Conectar

Ver Versão Completa : Ranger Sport no Atoleiro

Rica50
17/02/2009, 09:40
Prezados, bom dia!

Estou pensando em comprar uma Ranger Sport (Cabine simples 4X2).

O problema é que o pessoal da Ford não faz a menor ideia se a Ranger Sport vem com o DIFERENCIAL DE DESLIZAMENTO LIMITADO.

Alguns falam que sim, outros que não, mas a verdade é que nenhum deles faz a menor ideia do que seja isso.

Alguém pode me ajudar? A Ranger vem com o Diferencial de Deslizamento Limitado mesmo?

Caso contrário, como eu poderia adapta-la melhor para não atolar?

Abraço,

Ricardo

Rica50
17/02/2009, 09:40
Prezados, bom dia!

O problema é que o pessoal da Ford não faz a menor ideia se a Ranger Sport vem com o DIFERENCIAL DE DESLIZAMENTO LIMITADO.

Alguns falam que sim, outros que não, mas a verdade é que nenhum deles faz a menor ideia do que seja isso.

Alguém pode me ajudar? A Ranger vem com o Diferencial de Deslizamento Limitado mesmo?

Abraço,

Ricardo

Marcelo-HPE
17/02/2009, 12:41
Acho que a ranger sport vem sim com LSD. mas numa situação de estrada de lama e facões o LSD não vai fazer muita diferênça não . dependendo do uso o mellhor seria vc optar mesmo por um 4x4 . ou colocar correntes nos pneus da ranger, ou até um bloqueio 100%.
abs

rafaelfernandez
17/02/2009, 12:41
Prezados, bom dia!

Abraço,

Ricardo

Amigo, um LSD nao ira lhe ajudar a nao ficar atolado. Se sua intencao é realmente enfrentar atoleiros, acho melhor voce sair para uma 4x4, senao vai acabar passando raiva.

[]´s
Rafael

RcSala
17/02/2009, 12:53
Não vem. O diferencial dos modelos a gasolina é comum.

E como o Rafael falou ai em cima o diferencial LSD não resolve quase nada em um atoleiro. Eu testei o da ranger daqui para passar em uma depressão daquelas onde um dos lados fica mais leve e o carro só saiu quando acionei o 4x4.

De uma olhada na ranger CS 4x4 para frotista, acredito que vai atender melhor o seu caso.

dudu83
17/02/2009, 13:30
as rangers a gasolina nao vem com esse diferencial apenas as diesel, esse recurso naum e la essas coisas, o 4x4 e muito mais recomendado..

quer uma picape de verdade tente comprar ou como pessoal juridica ou como produtor rural uma ranger cs 3,0 xl 4x4, posso te garantir que e excelente e o preco e bem menor doque vc imagina...

Dieselboy
17/02/2009, 13:56
Como é esse terreno no qual, vc diz atolar? :pensativo: se for uma trilha, mas trilha de verdade, então vc está com o veículo errado! :stop:

Agora se for uma estradinha de chão batido, dessas de sítio/fazenda, creio que uma solução caseira seria vc colocar um lastro na caçamba, uns sacos de areia + pneus com libragem reduzida, ajudam bastante :concordo:

Edintruder
17/02/2009, 14:02
Pneus 33" Mud e lastro na caçamba. Com pneus bons e uns 400kg de peso dificilmente pára em terrenos lamacentos e areia solta ou trilha leve. Porém para trilha média nem pensar.

Raposo
17/02/2009, 14:40
Você postou duplamente o tópico. Pede ao Moderador que exclua um deles.
Abraços.

FernandoCBS
17/02/2009, 20:55
Aqui onde moro não tem quase ranger...
Por aqui a S10 é a "MELHOR", tem algumas Hilux, e L200 tmb...Mas de moradores da cidade mesmo, tem uma cd 4x4 2004 e uma Gas CD, o cara coloco BF MUD na traseira e BF AT dianteira, fico estranho, mas funciona...Com um pouco de peso dificil ficar parado...
Mas tem que ver oque é esse "ATOLEIRO", essa ranger o cara usa pra trabalho na roça...Levar Diesel pra trator, salga cocho, correr carreador de canavial...
Muito valente...
Camionetes 4x2 sabendo tocar vai muito longe, tanto que quando se fala em carro de serviço por aqui a primeira escolha é D20, F1000 (4 farol), camionetes mais baratas, mas o fato do 4x4 tem se tornado mais difundido ultimamente, e na hr da revenda 4x4 chama muito mais a atenção...
Tem muito dono de l200, hilux, ranger e s10 que ligam mais o 4x4 pra lubrificar (ou não), do que pra usar mesmo...
Se não for barro groso "UI", pegajoso, e trexos longos demais,4x2 vai numa boa, aquelas poças d'água e barrinho de ate de um palmo "acho" que vai bem sim...
Eu mesmo use poucas veses, mas vo comprar outra com 4x4, pois quando vc precisa ele ta ali...

