PDA

Ver Versão Completa : Durabilidade de caixa com Homocineticas



Aecio_
18/02/2009, 11:38
Bom Dia Pessoal,
em conversa com uns gaioleiros mais "experiente" aqui da cidade, falavamos sobre colocar caixa de kombi ou variant II com homocineticas na gaiola com motor AP 1.8.. e os mesmos garantiram que as homocineticas não aguentariam o tranco... que elas quebrariam facilmente devido a força do motor e as trilhas pesadas... e uma opção para isso não acontecer era trocar as homocineticas por cruzetas.. até ai tudo bem... mais fiquei muito desconfiado pois vejo a grande maioria aqui do forum usando a caixa de kombi com homocinetis e nunca vi nenhuma reclamação de que elas quebram facil ou que não aguentariam a trilhas pesadas....

gostaria de pedir a ajuda ou opnião de vocês quanto a este assunto...
e uma luz se é viavel ou duravel essa configuração:
caixa com homocineticas + AP1.8...

obrigado pela atenção
abraço a todos...
Aécio

Fabio.LS
18/02/2009, 12:52
Vamos pensar um pouco... Porque será que as Kombis deixaram de usar cruzetas e começaram a utilizar homocinéticas há muitos anos atrás? :pensativo:

pflouis
18/02/2009, 13:25
Vamos pensar um pouco... Porque será que as Kombis deixaram de usar cruzetas e começaram a utilizar homocinéticas há muitos anos atrás? :pensativo:

Com certeza elas aguentam, tem um pessoal aki que anda com bajas com motor muituo forte pneus 235 e caixa 100% bloqueada e dificilmente encomoda. é só manter as coifas e a lubrificação em dia que n tera problemas!

fag.online
18/02/2009, 14:01
Com certeza, quebrar, um dia quebra.. afinal é trilha... é força... é extremo... mais convenhamos né, uma homocinética de santana não é uma filha de bananeira, que qualquer forçadinha vai quebrar.
Já vi e tenho colegas que utilizam homocinéticas, inclusive com a do passat que é mais antiga que do santana e normalmente não tem problemas. Lá uma vez ou outra trocam quando elas acabam por desgastando de tanta trilha ou por falta de lubrificação como já comentado. Também já aconteceu de um colega quebrar 3 homocinéticas em 3 trilhas seguidas, e logo apos descobrir que estava trabalhando com as homocinéticas em angulo fora do recomendado pelo fabricante.
E em caso de uma quebra eventual uma homocinética nova não deve estar custando mais do que R$ 70,00, enquanto pegar um eixo e mandar fazer as cruzetas acredito que seja bem mais caro.

Na minha opnião, homocinéticla nela e seja feliz, rssss
Abracos

maxdelta
18/02/2009, 15:43
O uso de homocinética é interessante, um amigo meu substituiu o cardã do willys dele por homocinéticas, ele me falou q com preço da cruzeta vc compra uma homocinética, e o semieixo usa tanta força quanto o cardã!

Ainda não foi testado mas acredito q não deva quebrar tão fácil!

bajeiro do sul
18/02/2009, 17:15
Bom Dia Pessoal,
em conversa com uns gaioleiros mais "experiente" aqui da cidade, falavamos sobre colocar caixa de kombi ou variant II com homocineticas na gaiola com motor AP 1.8.. e os mesmos garantiram que as homocineticas não aguentariam o tranco... que elas quebrariam facilmente devido a força do motor e as trilhas pesadas... e uma opção para isso não acontecer era trocar as homocineticas por cruzetas.. até ai tudo bem... mais fiquei muito desconfiado pois vejo a grande maioria aqui do forum usando a caixa de kombi com homocinetis e nunca vi nenhuma reclamação de que elas quebram facil ou que não aguentariam a trilhas pesadas....

gostaria de pedir a ajuda ou opnião de vocês quanto a este assunto...
e uma luz se é viavel ou duravel essa configuração:
caixa com homocineticas + AP1.8...

obrigado pela atenção
abraço a todos...
Aécio

Aecio

Tenho um baja com caixa de variant com as homocineticas iguais as da kombi. Usava motor 1600 a ar por 3 anos e nunca quebrou, agora to com motor AP 1.8 e continuo fazendo trilhas pesadas e nunca quebrou. agora soldei o diferencial para deixar 100 % bloqueado a ando na cidade arrastando os pneus e nao quebra nada, e muito forte

