Ver Versão Completa : Explorer V6 falhando quando fria
Valdeci Martins
18/02/2009, 12:33
Minha Explorer V6 esta falhando quando fria, quando ligo de manhã ela pega falhando como se tivesse em 2 ou 3 cilindros, após alguns minutos ela normaliza.
A falhação é continua e de repente para como se algo tivesse desligado e fosse ligado naquele momento.
Ela só falha depois que fica mais de 10, 12 horas desligada do contrario ela pega redondinho.
Acho que deve ser alguma pane elétrica ou sensor com mau funcionamento, pois a luz da injeção estava ficando acesa e depois que limpei os contatos dos fusíveis e reles da caixa de fusíveis que fica no cofre do motor a ela voltou apagar, agora a luz da injeção esta normal.
Outro detalhe, a falhação é igual tanto no gás como na gasolina e os cabos de vela e as velas são novos, foram trocados a mais ou menos 4 meses.
Se alguém tiver alguma dica, agradeço a ajuda!
nelsonnrc
18/02/2009, 14:38
Sonda lâmbda...porém meu Explorer não tinha GNV
Vinicius Hauagge
18/02/2009, 14:49
De uma olhada no meu martírio...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51595
A minha, tinha esse sintoma... as vezes, dava uma "tossida", principalmente quando fria... era cabeçote trincado...
Mas pode ser que o seu problema seja totalmente diferente... velas, sonda lambda, etc...
Boa sorte!
Vinicius!
mak (SP/ZN)
18/02/2009, 19:49
minha ranger estava assim e era o atuador da marcha lenta sujo...
Márcio T
18/02/2009, 20:05
Olá, Valdecir.
Falha na marcha lenta normalmente tem relação com o IAC. Na partida o IAC deve estar totalmente aberto para desobstruir o fluxo de ar. Quando o motor atinge uma rotação sustentável, ele fecha e "flutua" para regular a rpm. Pode estiver travado ou entupido.
Boa sorte,
Márcio
Valdeci Martins
19/02/2009, 00:42
Ola,
Sonda lambda não é, pois troquei as duas há pouco tempo e foi uma das primeiras coisas que testei e as duas estão OK.
Cabeçote trincado? Acho difícil, pois fiz uma revisão completa (O motor foi tudo desmontado e medido), há 6 meses.
Atuador de macha lenta? É possível só que a falhação continua mesmo eu acelerando e erguendo o giro.
Posso estar enganado, mas tudo leva a crer que é a faísca que falha.
Hoje verifiquei os reles da caixa de fusível e achei um que quando retirei o motor apagou, troquei este rele para ver se o problema não é nele.
mak (SP/ZN)
19/02/2009, 12:37
achou o rele da ignição... nada demais... ele esta lá pra isso mesmo...
Liga o carro no escuro, bem escuro e vê se acha faisca pulando em algum cabo ou conector das velas...
Oi Valdeci,
Já tive problema com o Atuador de Marcha Lenta da minha Explorer, e o que acontecia era aceleração alta/súbita do motor, oscilação brusca entre altas e baixas rotações e moderada na marcha lenta, mas não falhava como você descreveu.
Se possível verifica a pressão da bomba de combustível na hora que apresentar o problema e faz um teste com outro regulador de pressão.
Quando fez o serviço no motor, verificou os bicos injetores?
Após limpar o Atuador é bom trocar a junta. Quando fiz a limpeza, só ficou 100% com o limpa contatos SK-58, que além de retirar toda sujeira, não agride borrachas e plásticos.
Abraço
Valdeci Martins
25/02/2009, 18:41
achou o rele da ignição... nada demais... ele esta lá pra isso mesmo...
Liga o carro no escuro, bem escuro e vê se acha faisca pulando em algum cabo ou conector das velas...
Deve ser mesmo o da ignição, só que após trocar melhorou bastante, provavelmente este relé estava com os contatos queimados e centelhando internamente.
Não ficou 100%%, ainda da umas falhadas e após acelerar a lenta fica muito alta por alguns segundos antes de normalizar.
Vou traçar o atuador de marcha lenta para ver se resolve
Valdeci Martins
22/03/2009, 01:56
:concordo:Finalmente descobri o defeito.
Parecia ter normalizado quando de repente ficou ruim para pegar na gasolina, depois só funcionava no GNV. :parede:
Bom o defeito era na bomba de gasolina, a falhação era um aviso que ela estava abrindo as pernas, e agora queimou mesmo.
O pior é que o tanque estava cheio (80Lts de gasosa). :-(
Outra coisa, a bomba esta fora de linha na autorizada, mas consegui um refil da mesma pressão ou pelo menos parecida (4,2Bar).:palmas:
Agora voltou a ficar redondinho. :dance: :dance: :dance: :dance:
[quote=Valdeci Martins;838538] mas consegui um refil da mesma pressão ou pelo menos parecida (4,2Bar).:palmas:
Oi Valdeci,
Já estava apostando e esperando:pipoca:você confirmar que era a bomba.
O refil que você conseguiu foi de qual carro? S10/Blazer V6?
