PDA

Ver Versão Completa : MWM Sprint 2.8 132CV, o que se pode "mexer"?

leosantanna
15/10/2004, 18:00
Olá comunidade 4x4, cá estou querendo desfrutar do conhecimento de vocês (com o meu novatinho ainda ao lado)...

Comprei uma Xterra e, tendo sido meu antigo 4x4 uma pageirinho 3.5 senti uma esperada perda de desempenho em alta, tudo bem, o torque do motor diesel é absurdo, e o ronco tô me acostumando...

No geral tô gostando do desempenho do carro, mas, querendo sempre mas, queria saber o que se pode fazer com esse motor em materia de bomba e pressão do turbo, sem que prejudique muito a longevidade do motor....

Qual o ganho efetivo dessas mexidas??
Vale a pena??
Quem faz esses serviços no Rio??
Quem já mexeu nesse motor?? que coisas fez??

PS: Pesquisei por 1 hora antes de postar e não achei nada que procurava... se estiver sendo redundante favor me apontarem o link do post...

Luca
15/10/2004, 18:24
Léo,
Não tá, não. É sempre bom saber o que os participantes tem a dizer, mesmo que seja repetido. Aliás, tem um participante aqui do fórum que é fera em MWM, principalmente em preparação. Espero que ele se manifeste. Te informo por mp.
[]´s

Afonso Carlos
17/10/2004, 14:44
Ok, Leo.

Vc pode sim dar uma melhorada em seu 2.8 MWM, se entendi vc tinha um gasolina e agora está de diesel certo.

Em nossa empresa é comum escutarmos ``eu não acostuma com esse carro´´ ``ele não vai enquanto a turbina não enche´´. Isto ocorre porque a maioria dos Motores a diesel de hoje quase que dependem totalmente da turbina, a qual é eneficiente em baixas rotações, ou seja existe um certo tempo antes da mesma entrar em pressão de trabalho, o famoso turbo LAG

Estas são algumas das declarações de quem vive a sua realidade.

O que eu sugiro quanto ao seu motor, é o seguinte:
Existem vários niveis de preparação para este motor, algumas muito complexas envolvendo usinagem de novas peças, (Comando, engrenagem do comando, bomba, turbina etc...) mas acho que este não é o seu caso.

99% de nossos clientes ficam muito satisfeitos apenas com a troca da turbina original, por uma de Geometria Variavel (TGV) o que diminui drasticamente o famigerado Turbo Lag.
Este serviço não é complicado, qualquer oficina descente pode realizar não á nescessidade de se mexer na bomba, pois a mesma já é equipada com LDA (este dispositivo adequa o volume e pressão de ar a quantidade de combustivel que a bomba vai fornecer).
A pressão da turbina pode chegar a 1.4 Bar sem menores riscos para seu motor.

Provavelmente isto já resolva seu problema.

Um abraço Afonso Carlos.

Daniel RJ
17/10/2004, 15:41
Essa turbina de geometria variavel TGP pode ser colocada em qualquer motor a diesel, como uma toyota 2.8 aspirada?

[]'s a todos

andretomasi
17/10/2004, 17:14
Essa turbina de geometria variavel TGP

Só comentando, é TGV :wink:

[ ]´s

Henrique Josino
18/10/2004, 00:04
Ok, Leo.

Vc pode sim dar uma melhorada em seu 2.8 MWM, se entendi vc tinha um gasolina e agora está de diesel certo.

Em nossa empresa é comum escutarmos ``eu não acostuma com esse carro´´ ``ele não vai enquanto a turbina não enche´´. Isto ocorre porque a maioria dos Motores a diesel de hoje quase que dependem totalmente da turbina, a qual é eneficiente em baixas rotações, ou seja existe um certo tempo antes da mesma entrar em pressão de trabalho, o famoso turbo LAG

Estas são algumas das declarações de quem vive a sua realidade.

O que eu sugiro quanto ao seu motor, é o seguinte:
Existem vários niveis de preparação para este motor, algumas muito complexas envolvendo usinagem de novas peças, (Comando, engrenagem do comando, bomba, turbina etc...) mas acho que este não é o seu caso.

99% de nossos clientes ficam muito satisfeitos apenas com a troca da turbina original, por uma de Geometria Variavel (TGP) o que diminui drasticamente o famigerado Turbo Lag.
Este serviço não é complicado, qualquer oficina descente pode realizar não á nescessidade de se mexer na bomba, pois a mesma já é equipada com LDA (este dispositivo adequa o volume e pressão de ar a quantidade de combustivel que a bomba vai fornecer).
A pressão da turbina pode chegar a 1.4 Bar sem menores riscos para seu motor.

Provavelmente isto já resolva seu problema.

Um abraço Afonso Carlos.

Mas antes de chegar a um EXTREMO desse, sou mais de abri a bomba um pouco, dar mais pressão no turbo.......se não gostar ai sim parte pra TGV..... :D

Vai no Pesquisa ali em cima e da uma procurada q vc acha muita coisa!!

[]'sonhando com a TGV...... :roll:

Afonso Carlos
18/10/2004, 10:40
Ok, correto a nomenclatura é TGV.

Pode ser instalada em qualquer motor até em gasolina.

Eu não recomendaria abrir bomba e aumentar turbina (risco de ingripamento do pistão na camisa).

Valeu.

mr_ozzy
18/10/2004, 13:40
Eu já tava pensando em trocar a turbina do meu Cross Lander pela TGV... o motor é o 2.8 Turbo Intercooler da International 132cv... o mesmo da nova Ranger... Só que nas Ranger top de linha (Limited, etc...) vem com turbina TGV... e nas Ranger simples e Cross Lander vem com Turbina convencional... Não precisaria mecher em nada? só trocar a turbina e pronto? Tem um carinha vendendo uma turbina TGV, mas só que é da nova L200 Sport... será que é dava p/ botar no motor international?

[]'s

Aurélio
18/10/2004, 20:48
Afonso,

Quanto custa essa turbina?
Vc poderia explicar um pouco o funcionamento desse dispositivo LDA que dispensa a mexida na bomba?

Até então, os meus parcos conhecimentos no assunto, indicam ( indicavam... ) que a principal regulagem a ser feita no motor diesel para adaptá-lo ao turbo é o aumento do débito de combustível efetuado pela bomba injetora.

Outro conceito que li num site sobre preparação de motores é que "a maior parte dos turbos adaptados em (motores) diesel usa pressões em torno de 0,7 e 0,8 kg/cm²". Ainda segundo esse artigo, "não há necessidade de usar pressão mais baixa que isso, já que praticamente não existem riscos para o motor. E pressões mais altas não podem ser usadas sem que se troque a bomba injetora por uma de maior vazão, ou seja, as bombas originais em geral só conseguem alimentar de maneira satisfatória até esses patamares de aumento de vazão de ar."

A outra dúvida é: se a pressão da turbina pode chegar até 1,4 bar não haveria então riscos para o motor?

[]'s curiosos e pensando na tal de TGV :shock:

Rodrigo Luvison
18/10/2004, 23:35
Olá pessoal

Eu não sei por que vcs querem trocar suas turbinas pelo modelo de Geometria Variavel (TGV). O custo dessa turbina é de aproximadamente R$ 2.800,00 (segundo informações que tive).

As curvas de torque e potencia podem ser alterados atraves de regulagem no débito de combustivel e na valvula de compensação (LDA), além de aumentar um pouco a pressão do turbo, com ajustes na valvula de alivio (WG).

Isso traria ótimos resultados, recomendo que os senhores façam isso primeiro e verão que não precisam gastar quantias altas para melhorar o desempenho desse motor.

Abraços

Danniel Pizatto
19/10/2004, 00:51
Pelo que andei lendo o MWM 4.2 de 6 cilindros da F250 sai com 1.2 Kg/cm2

Klendatu
19/10/2004, 01:02
Andei lendo por ae que TGV não serve pra motor a gasolina.

Fábio
19/10/2004, 11:50

Pode até ser que sim, mas o 4.2 que equipa minha Camper "só" chega aos 1.0Kg/cm2 (medidos em instrumentos Autometer do painel).

Uma coisa que ouvi falar em relação a preparação desse motor, é a troca dos bicos injetores por outros do tipo exportação. Alguém já ouviu falar disso?

[]´s

leosantanna
19/10/2004, 11:59
Olá pessoal

Eu não sei por que vcs querem trocar suas turbinas pelo modelo de Geometria Variavel (TGV). O custo dessa turbina é de aproximadamente R$ 2.800,00 (segundo informações que tive).

As curvas de torque e potencia podem ser alterados atraves de regulagem no débito de combustivel e na valvula de compensação (LDA), além de aumentar um pouco a pressão do turbo, com ajustes na valvula de alivio (WG).

Isso traria ótimos resultados, recomendo que os senhores façam isso primeiro e verão que não precisam gastar quantias altas para melhorar o desempenho desse motor.

Abraços

Tô contigo R$ 3.000,00 é muita grana sim...

Tava pensando em algo por esse caminho que vc falou...

Como falei na criaçao do post a ideia é juntar se possivel um bom bonito e barato e ainda sem ser nada muito arrojado ou que trouxesse prejuizo ao longo prazo ao motor...

No Rio de Janeiro tem alguem (bom e confiável) para fazer esses seviços??

[]'s BBB (bom bonito e barato!!)

Edit.. entrando na comunidade agora, sempre esqueço dos abraços... mas acho que já estou pegando o espirito :wink:

Rodrigo Luvison
19/10/2004, 15:08
Olá pessoal

Pode até ser que sim, mas o 4.2 que equipa minha Camper "só" chega aos 1.0Kg/cm2 (medidos em instrumentos Autometer do painel).

Uma coisa que ouvi falar em relação a preparação desse motor, é a troca dos bicos injetores por outros do tipo exportação. Alguém já ouviu falar disso?

[]´s

A pressão do turbo dos motores MWM Sprint 6.07 T e TCA é de 1.1~1.2 Kgf/cm2 (original).

Fábio, eu não sei qual deles está na sua Camper, mas se for o 6.07 T (da silverado 1º fase de 168 cv) a pressão pode ser elevada para 1.4 Kgf/cm2(aliás, chega super fácil a essa pressão) sem que haja prejuizos para o motor, isso apenas fazendo os ajustes na bomba injetora e no turbo.

Essa informação (bomba e bicos injetores do modelo vendido nos EUA) eu tb já tinha ouvido falar e que o motor passaria a ter 230 cv com esse sistema de injeção.

Para vc que é da capital fica mais fácil, se quiser mais informações a respeito, experimenta dar uma passada na Regicar Automecanica e falar com o Reginaldo Diniz (proprietário), foi ele quem preparou a F-1000 "viúva negra".
Regicar: Rua Jaburuna, 41 - São Paulo-SP
Fone: (11) 5666-0085

Abraços

Afonso Carlos
19/10/2004, 23:34
Desculpe a demora em me pronunciar, estava enrrolado.

Concordo com quase tudo o que foi dito após minha mensagem, mas discordo em um ponto.

É comum as pessoas dizerem que é seguro aumentar o débito de combustivel, em motores diesel afim de se obter mais potencia, o que não é totalmente verdade:
A grande diferença entre motores diesel e gasolina é a combustão de ambos, enquanto um motor a gasolina necessita de centelha para obter ignição (Taxa de compressão em média 10:1), nos motores diesel o que proporciona a mesma é a compressão extrema (Taxa de compressão em média 19:1) a qual gera altas temperaturas possibilitando a queima.

O que permite estas altas taxas de compressão não é o combustível (como a maioria pensa) mas o sincronismo entre bomba, bicos e seus embolos (Cilindro /pistão).

Se o motor diesel que funciona por compressão admiti-se combustivel como os demais ou seja aspira-se mistura pronta para queima seu pistão não chegaria a metade de seu curso de levante (PMS) (Ponto Morto Superior), devido a ignição espontânea (mais conhecia como pré ignição batida de pino etc..), causando então o derretimento do embolo que de fato ocorreria devido as altas taxas de compressão e quantidades de calor que se tem em motores diesel.
No entanto isto não ocorre porque em motores diesel o combustivel é injetado e não aspirado, no momento máximo de compressão ou seja no PMS, o que permite o seu funcionamento, dai a necessidade da bomba injetora trabalhar com pressões altissimas (Em média 200 Bar ou 1900 libras) esta pressão se faz necessária pelo combustivel ter que primeiro vencer a taxa de compressão e também de se pulverizar ao máximo afim de obter uma queima mais homogênea.

Assim sendo um aumento de débito de combustível em motores diesel não é tão seguro como a maioria imagina.
Aumentando o débito vc está tambem aumentando a força da explosão o que trás mais potencia ao motor, mas nada vem de graça.
Este aumento de potencia tem efeitos colaterais tais como: Aumento da temperatura da camara e suas partes (Embolo, camisa, cabeçote valvulas), o que na maioria das vezes não se reflete de imediato, mas diminui em muito a vida do motor. A também que se falar na lavagem de cilindros, ou seja mais combustivel entrando menos lubrificação para os anéis. Sem dizer na emissão de gases principalmente os não queimados, que aumentam drásticamente.
Para tanto as bombas mais modernas se utilizam do sistema de débito automático mais conhecido como LDA, que permite maior admissão de ar proporcionando mais combustivel na exata necesidade do motor.

Se vc tem um motor diesel turbo com LDA de fábrica, pode-se dar um pequeno aumento na pressão da turbina sem grandes consequencias pois o LDA tem uma folga de trabalho que pode ser utilizada para tanto, manterá a dosagem correta sem as consequencias ácima descritas.

Um abraço Afonso Carlos.

Marcelo R. A. da Cunha
20/10/2004, 13:13
Concordo com o Afonso e digo mais,veja se no seu carro o cano e de 2" ou de 2 1/2", pois na S-10 ele comeca com 2 1/2" na saida da turbina e depois reduz para 2" so essa restricao ja te tira uns cavalos do motor. no meu carro o cano esta todo em 2 1/2" e um preparador famoso aqui do Rio me garantiu que meu motor tem 150cv(talvez isso ajude o nosso amigo Leo Santana) pois na oficina desse preparador e tambem autorizada da Porche ele trabalha com Dinamometro para aferir a potencia dos motores que ele prepara e quando fui la levar o carro de um amigo para medir a potencia no Dino entramos no assunto de Jeeps e ele me garantiu que so mudando o cano para 2 1/2" e melhorando o filtro de ar ja estaria com 150cv ele ja preparou varias S-10 com esse motor e acho que isso conta bastante.