Se ajudei, ta ai...
Abraço...

rafaelfernandez
17/02/2009, 22:16
..mas vo comprar outra com 4x4, pois quando vc precisa ele ta ali...

Falou tudo.

[]´s
Rafael

Anthoniusnikos
18/02/2009, 00:00
Rica, vendedor e frentista não sabem porrrr.........@ nenhuma. Só desenvolvem habilidades para te empurar o que tem no momento. É que nem mexânico que olha embaixo do carro e diz: É o munhão que precisa ser trocado Seu Rica. E quase nunca é. Gasta um pouco mais, e vai de 4x4.
Abraços
Anthon

Pelinson
18/02/2009, 00:48
4X4 com certeza,
4X2 é só pegar a primeira chuvinha q vc vai é passar raiva e ainda vai ter q encarar mta cara feia na hora da revenda.
brigue pelo 4X4 mesmo seminovo.
abraço.

Breno Costa
18/02/2009, 07:18
Concordo Vai de 4x4.
uma pequena historinha para você abrir o olho para o 4x4.
meu primo avia comprado uma S10 4x2 ele disse que agente não precisa por que la no sitio não atolava, na primeira chuva que deu ele troco de carro por que a Ranger puxo a dele.

Qualquer picape é bom para sitio mas uma 4x4 é otima para sitio e se for Ranger, L200 e Hilux(não tenho certeza pois não tenho experiencia com ela)
Se for para carregar peso é bom essas agora se for para um uso mais urbano é a S10.

Me corrija se eu estiver errado

Orlando S F
18/02/2009, 10:22
Ricardo,

Vc está num forum 4x4, claro que aqui vão defender que camionete tem que ter 4x4 e ser a diesel, mas a verdade é outra, já tive Ranger 4x4 diesel e agora tenho uma Sport, uso pneus BFs AT 265/75 r16 e até hj não fiquei atolado em estrada de terra enlamaçada, a Sport não tem bloqueio LS, passei por alguns atoleiro bem fundos, em subida com o carro vazio, embalo meu amigo, esse é o segredo, grama molhada, tem um barranco de grama que subo em dias de chuva numa boa, o segredo está no pé, obvio que o 4x4 ajuda e é bem melhor que o 4x2, mas para se usar uma vez na vida acho que é preciso ver a real necessidade, será que é necessario pagar muito mais em seguro, ipva, na propria compra, para nunca usar, a minha calçada com belos pneus está me levando onde quero sem problemas !!!

Abraços

Dieselboy
18/02/2009, 10:38
obvio que o 4x4 ajuda e é bem melhor que o 4x2, mas para se usar uma vez na vida acho que é preciso ver a real necessidade, será que é necessario pagar muito mais em seguro, ipva, na propria compra, para nunca usar, a minha calçada com belos pneus está me levando onde quero sem problemas !!!

Até que enfim! Alguém que pensa com a cabeça de cima! :palmas: :concordo:

O Orlando falou TUDO, tem quer ver a REAL NECESSIDADE! :concordo:

JORIS
18/02/2009, 10:46
Depende do uso que vai ter, tem muitos que não precisam de 4x4, essa avaliação é pessoal, depende de onde vai andar! lógico que a 4x4 te dá muito mais opções! 4x2 só mesmo para estradas de barro! porém um bom piloto e como já foi relatado, pneus melhores e um lastro na caçamba ajudará bastante, más mesmo com isso geralmente tem de ter velocidade pra passar nos atoleiros, então 4x2 foi feito para estradas boas, e uso urbano e não para trilhas!

[]´s.

Tio Eddie
18/02/2009, 12:24
Até que enfim! Alguém que pensa com a cabeça de cima! :palmas: :concordo:

O Orlando falou TUDO, tem quer ver a REAL NECESSIDADE! :concordo:

X10!!!

As pkps bem calçadas e com um motorista habilidoso vão até onde Deus duvida em 4x2, especialmente se estiverem carregadas...

my 2 cents

Eddie

Marcelo-HPE
18/02/2009, 14:16
Em morrinhos pequeninos com grama seca ( não estou falando nem da grama molhada ) ou um pouco enlameados. embica uma picape 4x2 e tenta dar ré pra ver o que acontece ,ela vai ficar escorregando que nem uma patinha tonta. já ví isso acontecer nas cachoeiras de Rio Preto inteiror daqui da região ,o Cara com uma S-10 4x2 . foi tentar sair de frente (coisa que todos os carros pequenos que estavam lá faziam sem o menor problema) .e então embicou a S-10 num pequeno morrinho e quando engatou a ré ,,cadê que a bicha subiu !!! ficou ali que nem uma patinha tonta derrapando na grama, porque o peso está na frente
E a frente da picape já se aproximando da água .
conseguiu sair depois com a ajuda de 06 homens que ajudaram a empurrar .
O dono passou vergonha e aflição ,coitado !!! acho que o que mais passou pela cabeça dele naquela hora foi a falta que faz um 4x4 mesmo que fosse prá usar naquela única vez .
abs

Orlando S F
18/02/2009, 15:46
Leio o forum a um bom tempo e nunca havia postado, mas senti que nosso amigo precisava de um toque mais realista, valeu pela compreensão !

