PDA

Ver Versão Completa : Ranger 3.0 motor "soprando"



FernandoCBS
19/02/2009, 00:51
Senhores...

Estou testando uma Ranger Diesel XLT 2007, esta perfeita...A não ser uma coisa...Tirei a vareta do nivel de Oleo, e ela esta soprando oleo....Fica todo respingado o reservatorio que fica ao lado do nivel...E colocando a mão em cima do local da vareta tambem...

É normal na 3.0 isso, ou é algum defeito...

Pois sei que em alguns motores não da pra falar que isso é defeito...
Alguem ja disse aqui um dia que foi faser isso em MWM 229 e ficou todo sujo de oleo...

Esta passando compressão...???
Esta com 96mil km

Aguardo.....

Abraços...

Elmer_Jeep
19/02/2009, 10:17
Retire a tampa do bocal de abastecimento do óleo pra observar, se ali tiver soprando ou jogando muito vapor de óleo aí sim o motor está com problemas.

[]'s

Daniel.Shimomoto
19/02/2009, 10:40
Elmer e Fernando;

O da minha Ranger assopra se abrir a tampa do óleo. Achei estranho na hora que fiz o teste, mas aceitei. Como tenho a Ranger desde nova, trocando óleo e filtros (inclusive o de ar) em dia, julguei normal.

Os unicos motores que ao que me consta que esse teste é valido são os Mercedes OM352 e OM366

O MWM 229 se voce fizer esse teste toma um banho de óleo.

Abs!!!

FernandoCBS
19/02/2009, 10:40
Incrivel....Acho que pela empolgação de estar comprando algo tão esperado nem me lembrei de tirar a tampa ali...Só lembrei mesmo da vareta...
Aprendi isso com minha antiga S10 2.5, ela soprava um vapor, mas bem poco...E quando abri pra ver onde era o defeito, era apenas uma valvula que travou aberta, desceu uma daquelas "tampinhas" que ficam na cabeça dela...

Nesse 3.0 alguem ja notou algo assim nessa faixa de km ?
Vi em um topico O Edintruder falando de uma valvula PCV ??? Na 3.0 tambem tem...???

Obrigado pela ajuda...
Abraços...

lucasam
19/02/2009, 21:38
Não sei se o óleo espirrar é normal.
A minha ranger 2.5 quando tava soprando saia fumaça pela vareta de óleo.

Na tampa de óleo um pouco de fumaça em marcha lenta é normal no maxion 2.5. O teste válido é quando voce aumenta o giro do motor ele tem que puxar o ar se aumentar o sopro com o giro alto é problema.

Anthoniusnikos
19/02/2009, 22:27
Dá para saber se o motor está soprando, soltando a mangueira anti-chama ou respiro do motor, e acelerando um pouco. Deve sair vapor e não óleo.
Pelo menos sei que esse teste é válido para os 2.5 e 2.8
Abs
Anthon

NGDaniel
06/12/2009, 07:21
Elmer e Fernando;

O da minha Ranger assopra se abrir a tampa do óleo. Achei estranho na hora que fiz o teste, mas aceitei. Como tenho a Ranger desde nova, trocando óleo e filtros (inclusive o de ar) em dia, julguei normal.

Os unicos motores que ao que me consta que esse teste é valido são os Mercedes OM352 e OM366

O MWM 229 se voce fizer esse teste toma um banho de óleo.

Abs!!!


Testei uma ontem, 2006, prata, muito nova, com 90 mil k originais "de cidade"..... e estava soltando fumaça na tampa do carter e na vareta...

Fui em dois mecanicos, um deles disse que estava tudo ok, outro condenou, dizendo que o motor estava cansado...

Estou barganhando com a informação, contando que o motor esta bom.. pois confio mais no primeiro mecanico...

Ela esta otima, olhei alguns detalhes com as dicas dos colegas, como por exemplo as ferrugens no fim da caçamba, detalhes de sujeira de terra no motor, por baixo... e etc, e pude constatar parecer ser realmente um veiculo de cidade....

MAS.... Estou com uma pulga gigantesca atraz da orelha, pq testei outras e não tinha essa fumaça...

O que me dizem ?