( Nao lembro agora o nome da oficina mais sei que fica na Estrada do Itanhanga)
Bem espero ter ajudado de alguma forma.
Marcelo Cunha

andrecneto
21/10/2004, 14:14
Afonso, a Ranger 2.5 td tem LDA? É possível aumentar um pouco a pressão da turbina original, sem mexer na bomba?

Abraços à todos

Afonso Carlos
21/10/2004, 15:33
Ok, seu motor tem LDA, vc pode sim aumentar a pressão de sua turbina, para até 1.3 bar com segurança (Maxxion HSD 2,5 trabalha com 0.9 /1.0 Bar de pressão)
Sua turbina pode atingir até 1,8 bar mas não é seguro para ela mesmo, e o LDA não pode compensar está pressão.

Um abraço Afonso Carlos.

andrecneto
21/10/2004, 16:38
Afonso, eu vi aqui mesmo no forum, uma matéria, se não me engano do Primeiramão, que falava sobre o aumento da pressão do turbo, mas com um pequeno aumento na vazão da bomba.
Pra falar a verdade, não acho o motor tão ruim como dizem. Na reduzida, na hora da brabeza, ele responde até que bem pra uma caminhonete desse tamanho. Mas....um pouco mais de potência seria ótimo!
Só tenho receio de aumentar a pressão do turbo e ter uma falta de diesel.
Sou meio inseguro pra estas coisas....Gostaria de ter mais conhecimento sobre o assunto antes de executar o serviço, por exemplo: qts CV atingiria o motor? Implicaria em aumento da Temperatura? Qual manômetro (marca) usar para me certificar da pressão exata?
E esse negócio da vazão de escap? Vale a pena dimensionar?

Discurpe a perguntação....... :lol: é igual virgem: eu sei que é bom mas tenho medo! :lol:

leosantanna
21/10/2004, 16:55
Estou ganhando uma aula completa com esse post e agradeço muito por isso.....mas Afonso queria entender uns pontos a mais...

Sua primeira sugestão foi a aquisição de uma TGV (pondo ela a 1.4 Bar) com a qual eu diminuiria o Turbo Lag tendo provavelmente uma melhor curva de potência do que simplesmente fazer esse ajuste (para 1.4 Bar) na minha turbina atual, é esse o entendimento correto??

No caso a opção mais barata, de fazer esse aumento na minha turbina,(aliás qual é a pressão de fábrica? aumentaria até no máximo os mesmos 1.4 Bar?), por minha bomba ser equipada com o LDA não seria nescessário nenhum outro ajuste nela?

Que contribuição o filtro de ar pode ou nao fazer nessa história toda, existe algo tipo K&N para esse motor que melhoraria o desempenho sem comprometer a uma boa filtragem?

[]'s

Afonso Carlos
21/10/2004, 17:34
Ok, entendo sua preucupação, mas se vc aumentar pouco (1.3 bar) não vai ter problema nenhum e também não vai ter que mexer na bomba.

Qualquer manometro que tenha escala a partir de 0.5 bar serve.

Um abraço Afonso Carlos.

Rodrigo Luvison
21/10/2004, 23:12
Olá pessoal

Leo, só para complementar, o manômetro para pressão do turbo eu tenho utilizado em meus veiculos os da Cronomac (são ótimos e não são caros) com escala até 2,0 Kgf/cm².

Quanto ao filtro de ar do tipo cônico (por exemplo o K&N citado), não faça isto.

Numa trilha leve como a do picapeiro Ford pela estrada de terra por exemplo, que é feito em comboio onde vc suga toda a poeira do carro da frente, o filtro do carro retém quase meio copinho de café de pó, fora o que sistema ciclone expulsa pelo bico de mamadeira.
Um filtro original tem cerca de 1 m² de área de filtragem (chutando), um filtro "alta performance" tem quanto m² de área de filtragem?

Outra coisa, a carcaça do filtro original, aquela grande e pesada, tem a função de separar a água que o filtro engole do ar por sistema de ciclone, evitando a entrada de água pela admissão, o mesmo não acontece com o outro, tudo que grudar nela, engole para dentro da turbina.

Tente fazer esta pergunta para os fabricante de filtros como Mann e Frann.

Sendo assim, o ganho em performance é mínimo apenas mexendo no filtro, mas os riscos não!!!

Abraços

Marcelo R. A. da Cunha
22/10/2004, 08:47
Quando mencionei um filtro de ar melhor nao me referi a um de alta performance apenas um filtro com a caixa e com o elemento maior e de preferencia sempre utilizar elementos de primeira linha.

Um abrco

Marcelo Cunha

Walter L. L. Casitta
22/10/2004, 09:28
Concordo com o Afonso Carlos, eu mesmo elevei a pressão da turbina dos originais 1.1Kgf para 1.4Kgf no meu motor Maxion 2.5 HSD, dando 9 voltas na porca da haste da válvula Waste-gate e mantive a bomba com o ajuste original. Só isso foi o suficiente para melhorar bem o comportamento do motor... Vale a pena.

FabricioSoares
22/10/2004, 10:03
Eu já tava pensando em trocar a turbina do meu Cross Lander pela TGV... o motor é o 2.8 Turbo Intercooler da International 132cv... o mesmo da nova Ranger... Só que nas Ranger top de linha (Limited, etc...) vem com turbina TGV... e nas Ranger simples e Cross Lander vem com Turbina convencional... Não precisaria mecher em nada? só trocar a turbina e pronto? Tem um carinha vendendo uma turbina TGV, mas só que é da nova L200 Sport... será que é dava p/ botar no motor international?

[]'s

Tchê.. tenho uma nova ranger com motor exatamente igual o teu, e também queria melhorar a potência, parece que o negócio engasga dos 1.000 a 2.000 giros... e quando chega aos 4.000 parece que vai explodir...
A minha é XLS e nao tem TGV (132cv) qual seria a solucao mais simples para melhorar?

FabricioSoares
22/10/2004, 10:21
Desculpe a demora em me pronunciar, estava enrrolado.

Concordo com quase tudo o que foi dito após minha mensagem, mas discordo em um ponto.

É comum as pessoas dizerem que é seguro aumentar o débito de combustivel, em motores diesel afim de se obter mais potencia, o que não é totalmente verdade:
A grande diferença entre motores diesel e gasolina é a combustão de ambos, enquanto um motor a gasolina necessita de centelha para obter ignição (Taxa de compressão em média 10:1), nos motores diesel o que proporciona a mesma é a compressão extrema (Taxa de compressão em média 19:1) a qual gera altas temperaturas possibilitando a queima.

O que permite estas altas taxas de compressão não é o combustível (como a maioria pensa) mas o sincronismo entre bomba, bicos e seus embolos (Cilindro /pistão).

Se o motor diesel que funciona por compressão admiti-se combustivel como os demais ou seja aspira-se mistura pronta para queima seu pistão não chegaria a metade de seu curso de levante (PMS) (Ponto Morto Superior), devido a ignição espontânea (mais conhecia como pré ignição batida de pino etc..), causando então o derretimento do embolo que de fato ocorreria devido as altas taxas de compressão e quantidades de calor que se tem em motores diesel.
No entanto isto não ocorre porque em motores diesel o combustivel é injetado e não aspirado, no momento máximo de compressão ou seja no PMS, o que permite o seu funcionamento, dai a necessidade da bomba injetora trabalhar com pressões altissimas (Em média 200 Bar ou 1900 libras) esta pressão se faz necessária pelo combustivel ter que primeiro vencer a taxa de compressão e também de se pulverizar ao máximo afim de obter uma queima mais homogênea.

Assim sendo um aumento de débito de combustível em motores diesel não é tão seguro como a maioria imagina.
Aumentando o débito vc está tambem aumentando a força da explosão o que trás mais potencia ao motor, mas nada vem de graça.
Este aumento de potencia tem efeitos colaterais tais como: Aumento da temperatura da camara e suas partes (Embolo, camisa, cabeçote valvulas), o que na maioria das vezes não se reflete de imediato, mas diminui em muito a vida do motor. A também que se falar na lavagem de cilindros, ou seja mais combustivel entrando menos lubrificação para os anéis. Sem dizer na emissão de gases principalmente os não queimados, que aumentam drásticamente.
Para tanto as bombas mais modernas se utilizam do sistema de débito automático mais conhecido como LDA, que permite maior admissão de ar proporcionando mais combustivel na exata necesidade do motor.

Se vc tem um motor diesel turbo com LDA de fábrica, pode-se dar um pequeno aumento na pressão da turbina sem grandes consequencias pois o LDA tem uma folga de trabalho que pode ser utilizada para tanto, manterá a dosagem correta sem as consequencias ácima descritas.

Um abraço Afonso Carlos.

Caro Afonso,

Sou novato aqui no forum, e também comprei minha viatura a menos de um mês, (Ranger 2005 XLS com motor PS de 132CV) bem.. lendo os Posts de vcs já ví a cagada que fiz em economizar 8.000 na compra da XLT que alem de muitas coisas vinha com o TGV.

Tá.. mas agora cagada feita, tô sentindo as consequencias, tinha antes um astra de 135CV a gasolina que andava um horror.. agora com a Ranger me sinto de pés atados.

O que eu poderia fazer para andar um pouco mais sem prejudicar a vida util do motor? mesmo sacrificando um pouco o consumo?

Desculpa fazer a pergunta novamente (que vários já fizeram neste tópico) mas é que cada um diz uma coisa.. TGV.. pressão na turbina.. abrir a bomba.. trocar os bicos... tô mais perdido que quando começei a ler esse tópico. O que fazer? Se vc Antonio e o outros amigos do Forum tiverem opiniões.. ou já mexeram no Power Stroke sem TGV...

Um abraço

Fabricio Soares

Danniel Pizatto
22/10/2004, 15:17
motor diesel a 4000 rpm não tá muito longe de explodir mesmo não... :?

Afonso Carlos
22/10/2004, 16:29
Estou ganhando uma aula completa com esse post e agradeço muito por isso.....mas Afonso queria entender uns pontos a mais...

Sua primeira sugestão foi a aquisição de uma TGV (pondo ela a 1.4 Bar) com a qual eu diminuiria o Turbo Lag tendo provavelmente uma melhor curva de potência do que simplesmente fazer esse ajuste (para 1.4 Bar) na minha turbina atual, é esse o entendimento correto??

No caso a opção mais barata, de fazer esse aumento na minha turbina,(aliás qual é a pressão de fábrica? aumentaria até no máximo os mesmos 1.4 Bar?), por minha bomba ser equipada com o LDA não seria nescessário nenhum outro ajuste nela?

Que contribuição o filtro de ar pode ou nao fazer nessa história toda, existe algo tipo K&N para esse motor que melhoraria o desempenho sem comprometer a uma boa filtragem?

[]'s

Vc pode sim fazer da forma mais barata, respeitando os limites é claro, eu recomendaria um acrécimo de 0.3 bar na pressão nominal da turbina, que trabalha em 1.1 bar, não trocaria o filtro (Principalmente em um carro que se espera durabilidade) OK.

Vale ressaltar que um motor diesel com as modificações que citamos nunca vai superar motores a gasolina, no que diz respeikto a curva de potencia, não esperem por isso. Não existe formula magica.
Vejamos a formula Truck, a maioria dos caminhóes que correm por lá tem em torno de mil CV, mas com motores de alta cilindrada 7 / 8 / 9 litros e por ai vai, enquanto que um motor a gasolina com o mesmo nivel de preparação pode atingir os mesmos mil CV com muito menos cilindrada, ou seja motores a gasolina tem mais rendimento quando se fala de potencia. Isto está entre outras coisa relacionado ao peso do conjunto, Virabrequin/ pistão/ aneis / bielas/ (Sem falar no curso do vira) que devem ser muito resistentes devido ao esforço ao qual são submetidos os motres diesel:
Só para ter ideia, um motor maxxion 2.5 HSD, da uma pancada de 16 toneladas em seu virabrequin a cada volta do mesmo, imagine isso a 4000 RPM, agora pense em 8000RPM, é praticamente impossivel conseguir que um motor diesel atinja estas rotações .

E por isso que digo sempre aos meus clientes: Nada vem de graça, se optou por motor diesel terá que se acustumar com seu novo carro, para poder desfrutar completamentedo mesmo que por sinal tem muitas vantagens, há melhoramentos, que são vantajosos até certo ponto. (Investimento/vida util do motor/consumo etc...) Lembrando ainda que quanto mais se aumenta o desempenho, independente do tipo de motor, o consuma vai junto e outras coisa mais.

CAVALO QUE ANDA COME.

Um abraço a todos Afonso Carlos.

leosantanna
22/10/2004, 18:35
Ô Só....

tô nem um pouquinho arrependido com o Diesel ou mesmo com o desempenho do carro (to vendendo o Scenic da minha mulher de 140 cv), e passando para ela o meu antigo 206 Tecno (110cv/>1000kg)...

Única coisa que ainda estranho um ouço é o barulho em lenta... de resto o Carro/Motor vai muito bem obrigado, tá com 800km só, mas já peguei uma dutra viajando bunito entre 100/130 e até fui a 155 no retão de Rezende sem tremer ou chiar nem um pouco, carro se comportando como um sedam em materia de barulho ou mesmo segurança nessa velocidade...

Não é a mesma coisa de um dos meus antigos em desempenho... mas tá ótimo, como eu falei no começo do post... Tô só sempre querendo mais um pouquinho... mas é muito satisátório o desemprnho que tem esse motor...

Além disso a proposta desse veiculo é naturalmente outra... tenho garantia de dois anos e não penso em mexer nisso por enquanto.. mas informação sempre é bem vinda...

