PDA

Ver Versão Completa : Caixa de Marcha da F100



Carlos
01/07/2003, 12:19
Caros colegas,
Qual era (referência) a cx de marchas que equipava a F100 com motor OHC?
Não seria uma boa opção para usar no jeep com este motor (OHC Ford Georgia 2.3)?

____________
CJ5 original,
menos o motor

RUI DA SILVA BUENO FILHO
05/07/2003, 00:06
Tenho duvida a respeito do assunto deste cambio!!
:oops: :oops: :oops: Quem sabe a respeito :idea: :shock:

Giovani
05/07/2003, 00:21
Qual era (referência) a cx de marchas que equipava a F100 com motor OHC?
Não seria uma boa opção para usar no jeep com este motor (OHC Ford Georgia 2.3)?

:D Olá Carlos!

:D Até onde sei o câmbio é o mesmo. Pode ter uma relação de marchas diferentes e não possui cx. de tração, no mais, é o mesmo. :wink:

Carlos
07/07/2003, 01:05
Caro Giovani,
Obrigado pela resposta.
É que encontrei uma F 100, arrematada por um desmanche, que já está sem o motor (OHC 2.3) mas a cx ainda estava no local. Na hora, me passou pela cabeça o seguinte: Será que essa pickup vinha de fábrica com cx de marchas FORD a mesma do CJ (ruim, diga-se) ou se viria com uma Eaton Clark (a mesma usadas nas pickups GM e algumas F1000).
Como estava com pressa, não fui até o carro p/ ver. O cara cobrou R$ 400,00 por ela, mas com choro sai uns R$ 300,00.
Vou dar outra passada lá com mais calma.
Grato.

09/07/2003, 02:02
OLA CARLOS

NAS F 100 VC VAI ENCONTRAR AS DUAS CAIXAS QUE VC CITOU, A 4 MARCHAS DO WILLYS/MAVERICK E A CLARK 4 MARCHAS, MAS ESTA ULTIMA SO NAS F 100 83 OU 84 SE NAO ME ENGANO, O BOM É VC ADQUIRIR A CAPA SECA JUNTO POIS A MESMA VAI NO MOTOR MAVERICK 4CC MAS TEM A FURAÇÃO PARA O CAMBIO CLARK, QUER DIZER, FICA UM CONJUNTO SEM ADAPTAÇÃO NA PARTE DE EMBREAGEM E CX SECA. TIVEMOS UMA F 100 83 QUE POSSUIA ESSE CONJUNTO, TANTO QUE QUANDO ADAPTAMOS A MESMA PARA DIESEL, NAO FOI NECESSARIO ADQUIRIR O CAMBIO.

ATE BREVE

CARLOS ALEXANDRE
MARINGA PR
FURAL-75 1967(EM CONSTRUÇÃO)

Carlos
14/07/2003, 00:15
Valeu pela dica, Alexandre,
Vou voltar lá no desmanche p/ verifircar a tal cx de câmbio juntamente com cx seca. Se de certo, vou me livrar da minha cx (Ford/Wilys) que já tá enchendo o saco...
Grato

scislewski
17/09/2003, 14:55
Alguem sabe se as F100 com motor Georgia sairam com alguma caixa 5 marchas?? :?:

monge
24/04/2004, 13:14
Fala Gente... :D

Vou ressusitar o assunto aqui. :D

Eu achei uma caixa de F100 "zerada" por aqui. :D

Minha dúvida é sobre o entalhado e a furação para a T-case do jeep.

É plug and play, não vou precisar de flanges pra colocar entre a caixa e a t-case? :D

Eu to indo buscar a caixa segunda feira, eu precisava esta informação ainda neste final de semana. :D

[]'s

Eugênio

Aurélio
24/04/2004, 21:48
Povo,

A caixa de marchas de 4 velocidades da Ford tem um defeito de "nascença" que se resolve com o kit prolong ( eta nomezinho feio :lol: ), uma bolação de um sujeiro lá de BH.
Tenho um grande amigo propietário de um Jeep Willys que instalou e os "pôbremios si acabaram-si" :lol: .