PS. Como é phoda comprar uma caminhonete a diesel usada.... :parede:

Walter L. L. Casitta
06/12/2009, 09:49
Soprar um pouco e sair uma fumacinha pela tampa é normal. Isso começa a acontecer depois dos 50 ou 70.000Km.

Daniel.Shimomoto
06/12/2009, 12:13
Soprar um pouco e sair uma fumacinha pela tampa é normal. Isso começa a acontecer depois dos 50 ou 70.000Km.

Walter

A minha faz isso desde nova. Foi um dos primeiros "testes" que eu fiz.

Acho que o unico motor que esse teste é realmente válido são os OM352 e OM366 da Mercedes Benz

Abs!!!

NGDaniel
06/12/2009, 15:22
Walter

A minha faz isso desde nova. Foi um dos primeiros "testes" que eu fiz.

Acho que o unico motor que esse teste é realmente válido são os OM352 e OM366 da Mercedes Benz

Abs!!!


Entao, o problema e que testei uma 2005 (visivelmete veiculo de porrada) e outra 2008, ambas com mais de 90km, e as duas NÁO ASSOPRAVAM FUMAÇA PRETA PELA VARETA OU PELA TAMPA DO CARTER...

por isso é que estou com medo.. apesar do mecanico mais confiavel ter dito que náo era nada.... (vai saber, as vezes ta doido pra eu comprar e ir la ter que gastar uma nota..... )

PQ AS OUTRAS DUAS NAO TINHAM ISSO ????????????? ainda mais a outra (2005) sendo ainda mais velha e mais gasta (visivelmente) que essa ???

É a pergunta que faço a todos os amigos foristas que tem esse motor....

Daniel.Shimomoto
06/12/2009, 16:50
Entao, o problema e que testei uma 2005 (visivelmete veiculo de porrada) e outra 2008, ambas com mais de 90km, e as duas NÁO ASSOPRAVAM FUMAÇA PRETA PELA VARETA OU PELA TAMPA DO CARTER...

por isso é que estou com medo.. apesar do mecanico mais confiavel ter dito que náo era nada.... (vai saber, as vezes ta doido pra eu comprar e ir la ter que gastar uma nota..... )

PQ AS OUTRAS DUAS NAO TINHAM ISSO ????????????? ainda mais a outra (2005) sendo ainda mais velha e mais gasta (visivelmente) que essa ???

É a pergunta que faço a todos os amigos foristas que tem esse motor....

Daniel;

Veja bem, quando falei que soprava, não me referia a fumaça preta. Me referi sim a soprar, soltar ar e como o Walter falou, com uma leve fumacinha de vapor de óleo. Os referidos motores Mercedes que eu citei nem ar solta. Pode ficar com um cigarro aceso sobre a tampa do óleo aberta que nem mexer a fumaça mexe.

Agora fumaçona preta, isso dai sim pode ser problema. Infelizmente o NGD/PS não é igual o Mercedes que você pode descartar ou não o motor pelo simples fato de assoprar ou deixar de assoprar.

Abs!!!

NGDaniel
06/12/2009, 17:25
Daniel;

Veja bem, quando falei que soprava, não me referia a fumaça preta. Me referi sim a soprar, soltar ar e como o Walter falou, com uma leve fumacinha de vapor de óleo. Os referidos motores Mercedes que eu citei nem ar solta. Pode ficar com um cigarro aceso sobre a tampa do óleo aberta que nem mexer a fumaça mexe.

Agora fumaçona preta, isso dai sim pode ser problema. Infelizmente o NGD/PS não é igual o Mercedes que você pode descartar ou não o motor pelo simples fato de assoprar ou deixar de assoprar.

Abs!!!


Ta vendo como é complicado...

bem.. mas vamos lah, liguei para um amigo meu que tem retifica e o cara falou que vou gastar, para fazer o motor inteiro, 8 paus, no MAXIMO.. entao estou pensando.. se conseguir barganhar ai os 8 paus, levo a maquina, senáo....


CONTINUO PESQUISANDO... afinal, 50-60 conto, nao é qq trocado qeu vc da e nao faz falta, neh....

Para um cara EXTREMAMENTE ansioso como eu.. a PACIENCIA não é uma virtude, é uma dádiva, um milagre!!!