[]'s

Martin Melcop
22/10/2004, 18:45
Ai Leo,

o meu só tem um ano de garantia, quem sabe agente num faz isso no meu quando acabar a garatia :wink:

Sai dessa se deixar pelo Leo, ele já quer colocar gaiola da CBA no meu para nos irmos no sertôes do ano que vem......

Família é fod@!!!!!

Afonso Carlos
22/10/2004, 23:11
Ô Só....

tô nem um pouquinho arrependido com o Diesel ou mesmo com o desempenho do carro (to vendendo o Scenic da minha mulher de 140 cv), e passando para ela o meu antigo 206 Tecno (110cv/>1000kg)...

Única coisa que ainda estranho um ouço é o barulho em lenta... de resto o Carro/Motor vai muito bem obrigado, tá com 800km só, mas já peguei uma dutra viajando bunito entre 100/130 e até fui a 155 no retão de Rezende sem tremer ou chiar nem um pouco, carro se comportando como um sedam em materia de barulho ou mesmo segurança nessa velocidade...

Não é a mesma coisa de um dos meus antigos em desempenho... mas tá ótimo, como eu falei no começo do post... Tô só sempre querendo mais um pouquinho... mas é muito satisátório o desemprnho que tem esse motor...

Além disso a proposta desse veiculo é naturalmente outra... tenho garantia de dois anos e não penso em mexer nisso por enquanto.. mas informação sempre é bem vinda...

[]'s

Ok. concordo em Genero Numero e Graul, eu considero o motor de seu carro, o melhor do Brasil na linha leve. Se tivesse um jamais modificaria o mesmo.

Só para esquentar um pouco, em 2003 preparamos uma Silverado MWM Sprint 6 Cil, a qual atingiu 343 CV a 4.300 RPM e 68,4 Kgf de torque a 2.200 RPM (Em dinamometro).
Um canhão, só que durou apenas 8 meses, sem falar em três eixos piloto que foram trocados. Com consumo em torno de 2.3 a 3.1 Km/L

Um abraço Afonso Carlos.

mr_ozzy
23/10/2004, 10:42
Ok... ok...
que os mwm sprint (4 ou 6 bocas) são ótimos já é unanimidade... eu mesmo, acostumado com uma hilux 3.0 Turbo ano 2003 do meu pai, quando dirigi pela primeira vez a S10 2.8 TDi 2001 que meu irmão comprou fiquei impressionado.... é um motor mais barulhento em lenta e trepida até o parachoque :shock: , mas tem um fôlego... a hilux ñ faz feio, mas parece um motor pacato, injeção eletrônica num diesel me pareceu fresco demais, é silencioso, anda bem, chega fácil aos 140,150, mas o turbo entra delicado, assovio baixiiinho e a velocidade vai subindo regularmente, parece um relógio... Já a S10 2.8 TDi se o cara encher o pé a bicha MORDE mesmo, dá até uns solavancos quando passa marcha, tamanha força... .... ihhh já falei demais... mas a questão é que O MEU CROSS LANDER TEM UM POWER STROKE 2.8 TDi que tem "quase" a mesma suavidade do motor da Hilux 3.0 TD e anda mais que o mwm 2.8TDi da S10... SIM! ELE ANDA MAIS QUE ESSE MWM :twisted: :twisted: :twisted: ... sem dúvida... então aproveito para reiterar a pergunta dos charás proprietários de ranger power stroke... alguém já mecheu nesse motor? Tem LDA p/ compensar o aumento de pressão na turbina? quanto de pressão vem originalmente nele? pode ir até quanto? Dá pra instalar a TGV de uma L200 Sport HPE?

[]'s convencidos :mrgreen:

Afonso Carlos
23/10/2004, 16:25
Ok... ok...
que os mwm sprint (4 ou 6 bocas) são ótimos já é unanimidade... eu mesmo, acostumado com uma hilux 3.0 Turbo ano 2003 do meu pai, quando dirigi pela primeira vez a S10 2.8 TDi 2001 que meu irmão comprou fiquei impressionado.... é um motor mais barulhento em lenta e trepida até o parachoque :shock: , mas tem um fôlego... a hilux ñ faz feio, mas parece um motor pacato, injeção eletrônica num diesel me pareceu fresco demais, é silencioso, anda bem, chega fácil aos 140,150, mas o turbo entra delicado, assovio baixiiinho e a velocidade vai subindo regularmente, parece um relógio... Já a S10 2.8 TDi se o cara encher o pé a bicha MORDE mesmo, dá até uns solavancos quando passa marcha, tamanha força... .... ihhh já falei demais... mas a questão é que O MEU CROSS LANDER TEM UM POWER STROKE 2.8 TDi que tem "quase" a mesma suavidade do motor da Hilux 3.0 TD e anda mais que o mwm 2.8TDi da S10... SIM! ELE ANDA MAIS QUE ESSE MWM :twisted: :twisted: :twisted: ... sem dúvida... então aproveito para reiterar a pergunta dos charás proprietários de ranger power stroke... alguém já mecheu nesse motor? Tem LDA p/ compensar o aumento de pressão na turbina? quanto de pressão vem originalmente nele? pode ir até quanto? Dá pra instalar a TGV de uma L200 Sport HPE?

Ok, seu motor também tem o LDA vc pode aumentar a pressão para 1.3 Bar sem problema.
Lembrando quem tem HSD antigo, o 2.5, e tiver que retificar o motor pode transformalo facilmente no Power Stroke.
São praticamente o mesmo motor.
E que já tem o Power Stroke pode chegar a 3000 cilindradas, com TGV, Bicos, LDA, bomba, Comando, Valvulas mechidos ou substituidos pode chegar facilmente a 200 CV.
Fica um canhão, mas vai durar pouco.
L200: Pode por TGV tranquilamente.

Um abraço Afonso Carlos

FabricioSoares
26/10/2004, 09:59
Ok... ok...

Tchê!!! Eu tenho um Power Stroke 2.8... Me chama atenção como nao falam quase desse motor aqui no forum (ou eu não to achando os posts, ai alguem me ajuda).

O motor é bom mesmo... apesar q tá com 900Km só... queria (mesmo na garantia) abrir um pouco a bomba ou fazer alguma "coisinha leve".. mas nao tô encontrando receitas por aqui.. alguém saberia me dizer?

Klendatu
26/10/2004, 12:05
mr_ozzy

Nem o MWM 2.8 e nem o Internacional 2.8 são TDi, nenhum deles tem injeção eletronica, o primeiro dessa caterioa será o INT, 3.0 futuro motor da Ranger.

A L-200 sport HPE ja vem de fabrica com TGV

Afonso Carlos
26/10/2004, 12:21
mr_ozzy

Nem o MWM 2.8 e nem o Internacional 2.8 são TDi, nenhum deles tem injeção eletronica, o primeiro dessa caterioa será o INT, 3.0 futuro motor da Ranger.

TDI: Turbo Direct Injection, Não siginifica injeção eletronica, significa injeção direta na camara do embolo, sem anti-cãmara.

Um abraço Afonso Carlos.

malcher
15/12/2004, 14:53
TDI não seria Turbo Diesel Intercooler?

A L200 Sport Hpe, já vem TGV e Bomba Injetora Eletrônica

ojaneri
15/12/2004, 15:13
Ok... ok...

Ok, seu motor também tem o LDA vc pode aumentar a pressão para 1.3 Bar sem problema.
Lembrando quem tem HSD antigo, o 2.5, e tiver que retificar o motor pode transformalo facilmente no Power Stroke.
São praticamente o mesmo motor.
E que já tem o Power Stroke pode chegar a 3000 cilindradas, com TGV, Bicos, LDA, bomba, Comando, Valvulas mechidos ou substituidos pode chegar facilmente a 200 CV.
Fica um canhão, mas vai durar pouco.
L200: Pode por TGV tranquilamente.

Um abraço Afonso Carlos

O que teria que trocar para deixar um HSD = ao power stroke, na hora da retifica?

[]s
Osvaldo

Martin Melcop
15/12/2004, 15:15
Oswaldo,

já vai fazer retifica do motor?

Afonso Carlos
15/12/2004, 18:14
TDI não seria Turbo Diesel Intercooler?

A L200 Sport Hpe, já vem TGV e Bomba Injetora Eletrônica

Pode ser também interpretado desta forma, mas pode variar de fabricante para fabricante.

Um abraço Afonso Carlos.

ArthurC
15/12/2004, 18:50
Afonso Carlos,

Ok. concordo em Genero Numero e Graul, eu considero o motor de seu carro, o melhor do Brasil na linha leve. Se tivesse um jamais modificaria o mesmo.

Eu prefiro o International Power Stroke 2.8 TDI TGV, maior torque em menor rotação, maior cavalagem e resposta na retomada.

Quando lançarem o NGD 3.0E então, sem comparação. :wink:

[]s

AD
15/12/2004, 20:31
Alguem sabe o que pode ser feito para aumentar a potência, mas em especial o torque, de uma GM-Tracker=Suzuki Grand Vitara, com motor Diesel com gerenciamento Eletrônico utilizando a tecnologia Common Rail, com cilindrada de 2.0 e Turbo com intercooler. O motor é Peugeot com 110HP. Este motor é ótimo e cheio de força em alta, mas em baixa em especial para sair da inércia é lento.

AD
15/12/2004, 20:32
Alguem sabe o que pode ser feito para aumentar a potência, mas em especial o torque, de uma GM-Tracker=Suzuki Grand Vitara, com motor Diesel com gerenciamento Eletrônico utilizando a tecnologia Common Rail, com cilindrada de 2.0 e Turbo com intercooler. O motor é Peugeot com 110HP. Este motor é ótimo e cheio de força em alta, mas em baixa em especial para sair da inércia é lento.

dero
15/12/2004, 21:39
Pra mim o ideal é uma TGV com pressao de 1.4kg.

Assim vc tem potencia em baixa/media/alta rotaçao.

O pior de tudo sao as turbinas com grande pressao e lag tb grande, ou seja vc tem um otima carro em media/alta mas um carro chocho em baixa e como o motor diesel ja nao e elastico vc tem q trabalhar com o cambio toda hora pra manter sempre o giro medio/alto.

Portanto se alguem disser q quer mais rendimento, o ideal é aumentar a pressao da turbina (pra quem tem LDA) mas nunca o carro vai tem qquer ganho em baixa, por isso q falei da troca por uma TGV.

valeu

AD
16/12/2004, 08:09
E remapeamento do chip da injeção?
Isso melhoraria|?
Quem pode fazer a troca da turbina em São paulo?
grato pelas informações

Afonso Carlos
16/12/2004, 10:07
Afonso Carlos,

Eu prefiro o International Power Stroke 2.8 TDI TGV, maior torque em menor rotação, maior cavalagem e resposta na retomada.

[]s

Ok, Talvez por este prisma possa ter alguma vantagem, mas quando se fala em robustez, ainda fico com o MWM Sprint (Vejo isso todos os dias).

E falo categoricamente `` Motor HSD Maxxion não aguenta pau´´ é um exelente motor para que sabe usar.

Um abraço Afonso Carlos.

Afonso Carlos
16/12/2004, 10:09
Afonso Carlos,

[]s

Ok, Talvez por este prisma possa ter alguma vantagem, mas quando se fala em robustez, ainda fico com o MWM Sprint (Vejo isso todos os dias).

E falo categoricamente `` Motor HSD Maxxion não aguenta pau´´ é um exelente motor para que sabe usar.

Um abraço Afonso Carlos.

Klendatu
16/12/2004, 19:09
O Amitai fez isso.

ojaneri
16/12/2004, 19:43
Oswaldo,

Ae!

Negativo! O motor ta com 70 mil km mas com folego de 0km! Mas como penso em ficar um bom tempo com meu caranga, ja fica anotada essa possibilidade...ja que praticamente casei com a Ranger, depois de tanta coisa que fiz nela, que se vendesse ia perder $$ :-P

ojaneri
16/12/2004, 19:44
Oswaldo,

Ae!

Negativo! O motor ta com 70 mil km mas com folego de 0km! Mas como penso em ficar um bom tempo com meu caranga, ja fica anotada essa possibilidade...ja que praticamente casei com a Ranger, depois de tanta coisa que fiz nela, que se vendesse ia perder $$ :-P

ojaneri
16/12/2004, 19:45
Oswaldo,

Ae!

mrjunqueira
20/12/2004, 18:37
Caros,

sou novato e estive bisbilhotando pois pretendo "sobrealimentar" :twisted: o V6 3.0 de minha pajerinho!

Até agora a opção que me parece mais adequada é o uso de um "compressor/blower" visto que este trabalha em baixas rotações, já na marcha lenta, enquanto que com uma turbina sofreria com o "turbo lag", que pode ser evitado com turbinas pequenas ou a famosa "TGV".

Nenhuma das opções é "barata" :( e pode custar ainda mais uma escolha errada, nossos especialistas de plantão tem alguma opinião a respeito.

Parece ser unânimidade a conversão para o alcool.

Estou satisfeito com o desempenho na estrada e no dia-a-dia urbano, mas gostaria de força extra ao usa-la em ralis de regularidade.

Obrigado. :D

Martin Melcop
20/12/2004, 18:46
Caros,

sou novato e estive bisbilhotando pois pretendo "sobrealimentar" :twisted: o V6 3.0 de minha pajerinho!

Até agora a opção que me parece mais adequada é o uso de um "compressor/blower" visto que este trabalha em baixas rotações, já na marcha lenta, enquanto que com uma turbina sofreria com o "turbo lag", que pode ser evitado com turbinas pequenas ou a famosa "TGV".

Nenhuma das opções é "barata" :( e pode custar ainda mais uma escolha errada, nossos especialistas de plantão tem alguma opinião a respeito.

Parece ser unânimidade a conversão para o alcool.

Estou satisfeito com o desempenho na estrada e no dia-a-dia urbano, mas gostaria de força extra ao usa-la em ralis de regularidade.

Obrigado. :D

Amigo,

eu e o Leo (criador do topico) corremos por algum tempo o Mitsubishi Motors com uma 3.500, de 202 cv onde nunca faltou potência, mesmo nos trechos de média mais altos, o 3.000 tem se não me engano mais de 160 cv, e corria sem problemas, sendo até melhor que o 3.500 pois este é 4 vávulas por cilindro, o que leva a ter o torque máximo em uma rotação maior.

