PDA

Ver Versão Completa : Bloqueio de diferencial e tração positiva



ddr54
14/10/2004, 19:25
Gostaria de saber do pessoal deste fórum se alguém tem experiência com algum sistema de bloqueio de diferncial traseiro ?

O sistema de tração positiva vendido em SP será que funciona e não dá problema a curto prazo ?

Se alguém tiver alguma sugestão pls ajude , pois aqui em BH são poucos os engeseiros e as oficinas 4x4 sempre são um duvida .

Danilo Resende

Luca
14/10/2004, 19:55
Danilo,

É necessário que vc nos dê melhores informações do que pretende. Tem muita matéria sobre este assunto aqui no fórum, sugiro começar pelo tópico que se encontra no endereço abaixo. Já dá prá ter alguma idéia. Além do mais, prá qual utilização será o seu jipe? Trilha leve, média ou pesada?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2992&highlight=diferencial

[]´s

ddr54
14/10/2004, 20:49
Pretendo usar em trilhas medias mas na primeira que fui com muitas erosões , o bicho garrou , inclusive o fundo .

Até no reboque tava dificil sair , tivemos que cavar no local das rodas e colocar tocos de madeira .

Minha idéia era um sistema que desse pouca manutenção , se possivel nenhuma .

Já vi que existem varias opções , mas cada um tem um opinião divergente .

Acho que aquele sistema que freia cada roda traseira independentemente bem simples e praticamente sem risco e sem manutenção .

Danilo

Wallace
15/10/2004, 08:50
Danilo,

O que você quer é um bloqueio tipo Lock Right.
Não precisa de nenhuma manutenção.
E deve te tirar dos enroscos.
Qual o seu veiculo?

ddr54
15/10/2004, 10:16
Meu veiculo atual é um Engesa 1987 a alcool .

Mas tenho também um Niva a bastante tempo .

Danilo

billj
15/10/2004, 10:23
Se é que quer um bloqueio de verdade ao um custo baixo, o Lock-Right é a melhor solução.

Caso quer algo mais amigável no asfalto, pode optar por um Trac-Loc, que é de deslisamento limitado. Melhor que nada, mas não é de esperar milagre..........

Abraços,

ddr54
19/10/2004, 19:51
Ai pessoal ,

Li tudo neste site sobre o assunto mas não consegui chegar a nenhuma conclusão .

Será que vale a pena investir grana brava nestes sistemas ?

Além do risco dos mec fazer aquela porcaria .

Alguém conhece um sistema que bloqueias as rodas traseiras ?

Pode ser hidraulico ou tipo freio de mão .

Danilo

Luca
19/10/2004, 22:34
Alguém conhece um sistema que bloqueias as rodas traseiras ? Danilo,
Tô que nem você. A experiência que tenho é com minha Hilux. Num nega terreno. É fodona pro tanto que eu preciso. O tipo dele é de atrito deslizante. Nunca abri e não sei qual é o sistema utilizado (esferas?, rolos?). Acho que poucos curiosos abriram, pois Toyota não quebra. Mas funciona bem. Meu carro não é prá trilha pesada. Talvez o Nando e o Caio, (tão sempre no fórum das Toyotas) possam te falar mais sobre blocantes de atrito deslizante, pois eles usam a Hilux deles em encrencas bem feias (tão calçados em pneus 33', têm guincho, etc.). Manda uma MP prá cada um deles.
Eu ainda estou na fase de aquisição de material para o meu Engesa FII. Tá tudo no osso. Tudo desmontado, ainda no chão. Comprei dois eixos de Band, com diferencial curto (9:37). Mais prá frente planejo adquirir um bloqueio da Ensimec. Mas este bloqueio é total e não deslizante. Dá uma olhada no site, se é que já não o fez. Não tive depoimento de ninguém sobre ele. É pura simpatia pelo fabricante. Também nunca li nada que desabonasse. Não pesquisei preço, mas até que me digam que ele quebra, vou continuar apostando nele. Bom, se depender de meu depoimento, você vai ter que esperar mais 01 ano :D , até que o Encrenca fique pronto. Espero que alguém possa nos ajudar melhor em nossa escolha.
[]´s

fpandur
20/10/2004, 07:46
Mais prá frente planejo adquirir um bloqueio da Ensimec. Mas este bloqueio é total e não deslizante. Dá uma olhada no site, se é que já não o fez. Não tive depoimento de ninguém sobre ele. É pura simpatia pelo fabricante. Também nunca li nada que desabonasse.