Tem mesmo que retirar o tanque para trocar?
Abraço
Márcio T
23/03/2009, 13:47
[quote=Valdeci Martins;838538] mas consegui um refil da mesma pressão ou pelo menos parecida (4,2Bar).:palmas:
Oi Valdeci,
Abraço
Olá, pessoal.
Valdeci, se não me engano a pressão mínima de operação no sistema é de 4 BAR. Talvez esta de 4,2 BAR fique bem próxima do limite. Com pressão baixa (3 BAR), até funciona, mas fica manca. Tem também que dar uma olhada na vazão - se for para outro motor 4.0, acho que não tem problema.
Orleans, tem que tirar o tanque. Se as trocas fossem mais freqüentes, pensaria até em abrir uma "janela" no fundo, para acesso por cima - mas acho que não vale a pena.
Valdeci Martins
26/03/2009, 00:39
Oi Valdeci,
Abraço
Infelizmente tem que retirar o tanque, o problema é quando esta cheio, se estiver na reserva é barbada.
O refil foi um amigo que consegui, ele disse que é importado para Explorer, é novo só não é original é similar, ele é identico ao que esta queimado a diferença é a marca, o que queimou é Bosch e o novo não achei a marca.
Ele queria R$ 250,00, mas depois de muito choro ele baixou para R$200,00.
Se alguem precisar me avise, que ele tem a pronta entrega.
Quanto a pressão a Explorer em alta rotação trabalha no minimo de 60 PSI no maximo a 65 PSI que da em torno de minimo 4,1 BAR e maximo 4,5 BAR
Amigos,
Por precaução vou trocar o refil da bomba de combustível da minha Explorer.
É um serviço que pode ser feito na garagem de casa, ou é melhor levar para uma oficina?
Abraço
Vinicius Hauagge
04/05/2009, 23:38
Acho que o mais trabalhoso é tirar o tanque... E depois, ligar um manometro para medir a pressao... Na minha, coloquei uma bomba externa, para facilitar a manutencao!
Abraço,
Vinicius!
Vinicius,
Mesmo sendo uma peça que dura bastante, a minha já passou dos 200.000km, é uma boa opção. Qual o modelo e marca que utilizou? Onde é fixada?
Abraços
Vinicius Hauagge
05/05/2009, 11:36
Coloquei uma bosch, do gol gti.
Para isso, foi necessário fazer um furo no fundo do tanque, onde coloquei um "nipel" para conectar a mangueira que leva o combustível até a bomba...
Ela ficou fixada próxima ao tanque, dentro do chassis da explorer...
Abraço,
Vinicius!
Para isso, foi necessário fazer um furo no fundo do tanque, onde coloquei um "nipel" para conectar a mangueira que leva o combustível até a bomba...
Abraço,
Vinicius!
Vinicius,
A do Gol GTI externa estou encontrando de 3 a 10 bar? Será que o regulador de pressão ajusta uma diferença tão grande?
Antes de partir para essa do Gol GTI vou tentar encontrar o refil similar ao original.
Alguém sabe informar se o refil da bomba de combustível da Explorer 4.0 V6 1997, aparentemente, é igual a esse da foto?
Abraço
franzlana
08/05/2009, 19:37
Alguem pode me dizer como localizar o relé da ignição da explorer que o colega trocou. A minha não quer dar prtida quando giro a chave.
Italo Xavier Santos
16/07/2009, 12:30
Abraço,
Vinicius!
A minha foi diagnosticada com bomba com baixa pressão, com isso estive olhando o preço do refil e da bb do gol GTI e são parecidos, fiquei com a mesmoa dúvida, o regulador segura tanta diferença?
Vinicius Hauagge
16/07/2009, 13:13
Desculpa pela demora em responder!
Bem, a adaptação ocorreu da seguinte forma...
Foi colocada a bomba do gol gti, externa, e um regulador de pressão (tb externo) de combustível usado em carros turbo...
Ficou com 4 bar... Que se não me engano, é a regulagem ideal para a ranger (e explorer, tenho esse sistema nos dois carros)...
Italo Xavier Santos
17/07/2009, 09:06
Vinicius, abusando um pouco da sua boa vontade, estive procurando e na roça "Macaé" só tem bomba do GTI de 3 BAR, vc por acaso teria um tel de onde vc comprou ou a expecificação dessa bomba?
Vinicius Hauagge
17/07/2009, 15:04
Comprei em uma autopeças aqui, da minha cidade... A marca dela é bosch....
Aqui tem o catálogo : http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/injecao/downloads/folheto_bombas_2001.pdf
E não localizei qual é a pressão da mesma...
Cristiano Ávila
20/07/2009, 20:38
Por acaso a bomba de combustível da Explorer não seria a mesma usada na Ranger?
Troquei a da minha e, se não me engano, ficou menos de 200 pilas. Oservoço foi feito lá na oficina do Makoto aqui em Brasília.
Abs
Vinicius Hauagge
20/07/2009, 21:04
As bombas sao as mesmas sim, se os carros tiverem a mesma motorizacao... (4.0 V6).