Aecio_
20/02/2009, 07:46
certo acho que já ficou claro se elas aguentam, só mais uma duvida, quando voces colocam a caixa, voces deixam as homocineticas da kombi??? ou ela é trocada por aguma mais forte e que de pre fazer adaptação????
valeuuuu

Aécio

marcelo cenora
20/02/2009, 13:49
eu usei as homocinéticas da variant e tenho as da kombi guardadas, o mecânico colocou uma "bolacha" a mais, acho por causa da distância e do ângulo que elas vão trabalhar..

me dê mais uns dias e eu te falo se elas são fortes ou não.

carllo
23/02/2009, 11:30
Então pesso"ALL"
Só a título de comentário:
1 - Todos os Jeeps Grand Cherokee (motores 6L4.0 e V8 5.2 e 5.9) utilizam homocinéticas na tração dianteira, e olha que não são tão parrudas. Somente o Cherokee Sport (6L4.0) é que utiliza cruzetas. Portanto resistentes são com certeza.
2 - Por outro lado, as coifas das homocinéticas é que estão sujeitas a danos, por motivos óbvios. Aí sim, com a coifa aberta, sai graxa entra areia, num tem jeito "vai po pau" mesmo.

Abraços homocinéticos.

Marcelo A. Marchiodi
23/02/2009, 13:46
o mecânico colocou uma "bolacha" a mais, acho por causa da distância e do ângulo que elas vão trabalhar...

Xará, explique melhor isso, não to entendendo como isso pode ajudar no ângulo de trabalho...:pensativo:

leobnaval
24/02/2009, 20:55
Pela foto parece que serve para dar o comprimento necessario para a homocinética porque sem ela não conseguiria erguer tanto a suspenção, iria ficar barrando no comprimento da homocinetica sem contar os esforços radiais que ela iria sofrer quebraria rápidinho...

Abraços

Marcelo A. Marchiodi
25/02/2009, 08:33
Sinceramente, se for o que estou pensando, não vejo nenhuma melhora (nunca vi esse tipo de "montagem")... até por isso vou esperar o Cenora aparecer pra explicar o porque disso. Não me entenda mal Leo!

Quando fui atrás de homocinéticas pra usar no meu projeto dei uma boa pesquisada no assunto, descobri que a maior que existe no Brasil (falando-se em carros de passeio) é a do Omega, mesmo diâmetro da 930 cv do Porsche (muito usada nos bajas americanos), mas 8 mm mais estreita, o que tira somente 3° de inclinação do ângulo de trabalho máximo, a saber: Porsche = 25° e Omega = 22°.

Não entendo o porque desse medo todo em usá-las, se forem bem cuidadas duram muito, e são bem melhores pra quem quer curso de suspensão, além de funcionarem muito melhor na suspensão do que o esquema original do Fusca, mesmo as originais da Kombi por exemplo, que tem ângulo de trabalho de 17°. Aqui tem um bom material sobre dimensões: http://www.blindchickenracing.com/How_to/CVJoints_Axles/cv_joints_101.htm

Eu consegui um par de semi eixos compeltos e novos do Omega, por um preço muito bom, aí peguei.
No caso de vocês não sei se daria pra adaptar num baja por exemplo, creio que sim, mas tem que mexer, não será nada "plug and play", e acho que valeria a pena devido à resistência delas e ângulo maior, além de serem pouco mais caras que uma de Kombi, novas.

leobnaval
25/02/2009, 23:49
Marcelo, prefiro aguardar o Cenoura comentar tambem...

Mas não citei que isto é uma melhoria e acho que se trata de uma necessidade no caso dele, vamos esperar ele falar!

E parabéns pelo projeto do X-12....

Abraços, Leo

marcelo cenora
26/02/2009, 16:30
indagarei ao executor sobre a citada peça. aguardem.:stop::stop::stop::stop::stop::stop::stop ::lol:

marcelo cenora
02/03/2009, 09:45
então, a segunda "bolacha" na extremidade perto da roda é ôca, serve apenas de extenção já que o comprimento do eixo não foi feito pra trabalhar com o novo ângulo. that´s that.

leobnaval
02/03/2009, 10:41
Então foi o que eu disse...