Tenho um Ensimec Fase IV no CJ a 1 ano, rodando em trilhas, muita estrada e cidade. Por enquanto, nenhuma queixa. Bloqueia quando deve e libera as rodas idem ... Na época, peguei uma promoção de 5 x 200,00 :wink: 8)

Abraços

Valdir
20/10/2004, 08:51
Eu ainda estou na fase de aquisição de material para o meu Engesa FII. Tá tudo no osso. Tudo desmontado, ainda no chão. Comprei dois eixos de Band, com diferencial curto (9:37). Mais prá frente planejo adquirir um bloqueio da Ensimec. Mas este bloqueio é total e não deslizante.

ja fiz isso. instalei dois eixos da Toyota e coloquei o bloqueio da Ensimec pois tenho colegas que ja usam este bloqueio ha muito tempo
é mais uma opção para o nosso colega analisar.
é so negociar com o Franco da Ensimec que ele facilita o pagto
o que é foda é o barulho tlec tlec tlec ... depois passa
abraços

Luca
20/10/2004, 10:52
Obrigado Flávio Pandur, obrigado Valdir. Valeram as dicas. Só reforça a minha opinião sobre o Ensimec. Perguntinha, vocês negociaram e instalaram diretamente na Ensimec, lá no Paraná? Há algum representante em SP?[]´s

fpandur
20/10/2004, 11:11
Na verdade quando comprei vieram 5 bloqueios, uma vez que juntamos um grupo aqui de Pres. Prudente p/ comprar os mesmos. Veio por transportadora. Alguns levaram em mecânicos p/ instalar. O meu fui eu mesmo que instalou. Mas precisa ter ferramental e conhecimento, pois é necessário reajustar todo o diferencial ... :roll:

Abraços

Eduardo Velo
20/10/2004, 12:21
... Mas precisa ter ferramental e conhecimento, pois é necessário reajustar todo o diferencial ... :roll:

Flávio , esse é o pto chave , a instalação ... , tem que ser um camarada que manje do negócio e goste de fazer , esses ajustes tomam muito tempo , se levar num meca qqer , ele vai querer entregar logo e pode complicar no futuro ...

Pena que Pres. Prudente é longe , tem um time legal por aí , heim ..?

[]s...

Luca
20/10/2004, 15:03
Mas precisa ter ferramental e conhecimento... Flávio, sei trocá lâmpada, serve? :D Brincadeira, acho que dá pro riscado em geral. Acho que me viro bem. Na relalidade, o Encrenca tá numa oficina, e o meca manja bem de jipe. Que tipo de ferramental mais específico é necessário para a instalação do Ensimec? Qual é o tipo de acionamento?


esse é o pto chave , a instalação ... , tem que ser um camarada que manje do negócio e goste de fazer , esses ajustes tomam muito tempo Edú, teu jipe também tem? É Ensimec? Foi você que instalou?
[]´s

Eduardo Velo
20/10/2004, 16:16
Luca , não tenho bloqueio e nem pretendo colocar , mas a instalação segue o esquema de montagem de qqer diferencial , ajuste de folga dos rolamentos , pegando todos os dentes da Coroa/pinhão por igual , desmonta , coloca calços , monta , verifica ajuste ...
O ferramental é o usado em diferenciais : Expansor de carcaça , suporte de diferencial , micrometro de 0 a 25 mm pra medir calços , prensa , paquímetro e muuuuiiiiiiiiiiito sa.. , quer dizer paciência ...

[]s...

fpandur
20/10/2004, 16:27
Não é necessário nenhum conhecimento do bloqueio em si. É retirada a caixa satélite original do diferencial e instalado o bloqueio no lugar, reaproveitando a coroa do diferencial original. Só que quando faz isso, tem que verificar todos os ajustes do diferencial, pois caso contrário, seu conjunto coroa/pinhão pode acabar rapidinho ... :x

Portanto, "qualquer um" que saiba ajustar um diferencial Dana, instala esse bloqueio ...

