PDA

Ver Versão Completa : Posso confiar?



Dago Mano
16/02/2009, 20:05
Olá, minha dúvida é a seguinte, estou pensando em fazer com a minha namorada a viagem de São Paulo até Campos, em que quando chegamos em Piquete, saímos da estrada e pegamos uma trilha até o Horto Florestal e depois uma estradinha de terra até o centro. Alguém já fez essa trilha? Dicas? Não sei se meu Jimny passa por essa trilha. Lembrando, ele está com pneus 100% asfalto (Bridgestone Dueler H/T 205/70 R15) e inteiro original, acham que passo sem atolar em nada? Em último caso, eu pego a estradinha asfaltada mesmo!

Mitsubixo Pará
04/03/2009, 12:34
Não conheço a trilha...mas sevc não conhece, não é bom arriscar com esse tipo de pneu.
Vc vai sozinho? ou seja só m jipe?

Mitsubixo Pará
04/03/2009, 12:35
só pra retificar....vc vai só em um jipe?

Girti
04/03/2009, 17:53
Olá, minha dúvida é a seguinte, estou pensando em fazer com a minha namorada a viagem de São Paulo até Campos, em que quando chegamos em Piquete, saímos da estrada e pegamos uma trilha até o Horto Florestal e depois uma estradinha de terra até o centro. Alguém já fez essa trilha? Dicas? Não sei se meu Jimny passa por essa trilha. Lembrando, ele está com pneus 100% asfalto (Bridgestone Dueler H/T 205/70 R15) e inteiro original, acham que passo sem atolar em nada? Em último caso, eu pego a estradinha asfaltada mesmo!

Você deve estar se referindo à estrada que, passando por São Francisco dos Campos, onde havia um hotel, hoje fechado, chega-se ao Horto Florestal. Eu já fiz esta estrada de carro, duas vezes, há muuuuuuuuuuuuuitos anos. De Niva, eu a fiz mais ou menos em 1996, com pneus 80% asfalto/20% terra. PORÉM, esta estrada pode ter mudado, tanto para melhor como para pior! Então, dou uma sugestão:

Suba a serra que sai de Piquete em direção a Itajubá e pare no posto da Polícia Rodoviária que fica no alto da serra, para perguntar como está esta estrada (um dos acessos a ela sai ao lado deste posto, passando por uma rampa de asa delta. Mesmo se você resolver não seguir pela estrada de terra, vá até a rampa, fica pertinho do sfalto, e a vista de lá é muito bonita!).
Se os guardas rodoviários não souberem informar, você também pode perguntar no posto de gasolina que fica uns poucos Km depois da PR, onde fica o outro acesso para esta estrada-trilha para Campos do Jordão.

Caso resolva não fazer este percurso, há uma terceira opção, também muito bonita: siga em frente, pelo asfalto, até Itajubá (no caminho há uma bonita represa, vale uma visitinha!), e tome a estrada que leva a Campos do Jordão. Esta estrada era de terra, hoje talvez esteja parcial ou totalmente asfaltada, mas tem belos visuais, e chega a Campos do Jordão "por trás", próximo ao bairro de Agua Santa.

Mitsubixo Pará
05/03/2009, 15:27
Conhece mesmo hein!!!! muitas sugestões e possibilidades...mas minha pergunta procede...esse cara vai sozinho...é seguro ir sozinho?...vc que já foi deve saber!!!!

Dago Mano
06/03/2009, 10:06
Entao gente, eu iria sozinho mesmo, mas se precisar eu posso chamar dois amigos para irem juntos (um tem uma forester com pneus mistos e um GV com os scorpions s/t), mas nao sei se eles podem ir, mas tem uma coisa: agora eu estou com os Dueler A/T, comprei ontem. Da pra ir sozinho?

rafaelfernandez
06/03/2009, 10:54
Entao gente, eu iria sozinho mesmo, mas se precisar eu posso chamar dois amigos para irem juntos (um tem uma forester com pneus mistos e um GV com os scorpions s/t), mas nao sei se eles podem ir, mas tem uma coisa: agora eu estou com os Dueler A/T, comprei ontem. Da pra ir sozinho?

Amigo,

Trilha sozinho nao é uma boa ideia. Se algo acontece, como uma quebra, ou atolamento, voce vai ter que se virar sozinho. Nao é uma questao de carro ou pneus ou motorista. Simplesmente é bem mais dificil sair de enroscos numa trilha quanto se esta sozinho, e trilha sem enrosco nao tem graça. Alem do mais, na pior das hipoteses, o outro carro pode servir para ir buscar ajuda. Entao, se puder, vá com alguns amigos (3 carros eu considero o minimo para brincar com seguranca e tranquilidade).

[]´s
Rafael

Girti
06/03/2009, 17:48
Conhece mesmo hein!!!! muitas sugestões e possibilidades...mas minha pergunta procede...esse cara vai sozinho...é seguro ir sozinho?...vc que já foi deve saber!!!!

Eu percorri este trajeto, três vezes, duas de carro, sendo que, em uma delas, por volta de 1978, estava sozinho e na outra, por volta de 1980, com um amigo. Na terceira vez, por volta de 1996, fui com meu segundo Niva.