Agora dar o exemplo de um s10 é de doer em, s10 não presta, duvido que minha ranger ficaria numa situação dessa, como disse tem um barranco no meu sitio que subo de ré, de frente, na chuva, como vcs quiserem e é gramado, o airtreck do meu pai é awd e não sobe, acho que vale mais um bom motorista que um 4x4, sonhar e ter o que agente acha que precisa ou o que lhe trará um prazer apenas por ter é uma coisa, precisar, necessidade é outra completamente diferente!

A grande maioria das estradas de terra são transitáveis com 4x2, pelo menos as que ando aqui no estado de São Paulo, pratico motocross por hobby e a grande maioria das pistas se pega estradas de terra, quase todo sábado pego terra então e nunca atolei !

Sair de piso escorregadio numa descida de ré não é complicado não, vc apenas precisa ter sensibilidade na embreagem e queimar ela um pouco, com pneus AT sai fácil, fácil , posso te garantir e como nosso amigo falou acima tem gente que chega com uma 4x2 com bons pneus ontem tem gente que tem medo de entrar com um 4x4, não estou falando que 4x2 ou 4x4 é melhor ou pior, só estou expondo que é sempre bom analisar se precisa ou não dele, eu já tive um 4x4, teria de novo apenas por ter, mas não necessito, a minha 4x2 está me satisfazendo bem !

Abraços

Raposo
18/02/2009, 16:06
o airtreck do meu pai é awd e não sobe, acho que vale mais um bom motorista que um 4x4,
Sair de piso escorregadio numa descida de ré não é complicado não, vc apenas precisa ter sensibilidade na embreagem e queimar ela um pouco, com pneus AT sai fácil, fácil , posso te garantir e como nosso amigo falou , a minha 4x2 está me satisfazendo bem !
Abraços

Primeiro: Se o teu pai não sobe de airtreck onde sobe uma Ranger Sport, concordo contigo: ele não é um bom motorista;
Segundo: encomenda logo um kit de embreagem porque certamente você vai precisar;
Terceiro: a tua necessidade pode não ser a dos outros.
Quarto: bom motorista não queima embreagem...:parede:
Abraços.

Orlando S F
18/02/2009, 16:39
Raposo, acho que vc não entendeu, quem não sobe é o carro, o motorista sou eu mesmo nos dois carros, a grande diferença está no pneu, que no airtreck é para asfalto(e na grama molhada isso faz muita diferença), no cambio automático que não permite agente tirar tração quando começa a desgarrar, o exemplo foi meramente para mostrar a diferença que faz um bom pneu AT, outra, o queimar embreagem que falei, foi sair bem devagarzinho mas com torque, se vc tivesse dirigido uma 2.3 16v não iria falar que estou errado, o torque do carro está em alta rotação, e depois se fizer isso uma vez por ano é muito, então fica tranquilo que nunca troquei embreagem de nenhuma camionete minha e já tive mais de 5 !

Aprendi a dirigir a 17 anos atrás em 50km de terra e muita lama com meu pai indo pra fazenda e sempre de 4x2, sua opinião sobre minha pessoa é demasiadamente fora da realidade, quer defender a todo custo o 4x4, mas sejamos realistas, ao menos uma vez !

E não vamos mudar o foco do tópico, nosso amigo Ricardo perguntou se da pra passar e andar no barro com uma 4x2 sem bloqueio e eu estou passando minha experiência, apenas isso, então acho que seria no mínimo educado de sua parte não ficar julgando os outros sem ao menos conhecer, já tive 4x4 como vc, não acho que seja obrigatório ter a tração, pelo menos para o meu uso, e foi por isso que preferi pegar uma zero 4x2 que uma usada 4x4, claro que a minha necessidade não é a dos outros , estou apenas mostrando qual é a minha necessidade e em qual necessidade se encaixa uma 4x2, e nessa necessidade se encaixa estradas de terra e passo numa boa, a Ranger é um veiculo off-road, seja ela 4x4 ou 4x2 !

JORIS
18/02/2009, 16:50
Raposo, acho que vc não entendeu, quem não sobe é o carro, o motorista sou eu mesmo nos dois carros, a grande diferença está no pneu, que no airtreck é para asfalto(e na grama molhada isso faz muita diferença), no cambio automático que não permite agente tirar tração quando começa a desgarrar, o exemplo foi meramente para mostrar a diferença que faz um bom pneu AT, outra, o queimar embreagem que falei, foi sair bem devagarzinho mas com torque, se vc tivesse dirigido uma 2.3 16v não iria falar que estou errado, o torque do carro está em alta rotação, e depois se fizer isso uma vez por ano é muito, então fica tranquilo que nunca troquei embreagem de nenhuma camionete minha e já tive mais de 5 !