Mas no meu caso, coloquei bomba externa, que facilita e muito a troca da mesma...
Opa retomando este topico, a minha ta falhando e depois de pegar as dicas daqui, levei numa casa especializada em bombas aqui em SP. mediram 3,2 bar já no motor e me disseram que nao é a bomba.
Meu problema : O carro toda vez q ligo parece ter 3 cilindros, fico acelerando para manter os 1000 RPM por 1 minuto, depois ele se regula sozinho e estabiliza em 800 RPM ai posso ir embora que nao morre, mas se desligar tem que esperar os mesmos 1 minuto.
Ja troquei cabos de vela e acredito que seja o sensor de marcha lenta, pois bomba tb nao é, alguma dica ????
Comprei um estabilizador de marcha lenta, mas vou resetar a injeção antes de instalar pra ver se melhora, mesmo assim vou colocar um novo....
É estranho pois se eu aguardar 1 minuto com o carro ligado a marcha lenta estabiliza.....
RODRIGO MIRANDA 007
05/07/2011, 23:03
Boa noite caros amigos
tenho uma explorer 95/95 xlt 6cc gas / gnv e o atuador de marcha lenta do meu carro e o original
o que acontece que quando ligo o carro fica doidinha aceleração tanto na gasolina quanto no gnv
ja comprei a sonda em 4 lugares modelos diferentes e o carro fica quadrado e so fica bom acima do 2 a 3 giro do motor andando por que parado fica horrivel
o codigo da minha peça e 95tf-9f715-aa alguem poderia me ajudar
sou de são paulo capital agradeço a todos
Boa noite Rodrigo acredito que ja tenha testado cabos de vela , velas , filtros , quanto ao atuador ou a sonda vc tem a peça original veja a numeração e de uma olhada na rockauto ok.
RODRIGO MIRANDA 007
07/07/2011, 12:30
Oi meu amigo bom dia td bem ai sim ja testei todos esses itens e nao acho nenhum abençoado que tenha a peça original
olhei esses site que vc me passou e americano la tem vc sabe como funciona pra comprar e trazer pro brasil isso
abraços muitoooooooo obrigado
RODRIGO MIRANDA 007
07/07/2011, 12:31
Boa noite Rodrigo acredito que ja tenha testado cabos de vela , velas , filtros , quanto ao atuador ou a sonda vc tem a peça original veja a numeração e de uma olhada na rockauto ok.
Oi meu amigo bom dia td bem ai sim ja testei todos esses itens e nao acho nenhum abençoado que tenha a peça original
olhei esses site que vc me passou e americano la tem vc sabe como funciona pra comprar e trazer pro brasil isso
abraços muitoooooooo obrigado
voce pode mandar um mail para a rockauto mesmo em portugues com suas duvidas sobre peça aos cuidados do Mark que ele responde
Voce se cadastra no site escolhe a peça e ai segue os passos do site vai aparecer o valor das peças e tambem o valor do frete mais não se esqueça que pode ter imposto eles aceitam cartão internacional a entrega é rapida pessoal muito atencioso e peças muito boas preços honestos.
service@rockauto.com <service@rockauto.com> c/c Mark
RODRIGO MIRANDA 007
07/07/2011, 21:12
Ok irei mandar o e-mail entao e ver o que responde vc ja comprou com ele ????/
abraços
voce pode mandar um mail para a rockauto mesmo em portugues com suas duvidas sobre peça aos cuidados do mark que ele responde
voce se cadastra no site escolhe a peça e ai segue os passos do site vai aparecer o valor das peças e tambem o valor do frete mais não se esqueça que pode ter imposto eles aceitam cartão internacional a entrega é rapida pessoal muito atencioso e peças muito boas preços honestos.
service@rockauto.com <service@rockauto.com> c/c mark
boa noite Rodrigo sim ja comprei
comprei esta peça :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-utility-vehicles/90038-cilindro-mestre-ford-explorer-2.html
RODRIGO MIRANDA 007
10/07/2011, 13:59
Oi amigo boa tarde falei com o pessoal la e irao me postar amanha pelos correios so achei la mesmo viu quando chegar a peça e colocar te aviso ta abraços
Oi amigo boa tarde falei com o pessoal la e irao me postar amanha pelos correios so achei la mesmo viu quando chegar a peça e colocar te aviso ta abraços
Boa noite Rodrigo OK beleza
tenho uma explorer 95/95 xlt 6cc gas / gnv e o atuador de marcha lenta do meu carro e o original
o que acontece que quando ligo o carro fica doidinha aceleração tanto na gasolina quanto no gnv
Rodrigo,
Algum mecânico te deu certeza que o atuador de marcha lenta está com defeito? Ou vai comprar para tentar ver se o defeito é nele? Já tentou limpar o atuador com CAR80 para ver se melhora?
Abraço
pirata666
24/06/2019, 10:24
Amigo conseguiu resolver o problema?
Boa tarde amigo, acredito que seja O sensor de temperatura, ele é responsável pela partida fria. Pode ser ele, é o mais provável. Tem como medir, se eu puder ajudar mais Me fale. Sucesso