A região é habitada, havendo inclusive uma unidade do Exército por lá (não me lembro exatamente aonde), não creio que haja grande problema em ir sozinho, desde que se saia cedo de São Paulo, para ter bastante tempo sobrando, para compensar eventuais erros de estrada, paradas para fotos, etc... IMPORTANTE: encher o tanque de combustível em Piquete!

Alberto.Oliveira
16/03/2009, 07:48
Amigo,

Trilha sozinho nao é uma boa ideia. Se algo acontece, como uma quebra, ou atolamento, voce vai ter que se virar sozinho. Nao é uma questao de carro ou pneus ou motorista. Simplesmente é bem mais dificil sair de enroscos numa trilha quanto se esta sozinho, e trilha sem enrosco nao tem graça. Alem do mais, na pior das hipoteses, o outro carro pode servir para ir buscar ajuda. Entao, se puder, vá com alguns amigos (3 carros eu considero o minimo para brincar com seguranca e tranquilidade).

[]´s
Rafael

Dago,

O Rafael disse tudo. Trilha sozinho é pedir pra "dar merda". Nunca, sob hipótese alguma, faça passeios sem companhia. Existem situações que você não pode controlar e que não dependem de sua habilidade ou dos recursos off-road da viatura. Dependendo de onde você estiver, não vai ter ninguem proximo pra lhe ajudar, voce pode estar em um lugar sem sinal de celular e vai ficar la, enroscado/quebrado, aguardando um "milagre". Pense nisso, :). Outro dia inventei de ir com um amigo fazer um passeio na praia. Detalhe: Eu tenho um Samurai e ele um Land Rover 90. A land quebrou, :(. Samurai só puxa samurai. Ai foi um Deus nos acuda. Quando já iamos procurar um trator pra guinchar, ele conseguiu por a land pra funcionar. Demos sorte, mas a brincadeira poderia ter tido um final desagradavel. Agora imagina se ele estivesse sozinho, no meio do nada??
Siga o conselho do colega. Trilha, só com mais viaturas acompanhando. Evita bastante dor de cabeça, ;).

[]'s
Alberto

Girti
16/03/2009, 10:50
Dago,

O Rafael disse tudo. Trilha sozinho é pedir pra "dar merda". Nunca, sob hipótese alguma, faça passeios sem companhia. Existem situações que você não pode controlar e que não dependem de sua habilidade ou dos recursos off-road da viatura. Dependendo de onde você estiver, não vai ter ninguem proximo pra lhe ajudar, voce pode estar em um lugar sem sinal de celular e vai ficar la, enroscado/quebrado, aguardando um "milagre". Pense nisso, :). Outro dia inventei de ir com um amigo fazer um passeio na praia. Detalhe: Eu tenho um Samurai e ele um Land Rover 90. A land quebrou, :(. Samurai só puxa samurai. Ai foi um Deus nos acuda. Quando já iamos procurar um trator pra guinchar, ele conseguiu por a land pra funcionar. Demos sorte, mas a brincadeira poderia ter tido um final desagradavel. Agora imagina se ele estivesse sozinho, no meio do nada??
Siga o conselho do colega. Trilha, só com mais viaturas acompanhando. Evita bastante dor de cabeça, ;).

[]'s
Alberto

Concordo totalmente quanto às trilhas (leia-se, percursos radicais), mas nem tanto quanto aos passeios por estradas de terra, ou seja, quando se não se trata de nada radical. Já fiz inúmeras viagens apenas com meu carro por estradas de terra, nunca tive problemas por causa disto (Toc! Toc! Toc! - três batidas na madeira!:mrgreen: ). O que é importantíssimo, nestas horas, é não abusar da sorte, evitando fazer "brincadeiras" na lama ou correr riscos desnecessários, que possam causar quebras. O objetivo, neste caso, não é testar as eventuais qualidades de seu 4x4 (deixe isto para quando estiver em grupos), e sim chegar ao seu destino sem surpresas desagradáveis. Limite-se a ultrapassar, de forma cuidadosa, os eventuais obstáculos do caminho, poupando o equipamento. Procure programar o seu passeio, de forma a ter bastante tempo sobrando antes do por-de-Sol, para, em caso de algum imprevisto, não ser supreendido pela noite. Observe as casas e sinais de existência de habitantes na região, para ter a quem pedir auxílio, caso necessário. Na dúvida, caso as condições do percurso sejam muito ruins, é melhor retornar do que insistir em avançar.

No caso específico do percurso entre a rodovia Piquete-Itajubá e Campos do Jordão, como eu já escrevi, trata-se de uma região habitada, os riscos são pequenos, e sempre haverá alguém a quem se possa perguntar como estão as condições da estrada mais adiante. E há ainda a tranqüila opção Itajubá-Campos do Jordão.

NilsinhoRox
19/03/2009, 22:34
Passei pela regiao toda em Outubro passado, e posso lhe dizer: Ta = ir pro sitio do vovo... hehehe

Estradinha de terra bem batida, com essa chuvarada de verão, pode estar um pouco elameada... Mas nao que vc possa ficar atolado.

E subi por Guaratingueta tbm, e por la tava melhor ainda, cheio de cascalho o percurso todo...

Absss