Aprendi a dirigir a 17 anos atrás em 50km de terra e muita lama com meu pai indo pra fazenda e sempre de 4x2, sua opinião sobre minha pessoa é demasiadamente fora da realidade, quer defender a todo custo o 4x4, mas sejamos realistas, ao menos uma vez !

E não vamos mudar o foco do tópico, nosso amigo Ricardo perguntou se da pra passar e andar no barro com uma 4x2 sem bloqueio e eu estou passando minha experiência, apenas isso, então acho que seria no mínimo educado de sua parte não ficar julgando os outros sem ao menos conhecer, já tive 4x4 como vc, não acho que seja obrigatório ter a tração, pelo menos para o meu uso, e foi por isso que preferi pegar uma zero 4x2 que uma usada 4x4, claro que a minha necessidade não é a dos outros , estou apenas mostrando qual é a minha necessidade e em qual necessidade se encaixa uma 4x2, e nessa necessidade se encaixa estradas de terra e passo numa boa, a Ranger é um veiculo off-road, seja ela 4x4 ou 4x2 !

X2, Orlando concordo contigo, inclusive no que diz respeito a mudança de foco do tópico!
Também já andei bastante de picapes 4x2, inclusive na fazenda, onde pegava muitos atoleiros, e as vezes acontecia de atolar, más pra que sabe tocar, nada se compara ao 4x4, más afrmo mais uma vez, depende da necessidade de cada um!

[]´s.

Edintruder
18/02/2009, 16:59
Uma coisa que sempre disse por experiência própria, mais vale um 4x2 com bons pneus do que um 4x4 com pneus originais...
A minha Ranger 4x4, quando coloquei pneus Mud 33" andava em 4x2 em locais aonde somente andava com 4x4 com os pneus originais...
Para estradas, a Ranger Sport vai muito bem obrigado com pneus maiores e que proporcionem boa tração.

FernandoCBS
18/02/2009, 16:59
Senhores...

Sei que não é o topico, mas como esta entre o primeiros acredito que terei uma resposta rapida...

Estou testando uma Ranger Diesel XLT 2007, esta perfeita...A não ser uma coisa...Tirei a vareta do nivel de Oleo, e ela esta soprando oleo....

É normal na 3.0 isso, ou é algum defeito...

Pois sei que em alguns motores não da pra falar que isso é defeito...

Esta passando compressão...???

Aguardo.....

Abraços...

Marcelo-HPE
18/02/2009, 17:09
Cada um com o seu cada um . dependendo se for uma estrada de chão batido com recife. até gol passa . Agora se for uma estrada enlameada com alguns facões e erosões . tipo trilha fica difícil para a picape 4x2 . e se precisar atravessar uma areia então nem se fala . mas tem os pilotos off-road né ,que passa com 4x2 onde 4x4 não passa . particularmente eu jamais me sentira bem numa picape com uma limitada tração 4x2 . agora esse negócio de dar ré em picape 4x2 em subidas isso é fato . ela derrapa mesmo . vai que o motorista não sábe dar aquela queimadinha na embreagem .

Raposo
18/02/2009, 17:24

Sem comentários. Passar bem.
Ah: minha primeira habilitação: 20/06/1979.
Bom Carnaval.

Orlando S F
18/02/2009, 17:34
Grande coisa, nunca se esqueça que tem gente que faz merda a 30 anos e nem por isso é melhor do que quem começou ontem mas faz direito, não estou aqui para competir com ninguém, não queria postar aqui justamente porque já vi atitudes como a sua em outros tópicos que andei lendo, isso aqui não é competição e sim discussão, troca de informações, lamentável tua postura !

Abraços
Bom carnaval pra vc tb !!!

Raposo
18/02/2009, 17:37
Grande coisa, nunca se esqueça que tem gente que faz merda a 30 anos e nem por isso é melhor do que quem começou ontem mas faz direito, não estou aqui para competir com ninguém, não queria postar aqui justamente porque já vi atitudes como a sua em outros tópicos que andei lendo, isso aqui não é competição e sim discussão, troca de informações, lamentável tua postura !

Abraços
Bom carnaval pra vc tb !!!
Agora você demonstrou muito bem quem é educado por aqui.
E são só quatro posts.

Orlando S F
18/02/2009, 17:56
Desculpe, mas escrever a palavra merda não é falta de educação e sim uma expressão usada até pelos mais educados, vejo que vc realmente está afim de desviar o tópico e me provocar, meu amigo apenas não compartilho da mesma opinião que a sua, seria inteligente da sua parte respeitar minha posição, mais uma vez sou obrigado a repetir o que já falei, respeitar a opinião dos outros é sinal de inteligência, mas não seria interessante voltar ao assunto do tópico ?

Vejo que vc tem muito posts aqui e mesmo assim ainda não aprendeu que as pessoas tem visões e opiniões diferentes !