Resumindo, não acredito que o motor da Pajero precise de qualquer "ajuda", além do que qualquer alteração levará a desgastes maiores e todos sabemos que peça para motor Mitsubishi é caro.

leosantanna
21/12/2004, 09:18
Digo mais torque em baixa vc tem.... E é o que mais importa em ralis de regularidade, quando sai do "cutuvelo" e não quer perder o PC!!e hehehe já me aconteceu muito, com o tempo você já passará a fazer a "leitura"dos PC's nas planilhas e isso facilita.

Sem sacenear meu navegador, que fez o possivel sempre (né Die?) mas, se for Mitsubishi o que você está fazendo de Rali, a média quando corria tava muito baixa o que fazia que o NAVEGADOR, fosse mais importante que o piloto, tipo 90-10%, nos outros não deve ser muito diferente, e isso foi uma das coisas que me desestimulou a correr esse troço.

Resumindo, invista num navegador BÃO, seja contratando (normalmente só se paga comida/hospedagem), ou seja na formação dele (cursos etcetcetc), e faça o maior número de ralis possiveis para afinar a dupla.

Gastando $$ no carro:

Quer algo bom bonito e barato "CHIPA" São Paulo tem montes de casas que faz isso e esse serviço gira em torno de 500-800 $$ com ganho de 10 a 15 %! sem grandes prejuizos, fora que, quanto mais vc apertar o pedal direito, em rali então o consumo vai ficar na casa dos 5-5,5 km/ l!!!

E mais, com a diferença prum turbo, ainda "calça"o bicho, afinal tração em barro/chão está super ligado a PNEUS!!!!!

Agora se seu negocio é correr em estradas em altas rotaçoes e velocidades, ai turbina!! Mas esse carro a 170km/h fazendo curva na Dom Pedro dá MEDO (de verdade!!)!!!!

Todas as opções passam por $$ e o que quer do carro e do seu desempenho!!

[]'s espero esclarecedores...

mrjunqueira
22/12/2004, 11:22
Caros,

este ano fiz algumas provas na categoria de turimo/estreante (sem instrumentos) e duas etapas do ralis da Mitsubishi, uma do Paulista Off-road e Rali dos Amigos na categoria graduados.

Meu navagedor está comigo desde o início e formamos uma dupla que fala a mesma lingua e tem os mesmos propósitos, fazer o nosso melhor e eventualmente estarmos entre os vencedores :twisted: . Os ralis são principalmente diversão e injeção de um animo novo.

A Pajero 3.0 tem 150Hp :D, muito mais que a L200 com 87Hp :), muito menos que a Pajero 3.5 com 202Hp :twisted:.

Sem dúvida estou com uma ferramenta melhor mas todos aqueles, mais experientes em rali, com que conversei recomendaram uma Pajero 3.5 mas encontrei uma 3.0 novissima, estava procurando um carro usado, e agora estou em busca de mais "força".

Já estou calçando o carro com um sapato melhor, provavelmente irei colocar pneus AT(50/50) pois pneus MT(80/20) me deixam inseguro em viagens e no dia-a-dia, maior parte de uso do carro. Estou pensando em colocar pneus 31x10.5 ou 32x11.5 mas até agora só encontrei pneus nesta medida com aro 15. A suspensão também será levantada entre 5 a 10cm na dianteira e na traseira.

Já falei com alguns "chipadores" e parece existir alguma dificuldade/impossibilidade de trabalhar a centralina/uce deste carro, ainda estou buscando opções deste tipo.

Como vocês podem ver este é o meu novo brinquedo, por isso todos os ajustes e busca de soluções são interessantes, divertidos e "infelizmente" custam $$.

De toda forma estou muito contente :D de poder compartilhar duvidas :?: e experiências :idea: .

Martin Melcop
22/12/2004, 12:40
Leo,

deixa de ser reclamão agente tava indo bem na Graduados. :P

Amigo,

coloque no seu carro o pneu 265/75/16 tem o mesmo tamanho que um 31/10,5/15
Quanto a levantar, pq? Com esse pneu não precisa nem com o 31/10,5

A e muda para a Graduados, é MUITO melhor.

haundrich
24/12/2004, 17:17
Olá pessoal

Abraços

Rodrigo

Acredito que compensa sim instalar o TGV, ainda mais lendo o que o Afonso escreveu.

Enquanto que aumentando o débito da bomba injetora você estará aumentando a potência, consumo, a poluição e diminuindo a vida útil, continua ainda com aquela característica de curva rotação versus torque.

Ou seja, ou vc está com uma turbina que aumenta o torque de seu motor em baixa rotação e vira gargalo em alta ou está com uma turbina aumenta a potência de seu motor em alta rotação e fica chôcho em baixa (Lag).

A TGV faz o papel dessas duas turbinas aeh juntasnuma só, deixando a curva de resposta do motor mais proporcional, sem ter que mexer em bomba injetora.

Falouws
Flávio

haundrich
24/12/2004, 17:36
Afonso

No caso daquela S-10 do Rally dos Sertões, onde conseguem extrair 165 CV dos originais 132Cv do MWM 2.8, sem mecher na turbina, o que é feito?

E se eu dimensionar a tubagem de saida dos gases, aumentando o seu diâmetro original, conforme o esquema do Marcelo R. A. da Cunha, não estarei perdendo torque em baixa ?

O MWM 2.8 Sprint já tem um sistema de Geometria variável, mas é diferente do TGV usada na Ranger, não é? (as paletas desta turbina se movimentam, mudando seu ângulo).

Utilizando a receita da turbina de 3 contos, existe aumento no consumo de diesel ou até relativa economia?

Flávio - cheio de perguntas

mrjunqueira
30/12/2004, 21:28
Caros,

espero que todos tenham tido um ótimo natal e que a passagem de ano seja ainda melhor.

Acabei de calçar a pajerinho com pneus Yokohama 265/75/16 8) (seguindo as recomendações recebidas).

Estou procurando por preparadores/chipadores mas até o momento tenho recebido apenas respostas negativas em função de dificuldades com os mitsubishi. O que parece a alternativa é instalar uma ECU alternativa/programável, mas isso me assusta um pouco.

Estou também considerando a possibilade de um compressor/blower/supercharger mas os custos são muito elevados ... bem maiores que um turbina TGV.

Um abraço a todos.

dero
31/12/2004, 14:30
Tenho uma receita pra esse motor de 350cv, com turbina .70, retrabalho da b injetora, bicos e instalação de booster; qdo tiver mais tempo posto aki.

valeu

JOEL ALVES
31/12/2004, 16:25
OLÁ PESSOAL.
EXCELENTE NÍVEL DE DISCUSSÃO.
HÁ 2 MESES COMPREI UMA S10 CD STD TD 2.5 MAXION. :|
ESTÁ EM EXECELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO, PORÉM SENTIA O MOTOR UM POUCO PRESO EM BAIXAS ROTAÇÕES E ESGUELANDO EM TORNO DE 110Km/h. TAMBÉM FAZIA MUITA FUMAÇA EM GIROS UM POUCO MAIS ALTOS.
COLOQUEI UM CONTAGIROS (R$120,00), UM MANÔMETRO DE TURBO (R$60,00) E UM KIT INTERCOOLER DA INTERNATIONAL (R$1.200,00 - INSTALADO). OS RESULTADOS DE GANHO DE TORQUE E POTÊNCIA FORAM MUITO BONS. :D
SEGUNDO O SITE BEST CARS DE 95cv FUI PARA 105cv E DE 22Kg DE TORQUE, FUI PARA 25Kg. JÁ ESTAVA FELIZ COM OSRESULTADOS EM TERMOS DE RUÍDO E PERFORMANCES QUANDO ME DEPAREI COM ESTA DISCUSSÃO. :!: :shock:
FUI A UM MECÂNICO E ELE DEU 4 VOLTAS NO PARAFUSO DA VÁLVULA WASTE-GATE E EU VIVI OUTRA REALIDADE... :lol: :arrow:
MEU MANÔMETRO REGISTRAVA NO MÁXIMO 0.8 BAR E AGORA REGISTRA 1.1 BAR. A TURBINA ENCHE MAIS RÁPIDO E O MATOR FICOU MAIS SILENCIOSO, SEM A SENSAÇÃO DE ESGUELAMENTO.
A PICAPE VIROU UM VERDADEIRO BÓLIDO - SE COMPARADA COM O MOTOR ORIGINAL- A SERRA QUE EU SUBIA AOS TAPAS EM 3a. AGORA SUBO RINDO EM 4a. AS RETOMADAS ESTÃO MUITO MAIS SEGURAS E SATISFATÓRIAS. SEGUNDO O BEST CARS, AGORA TENHO EM TORNO 120cv E TORQUE DE 29Kg. FICOU MUITO DIFÍCIL DE TROCAR DE PICAPE SÓ POR CAUSA DO RENDIMENTO...
FUI ATÉ UMA DAS CASAS MAIS CONHECIDAS DE BOMBAS A DIESEL DO RIO DE JANEIRO E O ENGENHEIRO ME CONFIRMOU QUE A VÁVULA LDA SEGURA A ONDA COM RELAÇÃO AO AUMENTO DA PRESSÃO DO TURBO EM ATÉ 1.3 BAR.

QUERO AGRADECER A TODOS A RECEITA BARATA E SIMPLES DE VEVENO NA MINHA PICAPE.

JOEL - RIO DE JANEIRO.

cthorell
07/01/2005, 23:45
OLÁ PESSOAL.
HÁ 2 MESES COMPREI UMA S10 CD STD TD 2.5 MAXION. :|
ESTÁ EM EXECELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO, PORÉM SENTIA O MOTOR UM POUCO PRESO EM BAIXAS ROTAÇÕES E ESGUELANDO EM TORNO DE 110Km/h. TAMBÉM FAZIA MUITA FUMAÇA EM GIROS UM POUCO MAIS ALTOS.
COLOQUEI UM CONTAGIROS (R$120,00), UM MANÔMETRO DE TURBO (R$60,00) E UM KIT INTERCOOLER DA INTERNATIONAL (R$1.200,00 - INSTALADO). OS RESULTADOS DE GANHO DE TORQUE E POTÊNCIA FORAM MUITO BONS. :D
SEGUNDO O SITE BEST CARS DE 95cv FUI PARA 105cv E DE 22Kg DE TORQUE, FUI PARA 25Kg. JÁ ESTAVA FELIZ COM OSRESULTADOS EM TERMOS DE RUÍDO E PERFORMANCES QUANDO ME DEPAREI COM ESTA DISCUSSÃO. :!: :shock:
FUI A UM MECÂNICO E ELE DEU 4 VOLTAS NO PARAFUSO DA VÁLVULA WASTE-GATE E EU VIVI OUTRA REALIDADE... :lol: :arrow:
MEU MANÔMETRO REGISTRAVA NO MÁXIMO 0.8 BAR E AGORA REGISTRA 1.1 BAR. A TURBINA ENCHE MAIS RÁPIDO E O MATOR FICOU MAIS SILENCIOSO, SEM A SENSAÇÃO DE ESGUELAMENTO.
A PICAPE VIROU UM VERDADEIRO BÓLIDO - SE COMPARADA COM O MOTOR ORIGINAL- A SERRA QUE EU SUBIA AOS TAPAS EM 3a. AGORA SUBO RINDO EM 4a. AS RETOMADAS ESTÃO MUITO MAIS SEGURAS E SATISFATÓRIAS. SEGUNDO O BEST CARS, AGORA TENHO EM TORNO 120cv E TORQUE DE 29Kg. FICOU MUITO DIFÍCIL DE TROCAR DE PICAPE SÓ POR CAUSA DO RENDIMENTO...
FUI ATÉ UMA DAS CASAS MAIS CONHECIDAS DE BOMBAS A DIESEL DO RIO DE JANEIRO E O ENGENHEIRO ME CONFIRMOU QUE A VÁVULA LDA SEGURA A ONDA COM RELAÇÃO AO AUMENTO DA PRESSÃO DO TURBO EM ATÉ 1.3 BAR.

QUERO AGRADECER A TODOS A RECEITA BARATA E SIMPLES DE VEVENO NA MINHA PICAPE.

JOEL - RIO DE JANEIRO.Olá,

Tenho um jipe equipado com o Maxion 2.5 HSD e caixa/diferenciais da S10. Acabo de comprar um intercooler da S10 2.8 (que pretendo instalar em breve) mas, lendo esse tópico, estou pensando em aproveitar o embado e aumentar a pressão da turbina...

Houve alguma alteração no consumo após a instalação do intercooler? E após o aumento de pressão? Meu jipe faz 11 km/l (tanto na cidade como na estrada), que eu considero ótimo comparado com os antigos 5 km/l a gasolina...

Quanto ao contagiros, instalei o painel da S10 2.8, que já tem o contagiros e funciona perfeitamente na 2.5 pois a caixa é a mesma.

[]s,
Claudio

Henrique Josino
08/01/2005, 00:02
eai Claudio!!!

Cara ja vi seu jipe um monte de vezes!!! Encontro ele aqui perto de casa, na São Pedro, onde foi q vc fez essas portas???

[]'s

andretomasi
08/01/2005, 01:40
Cláudio, já vi esse teu jipe parado na frente de casa, na Fernandes, e se não me engano, na Free-way, voltando pra POA.

Pergunta: Tens ar-condicionado pra andar com essa capota? Fez aonde? Tenho interesse nas portas também.

[ ]´s

JOEL ALVES
08/01/2005, 11:20
CLÁUDIO cthorell,

SEU CONSUMO DEVE PASSAR PARA +/- 9,5km/L APÓS A INSTALAÇÃO DO INTERCOOLER E AS VOLTAS NA VÁLVULA WG.

LEMBRE-SE: NÃO PASSE DE 1.3 BAR DE PRESSÃO.

