêcia fazia uma proteção de aço debaixo dela .
Ola Marcio,
os pinos da bandeja são provavelmente de SAE4620 (cromo molibidenio) para aumentar a dureza só passando para 8620 (cromo niquel molibidenio) mas o x da questão seria por na ponta de cada lado do pino um outro suporte, no projeto original o suporte fica no meio do pino, possibilitandotorções do mesmo, se colocar um suporte em cada ponta já era o problema, pensa sobre isso...
abraço
Osmar
Oi Marcio,
fiz uma travessa presa por 4 parafusos para colocar a caixa, vou ter que abaixar o cambio tambem, ontem, mesmo sem ter freio manobrei o carro e deu para perceber que a força da criança aumentou com os diferenciais 8x43, mesmo aumentando bastante o diametro do pneu, vou filmar na semana que vem e posto aqui para todos.
abraços
fabiano carraro
22/03/2009, 20:15
é pessoal depois de estudar um bocado sobre o NIVA......e o custo em deixar ele como eu queria, mais o tempo em construi-lo.....
vou desistir da ideia pois nao vai sobrar dindin pra fazer as 3 coisas ao mesmo tempo como eu imaginava....
vou dedicar a verba a um novo maquinario pra dobra e corte de tubos em minha oficina...
e de carro mesmo vou só montar a SNOOP GOLDEN :concordo:
mas espero que o topico tenha dado asas a imaginaçao a novos projetos da galera e quem sabe num futuro proximo eu nao o faça, pois o novo dono tem a mesma intençao que eu com a compra do monobloco....
e ja ta juntando as latinhas necessarias pra empreitada, embora um pouco menos HARD que a minha.....
assim que o barraco estiver montado lá por meados de julho agora que as chuvas estao parando,eu dou inicio aos novos projetos.:dance:
Marcio Rossetto
23/03/2009, 13:32
Osmar , como anda seu projeto ?
A propósito , vc manteve o gabarito do Chassis que fabricou ?
De repente , teria interesse de fabricar um para mim ? Mas no caso quero manter as características de padrão .
Apenas meter um Chassis debaixo do Jipe , ou seja, no perfil original das longarinas do Niva .
É possível ?
SDS
Marcio
Oi Marcio,
fiz uma travessa presa por 4 parafusos para colocar a caixa, vou ter que abaixar o cambio tambem, ontem, mesmo sem ter freio manobrei o carro e deu para perceber que a força da criança aumentou com os diferenciais 8x43, mesmo aumentando bastante o diametro do pneu, vou filmar na semana que vem e posto aqui para todos.
abraços
Ola Marcio, se possivel esta semana ponho um video do carro manobrando no youtube, mas ta avançando muito aquem do que eu esperava, só tenho o sabado para trabalhar e antes já tinha muita funilaria para fazer, vou seguir a ideia do Fabiano e vou colocar buchas entre o chassi e o monobloco, quanto a fabricar um chassi para voce é possivel, só que precisa saber o que voce tem em mente, no meu caso troquei os diferenciais e o sistema de suspensão, se voce quiser manter o sistema original vamos ter que por acachola para funcionar....
o projeto original do chassi esta guardado em auto cad.
Abraço,
Niva toco Monster
Osmar
Santo Andre, SP
Marcio Rossetto
24/03/2009, 10:37
Beleza Osmar , aguardamos o video, depois de uma boa funilaria nas caixas traseiras vai ficar muito bom seu niva.
Meu Niva tem muitos reforços no Monobloco , mas o maior problema é a corrosão estrutura /lata, não que eu tenha esse problema hoje , mas com o tempo de uso nas trilhas, mar , etc é bem provável ....
A minha idéia é manter o conjunto original de suspensão .
Eu penso o seguinte : Desmonto tudo e tiro o agregado da suspensão fora .
Coloco um Chassis por baixo e fixo o agregado original da suspensão dianteira no chassis fabricado .
Com isso a Carrosseria irá aumentar na altura do agregado , sem alteração da originalidade .OK
No caso , o perfil do seu Chassis sem o alongamento , bate com o Perfil do Niva ?
sds
Ola Marcio, se possivel esta semana ponho um video do carro manobrando no youtube, mas ta avançando muito aquem do que eu esperava, só tenho o sabado para trabalhar e antes já tinha muita funilaria para fazer, vou seguir a ideia do Fabiano e vou colocar buchas entre o chassi e o monobloco, quanto a fabricar um chassi para voce é possivel, só que precisa saber o que voce tem em mente, no meu caso troquei os diferenciais e o sistema de suspensão, se voce quiser manter o sistema original vamos ter que por acachola para funcionar....
o projeto original do chassi esta guardado em auto cad.
Abraço,
Niva toco Monster
Osmar
Santo Andre, SP
Oi Marcio,
a longarina do niva tem 3 larguras diferentes, e uma curvatura na parte dianteira, perto do motor que não da para acompanhar facilmente, mesmo assim não ta dificil, só que a caixa de direção não da para manter, como voce vai abaixar o "powertrain", da colocar um prolongamento na barra e por caixa de direção da volks (passat/gol). no caso da longarina as partes principais onde a trinca apoiaram perfeitamente.
Abraço
niva toco monster
Osmar
Santo Andre, SP
BACALHAU
24/03/2009, 21:05
Oi Marcio,
a longarina do niva tem 3 larguras diferentes, e uma curvatura na parte dianteira, perto do motor que não da para acompanhar facilmente, ...
Será que isto ajuda?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35608&page=13
Flugêncio
24/03/2009, 21:08
Oi Marcio,
a longarina do niva tem 3 larguras diferentes, e uma curvatura na parte dianteira, perto do motor que não da para acompanhar facilmente, mesmo assim não ta dificil, só que a caixa de direção não da para manter, como voce vai abaixar o "powertrain", da colocar um prolongamento na barra e por caixa de direção da volks (passat/gol). no caso da longarina as partes principais onde a trinca apoiaram perfeitamente.
Abraço
niva toco monster
Osmar
Santo Andre, SP
Marcio
Alêm da caixa de direção que deverá ser trocada, tem tb que ver a fixação do quadro dianteiro da suspensão, mas precisamente o braço superior. Nada que um bom disco de corte não resolva.
E aí, já terminou o reforço das estrutura de fixação que estavas fazendo? tem fotos da parte interna?
Marcio Rossetto
24/03/2009, 21:55
Pois é Flugêncio , estou fazendo tudo devagar e aos poucos e ainda não posso parar o jipe , a Mulher e o JP querem passear , sabe como é ....
Então bolei um esquema bom . Por exemplo , o perfil que coloquei em baixo na hora que instalei, ja deixei soldado nas laterais 8 parafusos m8 de aço .
Agora há a necessidade de amarrar o cambio por baixo , através de uma travessa também presa no perfilado .
Então eu pego a travessa que acabei de fazer e encaixo nos parafusos e moto mais um pedaço , sem a necessidade de desmontar tudo de novo .
Tipo uma montagem em módulos , até porque eu não sei soldar de ponta cabeça .:parede:
A propósito segue uma foto do JP .
Marcio
Alêm da caixa de direção que deverá ser trocada, tem tb que ver a fixação do quadro dianteiro da suspensão, mas precisamente o braço superior. Nada que um bom disco de corte não resolva.
E aí, já terminou o reforço das estrutura de fixação que estavas fazendo? tem fotos da parte interna?
Marcio Rossetto
24/03/2009, 22:09
Pois é Osmar , se fosse trivial , eu fazia em casa com a minha soldinha elétrica :grin:
Mas no momento que colocamos o chassis , no ver não importa muito a questão de casar 100% as curvaturas , até porque o monobloco ficará apoiado por coxins e tudo tem que ser preso no chassis .
Com certeza muda quase tudo , a fixação do motor , um novo alinhamento , levei um ano para alinhar o motor ap no meu Niva , bem deve mudar muita coisa , mas deve ficar bom .:concordo:
Derepente Vc teria uma idéia melhor para aumentar a altura da dianteira do Niva ?
Um abraço
Marcio
Oi Marcio,
Abraço
niva toco monster
Osmar
Santo Andre, SP
Oi Marcio,
a fixação do motor eu deixei no local original, o cambio e a caixa de transferencia vou prender no chassi.
quanto a aumentar a altura da suspensão dianteira tem como, mas o motor desce junto, e precisa fazer um rebaixo na longarina original.
não sei se vale a pena, mas da.
abraço
niva toco monster
Osmar santo andre SP
Oi Marcio, não to conseguindo entrar no forum a algum tempo mais ai vai o endereço dos video, http://www.youtube.com/watch?v=p4jj74iKXtM
http://www.youtube.com/watch?v=f3zAevXbqGg
um abraço
Osmar
niva monster
Santo Andre, SP
Marcio Rossetto
23/04/2009, 22:06
Grande Osmar , não consegui ver esse video , cliquei mas não achei .
De qualquer forma , manda para nós uma fotos atualizadas do MININO :twisted:.