Se for seguir ao pé-da-letra, o conjunto de ferramentas necessário é variado. No meu caso, tenho um torquímetro (fundamental !). Os sacadores de rolamentos, um colega daqui construiu e usamos na base do "coletivo" ... :wink:

Edu, a galera daqui até um tempo atrás era bastante "animada", íamos a vários eventos da região, chegando a ter comboios de 10 a 15 Jeeps ! Mas agora o pessoal deu uma "esfriada" e tem uns poucos "fiéis à este espírito". P/ ter uma idéia, no último evento que participamos (Pirajú, distante 520 Km daqui, ida e volta), só foi eu e outro colega, ambos de CJ ... :?


Mas tudo bem, eu continuou sempre participando e viajando com o CJ. Mas logo o pessoal volta a se animar de novo ... No feriado de 15 Novembro terá o evento de Cornélio Procópio - PR, trilha com muitos rios. Estaremos por lá também ...


Abraços

billj
20/10/2004, 16:43
As ferramentas necessárias e o procedimento de montagem depende de qual tipo de bloqueio que vai instalar. Se for do tipo Lock-Right, não é preciso nada de paquímetro, pois não vai medir nada. Vai só substituir as planetárias e satélities pelo bloqueio.

Agora, se for do tipo Ensimec ou Detroit, onde a caixa satélitie é substituida, aí sim, terá que fazer uma medições. Mas não é bicho de 07 cabeças, não. O lance é de ter muito cuidado durante a desmontagem para que você consegue colocar TODAS as peças de volta em seu exato lugar durante a montagem.

Em todos os casos, como não há remoção do pinhão, não tem necessidade nenhuma em verificar o "pattern" dos dentes.........

Antes que alguém me perguntar deste tal de "pattern", Google is your friend......


Abraços,

Luca
20/10/2004, 16:47
muuuuiiiiiiiiiiito sa.. , quer dizer paciência ... Valeu, Eduardo. Farei isso somente quando o resto já tiver pronto. Abração.

fpandur
20/10/2004, 17:09
Sim Bill, estava considerando que estávamos falando do Ensimec, que precisa trocar a caixa satélite. Como você destacou, um lock-right não precisa mexer em nenhum ajuste.


Em todos os casos, como não há remoção do pinhão, não tem necessidade nenhuma em verificar o "pattern" dos dentes.........

Agora, com relação a isto, acho que você está enganado. A caixa satélite do bloqueio (se é que podemos chamá-la assim) não é uma cópia exata e fiel da caixa original, ou seja, tem uma diferença de medidas, pequena mas tem. Então tem que mexer nos calços dos rolamentos da coroa, p/ acertar sua posição. Pelo menos dos 5 Ensimec comprado aqui, acompanhei de perto a instalação de 3, e todos tiveram que ter seus calços acertados, com a consequente aferição do "assentamento" dos dentes.

Ou então tivemos muito azar por aqui .... :roll: :D

Abraços

ddr54
20/10/2004, 18:54
Ai pessoal ,

As informações que obtive neste forum foram muito esclarecedoras .

No entanto , sem querer abusar , gostaria de fazer algumas sugestões para tentar racionalizar e facilitar o comparativo entre os diferentes tipos de bloqueio .

Por exemplo :

1 - Bloqueio Ensimec :
Fabricante , endereço e telefone
Vantagens
Desvantagens
Preço aproximado
Custo da instalação
Garantia
Quem tem instalado coloque o nome e telefone para referencia .
Comentários

2 - ARB - idem acima

3 - lock right - idem

4 - Track lock - idem

5 - No slip - idem

6 - EZ locker - idem

7 - Micromag - idem

8 - otros - idem

Sds

Danilo

Eduardo Velo
20/10/2004, 19:07
Vi uma cx da Ensimec na fenajipe , como tem que tirar os rolamentos da cx antiga e passar pra nova , acho que vai ser muito difícil conhicidir os calços de uma com a outra , mas pode acontecer , aí realmente vai casar coroa/pinhão só colocando os calços na mesma posição ...

[]s...

ddr54
20/10/2004, 19:30
Estou curioso sobre esta Fenajipe .

Alguém pode dar mais detalhes pois moro em Belo Horizonte .

Talvez programe uma ida lá em breve .

Sds

Danilo

fpandur
20/10/2004, 19:36
como tem que tirar os rolamentos da cx antiga e passar pra nova , acho que vai ser muito difícil conhicidir os calços de uma com a outra

Isso mesmo Edu, exatamente o que eu quis dizer na mensagem anterior ... :wink: :D

Abraços

Wallace
20/10/2004, 22:52
Ai pessoal ,

As informações que obtive neste forum foram muito esclarecedoras .

