Ver Versão Completa : Caixa de Marcha da F100
Caros colegas,
Qual era (referência) a cx de marchas que equipava a F100 com motor OHC?
Não seria uma boa opção para usar no jeep com este motor (OHC Ford Georgia 2.3)?
05/07/2003, 00:06
Tenho duvida a respeito do assunto deste cambio!!
:oops: :oops: :oops: Quem sabe a respeito :idea: :shock:
Qual era (referência) a cx de marchas que equipava a F100 com motor OHC?
Não seria uma boa opção para usar no jeep com este motor (OHC Ford Georgia 2.3)?
:D Olá Carlos!
:D Até onde sei o câmbio é o mesmo. Pode ter uma relação de marchas diferentes e não possui cx. de tração, no mais, é o mesmo. :wink:
Caro Giovani,
Obrigado pela resposta.
É que encontrei uma F 100, arrematada por um desmanche, que já está sem o motor (OHC 2.3) mas a cx ainda estava no local. Na hora, me passou pela cabeça o seguinte: Será que essa pickup vinha de fábrica com cx de marchas FORD a mesma do CJ (ruim, diga-se) ou se viria com uma Eaton Clark (a mesma usadas nas pickups GM e algumas F1000).
Como estava com pressa, não fui até o carro p/ ver. O cara cobrou R$ 400,00 por ela, mas com choro sai uns R$ 300,00.
Vou dar outra passada lá com mais calma.
Grato.
Ola carlos
Nas f 100 vc vai encontrar as duas caixas que vc citou, a 4 marchas do willys/maverick e a clark 4 marchas, mas esta ultima so nas f 100 83 ou 84 se nao me engano, o bom é vc adquirir a capa seca junto pois a mesma vai no motor maverick 4cc mas tem a furação para o cambio clark, quer dizer, fica um conjunto sem adaptação na parte de embreagem e cx seca. Tivemos uma f 100 83 que possuia esse conjunto, tanto que quando adaptamos a mesma para diesel, nao foi necessario adquirir o cambio.
Ate breve
Carlos alexandre
Maringa pr
Fural-75 1967(em construção)
Valeu pela dica, Alexandre,
Vou voltar lá no desmanche p/ verifircar a tal cx de câmbio juntamente com cx seca. Se de certo, vou me livrar da minha cx (Ford/Wilys) que já tá enchendo o saco...
Grato
scislewski
17/09/2003, 14:55
Alguem sabe se as F100 com motor Georgia sairam com alguma caixa 5 marchas?? :?:
Fala Gente... :D
Vou ressusitar o assunto aqui. :D
Eu achei uma caixa de F100 "zerada" por aqui. :D
Minha dúvida é sobre o entalhado e a furação para a T-case do jeep.
É plug and play, não vou precisar de flanges pra colocar entre a caixa e a t-case? :D
Eu to indo buscar a caixa segunda feira, eu precisava esta informação ainda neste final de semana. :D
[]'s
Eugênio
Povo,
A caixa de marchas de 4 velocidades da Ford tem um defeito de "nascença" que se resolve com o kit prolong ( eta nomezinho feio :lol: ), uma bolação de um sujeiro lá de BH.
Tenho um grande amigo propietário de um Jeep Willys que instalou e os "pôbremios si acabaram-si" :lol: .
Quem quiser saber mais é só acessar http://www.minas4x4.com.br/artigo01.htm
[]'s sem o tal kit por falta de e$paço :wink:
Oi pessoal,
até não voltei no ferro velho (falta de R$$$$), mas acho que o cara ainda não vendeu porque ele é ruim de negócio. Foi lá que eu comprei um banco de passageiro da kombi para fazer o banco trazeiro do Jeep.
Não ficou legal, uma vez que não rebate...fica sempre o encosto lá atrapalhando a visão.
Mas vou voltar lá nesses dias.
Vinicius_4x4
12/07/2005, 15:30
Daí pessoal, tô com mais uma dúvida?
To revivendo este tópíco porque me ofereceram uma caixa de F100 (3 marcha) para adaptar no meu jeep. Eu to colocando o motor do opala 6 cilindros (que ainda não comprei, mas to à procura para fazer uma boa compra - motor "zerado") e queria saber se esta caixa da F100 com 3 marchas aguenta o motor.