UM ABRAÇO
MARCIO
robertofs
24/04/2009, 09:52
Grande Osmar , não consegui ver esse video , cliquei mas não achei .
UM ABRAÇO
MARCIO
Acho que havia um problema com os links.
Tente esses:
YouTube - vid0015
YouTube - vid0016
[]'s
França.
A impressão que tenho é de que essa jabiraca vai tombar facim na trilha.
Marcio Rossetto
26/04/2009, 19:11
Grande França , obrigado .
Acho que havia um problema com os links.
Tente esses:
YouTube - vid0015 (http://www.youtube.com/watch?v=f3zAevXbqGg)
YouTube - vid0016 (http://www.youtube.com/watch?v=p4jj74iKXtM)
[]'s
França.
arturolucio
06/10/2009, 13:30
Boa tarde pessoal,
sou novo aqui pela parte de nivas, já reformei um CJ-5, mas como sempre curti o niva, agora estou atrás de um e de boas opções para deixá-lo mais robusto, como vi umas fotos nesse tópico sobre um suposto niva francês, gostaria de ter mais informações sobre este, alguém sabe onde conseguir?! vi umas fotos que o Fabiano postou, da parte de suspensão totalmente refeita com as bandejas mais reforçadas e com duplo amortecimento, enfim, queria ter uma idéia de como foi feita essa modificação e os dados técnicos do carro, será q é possível encontrar?!
Abraços
Buenas!
Seria este?
Um abraço,
Jfranck:concordo:
arturolucio
06/10/2009, 15:37
Fala Jfranck,
na verdade não é esse não, o niva das fotos que eu me referi, estão anexadas no post #27, coloquei ai embaixo novamente outra foto de referência.
Caso alguem saiba mais alguma coisa sobre este niva, agradeceria mais informações.
--
Abs
fabiano carraro
10/10/2009, 18:07
ola artur o que gostaria de saber?
nao tenho mais as informaçoes sobre ele arquivadas aq, mas me lembro de boa parte do carro.....no caso este é pra provas de rally :concordo:
mas ainda estou com ideia de fazer o um niva pra trilha pesada, entao tenho boas coisas em mente e que vç poderia ir testando por ai :rolleyes:
mas ja de cara te digo só vai sobrar a lata os dok e a reduzida, o resto pode vender.:shock:
e prepara mais ou menos uns 15k pra empreitada.8-)
PS:O MAIOR PROBLEMA É ABRIR E FECHAR AS PORTAS DO NIVA EM TORÇOES RESOLVEU ISTO O TRAMPO FICOU FACIL.
arturolucio
10/10/2009, 19:57
Fala Fabiano, blz?!
então, tenho algumas idéias em mente, então queria saber como todo o sistema de suspensão foi feito, tenho algumas idéias para deixar o niva com uma opção de suspensão que dê pra colocar pneus 31" mas que fique com estabilidade e seja uma suspensão extremamente confiável.
eu assistia há algum tempo atrás um video podcast de uma galera dos EUA, em q eles colocaram um kit de body lift q aumentava a altura da Dodge em 6"... e como essa Dodge Ram tem um sistema próximo ao do niva... com bandeja de suspensão inferior, pensei em adaptar algo dessa forma...
abaixo estão os links
Kit da Dodge:
http://www.offroadunlimited.com/orustore/pc/viewPrd.asp?idproduct=21582
Video Podcast da Instalação do Kit:
YouTube - Beyond Pavement Season 1 :: Episode 003
ai só para finalizar, a minha idéia de adaptações no Niva seria...
Motor a Diesel
suspensão mais alta
pneus 31"
Sistema de freios compatível
Reforços estruturais
e se possível eixo dana 44 na traseira e na dianteira com adaptação para homocinética (pela facilidade de relações e bloqueio.
ai quanto as torções nas portas, é mais um ponto para avaliar...
anexo, está a foto do kit Fabtech de 6" para dodge Ram...
acho q já escrevi bastante... hehehe...
Abs.,
fabiano carraro
10/10/2009, 22:08
HUMMM pra que vç quer o carro,passeiozinhos light ........ ,olhando as borboletinhas a passear ou ................:pensativo:
......DESMANCHAR um carro super preparado numa trilha de mais de 24 horas de puro barro,erosoes,rios,pedras,lama,insetos,aranhas,cob ras,falta de agua,luz,comida,suor,tombos,dedos inchados, cortes por cabo de aço,espinhos,queimaduras por agua de radiador,escape,oleo quente,SONO e celular que nao funciona, bom tenho certesa que nem neuronios funcionam mais nestes casos, pois estas horas praticamente ja deu "tilt"e a gente só quer saber pra que lado é a casa da gente.........
.......e correr da CUCA QUE QUER TI PEGAR :mrgreen:
que tipo de NIVA estamos falando :pipoca::pensativo::mrgreen:
arturolucio
11/10/2009, 00:31
Fala Fabiano!
Na verdade eu tava querendo um niva para ir pro SHOPPING...
...mas num shopping na colombia por exemplo... assim posso sair de Goiás e passar por uns caminhos bons, quem sabe com muita lama, travessias de rios, pra ver tudo aquilo que comentou de
"trilha de mais de 24 horas de puro barro,erosoes,rios,pedras,lama,insetos,aranhas,cob ras,falta de agua,luz,comida,suor,tombos,dedos inchados, cortes por cabo de aço,espinhos,queimaduras por agua de radiador,escape,oleo quente,SONO e celular que nao funciona, bom tenho certesa que nem neuronios funcionam mais nestes casos, pois estas horas praticamente ja deu "tilt"e a gente só quer saber pra que lado é a casa da gente........."
fazer boas viagens... quero mto fazer algumas expedições pela américa do sul, mas que meu Willys não deixa...
Gosto muito do Niva, além de ser um bom carro e com um preço acessível, quero deixá-lo o jeito que tope qualquer parada, viagens longas, trilhas, e passeios - já que aqui perto tem uma infindade de cachoeiras e alguns lugares fantásticos para fazer rapel...
por isso queria mais informações sobre a suspensão do niva de rally, já peguei aquele documento que fala dos reforços estruturais, então queria saber mais sobre o que foi utilizado na parte mecânica, como eixos, relações, suspensão e tudo mais que vc tiver de informações...
Claro que podemos também acharmos muitas melhorias por aqui!
Abraços
Flugêncio
11/10/2009, 11:10
Arturo,
Talvez lhe abra as idéias...
http://www.parque4x4.com.ar/preparaciones/ladaramon/ (http://www.parque4x4.com.ar/preparaciones/ladaramon/)
http://blog4x4.f1mania.net/2008/08/carros-de-competio-lada-niva-poch.html (http://blog4x4.f1mania.net/2008/08/carros-de-competio-lada-niva-poch.html)
arturolucio
11/10/2009, 14:13
Fala Flugêncio,
então, foi a partir desse "Niva Poch", que se não me engano o Fabiano postou as fotos, que me deu vontade de modificar um pouco o Niva, talvez colocando até um motor diesel 2.5, mesmo pq quero fazer boas viagens, então se alguem tiver mais algumas fotos de detalhes da suspensão, do eixo traseiro e de todo o resto ou mesmo idéias, as mesmas seriam mto bem-vindas.
Encontrei um site francês que tambêm fala sobre o niva, mas não o poch e sim o T3 que foi a ultima versão do niva para rally...
http://blegs.free.fr/nouveau%20site/ladanivat3.html
Abs,
fabiano carraro
11/10/2009, 22:57
bom entao façamos o seguinte:
vamos abrir um novo topico pra nao desvirtuar este aq :concordo:
como mecanico e preparador, gosto apenas da lata deste carrinho (entenda desenho de carroceria) e nada mais.....nao estou dizendo que o resto é ruim :concordo:
apenas que pra o que costumo fazer (trilhas pesadissimas)nao é o tipo de estrutura que sirva definitivamente, sem uma preparaçao e$iciente de todo o conjunto, deixando praticamente tudo de original de lado:concordo:
mas ja andei com niva em estradas de terra, e tambem me interessei em preparar um decentemente pra raid de velocidade, tipo um "transparana", "rota do frio","transcatarina"etc..... enfim raid de regularidade em que nao a necessidade alguma de grandes cursos de suspa, apenas potencia de sobra em cima de durabilidade.........agora como mecanico de 4x4 e ex-arrancada, nao vejo muita possibilidade no conjunto original pra este caso sem muito investimento,e ai no caso seria melhor comprar outros modelos mais fortes e prontos de fabrica....veja o caso do NIVOPALA ai em seu estado,ficou excelente mas bem longe de ter um custo/beneficio pra andar no mato
entao a minha ideia de um NIVA HARDCORE é apenas aproveitar o desenho e conforto bacana da carroceria,que ja possuo, mas esquecer a ideia de homocineticas e partir ja de cara pra "axelsolids" em pneus bem grandes pro carrinho, que em consequencia trara inumeras adaptaçoes em praticamente tudo.:pipoca:
e como ja diç 4x4 que roda no asfalto, pra mim só se for a bordo de um SUBARU RMX,até por que nao tenho tempo nem dinheiro pra grandes expediçoes ai quem sabe as ideias fossem outras:pensativo::mrgreen:
PS:ENTAO VAMOS DEIXAR ESTE TOPICO AQ PRA IDEIAS DE UM NIVA PRA TRILHAS PESADAS,e abrirmos outro, em como melhorar sei la o que precisam no NIVA.:concordo:
fabiano carraro
28/05/2010, 10:27
nossa gente tava relendo este post ai em cima e só posso afirmar que :
PELA GROSSERIA NA RESPOSTA TINHA DADO PROVAVELMENTE UMA MARRETADA NA MAO NO DIA QUE ESCREVI ISTO..............desculpem o mau jeito na resposta ai beleza:oops::concordo:
Mas entao como to com o barraçao montado agora e após julho as coisas melhoraram.........:dance:
To pensando em começar a por em pratica a idéia do NIVABOMBER.........:pensativo:
E gostaria realmente de sujestoes pro projeto ao decorrer dele,pois idéias sempre seram bem vindas,ok
mas vamos nos ater a idéia de fazer um NIVA MONSTERS ou seja sem saudosismo ou tao pouco comentarios do tipo "desista", vai custar muito,etc.......:concordo:
A idéia é fazer meio rapido a empreitada no maximo em 6meses e gastar o necessario pra que entrem pneus no maximo 33" ou 285 e com curso de RTI razoavel,assim como vi varios rodando na Europa.