Abraços

bajeiro do sul
07/05/2009, 10:35
certo acho que já ficou claro se elas aguentam, só mais uma duvida, quando voces colocam a caixa, voces deixam as homocineticas da kombi??? ou ela é trocada por aguma mais forte e que de pre fazer adaptação????
valeuuuu

Aécio
Aecio

No meu caso usei as homo da Kombi na caixa da variant, justamente por serem um pouco mais longas, senão corre o risco do carro entrar em um buraco e a suspensao esticar ao maximo e as homocineticas curtas sairem de posição junto a caixa e quebrarem. A minha estica no maximo e não quebra, e olha que eu uso 265 x 75 x 15
um abraço

eduardo

Patoloko
07/05/2009, 21:56
Um grande problema que eu vejo em trabalhar com a suspensão tão levantada assim é a durabilidade das coifas. Na minha, vou mandar abaixar (uso a susp. da kombi e homocinetica) porque as coifas não estão durando nada. elas rasgam rapidinho (além de já ter quebrado uma homocinética por causa do angulo de trabalho)

Flávio Cadore
07/05/2009, 23:13
Um grande problema que eu vejo em trabalhar com a suspensão tão levantada assim é a durabilidade das coifas. Na minha, vou mandar abaixar (uso a susp. da kombi e homocinetica) porque as coifas não estão durando nada. elas rasgam rapidinho (além de já ter quebrado uma homocinética por causa do angulo de trabalho)

Solução: coifas (sanfonas) originais em agências da VW ou no mínimo da marca Spicer.

marcelo cenora
08/05/2009, 08:27
to usando a coifa da kombi karat.

bajeiro do sul
08/05/2009, 10:02
Um grande problema que eu vejo em trabalhar com a suspensão tão levantada assim é a durabilidade das coifas. Na minha, vou mandar abaixar (uso a susp. da kombi e homocinetica) porque as coifas não estão durando nada. elas rasgam rapidinho (além de já ter quebrado uma homocinética por causa do angulo de trabalho)
Concordo com vc palotoko, susp. muito alta estraga a coifa e danifica homocinetica. deve-se usar coifas de boa qualidade e revisar eventualmente. as ultimas eu troquei a mais de um ano e estao bem. Eu acho que a diferença na performance mais elevada compensa o trabalho

Eduardo

mitchel
08/05/2009, 12:25
uso suspensao da kombi com homocineticas...regulei o facão pra trabalhar no maximo!!....fica quase encostado no batente de baixo...por esse batente trabalhar num algulo maximo de fabrica achei q ñ ia ter problemas........ja vi ate gente fala q corto esse batente e levanto muito mais a suspensao....sera q é possivel ?

marcelo cenora
08/05/2009, 13:11
é isso ae mitchel, tem que cortar o calço.. ae vai levantar mais, mas é bom colocar uma cinta depois pra não sair de curso e mandar as homocinéticas e amortecedores pro saco.

Patoloko
08/05/2009, 13:38
Já usei coifas da spice, da cofap e da platinum. Com o angulo elevado, todas rasgaram. Por incrível que pareça, a que durou mais foi a mais barata, a platinum.

bajeiro do sul
08/05/2009, 13:48
Já usei coifas da spice, da cofap e da platinum. Com o angulo elevado, todas rasgaram. Por incrível que pareça, a que durou mais foi a mais barata, a platinum.
que estranho, as minhas tb são as mais baratas , compradas em autopeças de peças de baixo preços e faz tempo que não estouram, em tres anos uma furou e entrou agua da lavagem, nao da trilha, porque o furo era bem pequeno e a agua entrou quando o carro estava parado (por isto lavagem), va la entender estas coisa.

um abraço

bajeiro do sul
08/05/2009, 13:52
uso suspensao da kombi com homocineticas...regulei o facão pra trabalhar no maximo!!....fica quase encostado no batente de baixo...por esse batente trabalhar num algulo maximo de fabrica achei q ñ ia ter problemas........ja vi ate gente fala q corto esse batente e levanto muito mais a suspensao....sera q é possivel ?
É isso ai, pode levantar o quanto puder e corta fora o batente, mas cuida do curso da homocinéticas senao elas podem desmontar devido a distensão maxima da suspensão. , tem de ver se o comrimento delas é compativel com o curso que ficou na suspensão, a da kombi deve servir bem, ou a variant.
eduardo