Alexandre Souto
06/12/2009, 18:02
Soprar um pouco e sair uma fumacinha pela tampa é normal. Isso começa a acontecer depois dos 50 ou 70.000Km.

Vou conferir isso na minha....

Esta com + de 60 mil km.

Abs!

Daniel.Shimomoto
06/12/2009, 22:49
Ta vendo como é complicado...

bem.. mas vamos lah, liguei para um amigo meu que tem retifica e o cara falou que vou gastar, para fazer o motor inteiro, 8 paus, no MAXIMO.. entao estou pensando.. se conseguir barganhar ai os 8 paus, levo a maquina, senáo....


CONTINUO PESQUISANDO... afinal, 50-60 conto, nao é qq trocado qeu vc da e nao faz falta, neh....

Para um cara EXTREMAMENTE ansioso como eu.. a PACIENCIA não é uma virtude, é uma dádiva, um milagre!!!

Daniel;

Ansiedade....Acho que isso é mal de Daniel...:mrgreen::mrgreen::mrgreen: Não preciso falar mais nada e junta com a inexperiencia (e o medo da gente em fazer mal negócio...)

Passei pela mesmissima situação: Descartei um punhado de Rangers, algumas mais por medo do que por qualquer outra coisa. Inclusive descartei uma 2.8 que olhando para trás, teria comprado ela super bem...era só apertar a revenda. Ela tinha um monte de "defeitinhos" (maçaneta quebrada, pneus gastos, precisava cambagem) mas fiquei com tanto medo em mandar uma oferta e estimar errado o valor para abater do preço pedido que perdi a chance de compra-la barato. A revenda fazia qualquer negocio comigo.

Mas Daniel, você está muito focado apenas no motor soprando ou não na tampa do óleo....Tem mais coisas para olhar...

1-) O motor tá babando óleo? Foi lavado recentemente com solupan? Observe os bicos injetores: Se eles estiverem cromados, bom sinal, motor que pouco/nunca foi lavado com solupam, se estiverem sem o cromado, motor muito lavado com solupam (pegou barro demais - ou jogou muito óleo para fora)

2-) Fumaça: bom termometro para o motor. Em marcha lenta ele solta fumaça? Um pouco de fumaça azul quando da primeira partida é normal e na aceleração, fumaça preta.

3-) Turbina: Tá babando óleo na turbina? Manda tirar a mangueira e dê uma espiada.

4-) Turbina (parte 2): No escapamento, junto a turbina qual é a cor externa? Se for ferro, indica uso urbano, se tiver cor de terra, carro que pegou estrada de terra.

No mais, sendo a quilometragem indicada REAL, não acredito que tenha problemas de motor com tanta rapidez. A menos que o proprietário anterior seja um verdadeiro animal (animal entenda-se não trocar óleo, andar em 4000 rpms o tempo todo, colocar qualquer diesel nele) o PS/NGD dura bastante. 70 mil km é pouco para ele. É pelo menos 25% da vida util dele.

No mais, cuidado com os mecanicos...Por se tratar de um motor relativamente novo no mercado, eles pouco ou nada conhecem dele.

Um abraco!

zepilha
06/12/2009, 23:26
boa noite daniel
fui proprietario de 3 modelos de ranger,2.5,2.8 e 3.0 2005.
a que mais deu problema foi a 3.0.
o motor é o de menos,se pifar bicos ,comando e bomba CR vc gasta uma bela soma.
com certeza o que o pessoal acima disse ,o motor é bastante durável,agora itens onde a qualidade do nosso diesel interfere,nao tem como garantir.
te diria pra comprar um carro a diesel se for rodar muito,senao nao compensa.
e outra ,vc pagar 50/60 numa usada?? ve o preço das novas.
segura um pouco a tua ansiedade e espera uns dias ,o mercado vai se normalizar e os preços vao melhorar
atte

zepilha

Anthoniusnikos
07/12/2009, 12:37
Ferreira, cobrar do atual proprietário o Manual do Proprietário, nele você vai encontrar todas as revisões. NOTA: Geralmente quando escondem esse manual, é porque alteraram a quilometragem.
Fumaça preta também pode ser óleo velho, isso você percebe retirando a vareta de óleo, pegando um pouco no dedo e verificando. Também pode estar queimando mais diesel do que deveria, por falta de regulagem.
Procure rodar com a pickup em chão de terra bem irregular para verificar o estado dos amortecedores, barulhos na corroceria, coxins, Caixa de marchas, CT, eixo cardan, e outros balancês mais.
Vazamentos no motor e periféricos, só vai verificar se colocar um pedaço de papel de +- 40 cm x 1 m embaixo do motor e aguardar por uns 30 minutos.
Não tenha pressa, porém não faça o negócio tão devagar que venha a perder uma boa oportunidade !
Abs
Anthon

