Ver Versão Completa : Ventoinha do A/C Cherokee 97 não esta ligando
Ola, Amigos
Minha Cherokee só esta faltado o detalhe da ventoinha do a/c acionar para dizer que ela esta perfeita.
Verifiquei que o pólo negativo do encaixe da ventoinha não esta passando corrente, então providenciei seu acionamento através do pólo negativo da bateria fazendo a ventoinha acionar quando conecto no terminal.
Alguém tem a cura para esse problema? :dance:
Obrigado :pipoca:
jlcarraro
19/02/2009, 13:43
A minha tb não funcionava... tive que trocar um sensor de temperatura que tem na mangueira grossa proximo a valavula tesrmostática... não a de temperatura do painel, a outra que controla a ventuinha...
A mesma, pelo que vi tem duas velocidades a primeira é acionada quando o motor tá entre 80 e 90 , e a segunda apos os 90 graus (+ ou -)
O problema pode ser na bendita cebolinha, ou na fiação... mas antes de chegar a tal cebolinha (comprei no EUA), eu deixei ela ligada direto quando o motor ligava ;-)
Fala camaradas, lendo este tópico, notifiquei um perrengue, talvez,,,, veja, tinha uma cheroka 97 e a ventuinha do radiador nunca funcionava, ou seja, o veiculo ligado e podia segura-la com a mão, hoje tenho uma bolinha 2000 e a ventoinha fica rodando direto,,, qual é o certo
cRiPpLe_rOoStEr
21/06/2009, 22:08
Fala camaradas, lendo este tópico, notifiquei um perrengue, talvez,,,, veja, tinha uma cheroka 97 e a ventuinha do radiador nunca funcionava, ou seja, o veiculo ligado e podia segura-la com a mão, hoje tenho uma bolinha 2000 e a ventoinha fica rodando direto,,, qual é o certo
o certo é ela rodar quando o termostato "manda"... ja observou que às vezes acontece da ventoinha permanecer girando algum tempo depois de desligado o motor? no caso da "bolinha" o interruptor (cebolinha) deve ter dado pau e só ligaram a ventoinha direto na bateria... a propósito: quando desliga o motor ela apaga junto direto?
Ronaldo B.
22/06/2009, 01:05
o certo é ela rodar quando o termostato "manda"... ja observou que às vezes acontece da ventoinha permanecer girando algum tempo depois de desligado o motor? no caso da "bolinha" o interruptor (cebolinha) deve ter dado pau e só ligaram a ventoinha direto na bateria... a propósito: quando desliga o motor ela apaga junto direto?
Negativo....:discordo:
A ventoinha do radiador da XJ funciona com acoplamento viscoso, ou seja, não tem acionamento por comando elétrico. A vetoinha que funciona recebendo sinal do sensor de temperatura é a ventoinha do ar condicionado.
[]´s
cRiPpLe_rOoStEr
22/06/2009, 01:28
Negativo....:discordo:
A ventoinha do radiador da XJ funciona com acoplamento viscoso, ou seja, não tem acionamento por comando elétrico. A vetoinha que funciona recebendo sinal do sensor de temperatura é a ventoinha do ar condicionado.
[]´s
então deveria rodar o tempo todo enquanto o motor estivesse ligado ou em função da pressão do óleo?
Ronaldo B.
22/06/2009, 01:45
então deveria rodar o tempo todo enquanto o motor estivesse ligado ou em função da pressão do óleo?
O correto é rodar o tempo todo com o motor ligado, mas a velocidade varia de acordo com a temperatura e o giro do motor devido ao movimento ser através do acoplametno viscoso, e acima de uma determinada temperatura a ventoinha do ar condicionado é acionada para auxiliar, porém se ela estiver funcionando e o carro for desligado ela pára.
[]´s
cRiPpLe_rOoStEr
22/06/2009, 01:53
esse acoplamento viscoso é feito com o mesmo óleo do motor, então, ou é com um equipamento parecido com um conversor de torque?
Ronaldo B.
22/06/2009, 02:06
Esse acoplamento viscoso não trabalha com o óleo do motor, ele tem óleo internamente. Vários carros usam esse mesmo sistema na ventilação do radiador, um deles é o Vitara, acho que o Troller também usa mas não tenho certeza.
Na XJ é esta a peça:
http://info.rockauto.com/getimage/getimage.php?imagekey=815218&imageurl=http%3A//www.4s.com/4sCat/PartImage.aspx%3Fimg%3DC%3A%5Cwebdata%5Cwebcatalog s-4S%5Cimages%5Cparts%5C36980.jpg
[]´s
sergiomelo
09/11/2009, 14:22
Tenho uma XJ 97 que quando ligo o A/C a ventoinha liga e à partir daí ela entra num ciclo, fica ligada por 1 minuto, desliga por 3 segundos e continua assim o tempo todo (liga 1 min, desliga 3 seg). só para quando desligo o A/C, aí a ventoinha desliga. é normal esse comportamento?
Esse acoplamento viscoso não trabalha com o óleo do motor, ele tem óleo internamente. Vários carros usam esse mesmo sistema na ventilação do radiador, um deles é o Vitara, acho que o Troller também usa mas não tenho certeza.
Na XJ é esta a peça:
http://info.rockauto.com/getimage/getimage.php?imagekey=815218&imageurl=http%3A//www.4s.com/4sCat/PartImage.aspx%3Fimg%3DC%3A%5Cwebdata%5Cwebcatalog s-4S%5Cimages%5Cparts%5C36980.jpg
[]´s
Senhores, a falha desse acoplamento viscoso é um dos campeões de postagem no tópico "Sportage Fervendo", por causa da perda de eficiência do gel viscoso.
Na utilização regular, ele engrossa com o calor que passa pelo radiador, aumentando a velocidade do seu giro.
Na Cherokee Sport ele tem algum histórico de falha, perda de eficiência ou troca programada, conforme a quilometragem do veículo?:pensativo:
Sergio Rocha
09/05/2010, 14:46
Senhores, a falha desse acoplamento viscoso é um dos campeões de postagem no tópico "Sportage Fervendo", por causa da perda de eficiência do gel viscoso.
Na utilização regular, ele engrossa com o calor que passa pelo radiador, aumentando a velocidade do seu giro.
Na Cherokee Sport ele tem algum histórico de falha, perda de eficiência ou troca programada, conforme a quilometragem do veículo?:pensativo:
Não.Na Xj costuma funcionar bem.
[]´
Cláudio Brasília
09/05/2010, 19:55
Acoplamento viscoso tem seu mecanismo banhado em fluído dilatante, muitas vezes baseado em silicone ou sódio.