a idéia pra suspensao dianteira sera usar uma RADIUS ARM fixada com uniboll em todas as articulaçoes,e fixada ao chassis por reforços nas longarinas ,algo parecido com as cherokke de trilha gringas......
a suspa trazeira ficaria quase original no seu desenho ,mas reforçadissima em seus links e apoios e recalculada a trajetória de trabalho
o monobloco vai receber reforços estruturais nervosos em todo o seu conjunto,e proteçoes tubulares internas e externas inclusive no cofre do motor (isto vai dar pano pra manga......:parede:)
e agora a noticia boa.......
motor e cambio permaneceram ORIGINAIS..............mas já é um 1.7 com comando e polia refeitas aq na oficina,tem igniçao eletronica,taxa,dutos equalizados ,e roda 100% no alcool com uma pequena turbina .43 :mrgreen:
a má noticia é que acredito que o cambio nao irá aguentar muito tempo tanta pancada entre este motor e uma reduzida (t-case)da HILUX com kit de reduçao 4.7............em eixos DANA 44.
Bom embora o babado pareça forte,nao foge ao que estamos acostumados a fazer aq na oficina a anos,e o maior problema mesmo sera a questao do tempo pois estou babando a 3 anos ja sem fazer trilhas com carro proprio........ou seja pode ser que eu me estresse e acabe tacando fogo em tudo antes de terminar.......:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
fotinhas da vitíma::concordo:
fabiano carraro
28/05/2010, 10:35
as idéias........:dance:
fabiano carraro
28/05/2010, 10:39
dos projetos da mecanica...........:pipoca:
BACALHAU
28/05/2010, 11:51
...
A idéia é fazer meio rapido a empreitada no maximo em 6meses e gastar o necessario pra que entrem pneus no maximo 33" ou 285 e com curso de RTI razoavel,assim como vi varios rodando na Europa.
a idéia pra suspensao dianteira sera usar uma RADIUS ARM fixada com uniboll em todas as articulaçoes,e fixada ao chassis por reforços nas longarinas ,algo parecido com as cherokke de trilha gringas......
a suspa trazeira ficaria quase original no seu desenho ,mas reforçadissima em seus links e apoios e recalculada a trajetória de trabalho
o monobloco vai receber reforços estruturais nervosos em todo o seu conjunto,e proteçoes tubulares internas e externas inclusive no cofre do motor (isto vai dar pano pra manga......:parede:)
e agora a noticia boa.......
motor e cambio permaneceram ORIGINAIS..............mas já é um 1.7 com comando e polia refeitas aq na oficina,tem igniçao eletronica,taxa,dutos equalizados ,e roda 100% no alcool com uma pequena turbina .43 :mrgreen:
a má noticia é que acredito que o cambio nao irá aguentar muito tempo tanta pancada entre este motor e uma reduzida (t-case)da HILUX com kit de reduçao 4.7............em eixos DANA 44.
...
Motor e câmbio ORIGINAIS :?: :?: :?: :?: :?: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Desculpe a minha "inguinorança"... :mrgreen:
Então, que veículo você vai usar para rebocá-lo?
Ou só vai ser usado em descidas? :pensativo:
glausians
28/05/2010, 14:27
Provavelmente muita gente já viu esse video...
http://www.youtube.com/watch?v=1ilrYknK8g8&playnext_from=TL&videos=ErW5F8-V4BQ
Mas o que muitos não devem saber é onde se encotram as fotos da construção desse montro de niva...
Ta tudo em russo, mas as fotos estão muito legais...
São mais de 400 fotos...
Seria interessante vcs darem uma olhada...
http://photofile.ru/users/den_niva/1337421/
O projeto ficou muito legal...
fabiano carraro
28/05/2010, 22:34
Motor e câmbio ORIGINAIS :?: :?: :?: :?: :?: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Desculpe a minha "inguinorança"... :mrgreen:
Então, que veículo você vai usar para rebocá-lo?
Ou só vai ser usado em descidas? :pensativo:kkkkkkkk
Bacalhau se sabia que o Unimog saiu com um motorzinho com 32hp diesel e tinha aros 20 em pneus 750,e mesmo assim empurra facil demais pneus até 38 .......:shock:
este meu ja tem 102hp sem pressurizaçao calcula entao se empurrar 0,5 nele ele ja vai nos 130/140 e ja possuimos um assim que participa de provas de arrancada na terra e num quebra,as veses detona o tensor da correia,mas num quebra e ta com mais de 1k:pipoca:
Mas no meu caso o torque vira de muita reduçao.......
cambio 5 marchas original me permite jogar relaçoes bem curtas nos eixos lembrando que serao DANA e possuem relaçoes bem mais curtas do que os da lada......8x43(5,38),9x53(5.88).........:dance:
some a isto uma t-case de hilux com originais 2,26 mas que receberá um kit special de reduçao que vai pra 4.7......
entao tenho reduçao suficiente pra empurrar pneus bem grandinhos pro carro do 33">
com cambio e motor Lada,agora se o restante ficar a contento e esta mecanica falhar ,taco um VORTEC V-6 nele com caixa automatica c-4,que sera a 2ºopçao e ja esta devidamente medida.....ENTRA com folga :twisted:
LEMBRANDO QUE NAO SERÁ UM CARRO PRA VIAJAR,NEM COISA PARECIDA SOMENTE DESLOCAMENTOS EM TRILHAS FECHADAS......ou seja 60/70 já é muito rapido pra nós.
BACALHAU
28/05/2010, 22:53
Pois é... Será que esse motor e caixa vão aguentar? :pensativo:
Tomara que sim. Depois disso, queria ver alguém falar que o motor e o câmbio do NIVA não prestam.
Em todo o caso desejo-lhe muito boa $orte na empreitada e não se esqueça de nos manter informados e ...
Fotos, fotos, muitas fotos. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
fabiano carraro
28/05/2010, 23:53
Provavelmente muita gente já viu esse video...
http://www.youtube.com/watch?v=1ilrYknK8g8&playnext_from=TL&videos=ErW5F8-V4BQ
Mas o que muitos não devem saber é onde se encotram as fotos da construção desse montro de niva...
Ta tudo em russo, mas as fotos estão muito legais...
São mais de 400 fotos...
Seria interessante vcs darem uma olhada...
http://photofile.ru/users/den_niva/1337421/
O projeto ficou muito legal...
cara eu vi este projeto e realmente os caras mexeram pra kct nele.......:shock:
tirei muita informaçao importante deles,e achei o Vitara deles animal tambem.....:palmas:
é curioso como por lá existem coisas que parecem de outro mundo pra nós umas mecanicas muito diferente do que estamos acostumados até mesmo nos importados.:pensativo:
Agora achei o carro deles alto demais e "engessadao" ,acho que as molas e amortecedores nao sao muito adequadas.....A uns air fux como resolveriam bem este tipo de coisa,e ainda por cima nao tomam muito espaço.........
mas o carro esta muito seguro pelo que pude notar ,nas fotos que eles tombaram......:mrgreen:
fabiano carraro
29/05/2010, 00:12
Pois é... Será que esse motor e caixa vão aguentar? :pensativo:
Tomara que sim. Depois disso, queria ver alguém falar que o motor e o câmbio do NIVA não prestam.
Em todo o caso desejo-lhe muito boa $orte na empreitada e não se esqueça de nos manter informados e ...