Quem quiser saber mais é só acessar http://www.minas4x4.com.br/artigo01.htm

[]'s sem o tal kit por falta de e$paço :wink:

Carlos
28/04/2004, 01:42
Oi pessoal,
até não voltei no ferro velho (falta de R$$$$), mas acho que o cara ainda não vendeu porque ele é ruim de negócio. Foi lá que eu comprei um banco de passageiro da kombi para fazer o banco trazeiro do Jeep.
Não ficou legal, uma vez que não rebate...fica sempre o encosto lá atrapalhando a visão.
Mas vou voltar lá nesses dias.

Vinicius_4x4
12/07/2005, 15:30
Daí pessoal, tô com mais uma dúvida?

To revivendo este tópíco porque me ofereceram uma caixa de F100 (3 marcha) para adaptar no meu jeep. Eu to colocando o motor do opala 6 cilindros (que ainda não comprei, mas to à procura para fazer uma boa compra - motor "zerado") e queria saber se esta caixa da F100 com 3 marchas aguenta o motor.
Detalhes:
:arrow: a minha relação de coroa pinhão é, ou 44/8 ou 45/9, (ou qualquer coisa parecida) mas é curta porque o eixo dianteiro é aquele de bitola média (nem canela grossa, nem canela fina) e o jeep é do ano de 64. A relação coroa/pinha é a original. :lol:
:arrow: Os pneus que utilizarei serão os 265 70 R16 ou de repente os 31", ainda não pensei em utilizar os 33" ou maiores.

Outras dúvidas:
:arrow: Ela é fácil de encaixar na capa seca ou na t-case? A alavanca é em baixo?
:arrow: Ou fica mais fácil (ou até melhor) se eu arranjar uma caixa de C10 3 marcha e adaptar a alavanca em baixo e adaptar também ela para conectar com a t-case?
:arrow: Será que esta caixa de 3 marcha é a que vinha nas F100 com os motores V8? Se for ela deve é forte :twisted: pra mais di metro.

Ainda não vi a caixa, na verdade quem me falou desta caixa foi o meu próprio mecânico só que por telefone. 8)

[]´s cheios de dúvidas! :mrgreen: :lol: :lol:

Vinicius_4x4
12/07/2005, 19:27
Pô gurizada! Será que ninguém ouviu falar desta adaptação? Qualquer idéia ou opinião serve. :lol:

[]´s

Giovani
15/07/2005, 02:11
Pô gurizada! Será que ninguém ouviu falar desta adaptação? Qualquer idéia ou opinião serve. :lol:

:D Fala Vinícius!!!

:pensativo: Vejamos...

A caixa da F-100, tem que ver de qual F-100 o cara fala. Se é daquelas antigas ano 50 e tanto ( V8 ) ou se é do modelo que evoluiu para a F-1000. A antiga esquece... Não vale investir numa coisa tão velha assim...
Se é dessas mais novas, deve ser o mesmo câmbio do Willys. Nesse caso, é moleza adaptar a cx. de tração, mas não agüenta o 6 cil. do opala.
A caixa da C-10, tá cheia de relatos aqui no Fórum... Ela agüenta o motor e existem kits para adaptação da cx. de tração. Aquela tampa lateral, com alavanca, faz a mesma subir no assoalho, bem no seu pé direito. Tem gente que não se importa com isso, mas eu não colocaria um câmbio desses no meu jeep.
Já a cx. de tração Willys é que não suporta o motor 6 cil. do opala... Tem gente que jura de pé junto que agüenta. Mas isso depende muito do estado da caixa, do pé do dono, ocasião... Vamos dizer assim: está no limite. Não suporta abusos...
Como dizem por aí... Não existe almoço grátis... :mrgreen:

Sobre seu jeep... Não existe nem 44/8 e nem 45/9. Ou é 43/8 ou 44/9. Também não tem eixo "médio". Canela grossa ou fina, diz respeito ao tubo do eixo. O diferencial (bola) dos novos (grande) é Dana 44. Os antigos (pequenos) é 30 ou 35 (esse já não lembro). O "médio" que vc fala, pode ser o Dana 44 canela fina. Ou seja, diferencial grande com os tubos finos. Pelo ano do Jeep, deve ser isso mesmo. :concordo:

[]'s

Vinicius_4x4
15/07/2005, 09:21
Então, para o meu caso, vou desistir da caixa de F100.
Com relação às relações coroa/pinhão, eu sempre me atrapalho nos números, mas agora vou gravar direitinho. :parede:

Valeu Giovani!