[ ]'S PRESSURIZADOS

cthorell
09/01/2005, 00:32
ae pessoal,

Bom, a carroceria do meu jipe foi feita pelo meu pai nos idos de 87, toda em fibra de vidro. Invelizmente não temos mais os moldes e esse foi o único construido com eles. Ele era originalmente um CJ5, mas teve o chassis alongado.
Mais recentemente ele ganhou o motor e transmissão da S10, além de direçao hidraulica, AC e ar quente. Em suma, ficou mto confortável para andar na cidade mas tb encara uma aventura de vez enquando...

abraços,
Claudio

dero
09/01/2005, 09:10
cthorell,

tem outras fotos do jipe?

valeu

haundrich
09/01/2005, 22:53
OLÁ PESSOAL.
JÁ ESTAVA FELIZ COM OSRESULTADOS EM TERMOS DE RUÍDO E PERFORMANCES QUANDO ME DEPAREI COM ESTA DISCUSSÃO. :!: :shock:

JOEL - RIO DE JANEIRO.

Caro Joel

Como ficou o consumo de sua S-10? e em que velocidade? e quanto ela fazia antes?

dero
10/01/2005, 00:10
Tenho uma receita de 350cv, com turbina .70, retrabalho da b injetora, bicos e instalação de booster; qdo tiver mais tempo posto aki.

valeu

Como disse anteriormente ai segue a "receita":

Para 260cv x 72kg a 3700:
Turbina .70 (quente e fria)
Intercooler maior (toda a frente do radiador e ainda a parte de baixo)
Bomba eletrica no lugar da mecanica original (antes da injetora)
Retrabalho na bomba injetora
Troca dos bicos injetores por maiores (motores 6.5 em diante)
Escape todo em 3 polegadas
Booster atuando na LDA (1,0 X 1,6 bar) para evitar quebras e ter um consumo civilizado no uso normal.
Troca do fluido de freio para dot 5
Custo medio R$ 3.000,00

Para 350cv x 85kg a 3750:
Tudo o q foi feito acima +
Pistoes cabeçudos para maior taxa
Retrabalho de fluxo no cabeçote
Disco de seis pastilhas de ceramica
Diferencial 3,73:1
Custo medio: R$ 5.000,00

O serviço de fluxo é feito pela SPA e já esta incluido nos valores medios.

Consumo medio 10km/L a 100km/h

Receita feita pela Rasch Motor de sampa (11) 6684.6646 especialista em motores MWM.

valeu

JOEL ALVES
10/01/2005, 07:31
FLÁVIO haundrich,

O GRANDE LANCE DO INTERCOOLER E DA WG FOI A MELHORIA DAS RETOMADAS... IMPRESSIONANTE.
HOUVE TAMBÉM UM GANHO DE TEMPO EXPRESSIVO DE 0 A 100km/h.
AGORA TENHO MUITO MAIS SEGURANÇA NAS ULTRAPASSAGENS.
O CONSUMO ESTÁ EM TORNO DE 9,5km/l (ERA 10km/l) NO CIRCUITO CIDADE -ESTRADA.
COM APENAS APLICAÇÃO DO INTERCOOLER O CONSUMO ATÉ CAIU :shock:
COM AS VOLTAS DA WG, AÍ ELE AUMENTOU UM POUCO :wink:
VALEU MUITO A PENA.

[ ]'S

JOEL ALVES
10/01/2005, 07:33
dero,

O Q ACONTECE COM A DURABILIDADE DO MOTOR EM USO HUMANO COM RELAÇÃO À APLICAÇÃO DESSAS RECEITAS?

[ ]'S

gseverog
10/01/2005, 08:45
se durar 4 meses em pau eh muitu, pq teve uns caras q fizeram um mwm, mas 4.2 o da silverado, com 343cvs, mas durou 8 meses, imagina um motor 2.8, dura bem menos.

cthorell
10/01/2005, 08:52
Dero,

Coloquei algumas fotos no meu album pessoal. Quanto tiver mais coloco lá...

[]s,
Claudio

dero
10/01/2005, 13:20
JOEL ALVES,

Aumento de esforço = diminuiçao de durabilidade, agora nao sei dizer qto dura nao, essa configuraçao esta com quase 1 ano se nao me engano e nao deu manutençao alem do normal.

cthorell,

vou dar uma olhada nas fotos, mas como faço pra ver o album?

valeu

Rodrigo Luvison
10/01/2005, 14:46
cthorell,

vou dar uma olhada nas fotos, mas como faço pra ver o album?

Caro dero,

Para vc ver as fotos, clique no botão perfil (do usuario correspondente).

Lá no perfil haverá um link para o album de fotos do usuário.

Abraço!

cristiano
10/01/2005, 14:51
Dero,

Coloquei algumas fotos no meu album pessoal. Quanto tiver mais coloco lá...

[]s,
Claudio

Eu queria dar uma olhada em como ficou a instalação do ar condicionado dentro do jeep, usou as saída da Dodge Charger ?

http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/arcondicionado2.jpg

dero
10/01/2005, 21:15
cthorell,

show de bola as fotos, segue o link pra quem quiser o atalho:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=978

valeu

dero
10/01/2005, 21:16
Rodrigo Luvison,

valeu pela dica brother.

cthorell
11/01/2005, 07:15
Cristiano,

O meu ar um pouco diferente do seu, não lembro de que carro foi tirado, mas está isntalado no mesmo lugar que o seu. Vou tirar uma foto e postar aqui.

[],
Claudio

cristiano
11/01/2005, 07:34
Fico no aguardo...

Essa foto não é do meu jeep, é de uma Rural que encontrei com essa instalação...

cthorell
24/01/2005, 10:36
Cristiano,

Abaixo está a foto com o ar instalado, mais ou menos na mesma posição daquela rural da foto. O aparelho é um Climauto, era um modelo generico que, até onde eu sei, não vinha instalado em nenhum carro de fábrica.

[]s
Claudio

cthorell
02/02/2005, 14:09
Pessoal,

Estou querendo instalar o intecooler da S10 2.8 no Maxion 2.5 do meu jipe. Gostaria de umas dicas de quem ja instalou algum kit intercooler nesse motor... É necessário virar o caracol frio da turbina ou da pra instalar na posição que ele se encontra? E quanto aquele cano na saida da turbina para o coletor de admissão (foto abaixo), será que consigo essa peça de um motor de Ranger ou Defender ou terei que mandar fazer uma? Alguém teria uma foto do motor da Ranger ou do Defender para eu ver como fica a saida da turbina?

[]s,
Claudio

http://thor.50megs.com/motor.jpg

cthorell
02/02/2005, 14:29
Acho q a foto nao saiu no ultimo post, estou enviando novamente...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/e4f23373f331d96a97f87dbeb76ae0e2.jpg

JOEL ALVES
02/02/2005, 23:23
Cláudio Thorell,

Olá. Eu instalei o kit intercooler da international para S10.

1- não foi necessÁRIA A MUDANÇA DA TURBINA.

2- A PEÇA EM QUESTÃO É A primeira da direita abaixo na foto. Já veio pronta.

http://www1.uol.com.br/bestcars/un/131-02.htm

[ ]'s valeu a pena...

JF
31/03/2005, 01:21
Afonso Carlos,

Caro Afonso, talvez você possa me dar uma grande ajuda (ou qualquer outro especialista de plantão) :D . Já li todas as páginas desse tópico e ainda estou com dificuldades para concluir algumas coisas.

Tenho uma Frontier 2003, motor MWM Sprint 2.8 (modelo 4.07 TCA), com 132cv.
Ela já vem de fabrica com 1,2Kg de pressão no turbo e com intercooler.

Realmente eu acredito que falta um pouco de potência no motor, principalmente na estrada, com o carro carregado e ar-condicionado ligado. Em alguns momentos, falta potência também em trilhas, se estivermos com o ar ligado. :cry:

Eu gostaria de realizar alguma preparação nesse motor sem comprometer demais a sua durabilidade.

Dessa forma, aí vão as primeiras perguntas:

1. Até qual valor eu poderia aumentar a pressão do turbo ? Quantos cavalos o motor deveria render com essa nova pressão ? :twisted:

2. Meu carro tem LDA ? Até qual pressão do turbo a LDA conseguiria alimentar o motor ? Com essa nova pressão eu deverei regular a bomba de combustível ?

Acredito que aumentar a pressão do turbo e a alimentação do motor seja o caminho mais barato para aumentar sua potência.

Entretanto, eu entrei em contato com a empresa Off Limits Motorsport que realiza preparações para off-road e é a preparadora oficial das S10 que competem no rally dos Sertões.
Nessa empresa fui informado que existe uma preparação para esse motor, desenvolvida pela própria MWM (para as S10 dos Sertões), testada em dinamômetro e com várias horas de funcionamento, apenas trocando os bicos injetores e regulando a bomba de combustível que faria esse motor render 185cv.
Essa preparação não diminuiria em nada a vida útil do motor e o consumo mudaria dependendo do "pé" do motorista (sua maneira de dirigir), esse motor já não viria com essa potência de fábrica pois não passaria nos critérios anti-poluição da EURO-2.
Nessa preparação da MWM, não é necessário aumentar a pressão do turbo. Achei esse fato bastante "curioso". :shock:
Os bicos injetores utilizados seriam da BOSCH, especialmente desenvolvidos para esse motor, quando usado em competições.
A Off Limits realiza essa preparação mas eu achei o preço cobrado pelo serviço bastante abusivo (R$ 3.300,00).
Já mandei e-mail para MWM e para a BOSCH perguntando sobre a especificação desses bicos para comprá-los e realizar o serviço em outra oficina (se o preço for viável...), porém, ainda não obtive resposta.

Aí vão mais perguntas:

1. Você acredita nessa preparação ? Afinal ela alimenta mais o motor, mas, aparentemente não oferece mais oxigênio para queimar essa quantidade a mais de combustível já que não aumenta a pressão do turbo.

2. Será que esses bicos especiais da BOSCH existem mesmo ? Pode ser "papo" :wink: , afinal qualquer bico (de outro motor) que eu instalar, e que alimente mais que o bico injetor original, teria o mesmo resultado. O problema seria descobrir o quanto a mais esse novos bicos deveriam ter de vazão.

3. Será que eu poderia aumentar a vazão dos meus bicos injetores originais, aumentando o diâmetro deles ? :twisted: (Da mesma forma que os preparadores fazem com carros turbinados a gasolina ou álcool)

Imagine se conseguissemos tirar 185cv desse motor, realizando a preparação mais barata e confiável possível: acho que ninguém iria reclamar...

O telefone da Off Limits é: (31) 3391-5700 / www.chevroletrallyteam.com.br

MWM: www.mwm.com.br

Bosch: www.bosch.com.br

Agradeço antecipadamente,
J.F.

Rodrigo Luvison
31/03/2005, 07:38
Olá pessoal

Vejam essa reportagem sobre a S-10 Super Prodution, que é essa desenvolvida pela Off Limits Motorsport.

>>>Reportagem: S-10 Super Prodution<<< (http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_rally_team.htm)

Observem que nessa reportagem, eles informam que o motor passa a ter 240 Cv e o torque sobe para 58 Kgfm a 2600 RPM.

Abraços

samukanvas
31/03/2005, 11:17
Afonso Carlos,

Caro Afonso, talvez você possa me dar uma grande ajuda (ou qualquer outro especialista de plantão) :D . Já li todas as páginas desse tópico e ainda estou com dificuldades para concluir algumas coisas.

Realmente eu acredito que falta um pouco de potência no motor, principalmente na estrada, com o carro carregado e ar-condicionado ligado. Em alguns momentos, falta potência também em trilhas, se estivermos com o ar ligado. :cry:

Eu gostaria de realizar alguma preparação nesse motor sem comprometer demais a sua durabilidade.

1. Até qual valor eu poderia aumentar a pressão do turbo ? Quantos cavalos o motor deveria render com essa nova pressão ? :twisted:

2. Meu carro tem LDA ? Até qual pressão do turbo a LDA conseguiria alimentar o motor ? Com essa nova pressão eu deverei regular a bomba de combustível ?

Acredito que aumentar a pressão do turbo e a alimentação do motor seja o caminho mais barato para aumentar sua potência.

Entretanto, eu entrei em contato com a empresa Off Limits Motorsport que realiza preparações para off-road e é a preparadora oficial das S10 que competem no rally dos Sertões.
Nessa empresa fui informado que existe uma preparação para esse motor, desenvolvida pela própria MWM (para as S10 dos Sertões), testada em dinamômetro e com várias horas de funcionamento, apenas trocando os bicos injetores e regulando a bomba de combustível que faria esse motor render 185cv.
Essa preparação não diminuiria em nada a vida útil do motor e o consumo mudaria dependendo do "pé" do motorista (sua maneira de dirigir), esse motor já não viria com essa potência de fábrica pois não passaria nos critérios anti-poluição da EURO-2.
Nessa preparação da MWM, não é necessário aumentar a pressão do turbo. Achei esse fato bastante "curioso". :shock:
Os bicos injetores utilizados seriam da BOSCH, especialmente desenvolvidos para esse motor, quando usado em competições.
A Off Limits realiza essa preparação mas eu achei o preço cobrado pelo serviço bastante abusivo (R$ 3.300,00).
Já mandei e-mail para MWM e para a BOSCH perguntando sobre a especificação desses bicos para comprá-los e realizar o serviço em outra oficina (se o preço for viável...), porém, ainda não obtive resposta.

Aí vão mais perguntas:

1. Você acredita nessa preparação ? Afinal ela alimenta mais o motor, mas, aparentemente não oferece mais oxigênio para queimar essa quantidade a mais de combustível já que não aumenta a pressão do turbo.

2. Será que esses bicos especiais da BOSCH existem mesmo ? Pode ser "papo" :wink: , afinal qualquer bico (de outro motor) que eu instalar, e que alimente mais que o bico injetor original, teria o mesmo resultado. O problema seria descobrir o quanto a mais esse novos bicos deveriam ter de vazão.

3. Será que eu poderia aumentar a vazão dos meus bicos injetores originais, aumentando o diâmetro deles ? :twisted: (Da mesma forma que os preparadores fazem com carros turbinados a gasolina ou álcool)

Imagine se conseguissemos tirar 185cv desse motor, realizando a preparação mais barata e confiável possível: acho que ninguém iria reclamar...

J.F.