:???:

aoliveira
18/02/2009, 18:26
O dono passou vergonha e aflição ,coitado !!! acho que o que mais passou pela cabeça dele naquela hora foi a falta que faz um 4x4 mesmo que fosse prá usar naquela única vez .
abs

X2! quem tem caminhonete com certeza alguma vez vai coçar a vontade de ir em algum lugar mais difícil de ir com carro comum. Mas mesmo se ficar só na cidade, aqui em BH tem morro que precisei dar uma rézinha porque estacionaram na minha frente, e a traseira foi só rabeando puxando pro lado, se não tivesse 4x4 ia terminar atravessado na rua :parede:. Pense nisso, até usando na cidade o 4x4 pode fazer falta em algum momento.
Agora, se for uso exclusivamente urbano e sua cidade for plana, então manda ver na 4x2.

dudarj
18/02/2009, 19:39
Compra uma Strada locker!!!......:)

Sério, 4x4 é melhor em qq situação. Vai gastar menos na 4x2 na hora da compra?? Vai vender por quanto a menos depois??
As rangers CS 4x4 são muito valorizadas no mercado de usados. Pode checar.

Gosto da Sport mas falta algo....

Rica50
18/02/2009, 22:23
Ricardo,

Vc está num forum 4x4, claro que aqui vão defender que camionete tem que ter 4x4 e ser a diesel, mas a verdade é outra, já tive Ranger 4x4 diesel e agora tenho uma Sport, uso pneus BFs AT 265/75 r16 e até hj não fiquei atolado em estrada de terra enlamaçada, a Sport não tem bloqueio LS, passei por alguns atoleiro bem fundos, em subida com o carro vazio, embalo meu amigo, esse é o segredo, grama molhada, tem um barranco de grama que subo em dias de chuva numa boa, o segredo está no pé, obvio que o 4x4 ajuda e é bem melhor que o 4x2, mas para se usar uma vez na vida acho que é preciso ver a real necessidade, será que é necessario pagar muito mais em seguro, ipva, na propria compra, para nunca usar, a minha calçada com belos pneus está me levando onde quero sem problemas !!!

Obrigado Pessoal,

As mensagens ajudaram muito.

Orlando, continue postando que a clareza em sua mensagem ajudou muito. Raposo, vc tirou carta em 79? Então deve ter aproximadamente 48 anos, certo? E continua agindo como adolescente? Pera ai vai...:parede:.

Abraços,

Ricardo

Abraços

Edintruder
18/02/2009, 23:05
Strada Locker???
Nenhum desses da linha locker superam uma picape 4x2.

Anthoniusnikos
18/02/2009, 23:20
Rica, o Raposo tem as suas razões, e o Orlando também tem as suas.
Rodei muito pelo interior de SP em 4x2. E, em dias e noites de chuva forte pelas cidadezinhas do interior, encarei muitos lameiros em 4x2, tanto com tração dianteira quanto com traseira. Me saí melhor com a tração dianteira. Outros me garantiram que melhor era a tração traseira.
Mas depois que comecei a usar simultâneamente a dianteira e traseria (4x4), aí velho, todo mundo com 4x2 (diant. ou tras.) ficavam parados para ver quem tinha coragem de atravessar. Com 4x4 ia em frente, rabeando para cá e para lá, vendo todo mundo pelo retrovisor paradão, para ver no ia dar. Com 4x4 ia embora, e ficava imaginando o que os caras estavam pensando...:pensativo: Quando percebia que a parada era mesmo só para 4x4, atravessava o lemeiro, e ficava mais adiante esperando algum aventureiro... Quem tentava, ficava atolado. Então, me convenci de que onde, com dificuldade, passa um 4x4..., 4x2 fica!!! A não ser, com muita sorte, que em 4x2 vem queimando tudo o que tem direito, e sorte!... (coisa de maluco!), pode passar.
Obs.: Maior tração e pneus para barro fazem a diferença.
Abraços
Anthon

Orlando S F
19/02/2009, 00:23
Compra uma Strada locker!!!......

Sério, 4x4 é melhor em qq situação......

A Strada locker não é melhor que uma Ranger 4x2 no barro isto é fato, Strada é “carro de passeio cortado”, não é camionete, não tem a robustez na suspensão como a da Ranger, a altura do solo e muitas coisas mais ...

O sistema locker para quem não conhece nada mais é que um bloqueio de diferencial que desativa a 20km/l, na minha opinião pra nada serve, em um atoleiro todos sabemos que é fundamental o embalo, abaixo de 20km/l vc vai ficar preso com a sua locker, liga o bloqueio, começa andar, o bloqueio desativa e vc para de novo, isso se o fundo não encostar, ai não tem locker que tire e eu vou passar embalado com a minha 4x2 !