Fotos, fotos, muitas fotos. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Nem esquenta Bacalhau, este papo de "nao presta" é papo de neguinho que nunca ouviu falar de uma coisa chamada "GRAXA/OLEO e AGUA".....:mrgreen:
E nao podemos esquecer que ele foi feito na RUSSIA e nao na CHINA......:pipoca:
Aprendi quando tinha 13 anos que:
MAQUINA "UNTADA"NAO PARÁ!!!!:concordo:
e o custo nao sera assim tao alto quanto parece, pois nestes casos a "mao de obra" é que encarece demais as empreitadas,e 70% das peças ja possuo,o resto vira da venda das peças ORIGINAIS dele que por sinal estao excelentes e com pouquissimo uso pois era um carrinho que tinha até vidro eletrico e couro antes de ser executado pela justiça......(coisa de separaçao entre meu irmao e uma oportunistazinha barata cheia de malandragem que detonou ele )......:pipoca:
Mas antes detonamos o carro que ela queria,desmontamos e deixamos encostado esperando liberaçao judicial novamente embaixo de um pinheirinho......
ou seja peças originais a VENDA:reduzida/eixos/suspa dianteira e trazeira etc.....e de repente já vai cambio e motor tambem, quero só a casca e os doks......:pipoca:
Já ví câmbio de niva em jeep com pneu 35 e motor ap 2000 no Buraco do Camel. O jeep fez a trilha sem problemas e segundo seu dono este é um câmbio de excelente qualidade, nunca apresentou problemas com esta configuração.
Gostaria muito de montar uma niveta dessas, mas me faltam espaço e recurso$.
Boa sorte na empreeitada e vai postando fotos.
[]
glausians
29/05/2010, 21:25
Nem esquenta Bacalhau, este papo de "nao presta" é papo de neguinho que nunca ouviu falar de uma coisa chamada "GRAXA/OLEO e AGUA".....:mrgreen:
E nao podemos esquecer que ele foi feito na RUSSIA e nao na CHINA......:pipoca:
Aprendi quando tinha 13 anos que:
MAQUINA "UNTADA"NAO PARÁ!!!!:concordo:
e o custo nao sera assim tao alto quanto parece, pois nestes casos a "mao de obra" é que encarece demais as empreitadas,e 70% das peças ja possuo,o resto vira da venda das peças ORIGINAIS dele que por sinal estao excelentes e com pouquissimo uso pois era um carrinho que tinha até vidro eletrico e couro antes de ser executado pela justiça......(coisa de separaçao entre meu irmao e uma oportunistazinha barata cheia de malandragem que detonou ele )......:pipoca:
Mas antes detonamos o carro que ela queria,desmontamos e deixamos encostado esperando liberaçao judicial novamente embaixo de um pinheirinho......
ou seja peças originais a VENDA:reduzida/eixos/suspa dianteira e trazeira etc.....e de repente já vai cambio e motor tambem, quero só a casca e os doks......:pipoca:
Só para constar, se vc for vender a caixa de direção, eu sou o primeiro da lista, blz...
Outra coisa, sempre acompanho outros topicos em que vc posta, e videos de passeios dos Carasuja, e fico babando com as trilhas que vcs fazem...
Sempre tive interesse de conhecer sua oficina e conhecer esse pessoal loko de ctba que fazem uma trilha mais nervosa que a outra...
Eu sou fã do niva, e com certeza um projeto de niva monstro vai chamar muito a atenção, será uma empreitada trabalhosa, mas tenho certeza que valerá a pena.
Eu acho sua iniciativa ótima, então se segui-la em frente, mantenha-nos informados...
fabiano carraro
30/05/2010, 18:17
Só para constar, se vc for vender a caixa de direção, eu sou o primeiro da lista, blz...
Outra coisa, sempre acompanho outros topicos em que vc posta, e videos de passeios dos Carasuja, e fico babando com as trilhas que vcs fazem...
Sempre tive interesse de conhecer sua oficina e conhecer esse pessoal loko de ctba que fazem uma trilha mais nervosa que a outra...
Eu sou fã do niva, e com certeza um projeto de niva monstro vai chamar muito a atenção, será uma empreitada trabalhosa, mas tenho certeza que valerá a pena.
Eu acho sua iniciativa ótima, então se segui-la em frente, mantenha-nos informados...
pô,guri agora que reparei que é daq da "provincia".....nao sei por que achei que todo NIVEIRO fosse da "capital".:mrgreen:
Mas rapaiz nao se acanhe nao, as portas de casa estao sempre abertas,tem Coca-coca na geladeira e a pizza ja chega.........( só nao esqueça de pedi-la 15 min antes de chegar............:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Nao sou muito especializado em Nivas devido realmente a dificuldade em colocar eles nos locais onde andamos,mas ja fiz alguns pra amigos que os possuem como segundo carro,ou usam em viagens....:concordo:
Mas confesso que nao é muito minha praia,pois trabalho sozinho e nao sobra tempo pra arrumar todo serviço que me trazem,ai acabo dando prioridade pros meus clientes de 4/5 anos atraz que graças a Deus estao comigo até hoje.:dance:
Vou seguir a idéia do NIVABOMBER pois empregarei nele coisas que sempre imaginei em um carro pras trilhas pesadas...vou deixar os itens excelentes do carrinho que puder, pois estou pesquisando a fundo sua mecanica, nao me baseando apenas em relatos,mas tambem pela parte tecnica e construtiva dele,espessura, folgas,materiais empregados,projetos estruturais de suas peças etc......:concordo:
fabiano carraro
02/06/2010, 21:57
Bom agora nao tem mais volta mesmo......na 1°tentativa de fazer o NIVA mais brabo do país nao rolou,mas agora a coisa ja começou e nao tem mais volta.......:pensativo:
Acertei varios detalhes de como sera a empreitada .......em breve fotos do início da "MONSTRIFICAÇAO":
itens ja definidos:
MONOBLOCO reforçado nos pontos padrao FIA (pra corridas em circuitos fechados).
estrutura tubular reforçando longarinas,internamente,e cofre (reforços em todos os cantos e amarraçoes em "W/X/e Y")
SUB-CHASSIS,interligando com a amarraçao do monobloco (a estrutura sera o mais rigída possivel)
no lugar dos vidros,chapas de policarbonato escurecido (apenas o parabrisa ficará original)
reforços nas portas (barras de proteçao)
bancos concha e cintos de 4 pontos amarrados a estrutura tubular (reclinaveis pra nao judiar né, pois nao é pra corrida.......:mrgreen:)
pintura PU em toda a carroceria e EPOXI em todos os itens que possuirem mais de 2mm......MEU TIO QUE SE VIRE COM ISTO!!!!!!quero ver ele negar patrocínio.........:pipoca:
BOM pra carroceria acho que é só isto que a espera,fora alguns lances com esmerilhadeira naquela trazeira medonha dele,que ja tem um podrao mesmo...................:mrgreen:
edneyccruz
02/06/2010, 22:26
Essa monstrificação eu quero acompanhar de perto, acho que vai sair muita coisa bacana e pelo que conversamos, você é o cara para fazer. :concordo:
Abraço e boa sorte.
BACALHAU
02/06/2010, 22:42
...
itens ja definidos:
MONOBLOCO reforçado nos pontos padrao FIA (pra corridas em circuitos fechados).
estrutura tubular reforçando longarinas,internamente,e cofre (reforços em todos os cantos e amarraçoes em "W/X/e Y")
SUB-CHASSIS,interligando com a amarraçao do monobloco (a estrutura sera o mais rigída possivel)
no lugar dos vidros,chapas de policarbonato escurecido (apenas o parabrisa ficará original)
reforços nas portas (barras de proteçao)
...
BOM pra carroceria acho que é só isto que a espera,fora alguns lances com esmerilhadeira naquela trazeira medonha dele,que ja tem um podrao mesmo...................:mrgreen:
Amigo, dê uma olhada aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35608&page=13
Talvez ajude um pouco.
fabiano carraro
03/06/2010, 00:29
PUTS BACALHAU sem desmereçer seu trabalho,mas eu acredito que se tivesse que fazer desta forma eu realmente nao o faria,mexo com carros preparados o dia inteiro,de motor a chassis,entao acredito ter um pouco mais de recursos e ferramental mais adequado pra este tipo de trabalho,mas gostaria de achar uns caras como vçs pra trabalharem por aq........DO TIPO QUE NAO TEM MEDO DE METER A MAO E RALAR ATÉ FICAR PRONTO.
atualmente eu tenho que bater com uma marreta nos que me aparecem aq e se dizem "mecanicos ou latoeiros".....entao ENQUANTO nao acho......:twisted:
vou fazendo tudo sozinho mesmo com a ajuda de 2 ou 3 amigos de verdade......:dance:
GRAÇAS A DEUS, possuo um certo conhecimento e alguma experiencia já da tralha toda e algumas ferramentas speciais,sem falar na facilidade de estar bem no meio de empresas especializadas em quase tudo que alguem precise pra construir um BOEING747.:mrgreen:
fabiano carraro
03/06/2010, 00:41
Essa monstrificação eu quero acompanhar de perto, acho que vai sair muita coisa bacana e pelo que conversamos, você é o cara para fazer. :concordo:
Abraço e boa sorte.
acompanhar nao meu amiguinho,pode ir se preparando que com certeza daq pra frente vai sobrar pra ti tambem ......GOSTA DE NIVA entao vai ajudar nem que seja buscando a pizza,ou indo atraz de peças.......RESUMINDO SE ESTREPOU.