Marcelo A. Marchiodi
08/05/2009, 14:23
Pessoal, só pra dar uma dica, comprem um desses abaixo:

http://www.newtools.com.br/lojavirtual/media/catalog/product/cache/1/small_image/135x135/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/6/8/689793F.jpg

No mercado livre tem e custa até 12 reais, chama-se nível angular, com isso pode-se medir o ângulo máximo da homocinética, que segundo o site Blind Chicken: http://www.blindchickenracing.com/How_to/CVJoints_Axles/cv_joints_101.htm , é de 17° nas cv's de Kombi (Type 2... acho).
No meu projeto vou usar de Omega, que tem ângulo máximo de 22°.

bajeiro do sul
08/05/2009, 14:49
Pessoal, só pra dar uma dica, comprem um desses abaixo:

http://www.newtools.com.br/lojavirtual/media/catalog/product/cache/1/small_image/135x135/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/6/8/689793F.jpg

No mercado livre tem e custa até 12 reais, chama-se nível angular, com isso pode-se medir o ângulo máximo da homocinética, que segundo o site Blind Chicken: http://www.blindchickenracing.com/How_to/CVJoints_Axles/cv_joints_101.htm , é de 17° nas cv's de Kombi (Type 2... acho).
No meu projeto vou usar de Omega, que tem ângulo máximo de 22°.
Marcelo

Muito interessante este equipamento, mas a grosso modo é um trasferidor, não? Sabe que procurei em varios topicos qual a inclinação maxima que poderia chegar uma homocinética sem gerar problema, e nunca consegui resposta de ninguem. Como vc ja me enviou o maximo de uma homocinética de Kombi, 17º vou medir as que eu tenho, mas acho que não chegam no maximo, pois ate hoje nao estragaram

obrigado pela informação

um abraço

Eduardo

Marcelo A. Marchiodi
08/05/2009, 15:10
Eduardo, esse ponteiro vermelho fica sempre pra cima, indicando na graduação o ângulo que está determinada peça. Isso aí é útil demais! Vale a pena, é muito barato.

Tente enviar um email para a Spicer perguntando o ângulo máximo de trabalho de uma homocinética de Kombi, se der sorte, eles respondem!:lol: Foi assim que descobri a do Omega, me responderam, até estranhei porque geralmente não respondem.

leobnaval
08/05/2009, 15:12
Muito boa esta dica Marcelo, outra coisa que o pessoal usa para medir ângulos (uma gambiarra) é colar um transferidor num pedaço de madeira e colocar um prego no centro e um clips fazendo como se fosse um ponteiro de relógio o resto a gravidade faz...

Mas pelo preço do produto não vale a pena fazer esta gambiarra, mas tem lugares que não se encontram então medem assim.

Abraços, Leo

bajeiro do sul
10/05/2009, 12:41
Eduardo, esse ponteiro vermelho fica sempre pra cima, indicando na graduação o ângulo que está determinada peça. Isso aí é útil demais! Vale a pena, é muito barato.

Tente enviar um email para a Spicer perguntando o ângulo máximo de trabalho de uma homocinética de Kombi, se der sorte, eles respondem!:lol: Foi assim que descobri a do Omega, me responderam, até estranhei porque geralmente não respondem.
Valeu Marcelo
Vou ver se compro este medidor de angulo, ate porque o investimento é muito baixo. Vou ver se envio mensagens para a spicer, mas eles so respondem quando querem. Posso usar o que vc me respondeu 17 garus, ou vc acha que pode estar errado?

um abraço

eduardo

Marcelo A. Marchiodi
11/05/2009, 08:48
Valeu Marcelo
Vou ver se compro este medidor de angulo, ate porque o investimento é muito baixo. Vou ver se envio mensagens para a spicer, mas eles so respondem quando querem. Posso usar o que vc me respondeu 17 garus, ou vc acha que pode estar errado?

um abraço

eduardo

Eduardo, as medidas do site estão corretas com certeza, faça o seguinte, pegue um paquímetro e meça a que você tem aí, e compare as medidas com as do site.