No entanto , sem querer abusar , gostaria de fazer algumas sugestões para tentar racionalizar e facilitar o comparativo entre os diferentes tipos de bloqueio .
Danilo
Para qual eixo e numero de estrias no semi-eixo do lado do diferencial estamos falando?

Valdir
21/10/2004, 08:38
Obrigado Flávio Pandur, obrigado Valdir. Valeram as dicas. Só reforça a minha opinião sobre o Ensimec. Perguntinha, vocês negociaram e instalaram diretamente na Ensimec, lá no Paraná? Há algum representante em SP?[]´s

Luca consulte o site que voce tera todas as informações
http://www.ensimec.com/hp/
eles despacham pelo Sedex
quanto a instalação, o Nivaldo quando colocou os eixos ja colocou o bloqueio, mas não é nada complicado
qualquer coisa vai gritando...
abraço

billj
21/10/2004, 12:15
Em todos os casos, como não há remoção do pinhão, não tem necessidade nenhuma em verificar o "pattern" dos dentes.........

Agora, com relação a isto, acho que você está enganado. A caixa satélite do bloqueio (se é que podemos chamá-la assim) não é uma cópia exata e fiel da caixa original, ou seja, tem uma diferença de medidas, pequena mas tem. Então tem que mexer nos calços dos rolamentos da coroa, p/ acertar sua posição. Pelo menos dos 5 Ensimec comprado aqui, acompanhei de perto a instalação de 3, e todos tiveram que ter seus calços acertados, com a consequente aferição do "assentamento" dos dentes.

Ou então tivemos muito azar por aqui .... :roll: :D

Abraços

Estou enganado nada....... :wink:

Claro que tem diferenças de medida, mas o centro de uma caixa VAI SER EXATAMENTE no mesmo centro do outra. Ou seja, a distância entre o pinhão e o centro da caixa não muda, mesma com a troca completa da caixa. Sei que o seu ponto não era esse, acho que estamos alinhados quanto ao isso. Falo disso apenas para deixar claro prós outros.........

Quando você fala dos "rolamentos da coroa", acredito que você está se referindo os da caixa. Pois bem, se é que vai utilizar todas as mesmas peças, trocando apenas a caixa, é só uma questão de medir (com precisão) as distâncias entre os encostos dos rolamentos e o superfície de montagem da coroa. Daí, você põe o tire calços para deixar a nova caixa igual........

Abraços,

billj
21/10/2004, 12:18
Vi uma cx da Ensimec na fenajipe , como tem que tirar os rolamentos da cx antiga e passar pra nova , acho que vai ser muito difícil conhicidir os calços de uma com a outra , mas pode acontecer , aí realmente vai casar coroa/pinhão só colocando os calços na mesma posição ...

[]s...


Não é isso Edu. Colocando os calços na mesma posição não resolve nada. O que tem que ser na mesma posição são os rolamentos da caixa referente a face de montagem da coroa.......

Abraços,

fpandur
21/10/2004, 14:12
Quando você fala dos "rolamentos da coroa", acredito que você está se referindo os da caixa

YES !!! Foi mau, escrevi da "forma popular" :lol: :lol: :lol: :lol:


O que tem que ser na mesma posição são os rolamentos da caixa referente a face de montagem da coroa.......

YES again !!!! :D Era isso que eu quis dizer antes. Pelo jeito, não consegui .... Há uma pequena diferença (entre bloqueio e a caixa original) dos rolamentos da caixa e a base onde a coroa é assentada. Daí a necessidade de alterar os calços.



é só uma questão de medir (com precisão) as distâncias entre os encostos dos rolamentos e o superfície de montagem da coroa.

Pois é Bill, até tentei medir a distância rolamento/assento coroa, mas não consegui a precisão necessária. Então dá-lhe modificar os calços, verificar o ajuste dos dentes, etc, etc, etc .... :roll: :?

Acho que chegamos a um acordo !! 8) :lol:

Abraços !

Eduardo Velo
21/10/2004, 15:56
É isso aí Mestre Bill , O Flávio já repondeu , são os rolamentos que tem que estar ajustados , aí acaba tendo que mexer com os calços ...
De qqer maneira é um trampo de responsa , a cx trabalhando bloqueada o ajuste coroa/pinhão tem que ser perfeito ...

[]s...