NGDaniel
08/12/2009, 17:49
Dicas fantásticas... Esse forum é viciante é OBRIGATÓRIO para quem quer andar num veículo diesel...

Sobre a ranger.;.. Descartei essa, apesar de tudo o que disse... o cara não aceitou qualquer barganha e, eu tambem não tava la tão disposto a encarar esse risco...


vamos pra próxima...


Quanto a questão do motor 3.0, por ser eletronico, realmente, pra ser sincero no começo estava olhando só 2.8... tava com um negócio muito bom na mão, mas acabei perdendo.. se eu achar uma boa, até prefiro, pra ser sincero por tudo o que a galera do forum fala, a diferença do 2.8 pro 3.0 é o tamanho do rombo no caso de um pau no sistema injetor...

O ideal é a que eu perdi... 2.8, 2004 modelo 2005 (ja com cara de mais nova)... ai sim... o duro é achar.. parece que quem tem não quer vender de jeito nenhum..:parede:

huan
08/12/2009, 18:44
tive todos modelos de ranger desde 2.5 a 2,8 3,0 todos 4x4 porem q tem melhor acabamento e suspensao e 3.0 a temos 2 ranger 3.0 n troco 3.0 por 2.8 apesar turbina tgv turbina geometria variavel a 3.0 usa medida semelhante um gt25 q e mais facil manutecao e tudo mais recentemente com 166mil km comecou apresentar problema de bomba de combustivel sujeira tampou a telinha e comecou soprar oleo pra filtro de ar acredito deve ser turbina ta abrindo bico
bom so pra ter idea uma turbina gv custa media de 3milr$ gt25 vou pagar 1100r$ se mandar retifcar gt25 vou gastar 350 400r$ ai so pra ver diferenca de custo de manutencao estraga uma bomba injetora de 2.8 pra vc ver quanto vai te custar sem falar se 3.0 vc tem opcao scaner e n da entrada de ar
vou ve se tirar ums fotinho pra galera ver ando 50 a 70km de estrda de rally por dia rrsrsrs sou geologo de uma empresa de mineracao entao andar 166mil km de caminho da roca n e pra qualquer um nao!!

SAPO-BOMBA
09/12/2009, 13:48
Dica simples, porém útil: Passa um bom rastreador no carro ( scanner ) e confere a kilometragem real.

A kilometragem do painel é marcada junto com a que fica guardada na central do carro, portanto se tiver uma disparidade muito grande entre um e outro, significa que foi adulterado.

Raposo
09/12/2009, 14:35
tive todos modelos de ranger desde 2.5 a 2,8 3,0 todos 4x4 porem q tem melhor acabamento e suspensao e 3.0 a temos 2 ranger 3.0 n troco 3.0 por 2.8 apesar turbina tgv turbina geometria variavel a 3.0 usa medida semelhante um gt25 q e mais facil manutecao e tudo mais recentemente com 166mil km comecou apresentar problema de bomba de combustivel sujeira tampou a telinha e comecou soprar oleo pra filtro de ar acredito deve ser turbina ta abrindo bico
bom so pra ter idea uma turbina gv custa media de 3milr$ gt25 vou pagar 1100r$ se mandar retifcar gt25 vou gastar 350 400r$ ai so pra ver diferenca de custo de manutencao estraga uma bomba injetora de 2.8 pra vc ver quanto vai te custar sem falar se 3.0 vc tem opcao scaner e n da entrada de ar
vou ve se tirar ums fotinho pra galera ver ando 50 a 70km de estrda de rally por dia rrsrsrs sou geologo de uma empresa de mineracao entao andar 166mil km de caminho da roca n e pra qualquer um nao!!
Pra ser sincero não entendi bo$t@ nenhuma....
abraços.