Eu não ia reclamar de 185cv e nem da fumacinha a mais que ele faria :twisted: :twisted: Se conseguir uma coisa mais barata, são duas querendo fazer... :wink:

JF
31/03/2005, 13:00
Olá pessoal

Vejam essa reportagem sobre a S-10 Super Prodution, que é essa desenvolvida pela Off Limits Motorsport.

>>>Reportagem: S-10 Super Prodution<<< (http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_rally_team.htm)

Observem que nessa reportagem, eles informam que o motor passa a ter 240 Cv e o torque sobe para 58 Kgfm a 2600 RPM.

Abraços

Rodrigo Luvison,

Com certeza!!!

Se você der uma olhada no site da Off Limits / GM Rally Team ( www.chevroletrallyteam.com.br ) poderá notar que existem pelo menos duas categorias de S10 preparadas para a GM: a S10 Super Production e a S10 Production.

A preparação que você mencionou, da Super Production, nem sequer me foi oferecida pela Off Limits (31 3391-5700) talvez pelo desgaste excessivo e pouca durabilidade do motor (???).

Já, por outro lado, a preparação da S10 Production parece ser a citada, uma vez que o site da Off Limits apresenta o manual técnico desses carros.

De qualquer forma, alguma opinião sobre as preparações ?

Afonso Carlos
05/04/2005, 17:02
Afonso Carlos,

Aí vão mais perguntas:

J.F.

Pessoal desculpem o sumisso.

OK, JF, Vamos por partes: R$ 3.300,00 Reais para 185 HP, em um MWM 2.8 eu considero um exelente preço.

Os Bicos que vc menciona existem e são largamente utilizados em embarcações com este motor.

Somente os bicos não vão gerar os 185 HPs prometidos, à também que se ajustar (Substituir) o eixo comando de valvulas para um de maior permanencia, e também deve-se realizar ajustes na bomba.

É possivel aumentar a vazão de bicos originais Diesel, mas totalmente invialvel economicamente, alem de ser um serviços extremamente complicado, com medidas na casa dos milesimos de milimetro, o que requer ferramental extremamente preciso e caro.

Quanto a turbina, pode ser que não aumente a pressão, mas o volume de ar provavelmete vai ter que ser revisto, podendo ser substituido o caracol frio original por um maior, que mantenha o mesmo turbo Lag, mas aumente o volume.

Vc comentou sobre a potencia, mas e torque como ficou ? provavelmente maior certo, mas para onde foi este torque ? digo a que rotação se atinge o torque máximo nesta configuração ? lembre-se que carros de competições trabalham em altas rotações quase que contantemente, e nessecitam mais de potencia do que torque.
Isto é muito importante, na hora de modificar um motor, aonde vai ser utilizado ? qual o consumo esperado ? Qual a vida util esperada ? lembrando ainda que acrécimos de potencia desta ordem sobre-carregam diretamente os demais componentes do trêm de força, dentre eles um dos mais afetados é com certeza a embreagem.

Qualquer dúvida escreva no post,

Um abraço Afonso Carlos.

Bianor
05/04/2005, 22:39
Prezados a preparação da Offlimits é séria e profissional desenvolvida em conjunto com a MWM e as peças muitas são feitas sob encomenda, experimenta pegar os bicos e procurar num catalogo da Bosch, não vai encontrar. Existem ajustes e outras peças a serem trocadas mas eles não entregam de bandeja para o publico em geral. Eu acho que o valor que eles cobram compensa o serviço, principalmente em um motor pouco rodado.

JF
06/04/2005, 00:04
Gostaria de agradecer a todos, principalmente ao Sr. Afonso Carlos que parece ser o fera ( :twisted: ) no assunto.

Realmente as informações que levantei conferem com o que o Afonso Carlos explicou sobre aumentar a vazão dos bicos... Ainda, a Off Limits me explicou que os bicos da Bosch não estão a venda, eles foram desenvolvidos especialmente pra MWM e só a Off Limits tem acesso a eles (ganharam um lote imenso... 8) ). Esses bicos tem vazão 50% maior que os originais.

Sobre alterar qualquer característica da turbina, foi-me explicado que não seria necessário, uma vez que esse motor vem com uma mistura extremamente pobre (muito ar e pouco combustível) por questões de poluição.

Com certeza, como nosso amigo Bianor escreveu a empresa é séria, profissional e antes de tudo, amiga.

Basta dizer que eu liguei pra eles, disse que achei o preço muito caro pra mim ( :( ) mas que gostaria de fazer o serviço com eles. Sendo assim, eu iria aumentar a vazão dos meus bicos injetores originais (por minha conta) na tentativa de diminuir muito os custos. Eles acharam minha idéia válida, consultaram seus manuais e confirmaram junto a Bosch que os bicos deveriam injetar 50% mais. Além disso, continuaram a me fornecer mais informações sobre a preparação, como os detalhes do turbo, que não precisa ser alterado.

Ou seja, os caras são gente boa demais, não escondem o leite tanto assim...

Entretando, não acredito que eles realizem mais alguma alteração profunda (como alterar o comando de valvulas) ou qualquer outra coisa. O tempo previsto para a preparação que eles fazem é de 1 (um) dia útil, o que inviabiliza qualquer alteração desse tipo. A única coisa que eles sugerem (e não está no orçamento) é o alívio do escapamento (que já fiz no meu carro).

Sobre as perguntas que o Sr. Afonso Carlos levantou:

Vc comentou sobre a potencia, mas e torque como ficou ?
Vou novamente entrar em contato com a Off Limits para ver em qual RPM se atinge o torque máximo.

aonde vai ser utilizado ?
Na cidade, estrada e trilhas leves/médias. Logo o motor tem que ser "pau pra toda obra" não podendo apenas mostrar potência em alta.

qual o consumo esperado ?
De acordo com a Off Limits, depende de como dirigir. O consumo não se altera em NADA se você conduzir o carro nas mesmas velocidades e acelerações que anteriormente (ou seja, pisando menos no carro com motor "novo", já que é mais potente). Vou perguntar pra quanto vai o consumo se dirigirmos feito um animal :evil:, com o pé lá embaixo o tempo todo.

Qual a vida util esperada ?
Eu espero comprometer o mínimo a durabilidade do motor e de todo conjunto, ou pelo menos rodar uns 150.000km. Me foi informado que essa preparação não reduz a vida útil do MOTOR, realmente, embreagem, transmissão e etcs. são outra estória... Nem conversei sobre isso com eles porque com certeza, depende muito de como dirigimos o carro.

Continuando com o assunto...

Ontem, entrei em contato com a oficina Motor Head, 18-232-1722 / 18-9131-7073.

Eles prepararam uma F-250 que saiu em várias revistas de tuning.
Veja as reportagens:
http://www2.uol.com.br/oimparcial/au24.htm
http://www.sinomar.com.br/vl_190305.asp

Expliquei para eles minhas necessidades: durabilidade, motor mais esperto para acelerar e retomadas, não há necessidade de aumentar a velocidade final.

A preparação dessa empresa, depois do explicado, consiste basicamente de:

Um novo Coletor de escapamento
Trocar a turbina por uma maior (que aguente mais pressão)
Regular a Bomba injetora

Tempo de serviço: 1 a 2 semanas
Preço: em torno de R$ 3.500,00
Potência atingida: 222cv
Esse serviço já foi realizado em outra Frontier e comprovado no DynaJet. Eu esqueci de perguntar se foi medido na roda ou no motor... (com certeza no motor mas não custa confirmar).

A nova turbina irá trabalhar no máximo com 1.8Kg para não ter risco de quebras. Eu achei essa pressão altíssima!!! Será que estou enganado ?

Conforme foi-me explicado, os carros que eles preparam superam qualquer outro original, nenhuma outra caminhote ou jipe anda junto (no asfalto, lógico). E até alguns 2.0 ficam prá trás...

Achei essa preparação meio agressiva e o carro perderia um pouco as qualidades off-road, pois com a turbina maior, aumenta-se o turbo lag e perdemos algum torque em baixa. A oficina afirma que realmente isso ocorre, mas, as turbinas instaladas já "entram" apenas a uns 300 RPM depois que as originais.

Confesso que fiquei tentado a conhecer de perto essa preparação, mesmo com cara de quebradora...

Conclusão:

Estou tentando dar a melhor preparação pro meu carro (nos quesitos PREÇO e DURABILIDADE)

Notem que as duas preparações (Off Limits x Motor Head) tem preços semelhantes (R$ 3.500 x R$ 3.300) mas são totalmente diferentes, tanto tecnicamente quanto na potência alcançada.

Primeiro, eu gostaria apenas de regular a bomba de combustível e a pressão do turbo, porque isso custa "apenas" R$250,00 (mais ou menos).

1. Até qual valor eu poderia aumentar a pressão do turbo original, sem comprometer a durabilidade do motor ?

2. Como a bomba injetora deve ser regulada ? Devo colocá-la na vazão máxima ?

3. Será que é preciso mesmo aumentar a pressão do turbo ? (Uma vez que a Off Limits disse que a mistura originalmente é pobre)

4. Quantos cavalos o motor deveria render com essa nova preparação ?
Já me foi afirmado que essas providências quase não alteram a potência do motor. Outros alegam (aqui mesmo no fórum) que, fazendo isso, o motor chega a 150hp.

Ora, 150hp por R$ 250,00 ou 185hp por R$ 3.300 ?
Com certeza, gasto os R$ 250 pra ter os 150 cavalinhos e se, realmente, ainda não for suficiente, talvez eu tome coragem pra gastar R$ 3.300 e ganhar mais 35hp (quase R$100,00 pra cada cavalo...).

Mas antes, preciso ainda saber, alguém sabe responder alguma dessas quatro perguntas ?

samukanvas
06/04/2005, 10:32
Ótimo esse tópico, JF, Já passou de aumento de pressão pra troca de bicos e turbina etc...

JF
06/04/2005, 13:40
Pois é, como o título do tópico é:
MWM Sprint 2.8 132CV, o que se pode "mexer"?;
estamos diversificando mesmo.

Sabe o que eu acharia ideal ? (além de ter aqueles minhas perguntas respondidas)

Acho que o ideal seria relacionar as preparações com ordem de custo x benefício...

Por exemplo:

Primeiro nível:
aumentar a pressão do turbo até tantos kg + regular a bomba. Rende tantos cavalos, custa tantos reais, durabilidade tal...

Segundo nível:
Trocar bicos, regular a bomba. Custa tantos reais, potência tal, durabilidade tal...

Terceiro nível:
etc.

e assim vai...

samukanvas
06/04/2005, 14:18
Aí seria o mundo perfeito... olho esse tópico sempre na esperança disso acontecer :wink:

[s] esperando alguma luz pra colocar uns cavalos no motor :twisted:

Edintruder
09/04/2005, 23:07
185 Cv no motor dá para imaginar o torque por volta de 45 Kgfm!
Para andar com um motor assim deverá ser redobrado o cuidado com as arrancadas bruscas para não moer dentes de transmissão e diferencial.

No motor 2.5 a LDA funciona até 1,4 Bar de pressão, no MWM deve ser algo próximo se tiver LDA. Porém, é abrir a bomba para injetar mais diesel, porém daqui a 50.000 no pau ou 100.000 km na manha o motor deverá pedir retífica pois estará com os anéis desgastados por deficiente lubrificação pelo excesso de diesel no cilindro. A parta de baixo (virabrequim, bielas e casquilhos) agüentam bem o tranco.

Aumentando a injeção de combustível o rpm de corte possivelmente seja alterado (dependendo da bomba injetora) porém será muito fácil entrar no vermelho em 5a marcha, daí mais um cuidado para não se empolgar na velocidade máxima maior do que o motor suporta. A velocidade final de uma caminhonete a diesel é atingida num valor onde o motor entra na faixa rubro avermelhada, se aumentar a injeção, a força disponível nesse momento será maior, por isso atenção no giro do motor!

Luiz Antonio
10/04/2005, 18:56
JOEL ALVES, vc acha que só as voltas da WG mudariam o carro ??e quanto a durabilidade do motor ?????
grato, abraços a todos...

Luiz Antonio
10/04/2005, 19:52
185 Cv no motor dá para imaginar o torque por volta de 45 Kgfm!
Para andar com um motor assim deverá ser redobrado o cuidado com as arrancadas bruscas para não moer dentes de transmissão e diferencial.

No motor 2.5 a LDA funciona até 1,4 Bar de pressão, no MWM deve ser algo próximo se tiver LDA. Porém, é abrir a bomba para injetar mais diesel, porém daqui a 50.000 no pau ou 100.000 km na manha o motor deverá pedir retífica pois estará com os anéis desgastados por deficiente lubrificação pelo excesso de diesel no cilindro. A parta de baixo (virabrequim, bielas e casquilhos) agüentam bem o tranco.

Aumentando a injeção de combustível o rpm de corte possivelmente seja alterado (dependendo da bomba injetora) porém será muito fácil entrar no vermelho em 5a marcha, daí mais um cuidado para não se empolgar na velocidade máxima maior do que o motor suporta. A velocidade final de uma caminhonete a diesel é atingida num valor onde o motor entra na faixa rubro avermelhada, se aumentar a injeção, a força disponível nesse momento será maior, por isso atenção no giro do motor!

poizé amigo.....acho isso um p.....erro da ford, mas no meu carro não tem faixa verde nem vermelha do conta - giros, fico sempre sem saber exatamente qual é a faixa de segurança, e onde deveria iniciar a faixa vermelha....pode me dar um toque ?? :roll:

joaquim
10/04/2005, 21:36
Pegando carona no tópico.
Alguém conhece algum lugar onde possa ser feito um comando de válvulas a partir de um modelo?

Grato,

Joaquim/SP

Luiz Antonio
11/04/2005, 23:23
FLÁVIO haundrich,

O GRANDE LANCE DO INTERCOOLER E DA WG FOI A MELHORIA DAS RETOMADAS... IMPRESSIONANTE.
HOUVE TAMBÉM UM GANHO DE TEMPO EXPRESSIVO DE 0 A 100km/h.
AGORA TENHO MUITO MAIS SEGURANÇA NAS ULTRAPASSAGENS.
O CONSUMO ESTÁ EM TORNO DE 9,5km/l (ERA 10km/l) NO CIRCUITO CIDADE -ESTRADA.
COM APENAS APLICAÇÃO DO INTERCOOLER O CONSUMO ATÉ CAIU :shock:
COM AS VOLTAS DA WG, AÍ ELE AUMENTOU UM POUCO :wink:
VALEU MUITO A PENA.