bajeiro do sul
11/05/2009, 09:04
Eduardo, as medidas do site estão corretas com certeza, faça o seguinte, pegue um paquímetro e meça a que você tem aí, e compare as medidas com as do site.
Valeu Marcelo

Vou me guiar por estas medidas que vc passou , se vc viu no site deve estar certo. apenas questionei se estava certo apenas pelo fato de vc pedir para eu entrar no site. Mas se vc ja entrou e confirmou, beleza, vou por ai. Ja que alguem ja teve este trabalho, vamos aproveitar,
Um abraço e obrigado

Eduardo

Marcelo A. Marchiodi
11/05/2009, 09:34
Pode ir tranquilo que o pessoal desse site, o Blind Chicken, é muito bom. Tem muito mais material lá, eles são bem detalhistas!
Eles dão praticamente todas as medidas pra fazer uma comparação, eu vou ver se acho uma homocinética velha de Kombi que tinha aqui, e medir e depois coloco aqui também.

bajeiro do sul
11/05/2009, 10:30
Pode ir tranquilo que o pessoal desse site, o Blind Chicken, é muito bom. Tem muito mais material lá, eles são bem detalhistas!
Eles dão praticamente todas as medidas pra fazer uma comparação, eu vou ver se acho uma homocinética velha de Kombi que tinha aqui, e medir e depois coloco aqui também.
valeu marcelo, não posso fazer esta medição eu mesmo por aqui, o meu baja esta a 150 Km daqui, no litoral, mas agradeço sua cooperação

eduardo

mitchel
11/05/2009, 14:02
vo corta o batente original da kombi... e fazer outro ,,.vamos ver uq vai da...!

mitchel
11/05/2009, 17:27
tirei 1cm do batente de baixo e regulei o facão ....agora o facao trabalha com meio centimetro a mais do limete original..e fica meio centimetro de folga para ñ prejudica o conforto ... (espero ñ ter feito cagada!! rs rs)

Patoloko
16/05/2009, 13:59
Regulei a suspensão traseira da minha gaiola. Fiz foi baixar um pouco. Como já havia dito, a suspensão muito levantada estava forçando demais as deslizantes, fazendo elas trabalharem no limite e rasgando minhas coifas toda hora. Custei achar uma oficina aqui em Palmas - TO que tivesse goniometro de nível (esse é o nome do aparelho que mede os graus pra ficar um serviço decente, sem ser no olhometro). Tem uma amostra desse aparelho aqui no post, mas eu não sei se trabalha com aquela bolha de nível. Se quiserem ver como é, tem uma foto no meu blog, www.gaiolas.4x2.net
No pequeno test drive que eu fiz, próximo a oficina, du pra sentir uma diferença danada em relação a estabilidade. Vou testar nas trilhas pra ver, mas mesmo tendo diminuido a altura, ainda ficou bem alto. Só mesmo na trilha pra comprovar se não ficou muito baixa. Acho que não, pois no lado que estava mais baixo antes de regular pra agora, só diminuiu 3 cm.

leobnaval
16/05/2009, 18:42
Vi no seu blog que você mediu a inclinação do facão, quando o correto é medir a inclinação do semi-eixo com a homocinética com a suspenção no final do curso...

Abraços, Leo

Patoloko
16/05/2009, 21:31
Vi no seu blog que você mediu a inclinação do facão, quando o correto é medir a inclinação do semi-eixo com a homocinética com a suspenção no final do curso...

Abraços, Leo

A idéia é manter a mesma graduação no facão de ambos os lados, pois assim ela fica da mesma altura em relação ao solo, que não ocorria antes.
já a inclinação do semi-eixo, medi ela e como esta dentro da angulação de trabalho (segui a dica desse mesmo post que é de 17° no máximo para a deslizante da kombi) não vou ter problema, pois agora está com uma inclinação no final do curso de 16.5°. Deixei uma folga de 0.5° por segurança. Antes, no final do curso tava dando uma inclinação de 22.5° de um lado e de 20° no outro. por isso estava quebrando com tanta facilidade. Esqueci foi de fotografar.

leobnaval
16/05/2009, 23:29
Então beleza, acho que esta pequena diferença de altura valerá muito a pena já que a durabilidade do conjunto deve aumentar... testa aí.