A proposito ja desenhei sua barra "PANHARD"com terminais rotulares,mas se nao gostar fazemos uma "WATTS" mesmo.
e dei uma coringada nas fotos da SUSPA que me enviou tambem.......deu naquilo que comentamos.:pipoca:
fabiano carraro
03/06/2010, 00:46
AGORA que da vontade de partir de repente pra estes "PORTAIS"......e manter tudo original no lugar.....a isto dá!!!!!
edneyccruz
03/06/2010, 12:17
Opa, no que eu puder ajudar é só gritar, pegar a pizza, ir buscar peças, fazer volume, estou topando...
Essa idéia dos portais também me deixa bem animado, se conseguirmos por um custo razoável, eu encaro montar no meu também, afinal isso resolveria a altura dos diferenciais em relação ao solo, não mexeria muito no original do carro e ainda melhoraria a relação da reduzida. Muito me anima a idéia.
Quanto a barra PANHARD, eu gostei da idéia da Watt, vamos falar sobre isso e ver qual a melhor para o Niva, sempre fui a favor de se vamos fazer, fazemos o melhor e direito, por isso vou começar a levar a viatura na sua oficina para fazermos as melhorias.
Abraço.
BACALHAU
03/06/2010, 14:38
PUTS BACALHAU sem desmereçer seu trabalho,mas eu acredito que se tivesse que fazer desta forma eu realmente nao o faria,mexo com carros preparados o dia inteiro,de motor a chassis,entao acredito ter um pouco mais de recursos e ferramental mais adequado pra este tipo de trabalho,mas gostaria de achar uns caras como vçs pra trabalharem por aq........DO TIPO QUE NAO TEM MEDO DE METER A MAO E RALAR ATÉ FICAR PRONTO.
atualmente eu tenho que bater com uma marreta nos que me aparecem aq e se dizem "mecanicos ou latoeiros".....entao ENQUANTO nao acho......:twisted:
vou fazendo tudo sozinho mesmo com a ajuda de 2 ou 3 amigos de verdade......:dance:
GRAÇAS A DEUS, possuo um certo conhecimento e alguma experiencia já da tralha toda e algumas ferramentas speciais,sem falar na facilidade de estar bem no meio de empresas especializadas em quase tudo que alguem precise pra construir um BOEING747.:mrgreen:
PÔ, meu camarada, agora você me sacaneou. :mrgreen:
Aqui eu também estou bem no meio de empresas especializadas: São Paulo, EUA, Europa e China, ou seja no "o cu do mundo". :twisted:
Mão-de-obra especializada é o que não falta por aqui. Especializada em beber cachaça. :parede:
Quando estão menos bêbados, têm muita experiência em remendar chassis de D10, monoblocos de Corcel II e carroças. Ou seja, veículos altamente preparados. :putz:
Sempre contei com ferramentas de ponta: Arco-de-serra, torno morsa e marreta. :mrgreen:
Quanto a achar um cara como eu para trabalhar com você... CUIDADO com o que você deseja. :twisted:
Estou com idéia fixa de voltar para o sudeste ou sul. Me indica uma casa por aí para eu alugar ou comprar, que tenha um bom espaço para os meus bichos e tô dentro.
Adoro Curitiba, cidade onde estive em duas ocasiões. E ainda posso sentir o gosto da cachaça de banana que comprei na parada da litorina na descida da serra.
Aceito a vaga de aprendiz de ajudante de lavador de peças e nem quero salário. :dance:
fabiano carraro
03/06/2010, 20:15
PÔ, meu camarada, agora você me sacaneou. :mrgreen:
Aqui eu também estou bem no meio de empresas especializadas: São Paulo, EUA, Europa e China, ou seja no "o cu do mundo". :twisted:
Mão-de-obra especializada é o que não falta por aqui. Especializada em beber cachaça. :parede:
Quando estão menos bêbados, têm muita experiência em remendar chassis de D10, monoblocos de Corcel II e carroças. Ou seja, veículos altamente preparados. :putz:
Sempre contei com ferramentas de ponta: Arco-de-serra, torno morsa e marreta. :mrgreen:
Quanto a achar um cara como eu para trabalhar com você... CUIDADO com o que você deseja. :twisted:
Estou com idéia fixa de voltar para o sudeste ou sul. Me indica uma casa por aí para eu alugar ou comprar, que tenha um bom espaço para os meus bichos e tô dentro.
Adoro Curitiba, cidade onde estive em duas ocasiões. E ainda posso sentir o gosto da cachaça de banana que comprei na parada da litorina na descida da serra.
Aceito a vaga de aprendiz de ajudante de lavador de peças e nem quero salário. :dance:kkkkkkkkkkkkkk
i meu veio casa pra alugar ou comprar por aq ,ta salgado que nem bacalhau :mrgreen:.........
.em media 1k de aluguel pra dizer que se tem uma "casa".....abaixo disto só "APERTAMENTO " ou dor de cabeça GARANTIDA.
e comprar entao ai que a casa desaba de vez......Curitiba se tornou uma capital bastante cara de uns 5 anos pra ka,os imoveis ja estavam super valorizados e de um ano pra ka aumentaram mais de 100% novamente......pra quem ja possuia um e queria apenas trocar deu na mesma.....mas pra quem quer comprar (o meu caso)ferrou tudo, até ja desisti de juntar a verba e to pensando em ir pra outra cidade porque aq a grana que tinha (50%),agora nao passa de 15/20%........:parede:
Se o cara morar em um lugar limpo,com boas amizades,e acesso a educaçao e saúde que levante as maos pro céu,pois cidades como a minha ja foram a muito tempo 15/20 anos um bom lugar .....hoje é igualzinha qualquer lugar ruin do mundo.....e olha que moro relativamente bem.......com aluguel justo e proximo de tudo quanto for coisa imaginavel.....mas preçisou sair as coisas ficam complicadas.......FUI ASSALTADO EM PLENO DIA DE NATAL AS 8 HORAS DA MANHA PELO UNICO VIVENTE QUE PASSAVA TODO ENGOMADINHO PELA RUA......eu meu filho de 3aninhos e a patroinha......levou carro,dinheiro,e presentes,mais a alegria de um dia de NATAL que agora toda vez traz lembranças bem ruins de uma pistola gelada no pescoço,e palavras complicadas de se ouvir diante de sua familia.:oops:
Mas tambem tem muita coisa boa ainda,a Serra do Mar bem proxima é realmente uma delas ,sem falar na maioria das trilhas (menos de 20km)......:dance:
quando vier novamente pra estas bandas as portas da oficina/casa estao abertas pra uma boa prosa.:concordo:
BACALHAU
03/06/2010, 20:50
Eu sei exatamente o que você quer dizer.
Esse foi um dos motivos de ter deixado o Rio de Janeiro há 12 anos.
Fui para Fortaleza e, embora nunca tivesse sido assaltado no RJ, tentaram levar o meu carro na ponta de uma peixeira, na capital cearense. Mas o vagabundo deu azar. :twisted:
Fortaleza, por sinal, está, na minha opinião, mais violenta que o Rio, pois embora tenha uma população beeeeem menor, às vezes, em um fim-de-semana morre mais gente e tem mais assaltos que na capital fluminense.
É por isso que eu não quero saber de cidades com mais de 10 mil habitantes, embora isso seja relativo. Como as drogas, especialmente o crack que é barato, se espalharam por todos os cantos, mesmo em pequenos vilarejos, os roubos para sustentar o vício são bem comuns.
A minha idéia é ir em busca de uma pequena cidade do interior de SP ou sul de MG. Procurar uma chácara ou um pequeno sítio, em um lugar que não seja muito "badalado".
Se eu puder, vou morar no alto de uma montanha onde se chegue apenas de NIVA. :mrgreen:
thgteixeira
03/06/2010, 20:58
Bacalhau;
Pesquise sobre essas cidades: Torrinha, Ipeúna, Corumbataí, Analândia e Charqueada. Todas no Estado de S.Paulo.
BACALHAU
03/06/2010, 21:16
Valeu, Thiago.
Estou pensando em, qualquer hora dessas, chegar até SP, já com algumas indicações e partir em busca do meu "Shangri-lá".
A "Rapariga" servirá como moeda de troca, ou então vendo-a por aí, que é bem mais valorizada que por aqui.
Já andei vendo na internet que em algumas cidades você consegue uma chácara bem legal na faixa de R$ 30 a R$ 35mil.
Mas, a minha idéia, a princípio seria alugar, para depois com calma escolher um lugar legal na região.
Já me indicaram também Socorro e me ofereceram uma casa em Miguelópolis, sendo que desta última cidade ainda não tenho informações.