Nunca disse que 4x2 é melhor que 4x4, só se estivese louco, apenas estou falando de necessidade ! E não é melhor em qualquer situação, apenas em piso de baixa aderência em todas as outras vc estará em 4x2, isso se não tiver um diferencial central !

Ricardo, acho que já passei o que penso e minhas impressões da Ranger Sport, se vc pega estradas de terra meu conselho seria trocar os pneus originais por pneus AT, se quiser pode instalar um bloqueio LS no diferencial, na Cambio Tecnico aqui em SP sai por uns R$1500 e fico a disposição se quiser mais informações sobre a camionete !

Abraços

Rica50
19/02/2009, 11:15
A Strada locker não é melhor que uma Ranger 4x2 no barro isto é fato, Strada é “carro de passeio cortado”, não é camionete, não tem a robustez na suspensão como a da Ranger, a altura do solo e muitas coisas mais ...

O sistema locker para quem não conhece nada mais é que um bloqueio de diferencial que desativa a 20km/l, na minha opinião pra nada serve, em um atoleiro todos sabemos que é fundamental o embalo, abaixo de 20km/l vc vai ficar preso com a sua locker, liga o bloqueio, começa andar, o bloqueio desativa e vc para de novo, isso se o fundo não encostar, ai não tem locker que tire e eu vou passar embalado com a minha 4x2 !

Nunca disse que 4x2 é melhor que 4x4, só se estivese louco, apenas estou falando de necessidade ! E não é melhor em qualquer situação, apenas em piso de baixa aderência em todas as outras vc estará em 4x2, isso se não tiver um diferencial central !

Ricardo, acho que já passei o que penso e minhas impressões da Ranger Sport, se vc pega estradas de terra meu conselho seria trocar os pneus originais por pneus AT, se quiser pode instalar um bloqueio LS no diferencial, na Cambio Tecnico aqui em SP sai por uns R$1500 e fico a disposição se quiser mais informações sobre a camionete !

Abraços

Orlando,

Se eu colocar este bloqueador de diferencial, será que perco a garantia?

Abraço

Ricardo

RGamaJr_4x4
19/02/2009, 11:18
A proposta da Ford quando lançou a Ranger Sport foi exatamente ganhar o mercado dos donos de Strada, Montana, etc. que queriam partir para o segmento das pkps médias. Então, comprar uma Strada é não progredir.

Uma pkp 4x2 pode ser melhor que "carros comuns" no barro, mas na areia não é não.. e acho que nem em grama molhada. Tô falando de pneus originais.

Abraços

Marcelo-HPE
19/02/2009, 11:31
Amigo Ricardo. LSD não resolve a situação em atoleiro . o que poderia te ajudar seria um bloqueio 100% que tracionaria as duas rodas traseiras juntas . o mais confiável é o do fabricante ARB de acionamento pneumático , porem custa caro e não sei sem tem algum modelo para ranger .
Se vc pensa mesmo em pegar estradas enlameadas com possíveis atoleiros compra uma 4x4 e fique tranquilo em qualquer situação .
abs.

Walter L. L. Casitta
19/02/2009, 12:00
Amigo Ricardo. LSD não resolve a situação em atoleiro . o que poderia te ajudar seria um bloqueio 100% que tracionaria as duas rodas traseiras juntas . o mais confiável é o do fabricante ARB de acionamento pneumático , porem custa caro e não sei sem tem algum modelo para ranger .
Se vc pensa mesmo em pegar estradas enlameadas com possíveis atoleiros compra uma 4x4 e fique tranquilo em qualquer situação .
abs.

X2. Picape é um veículo totalmente desequilibrado. Motor na frente e tração na traseira. Não adianta bloqueio de espécie alguma. Tem que ter 4x4...

Orlando S F
19/02/2009, 12:00
Orlando,

Se eu colocar este bloqueador de diferencial, será que perco a garantia?

Abraço

Ricardo

Sim vai perder a garantia do diferencial, eu pensei em colocar, mas acabei desistindo após ter problemas no diferencial que foi trocado pela Ford, mas como nosso amigo falou não fará milagre, é apenas uma ajuda a mais !

Abraços

abreu
19/02/2009, 12:33
Sim vai perder a garantia do diferencial, eu pensei em colocar, mas acabei desistindo após ter problemas no diferencial que foi trocado pela Ford, mas como nosso amigo falou não fará milagre, é apenas uma ajuda a mais !

Abraços

Se voce botar um daqueles automaticos, que nao tem fios nem requer nenhuma instalacao especial, a Ford nunca vai nem saber que vc tem bloqueios...

Abracos...

Orlando S F
19/02/2009, 14:13
Com certeza Abreu, olhando de fora não tem como saber mesmo, mas se tiver algum problema no diferencial e ele for aberto, ai já era ......

Depoimentos carregado de emoção falando que tem quer isso ou tem que ser aquilo, nada vai ajudar aqui no topico, só mostra como as pessoas agem por impolso, mais uma vez vou falar, a necessidade de se ter um 4x4 não serve para todas as pessoas que precisam de uma camionete !