[ ]'S

me diga uma coisa meu amigo, aquela fumaça que o motor produz quando da retomada entre as trocas de marcha do 2.5, com o aumento da pressão do turbo na WG tende a diminuir é isso ? e consequentemente aumenta o torque nas mudanças de marcha, é isso ???, finalizando, essa nova regulagem na WG é exatamente pra essa finalidade ??
grato
[]'s

DieselPower
02/11/2007, 03:04
Caros amigos, como já citado anteriormente, os motores diesel modernos trabalham com uma mistura pobre (muito ar, pouco combustivel) para atender as normas de poluição vigentes; ou seja, O motor sai de fabrica enforcado, rendendo muito menos que deveria.
Uma solução simples é a adoção de bicos injetores de maior vazão, vendidos por exemplo na Rasch Motoren por R$1000, e sem nenhuma alteração na bomba injetora, ele eleva a potencia deste motor para 150 cvs, comprovados em dinamometro.
A fumaça aumenta um pouco, mas o motor fica mais forte em todas as faixas de rotação, inclusive reduz o Turbo Lag, devido o maior fluxo de gases no coletor de escape, fazendo a turbina comprimir mais rapido.
Resumindo: A simples troca dos bicos injetores por de maior vazão, trará um nítido ganho de potencia sem nenhuma alteração da bomba injetora.
Obs.: É Plug and Play. Tirar os velhos e colocar os novos.

joão k. chikui
02/11/2007, 08:25
Ozzy
Teu cross já está com outros eixos , ou são os originais?
Pergunto porque as fantásticas TGV , além de aumentarem significativamente o torque, trazem-no para rotações bem mais baixas, o que eleva ainda mais o momento torsor, aí os diferenciais originais se vão....

Afonso:
Antigamente se gastava 7 a 8k nas TGV ,atualmente está aproximadamente quanto?

Abraços.

[]'s

DieselPower
06/11/2007, 11:02
E aí Leosantana? Fez alguma alteração?
Posta como ficou, impressão ao dirigir e tal.

folgado
06/11/2007, 23:31
Caros amigos, como já citado anteriormente, os motores diesel modernos trabalham com uma mistura pobre (muito ar, pouco combustivel) para atender as normas de poluição vigentes; ou seja, O motor sai de fabrica enforcado, rendendo muito menos que deveria.
Uma solução simples é a adoção de bicos injetores de maior vazão, vendidos por exemplo na Rasch Motoren por R$1000, e sem nenhuma alteração na bomba injetora, ele eleva a potencia deste motor para 150 cvs, comprovados em dinamometro.
A fumaça aumenta um pouco, mas o motor fica mais forte em todas as faixas de rotação, inclusive reduz o Turbo Lag, devido o maior fluxo de gases no coletor de escape, fazendo a turbina comprimir mais rapido.
Resumindo: A simples troca dos bicos injetores por de maior vazão, trará um nítido ganho de potencia sem nenhuma alteração da bomba injetora.

Mas o que ocorrerá com a durabilidade do motor se os bicos forem trocados?
E quanto ao consumo?
[]'s.
Antonio.

DieselPower
07/11/2007, 23:26
Olá Antonio, acredito que a durabilidade vai se manter, pois, como já foram citadas várias vezes, esses motores vem "enforcados" de fábrica para atender a algumas normas de emissões de poluentes.
Já o consumo se manterá inalterado ultilizando o motor como era utilizado antes dos novos bicos, porém se pisar mais, vai beber mais. Pois com os bicos originais, com o pé no fundo, tem um limite de combustivel enviado ao motor, já com os bicos especiais, esse limite será bem maior, ou seja: Com o pé embaixo vai gasta mais, andando na boa, mantém a média.
Já ouvi o relátorio de algums pessoas que estão usando estes bicos, e disseram que muda da agua para o vinho, o único porém é que faz mais de fumaça até encher a turbina.
Tem um tópico no fórum apenas sobre estes bicos, no forum de picapes 4x4, contendo as impresões de dirigir do pessoal que esta utilizando.

Morceli
08/11/2007, 18:51
Alguém tem alguma indicação em São Paulo, de preferencia do ABC para "mexer" no MWM Sprint 2.8 ?

folgado
08/11/2007, 22:18
Alguém tem alguma indicação em São Paulo, de preferencia do ABC para "mexer" no MWM Sprint 2.8 ?

Essa informação também me interessa...

DieselPower
09/11/2007, 00:16
A Rasch Motoren umas das melhores oficinas de preparação de motores diesel do Brasil, e fica em São Paulo. Inclusive são especialistas em MWM.
O tel deles é (11) 6684.6646.
Fala com o Mauricio. Diz que o cara é muito gente boa, e tem um conhecimento enorme.
Após realizarem as alterações, postem equi como ficaram as viaturas.

folgado
09/11/2007, 00:20
pelo prefixo do telefone, deve ficar na Zona Leste...

MarcSport
22/11/2007, 11:59
www.serviteste.com.br
fica na zona leste de SP, fale com o Luciano.

dalmo cruz torres
05/12/2007, 23:31
Antônio, a rasch fica na penha, mas não pergunte em que zona da cidade fica que isso eu não sei...sou muito religioso.

folgado
05/12/2007, 23:45
O meu receio em mexer no MWM é ele ficar muito gastão. Acho que o custo/benefício não vai compensar...

CAVESO
22/01/2011, 20:53
Estou refazendo um motor mwm sprint que comprei cansado, e fazendo os seguintes up-grades:

-Turbina TGV da nissan 2010
-Bicos especiais (+20% de vazão) italianos
-Super LDA
-Intercooler e radiador do caminhão VW 8-150 (mesmo conjunto do troller 3.0)

Os passos estão no tópico da minha assinatura.

Abs

Trotta.79
24/01/2011, 09:00
Estou refazendo um motor mwm sprint que comprei cansado, e fazendo os seguintes up-grades:

-Super LDA

Abs

Olá amigo,

Essa turbina é para um motor de menor cilindrada(2,5l). Sua intenção é melhorar o torque em baixa?

Pretendo fazer o mesmo, mas estava de olho na TGV da Ranger 2.8. Essa turbina sua deve mais torque ainda que a da Ranger, concorda?

Abs

SERGIO AUGUSTO
24/01/2011, 11:35
Olá amigo,

Essa turbina é para um motor de menor cilindrada(2,5l). Sua intenção é melhorar o torque em baixa?

Pretendo fazer o mesmo, mas estava de olho na TGV da Ranger 2.8. Essa turbina sua deve mais torque ainda que a da Ranger, concorda?

Abs
Trota.79:
Esta turbina, é praticamente a mesma da RANGER,(GT2056V) porém com uma "calibragem" mais apropriada para o que pretende, pois falando a grosso modo, ela está configurada para "aimentar" 172 Cvs num motor 2.5L, o que demanda mais fluxo(de ar, obvio) e principalmente maior pressão que para alimentar 132cv(potencia original do P.S. 2.8 TGV, né?), num 2.8. Com os bicos de maior vazão, teoricamente o CAVESO extrairá tranquilamente algo em torno de 150/160 cv do srpint dele, sem "mexer" quase nada na B.I. E falando do torque, com certeza terá mais torque, "trazido" para uma faixa de giro mais baixa( quem sabe a partir das 1400 RPM, já sentirá um leve "coice").
Dá uma olhada no tópico do CAVESO, e neste http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=84317
Abraço
Sérgio

adrianoaantunes
20/02/2011, 18:25
Essa turbiba TGV da qual se tem falado, não seria a VGT (Variable Geometry Turbocharger) aquela em que as paletas se fecham em baixa rotação para evitar o Turbo Lag e se abre mais em alta, para poder manter uma curva de torque plana que é controlada pela unidade de comando e é utilizada em diversos motores diesel eletrônicos e em motores a gasolina como exemplo pela Porsche no modelo 911-997 ?
file:///C:/Users/Antunes/AppData/Local/Temp/moz-screenshot-5.pnghttp://www.autozine.org/technical_school/engine/VTG_1a.jpghttp://www.autozine.org/technical_school/engine/VTG_1b.jpg
Ou é a turbina com Waste Gate, aquela que possui uma saída que se fecha em baixas rotações para melhorar o enchimento e se abre em altas para evitar o sobre giro da turbina e pode ser controlada mecânica ou eletronicamente?

SERGIO AUGUSTO
20/02/2011, 18:39
Essa turbiba TGV da qual se tem falado, não seria a VGT (Variable Geometry Turbocharger) aquela em que as paletas se fecham em baixa rotação para evitar o Turbo Lag e se abre mais em alta, para poder manter uma curva de torque plana que é controlada pela unidade de comando e é utilizada em diversos motores diesel eletrônicos e em motores a gasolina como exemplo pela Porsche no modelo 911-997 ?
file:///C:/Users/Antunes/AppData/Local/Temp/moz-screenshot-5.pnghttp://www.autozine.org/technical_school/engine/VTG_1a.jpghttp://www.autozine.org/technical_school/engine/VTG_1b.jpg
Ou é a turbina com Waste Gate, aquela que possui uma saída que se fecha em baixas rotações para melhorar o enchimento e se abre em altas para evitar o sobre giro da turbina e pode ser controlada mecânica ou eletronicamente?
Fala Adriano:
A turbina TGV ou VGT em ingles, ou ainda VNT(VIARIABLE NOZZLE TURBOCHAGER, não sei se escr
evi certo), é a mesma. O desenho que postou é a dita cuja.
Abraço
Sérgio

ORIONE
27/08/2011, 16:28
Caveso, por acaso esses bicos italianos são da marca seven?
Minha ex Frontier 2003 q ta c/ meu pai. Recentemente fez revisão (limpeza, troca kit reparo...) na B.I, trocou os 4 bicos por bicos da marca seven R$170,00 cd (os bicos tem 5 furos cd. um tinha 2 entupidos, outro 1...), regulagem de válv..
E aproveitamos p/ instalar o kit Super LDA q esta trab. c/ pressão d até 1,5Kg. E sem fumaça!
Fico o bixo. Grada no banco a partir de 1800~2000RPM.
Ja tem outro kit a caminho p/ instalar no Troller :euforico:

Ja instalou a TGV?

Abs. E v se aparece nos encontros de engesa, tenho aparecido + q vc msm ñ tendo um kkk

CAVESO
27/08/2011, 17:26
Orione,

Os bicos são fratelli bosio.

Sobre a TGV eu ainda não instalei (vou colocar o motor no lugar primeiro, para ver o espaço que terei disponível para ela.

O Trota vai colocar essa mesma turbina na Xterra dele e em breve teremos relatos.....

Lá pelo 30º encontro eu devo aparecer deengesa...rsss
Abs

Guilherme Kyrillos
27/08/2011, 23:06
Amigos, saudações.
Comprei pra botar na Camper um MWM2.8 que veio com os calços do motor utilizados nos veículos tipo micro ônibus, embora o vendedor tenha informado que o mesmo era de uma S10.
O vendedor disse também que o motor era revisado, que a BI tinha uma calibragem diferenciada, e que eu ia notar que o motor era mais "disposto".
Realmente, o motor parece ser mais "presente" do que outros 2.8, principalmente a partir de 1800 giros, pois pisando fundo no acelerador chega rapidinho aos 4000 giros.
O ruim é que consome 1 litro de diesel para rodar apenas 7km.
Será que esse motor saiu mesmo de um micro ônibus, e por isso tem realmente calibragem diferenciada?
[]ss

Lucas Nassif
28/08/2011, 01:47
Será que esse motor saiu mesmo de um micro ônibus, e por isso tem realmente calibragem diferenciada?
[]ss

Se saiu de um busão da Agrale, realmente tem diferença em relação aos outros MWM 2.8 (s10, frontier, etc).

Nava
28/08/2011, 08:57
Acabei de ler tudo...
Eu tenho uma ranger 2.8 PS e gosto do desemepenho dela. A tgv enche rápido, 1400 e vc toma um solavanco. Ela tem bicos de ação dupla e qdo a pressão da turbina aumenta pro normal os bicos vão pro segundo estágio e se manter o pé no bucho ela cavoca sem parar!
Bem, outro dia fiquei olhando a ranger 3.0 de uma amigo. O intercooler dela é animal. O da ranger é ridiculo. Muito pequeno. Acho q daria pra adaptar o intercooler da 3.0 na 2.8 pois é tudo ford...mas enfim to sem grana pra isso.
Eu ainda rodo sem snorkel e fico preocupado com a compatibilidade entre boa eficiencia de filtragem e perda de carga na entrada do motor. Alguem tem dica pra isso?

A receita que eu quero fazer qdo puder:
intercooler da 3.0 com ventoinha para ligar durante a trilha
filtro baixa restrição com snorkel
bicos rasch

Não quero mais que 150/170 cv pq não quero enrolar cardã...só sentir o torque com toda a disposição. O q vcs acham?

Trotta.79
28/08/2011, 09:51
Na minha Xterra, instalei um manometro de pressão antes e depois do intercooler e um medidor de temperatura antes e depois do intercooler.
A primeira conclusão que tirei é que há uma queda de pressão muito pequena no intercooler, em torno de 0,1 kg/cm². O intercooler da Xterra é pequeno, o do Troller e maiores há uma perda de pressão maior ainda, claro!

A segunda conclusão foi que o intercooler só tem alguma eficácia, notável, quando o motor está sobre forte demanda. Uma longa subida com pé trancado. Tirando as situações de alta rotação e demanda, o intercooler não faz muita diferênça. Ou melhor, em situações de baixa e média rpm e média demanda é melhor não ter intercooler.

Os grandes intercoolers são defendidos por muitos preparadores de motores diesel, mas na maioria das vezes, com a visão voltada para o rally, onde é pé trancado o tempo inteiro, ou para o pessoal que quer dá cacete em carro diesel. Em trilhas a rortação é muito baixa e as acelerações mais fortes duram pouco tempo, IMHO não justifica aumento de intercooler.