Detalhes:
:arrow: a minha relação de coroa pinhão é, ou 44/8 ou 45/9, (ou qualquer coisa parecida) mas é curta porque o eixo dianteiro é aquele de bitola média (nem canela grossa, nem canela fina) e o jeep é do ano de 64. A relação coroa/pinha é a original. :lol:
:arrow: Os pneus que utilizarei serão os 265 70 R16 ou de repente os 31", ainda não pensei em utilizar os 33" ou maiores.
Outras dúvidas:
:arrow: Ela é fácil de encaixar na capa seca ou na t-case? A alavanca é em baixo?
:arrow: Ou fica mais fácil (ou até melhor) se eu arranjar uma caixa de C10 3 marcha e adaptar a alavanca em baixo e adaptar também ela para conectar com a t-case?
:arrow: Será que esta caixa de 3 marcha é a que vinha nas F100 com os motores V8? Se for ela deve é forte :twisted: pra mais di metro.
Ainda não vi a caixa, na verdade quem me falou desta caixa foi o meu próprio mecânico só que por telefone. 8)
[]´s cheios de dúvidas! :mrgreen: :lol: :lol:
Vinicius_4x4
12/07/2005, 19:27
Pô gurizada! Será que ninguém ouviu falar desta adaptação? Qualquer idéia ou opinião serve. :lol:
[]´s
Pô gurizada! Será que ninguém ouviu falar desta adaptação? Qualquer idéia ou opinião serve. :lol:
:D Fala Vinícius!!!
:pensativo: Vejamos...
A caixa da F-100, tem que ver de qual F-100 o cara fala. Se é daquelas antigas ano 50 e tanto ( V8 ) ou se é do modelo que evoluiu para a F-1000. A antiga esquece... Não vale investir numa coisa tão velha assim...
Se é dessas mais novas, deve ser o mesmo câmbio do Willys. Nesse caso, é moleza adaptar a cx. de tração, mas não agüenta o 6 cil. do opala.
A caixa da C-10, tá cheia de relatos aqui no Fórum... Ela agüenta o motor e existem kits para adaptação da cx. de tração. Aquela tampa lateral, com alavanca, faz a mesma subir no assoalho, bem no seu pé direito. Tem gente que não se importa com isso, mas eu não colocaria um câmbio desses no meu jeep.
Já a cx. de tração Willys é que não suporta o motor 6 cil. do opala... Tem gente que jura de pé junto que agüenta. Mas isso depende muito do estado da caixa, do pé do dono, ocasião... Vamos dizer assim: está no limite. Não suporta abusos...
Como dizem por aí... Não existe almoço grátis... :mrgreen:
Sobre seu jeep... Não existe nem 44/8 e nem 45/9. Ou é 43/8 ou 44/9. Também não tem eixo "médio". Canela grossa ou fina, diz respeito ao tubo do eixo. O diferencial (bola) dos novos (grande) é Dana 44. Os antigos (pequenos) é 30 ou 35 (esse já não lembro). O "médio" que vc fala, pode ser o Dana 44 canela fina. Ou seja, diferencial grande com os tubos finos. Pelo ano do Jeep, deve ser isso mesmo. :concordo:
[]'s
Vinicius_4x4
15/07/2005, 09:21
Então, para o meu caso, vou desistir da caixa de F100.
Com relação às relações coroa/pinhão, eu sempre me atrapalho nos números, mas agora vou gravar direitinho. :parede:
Valeu Giovani!
Abraço!
Carlos_bass
15/07/2005, 09:33
A caixa de marchas de 4 velocidades da Ford tem um defeito de "nascença" que se resolve com o kit prolong ( eta nomezinho feio :lol: ), uma bolação de um sujeiro lá de BH.
Tenho um grande amigo propietário de um Jeep Willys que instalou e os "pôbremios si acabaram-si" :lol: .
Quem quiser saber mais é só acessar http://www.minas4x4.com.br/artigo01.htm :wink:
Queria saber mais sobre este kit, como funciona onde como vai instalado, o link acima não funciona.
Vinicius_4x4
15/07/2005, 09:43
Aí Carlos, beleza?
Não sei direito como funciona, mas sei que tem um tópico que fala muita coisa sobre este prolong. Eu sabia o endereço, mas não to me lembrando direito. Se tu procurar lá por prolong tenho certeza de que irá encontra, o titulo do tópico inclusive é Prolong mais alguma coisa. Não tem errada.