Abraços

leobnaval
19/02/2009, 15:33
Um pouquinho da minha experiência.

Uma camionete 4x2 com diferencial de deslizamento limitado (podem falar que não serve pra nada mas na realidade ele faz a diferença entre você atolar ou não) pode ser pior (e na maioria das vezes é) do que um fusca no barro...
tenho uma 4x2 e muitas vezes ja deixei de ir a lugares com ela por que não é 4x4 e poderia atolar e andando sozinho prefiri não arriscar, mas uma camionete 4x2 pode ir em lugares que até uma 4x4 vai, isto depende do pneu, do motorista se possui bloqueio de dif. entre outras variavéis.

Mas temos que ser realista uma camionete 4x4 é muito mais vantagem se você não quer utilizar o 4x4 basta não aciona-ló e pronto o único contra é o peso, preço de aquisição e a manutenção se for por na ponta do lápis compensa muito ter uma 4x4.

A tração é mais do que necessaria no uso off-road é questão de segurança pois numa 4x2 na maioria das vezes para conseguir vencer um obstaculo você tem que vir embalado sem falar na pior das situações que uma 4x2 pode ter que enfrentar súbidas com o piso de baixo atrito nesse ponto uma 4x4 ainda mais com a reduzida tem ampla vantagem, mas lembrando que em situações de erosões pode se ter um desempenho superior com uma 4x2 com dif. bloqueada do que com uma 4x4 sem bloqueio, traduzindo para cada solo, motorista, clima existe uma que é melhor que a outra e igual um PATO anda, voa e nada mas não faz nada disso direito...

Uma pick-up por si só já é uma necessidade entre nós e mais do que isto é um estilo de vida.

Abraços, Leo

Edintruder
19/02/2009, 18:17
Pena que a Forde não disponibiliza a Ranger Sport 4x4... Iria vender muito bem.
O que podes ver ainda é quanto custa uma CT, diferenciais, central elétrica e conjuntos dianteiros de uma Ranger 4x4 batida e ver se compensa comprar uma Ranger Sport e transformá-la em 4x4. Deve fica muito boa, pois o 2.3 tem bastante força, e aonde precisar de torque basta reduzir.

aoliveira
19/02/2009, 18:28

Pelo que eu entendi o dudarj falou para comprar uma strada locker de brincadeira, vocês estão levando muito a sério :parede:

Orlando, km/l é consumo...heheheh...eu sei que você quis dizer km/h, tô só te enchendo mesmo. :concordo:

regisJ
21/02/2009, 20:56
Rapa..

Acirrando o tópico.

Com a F 350 ( 4 x 2 ) , passei e passo por uns trechos onde band e outros 4 x4 ficam encalhados ( incluindo eu mesmo com a Ranger ).

Idos da década de 70/80 . No inverno ( temporada de chuva na região Norte ), Na ida para a roça ( manutenção e mantimentos) , tempos sem muitos 4 x 4 . terminávamos sempre ajudando as band , F 75, jeep ,. e os veiculos D10, D20 , Mercedes toco -4x4- ( do exercito que mantem até hoje uma base de treinamento Selva na região . Necessitávamos de carga de pelo menos 1 ton por isto a band quando entrava era para fazer companhia .
Veículos : F 2000 e um caminhão chevrolet com rodado simples e alto, chassi encurtado ( ficou mais ou menos do tamanho da F 2000 ) adquirido para este fim e apelidado de brucutu. Quando eles não conseguiam, entravam os jiricos ( trator ) . Quando nem eles iam . Aguardávamos a vontade de São Pedro até a estrada melhorar .
Agora...... Quase não consigo mais tempo para caír no trecho e quando queremos um rumo diferente pode chegar a terrivel frase . “ Doutor por aí só 4x4 .
Antoses .... Em casa desde aque a condição permita 4 x2 agora só carro 1000 .

detalhe antes que se pense muita coisa . Os unicos “acorrentados” eramos nós e isto era que fazia a diferença :mrgreen:

regis

João Fellipe
22/02/2009, 13:06
YouTube - Ranger 4x4 nas Pedrinhas[/url]

Meu camarada compra o q vc for usar, eu uso a ranger pra isso!!!

de Sport 4x2 pode colocar quantos quilos de lastro quiser vc nao anda aki!!!

49000 que ta aki o preço de 4x2 na regiao vc compra uma 2.8 diesel 4x4 agora é escolha, e gosto é igual a furingo cada um com o seu!

Se nao for usar o 4x4 nao compre, passe raiva um pouco e tudo bem ... só leve corda quando for pra atoleiro e nao vá sozinho sempre tem uma alma boa pra te puxar.

Abraços

FernandoCBS
22/02/2009, 20:39
Já vi muita discução com essa historia de 4x2 não vai anda aqui ou ali....

É logico que 4x2 não vai em todos os lugares onde o 4x4 chega, mas para o uso da grande maioria, um 4x2 com lastro e pneus certos vão e muito bem...