huan
09/12/2009, 18:05
Pra ser sincero não entendi bo$t@ nenhuma....
abraços.
huauhauhauha n repara nao sou gringo por aki e q tava tardao quis dizer motor de 3,0 apesar ser mais sensivel porem e mais evoluido mais enconomico motor sempre e um evolucao motor disel injecao eletronico e muito mais economico entendeu?agora? ando muito pois viajava 10 a 15mil km mes ja usei todos tipo de ranger so n teve gasolina resto 2.5 2.8 3.0
anda media de 70km de estrada de chao bravo *ruim pra kct& agoro ficou claro?

Danilo Garcia
28/05/2017, 22:40
Boa noite amigos,
Meu carro esta ok, pega de primeira, nao fumaça eqto eu uso, anda bem, nao falha e o barulho esta ok. Mas um mecanico viu que esta fumaçando pela vareta do oleo e respingando oleo, me disse que o carro esta com os aneis gastos e pra fzr o motor. Pesquisando, eu fui naquela valvula que fica em cima da tampa do cabeçote, acredito que seja a PCV e desconectei a mangueira dela com o carro em movimento, dai saiu apenas ar quente, nada de oleo. Na mangueira que chega na tubina tem melado de oleo, no filtor de ar nao tem nada, ta seco. Existe algo mais que eu possa fzr para ter ctz que meu carro esta ok?

Francisco Casal
29/05/2017, 23:45
Conforme leu o tópico, esqueça isso e toque o pau!! Todo rangeiro até hj teve essa pulga atrás da orelha pelo menos uma vez.

Danilo Garcia
30/05/2017, 23:44
Conforme leu o tópico, esqueça isso e toque o pau!! Todo rangeiro até hj teve essa pulga atrás da orelha pelo menos uma vez.

Rapaz a minha pulga ta virando um carrapato! Na vdd a valvula em cima da tampa de valvula é o respiro do motor, anti chamas, a PCV fica perto da bomba injetora, nao consegui mexer nela ainda. Sera que pode ser essa valvula entupida que causa um pressao interna no bloco?

Francisco Casal
31/05/2017, 18:34
Essa válvula respiro, se ela entope aumenta a pressão interna pq obstrui o respiro, mas não é ela a responsável por essa pressão e esse sopro. Essa válvula além de respiro é separadora de ar e óleo, o ar vai por dutos até a admissão e volta pra câmara, e o óleo volta para o cárter. Se ela tiver ruim, ela pode não separar direito e mandar óleo para a admissão, como pode não dar respiro direito para o motor.

Danilo Garcia
07/06/2017, 23:06
Coloquei uma mangueira na saida do suspiro do motor para debaixo do carro e limpei todo o conjunto de admissao ate a entrada da turbina para monitorar o babado de oleo que ficava ali na junçao.
Caso a entrada da turbina pare de melar de oleo, significa que o oleo vinha mesmo do suspiro, (motor soprando) caso continue melando, significa que esta voltando oleo da turbina, por estar ja com folgas?
Esta certo esse teste?

Francisco Casal
08/06/2017, 18:27
Sim, se continuar melando óleo é que a turbina tem folgas. Mas pra isso acontecer ela tem que roçar as pás no caracol.

Danilo Garcia
10/06/2017, 17:54
Tirei a valvula do respiro da tampa da valvulas para limpar. Ela tem um duto central e 4 outros dutos laterais menores alem do duto de saida para a mangueira. Fiz o teste de soprar o duto de saida tampando todos os dutos e testante 1 a 1. Na minha peça 1 dos dutos menores nao passa ar, ou passa bem preso. Tanto soprando de dentro p fora como de fora p dentro. Anatomicamente, vi que ele tem profundidade menor que os outroa dutosdo msm tamanho. Sera normal? Retirar a tampa q fica em cima da membrana é risco de quebrar na certa.

Obrigado

Danilo Garcia
10/06/2017, 17:56
Sim, se continuar melando óleo é que a turbina tem folgas. Mas pra isso acontecer ela tem que roçar as pás no caracol.
5 dias rodados e a turbina sequinha. A mangueira na ponto seva tb, porem c motor quente sai fumaça.