[]´s
Carlos, eu conversei com o Renato Savino, da Novo Progresso, ele é quem fabrica tanto o prolong quanto a flange do câmbio 260F que a Deep Tec comercializa, o cara parece ser bem bacana. Os tels dele são Renato 31-34624029-92320520 e o e-mail renatosavino@uol.com.br . O kit consiste de um prolongador, onde vc tira a porca da engrenagem da tcase e é rosqueado o prolong e ele tem uma tampa com um rolamento que vai ficar no lugar da tampa da tcase. Achei interessante o produto e o preço, se não me engano, é R$ 200,00 + envio.
Entre em contato com ele, que ele tirará, com certeza, suas dúvidas. Estou colocando a foto do kit propriamente dito.
[ ]´s não comissionados
Dias
Carlos_bass, antes de partir para isso, veja tudo que já foi dito sobre esse kit.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3861#139438
[]'s
Carlos_bass
15/07/2005, 17:13
Valeu Pessoal,
Estou reformando meu cambio e vou colocar este prolongador pra melhorar a resistencia da caixa.
Mas so mais uma duvida este prolong não vai aumentar os ruidos, e tem como apertar bem aquele eixo prolongador no eixo entalhado?
Só pra retornar ao começo deste papo...
Quando voltei ao ferro-velho (meses depois), com a grana, o cara me disse que tinha vendido o câmbio pouco tempo antes... :( .
Carlos Alberto da Silva
30/07/2005, 16:56
ola pessoal eu coloquei a caixa da f 100 no meu jeep so coloque nela o kit de adaptaçao iqual ao da deep tec ficou otimo, a caixa seca aproveitei o da f 100, so que com esta caixa seca a mema vai uns 15 cm para tras ai tive que diminuir a transmiçao traseira e almentar a dianteira ma to gostando.
dickvigarista
26/08/2005, 19:15
:parede: Tô com problema na minha cx 3m (1a. seca). O eixo piloto, após iniciar uma reforma, estava todo cheio de soldas e não estou conseguindo outro. Pensei em pegar um eixo dá cx. com rabeta e mandar encurtar e fresar, mas não sei se fica bom. Outra opção é trocar o câmbio, mas não tenho bem certeza das opções melhores, pois existe muita opiniões entre 4m(Maveco), Clark 4m ou 3m eo da F-100.
Deem suas opiniões, valeu :evil: :twisted:
Clark 4 marchas e seja feliz
Caros amigos sou novato no forum e adquiri recentemente uma f100 a gasolina 6cc , so que a caixa esta muito dura para se passar a marcha , essas caixas usam oleo ou sao daquelas caixas secas??
se for a oleo como posso completar? qual o parafuso para a trocar ( é por cima proximo alavanca ou por baixo? ela faz um baralho na terceira tipo um ronco , o que é isso??
Agradeço a ajuda desde já e obrigado a todos que puderem responder..
edubasile
25/06/2011, 18:28
Esta caixa é de 3 ou 4 marchas? Normalmente ela usa oleo 90 - GL 5, o bujão de baixo é pra esgotar e o de cima é pra completar, inclusive o nivel do oleo é quando começa a vazar por ali. Pode ser que esta duro de passar as marchas pois os aneis sincronizados podem estar gastos. Qto ao ronco pode ser rolamento ou então alguma engrenagem gasta, ai so desmontando pra conferir!! Não conheço cambio seco, sem oleo??? Cambio seco pra mim é qdo não tem anel sincronizado na primeira, como nos jeeps mais antigos que eram conhecidos como cambios de 1° seca, a marchas tinha que ser passada no tempo senão arranhava mesmo. Acho que todo cambio usa oleo, o que muda é o tipo de oleo.
Espero ter ajudado um pouco. Boa sorte e bemvindo ao forum.
Edu
Amigo é quatro marchas , camionete muito boa quando comprei ela estava tranquilo , mas de um tempo para ca vem ficando dura de tudo a ponto de apos engatar nao querer destravar mais , nao arranha no engate mas dificulta muito a mudança , deve ser falta de oleo pois nao conferi nada nela ainda so estou trabalhando com ela, vou ver tambem o oleo do diferencial. Entao para se adicionar o oleo na caixa é por cima?? Tem ate um parafuso com uma especie de bico é por ali que coloco o oleo??? Obrigadao amigo pela ajuda...
Walter L. L. Casitta
25/06/2011, 21:30
Caros amigos sou novato no forum e adquiri recentemente uma f100 a gasolina 6cc , so que a caixa esta muito dura para se passar a marcha , essas caixas usam oleo ou sao daquelas caixas secas??
se for a oleo como posso completar? qual o parafuso para a trocar ( é por cima proximo alavanca ou por baixo? ela faz um baralho na terceira tipo um ronco , o que é isso??
