PDA

Ver Versão Completa : sensor de temperatura l200

michelotto
18/02/2009, 17:25
oi. Tenho uma l200 2002 .ela tem um sensor no cabecote,com dois fios,que e ligado no relogio de temperatura do painel;e tem um outro sensor,com um fio,que fica proximo da mangueira superior do radiador,proximo ao cabecote,este sensor eu nao sei para que serve,alguem saberia me dizer pra que serve?

Thiago Pereira
18/02/2009, 17:47
oi. Tenho uma l200 2002 .ela tem um sensor no cabecote,com dois fios,que e ligado no relogio de temperatura do painel;e tem um outro sensor,com um fio,que fica proximo da mangueira superior do radiador,proximo ao cabecote,este sensor eu nao sei para que serve,alguem saberia me dizer pra que serve?

Michel,

O sensor com um fio na mangueria é o que fornece dados para o marcador de temperatura do painel.
O sensor com dois fios do cabeçote é utilizado pelo modulo que controla a partida à frio e que aciona as velas aquecedoras.

Abraço,
Thiago

Gilter
20/01/2014, 09:22
Michel,

O sensor com um fio na mangueria é o que fornece dados para o marcador de temperatura do painel.
O sensor com dois fios do cabeçote é utilizado pelo modulo que controla a partida à frio e que aciona as velas aquecedoras.

Abraço,
Thiago

Thiago, tem certeza absoluta? Pergunto isso porque já havia pesquisado muito sobre isso e só achei esse seu post aqui no fórum. Semana passada fui a concessionária VIRAGE comprar o sensor e pedi por: "SENSOR DE TEMPERATURA DO PAINEL L200 GLS 2002"
e completei: "é o de 1 polo que fica na mangueira do radiador e não o de dois polos que fica no cabeçote". Reviraram o catalogo e me trouxeram o de 2 polos que fica no cabeçote e disseram que era ele, eu insisti que não era e o vendedor foi a oficina perguntar ao mecânico e realmente era esse de 2 polos o sensor de temperatura do painel (isso foi o que ele disse).
Agora fico sem saber.
Se alguém puder ajudar agradeço.

SAPO-BOMBA
20/01/2014, 09:35
A explicação do Thiago confere... Mas eu tb acho que o sensor de 2 polos é o que indica a temperatura no painel, o sensor que fica na saída de água do cabeçote é que serve pra armar/desarmar a bobina auxiliar das velas aquecedoras.

Thiago Pereira
20/01/2014, 10:07
Thiago, tem certeza absoluta? Pergunto isso porque já havia pesquisado muito sobre isso e só achei esse seu post aqui no fórum. Semana passada fui a concessionária VIRAGE comprar o sensor e pedi por: "SENSOR DE TEMPERATURA DO PAINEL L200 GLS 2002"
e completei: "é o de 1 polo que fica na mangueira do radiador e não o de dois polos que fica no cabeçote". Reviraram o catalogo e me trouxeram o de 2 polos que fica no cabeçote e disseram que era ele, eu insisti que não era e o vendedor foi a oficina perguntar ao mecânico e realmente era esse de 2 polos o sensor de temperatura do painel (isso foi o que ele disse).
Agora fico sem saber.
Se alguém puder ajudar agradeço.

A minha informação está incorreta! Desculpe por esquecer de corrigir.
Quem havia me dito isso foi um mecânico da Mit quando tive problema no sensor duplo e fiquei com as velas aquecedoras sem funcionar. Justamente na época dessa postagem.

Depois de um tempo o problema voltou e resolvi investigar mais a fundo, descobri que na L200 GLS (quadrada) o sensor de dois terminais tem a função de informar a temperatura ao módulo das velas aquecedoras que fica sob o porta-luvas em um dos terminais e no outro polo, o marcador de temperatura do painel, tinha inclusive anotado a cor de cada fio, mas quando vendi a L200 foi tudo para o novo proprietário.

Já o sensor que fica na mangueira e tem apenas um terminal, esse serve para desacoplar a embreagem do compressor de A/C em caso de superaquecimento, inclusive é só desconecta-lo que o A/C para de funcionar.

Gilter
20/01/2014, 11:22
Obrigado pela prontidão em ajudar colegas sapo bomba e thiago!
Agora ficou muito esclarecido, não tem erro mais, e o melhor é que muitos devem ter esta dúvida e agora a resposta está aqui.
Sobre as cores dos fios, quando eu conseguir arrumar o meu eu posto para o tópico ficar completo.
Acabei de achar informação sobre o teste do sensor, vou postar um print como informação.
Realmente muito grato, abraço a todos.

447562

orlando64
23/04/2018, 22:19
Opa, tentando reativar essas informações, para esclarecimento de uma duvida a respeito do tema, eu tenho uma outdoor 2010/2011, e nela ao desconectar o sensor de um pino o marcador de temperatura no painel despenca e não marca nada.
Dai, concluo que o sensor de um pino
Seja quem passa informação para o marcador de temperatura do painel.
E não o de dois pinos (do cabeçote).

Johnny bolinha
04/06/2018, 19:45
Opa, tentando reativar essas informações, para esclarecimento de uma duvida a respeito do tema, eu tenho uma outdoor 2010/2011, e nela ao desconectar o sensor de um pino o marcador de temperatura no painel despenca e não marca nada.
Dai, concluo que o sensor de um pino
Seja quem passa informação para o marcador de temperatura do painel.
E não o de dois pinos (do cabeçote).

Amigo, no caso da L200 Outdoor o fui vermelho do sensor de dois pinos serve para mandar sinal de temperatura do motor para o módulo do carro, com isso a BI manda mais, ou menos combustível para a queima e o outro fio manda sinal para o relê para as velas de aquecimento Já o que sensor de um só fio tem realmente a função de fazer a leitura do painel.

orlando64
13/06/2018, 22:43
Agora entendi as funções, valeu Johnny.