Abraços, Leo

mitchel
17/05/2009, 00:41
entao deixando na altura do batente original da kombi ñ vou ter problema...?!?

leobnaval
17/05/2009, 01:01
Provavelmente não terá problema...
O ponto negativo fica por conta de forçar os batentes e perder dirigibilidade pois como a susp. esta no final do curso inferior ela não funcionará corretamente é melhor deixar um espaço nem que seja pequeno antes de dar batente é melhor ter uma gaiola alta com curso de suspenção e semi-eixos trabalhando com uma angulação menor, do que ter ma gaiola super alta e viver trocando semi-eixo, coifas além de ficar ruim de dirigir.

Abraços, Leo

mitchel
17/05/2009, 02:04
entao a minha ta no batente.!!......se invez d baixa a suspensao umpoco pra dar uma folga no batente....eu tira umpoco do batente pra manter essa folga?! coisa d meio centimetro...

leobnaval
17/05/2009, 11:58
mitchel, coisa de meio centimetro é insignificante e alem disso você estaria modificando a angulação correta de trabalho do semi-eixo é claro que tudo que foi projetado tem seus coeficientes de segurança, mas conserteza você utiliza pneus maiores que os originais o que já força semi-eixos, câmbio, etc. e fazer eles trabalharem em uma angulação inapropriada pode reduzir a vida útil destes componentes alem de que meio centimetro não muda quase nada nem para o conforto nem para a segurança.

Reveja se não vale a pena mudar a altura da tras. e qualquer coisa modificar os batentes para um maior curso mas desde que a susp. não trabalhe o tempo todo no fim de curso...

posta umas fotos aí que da pra falar com mais certeza...

no mais tem várias pessoas que utilizam susp. bem alta e tudo trabalha fora das especificações e mesmo assim não quebra, depende muito de quem faz que material utiliza de como dirige e uma série de fatores...

Abraços, Leo

Eduardo Fernando
21/07/2009, 20:51
a minha tem planetaria com rosca e reduçao de kombi nas rodas e numca mais deu problema

marcelo cenora
28/08/2009, 08:53
alguém sabe dizer qual a diferença da homocinética da kombi para a da variant II ?

Motoboy
28/08/2009, 15:08
Tem uns caras que usam coifa de couro, fabricada pela mãe (ou pela avó),
com ziper. Acho que fica bom, fácil de dar manutenção e resistente.
A coifa de borracha tem uma grande desvantagem, a borracha é atacada pela graxa, fazendo com que ela fique quebradiça.

abraço!

viniferretto
16/11/2010, 14:22
Olá pessoal, eu estou utilizando em minha gaiola a suspensão traseira da Variant II, com as homocinéticas originais e caixa de Kombi diesel. Para poder aumentar a altura tive que fazer como o cenoura fez, colocar em um dos lados uma capa inetira de homocinética e no outro metade só, pois ela está desalinhada. Desconfio que deva ter sido de um carro batido.
Quanto ao ângulo de trabalho, conforme site mostrado acima, as homocinéticas da Kombi ou Variant II, que são iguais se equivalem ao Type 02 de 17º, confesso que nunca medi a minha, mas tenho curiosidade, porém está quase encostando no batente e nunca encomodou.
Porém devido a Variant II ser diferente da Kombi tive que trocar os amortecedores originais por outros mais longos (S10, Blazer dianteiros turbo gás).
Quanto as homocinéticas, o que muda é as barras, onde as da kombi são mais longas que as da Variant II.
Tentei trocar as barras inteiras, mas as da kombi são muito longas por isso coloquei uma capa de homocinética a mais.

FrancielMasciel
18/05/2018, 00:35
Boa noite amigo... Que altura em média conseguiu entre o câmbio e o solo?

FrancielMasciel
18/05/2018, 00:37
eu usei as homocinéticas da variant e tenho as da kombi guardadas, o mecânico colocou uma "bolacha" a mais, acho por causa da distância e do ângulo que elas vão trabalhar..

me dê mais uns dias e eu te falo se elas são fortes ou não.

Boa noite amigo, que altura média conseguiu entre o câmbio e o solo?