Se algum dos camaradas tiver alguma indicação, será bem vinda em meu e-mail (bacalhaucsb@hotmail.com). :concordo:
thgteixeira
03/06/2010, 22:08
Vou te mandar umas dicas por e-mail, Baca. Aliás, te mandei um e-mail ontem. Conheço todas essas cidades e mais algumas. Acho que se enquadram no perfil que você busca.
Torrinha tem cerca de 10.000 habitantes, Ipeúna 7.000, Corumbataí 4.000 e Analândia menos de 3.000. São lugares belíssimos, não estão no "centro da badalação" turística ou imobiliária, oferecem belos sítios a ótimos preços, e tem a vantagem de estarem próximas a cidades maiores mas tranquilas, e que podem te oferecer bons serviços (São Carlos, Rio Claro, Piracicaba, Limeira, Araras). E Estão todas a cerca de 200 a 250km da Capital.
fabiano carraro
04/06/2010, 11:01
Vou te mandar umas dicas por e-mail, Baca. Aliás, te mandei um e-mail ontem. Conheço todas essas cidades e mais algumas. Acho que se enquadram no perfil que você busca.
Torrinha tem cerca de 10.000 habitantes, Ipeúna 7.000, Corumbataí 4.000 e Analândia menos de 3.000. São lugares belíssimos, não estão no "centro da badalação" turística ou imobiliária, oferecem belos sítios a ótimos preços, e tem a vantagem de estarem próximas a cidades maiores mas tranquilas, e que podem te oferecer bons serviços (São Carlos, Rio Claro, Piracicaba, Limeira, Araras). E Estão todas a cerca de 200 a 250km da Capital.num da idéia TEIXEIRA .......
que a do NIVABOMBER vai rapidinho pro beleléu,e junto ja vai as minhas outras tambem...........
me junto com o BACALHAU e vamos abrir uma empresa de ECO TURISMO em" "caximbadonortedenaoéaqqueestao"..........:mrgreen:
2 caras inteligentes da capitar sem medo de trabalho deve dar em algum lucro,nem que seja o de viver bem e sussegado,ai daq a uns 40/50 anos o lugar com certeza ja tera se transformado em outra desgraça,cheia de "resorts"......nossos filhos vendem as terras a preço de zilhao e se mudam pra outra cidadezinha mais longe ainda.......e a sim o ciclo se seguiria até o planeta "ZIRIGUIDUM"........................:mrgreen:
PUTS PELO JEITO NAO VAI NUNCA TER UM LUGAR DECENTE PRA SE VIVER EM PAZ.......entao é melhor começarmos a pensar em RESTAURAR A PAZ A HARMONIA/DECENCIA/BONS HABITOS E COSTUMES
começando por nós mesmos e transmitindo com sabedoria e amor a nossos filhos .......:dance:
acho mais barato,e muito mais facil:concordo:
BACALHAU
04/06/2010, 11:13
Fabiano, já pensei como você e tenho certeza de que fiz a minha parte, porém, perdi a fé em deus e na humanidade.
Hoje convivo com com meus bichos (16 gatos, 4 cachorros, 4 gansos, 2 porcos, 3 periquitos e um monte de galinhas, todos de estimação e não vão para a panela) e quanto mais os conheço, mais me convenço de que se deus existe, ele não criou o homem, pois se criou e ele é perfeito como dizem, tem um estranho senso de humor ou fez uma grande cagada. :parede:
fabiano carraro
04/06/2010, 13:54
:shock:rapaiz que bicharada hein,tambem tenho uma dog muito louca chamada "meleca"(FILA BRASILEIRO)que me diz de ves em quando a mesma coisa........
Que sao os homens que nao entendem os animais,pois eles nos entendem perfeitamente!!!!!
outro dia destes li em uma nave espacial uma frase bem interessante:
"PROCURAÇE VIDA INTELIGENTE........aq na terra":mrgreen:
concordo que até podemos sermos os mais inteligentes,mas estamos anos luz de sermos os mais "RACIONAIS"........:parede:
Exemplo:
pegamos um carrinho como o NIVA e passamos a esmerilhadeira só pro bichinho andar um pouco melhor no meio do mattu,em vez de pegar a grana do carro mais a do investimento aplicado em cima da preparaçao e TORRAMOS COM CHURRASCOS INTERMINAVEIS com as minhas vizinhas de muro www.coleguinhas.com.br
).............
fabiano carraro
09/06/2010, 01:17
bom finalmente depois de muito estudar e fazer alguns testes, decidi qual sera o POWER TRAIN do meu NIVINHA:
MOTOR:FORD 2.3 GEORGIA TURBO
CAMBIO:EATON M5R1 4WD
REDUZIDA:HILUX
EIXOS:DANA 44 (pontas forjadas by engremater 5165 com homos cromoly)
DIREÇAO:GEMMER 302 REVERSE STEER
SUSPENSAO DIANTEIRA:RADIUS ARM (3LINK C/PANHARD)
SUSPENSAO TRAZEIRA:2 LINK/COM PANHARD (+ barra disconect)
O monobloco sera integrado a um sub-chassis tubular 1020.
bom acredito nao haver nada parecido aq em terras brazucas,entao os erros estarao bastante presentes nesta idéia,e gostaria de que todos apontassem na medida do possivel,ok :concordo:
PS:fotos apenas referenciais,em breve as do projeto:concordo:
cesar_am
09/06/2010, 11:04
Parabéns, Fabiano !
Estamos curiosos para ver este seu projeto sair do papel..ou melhor..das fotos...
Entendo pouco desta parafernalha que vc citou ai.....mas tenho uma perguntinha.....
..... vais usar alguma coisa do LADA NIVA ...:?: :oops: :mrgreen:
Abraço e sucesso. :concordo:
:pipoca: :pipoca: :pipoca:
fabiano carraro
10/06/2010, 10:50
Parabéns, Fabiano !
Estamos curiosos para ver este seu projeto sair do papel..ou melhor..das fotos...
Entendo pouco desta parafernalha que vc citou ai.....mas tenho uma perguntinha.....
..... vais usar alguma coisa do LADA NIVA ...:?: :oops: :mrgreen:
Abraço e sucesso. :concordo:
:pipoca: :pipoca: :pipoca:
Usarei a parte mais importante dele, o nome,ou melhor ........A HISTORIA !!!!!
é um carrinho maravilhoso,dentro de seus padroes tecnicos,é mundialmente conhecido,e tem tudo o que "EU" preciso,e imagino pra ser o meu carro de trilha.
Agora é dificil eu começar alguma coisa pra mim mesmo, devido ao trabalho que nao me permite,nunca consigo fazer sobrar tempo.....Só tenho os domingos e mesmo assim fico com meu filhote de 3 aninhos,mas como ele diz que vai me ajudar na empreitada.......
construo jeeps 20 horas por dia,e a 3 anos nao faço nada pra mim mesmo,pois estava me reerguendo financeiramente e RECUPERANDO MINHA SAUDE........
mas agora acho que ja da pra começar a fazer algo pra mim mesmo.
vou deixar passar uma prova importante que temos dia 10 de julho (tenho 9 carros pra terminar ainda)ai limpo a oficina e começo a colocar as peças nele,pois ja to com mais de 70% delas aq.......o resto sera só montagem e acabamento!!!!!
cesar_am
10/06/2010, 11:17
É isso ai , Fabiano, nunca desista de seus sonhos ....
Cara, não diga que vc perdeu tudo na vida...:discordo:... vc tem um filho de 3 anos , que , com certeza precisa muito do seu amor e carinho....:concordo:
Dedique bastante tempo a ele , vc será recompensado...com seu carinho e aquele sorriso de criança....algo que não tem dinheiro que pague....:D
Fé em Deus , e bola pra frente...
Paz e sucesso pra vc e os teus ....:concordo:
fabiano carraro
10/06/2010, 11:36
É isso ai , Fabiano, nunca desista de seus sonhos ....
Cara, não diga que vc perdeu tudo na vida...:discordo:... vc tem um filho de 3 anos , que , com certeza precisa muito do seu amor e carinho....:concordo:
Dedique bastante tempo a ele , vc será recompensado...com seu carinho e aquele sorriso de criança....algo que não tem dinheiro que pague....:D
Fé em Deus , e bola pra frente...
Paz e sucesso pra vc e os teus ....:concordo:
pois é Cezar me referia a antes dos 3 anos do nascimento dele........perdi emprego,empresa (era pequenina mas era minha)e esposa.......mas ganhei um carinha que me faz eu ser quem eu sou hoje em dia.:concordo:
olha ai o que faço da vida ultimamente.....
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=15129965629911900539&aid=1238180796
pois é Cezar me referia a antes dos 3 anos do nascimento dele........perdi emprego,empresa (era pequenina mas era minha)e esposa.......mas ganhei um carinha que me faz eu ser quem eu sou hoje em dia.:concordo:
olha ai o que faço da vida ultimamente.....