A modificação mais interessante seria a mudança dos bicos, por uns de maior vazão, Raush ou fretelli. E posteriormente, se os resultados não forem satisfatórios, uma turbina de geometria variável.

Valeu

Léo_Babiski
28/08/2011, 11:23
[]ss

Guilherme, para saber se seu motor saiu de uma aplicação agrale dá uma olhada na placa de identificação.

No local plano de compra deve estar 9.407.36.15.15X.9. Esse 36 em negrito se refere à aplicação mwm para a linha agrale e o X varia do número 1 ao 6 para saber qual modelo de veículo agrale. Pode ser o minibus volare, o volare, o lunar ou o caminhão 6.000D, com ar, sem ar ou com bomba de vácuo.

No mais esse mwm agrale é mais fraco que o das outras linhas: 125 cv a 3.500 rpm com rotação máxima a 4.250 rpm.

O ponto de injeção da B.I. também é diferente: 1,63. Da s10 é 1,60 mm. Alguém sabe a diferença prática nisso?

Existem muitas outras diferenças como coletor de admissão, coletor escapamento, carter, engrenagens da cx de transmissão e alguns periféricos. No meu o volante do mtr, carcaça da embreagem, arranque e bomba hidráulica vieram do mwm 6cc. Ainda, veio com turbo grande, GT25, que me obriga a ter que acelerar mais pra andar com a turbina cheia.

Penso em corrigir isso com novos bicos de maior vazão, ao menos acredito que melhore. Gosto do turbo grande e não pretendo trocá-lo.

O consumo é por aí mesmo, 7,5 km/l. O meu eu mesmo fucei a B.I., rodo com 1,5 na turbina e a bomba está desregulada, parece que solta diesel cru. Quando comprar novos bicos +20% mando alguém especializado fazer a regulagem correta.

Abs.

Nava
28/08/2011, 21:11
Trota, bem interessante seu post.
Vc comentou sobre a pressão in/out do intercooler. E as temperaturas, como ficaram?
Eu acho bastante improvavel que o ar resfrie suficiente com um intercooeler pequeno. Mesmo que esfrie, ele entra no coletor massudo de aluminio que está aquecido no motor...resolve qto isso?
DEve ajudar sim, pois nao estaria ali a toa...mas fico na duvida.

Trotta.79
04/09/2011, 16:15
Olá Nava,

Respondendo seus questionamentos, veja os posts a seguir:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-utility-vehicles/48579-levantando-xterra-6.html#post1410286

e

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-utility-vehicles/48579-levantando-xterra-7.html#post1428287

Ok? O intercooler original consegue abaixar a temperatura de 34 a 40ºC. Conforme minhas medições.

Valeu

Nava
05/09/2011, 09:23
Não entendi. Esse delta 34/40 é iguala dizer que a temp de entrada seria de uns 120 graus e baixa pra 80 isso?
Em que posição vc colocou sensores?

Trotta.79
07/09/2011, 21:12
Não entendi. Esse delta 34/40 é iguala dizer que a temp de entrada seria de uns 120 graus e baixa pra 80 isso?
Em que posição vc colocou sensores?

Olá,

É isso mesmo! Em dias mais quentes o intercooler consegue abaixar cerca de 34 a 35ºC e em dias com temperaturas mais amenas consegue abaixar até 40ºC. É muita coisa!

Carros de rua não devem desenvolver temperaturas acima de 120ºC logo após o compressor. Já os de corrida, chegam fácil a 180ºC, dai os intercoolers grandes. Questão de necessidade.

75 a 85ºC é uma boa faixa de temperatura do ar no coletor de admissão (após o aftercooler).

Meus sensores estão na entrada do intercooler e na entrada da admissão(pós aftercooler).

Valeu

Guilherme Kyrillos
10/09/2011, 22:35
Guilherme, para saber se seu motor saiu de uma aplicação agrale dá uma olhada na placa de identificação.

No local plano de compra deve estar 9.407.36.15.15X.9. Esse 36 em negrito se refere à aplicação mwm para a linha agrale e o X varia do número 1 ao 6 para saber qual modelo de veículo agrale. Pode ser o minibus volare, o volare, o lunar ou o caminhão 6.000D, com ar, sem ar ou com bomba de vácuo.

No mais esse mwm agrale é mais fraco que o das outras linhas: 125 cv a 3.500 rpm com rotação máxima a 4.250 rpm.

O ponto de injeção da B.I. também é diferente: 1,63. Da s10 é 1,60 mm. Alguém sabe a diferença prática nisso?

Existem muitas outras diferenças como coletor de admissão, coletor escapamento, carter, engrenagens da cx de transmissão e alguns periféricos. No meu o volante do mtr, carcaça da embreagem, arranque e bomba hidráulica vieram do mwm 6cc. Ainda, veio com turbo grande, GT25, que me obriga a ter que acelerar mais pra andar com a turbina cheia.

Penso em corrigir isso com novos bicos de maior vazão, ao menos acredito que melhore. Gosto do turbo grande e não pretendo trocá-lo.

O consumo é por aí mesmo, 7,5 km/l. O meu eu mesmo fucei a B.I., rodo com 1,5 na turbina e a bomba está desregulada, parece que solta diesel cru. Quando comprar novos bicos +20% mando alguém especializado fazer a regulagem correta.

Abs.

Léo, saudações,
Companheiro, na plaquinha não tem nenhum número gravado no campo "plano de compra".
Aliás, apenas este campo está em branco, não está raspado, ESTÁ EM BRANCO, todos os outros tem algo escrito.
No campo "modelo" tem 4.4ZTCA, e a série tem gravado 40704063.
Será que tem como identificar com essas informações?
[]ss

Sammy
28/02/2013, 23:37
Boa noite a todos, tenhom uma frontier com motor MWM 2.8 turbo intercooler, posso aumentar a pressão da turbina até quanto Afonso Carlos, hoje original ele ta em torno de 1.1 perto do 1.2, pois coloquei um manometro de turbo nela, a bomba foi adiantada um pouco isso tirou o lag que tinha em baixa rotação, mais quando chega aos 3.500 RPM ela da falta de combustivel, ou algo do tipo não anda mais.

Um abraço Afonso Carlos.

guilhermeabreu
01/03/2013, 15:31
Boa noite a todos, tenhom uma frontier com motor MWM 2.8 turbo intercooler, posso aumentar a pressão da turbina até quanto Afonso Carlos, hoje original ele ta em torno de 1.1 perto do 1.2, pois coloquei um manometro de turbo nela, a bomba foi adiantada um pouco isso tirou o lag que tinha em baixa rotação, mais quando chega aos 3.500 RPM ela da falta de combustivel, ou algo do tipo não anda mais.

SÓ POR CURIOSIDADE

A 3.500 rpm qdo não anda mais ela esta a qtos KM/H ????

A experiencia que tenho em turbina em motor díesel MWM 2.8 e motores TOYOTA 2.8 a pressão da turbina não deve passar de 1,0kg , como a su FRONTIER esta originla com 1,1 a 1,2kg fico sem resposta pra vc , ACHO EU QUE É MUITA PRESSÃO NA TURBINA PARA ESTE MOTOR , mas não sou digno de falar muita coisa a este respeito não , não demora vai aparecer mais gente aqui para falar com mais embasamento do que eu .

DIESEL POWER cadê vc , da uma luz aqui .

CAVESO
01/03/2013, 17:13
Cuidado ao aumentar a pressão de turbina e da bomba desse sprint 2.8.

O eixo da bomba injetora não aguenta muita coisa...

DieselPower
02/03/2013, 23:10
SÓ POR CURIOSIDADE

A 3.500 rpm qdo não anda mais ela esta a qtos KM/H ????

A experiencia que tenho em turbina em motor díesel MWM 2.8 e motores TOYOTA 2.8 a pressão da turbina não deve passar de 1,0kg , como a su FRONTIER esta originla com 1,1 a 1,2kg fico sem resposta pra vc , ACHO EU QUE É MUITA PRESSÃO NA TURBINA PARA ESTE MOTOR , mas não sou digno de falar muita coisa a este respeito não , não demora vai aparecer mais gente aqui para falar com mais embasamento do que eu .

DIESEL POWER cadê vc , da uma luz aqui .

Fala Doutor, tudo certo?
Realmente a pressão original de trabalho no MWM Sprint é esta mesmo (1,2 kgf/cm3), portanto não há nada de errado.
A grande diferença deste motor para os Toyota 3L e 5L, é que eles nasceram aspirados e por este motivo possuem taxa de compressão muito alta, o que "não combina" com pressões elevadas de turbo. Já o Sprint já foi projetado para utilizar sobre-alimentação, tolerando melhor altas pressões.
Eu particularmente, aumentei um pouco ao débito da BI, fazendo com que mais gases sejam expelidos pelo escape e com isso a pressão do turbo tenha picos mais elevados. Quando "tranco o pé" no acelerador, o manômetro chega a indicar 1,4 kgf/cm3.
Meu projeto futuro, será a utilização de uma turbina .70 x .36 em coletor turblar, gerando 1,6 kgf/cm3, intercooler maior e bicos de maior vazão. Teoricamente esta receita deve gerar 200 cv.
Respondendo as perguntas do Sammy, não devemos alterar a pressão de trabalho da turbina, pois apertando o parafuso da Waste Gate acabamos gerando Back Pressure em altas rotações. Se quer um aumento de potência com custo zero, gire 1/4 de volta no sentido horário o parafuso de débito da BI.
Sobre o motor não estar rendendo acima das 3.500 RPM, vale lembrar que é um motor diesel, e nesta rotação está próximo de sua potência máxima... De qualquer maneira, isto pode ser sintoma de bomba de palhetas com desgaste acentuado, ou ponto da BI atrasado. Quanto tempo não revisa bomba e bicos?
Outra opção para alimentar bem o Sprint em altas rotações é a instalação de uma bomba alimentadora mecânica na BI, ou uma bomba elétrica com dosador HP na linha de combustível.
Muitas outras informações sobre isso aqui neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/54623-preparacao-mwm-sprint.html

Grande abraço!

CAVESO
02/03/2013, 23:35
Diesel,

No sprint 2.8 dá para colocar a bomba mecânica também?

Abs

DieselPower
03/03/2013, 13:31
Diesel,

No sprint 2.8 dá para colocar a bomba mecânica também?

Abs

Sim, basta ver se a sua possui a "tampa de espera" na traseira da BI. Isto depende da série/ano e etc...
A maioria tem, mas como nem tudo é perfeito, infelizmente a minha não possui... :putz:
Terei que partir para a bomba elétrica mesmo.
A bomba alimentadora custa em torno de R$ 140,00, porém existe uma engrenagem para acioná-la que é um pouco mais difícil de encontrar. Na minha opinião esta é a melhor opção.
Minha regra é: "Tudo que é mecânico, está menos susceptível a falhas se comparado aos elétricos/eletrônicos."
Grande abraço!

CAVESO
03/03/2013, 20:00
O meu também não veio preparado para bomba mecânica. :parede:

guilhermeabreu
03/03/2013, 20:11
Fala Doutor, tudo certo?
Realmente a pressão original de trabalho no MWM Sprint é esta mesmo (1,2 kgf/cm3), portanto não há nada de errado.
A grande diferença deste motor para os Toyota 3L e 5L, é que eles nasceram aspirados e por este motivo possuem taxa de compressão muito alta, o que "não combina" com pressões elevadas de turbo. Já o Sprint já foi projetado para utilizar sobre-alimentação, tolerando melhor altas pressões.
Eu particularmente, aumentei um pouco ao débito da BI, fazendo com que mais gases sejam expelidos pelo escape e com isso a pressão do turbo tenha picos mais elevados. Quando "tranco o pé" no acelerador, o manômetro chega a indicar 1,4 kgf/cm3.
Meu projeto futuro, será a utilização de uma turbina .70 x .36 em coletor turblar, gerando 1,6 kgf/cm3, intercooler maior e bicos de maior vazão. Teoricamente esta receita deve gerar 200 cv.
Respondendo as perguntas do Sammy, não devemos alterar a pressão de trabalho da turbina, pois apertando o parafuso da Waste Gate acabamos gerando Back Pressure em altas rotações. Se quer um aumento de potência com custo zero, gire 1/4 de volta no sentido horário o parafuso de débito da BI.
Sobre o motor não estar rendendo acima das 3.500 RPM, vale lembrar que é um motor diesel, e nesta rotação está próximo de sua potência máxima... De qualquer maneira, isto pode ser sintoma de bomba de palhetas com desgaste acentuado, ou ponto da BI atrasado. Quanto tempo não revisa bomba e bicos?
Outra opção para alimentar bem o Sprint em altas rotações é a instalação de uma bomba alimentadora mecânica na BI, ou uma bomba elétrica com dosador HP na linha de combustível.

Grande abraço!

SAMMY

Esta vendo aí???? Sabia que o nosso GRANDE DIESELPOWER te daria a resposta completa do que vc precisa e ainda de lambuja esclareceu o pq da diferença das pressões do trubo dos motores TOYOTA 3L e 5L e os MWM sprint .

Obrigado DIESELPOWER pelas respostas .

FORTE ABRAÇO

dodles
11/09/2014, 09:47

Bom dia meu caro!

Não acho em lugar nenhum Bicos da fratelli e/ou da Rasch. Liguei e mandei e-mails para a Rasch mas não consegui contato. A Fratelli é italiana certo? Onde ou quem importa? Não sei se eles ainda trabalham com o Sprint 4.07TCA. Tenho um troller 05.

Obrigado!

Guima-MS
30/12/2017, 18:57

-Super LDA

Abs

Tem o codigo dos bicos ? Pensei em algo entre 30 e 40% a mais de injecao , juntamente com a turbina Master Power R-494 (Parte quente .36) .

Guima-MS
10/03/2018, 13:35
Fala Doutor, tudo certo?

Grande abraço!

Ola , voce chegou a montar esse projeto de 200cv (e quanto de torque ?) ? Essa turbina .70\.36 seria a Master Power R-494 ? Acopla no coletor original ? e bicos , quais usou ?