Abraço!

Carlos_bass
15/07/2005, 09:33
A caixa de marchas de 4 velocidades da Ford tem um defeito de "nascença" que se resolve com o kit prolong ( eta nomezinho feio :lol: ), uma bolação de um sujeiro lá de BH.
Tenho um grande amigo propietário de um Jeep Willys que instalou e os "pôbremios si acabaram-si" :lol: .

Quem quiser saber mais é só acessar http://www.minas4x4.com.br/artigo01.htm :wink:


Queria saber mais sobre este kit, como funciona onde como vai instalado, o link acima não funciona.

Vinicius_4x4
15/07/2005, 09:43
Aí Carlos, beleza?
Não sei direito como funciona, mas sei que tem um tópico que fala muita coisa sobre este prolong. Eu sabia o endereço, mas não to me lembrando direito. Se tu procurar lá por prolong tenho certeza de que irá encontra, o titulo do tópico inclusive é Prolong mais alguma coisa. Não tem errada.

[]´s

Dias
15/07/2005, 09:52
Carlos, eu conversei com o Renato Savino, da Novo Progresso, ele é quem fabrica tanto o prolong quanto a flange do câmbio 260F que a Deep Tec comercializa, o cara parece ser bem bacana. Os tels dele são Renato 31-34624029-92320520 e o e-mail renatosavino@uol.com.br . O kit consiste de um prolongador, onde vc tira a porca da engrenagem da tcase e é rosqueado o prolong e ele tem uma tampa com um rolamento que vai ficar no lugar da tampa da tcase. Achei interessante o produto e o preço, se não me engano, é R$ 200,00 + envio.
Entre em contato com ele, que ele tirará, com certeza, suas dúvidas. Estou colocando a foto do kit propriamente dito.

[ ]´s não comissionados
Dias

Giovani
15/07/2005, 14:33
Carlos_bass, antes de partir para isso, veja tudo que já foi dito sobre esse kit.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3861#139438

[]'s

Carlos_bass
15/07/2005, 17:13
Valeu Pessoal,

Estou reformando meu cambio e vou colocar este prolongador pra melhorar a resistencia da caixa.

Mas so mais uma duvida este prolong não vai aumentar os ruidos, e tem como apertar bem aquele eixo prolongador no eixo entalhado?

Carlos
15/07/2005, 18:50
Só pra retornar ao começo deste papo...
Quando voltei ao ferro-velho (meses depois), com a grana, o cara me disse que tinha vendido o câmbio pouco tempo antes... :( .

Carlos Alberto da Silva
30/07/2005, 16:56
ola pessoal eu coloquei a caixa da f 100 no meu jeep so coloque nela o kit de adaptaçao iqual ao da deep tec ficou otimo, a caixa seca aproveitei o da f 100, so que com esta caixa seca a mema vai uns 15 cm para tras ai tive que diminuir a transmiçao traseira e almentar a dianteira ma to gostando.

dickvigarista
26/08/2005, 19:15
:parede: Tô com problema na minha cx 3m (1a. seca). O eixo piloto, após iniciar uma reforma, estava todo cheio de soldas e não estou conseguindo outro. Pensei em pegar um eixo dá cx. com rabeta e mandar encurtar e fresar, mas não sei se fica bom. Outra opção é trocar o câmbio, mas não tenho bem certeza das opções melhores, pois existe muita opiniões entre 4m(Maveco), Clark 4m ou 3m eo da F-100.
Deem suas opiniões, valeu :evil: :twisted:

monge
26/08/2005, 20:42
Clark 4 marchas e seja feliz

Wilydio
17/03/2017, 19:24
Boa noite.
Preciso de ajuda, caso alguém possa, pois estou com dificuldades para encaixar a tampa da caixa de f100(4M) que eu coloquei em uma Rural.
Eu retirei a tampa para facilitar a instalação da mesma no carro, mas estou penando para colocar a tampa.

Sydney66
23/03/2017, 19:05
Wilydio, poderia dar mais detalhes do seu problema, com fotos? Isto porque, se entendi, a tampa da caixa com a alavanca do câmbio encaixa sem nenhum problema.