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=15129965629911900539&aid=1238180796
É isso aí! Vivendo, aprendendo e bola pra frente. Força mental e superação. :concordo:
A niveta vai ficar um canhão!!:palmas:
[]
Marcos R Mendonça
10/06/2010, 21:24
Faz um tempo que tb estou a procura deste PDF.
Oi Fulgencio, eu tenho um niva dessa forma que voces querem só não sei postar fotos, no forum, ai poderei passar,abraços, Mendonça. ferreiro4x4@hotmail.com
fabiano carraro
14/06/2010, 12:43
Oi Fulgencio, eu tenho um niva dessa forma que voces querem só não sei postar fotos, no forum, ai poderei passar,abraços, Mendonça. ferreiro4x4@hotmail.com
donde estao las fotitas Mendonça.......:pipoca:
fabiano carraro
20/06/2010, 01:41
donde estao las fotitas Mendonça.......:pipoca:
mendonçaaaaaaaaaaaaaaa se tai homi ou esqueceu um parafuso de direçao solto e morreu?????:mrgreen:
fabiano carraro
21/08/2010, 21:37
VOLTEI,.............................galera depois de uma viajenzinha até "MOSCOU".
perai ,que eu fui fazer em moscou?
a lembrei........... pegar uma russa e me afogar em um mar de vodka.:mrgreen:
bom deixando as coisas boas de lado vamos falar das ruins.
"o MENDONÇA sumiu mesmo gente,acho que confundiram o NIVA dele com o KURSK",e afundaram o projeto,rsrsrrsrsrsrsrsrrsrs :rolleyes:
bom enquanto ele nao aparece com seu meganiva vamos falar do meu.:mrgreen:
esta semana consegui encostar nele novamente e desmonta-lo por completo,num sobro nada da mecanica pra contar a tragédia.......já vendi quase tudo e definimos como fazer o carro todo.
Na boa gente vai ficar ignorante o nivinha......:dance:
bem como a proposta é só manter as caracteristicas do desenho do carrinho realmente vou partir pra uma coisa bem diferente do que estamos acostumados......vou radicalizar pra kct no NIVA ,mas manter o numero do renavam e carroceria identicos ainda,pelo menos o renavam é claro senao nao cabe os 35".:mrgreen:
agora pelo menos as ideias ja se assentaram e a mecanica ja esta praticamente toda definida,mas como nao quero mexer de jeito nenhum no espaço pros meus pés nao vou mais cortar a parede corta fogo e usarei outro motor......sai a idéia do 2.3 georgia e entra um AP 2.100cc,aspirado injetado e FORJADAO.:dance:
sabado que vem coloco algumas fotos.....pois hoje foi só desmontagem de tudo.
PS:EDNEY sua caixa de direçao "gemmer france" ta solta já,junto com o "cabeçote aerocar",se ainda for ficar com elas me chame no msn.:concordo:
fabiano carraro
23/08/2010, 15:47
quem foi que diç que NIVA nao pode ir pra trilhas com muita torçao????????
é só decidir que o carrinho tem que ir,gastar R$6k aq na oficina que ele vai muito mais susse que muito 4x4 metido a GIGANTE por ai.:mrgreen:
olha que espetaculo desde "patinho feio".
http://www.youtube.com/watch?v=4btGTxWfTXE&feature=related
Show esta niveta. Suspensão dianteira trabalha bonito. Se tivesse difflock não pararia em nenhum lugar.:concordo:
[]s
Prieto 4x4
23/08/2010, 16:37
quem foi que diç que NIVA nao pode ir pra trilhas com muita torçao????????
é só decidir que o carrinho tem que ir,gastar R$6k aq na oficina que ele vai muito mais susse que muito 4x4 metido a GIGANTE por ai.:mrgreen:
olha que espetaculo desde "patinho feio".
6K????.....acho que pra deixar assim gasta mais hein...
A suspensão foi toda modificada....tá com cara de que o motor não é originalzinho.....e pra começar, arrancou fora o sistema com homocinéticas, e dá-lhe eixo rígido na frente.....
mas que ficou legal....ficou....:concordo:
fabiano carraro
23/08/2010, 19:04
6K????.....acho que pra deixar assim gasta mais hein...
A suspensão foi toda modificada....tá com cara de que o motor não é originalzinho.....e pra começar, arrancou fora o sistema com homocinéticas, e dá-lhe eixo rígido na frente.....
mas que ficou legal....ficou....:concordo:
6K................................................ ............................m°obra PRIETO4X4 pode trazer. :rolleyes:
aproveitando segue meus primeiros passos......É uma pena que chegou o jeep que estava na pintura e agora tenho que descer a lenha nele e esquecer por mais 2 meses o meu nivinha,mas aos finais de semana se eu nao estiver com os "pedidos"atrasados, vou mexendo nele......
Mas já viram né um final de semana eu ando na trilha com o outro jeep,no outro eu lavo e reviso ele,no outro eu dou banho no cachorro e no ultimo eu saio com a "D MARIA e meu filhote...........:dance:
ferrou a RURAL vai viver suja entao,pensando BEM o CACHORRO vai ter que ir embora.........:mrgreen:
CesarCowboy
24/08/2010, 10:33
Parabéns pelo projeto.
Que pena que curitiba fique um pouco distante de SP. Aqui a mão-de-obra é muito inflacionada :evil:, se comparada com os demais estados.
Abçs
Juninho Flora
24/08/2010, 23:23
6K................................................ ............................m°obra PRIETO4X4 pode trazer. :rolleyes:
aproveitando segue meus primeiros passos......É uma pena que chegou o jeep que estava na pintura e a fotgora tenho que descer a lenha nele e esquecer por mais 2 meses o meu nivinha,mas aos finais de semana se eu nao estiver com os "pedidos"atrasados, vou mexendo nele......
Mas já viram né um final de semana eu ando na trilha com o outro jeep,no outro eu lavo e reviso ele,no outro eu dou banho no cachorro e no ultimo eu saio com a "D MARIA e meu filhote...........:dance:
ferrou a RURAL vai viver suja entao,pensando BEM o CACHORRO vai ter que ir embora.........:mrgreen:
esse diferencial nao e do niva que eu vi na foto , e da rural !!!
fabiano carraro
25/08/2010, 09:48
esse diferencial nao e do niva que eu vi na foto , e da rural !!!
JUNINHO Ç TA ENTENDO A PINTURA????????:rolleyes:
leia todo o topico que vç se localiza amiguinho........:mrgreen:
fabiano carraro
25/08/2010, 10:09
Parabéns pelo projeto.
Que pena que curitiba fique um pouco distante de SP. Aqui a mão-de-obra é muito inflacionada :evil:, se comparada com os demais estados.
AbçsNum é longe nao,já mandaram carro do RGSUL,SC,e até do matogrosso pra gente montar CESARCOWBOY........:dance:
Tem uma RURAL com mecanica inteira da silverado,pneus 35" e mais um monte de badulaque,lá no PARÁ,que fui eu que montei.......foi pro marido de uma apresentadora da GLOBO.........:cool:
VIU SÓ QUE CHIQUE e nem oficina eu tinha na época,fazia tudo na garagem de casa mesmo.....:parede:
mas agora construi um pequeno barracao atraz de casa e
estou colocando as coisas em ordem pra trabalhar decentemente na vida,com isto vou conseguir dar velocidade ao trabalho,pois antes levava meses pra entregar um jeep.:oops:
Fabiano, já que teu sobrenome é de fabricante de eixos... Porque não colocar uma four-link na trazeira?
Eu gosto desta suspensão, dá uma torção absurda e não tem aquela apurrinhação da Panhard quando se passa em costelas de vaca
Ola Fabiano, sou de Londrina eu conheço o Mendonça se quiser que eu ligue pra ele pedindo pra postar as fotos pra vc eu ligo!
Diferencial dianteiro novo!:dance:
fabiano carraro
25/08/2010, 17:07
Fabiano, já que teu sobrenome é de fabricante de eixos... Porque não colocar uma four-link na trazeira?