Penso assim...

Não gosta de "gambiarras" (pneus MUD fasendo barulho, e sacos de areia na caçamba), anda muito em asfalto, andar com pneus de asfalto pois gosta do silencio interno no carro, e pega um barrinho de as veses, vai de 4x4 pois ele te ajudara varias veses...

Quer um carro 0KM, não tem grana pra comprar um diesel 4x4, e não liga para as "gambiarras" acima ou gosta ate, va de ranger Sport

Mas se tem a grana ai é facil Dodge Ram...Hilux...Triton...Ranger...Frotier....S10...
Com grana é facim facim....

Por mais que ja se tenha dito e contado relatos vai mais um...

Temos uma c10 em Goias,com gas (GLP) bujão na caçamba mesmo, lugar que tem boas chuvas e muito cascalho...ela anda MUITO bem lá...
Claro que quando chove muito ela nem sai do lugar, ela ja foi reformada 3 veses, e ela ja é a 3 c10 que deixamos la, meu pai não troca de forma alguma....Barata e faz o que tem que ser feito...

Eu prefiro diesel e 4x4, não vou usar a tração muito, mas ela vai ta ali pra quando precisar...
Quanto ao diesel, adoro o barulho, quanto a economia, não levei isso em concideração, pois teria q escolher a gasolina, pois ando pouco...e a economia da hora da compra seria bem maior...
Como não tenho grana pra tirar uma diesel 0km, to procurando uma usada em "perfeitas" condições...

Uma OBS....

O amigo aqui em cima disse que a Sport ta 49kkk na cidade dele...
Entre no webmotors.com.br
La achei um lugar em SP que tem Sport 08/09 por 43.730,00....
Ligando pra varias agencias da região consegui a Sport ate por 43kkk, e disseram pra ir la fechar negocio que me davam proter de caçamba...Achei ate uma 08/08 0km em uma agencia, o cara fez ela por 42kkk, mas nem insisti coim ele, mas se eu ofereçer 40kkk ele pega na hr....

Só não comprei a Sport ainda pois estou com duas ofertas de usados boas aqui...
Se não der nada vou de Sport sem medo...Ai o TocToc do diesel e o 4x4 vai ficar pra um futuro...

Pense muito antes de fechar qualquer coisa...Olhe pro seu bolso...E lembre que um dia vc vai vender ela tambem...

Não sei isso ajuda e o que os outro postaram ajudara, mas como perguntou ta ai...

ABRAÇOS.....

vitorich
23/02/2009, 18:20
Bom, vou passar meu relato pessoal para tentar ajudar o colega de fórum a se decidir. Há 3 meses tenho procurado por um veículo robusto para estrada ( asfalto esburacado 80% + estradas terra 20% ). Fiz test-drive ( e recomendo que sempre se faça isso ) em vários carros ( L200, Tr4, Tracker, Ranger 4x4, Ranger Sport, Hilux, Frontier e Jeep Cherokee Sport ). Depois de analisar com calma todos os custos envolvidos, pois são altos para estes veículos e ver qual minha real necessidade ( predomínio de asfalto e estradas de terra ), optei pela Ranger Sport 4x2. O custo foi o fator decisivo, pois consegui por 43 aqui em minha cidade. Como as necessidades e condições de cada um são variáveis, posso te sugerir o seguinte :

1. Tens dinheiro de sobra : sem dúvida vá de Hilux, foi a melhor na minha opnião. Mas prepara o bolso para a compra e para depois, pois o seguro e IPVA vão te comer o bolso.

2. Tá com pouca grana, precisa de um 4x4, não abre mão do conforto no asfalto e não se importa com desvalorização de um carro que tá saindo de linha, vá de Tracker. Carro excelente e consagrado no 4x4, robusto, custo muito baixo (53 à 56 eu achei ) e confiável. Pena que está saindo de linha. Dá uma olhada nos tópicos da Suzuki.

3. Quer muito conforto no asfalto, na cidade, tá com grana de sobra também e não se importa de por um carro bacana na lama, vá de Jeep Cherokee Sport. Mas prepara o bolso de novo, pq ela come gasolina, seguro alto e manutenção alta.

4. Tá na minha situação, precisando de um carro robusto, roda muito no asfalto ( faço 4000 Km por mês ) um pouco na terra, respeitando os limites do carro ( lama, praia e trilha nem pensar ), tem pouca grana ( 43k ), não quer gastar muito no seguro ( paguei 2800 na minha ), quer um consumo razoável ( faço 10km/l na estrada com média de 110Km/h ), vai usar a caçamba pra alguma coisa e principalmente não costuma dar carona ( nessa CS só cabem 2 amigo ), então vá de Ranger Sport.

Como pode ver, as situações e necessidades são muito amplas. Sugestão básica, faça sempre o Test-Drive e escolha aquela que couber melhor nas suas necessidades e no seu bolso !