Agradeço a ajuda desde já e obrigado a todos que puderem responder..
Caixa seca não significa caixa sem óleo. Sem óleo não funcionaria. Seca significa que não tem engates sincronizados.
Quando os engates estão duros além do normal o mais provável é um problema na embreagem...
BRAVOECONOVEMBER
25/06/2011, 21:31
Todas as marchas estão duras para entrar ou só uma ou duas? Se o problema é em todas, pode ser que os sincronizados ainda estejam funcionando, mas a embreagem está gasta. Só uma idéia de mais uma coisa pra conferir.
XAVIER S4T
30/06/2011, 19:35
Acredito que a embreagem foi pro prego... geralmente é o normal de veículos pesados, verifique logo pois fazendo força vc pode quebrar o cambio tambem
PAULO FRICHE
30/06/2011, 20:32
Qual F100? ano ? essa caixa pode ser a da C10, é normal colocarmos ela... se for ela é muito boa num quebra facil não. Pode ser várias coisas bobas.... embreagem...até mesmo a rabeta da caixa onde é instalado a alavanca se ela estiver muito justa fica difícil agora a terceira roncando, vai ter que abrir e conferir rolamentos e engrenagens....etc... Dica: a onde pega alavanca na caixa (RABETA) é segura por 2 parafusos de 1/2 depois de tira-los é só puxar alavanca pra cima e tenta passar as marchas com uma chave de fenda maior ( a chave de fenda vai servir de alavanca..) para ver se ela realmente está ruim de troca de marchas.... Valeu
Boa noite.
Preciso de ajuda, caso alguém possa, pois estou com dificuldades para encaixar a tampa da caixa de f100(4M) que eu coloquei em uma Rural.
Eu retirei a tampa para facilitar a instalação da mesma no carro, mas estou penando para colocar a tampa.
Sydney66
23/03/2017, 19:05
Wilydio, poderia dar mais detalhes do seu problema, com fotos? Isto porque, se entendi, a tampa da caixa com a alavanca do câmbio encaixa sem nenhum problema.
Lucas Flores Pozzer
16/10/2024, 16:25
Olá amigos do fórum, aqui em casa temos uma F100 1978 com motor MWM 229, que originalmente de fabrica veio com motor OHC Georgia 2.3, gostaria de poder identificar qual a caixa de cambio que está sendo usada nela (260f, 240f...), uma vez que não tem nenhuma plaqueta nela. O cambio tem 4 marchas a frente + a marcha ré que é engatada movendo a alavanca para toda a direita e para frente, ao lado da terceira marcha. Seguem fotos que consegui tirar do cambio, peço desculpas pela qualidade, foi o que consegui.
582023582024582025582026
RicardoFLN
16/10/2024, 17:02
Olá amigos do fórum, aqui em casa temos uma F100 1978 com motor MWM 229, que originalmente de fabrica veio com motor OHC Georgia 2.3, gostaria de poder identificar qual a caixa de cambio que está sendo usada nela (260f, 240f...), uma vez que não tem nenhuma plaqueta nela. O cambio tem 4 marchas a frente + a marcha ré que é engatada movendo a alavanca para toda a direita e para frente, ao lado da terceira marcha. Seguem fotos que consegui tirar do cambio, peço desculpas pela qualidade, foi o que consegui.
582023582024582025582026
260F certeza que não é. Tem toda a pinta de ser um 240F.
Sds.
Lucas Flores Pozzer
18/10/2024, 22:36
Tirei hoje a tampa interna de acabamento do túnel no câmbio, tive acesso a tampa da transmissão e a alguns números interessantes marcados, ao pesquisar o número da tampa, a aplicação é F1000 e F4000 mesmo, ao que tudo indica, cambio original dela mesmo, Clark 240F ré do lado da terceira, tinha também outro número marcado na lateral traseira esquerda do cambio (2X 1887), esse número seria alguma data de fabricação ou só um número de série mesmo? Seguem as fotos:
582043582042
Aristides Jr
14/04/2025, 17:19
Olá Lucas! Tenho monza 94/95 2.0 alcool manual! Lí que reuniu todas as peças e desistiu do projeto Monza Automático! Já vendeu as peças? Desculpe pessoal 4x4