Eu gosto desta suspensão, dá uma torção absurda e não tem aquela apurrinhação da Panhard quando se passa em costelas de vacaMraizer realmente esta em andamento a pesquisa e os testes no "4link carasujeitor" sobre esta possibilidade:concordo:
o problema é que o nivinha ta ficando alto demais devido ao sub-chassis e se colocar os links na posiçao que eu preciso eles encostaram no monobloco,como eu estou seguindo a idéia fixa de faze-lo o mais baixo possivel,mantendo é claro os 33"/35", vou estudando a idéia de como montar as suspensoes com calma ........:pensativo:
mas estou revendo o desenho do sub chassis pra que entre realmente uma 4link,mas como nao tenho muita experiencia com este tipo de suspensao (curso grande) tenho que estudar um pouco mais o assunto e praticar um pouco "na real",por que ai aparecem as duvidas de verdade,depois é só correr atraz das melhores respostas e idéias,e aplicar um pouco da experiencia e talento "QUE JA VEM DE FAMILIA COMO PODE NOTAR" :mrgreen:
ou seja vou construir um carro decente, isto eu posso afirmar ,mas é certo que vai demorar MESES.:pipoca:
até por que vou ter que fazer antes mais 2 cjtas :dance:
EM TEMPO a frente vai seguir mais ou menos a deste "TRACKER".......:dance:
fabiano carraro
26/08/2010, 12:21
num teve jeito foi pra faca o coitado do monobloco..........:mrgreen:
A mecanica esta sendo feita em duas frentes:
ou uso um 4cc wolks ,AP 2.1 com cambio clark 260F na hilux e toco os pneus 33" recapados
ou uso um GM 2.8 turbo com cambio 240FS na hilux e toco os pneus 35" sem recap mas com baixa pressao e badlock.........
e agora pra onde corro?:pensativo:
o AP tem a vantagem de nao precisar cortar a parede de fogo ,e caber o radiador "ninja da summit"sem maiores dores de cabeça ,mas me obriga a usar uma embreagem pequena,que mesmo pastilhada vai cedo pro saco,sem falar que tenho que vender algumas peças que ja tenho pro GM e adquirir uma flange da DEEPTEC pro AP :parede:
mas em compensaçao fica tudo no esquema pra socar depois um 1.9TDI do GOLF diesel 8-)
e o GM JÁ TENHO TODAS AS PEÇAS AQ NA MINHA SALA.......mas ficara tudo mais apertado e exigirá alguns cortes e gastos com um novo ASSOALHO E TUNEL DE CAMBIO.:oops:
bom vamos indo........que até dezembro .................................................. .............................de 2012/15 ele sai.:mrgreen:
JuniorScartezini
26/08/2010, 12:31
num teve jeito foi pra faca o coitado do monobloco..........:mrgreen:
A mecanica esta sendo feita em duas frentes:
ou uso um 4cc wolks ,AP 2.1 com cambio clark 260F na hilux e toco os pneus 33" recapados
ou uso um GM 2.8 turbo com cambio 240FS na hilux e toco os pneus 35" sem recap mas com baixa pressao e badlock.........
e agora pra onde corro?:pensativo:
o AP tem a vantagem de nao precisar cortar a parede de fogo ,e caber o radiador "ninja da summit"sem maiores dores de cabeça ,mas me obriga a usar uma embreagem pequena,que mesmo pastilhada vai cedo pro saco,sem falar que tenho que vender algumas peças que ja tenho pro GM e adquirir uma flange da DEEPTEC pro AP :parede:
mas em compensaçao fica tudo no esquema pra socar depois um 1.9TDI do GOLF diesel 8-)
e o GM JÁ TENHO TODAS AS PEÇAS AQ NA MINHA SALA.......mas ficara tudo mais apertado e exigirá alguns cortes e gastos com um novo ASSOALHO E TUNEL DE CAMBIO.:oops:
bom vamos indo........que até dezembro .................................................. .............................de 2012/15 ele sai.:mrgreen:
2.8, MWM Sprint?
se for vai com fé, já que vai fazer uma modificação drástica, faça direito, é o que penso.
Se algum dia eu voltar a ter um Niva, faria um frank também.
Parabéns!
fabiano carraro
27/08/2010, 09:44
2.8, MWM Sprint?
se for vai com fé, já que vai fazer uma modificação drástica, faça direito, é o que penso.
Se algum dia eu voltar a ter um Niva, faria um frank também.
Parabéns!agora vç ta falando de motor..........:concordo:
Mas num to podendo tanto a$$im nao,quem sabe daq a alguns anos quando as coisas firmarem aq na oficina......
to começando,a trabalhar sussegado este ano, entao é melhor nao abusar muito nas contas:concordo:
.....agora a prioridade é como construir o chassis tubular decentemente,com segurança e capacidade de manutençao a longo prazo.
depois pintura e alteraçao dos doks...ai sim quando tudo estiver acelerando e parando sem sustos .....penso num motor mais encorpado.:pipoca:
fabiano carraro
27/08/2010, 16:58
umas das fontes de inspiraçao......
NIVAs da POISON SPYDER (U.S.A)
http://www.youtube.com/watch?v=vNLLJsd4Dmk&NR=1&feature=fvwp):palmas:
fabiano carraro
28/08/2010, 14:44
alguem tem uma trazeira nova ou em excelente estado do niva ,vou trocar esta peça pois a do meu carro esta péssima.:oops:
só preciso da lataria mesmo.
da parte que vai as laternas e fecha o porta malas.:concordo:
anderson_wzorek
31/08/2010, 23:08
E ai Doutor?
Como andam as obras,
algo decidido sobre o cambio já?
me manda MP quando decidir algo
parabéns pelo trabalho no niva,show de boa
abraços
Anderson
fabiano carraro
31/08/2010, 23:28
o meu amiguinho ia ligar pra ti amanha mesmo........:dance:
é o seguinte DESCE O PAU no projeto original mesmo.......depois se nao der certo (nao couber em baixo do carro) Eu mudo pro 260F.......:concordo:
PRECISAVA TIRAR UMAS DUVIDAS CONTIGO SOBRE AS SOLDAS DO CHASSIS......:parede:
vç acha que pode dar alguma M* se eu nao fizer o trabalho de alivio de tensao na estrutura toda depois de pronta?
como é uma peça grande (chassis tubular completo 1,20 x 3,60 x 1,60 +-)eu nao sei se cabe em algum forno,vç que conhece melhor poderia me dar uma luz ......:pensativo:
anderson_wzorek
01/09/2010, 22:47
Opa blz,
velho,passando o feriado ja recomeço o trabalho nas flanges,
Quanto ao chassi,me diz ai que material, as dimesões que vai utilizar,e que processo de soldagem vai usar, que dou uma analizada para vc
Cara, de modo geral se a soldagem for feita com critério,fazendo os devidos chanfros,superficies limpas,usar o consumivel adequado ao material a ser soldado não tem crise não,pode tocar o pau sem alivio, que aguenta na boa.
Eu iria considerar falta de prudência soldar dois metais com propiedades mecanicas diferentes e não fazer tratamento termico algum.
Brother,precisando alguma coisa só ligar
qualquer hora passo ai dar uns palpites
Abraços
Anderson
fabiano carraro
02/09/2010, 10:52
entao to pensando em fazer com tubos (50,80x3,75) aço 1020 ou 26 com costura ou schedule (60x3,91)sem costura.:pensativo:
com soldagem MIG ou eletrica mesmo, sei lá......
mas antes vou construir um rotor 360° pra prender tudo.:dance:
To pensando em fazer um protótipo antes, sem muito criterio mesmo e ver no que da, depois fazer um pra ficar de gabarito definitivo, corrigindo os defeitos que aparecessem,e por ultimo fazer o meu oque acha?
VAI QUE MAIS ALGUEM SE ANIMA EM COMPRAR A IDÉIA ,NÉ........:rolleyes:
ps:pode concluir a FLANGE do 240 FS x HILUX, se eu nao usar no CHERNOBYL coloco tudo na F 75 e compro um novo powertrain menor e mais moderno pro NIVA:concordo:
anderson_wzorek
02/09/2010, 23:28
Cara com td ceretza um protótipo é uma otima ideia,
Agora como gabarito não seria o certo,o correto é vc fazer o chassi,e com ele pronto bolar um gabarito que garanta o posicionamento de tds os tubos para soldagem,isso ajuda e muito no alinhamento final.
Eu acho que o tubo de 1020 com costura se comporta muito bem,se a estrutura for bem dimensionada,pois as cargas se dividem,sem sobrecarregar pontos especificos.
Quanto a solda,se puder,usa a MIG,vai encarecer um pouco,mas o resultado final compensa,
Mas se vc tiver as manhas do eletrodo revestido,não fica devendo nada a MIG não hein.
Cara preciso acompanhar esse projeto mais de perto,
Ps: na hora de montar a estrutura de tubos me avisa,conheço umas manhas que ajudam muito a reforçar e dar acabamento,são coisas simples que dão um belo resultado
Ja sabe precisando é só falar,
Abraços
Anderson
fabiano carraro
03/09/2010, 02:37
pois é tenho a MIG mas ainda nao to muito afim de ligar ela ,pois estou deixando pra quando a oficina abrir as portas de verdade......meados da fenajeep de 2011
até entendo um pouco de solda, mas vç entende muito mais, entao é claro que se nao me ajudar afundo aquele teu UNINHO lá nas poças.....:mrgreen:
a pintura e o tratamento ja esta garantidos pelo meu tio dono da METALTHI de Sao José Dos PINHALES......"ROLOU UM TIOTROCINIO".....:dance:
fabiano carraro
03/09/2010, 02:43
pessoal estou trancando este topico a partir desta mensagem pra que nao fiquem dois parecidos ok.
abri um novo lá no FROTA 4X4.
...............................PROJETO CHERNOBYL.:concordo:......................:dance:
BACALHAU
03/09/2010, 08:05
É...
Até porque de NIVA, pelo visto, não vai ter nem a plaquetinha na traseira. :twisted:
Boa $orte no projeto do "Frank"einstein. :mrgreen: